MENSALÃO: vejam como Lula poderia, eventualmente, sentar-se no banco dos réus

O procurador-geral Gurgel: em tese, revelações de VEJA podem dar origem a um novo processo sobre o mensalão, com Lula como acusado (Foto: Fellipe Sampaio / STF)

O procurador-geral Gurgel: em tese, revelações de VEJA podem dar origem a um novo processo sobre o mensalão, com Lula como acusado (Foto: Fellipe Sampaio / STF)

Amigas e amigos do blog, lembremos que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse nesta segunda-feira, 17, considerar “importantes” as revelações feitas por Valério em reportagem na edição de VEJA que está nas bancas sobre o envolvimento de Lula no mensalão e de como o então presidente sabia de cada detalhe do esquema de arrecadação de recursos e de corrupção de parlamentares no Congresso.

O procurador-geral foi cauteloso, mas de modo algum descartou as informações trazidas pela revista: “Marcos Valério é uma pessoa que, ao longo de todo o processo, deixou muito claro que é um jogador. Mas é claro que são declarações importantes que devem ser examinadas”, disse Gurgel.

E foi mais adiante — vale relembrar: como Lula não detém mais foro privilegiado (a prerrogativa de ser somente julgado pelo Supremo), uma eventual investigação deveria ser conduzida em primeira instância.

Com as revelações feitas por Marcos Valério sobre o envolvimento direto de Lula no mensalão, consultei juristas de grande experiência sobre a possibilidade de Lula tornar-se ou não réu do processo do mensalão.

Não vou divulgar o nome de ninguém, porque a consulta foi com essa condição.

A conclusão, depois de ouvi-los, é a seguinte: se surgirem fatos novos com indícios de partipação do Lula em atos criminosos – e já podem ter surgido na reportagem –, cumpre ao Ministério Público instaurar inquérito específico sobre isto, sobretudo se os mesmos fatos já tiverem sidos considerados como crime pelo Supremo Tribunal Federal e outros réus houverem sido condenados por sua prática.

Pelas afirmações de Valério publicadas por VEJA, há sinais de terem ocorrido outros fatos penalmente puníveis, como o desvio de 350 milhões de reais — que seriam 300 milhões a mais do que se apurou no processo em julgamento no Supremo .

Em tal caso, seria outro inquérito, outra denúncia e outra ação penal.

No atual processo em julgamento no Supremo, se for encontrada a existência de crime de ação pública com a participação de outra pessoa que não os réus, o tribunal deve remeter ao Ministério Público para o oferecimento de denúncia.

(Vejam o artigo 40 do Código de Processo Penal.)

Ministros do Supremo: se aparecerem provas contra Lula fora do processo, ele só poderia ser julgado como co-participante (Foto: Gervásio Baptsita / STF)

Ministros do Supremo: se aparecerem provas contra Lula fora do processo, ele só poderia ser julgado como co-participante (Foto: Gervásio Baptsita / STF)

Se as provas, ainda que indiciárias, forem encontradas fora do processo, mas sobre os mesmos fatos nele julgados, a apuração e o respectivo processo penal não serão autônomos e se limitarão ao pressupostos da co-autoria ou participação na múltipla autoria. Ou seja, hipoteticamente, Lula seria julgado como co-autor ou partícipe em crimes de múltipla autoria.

No caso de Lula, somente poderá haver um obstáculo, dependendo do crime que lhe fosse imputado: a prescrição. O recebimento da denúncia no Ação Penal 470 do STF não interrompeu a prescrição contra ele, por não ter sido denunciado originalmente pelo procurador-geral da República em 2006.

Há um porém que pode ser interpretado pelo Supremo contra essa possível prescrição. A partir da nova lei de combate à lavagem de dinheiro (lei nº 12.683, de 9 de julho de 2012) está se formando o entendimento de que nos processos em julgamento pode haver a qualquer tempo, inclusive na fase de execução da pena, a delação premiada que, antes, somente era admitida durante as investigações.

Se esse entendimento for vitorioso, julgam os juristas consultados que dificilmente os réus condenados não irão por a boca no mundo e negociar o prêmio da delação, que também precisa ser avaliada e aceita pelo Ministério Público e pelo juiz, no caso, o Supremo Tribunal.

O procurador-geral abordou essa questão com grande franqueza, embora não concorde com a tese exposta acima. Vejam só o que ele disse: “Delação premiada em novo processo é, digamos, possível. Nesse processo do mensalão não mais”, afirmou o procurador-geral.

Ou seja, embora tecnicamente seja possível, nada indica que o procurador-geral aceite acordos de delação premiada no curso do atual processo. Embora ele não exclua a possibilidade de um processo novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

172 Comentários

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Amigo Reynaldo BH:
    Sei que é uma provocação, mas uma boa provocação.
    A Privataria Tucana é finalista do Prêmio Jabuti

    Do blog da Geração Editorial

    O best-seller A Privataria Tucana está entre os finalistas do Prêmio Jabuti
    O livro-reportagem mais polêmico e vendido do ano, A Privataria Tucana, do jornalista Amaury Ribeiro Junior, está entre os finalistas do Prêmio Jabuti, na categoria Reportagem. Esse é o prêmio mais prestigiado da literatura brasileira.

    Para Geração Editorial, com 20 anos de polêmicas e honrando o seu slogan, uma editora de verdade, este livro-reportagem ou livro-denúncia tem uma satisfação especial: a obra trouxe – com provas robustas e documentos inéditos – à tona para a sociedade brasileira mais um caso emblemático de corrupção e lavagem de dinheiro público que lesou milhares brasileiros, na chamada Era das Privatizações. Os desvios aconteceram durante o governo Fernando Henrique Cardoso, por intermédio de seu ministro do Planejamento, ex-governador de São Paulo, José Serra.

    A Geração Editorial acreditou no excepcional trabalho jornalístico do premiado jornalista Amaury Ribeiro Junior, vencedor das maiores honrarias da imprensa brasileira, como por exemplo, três prêmios Esso e quatro prêmios Vladimir Herzog.

    O furacão A Privataria Tucana vendeu no dia do seu lançamento; nada menos que 15 mil exemplares, sucesso inquestionável de aceitação. Em dois meses foram mais de 100 mil cópias e permaneceu por mais de quatro meses em diversas listas de livros mais vendidos do país.

    “Estar entre os finalistas do Prêmio Jabuti é ver que meu trabalho de mais de 10 anos investigando dezenas de pessoas valeu a pena. O Brasil está em um momento que é necessário investigar, escrever e publicar obras sérias que sirvam para tirar as máscaras de pessoas que usurparam e ainda usurpam o nosso país. A corrupção é um mal, mas com coragem e trabalho sério é possível mostrar quem são os corruptos e corruptores”, conta Amaury.

    A Privataria Tucana foi lançado em mais de 10 capitais, entre elas estão São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Belém, Porto Alegre, Curitiba, entre outras. Os eventos ficaram conhecidos como a “Caravana da Privataria Tucana”, e em todos os lugares compareceram centenas ou milhares de pessoas.

    “Os lançamentos mostraram que fiz uma obra séria e relevante para a população em geral. Em diversas situações fiquei emocionado com os depoimentos das vítimas da Era das Privatizações. São pessoas que perderam o emprego em estatais de um dia para outro, viram as suas vidas se arruinarem e muitas cometeram suicídio ou ficaram depressiva e até hoje não conseguiram se reerguer. A sequela deixada é muita maior do que imaginam. Por isso, espero que a CPI da Privataria siga em frente e mostre a real face desses usurpadores de dinheiro público”, complementa Amaury.

    O Prêmio Jabuti é promovido pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) e está na 54ª edição. Os três vencedores de cada categoria serão revelados no dia 18 de outubro. Na premiação, em 28 de novembro, serão conhecidos os dois melhores livros publicados em 2011 em Ficção e Não Ficção, cada um ganhará R$ 35 mil.

    Concorrem com A Privataria Tucana os seguintes títulos:
    Os Últimos Soldados da Guerra Fria – Fernando Morais
    Saga Brasileira: a Longa Luta de Um Povo Por Sua Moeda – Miriam Leitão
    Cofre do Dr. Rui – Tom Cardoso
    Perda Total – Ivan Sant’anna
    O Espetáculo Mais Triste da Terra – Mauro Ventura
    O Rio: Uma Viagem Pelo Amazonas – Leonencio Nossa
    Guerras e Tormentas – Diário de Um Correspondente Internacional – Rodrigo Lopes
    Um Escritor No Fim do Mundo: Viagem Com Bichel Houellebecq à Patagônia – Jurenir Machado da Silva
    Entretanto, Foi Assim Que Aconteceu: Quando a Notícia É Só o Começo de Uma Boa História – Christian Carvalho Cruz

    Entenda o livro A Privataria Tucana:
    Com 200 páginas e 16 capítulos que jamais deixam cair seu contundente interesse, A Privataria Tucana é o resultado final de anos de investigações do repórter Amaury Ribeiro Jr. na senda da chamada Era das Privatizações, promovida pelo governo Fernando Henrique Cardoso, por intermédio de seu ministro do Planejamento, ex-governador de São Paulo, José Serra. A expressão “privataria”, cunhada pelo jornalista Elio Gaspari e utilizada por Ribeiro Jr., faz um resumo feliz e engenhoso do que foi a verdadeira pirataria praticada com o dinheiro público em benefício de fortunas privadas, por meio das chamadas “offshores”, empresas de fachada do Caribe, região tradicional e historicamente dominada pela pirataria.

    Mais em http://bloggeracaoeditorial.com/2011/12/12/a-privataria-tucana-do-jornalista-amaury-ribeiro-jr

  • José Claudio do Amaral

    Bom, desde que esse novo processo, não caia nas mãos do LEVIANOdowski ou o tofólliDIDO, como relatores, eu tenho certeza de que o mesmo corre sérios riscos de ser condenado, pois a nossa corte maior, está disposta a não tolerar mais corrúPTos e corruPTores, nos serviços públicos, O Ministro Joaquim barbosa inaugurou uma nova era, para alavancar a credibilidade da corte, que andava em baixa com a opiniao pública!!! Lula, vc pensava que estava acinma da lei, era? vc tm que fazer companhia ao Dirceu e toda quadrilha, pois vc sempre foi o chefão da grande famiglia!!!

  • Luiz Carlos

    Quero ver cquando este sujeito com cara de trouxa vai examinar a Privataria (Serra e a quadrilha “isso vai dar m…”), a Lista de Furnas (comprovadamente verdadeira) e o Mensalão de Minas, bancado pelo Daniel Dantas, pai adotivo do Gilmar Dantas….tem algum palpite, Setti??

  • JL

    In delubius, pró Hell!!!

  • Spok da Silva

    Senhores golpistas, desistam! O limite de tolerância do povo brasileiro é a tentativa de golpe contra Lula. A partir daí, queremos ver quem tem coragem de ultrapassar!

  • GUARACI PINHEIRO

    EU PEÇO A DEUS QUE MARCOS VALÉRIO REVELE TUDO, POIS
    QUANDO ALGUÉM SE DIZ MAIOR QUE DEUS, OU SEJA, SE ACHA ONIPOTENTE DEVE ENTENDER QUE O CASO TAMBÉM É ENORME.
    MAS, DEUS É FIEL E FARÁ JUSTIÇA. E A NAÇÃO CUJO DEUS É SENHOR PREVALECERÁ.

  • Jorge

    Não publico ofensas. Desista.

  • paulo

    Se ELE não sabia, no mínimo é um grande incompetente!!!

  • Patrícia de Sampa

    Senhor Spok da Silva [21/09/2012 às 17:28], você fala como se Lula ainda fosse o presidente, pois “golpe” só pode ser dado em presidente. Hoje ele não é nada, é apenas um EX, e um EX pode ser denunciado, sim. Só falta isso: ameaçar com “revolução” caso ELLE seja denunciado. Se não me engano o Brasil ainda não pertence ao PT, mas vc fala como se pertencesse; e como se o Lulla, como dono deste país, fosse intocável!!!! A que ponto chegamos!!!!

  • dana

    ESSE SPOK É LOUCO? ESTÁ DEFENDENDO O LULA? OU ELE É UM CASO SÉRIO DE LAVAGEM CEREBRAL PETISTA OU É LOUCO MESMO E PARTICIPA DA AÇÃO.

  • Alexandre

    Sr. Spok, fique preparado que amanha teremos a nova revista. A tendencia e a de agravar a situacao do vosso idolo ou chefe, nao sei. Podem ate chama-lo de Deus, como aquela coisa ridicula disse a poucos dias. Os dias nababescos estao contados.

  • Felipe Ferreira de Oliveira

    Vá passear e não me amole a paciência com mentiras. Vá para os blogues sujos. Tchau.

  • RICARDO

    GOLPE NUM CIDADÃO COMUM, EX-PRESIDENTE ???? NÃO FANTASIEM …

  • nilson torres

    Vergonha deve sentir quem generaliza e atira pedras em todo um conjunto de profissionais sem conhecer seu trabalho nem a verdade por trás dos fatos.

  • Romildo Meirelles sasso

    Tem muito diamante a ser retirado desta mina chamada mensalão … E muitos que latem vão ser mordidos …. , se este pais tiver gente seria ..porque de vigarista o mensalão ta cheio .

  • Hercilio Luz

    Ar. Apoxk:
    Não há golpe algum, pois ele não detem cargo algum, além do seu habitual posto em palanques. Golpe poderia haver (?) se ele ainda fosse presidente.

  • Claudio Manoel

    Meu sonho é um dia esse elemento pagar por todo o mal que fez e continua fazendo ao Brasil e aos brasileiros…

  • Tuco

    .

    Vou viver mil anos e não vou
    entender o motivo de tanto
    cuidado quando o assunto é
    meter o lula***o na cadeia!
    Esse procurador patina demais!
    O lula***, houvesse seriedade,
    seria o primeiro a ser processado.
    O primeiro lugar da fila pra entrar
    no camburão sempre a ele pertenceu.
    Vai, Grande RSetti, não economize
    palavras… E nem fique ninando essa
    canalha ora representada por esse tal
    de Spok – capacho da corja.


    .

  • Luiz Carlos

    Spok da Silva, um perfeito alienígena. Sem a inteligencia do Dr. Spok e com a ignorancia do Silva.

  • Claudio Manoel

    Sr Spoke da Silva, vc realmente ainda vaga pelas estrelas, acho que de tão avuado!!

  • maarilea

    Nessa `caixa PreTa` tem muita coisa, e muito `Miiistério! a ser revelado…
    Fala sério!

  • ilson

    Viva o mensaLULA, depois PTsaudações

  • Nelson Pereira da Silva

    Boa noite!!! caro eleitores desta resvista sempre soube que este barbudo estava no centro do mensalão ele quer fazer daqui uma venezuela brasileira, tapar a boca da imprensa e o judiciario a favor dele veja os ministros como vota!!!

  • lula, O Verdadeiro Chefe do MENSALÃO

    … Qual é a CAPA de Veja de amanhã ????? Há motivos para o lula tomar muitas “branquinhas” para dormir ??????

    Não estou na redação, caro. Estou no interior do Paraná e ainda não sei qual será a capa de VEJA.

    Logo mais todos saberão. Abração

  • juarez r. de carvalho

    Vamos fazer uma campanha com o título:

    ” Fala Marcos Valério, abre o jogo “.

  • Mairalur

    Como diz JL – 17:26, em delubius, pro hell. É lei penal, que pode retroagir, se beneficiar, nunca prejudicar. Creio que o PGR não quer considerar essa hipótese, pois o julgamento já vai avançado.

  • marcelo

    O PSDB vai entrar com processo contra o LULA assim que o MENSALÃO DO LULA ACABAR.

  • Osmar Oliveira

    Está na cara que Lula foi o grande chefão desse maior escândalo de corrupção da história do Brasil. algemas, camburão e cadeia nele… Vamos extipar esses caras do PT da história desse País…

  • IG Barros

    Ricardo
    Se o julgamento tiver início, como terá, em 1ª instância, pode contar que a decisão final irá para as calendas e por conta da prescrição o “nove dedos” escapa de mais uma.

  • SERGIO REGIS

    O BRASIL NAO PODE DEIXAR DE SE PASSAR A LIMPO DOA A QUEM DOER. LULA NÃO É DEUS.. É UM HOMEM COMUM E SE ERROU TEM QUE SER PUNIDO, NÃO SÓ ELE COMO TODOS OS ENVOLVIDOS NO MENSALÃO…INCLUSIVE COM CADEIA PARA QUE SIRVA DE LIÇÃO A TODOS OS BRASILEIROS E SEJA UMA NAÇÃO QUE COMBATE CORRUPTOS E MENSALEIROS E NÃO COMO A NAÇÃO DA IMPUNIDADE. TENHO FÉ QUE O QUE ESTOU POSTANDO IRÁ SE CUMPRIR.

  • MARIA

    ja deveria esta incluida a tempos.estamos no aguardo.irresponsavel lula ainda trouxe esta copa do mundo para brasil para acabar com tudo que resta aqui.construtoras em cuiaba levam muito dinheiro construindo e nada fizeram ainda em cuiaba e pelo visto nada farao passaremos vergonha e muito copa em cuiaba.chega de corrupçao.mais presidente dilma nao esta preocupada com isso.quer fazer campanha junto com lula.incontucional presidente fazer campanha mais eles nao respeitam leis.lula tem que falar e explicar e sabem que ele nao sabe explicar alem de mandar e ainda dizem que nao participou do mensalao e nos ofender a nossa inteligencia.

  • Alexandre

    Não me supreenderia se esse sapo barbudo ladrão-corrupto que atende pelo nome de Lula imputasse a FHC a culpa pelo mensalão.
    Que biografia linda, hein Sr. Lula Mensalão da Silva !

  • Demóstenes Torres

    É muito fácil saber se o Lula fez parte ou não do MENSALÃO; é só pesquisar as fortunas, sítios, mansões e etc… em nome de seu filho que nunca trabalhou em lugar algum. Como pode?

  • Oldair Bianco

    Não tem nem o que procurar muito não ! Só a Dilma e a Marisa devem achar que o apedeuta não era o cabeça dessa robalheira. Cadeia para esse sem vergonha incompetente.
    Vai trabalhar seu cara de pau, larápio.

    Abraços a todos.

  • Jorge Alberto Rodrigues

    É mais fácil acreditar em papai noel do que na tese do desconhecimento do Lula sobre a existência do mensalão em seu governo. O mais plausível é que o Lula não só conhecesse o esquema de corrupção como dele tenha participado. Infelizmente nenhuma instituição do estado brasileiro se interessou em investigar o provável envolvimento do Lula (nem mesmo a oposição).

  • Geraldo Elton Dias

    Todos falavam que Lula não queria o julgamento do mensalão para não ter seu governo manchado. Tolice. Um bandido sem escrúpulos como o Lula não tem o menor interesse em julgamento da história. O que ele sempre temeu mesmo foi a cadeia. Alguém acha que a turma do Lula vai pegar cadeia sem denunciar o chefe? Até as pedras das calçadas sabem o nome do chefe do mensalão. Este meliante, a figura mais deletéria que já pisou na cena política brasileira merece terminar seus dias na cadeia. Além de um corrupto de marca maior é o ladrão do futuro do Brasil, pois o retrocesso institucional que ele e o PT promoveram em seus anos de governo levará anos ou talvez décadas para ser superado.

  • Hulk

    Fico com o comentário do Demóstenes Torres.
    Da onde esse menino enrriqueceu tanto??

  • Aguinaldo

    Imagina Lula indiciado e condenado na justiça, heim?! Vocês teriam um orgasmo extraordinário e de duração indeterminada. Talvez muitos jornalistas, colunistas, bloquistas, etc. da revista morreriam de tanta felicidade e com um lindo sorriso estampado no rosto. Seria muito lindo!

    Bem, se dependesse de mim, como já escrevi, Lula deveria estar sentadinho no banco dos réus. Ele sempre decidiu tudo dentro do partido e do governo — só não sabia do mensalão, né, tadinho?

    Lula deveria ser réu!

  • Amadeo Luther

    Quando esse Senhor foi eleito presidente, eu disse para muitas pessoas:ele vai acabar com a democracia,enfim não vou escrever tudo oque eu disse pois, ao ouvi-las hoje teremos a impressão que sou um “vidente” pois tudo está se concretizando,,,então pelo bem do nosso querido povo brasileiro, espero que o Sr.Molusco bigodudo e toda sua corja inclusive o partido petralha, sumam da fase da Terra. E que Deus nos ajude!!

  • roberto dimas

    Da próxima vez que escrever asneiras impublicáveis, faça-o pelo menos em português minimamente legível, tá?

  • Eddie Martin

    É claro que Lulla sabia. Depois que seu mentor estiver atrás das jaulas, vai complicar para o molusco. Eles ainda não se esqueceram do FHC, o processo de denegrimento continua. Querem mudar a história. Conseguirão?

  • José Almeida

    Muito “se” numa coluna só né? por que não escreve, “eu gostaria tanto que o Lula fosse indiciado”?

    Não preciso esconder isso. Já escrevi, com todas as letras, que Lula deveria ter sido réu. Esta é a minha opinião.

    A opinião de juristas é que tem os “se”.

    Por mim, o procurador-geral deveria tê-lo denunciado. Lula foi quem decidiu até como seriam as cadeiras do sindicato dos metalúrgicos, sempre mandou em tudo, foi ele quem criou o PT, inventou a estrela, a cor vermelha etc etc, sempre centralizou todas as decisões, foi ele quem tirou a Marta do páreo pela Prefeitura de São Paulo e impôs o Haddad. Aí surge o mensalão e, curiosamente, Lulinha paz e amor não sabe de nada?

    Tá bom…

  • Lima

    Como o cara fica caladinho quando surge uma acusação. Foi a mesma coisa quando no caso com o Ministro Gilmar Mendes.É o presidente oculto da República Federativa do Brasil.

  • JECA REVOLTADO

    SR.RICARDO,SOU CONTRA VAGABUNDOS LADRÕES PETRALHAS,SEI TBEM QUE O CAPO ERA O LULA.
    MAS UM PGR NÃO PODE SE BASEAR NUMA REPORTAGEM QUE FALA,QUE OS AMIGOS E AMIGAS DO VALÉRIO CORRUPTO,DIZEM QUE ELE FALOU QUE O LULA ERA O CHEFÃO.A REPORTAGEM ESTÁ MANCA.

  • roberto dimas

    O PT JÁ ACORDOU!! TAVA QUE NEM LUTADOR NOCAUTEADO QUE FOI PRA LONA!! MAS O JUIZ ABRIU A RECONTAGEM!! TÁ TODO MUNDO ACREDITANDO QUE TÃO ARMANDO UM TAL DE GOLPE PRA CIMA DO GOVERNO!! DO PT!! SÓ SE FALA QUE UM GOLPE ESTÁ EM ANDAMENTO!! A DILMA JÁ PASSOU DA DESCONFIANÇA PARA A CERTEZA!! NESSE MOMENTO UMA CERTEZA!! NÃO SE TRATA MAIS DE ELEIÇÕES!! OU CONVICÇÕES, TUDO INDICA HÁ UM GOLPE EM ANDAMENTO…

    Golpe contra as instituições, que eu saiba, foi o mensalão.

  • luis

    deixem eles ATOLAREM teu voto num mar de rais
    LAVAR tudo ñ é PROBLEMA essa coja lava tudo

  • roberto dimas

    Não publico insinuações mentirosas.

  • pipos pereira

    Vá para os blogues sujos, tá?

  • fernando

    Não publico comentários que invoquem blogs de mentirosos e ressentidos.

  • Oiram

    Sabendo com quem tratava Marcos valério se precaveu para não ter o mesmo fim que celso Daniel, paulinho do PT, Salazar e outros.

  • odivar meneghetti

    Caro Ricardo Setti, você, o Reinaldo Azevedo, o Augusto Nunes e a maioria dos Ministros do STF vão ficar para a história porque colaboraram que o Brasil fosse passado a limpo.
    Depois das sentenças do mensalão,a democracia, a liberdade e a honestidade venceram a corrupção do luloptismo.

  • orivaldo tenorio de vasconcelos

    é um bandido como outro qualquer

  • Tuco

    .

    Porra, hein, Grande RSetti…
    Como você permite esse incontável
    número de canalhas conspurcando
    este Valoroso Espaço?
    Passou da hora de descer ao popular
    e mandar esses vadios tomarem bem
    no olho dos próprios ***!


    .

  • Jorge

    Você, além de ofensivo, é um reles MEN-TI-RO-SO!!!

    Quase 100 mil comentários aqui publicado, milhares deles com críticas a minhas opiniões e posts, atestam que, diferentemente do que você diz, eu não publico só textos que concordem comigo. Se fosse assim, o blog não estaria aumentando a audiência a cada mês.

    Invoco aqui o testemunho de milhares de leitores que publicaram comentários críticos.

    Informe-se antes de MENTIR e ofender.

    Não publico ofensas a mim e mentiras de um modo geral, sejam elas a respeito de VEJA ou não.

  • Oliveira Jr

    Pra esses petistas qualquer verdade é golpe contra eles. Claro, quem ama e pratica a mentira só pode ficar sempre com medinho. Verdade neles, Ricardo! Que comprem mais cuecas…

  • Jorge

    Prezado Ricardo Setti,
    tenha calma! Faço comentários em outros blogs, inclusive de direita, e nunca fui censurado em meus comentário. Apenas lhe peço que seja mais aberto e democrático para aceitar opiniões diferentes, ainda que não seja do teu agrado.
    Não transforme a tua coluna numa via de mão única.
    A verdade se constroi com fatos e refutação.
    Att.,
    Jorge.

    Caro Jorge,

    NUNCA deletei um comentário por discordar do que penso. Isso iria contra minhas mais profundas convicções.

    Se você tem essa impressão inteiramente errônea, é por falta de leitura de comentários aos posts. Hoje mesmo liberei pelo menos dez comentários com cujo conteúdo não concordo — vários do leitor Ailton, da Bahia, para ficar num só exemplo.

    Deleto, isto sim, comentários ofensivos, mentirosos, ou que contenham agressão, grosserias, incitação ao crime e por aí vai.

    Remeto os que criticam a revista VEJA para que se dirijam a seu diretor de Redação, por meio do email veja@abril.com.br. Mas jamais deixo de publicar críticas a mim e ao blog, desde que revestidas de um mínimo de civilidade.

    O blog não é nem nunca foi — invoco, para isso, o testemunho dos autores de quase 100 mil comentários já publicados — uma via de mão única.

    Abraço

  • silva

    Seu comentário é caluniador e mentiroso e não será publicado.

  • Charles A.

    Prezado Sr Setti,as cascudas petralhas invadiram o seu blog para defender o chefe mensaleiro,como se elle fosse deus …Bom, de deuses o mundo petista está cheio:há o deus da mentira, o deus da cachaça,o deus da dilma ,o deus da martaxa,mas podemos tornar a coisa mais monoteísta: que tal deus dos mensaleiros?

  • Charles A.

    Prezado Sr.Ricardo Setti: Eu mesmo já discordei algumas vezes de suas opiniões e quando houve alguma resposta sua ,sempre foi com educação e respeito.Nunca aconteceu de não ter sido publicado em seu blog um comentário meu ,alguns, reconheço, um tanto infelizes(comentários ,não há como corrigi-los ou voltar atrás,só pedir desculpas em outro comentário).Parabéns pela coluna que visito diariamente !

    Muito obrigado, caro Charles. Os comentários que deixo de publicar não chegam a meio por cento dos que recebo, talvez nem a 0,1% dos que me são endereçados — e, quando não saem no blog, são sempre por uma boa razão.

    Obrigado pelos parabéns e volte sempre.

    Abração

  • LUIS CESAR

    O QUE ACHO DIVERTIDO NOS BLOGS DE VEJA É QUE SÃO PAULO É A ILHA DA FANTASIA OU MARAVILHA, TUDO ANDA BEM, NÃO TEM CORRUPÇÃO, NINGUEM ENRIQUECE DA NOITE PARA O DIA OU SEJA, OU “VEJA” SEI LÁ, SOMENTE EXISTEM CORRUPTOS E LADRÕES NO PT, ( OS QUAIS DEVEM PAGAR COM JUSTIÇA DIGO EU) MAS AFIRMO SEM MEDO DE ERRAR QUE EM SÃO PAULO O ESTADO MAIS RICO DO BRASIL SOBRARIAM POUCOS POLÍTICOS, AGENTES PÚBLICOS E EMPRESÁRIOS DE MÃOS LIMPAS. GOSTARIA SOMENTE QUE TRATASSEM O JORNALISMO COM IMPARCIALIDADE E FORMASSEM UMA OPINIÃO ISENTA.

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Grande Setti:
    Vou colocar uma hipótese para debater:
    O Ministro Joaquim Cruz utilizou do depoimento de Dilma como Ministra de Energia do Governo Lula.
    Utilizou da palavra “SURPRESA” como se Dilma quisesse dizer – “Jamais poderia acontecer!”
    A Presidenta Dilma em carta ao STF contestou a interpretação do Ministro Joaquim Barbosa – leiam a carta da Presidenta.
    O Ministro Joaquim Barbosa interpretou o depoimento de Dilma de uma maneira errada – e foi corrigido.
    Devido a importância da depoente, hoje Presidenta da República, no seu relatório deveria ter perguntada a Presidenta do real sentido”SURPRESA.”
    Agora a hipótese: o Ministro Joaquim Barbosa tinha dois “SE” – SURPRESA como compra de votos ou SURPRESA pela rapidez do Congresso em compreender a gravidade da situação – preferiu o “SE” pela Compra de Votos.
    Assim pergunto quantos “SE” interpretou o Ministro Joaquim Barbosa correta ou incorretamente?
    “SE” puramente dedutivo sem provas – pode levar a erros. e erros cometidos pela Justiça especialmente pelo STF, levam pessoas serem liquidadas.
    Existe fragilidades e a carta da Presidenta mostrou isto.
    Eu como Ministro pediria vista do processo,revisaria todo o processo do Relator e iria fundo a todos os “SE” – um julgamento não pode existir o “SE”, interpretações não substituem PROVAS.
    Abração
    Pedro Luiz

  • Celio - ex-eleitor petista

    O Lula vai escapar ileso disso tudo. E pelo seguinte motivo: a reação da opisição foi e está sendo muito tímida. Essa revelação do valério deveria aparecer na propaganda do Serra; mas a oposição parece ter medo.
    Se essa acusação fosse contra FHC alguém tem alguma duvida de que já estariam pedindo a cabeça do fhc há muito tempo ? Vejam o barulho que fizeram sobre aquele suposto livro privataria tucana.
    O MITO Lula em grande parte se deve a essa omissão da oposição. Esse sacana deveria ser chamado de corrupto na televisão, mas não pode ser como o serra e o FHC vem fazendo não – uma critica discreta que mal dá para o eleitor saber do que estão falando. Tem que ser falado claramente: Marcos valério acusa o ex-presidente Lula de comandar o mensalão em seu governo. Se não for assim os bandidos escaparão ilesos e nem suas biografias serão atingidas. A população brasileira não entende de política; e falada em termos supostos e filosóficos aí é que a situação se complica mais ainda. Enquanto essa timidez e medo prevalecer o lulismo, infelizmente, será vitorioso.

  • Fernando

    Prezado Fernando,

    Agradeço seu comentário, mas não o publicarei porque coloca em dúvida o trabalho de colegas profissionais sérios.

    Um abraço

  • Atha Kaldeira

    Lula poderia, eventualmente, sentar no banco dos réus? Como assim? Ao que se conhece, Lula vbive sentado no Banco Rural, Banco BMG e Banco do Brasil, sem falar na Caixa e caixinhas. O que difere é que nos Bancos em que se senta, vaza muito dinheiro e no Banco dos Réus rende muitos anos no hospício. Se de facto, a Justiça injustiçada se tornar direita endireitada, os dezvios serão corrigidos e os dezviados que não se corrigir, vão ser apenados sem Pena.

  • francisco

    gente acorda ficar culpando o pt por tudo isso votem certo acorrupção esta por todo lado compra de votos existe por isso que digo vote com sua conciencia não vamos arranjar culpados

  • Silvia

    Na epoca em que a Veja expos o escandalo do mensalao, os petistas diziam que era mentira da “revista golpista”. Agora, o STF, depois de analisar provas, deixou nenhuma duvida de que o mensalao existiu COM CERTEZA. Agora os petistas, em vez de se sentirem enganados, estao dizendo que eh “golpe contra o PT”. Ou seja, para os petistas o bem do partido eh maior do que o bem do povo brasileiro. Estao desesperados e so lhe restam inventar calunias. “Golpe de Estado”? Quem deu golpe foi Lula e o PT, contra a populaçao do Brasil. Prendam o ladrao mor: Luis Inacio Lula da Silva.

  • Leonardo Saade

    Seria uma ironia do destino, muito bem vinda por sinal, Lula se sentar no banco dos réus. Ao lem brar do Lula nos anos noventa pedindo o impeachment do Collor, chamando Sarney de ladrão e depois de assumir o poder em 2002, defender esses dois em troca de apoio, tudo em nome do seu projeto de poder. E por esse projeto de poder Lula Lula se afunda mais ainda no fisiologismo politico ao invocar o apoio de Paulo Maluf a candidatura de Haddad. O mesmo Maluf que não pode sair do Brasil por ser procurado pela interpol com o risco de ser preso, o mesmo Maluf a quem Lula chamou de ‘o representante do que há de pior na politica brasileira” em seus tempos de oposição. Seria inclusive uma lição aos lulista e aos futuros aspirantes a neoditadores de plantão que o Brasil é uma República democrática ainda, e indepente do grau de aprovação popular e idolatria forjada, ninguém está acima da lei. Nem mesmo Lula que seria obrigado a descer de seu pedestal e ver que é um brasileiro normal como todos nós, que erra como qualquer brasileiro normal e que pode ser punido como qualquer brasileiro normal.
    Ao mesmo tempo tenho de elogiar o blog do Ricardo justamente por ser o blog mais democráticos do site da revista e de vários que participo, pela transparencia de suas opiniões e pelo respeito a opinião de nós que o acompanhamos.
    Valeu Ricardo!

    Obrigado pela parte que me toca, caro Leonardo.

    Volte sempre ao blog!

    Abração

  • leony

    Suma daqui e não me encha a paciência. Não preciso de sua avaliação a meu respeito para NADA.

  • Orlando Jaime

    Povo brasileiro, seria possivel o mensalão sem o mestre
    apedeuta LULA. Ele foi o (induzidor)

  • Tulio

    Que o molusco mensaleiro não tenha sido indiciado junto com Dirceu, Delúbio, Genoíno et caterva ė algo que não consigo entender e muito menos aceitar. Vamos ver se desta vez o molusco vai pro pau.

  • ferdinand silva maia

    Não publico comentários com ofensas e mentiras, como o seu. Suma daqui.

  • henrique

    CARO SETTI , NAO SERIA TAMBEM O CASO DE COLOCAR FHC E SERRA NO BANCO DOS REUS PELAS PRIVATIZAÇOES ?TEM UM LIVRO PRIVATARIA TUCANA QUE TEM AS MESMAS PROVAS DOS FATOS QUE A VEJA ALEGA TER COM MARCO VALERIO !!!OU NO CASO DO NOSSO PSDB DENUNCIA NAO VALE ????

    Para mim, FHC deveria ter estátuas em praças públicas pelas privatizações. A camarilha do PT não poderia sequer conspirar por telefone se ele não tivesse privatizado a Telebrás e subsidiárias.

    Esse livreco não prova coisa alguma.

    Quem, porém, estiver convencido de que FHC ou Serra cometeram “crimes”, que cobrem da Polícia Federal e do Ministério Público, não da imprensa.

  • JOSE Olimpio Castro

    OU O BRASIL ACABA COM LULA OU ELE ACABA COM O BRASIL. É COMO UMA PRAGA QUE DEVASTA UMA LAVOURA.

  • nilson torres

    Estou pouco me lixando para o que jornalecos de quinta categoria, na web ou fora dela, dizem de mim. Essa escumalha de safados e mentirosos não passou por 10% do que eu passei, vi, senti e sofri para estar sempre ao lado da democracia e da liberdade.

    E críticas a VEJA, faça-as ao diretor de Redação: veja@abril.com.br

  • Ruth

    Nesta eleição basta o candidato ser do PT que eu ignoro a presença dele em qualquer lugar na televisão mudo de canal e quando vão me dar santinhos eu olho o partido e não pego.

  • PAULO SOARES

    O brasileiro é muito inocente. Em qualquer país do mundo um ESCREMENTO (pelego voador, imperador metalúrgico) na função de presidente da república que participou de toda essa maracutaia )JÁ DEVERIA ESTAR SENDO JULGADO no mínimo por ter se beneficiado com seu financiamento de campanha, traição à pátria, formação de quadrilha e por compra de votos com o dinheiro público.

  • gilberto silva

    Ricardo , vcs insistem em colocar Lula no banco dos réus e te faço uma pegunta :
    Quando iremos colocar o José Serra e FHC lá no banquinho para serem julgados ?
    Responda se for capaz.

    Não vejo elemento algum para fazer isso. Cobre da Polícia Federal e do Ministério Público, não de mim.

  • Sergio bertoni

    Tudo isso todo mundo ja sabe. O Lula sempre foi o CHEFE, só nao estou entendendo por que a Dilma esta tentando defender esse larapio.

  • Jose Antonio Dias

    A insistência do PT em citar pirataria tucana é insignificante, que para um País

  • Jose Antonio Dias

    A insistência do pt em falar sobre pirataria é tão idiota que se não fosse a privatização das teles o Lula não teria nem telefone pra poder armar suas maracutaias e talvez não sairia não na capa da revista Forbe, como um dos caras mais rico do Brasil.O caso do PT é o conhecido como baton na cueca, quanto mais esfrega mais mancha.não dá pra emcobrir.

  • Carlos

    Acho que isso não acontecerá. O único que realmente poderia dar provas conclusivas, com certeza não fará, pois quando acharem sequer que ele está pensando nisso, ele será vítima de um assalto, que infelizmente, dará cabo de sua vida.
    Na verdade, acho que ele não fará nada, e vai cruzar a fronteira a pé, com apoio das Farcs, e morar num palácio ao lado do Hugo Chaves…

  • Alberto Jefferson Fiorini

    Enquanto discutimos “se é ou não é”, seguimos pagando caro por erros dos outros. Só um retardado acharia que Lula nada tem à ver, bom lembrar que Color foi deposto por menos que isso e, os caras pintadas…meu Deus! tudo arrumado e arranjado por sindicatos ligados ao Lula, nunca existiu ali “brasilidade” nunca!!! Se existiu de fato uma “brasilidade” em cada brasileiro foi na morte de Tancredo Neves, aquilo sim foi demostração de tal. No meu modo de entender, perdemos tempo pois são milhões em jogo, enquanto que o povo brasileiro esta pagando caro e até mesmo com sua própria vida, para se viver nesse país. Olha o caos da saúde, da segurança e de tantos outros setores. Estamos gastando dinheiro construindo estádios enquanto milhões ainda moram na rua…isso não vai acabar bem. No meu modo de entender todos sem exceção, deveriam estar arrumando os trilhos (ferrovia) e não engordando numa cela onde não integra ninguém a sociedade e sim, degenera mais ainda. O Brasil está a um fio e ninguém percebe isso. Eu sei oque converso nas ruas e sei muito bem o que ouço. A unica esperança desse país esta na dignidade e caráter das pessoas que ocupam as cadeiras no STF, e que se pratique a justiça plena “realmente de olhos vendados”. Lula deve sim ser julgado, pois foi dele as indicações e era o chefe maior do governo. Simples, basta saber do patrimônio de toda sua família antes e depois, ai sim teremos o que pegar. O mais duro de tudo isso é ver nossos filhos no futuro nos chamando de “covardes”.

  • Nelson Paraense

    Senhores(as), tenho 54 anos e não tenho vergonha de dizer que por quatro vezes consecutivas votei no Sr. Lula. Peço desculpas ao povo brasileiro por isso; porém, assim como eu, tantos outros milhões de brasileiros acreditamos que um homem que lutou uma luta justa e nos fez acreditar na boniteza da democracia, fosse justamente trair e entristecer nossas vidas novamente. A dor da desilusão é maior que qualquer outra. Contudo, como cidadãos críticos, precisamos continuar lutando por um Brasil melhor e mais justo com o seu povo. Obrigado.

  • markito-Pi

    Grande Setti.
    Parece que os milicianos- petistas ignorantes a soldo com grana roubada-resolveram encher o teu saco.Como covardes que são, fugiram em correria do Augusto Nunes, que os enchia de rabos de arraia e tesouradas na garganta, além de identificar seus IPs.
    Resta só saber de onde sai a grana que paga esta gentinha, já que será debitada à conta “despesas de campanha”. Como qualquer campanha do PT, de recursos não contabilizados.ou, roubalheira mesmo.

  • Reginaldo Lucas dos Santos

    O Lula, deus do Mensalão, saiu pelos quatro cantos em busca de apoio de alguns lideres partidários para limpar a barra depois que a Veja publicou as afirmações do Valério citando o Lula como o mandatário do Mensalão. Eu discordo que o Lula fosse o chefe do Mensalão; para mim ele é o Deus do Mensalão , ho todo poderoso que está por sair proferindo palestra e ganhando milhares de dolares. Será que é palestra mesmo ou uma maquina de lavar com direito a jato e hotel de 13 estrelas?

  • jose barcelos modesto

    Eu sempre me refiro a “parcela esclarecida da população” para identificar àqueles Brasileiros que têm consciência política e não sofrem de desvios de caráter, bem como, não estão presos a ideologias. Esses vem aquí nesse espaço contribuir e, como se, colocasse numa urna virtual o seu voto favorável a um Brasil civilizado, moralmente hígido e digno do respeito internacional. Não permita caro Setti, que a escumalha ignorante, emburrecida e imoral, sequer passe perto desse fórum. Obrigado.

  • Pedro

    Ricardo, você, Reinaldo, Augusto e a redação de Veja tem muito mais apoio do que imaginam.
    Eu também quero Lula no banco dos réus…e por que não a tal da “Faxineira Ética”?
    Quanto aos asnossagazes que vem aqui te insultar são dignos de dó. Triste mostra de um rebanho lobotomizado seguindo as velhas fórmulas de anarquia do líder da seita.

    Obrigado, caro Pedro.

    Sabemos que grande parte das pessoas de bem pensam como nós sobre o mensalão.

    Abração!

  • Amaryllis

    Golpe é o desvio de dinheiro público, um roubo contra o povo!

  • Tuco

    .

    Quando um canalha se aproxima desta
    Valorosa Coluna e usa este Espaço para
    achincalhar a Ordem e o Justo não merece,
    Grande RSetti, muita tinta (no caso, bits)!
    Jorge – 21/09/2012 às 23:25 merece
    um viril chute no rabo sujo ( o “viril” já
    diz tudo…). Canalha como é, adora dar a
    bunda a potentes pontapés. Vamos agraciá-lo
    com o que ele gosta!
    Todo integrante da seita adora agarrar-se
    ao tronco para sentir a chibata quente. E
    adora também sentar no tronco…


    .

  • Luiz A

    Só sendo muito desinformado ou sem escrúpulos para estar do lado dessa petralhada. Ricardo, agradeço a você, ao Augusto e Reinaldo pelo bem que estão fazendo a esse país.

    Sou eu quem agradeço por suas palavras, caro Luiz A.

    Um abraço

  • Luis I

    Imaginem só! Termos um ex-presidente atras das grades por desvio de dinheiro público!
    Considerando ainda que não possui diploma de curso superior.

    Calma Jorge, tu poderás levar cigarro e cachaça pra ele na prisão.

  • Sandoval Alecrim

    Penso que ante a gravidade da noticia do envolvimento do sr. lULA no escândalo do mensalão, conforme relata o Sr. Marcos Valério, tal ilicitude deve ser nele incluída, pelo simples fato da Constituição representar a Carta Magna das leis vigentes em nosso país.

  • geran

    Deus o ouça e que sua afirmativa torne-se realidade na época de natal pois seria, assim um MARAVILHOSO presente aos eleitores pensantes. O Mollusco no banco dos reus dos humanos.

  • Olati

    Quando votei em Lula na primeira vez que ele foi eleito, eu era PT e o era porque se diziam deve cores da moralidade e da justiça. Essa minha ilusão já foi ao chão já na época do mensalão. Agora, quem sabe, outros abrirão os olhos. O maior erro do Lula para mim foi o da paixão pelo poder e a falta de humildade, mas a sua ignorância por nao saber o que e uma democracia e a sua mania de mentir fecharam a conta deixando-me com muito nojo deles. Quero justiça, inclusive para o gerador de tudo isso. E espero mesmo que nao sejam mais governo nem oposição, pois nao sabem fazer nem um nem outro sem gerar muita sujeira.

  • Luiz Pereira

    Setti, bom dia,
    1-nunca vi “golpe” conta uma pessoa que não está no poder. A não ser que se entenda, como é de fato, que Lula governa por interposta pessoa, Dilma.
    2-se Lula foi ofendido por MV, pq não replicou? Ora, medo, medinho, do carequinha abrir o bico.
    abs

  • lois santos

    bom dia ! ja foram dez condenações e três absolvições pelo supremo . vamos ver quantos serão presos no final deste julgamento històrico. QUE O SUPREMO NÃO NOS DECEPCIONE.

  • lois santos

    “o poder não muda o caracter do homem só o reve-la”

  • Leones

    Ricardo, se a privatização foi tão perniciosa ao
    país por que será que o pt não reestatizou as empresas vendidas?

    Porque são cínicos e hipócritas. A presidente Dilma está fazendo privatizações com outro nome, para fugir da patrulha dos estalinistas do PT.

    Abraço

  • Joaquim

    O Lula acha que o Brasil é dele e até achou que poderia ser o homem mais importante do mundo. Com a sua politica de é dando que se recebe, com 60 anos nunca vi um homem tão sínico e cara de pau como esse,que montou uma verdadeira quadrilha como a do mensalão. A Justiça Brasileira precisa ficar de olho nos envios de dinheiro pelo BNDS para países como Venezuela, Angola e outros onde construtoras Brasileiras executam as obras. Vamos passar esse Pais a Limpo.

  • MEGATONY

    Lula era pra ser o primeiro da lista.

  • adalto

    Na minha opinião o Sr. Marcos Valerios, que ja esta condenado, deveria prestar um grande favor a nação, DELATAR TODO O ESQUEMA, doe a quem doer.

  • Ney S. Monteiro

    Minha gente, sejam pacientes com os posts desesperados (Ex. SPOK).
    Eles estão apenas cumprindo seu expediente.
    Para isso são pagos, e não podem correr o risco de uma demissão por justa causa.

  • ivano

    Me parece que o óbvio, ou seja, que o esquema do mensalão não seria possível sem as bençãos de Lula, aos poucos vai tomando corpo agora que está totalmente explicíto pelo STF, como funcionava e quem participou desse criminoso esquema de desvio de dinheiro público para alugar a base alugada e enriquecimento ilicito de muitos quadrilheiros. A questão é que como Lula conseguiu se safar dessa na época se tudo era feito no andar de baixo de seu gabinete, como denunciou Jefferson?

  • pd

    É muito simples. Ou ele sabia, e como mandatário maior da nação era o responsável pelas falcatruas feitas por seus auxiliares, ou então não sabia, e nesse cujo caso era ingênuo e incompetente. Não há terceira possibilidade. Em ambos os casos, no mínimo cometeu crimes de responsabilidade.

  • Condor

    Considerando que:

    1 – O deputado Serraglio disse, dias atrás, que os trabalhos da CPI dos correios foram boicotados e deixou de investigar muita coisa;

    2 – que o Marcos Valério disse que o Lula é o chefe mor do mensalão;

    3 – que algum tempo atrás o Sr. José Dirceu disse que tudo que ele fazia era aprovado pelo Lula.

    Pergunto: Por que o PGR não pede uma nova investigação relacionada ao mensalão a fim de esclarecer este assunto?

    Como o Brasil começou a ser passado a limpo com o julgamento do mensalão estamos perdendo uma grande oportunidade de fazer uma importante faxina.

  • PiToquio

    Caro Setti já publiquei o “DNA DE UM PETRALHA”, EM VARIOS blogs, ganhei até um premio NOBEL por está descoberta, mas aqui nunca tive o prazer de levar ao conhecimento dos amigos minha descoberta, então lá vai::

    DNA DE UM PETRALHA: Pegue um caldeirão gigante, nele coloque falta de moral, vergonha nenhuma, picaretagem em kls, falta de honra em toneladas, junte a isto todos os crimes listados no codigo penal, misture, outra vez, com força, o resultado será uma pasta fecal, avermelhada, com aparencia de merda, cheiro de merda, pronto vc descobriu o DNA DE UM PETRALHA, PETRAMULAMBO,PETRASAFADO, podem escolher a ultima definição, são todos irmãos gemeos..

  • mary halfen

    ACEDITEM SE QUISER.VOTEI NO MOLUSCO NO SEu PRIMEIRO MANDATO,achando que êle iria sêr a
    salvação da pátria.QUE DECEPÇÃO.
    foi com tanta sêde ao pôte,que mal esquentou
    a cadeira,e já organizou a quadrilha achando
    que iria se eternizar.só que DEUS estava vendo tudo, e êle,o molusco estava se comparando ao tôdo
    poderoso.VAI CAIR FEIO DO CAVALO,e tôdos que estão
    tentando blinda-lo,tbm vão pagar.

  • Mag

    Ricardo:
    A defesa de Jefferson peticionou muitas vezes, desde 2007, INVOCANDO A APLICAÇÃO DO art. 40 do CPP, para que o Supremo decidisse se havia elementos de crime de ação pública nos autos por parte de Lula, já que três de seus ministros estavam sendo processados, por pagamentos para aprovação de projetos do interesse do executivo, do qual Lula era o Chefe, e os Ministros seus auxiliares (Constituição Federal. Este era o raciocínio. Se houvesse indício de crime de ação pública, requeria que o Supremo remetesse ao Ministério Público para o oferecimento de denúncia, nos termos do art. 40. É o que diz a sua nota.
    A defesa disse nos autos ‘n’ vezes, mas o Ministro Joaquim nunca levou esta questão do artigo 40 do CPP ao Plenário. Petições e petições, embargos declaratórios, e nada.
    Havia ou não indícios da prática de crime por parte de Lula, Chefe do Poder Executivo, a quem interessava a aprovação dos projetos, de quem os ministros denunciados eram meros auxiliares, nos termos da Constituição?
    Cabia ao Plenário dizer ‘sim’ ou ‘não’.
    Se ‘sim’, devia remeter o processo ao Procurador-Geral.
    Ministro Joaquim apenas dizia que Lula não estava denunciado pelo Procurador-Geral, que o tribunal não podia fazer nada, não mencionava o art. 40 do CPP, e tergiversava.
    A QUESTÃO ESTÁ POSTA NO PROCESSO E NUNCA FOI ENFRENTADA. Ficará para os estudiosos dessa época e da história do Supremo Tribunal.

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Amigo Setti:
    Sempre aqui e acolá gente que extrapola nas opiniões – em outras não como:
    1- Leones.
    2- Henrique.
    Deram apenas sua opinião – não deixe que pessoas onde “Gentileza gera não Gentileza” o traia nas respostas deixando de ser o belo jornalista cordial e plural que é.
    “Porque são cínicos e hipócritas. A presidente Dilma está fazendo privatizações com outro nome, para fugir da patrulha dos estalinistas do PT.
    Abraço”
    “Para mim, FHC deveria ter estátuas em praças públicas pelas privatizações. A camarilha do PT não poderia sequer conspirar por telefone se ele não tivesse privatizado a Telebrás e subsidiárias.
    Esse livreco não prova coisa alguma.
    Quem, porém, estiver convencido de que FHC ou Serra cometeram “crimes”, que cobrem da Polícia Federal e do Ministério Público, não da imprensa.”
    Duas respostas que não seriam suas – Não é o Setti!
    O Setti que conheço é este na bela e resposta que deu ao Jorge:
    “Caro Jorge,
    NUNCA deletei um comentário por discordar do que penso. Isso iria contra minhas mais profundas convicções.
    Se você tem essa impressão inteiramente errônea, é por falta de leitura de comentários aos posts. Hoje mesmo liberei pelo menos dez comentários com cujo conteúdo não concordo — vários do leitor Ailton, da Bahia, para ficar num só exemplo.
    Deleto, isto sim, comentários ofensivos, mentirosos, ou que contenham agressão, grosserias, incitação ao crime e por aí vai.
    Remeto os que criticam a revista VEJA para que se dirijam a seu diretor de Redação, por meio do email veja@abril.com.br. Mas jamais deixo de publicar críticas a mim e ao blog, desde que revestidas de um mínimo de civilidade.
    O blog não é nem nunca foi — invoco, para isso, o testemunho dos autores de quase 100 mil comentários já publicados — uma via de mão única.
    Abraço”
    Nesta ultima se necessitar tem o meu depoimento de seu respeito a democracia e ao contraditório.
    Imagino o quanto é difícil manter um blogue – milhares de opiniões e alguma injustas e grosseiras mas outras de pessoas que querem participar como cidadãos, num blogue que a cidadania é respeitada como o seu.
    Daí minha crítica ao amigo e lembrar a bobagem que cometi ao “perder a cabeça” – não vale a pena.
    Grande abraço
    Pedro Luiz

  • Marcelo

    O lance é que sem provas de que Marcos Valério realmente falou o que saiu na revista, não há nada de novo.
    Só vai ter alguma coisa quando a gravacoes aparecerem ou quando ele confirmar que falou aquilo mesmo.

  • cezar augusto da silva

    não estou contra ninguém , mais o meu voto , é, para que devolvam o dinheiro , para os cofres público , ou do contrário , isto tudo irá continuar, no governo da dilma .
    lembro quando muleque , fiz uma colocação : se o país tem uma casa da moeda , por que ? o presidente , não manda fabricar dinheiro , para pagar à divida externa , o mais velho respondeu : a casa da moeda é fiscalizada por orgão internacional , e não pode fabricar dinheiro aleatoriamente. pois bem , de onde se tira e não se põe , como não acaba !

  • blue tango

    já sou idoso, como aposentado do inss e vivendo de uma maneira muito simples (mas com o moral nas nuvens), espero ancioso por uma justiça ainda que tardia para esse vagabundos festivos.
    o saco está cheio ha muito tempo, mas acho que a qquer hora pode ficar mais leve.

  • celio

    Críticas a VEJA devem ser dirigidas a seu diretor de Redação. O email é veja@abril.com.br

  • Democracia Vacina Anti-Petralha

    TODA E QUALQUER TIPO OU MODELO DE VIGARICES TEM VIDA LIMITADA E A GANÂNCIA SEJA DE PODER ,SEJA FINANCEIRA TEM VIDA LIMITADA E ENTRA NA FASE DA ENTREGA ,GANÂNCIA É UMA DOENÇA QUE DE INICIO ACHA QUE PODE TUDO E FAZEM TUDO QUE VEM A CABEÇA E NÃO PENSAM NAS CONSEQUÊNCIAS E ASSIM VAI E O TEMPO DESSAS RATAZANAS ESTÁ CHEGANDO AO FIM DESSE CICLO PERNICIOSO E DOENTIO E QUEREMOS SIM A DEVIDA JUSTIÇA FUNCIONANDO COMO ME PARECE ESTAR SENDO O JULGAMENTO DOS MENSALEIROS E O DESESPERO TOMA CONTA E AS PEQUENAS PARASITAS JÁ ESTÃO CONDENADAS E SERÁ DIFÍCIL ACEITAR A CANA SEM ENTREGAR OS QUE MANDAM DE FATO E APROVAM A IMPUNIDADE COMO MEIO DE VIDA E ESSE PRINCIPAL ELEMENTO ATÉ VIAJOU PARA O MÉXICO PENSANDO QUE NESSA SEMANA TERIA MAIS VEJA QUENTE NA BUNDA DELES ,MAS ACHO QUE FOI DEIXADO PARA MAIS PRÓXIMO DAS ELEIÇÕES E VER O QUE OCORRE DE APOIOS INDECENTES COMO O MANIFESTO ASSINADO POR DIVERSOS PARTIDOS QUE COMPÕE A TAM BASE ALIADA ,PORQUE ELES TEM O RABO PRESO E NÃO TIVERAM OUTRA SAÍDA ,MAS ISSO É BOM PARA O BRASIL SABER EM BREVE QUANTOS PAUS SE FAZ UMA QUADRILHA DE VIGARISTAS E COMO CHEFE O MAIOR VIGARISTA DE TODOS OS TEMPOS LULA .

  • TUCO 2011

    isto está virando doença. transformar o ex-presidente no maior mau dessa Nação é uma parcialidade no mínimo criminosa, apesar de que na reeleição e na eleição da Dilma vcs confessarem que estavam trabalhando para a oposição de tão gritante foram os vossos posicionamentos. o brasileiro não é mais aquele povo amordaçado e sabe que a corrupção sempre foi uma vergonha no país e somente apareceu nos últimos anos para conhecimento de todos graças a polícia federal ter sido republicana.vamos ver se há liberdade de opinião e se publicam o meu comentário

  • henrique

    ENTENDI , PARA FHC NAO VALE DENUNCIAR !!E PORQUE A VEJA NAO MANDA ANTES PARA O MINISTERIO PUBLICO QUANDO OU PARA A POLICIA FEDERAL EM VEZ DE DENUNCIAR !!O QUE VOCE FALOU VALE PARA LULA E NAO VALE PARA O PARTIDO DA VEJA !!É ISTO ??

    VEJA não tem partido, Henrique. Você está delirando. A revista não tem que mandar nada para o Ministério Público — tem que publicar as informações que recolhe.

    Se os tucanos praticaram alguma irregularidade — e quero ver provas de algum alegado “crime” praticado por FHC –, que a Polícia Federal investigue e envie para o Ministério Público.

    Que é o chefe da Polícia Federal?

    O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, deputado do PT.

    Quem é o chefe de José Eduardo Cardozo?

    A presidente Dilma, integrante do PT.

    Quem é que nomeou o procurador-geral da República, chefe do Ministério Público?

    O governo do PT.

    Quem é que tem maioria no Senado para aprovar o nome do procurador-geral indicado pelo Planalto?

    O governo do PT.

    Então, quem não investiga — quem investiga e não encontra nada contra — FHC é o governo do PT.

    VEJA publicou dezenas de reportagens durante os oito anos de FHC mostrando erros e irregularidades de integrantes de seu governo.

  • henrique

    E OUTRA COISA AMIGO , MENSALAO SO VALE QUANDO PEGAR TODOS OS BANDIDOS !!NAO SÓ OS DO PT !!TEM QUE POR TAMBEM OS BANDIDOS DO PSDB !!!E ISTO O SUPREMO ESTA AGINDO DE OUTRA FORMA !!QUANDO VAO POR O AZEREDO E A CORJA DO PSDB TAMBEM NA CADEIA !!!ARGUMENTE AGORA !!

    Basta ler meu blog com mais regularidade, caro Henrique. Como já escrevi, acho que todos os envolvidos no chamado mensalão mineiro que tenham violado a lei devem ser julgados e duramente punidos.

    Não estou aqui para livrar a cara de ninguém.

    Abraço

  • Julio Monteiro

    Todos (claro que tem mais) estão julgados pelo Supremo e pelo povo e terão X anos de cadeia. Se tiverem sorte, daqui a muito, mas muiiito tempo serão soltos e serão normais poeque pagaram suas penas. Mas “ele” que não sabia de nada e, nos sabemos o que sabia, pegará pena eterna na sua consciencia. Isso Basta.
    Este Julgamento serviu para algo:
    PT Saudações………

  • Fernando

    Mesmo não tendo meu comentário publicado,agradeço pela retorno, Ricardo. Não acho que pus em dúvida o trabalho de nenhum jornalista, aliás, o nome de nenhum foi citado; apenas expressei minha estranheza quanto à última reportagem de capa de Veja. De toda forma,reconheço que você, destarte todas as limitações que um blog hospedado em um site em um grande veículo da grande mídia implica, procura sempre publicar os comentários discordantes, ao contrário de outros blogueiros que simplesmente os “dedetizam”.

  • Misaka

    Sinto-me arrazado com este feito pelo molusco-mor.Votei também neste sujeito para nunca mais, petralhas nunca mais.Temos sim que colocá-los na cadeia.Cobrar impostos de renda,devolver todo o dinheiro.Empresas devem cancelar doações a este agrupamento.

  • Sérgio

    Prezado Ricardo,

    Parabéns por seu texto. É outro final de semana com a expectativa de que a fita de Marcos Valério possa vir a público, e lamentavelmente nada ainda. Espero que a Veja faça o favor de mostrá-la. Depois daquela fita que haveria do sujeito falando sobre os dossiês da Dilma não vir a público, ela se elegeu. Desta vez, as coisas podem cair no esquecimento caso não se mostre a fita e haja essa confusão (que alegra os petralhas) de que foi o Valério ou não que deu as declarações (eles sabem que foi, mas você entende). A não ser que se esteja esperando uma declaração do sapo barbudo, para ele se contradizer. De qualquer modo, teve fita para falar até da nulidade do Mercadante; num caso como esse, ela ajudaria a criar o movimento necessário para que se abrisse um processo desde já contra o ex-presidente. Essa de “esperar” isso e aquilo, já vimos antes.

    Um abraço
    Sérgio

  • Celso

    Caro Setti! Convenhamos esse Petralha é inteligente pois levou na lábia toda a comunidade europeia, 40% da população brasileira, até o presidente americano disse que ele é o Cara.Tudo isso com umas companhias no minimo estranha, como os presidentes da Venezuela, Equador, Bolivia,Irã, Libia. O mais triste que esse molusco vai para a cadeia(se Deus quizer) e a imagem do Brasil ficará mais uma vez marcada como um País que não é sério.

  • decio

    Que decepçao o governo Lula, que crise moral o país entrou. Nunca na história desse país, se roubou tanto com tanta impunidade.E tem gente ainda que vai votar no PT.- trouxas.

  • João

    Asqueroso, vergonhoso e canalha é quem escreve um monte de idiotices e mentiras como essas sem ter ideia de quem está do outro lado na blogosfera.

    Faça-me a grande gentileza de desaparecer daqui.

  • Vitor

    Eu não entendo o por que de os Petistas defenderem seu partido acusando o FHC de corrupção.
    Deve-se defender do que se é acusado e não atacar noutra frente.
    Na minha modesta opinião, os petistas sabem que o Lula está envolvido até o pescoço, mas tentam criar o cliam de “tá vendo, são todos iguais”.
    Se FHC errou, se o Serra errou, o PT (governo)dispõe de acesso a toda documentação, e por que não faz uma invetigação e mostra para a população onde foi o erro, o roubo. Um governo sério deveria fazer isto. Por que não faz? Peguem os documentos das privatizações e nos mostrem onde está a roubalheira.
    Só não me venham dizer que deram a RFFSA de graça, porque a RFFSA estava falida e quem pegou (de graça) prestou um grande serviço ao país.

  • MARIAH

    Leio o comentário do Henrique 14:47 e confirmo cada vez mais que petista é mesmo burro e cego pelo fanatismo aos seus ídolos de pés de barro feito o Lula e o Zé Dirceu. Será que há cura? Sugiro um bom psiquiatra.

  • Pedro Stalb

    Siga enfrente veja, vocês são o norte deste País, publicam depois o Ministério Público, Policia Federal, AGU e STF, confirmam, parabéns

  • Pedro Stalb

    Vejo aqui muitos comentários exaltando as benfeitorias que o PT fez neste País, não fez mais do que obrigação, foram eleitos para isso mesmo, e não para roubar, essa é a questão.

  • CLAUDIUS

    Não há possibilidades de LulaDELTA não ser processado na JF/MG junto com quaglia. Já há inquérito sobre Lula. Remetido torna-se processo e o Juiz da 4ª Vara é prevento. O Governo tem segurado o inquérito com a conivência do Dirretor Geral e alguns delegados. Más não será para sempre.

  • henrique

    SETTI , VOCE ESCREVEU ABAIXO SOBRE POLICIA FEDERAL , MINISTERIO PUBLICO , E IMPRENSA !!NO GOVERNO FHC A POLICIA FEDERAL NUNCA INVESTIGOU NINGUEM !!!MUITO ESTRANHO !!O MINISTERIO PUBLICO E SUPREMO FAZIAM CARA DE ABAJOUR E A IMPRENSA DE SAO PAULO FALAVA DE EFEITO ESTUFA , E TODAS AS CPIS FORAM ABORTADAS CRIMINOSAMENTE !!!O DONO DA POLICIA FEDERAL , SENADO , CHAMAVA-SE ANTONIO CARLOS MAGALHAES , O MAIOR LADRAO DO BRASIL JUNTO COM SARNEY !!DESCULPA , MAS SAO FATOS INEGAVEIS !!!

  • henrique

    SETTI , TENHO 58 ANOS , FOI MUITO BOM PARA O BRASIL ESTE MENSALAO , MAS PARA MIM SÓ VAI VALER ALGUMA COISA QUANDO PEGAR TODOS OS BANDIDOS , INCLUSIVE OS SIMPATICOS A IMPRENSA DE SAO PAULO , ACHEI UM ABSURDO O MENSALAO TUCANO NAO SER JULGADO AGORA !!PORQUE ?O SUPREMO FOI PAUTADO PELA IMPRENSA DE SAO PAULO !!!E OUTRA COISA , FOI DESMEMBRADO !!ABSURDO !!A GLOBO E A VEJA MANDAM NO SUPREMO !!DESCULPA A CONTUDENCIA !!TEM QUE JULGAR TODOS OS BANDIDOS INDEPENDENTE DE PARTIDO !! ESTE FATO ESTA AJUDANDO E MUITO O PSDB NESTAS ELEIÇOES !!O CASO DEMOSTENES , MARCONI PERILLO , ESTAO AI PARA COMPLICAR MAIS A IMPRENSA !!É UMA VERGONHA !!

  • Walter Soares

    Lula sempre foi uma figura nociva ao país. Na esteira das diretas já Lula se embrenhou como se fosse parte dos que pregavam a democracia. Mas na verdade, mst, comunidades eclesiaes de base e comunas saudosistas de plantão já almejavam o golpe, o golpe do dinheiro (já que não puderam instalar o castrismo)….ainda bem que ainda temos uma instituição a que confiar, o STF…O mensalão existiu e o o Lula, chefe safado, deve integrar o banco dos réus. Sou brasileiro, sou honesto e tenho voz!

  • João

    Canalha, covarde, mentiroso, safado, cafajeste e defensor de ladrões e escroques é alguém que escreve supostos “comentários” ofensivos sem saber nada, absolutamente nada, de quem está ofendendo.

  • Mauro Melo Silva

    A meu ver temos dois grupos de herois- todo o grupo da VEJA que desde o inicio da era Lula publicam sistematicamente todos os escandalos que esses petralhas cometeram e que teve o desfecho no mensalao e ao grupo de juizes e promotores do Supremo.

    Apesar da insistencia de alguns juizes em confundir justica com lealdade e “ficar do lado de Lula” a maioria ainda trabalha baseado numa justica cega em que todos sao iguais perante a lei.

    Acredito ainda que ainda teremos o prazer de ver o chefe molusco que se julga divino e imputavel sentar se no banco dos reus e ser condenado pela nossa justica.

    Moro nos EUA e participo ativamente do acompanhamento da politica nos dois paises.

    Se Lula fosse o presidente aqui ja teria sido destituido ha muito tempo e hoje amargaria uma pena perpetua numa penitenciaria federal.

    Mas ainda estamos longe de termos uma justica como a daqui mas pelo andar da carruagem ja temos um grande progresso e podemos ver que nem tudo esta perdido nesse pais.

    Que esses petralhas sejam rigorosamente punidos pelas leis em vigencia para que isso sirva de licao para os proximos presidentes.

    Mais uma vez, meus parabens a todos da equipe VEJA.

    Sem o levantamento dos escandalos nao teriamos chegado onde estamos.

  • mts

    Que chato para os petralhas. Idolatram um bebum, apedeuta convicto, covarde e cujo o desgoverno teve o maior escandalo de corrupcao do Brasil.
    FHC que o venceu 2x no primeiro turno, sera lembrado pela LRF, pelo combate a inflacao, pelo rumo de instituicoes mais fortes.
    Ja alibaba idiamim da silva, sera lembrado em sua lapide como?

    “aqui jaz o ex-prizidento mensaleiro , apologista da ignorancia, da miseria, da corrupcao e mae dos mensaleiros”

  • mts

    hahaha..o henrique petralha com “aquela arrogancia bucefala” como o reinaldo azevedo diz.
    Gente desinformada, rancorosa, ignorante, sem nocao, maosquista, mulheres de mallandro.

  • Fernando

    Acho preocupante o fato de veículos de comunicação fazerem as vezes de partido político, inclusive tentando pautar o Judiciário.Todos sabemos que não há cobertura jornalística 100% isenta, portanto, há um sério risco de parte da mídia tornar-se um braço de determinado partido político, notadamente os de corte mais conservador. Os mass media possuem um poder de persuasão muito grande junto ao público,sendo que o seu uso, quando direcionado para demonizar partidos ou suas figuras proeminentes, um grande perigo à democracia.Infelizmente, creio que é isso que estamos assistindo nesse momento.

  • flavio ferreira

    Quero aqui parabenizar VEJA pelo trabalho incasavel pelos fatos e verdades. Fica a minha esperança de ver LULA na cadeia, e o Brasil um país que, a partir desse fato, ainda poderá ter jeito.

  • wilson renato maica soares

    acho que mesmo que seja prescritos os crimes do lula, deveria ser aberto o inquerito. pois mesmo que o congresso seja incompetente para condena-lo,a população o condenaria.

  • luiz eduardo gonçalves de souza

    A senhora dele providenciou cidadania italiana, para ele e toda a familia.

  • wagner jose

    Este blog não publica questionamentos sobre o conteúdo da revista VEJA. Dirija-se, para isso, a seu diretor de Redação: veja@abril.com.br

    Quer criticar a mim? Quer criticar o blog? Se escrever com um mínimo de civilidade, publico sem problemas.

  • Terra Brasilis

    Não só poderia mas DEVERIA sentar no banco dos réus.

    Queremos fazer o Brasil um país sério, justo e democrata?

    Então a lei tem que ser para todos e não aplicada seletivamente.

    Aplicada sem aperto na garganta sem que o juiz se sinta constrangido porque aperto na garganta dá quando se ver o amontoado de favelas e violencia nas grandes cidades brasileiras.

  • Claudia

    29/04/2008-ministro do Superior Tribunal pede pelo arquivamento de duas acoes de improbidade do governo FHC.Nossa, doi em petistas.

    O Tribunal e seus magistrados, com ” indicacoes” de Lula, acharam que o arquivamento e nao a condenacao dos ministros do governo FHC pelo Proer era o correto.

    Fora outras acoes contra o governo do PSDB, foram julgadas improcedentes, como chegou a escrever um juiz: usam a justica para sujar a biografia e nao para promover a justica, caso em que o Mercenario Mercadante entrou contra Serra e outros sem prova de corrupcao, apenas pra dizer que estavam acusando o governo de FHC de alguma coisa, criar uma historia.

    Como nao tem nada em maos, inventam e depois a acao corre e usam isso para poder dizer: eles sao sujos como nos!

    Quem diria que o partido da super honestidade recorre a um livro com um monte de baboseiras, tendo o autor ligado a escandalos do PT, ser tomado como verdade dos fatos quando tais fatos, foram julgados e encerrados por na haver qualquer tipo de provas e por nao ter caso algum

  • Fernando

    Caro Fernando, comentários sobre o conteúdo da revista VEJA devem ser dirigidos a seu diretor de Redação, cujo email é veja@abril.com.br

    Se você quiser comentar, questionar ou criticar meu blog, ou a mim mesmo, e o fizer de forma minimamente civilizada, eu publico sem problemas.

    Questões de VEJA devem ser endereçadas a quem de direito.

    Abraço

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Amigo Henrique:
    Concordo em tudo que escrevu – nada a alterar.
    Uma recomendação escrever em letras normais – maiúsculas difpicil de ler.
    Abração
    Pedro Luiz
    PS – Fernando boas intervenções!

  • Fernando

    Ok, Ricardo, eu entendo sua posição. No entanto, como o post fala sobre um possível indiciamento de Lula com base em uma reportagem, fica difícil não comentar sobre a mesma e, consequentemente, sobre quem a veiculou. Isso remente a um dos meus comentários anteriores, quando falo do perigo de o jornalismo dispõe-se a fazer política. De qualquer forma, respeito suas precauções.

  • Fernando

    Só corrigindo: “dispor-se”

  • henrique

    AO MTS (?) ,ENGRAÇADO , NAO SE PODE CRITICAR O PSDB QUE VOCE É PETRALHA , AFINAL DE CONTAS SAO PAULO ESTA OTIMO !!SEGURANÇA MARAVILHOSA , PEDAGIO NAO EXISTE !TRANSITO IMPECAVEL !TUDO MARAVILHOSO !!ORRUPÇAO NAO EXISTE , O ARAF É FICÇAO !!E VAMOS LEVANDO ,SE CRITICA VOCE É BUCÉFULO AHAHAHAOU O QUE ??EU FUI ASSALTADO EM SAO PAULO VARIAS VEZES , MAS TUDO BEM , O QUE VALE É NAO CRITICAR O PSDB !!PUTZ COMO TEM CARA BURRO , TOUPEIRA !!CAIU DO BERÇO NA INFANCIA AMIGO ?O PSDB ESTA ACIMA DO BEM E DO MAL !!LAMENTAVEL !!

  • henrique

    MAS QUERO REGISTRAR UM FATO , PARABENIZO O JORNALISTA RICARDO SETTI !MESMO COM CRITICAS AO PSDB QUE FIZ NUNCA DEIXOU DE PUBLICAR !E SEMPRE ME RESPONDEU COM A DEVIDA EDUCAÇAO , MESMO EU SENDO MUITO CONTUDENTE !!MOSTROU QUE É UM JORNALISTA ÉTICO !!E SEU BLOG NAO É UMA VIA DE UMA SÓ MAO !!PARABENS !!

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Setti e demais – um artigo do Beluzzo a ser levado a sério.
    O STF e o exercício do poder absoluto, por Belluzzo

    Luiz Gonzaga BelluzzoPolítica e mídia

    A lei promulgada pelo regime nazista em 1935 prescrevia que era “digno de punição qualquer crime definido como tal pelo ‘saudável sentimento’ popular’”. No Mein Kampf, Adolph Hitler proclamava que a finalidade do Estado é preservar e promover uma comunidade fundada na igualdade física e psíquica de seus membros
    A Falta do Contraditório e os Regimes de Exceção
    .Estado de exceção
    Herbert Marcuse escreveu o ensaio O Estado e o Indivíduo no Nacional-Socialismo. Ele considerava a ordem liberal um grande avanço da humanidade. Sua emergência na história submeteu o exercício da soberania e do poder ao constrangimento da lei impessoal e abstrata. Mas Marcuse também procurou demonstrar que a ameaça do totalitarismo está sempre presente nos subterrâneos da sociedade moderna. Para ele, é permanente o risco de derrocada do Estado de Direito: os interesses de grupos privados, em competição desenfreada, tentam se apoderar diretamente do Estado, suprimindo a sua independência formal em relação à sociedade civil.

    Foi o que aconteceu no regime nazista. O Estado foi apropriado pelo “movimento” racial e totalitário nascido nas entranhas da sociedade civil. Os tribunais passaram a decidir como supremos censores e sentinelas do “saudável sentimento popular”, definido a partir da legitimidade étnica dos cidadãos. A primeira vítima do populismo judiciário do nazismo foi o princípio da legalidade, com o esmaecimento das fronteiras entre o que é lícito e o que não é. Leio que circula nos meios judiciários a ideia de “flexibilizar” a tipificação da conduta criminosa. Vou dar um exemplo, talvez um tanto exagerado: se João de Tal arrotar na rua, corre o risco de ser enquadrado no crime de atentado violento ao pudor.

    Trata-se da emergência, na esfera jurídico-política, da exceção permanente. Coloca-se em movimento a lógica do poder absoluto, aquele que não só corrompe, como corrompe absolutamente. Os cânones do Estado de Direito impõem aos titulares da prerrogativa de vigiar, julgar e punir o delicado sopesamento das relações entre a garantia dos direitos individuais, a publicidade dos atos praticados pela autoridade e a impessoalidade do procedimento persecutório. O consensus iuris é o reconhecimento dos cidadãos de que o direito, ou seja, o sistema de regras positivas emanadas dos poderes do Estado, legitimado pelo sufrágio universal, é o único critério aceitável para punir quem se aventura à violação da norma abstrata.

    Já há muito tempo, não só no Brasil, mas também no resto do mundo, sucedem-se os episódios de constrangimento midiático das funções essenciais do Estado de Direito, para perseguir adversários, ajudar os amigos, quando não cuidar de legislar em causa própria. A exceção permanente inscrita nos métodos de justiçamento midiático é funesta para o Estado Democrático de Direito: transforma as autoridades em heróis vingadores, encarregados de limpar a cidade (ou o País), ainda que o preço seja deseducar os cidadãos e aumentar a sensação de insegurança da sociedade. Nessa cruzada militam os que fazem gravações clandestinas ou inventam provas e os jornalistas que, em nome de uma “boa causa”, tentam manipular a opinião pública.

    Os apressadinhos não se cansam de dizer que o Judiciário é lento. Poderia e deveria, com mais recursos, pessoal e, sobretudo, com o aperfeiçoamento dos códigos de processo, tornar-se mais rápido. Mas, num sentido profundo, a lentidão é uma virtude do Judiciário. Melhor seria dizer que a instantaneidade dos tempos da web é estranha ao bom cumprimento da prestação jurisdicional. Não haverá julgamento justo sem o contraditório entre as partes, a exibição de provas, os depoimentos. A formação da convicção do juiz, qualquer estudante de Direito sabe, depende da argumentação das partes.

    Invocar a virtude, a honestidade ou os bons propósitos para contestar a impessoalidade e o “formalismo” da lei é a maior corrupção praticada contra a vida democrática. Montesquieu dizia que há insanidade na substituição da força da lei pela presunção de virtude autoalegada.

    O Judiciário era rápido e eficiente na União Soviética de Stalin ou na Alemanha de Hitler. Os processos terminavam sempre de forma previsível e o contraditório não passava de uma encenação. Tudo estava justificado pelas razões superiores do Reich de Mil Anos ou pelos imperativos da construção do socialismo.

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Grande Pedro,

    Você sabe, por ser leitor fiel, que não publico críticas a VEJA neste espaço.

    Os questionamentos e críticas sobre o conteúdo da revista devem ser encaminhados a seu diretor de Redação, por meio do e-amil veja@abril.com.br

    Como você sabe muito bem, críticas vazadas em linguagem civilizada, por mais duras que sejam, a mim e ao blog são aqui publicadas sem problemas.

    Abraço

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Caro Pedro,

    Como leitor atento e fiel, você não desconhece que não publico críticas a VEJA neste espaço.

    Os questionamentos e críticas sobre o conteúdo da revista não devem ser feitos aqui, mas encaminhados a seu diretor de Redação, por meio do e-amil veja@abril.com.br

    Como você sabe muito bem, críticas vazadas em linguagem civilizada, por mais duras que sejam, a mim e ao blog são aqui publicadas sem problemas.

    Abraço

  • Corinthians

    É… imagine só. Lulla investigado assim como Azeredo e Arruda.
    A turba ia ficar louca de pedra.
    Mas isso não vai acontecer – acho que agora é tarde demais pra isso. Elle escapou, assim como seu antecessor impichado – ops, não foi impichado, elle renunciou antes.
    Mas é um ótimo exercício pensar em um país sério.
    Se bem que do jeito que tá, o que iam falar em golpe pra cá e golpe pra lá – se hoje, julgando somente o Dirceu que nada é já falam em golpe, imagine julgando o grande llíder ?

  • Jeremias-no-deserto

    O leitor Pedro Moreira Lima nāo está satisfeito com a conduta do STF.

    Pela primeira vez na história da república, um poder independente decide enfrentar sem pusilanimidade ou subserviência uma poderosa quadrilateral enquistada no governo federal e que aparelhou todo o estado nacional, pela primeira vez em nossa histöria políticos poderosos são levados às barras dos tribunais e vêem-se ameaçados de prisāo e têm ainda gente que pretende que a atitude desses nobres e independentes juizes tenha componentes ideológicos semelhantes aos nazistas!

    Nem todo o arsenal jurisdiquês do mundo poderá livrar a cara dessa chusma corrupta que empesteou a naçāo e ainda cinicamente quer posar de progressista.

    A derrocada petista já começou e o últimos episódios do mensalāo (petistas odeiam o nome!)atestam esse fato.

    Qualquer tentativa de desqualificar a grandeza do trabalho encetado pelo STF nāo passa de inócuo jus esperneandi.

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Caro amigo Pedro,

    Como já esclareci anteriormente, não me cabe publicar críticas ao conteúdo da revista VEJA, desmentidos ou o que seja.

    Sim, sei que você não criticou a mim — poderia fazê-lo, perfeitamente, e mesmo de forma dura. Mas os textos se referem ao conteúdo da revista, não é mesmo?

    Então, não vou publicar.

    Espero que você entenda.

    Abraços

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Jeremias do Deserto;
    Não sou o único a criticar o modo de condução do Processo do Mensalão – jornalistas como Jânio de Freitas,Paulo Moreira Leite,Luis Nassif, o economista Belluzo em artigo que copiei abaixo e vários outros.
    Como disse – não existe Verdade única numa Democracia, cada Poder quando não puder ser criticado,meu amigo estaremos numa Ditadura.
    Abraços cordiais
    Pedro Luiz

  • mts

    Petralha Henrique, p q tens vergonha de se dizer simpatizante de lulla mensalao e do petismo de resultados?
    Vc eh petralha sim, pq esse post fala do Lulla , cujo governo atual, nao deixa de ser uma extensao.
    Nao substime a inteligencia dos outros.
    Toda vez que um comentarista falar mal da oposicao , quando o assunto eh lulla alibaba, esse comentarista eh simpatizante de mensaleiros.
    Simplesmente pq esse comentarista faz as vezes de um PToffoli ou Mensalovsky.
    Entendeu, caro simpatizante petralha?
    ps. Nao sou filiado ao PSDB, acho o PSDB muito bundao. Mas acho o Alckimin melhor que o Mercadante, Marta, etc. Acho o Serra melhor que a Dilma e o Lulla. E FHC foi infinitamente melhor do

  • mts

    que o chefe do mensalao. Inclusive ganhando duas vezes no primeiro turno do dito cujo.

  • mts

    completando, prezado herinque…que esta acima do bem e do mal e sempre quis essa posicao eh o pt. Essa sua frase mostra o quanto vc eh simpatizante de petralha.
    Pelo que deduzo, ou vc votara no russomano, o menino malufinho, cujo mentor eh aliado do petralhismo, ou vc votara naquele que acha degradante ser associado a Dirceu e Mensaleiros, e cujo o chefao esta sendo associado formalmente agora, por um dos envolvidos. Alias, so um tolinho nao sabia disso.
    Meu lamentos por vc ter sido assaltado em SP.Ainda mais que vc ja esta sendo assaltado pelo governo federal ha uns 9 anos.
    Vc pensa em melhorar SP votando em russomano ou no ex ministro que nao sabe administrar nem um provao do enem?

  • Adamastor

    Eu não acredito que conseguirão colocar o Lula na cadeia, nem ele e nem seus amigos, a gente não pode esquecer que estamos no Brasil, e que aqui a justiça além, de lenta (muito lenta) ainda permite um sem numero de frestas por onde se esvai o desejo legítimo de uma nação inteira por uma justiça que quase nunca é realizada.

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    BRESSER-PEREIRA: “CONDENAR SEM PROVAS É VIOLÊNCIA CONTRA A DEMOCRACIA”

    São Paulo – O economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, ministro nos dois mandatos do governo FHC (1995-2002), afirmou hoje (21) em sua conta no Twitter que condenar réus com base em indícios ao invés de provas “é uma violência contra os direitos civis e a democracia”.

    Ele se referia ao julgamento do chamado “mensalão” no STF e aos argumentos usados até agora pelo relator Joaquim Barbosa para pedir a condenação dos acusados. Na avaliação de Barbosa, indícios são suficientes par determinar a culpa dos réus.

    “O risco que o Supremo corre no julgamento do Mensalão é o de se deixar influenciar por uma opinião pública tomada pela emoção. É preciso jamais não esquecer que a aplicação da justiça em termos emocionais é linchamento”, disse ele numa série de posts.

    Depois, concluiu: O objetivo do julgamento do Mensalão é nobre, mas não pode ser o pretexto para condenar um partido político de esquerda e seus líderes. O Mensalão foi um grande erro, foi uma violência à democracia, mas erros não justificam outros erros contra essa mesma democracia”.

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    O papel de Gurgel em um mês de julgamento

    Por Glória

    Comentário ao post “Doações ilegais da Delta podem chegar a R$ 1 bilhão”

    Enquanto a CPMI entra em recesso, fazendo o jogo da mídia e do próprio procurador geral da república de não “ofuscar o julgamento do mensalão”; a imprensa e os políticos da oposição deitam e rolam em suas campanhas eleitorais, tentando desmoralizar o PT , o Lula e , principalmente, o legado do seu governo.

    Mas as marcas de que estamos no limite da irresponsabilidade, tão decantadas pelo sr FHC com o seu amiguinho Ricardo Sérgio, no famoso grampo das Privatizações, estão aparecendo cada vez mais claras.

    Nesse um mês de julgamento do STF (se é que isso merece ser chamado de julgamento…) o procurador geral, na calada da noite, já colocou sua marca por três vezes naquele tribunal, sempre muito bem recebidas pelos honrados ministros da casa (como bem os qualificou a Hildegard Angel):

    1- com um habeas corpus em seu próprio favor, para impedir a investigação de sua conduta (denunciada pelo Senador Collor e já aceita e distribuída no CNMP)por ter sentado por um ano em cima dos escabrosos crimes demonstrados pela PF na operação Monte Carlo. O fato do procurador geral não ter explicações esse seu comportamento, nem ter amparo legal para o que fez, não representam nada para a ministra Rosa Weber. Exatamente a ministra que primeiro levantou a teoria do “domínio do fato”, se preparando para julgar sem provas a farsa do mensalão. Para Rosa Weber, o CNMP não tem competência para investigar o procurador geral. Por que então não propôs que o próprio STF o investigasse? Considerou que o melhor era absolvê-lo. Afinal é um amigo dileto e amigos não cometem crimes (essa frase é ironia mesmo). Só para esclarecer, segundo Leonardo Massud, ” a Teoria do Domínio do Fato considera autor aquele que detém o controle sobre o “se” e o “como” realizar o tipo da norma penal, decidindo, preponderantemente, sobre a configuração central do fato “. Essa não é a posição do procurador geral nesse caso do Cachoeira?

    2- depois, entrou com outro habeas corpus, tentando intimidar a Presidenta Dilma, para reclamar o sagrado direito do aumento do seu merecido salário. Afinal, tem prestado grandes serviços ao País. Na hora de defender a recomposição da inflação para os Policiais Federais… ficaram todos caladinhos. Dando declarações de que tinha que ser feita, urgentemente a lei de greve. E a Lei que garanta aumentos iguais para os três poderes da República, também não deveria ser feita ? Não, o Executivo só serve para carregar o piano e levar todas as culpas e as calúnias. Bom mesmo é o judiciário…

    3- Agora, para completar o quadro que está sendo desenhado, o procurador geral, depois de ouvir o belíssimo e bem embasado voto do Ministro Lewandowski, bem diferente das ilações, deduções e ginásticas interpretativas que estão na sua denúncia, novamente na calada da noite da última sexta-feira, tem a “honrada postura” de nos brindar com a seguinte notícia:

    ” GURGEL PEDE ARQUIVAMENTO DE PROCESSO NO STF ” (Estado de São Paulo- Eugênia Lopes))

    ” PARECER ENVIADO NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA PELO PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA, ROBERTO GURGEL, AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL RECOMENDA O ARQUIVAMENTO DE INQUÉRITO CONTRA O DEPUTADO STEPAN NERCESSIAN (PPS-RJ). O PARLAMENTAR RECEBEU , EM 2011, R$ 175 MIL DO CONTRAVENTOR CARLOS AUGUSTO RAMOS, O CARLINHOS CACHOEIRA, PRESO PELA POLÍCIA FEDERAL NO DIA 29 DE FEVEREIRO.

    DIZENDO SER AMIGO HÁ MAIS DE 20 ANOS DO BICHEIRO, NERCESSIAN EXPLICOU QUE R$160 MIL SE REFERIAM A UM EMPRÉSTIMO, JÁ SALDADO, PARA A COMPRA DE UM APARTAMENTO. O RESTANTE DO DINHEIRO ELE TERIA USADO PARA A COMPRA DE INGRESSOS PARA O9 DESFILE DE ESCOLAS DE SAMBA DO RIO. “A SENSAÇÃO DE JUSTIÇA É UMA DAS MAIORES ALEGRIAS QUE UM HOMEM PODE TER” , COMEMOROU O DEPUTADO , AO SABER DA DECISÃO DO PROCURADOR GURGEL”

    Depois desses exemplos, todo o trabalho do ministro Lewandowski, tão bem explicado pelo jornalista, de tentar comprovar que estava havendo uma mudança de jurisprudência no STF se mostra pura fantasia. O que está havendo é um julgamento de excessão. Não têm sequer o pudor de esperar acabar o julgamento da ação 470, para voltar aos procedimentos anteriores. Mesmo durante esse linchamento do PT, os “honrados ministros” são humildemente compelidos a defenderem os seus amiguinhos e fazerem tudo aquilo que seu mestre (a mídia) mandar.

    Mais do que nunca está valendo o deboche: Para os amigos tudo, para os inimigos a Lei. Ou se não tiver na Lei… a mágica.

  • marilea

    quem viver verá!

  • Mario

    Setti, remeto a você uma matéria publicada no site “Congresso em Foco”, do UOL/Folha. Trata-se de uma representação criminal contra Lula pela existência do mensalão, proposta pelo Procurador da República do RS, Manoel Pastana. Uma representação da Procuradoria Geral da República no DF, já foi feita, pedindo a responsabilização, por improbidade administrativa, de Lula e do ex-Ministro da Previdência, Amir Lando. Pelo que li, Lula já corre o risco de sentar no banco dos réus, com as citadas ações, que envolvem o BMG e o crédito consignado. Como acho que a matéria é extensa para publicação no Blog, peço que verifique a possibilidade de analisar o assunto e quem sabe, brindar seus leitores com um artigo a respeito. Abraços.

    Rudolfo Lago
    Do Congresso em Foco
    No último dia 17 de abril, o procurador da República Manoel Pastana encaminhou ao procurador geral da República representação em que responsabiliza o ex-presidente pela existência do mensalão
    Ao fazer a investigação e elaborar a peça acusatória que baseia a ação penal sobre o mensalão, que tramita no Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria Geral da República livrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de responsabilidade sobre os fatos que marcaram o seu primeiro mandato. O procurador da República no Rio Grande do Sul Manoel Pastana, no entanto, agora quer modificar essa situação. No dia 17 de abril, ele encaminhou ao procurador geral da República, Roberto Gurgel, uma representação em que pede a responsabilização criminal de Lula pela existência do mensalão. O Congresso em Foco teve acesso exclusivo à representação.
    Para Pastana, há provas da responsabilidade do ex-presidente na montagem do esquema de captação e distribuição de recursos para aliados que ficou conhecido como mensalão. A assessoria de Lula foi procurada, mas não prestou nenhum esclarecimento à reportagem do Congresso em Foco.
    As provas, segundo Pastana, vêm de um conjunto de acontecimentos e atos do governo Lula iniciados em setembro de 2003, que se estenderam até setembro de 2004. Nesse período, o governo criou as condições para o BMG – banco por onde circulou o dinheiro do mensalão, pelas contas do publicitário Marcos Valério de Souza – administrar crédito consignado para aposentados da Previdência, faturando R$ 3 bilhões.
    O procurador baseia-se no conteúdo de duas tomadas de contas do Tribunal de Contas da União (TC nº 012.633/2005-8 e TC nº 014.276/2005-2) e do Inquérito Civil Público nº 1.16.000.001672/2004-59, da Procuradoria da República no Distrito Federal. Esses documentos deram origem, no dia 15 de janeiro de 2011, a uma ação de improbidade administrativa ajuizada contra Lula e o ex-ministro da Previdência Amir Lando.
    “O objetivo da presente representação é instar a promoção da responsabilidade criminal do Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, uma vez que as responsabilidades civil e administrativa são objeto da ação de improbidade há pouco ajuizada”, diz Pastana, na representação.
    Para ele, os dados constantes dos documentos do Tribunal de Contas e do Inquérito Civil Público trazem “fatos gravíssimos” ligados ao mensalão. “Foi o ex-Presidente Lula quem praticou atos materiais que fomentaram esse gigantesco esquema criminoso, e sem a presença dele na ação penal, o STF não terá elementos para condenar os líderes, mormente os autores intelectuais do esquema criminoso, pois estes não praticaram atos materiais e não deixaram rastros. Do jeito que está, apenas os integrantes braçais da “sofisticada organização criminosa” (o mensalão no dizer da denúncia levada ao STF) serão condenados” continua.
    Cartas da Previdência
    De acordo com Pastana, as provas que responsabilizam Lula vêm do conjunto de atitudes do governo que culminaram com o envio, em setembro de 2004, de mais de dez milhões de cartas a aposentados do INSS. As cartas, com timbre da Presidência e assinadas pelo próprio Lula e por Amir Lando, informavam sobre a existência do sistema de crédito consignado administrado pelo BMG. Como consequência, o banco, com apenas dez agências no país, faturou mais de R$ 3 bilhões em contratos de empréstimos com os aposentados. Além do BMG, o único banco habilitado a também operar tais empréstimos era a Caixa Econômica Federal, que tem mais de duas mil agências espalhadas pelo país. Graças à carta de Lula, o BMG obteve lucro maior que a Caixa.
    O benefício ao BMG no processo já estava anotado na denúncia inicial do mensalão. “Ficou comprovado que o Banco BMG foi flagrantemente beneficiado por ações do núcleo político-partidário, que lhe garantiram lucros bilionários na operacionalização de empréstimos consignados de servidores públicos, pensionistas e aposentados do INSS, partir de 2003, quando foi editada a Medida Provisória nº 130, de 17.09.03, dispondo sobre o desconto de prestações em folha de pagamento dos servidores públicos e também autorizando o INSS a regulamentar o desconto de empréstimos bancários a seus segurados”, diz a Ação 470, em trâmite no STF.
    “O que a denúncia do mensalão não apontou e agora está categoricamente demonstrada, mediante provas robustas, é a participação decisiva do ex-Presidente Lula na trama arquitetada para favorecer o banco BMG com tais empréstimos”, diz Pastana agora, na representação.
    Para que o BMG conseguisse operar o crédito consignado, diz o procurador gaúcho, “violaram-se regras elementares que norteiam a Administração Pública”. O primeiro ato relativo ao crédito consignado foi a Medida Provisória 130, de 17 de setembro de 2003. Ela permite a criação da modalidade de empréstimos descontados em folha de pagamento a segurados do INSS. Para Pastana, a concessão de empréstimos bancários não caberia nos critérios de urgência e relevância que devem nortear a edição de uma MP.
    Parecer da Procuradoria Federal do INSS, logo depois da edição da MP 130 determinava que a concessão de empréstimos só poderia ser feita por instituições que fossem pagadoras dos benefícios. “ Tal exigência jogou por terra a pretensão do banco BMG, pois ele não é pagador de benefício”, descreve Pastana.
    O presidente Lula baixa, então, o decreto nº 5.180/2004, que permitia a qualquer instituição financeira conceder o empréstimo, “independentemente de ser ou não responsável pelo pagamento do benefício”. Estava aberto o caminho para o BMC, que, logo depois, requereu a sua habilitação.
    No dia 29 de setembro de 2004, é enviada aos aposentados a carta assinada por Lula e Amir Lando. Na carta, o presidente e o ministro informam que o Congresso Nacional havia aprovado a lei do empréstimo consignado e que Lula a sancionava. “Com isso, você e milhões de outros beneficiários (as) passam a ter o direito de obter empréstimos cujo valor da prestação pode ser de até 30% do seu benefício mensal. Você poderá pagar o empréstimo com juros entre 1,75% e 2,9% ao mês”, informava a correspondência.Ocorre, porém, destaca Pastana na representação, que o crédito consignado já vinha sendo concedido pela Caixa Econômica Federal desde a edição da medida provisória, um ano antes. Na prática, só havia uma diferença com relação à situação de 2003: o BMG passara a emprestar também.
    A intenção inicial era enviar 17 milhões de cartas aos segurados. Efetivamente, foram postadas 10.657.233 cartas, até dezembro de 2004, quando o INSS suspendeu a operação. O custo de produção e de postagem ficou em R$ 9526.070,54. “Por considerar a conduta ilegal, pois teria a finalidade de fazer promoção pessoal do ex-Presidente da República e de favorecer o banco BMG, a Procuradoria da República no Distrito Federal aviou ação de improbidade administrativa contra o ex-Presidente Lula e o ex-Ministro da Previdência Amir Lando, objetivando a responsabilização administrativa e o ressarcimento ao erário do valor utilizado na produção e remessa das cartas”, aponta Pastana.
    Banco do mensalão
    O procurador gaúcho relaciona tais denúncias com o fato de ser o BMG um dos bancos por onde circulou o dinheiro do mensalão. Ele lembra que o último relatório da Polícia Federal sobre o caso mostra que o BMG não apenas fez os empréstimos ao PT, que são a base do mensalão, mas emprestou também a três empresas que também teriam envolvimento com o esquema.
    Essa sequência de fatos fez com que fosse instaurado o inquérito civil público contra Lula e Amir Lando. Ele, porém, só apura a responsabilidade administrativa e civil do ex-presidente. Pastana quer também responsabilizá-lo criminalmente, daí sua representação. Para ele, o inquérito civil pública, pela primeira vez aponta oficialmente Lula “como envolvido em trama que está relacionada diretamente ao esquema do mensalão”.

    “Com efeito, considerando que a ação de improbidade busca a responsabilidade civil-administrativa do ex-Presidente Lula, faz-se necessário perquirir a responsabilidade penal. Esta até com maior razão, pois, sem a presença do ex-presidente na ação penal do mensalão, fica impossível responsabilizar os líderes (autores intelectuais) do maior esquema criminoso de todos os tempos”, argumenta.
    Embora Lula não seja mais Presidente da República, a atribuição é do Procurador-Geral da República (promotor natural do Presidente da República), porque os fatos estão diretamente ligados ao processo criminal do mensalão, que está em curso no Supremo Tribunal Federal, onde só o procurador-geral da República pode agir, explica Pastana.
    * Colaborou Eduardo Militão

  • souza

    Caros Amigos, este presidentesinho, diz que não sabia de nada, ou é muito burro, coisa que não duvido, ou incompetemte, imaginem, a seguinte situação, sua mulher e seus filhos não trabalhão e derepente, aparece em sua casa colares de perola, carros importados, e outras beneses, mais que vc, não contibui com dinheiro algum, e as mesmas aparecem do nada em sua casa,será que vc. não descomfiara de nada, e se sua esposa dicer que é presentes, vc, não vai pequisar nada, ou vc, é candidato a chifrudo conformado, ou vc, fica indignado e chuta o pau da barraca, o Lulinha resolveu, pela primeira opção, pois ele tanto sabia do mensalão, que ao invés de punir com veemencia, os safados como ele, fez conluio, para livra-los, de punições, nomeando Marcio Tomaz, Bastos com ministro, para encobrir e defender, suas falacatruas,o mesmo ministro que indicou o nosso querido, hoje ministro relator do processo do mensalão, pois até isso os vagabundos do governo mudaram, não querem mensalão e sim 470, tentando enganar o povo burro brazileiro, sinto-me honrado em ver que os Ministros do supremo, não se curvaram, e nem se venderam, as benesses deste estado de calamidade publica que se instalou em brazilia, por culpa de gente como eu que votou neste lixo que foi o presidente anterior, e pelo que estou sentindo se a atual, continuar a defender o anterior, é farinha do mesmo saco, e no final,vai se dar mal, Acorda Presidente Dilma, Cuidado com Seu vice= MIchel Petralha, que quase destruiu o Porto de santos, nomeando varios incompetentes, para o mesmo, e agora é parceiro do PT, assim como Maluf, etáaaaaaaaaa Partidinho, em Presidentaaaaaaa, agoraaaaaaaaa meeee vou chega, espero que tenham vergonha em suas caras e façam deste pais, o melhor do mundo, e que meus filhos e seu netinho tenha um Brazil, melhor, Coitado do bebezinho, já nasceu num pais corrupto, e que sua Avó poderia mudar e fez nada, pense nisso presidenta. nós iremos para o limbo mas nossos entes hão de ficar e o que será deles, PENSE

  • Jonas

    Seu comentário é imbecil, desinformado e, sobretudo, mentiroso, razão pela qual não será publicado.

  • Lili

    Mas tem alguém aí que ainda acredita em Gurgel? Eu não. O Gurgel é “deles”, está tudo dominado.

  • adhony

    Interessante!!Muito se fala em Lula no banco dos réus..mas até agora nada foi provado!!Cade as provas????????

    Aguarde. O dia de Lula chegará. O esquema do mensalão, comprovadíssimo até agora pela maioria dos votos e pronunciamentos do Supremo, existiu para beneficiar o governo de quem? FHC?

    E Lula, que se mete em tudo e decide tudo desde que era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, não sabia de nada… justamente num escândalo desse tamanho?

    Tá bom. E como vai o Papai Noel? E o Coelhinho da Páscoa? Você o tem visto?

  • Fernando

    O Lula é o chefe da quadrilha.
    O José Direu o mentor da robalheira
    O Marcos Valério, Delúbio e José Genuíno são
    aproveitadores e oportunistas.
    Espero que sejam exemplarmente punidos, e que a delação premiada seja oferecida a estes cafajestes para que se apure a responsabilidade dos verdadeiros culpados.
    Aliás,seria interessante que se abrisse novamente o inquerito policial sobre a morte de Celso Daniel. Segundo consta tudo foi arrumado para parecer um crime de latrocínio. Pois a delegada que apurou o caso tem ligações fortes com Lula e familiares, e não poderia apurar o caso, por ser suspeita. Impressiona a proximidade de pessoas ligadas ao PT, cCelso Daniel e que faziam parte do Gabinete na época. Espero um dia ver este mala maior (Lula), xilindro, pois não passa de um corruto, trambiqueiro e desonesto personagem da nossa história.

  • AMAURY

    SO UM SEGO NAO VE QUE O LULA E O PT SAO CORRUPITOS SO QUER AFANAR OS COFRES PUBLICOS

  • AMAURY

    LULA E DILMA VAI PAGAR O QUE ELES FAZ PARA OS APOSENTADOS

  • AMAURY

    BARBOSA AMARELO FEI QUERO VE ALGUEM PRESO CADEIA FOI FEITA PRA POBRE CADE O LULA
    ????