Image
A nova ministra italiana Maria Elena Boschi em reunião do gabinete: antes de suas qualidades como política, preferem falar na beleza, nas roupas e sapatos — e até foto sua falsificaram (Foto: Reuters)

Maria Elena Boschi tem 33 anos, um belo rosto de traços perfeitos, corpo para ninguém botar defeito, veste-se bem e, como a grande maioria das mulheres de classe média alta, é muito bem cuidada — cabelos, pele, unhas, maquiagem. Está solteira, depois de um relacionamento de quatro anos.

Mas ela é muito mais do que isso: uma advogada competente e bem sucedida na iniciativa privada, uma ex-ocupante de cargo público na gestão de águas da região da Toscana e deputada pelo Partido Democrático, de centro-esquerda, que chefia a coalizão de governo na Itália.

Mais do que isso, Maria Elena é ministra de uma pasta fundamental para o projeto de mudanças na Itália defendido pelo jovem primeiro-ministro Matteo Renzi, de 39 anos: ela comanda o Ministério das Reformas Constitucionais e Relações com o Parlamento.

Image
Na Câmara, como deputada: segundo Berlusconi, “sexy demais para ser comunista” (o Partido Democrático, do governo, teve origem no velho PC) (Foto: Cordon Press)

Como ocorre invariavelmente com mulheres bonitas que ocupam cargos de destaque, sobretudo na área pública, contudo, a aparência da ministra vem contando mais na mídia do que suas responsabilidades. Já na posse, sofreu uma maldade, tendo a foto em que assinava o respectivo termo diante do político mais popular da Itália, o presidente da República, Giorgio Napolitano, de 88 anos, alterada para causar escândalo. (Vejam abaixo).

Image
A foto verdadeira da posse da nova ministra diante do presidente Napolitano e a foto manipulada, exibindo uma suposta mini-calcinha (Foto original: Cordon Press)

Inevitavelmente, passou a ser designada de regina (rainha) por revistas de fofocas e mesmo em reportagens da imprensa séria. Outro apelido é “A Leoparda”, sem contar “Miss Parlamento”. Um articulista do prestigioso jornal Corriere dela Sera chegou a comentar que eventuais tropeços da ministra deveriam ser perdoados, “porque ela é tão bela…”.

Cafajeste como sempre, o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi — que teve entre seus ministros uma modelo de fotos topless, uma ex-Miss Itália e uma apresentadora de programas populares na televisão — comentou que Boschi é “sexy demais para ser comunista”.

Como, aliás, ocorre com outras das oito ministras do gabinete de Renzi, grande parte da imprensa continua comentando mais a aparência e as roupas e sapatos delas do que sua ação política e administrativa. Especificamente em relação a Boschi, até hoje se fala dos saltos altíssimos e do terninho azul que usou no dia da posse, que o em geral sério jornal La Stampa, de Turim, classificou como sendo “da cor de um super-herói da Marvel, como o Capitão América”.

Esse tipo de coisa levou o jornal conservador britânico The Daily Telegraph a comentar que as ministras mulheres da Itália estão sendo alvo de um “massacre sexista”.

A ministra, porém, afirma não dar importância aos comentários. “O que me preocupa é ajudar o governo a transformar a Itália — é para isso que ocupamos os cargos que ocupamos”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − sete =

46 Comentários

geroldo zanon em 12 de maio de 2014

Se fosse aqui no BRASIL ela seria a ministra da CASA CIVIL

Fernando em 11 de maio de 2014

Beleza não põe mesa....mas é bonita mesmo.

Will em 09 de maio de 2014

Tão linda ! mais sempre tem que ter um defeito, e o dela é ser comunista huehuehue

marcelo cunha - rib preto/sp em 09 de maio de 2014

lindíssima.

João em 08 de maio de 2014

O que é pior: deixaram ela sem ***** na montagem. Isso, sim, é muita maldade

Fernanda em 07 de maio de 2014

Se ela fosse maltrapilha, iam comentar tbm. Ela tem que ser gorda, feia, cheia de rugas p ser inteligente? E desde quando beleza é burrice? O ser humanao não evolui, fica de preconceito bobo. Se é pobre, se é negro, se é bonito, se é feio, se é gordo... Até a Dilma deu um trato no visual p ser presidente. Olhe o antes é depois! E o Lula? Pegue a foto da déc de 90, já como candidato, observe como ele mudou!

Leonardo em 07 de maio de 2014

nem vou comparar com a Manuela d'avila, a italiana é muito mais gata...

wilson www em 05 de maio de 2014

Viva a Maria Elena! Viva a renovação! Viva a juventude! Viva a beleza! É disso que precisamos por aqui: menos arrogância e mais elegância. Viva os terninhos azuis! Abaixo os terninhos vermelhos!!!

Artur Luiz da Cunha em 05 de maio de 2014

Eu gostaria de ser seu assessor.

Carlos em 05 de maio de 2014

O sujo falando dos mal-lavados? Isso é cacoete de jornalista. Todos.

José Teixeira em 04 de maio de 2014

Queria uma comunista como essa por aqui e não as Foster, Dilmas, Marilena Chuaí, Marta, Maria do Rosário, Ideli, e etc. Aff! Que que é isso minha gente?

João Lucas em 30 de abril de 2014

Bonitinha, mas *******!

Sérgio em 28 de abril de 2014

A MerkEl é mais bonita

Meia verdade em 27 de abril de 2014

Ela tem os tracos da Marilena Chaui, a musa petista.

Nando SP em 26 de abril de 2014

Que diferença dos nossos ***** PETRALHAS que são ministras no nosso Barril.

Cético em 25 de abril de 2014

Não chega à beleza de nossas ministras: Erenice, Graça Foster, Ideli, Benedita da Silva, Isabel não sei do que... etc.

Marcos A. em 25 de abril de 2014

É um absurdo achar que uma mulher bonita não pode ser inteligente e competente. Temos até Renata Bueno, também muito bonita, do Paraná, como primeira deputada ítalo-brasileira.

nobile em 25 de abril de 2014

Maria Elena Boschi realmente é belíssima ! Mas perde para a maravilhosa e deslumbrante ex-ministra MARA CARFAGNA, uma morena salernitana que enlouqueceu Berlusconi, que a fez deputada e ministra ! MARA CARFAGNA é um sonho de mulher ! E não é só beleza, também é muito inteligente ! Digna representante da mulher do Sul da Itália !

angelo em 24 de abril de 2014

Senhores,Caro Sr.Setti,até para ser Ministra para projeto de mudanças na querida Itália,ela representa a beleza da mulher italiana.

eduardo em 24 de abril de 2014

A ministra poderia até usar a calcinha da 2a foto... seria um problema dela, do marido dela e nosso que não poderíamos ver a toda hora nem tocar... Fora isso, é melhor do que a erenice velha de guerra, certo?

Cidadão Quem em 24 de abril de 2014

Bonita.

fpenin em 24 de abril de 2014

Setti, Como ficou a situação do marido de D. Ideli, militar subalterno e músico, incluído em missão ao exterior altamente estratégica ? Até agora o Exército continua MUDO.

fpenin em 24 de abril de 2014

Lembra-se, Setti, de um comercial que apresentava um cara em estado de mau humor permanente, que dizia "eu sou do contra"? Eu também sou do contra e sou mais a Ideli. Por favor, respeitem minha opção (ih! ih! ih!) Ah, tenho certeza de que sim... Pelo que conheço de você, por muitos outros comentários, com certeza, hahahaha...

Vera Lúcia de O. Bastos em 23 de abril de 2014

Coisas de Itália, país absolutamente católico e machista, onde mulheres são vistas como meros objetos sexuias, servas e, naturalmente, um recurso economico.

Gil Santos em 22 de abril de 2014

O ultimo navio petroleiro lançado ao mar pela presidente Dilma e Graça Foster tem o sugestivo nome de "Dragão do mar".

julio em 21 de abril de 2014

caro Senhor Setti, se convidar essa moça para visitar Brasilia mata de raiva aquelas **** ******

Ronaldo barra em 21 de abril de 2014

E realmente um desperdício: tão inteligente e bela para ser comunista. Precisa de mais cultura para entender o equívoco!

Neusa de oliveira em 19 de abril de 2014

Carlos alberto (18h31), DOEU no âmago das petralhas. Ricardo Setti, ser um comunista sem ser terrorista, não importa se bonito ou feio. Ela é representante das mulheres italianas: Gina Lollobrigida, Sofia Loren, Ana Magnani..... bonitas e inteligentes. A Itália também está a merecer renovação, esse Berlusconi é o PT da Itália, além de burro é tarado e essa jovem ministra ela comanda o Ministério das Reformas Constitucionais e Relações com o Parlamento. Constituição e Parlamento de lá, parece-me que são iguais aos de cá. Agora, a mulherada do planalto está a merecer uma plástica e tanto, a ***** só tem essa carinha de bebê de tanto botox que usa (economiza muita água).

carlos alberto em 19 de abril de 2014

Vai me desculpar Ricardo, mas dessa vez o Berlusconi está certo em comentar que a bela ministra é “sexy demais para ser comunista”. Isso não tem nada de cafajeste, embora ele possa ser, e o é muitas vezes. Na Banânia, dê uma olhada no escrete das petistas e comprove que só dá trubufu.

aparecido f. em 19 de abril de 2014

Caro Setti.....Não tem jeito.... italiano é assim mesmo.. conheço de familia... meus quatro avos são italianos .. Vênetos...como a maioria dos italianos que vieram para o Brasil...Italiano não fica indiferente quando passa uma mulher bonita...é do sangue...lembro do meu velho pai... qualquer rabo de saia bonito que passasse perto e desse chance.. não escapava...Não consigo compreender como tem tanto gay hoje em dia....Na minha familia não conheço nenhum e olhe que são mais de duzentos primos...Deve existir italiano gay... mas nunca conheci nenhum...

Epitáfio Mordaz em 19 de abril de 2014

Seu comentário, preconceituoso e racista, foi deletado.

arilson sartorato em 19 de abril de 2014

E aqui nós temos a Graça Foster,a Idelli Salvatti, a Iryni,a Dilma, a Rose Medonha.todas beldades.

João Marcos em 19 de abril de 2014

Deveriam mandar a *** ***** para lá...e trazer esta beldade para cá.

Ney em 19 de abril de 2014

No fundo a ascensão de mulheres a cargos de poder, causa constrangimentos aos homens, daí, são pejorativamente depreciadas pela pouca ou muita beleza, para tentar minimizar suas qualificações.

horacio em 19 de abril de 2014

Mas, nós já estamos quase chegando lá... já temos a **** **** **** ***** ***** ****... falta pouco.

Kitty em 19 de abril de 2014

Mas que belo texto Ricardo, eu acho que foi em homenagem à bela, elegante e, o que parece, inteligente,também.. Concordo em parte com o The Daily Telegraf de que as ministras italianas são alvo de massacre sexista,já que o machismo aparece de vez em quando e desta vez pegou no pé da bela ministra..Gostei da posição de indiferença dela a respeito das brincadeiras de duvidoso gosto, inclusive da frase do libidinoso Berlusconi que, finalmente foi condenado a fazer trabalho comunitário para expurgar suas culpas de improbidade administrativa. Espero que esta camada de jovens dirigentes que surgiram nestes últimos tempos com a escolha de Matteo Renzi como Primeiro Ministro de apenas 39 anos de idade, seja um refreshment da já 'cansada' e velha política italiana. Realmente a ministra Boschi é um colírio para os olhos e um exemplo de determinação para que as coisas andem na Itália...Repito, parabéns pelo texto,me emociona sempre aquele pontinho de carinho que vislumbro quando escreve sobre Itália que eu apreciei muito...Un abbraccio affettuoso e un grazie mille dalla amica Kitty Ah, a Itália mora sempre no meu coração. País belíssimo, variado, cultura monumental, passado glorioso, presente promissor, a despeito da crise mundial e de tudo. Lá estão sepultados meus antepassados paternos. Abraços

ivan em 19 de abril de 2014

Que além da inegável beleza ela tenha inteligência e competência para ajudar a Itália, sempre às voltas com trocas de governos, escândalos (nem minimamente comparáveis aos daqui) e o indefectível Berlusconi.

Marcos F em 18 de abril de 2014

É. A Italia tem esse defeito: mulheres muito bonitas. São inteligentes também, e são ótimas para falar ... A foto retocada é uma grande sacanagem - processável. Queria encontrá-la "nei Boschi" - com muito respeito, claro.

Cau Marques em 18 de abril de 2014

Se for como a maioria dos italianos que conheço, deve passar o tempo todo parlando, parlando parlando...

ricardo em 18 de abril de 2014

show de minisra

Daniel em 18 de abril de 2014

Aqui no Brasil todo dia aparecem casos de mortes e brigas só por que o outro é bonito.

objetivo em 18 de abril de 2014

Outro comentário cafajeste e asqueroso. Suma daqui!

Marco em 18 de abril de 2014

D. Setti, Sei q tu não vai concordar, mas eu sempre fecho com o "Capo" Berlusconi, comunista, pode até ser bonitinha, na Itália , até são. O problema é o mesmo q as sul americanas comunistas, suas raivas e ódios. Mas, meu amigo, Berlusconi, sabe tudo, as mulheres liberais são mais encantadoras e divertidas. Por isso são sempre naturalmente mais belas e rejuvenescidas. Avante, Berlusconi! Abs. A moça não é comunista. O Partido Democrático na verdade é moderado, de centro-esquerda. Abração!

person araujo em 18 de abril de 2014

ela não é páreo para a Ideli Salvatti e a Maria do Rosário... (brincadeirinha)

Rod em 18 de abril de 2014

Linda a ministra, muito linda... Tirando a beleza dela, a Itália, parece, está apostando pesado nos seus jovens políticos, primeiro ministro com 39 anos, ministra com 33 anos.... Sorte para essa nova geração.

Daniel pc em 18 de abril de 2014

Tudo verdade mas nada se compara à inveja das feias da oposição. Qualquer coisa que faça a ministra Boschi e la vem elas destilar seu veneno. Chi se ne frega? Abbraccio Daniel

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI