Image
Foto divulgada no dia 15 de fevereiro de Chávez com duas de suas três filhas, para supostamente mostrar que o então presidente estava “bem” num hospital de Cuba (Foto: Gobierno de Venezuela)

Como ocorre nas tiranias, o povo venezuelano passou meses a fio sem ter uma única informação minimamente confiável e verossímil sobre a saúde do coronel Hugo Chávez, sendo desrespeitado no direito fundamental de inteirar-se do que se passa com quem o governa.

Até que, agora há pouco, não foi mais possível disfarçar nem mentir: Chávez está morto.

Daqui por diante, qualquer previsão sobre o que ocorrerá na Venezuela transformaria um jornalista em adivinho.

O chavismo, há 14 longos anos no poder, alterou a seu bel-prazer todas as instituições da Venezuela e transformou o grande país latino-americano, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, num feudo para experiências exóticas e autoritárias, enfeixadas num delírio a que se denominou “bolivarianismo”, e que influenciou — inclusive com dinheiro — o surgimento de alter-egos do coronel em países como o Equador e a Bolívia.

Mais do que tudo, edificou-se sobre um único pilar: Chávez, com suas idiossincrasias, sua demagogia, sua hostilidade ao Ocidente, seu afã de calar a oposição e a imprensa livre. Ele queria ser, e foi, adorado como um deus por muitos, e adulado e bajulado por grande número de políticos e dirigentes que, numa democracia real, seriam apenas seguidores.

Como será a Venezuela sem Chávez é uma grande interrogação — com um leque de possibilidades que vai do caos à restauração de uma democracia de verdade, passando pela óbvia tentativa de herdeiros de continuarem encastelados no Palácio Miraflores.

O grande teste para ver se os chavistas no poder estão minimamente dispostos a praticar a democracia será a eleição presidencial que deverá realizar-se dentro de 30 dias. Segundo o artigo 233 da Constituição da República Bolivariana de Venezuela, a “falta absoluta” do presidente nos primeiros 4 dos 6 anos de mandato obriga à realização de novas eleições.

Aos mortos deve-se respeito. Aos líderes políticos é necessário dar o tratamento crítico adequado, mesmo em momentos como este.

A morte de Chávez causa enorme dor à sua família, a seus amigos e a milhões de venezuelanos — mas ele não fará falta a seu país nem ao cenário conturbado da América Latina.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + cinco =

Nenhum comentário

Boris Jr. em 30 de março de 2013

Esse coronel golpista constituiu um péssimo exemplo para os países latino-americanos, e envergonhou nosso continente perante o mundo. Que a terra lhe seja leve! E que o Brasil não siga essa trilha maldita de demagogia, populismo, autoritarismo e roubalheira.

Amanda C. em 24 de março de 2013

Eu não digo quem "recebe por fora" para escrever, com consta da acusação mentirosa e canalha de seu comentário safado, porque minha santa mãe me deu educação desde que eu era pequeno. Suma daqui!

Fábio Luís Inaimo em 13 de março de 2013

Bruno,interessante é ver como um inútil que só sabe ver os índices camuflados pelo regime totalitário da Venezuela reage a verdade de que este modelo politico somente consegue se sustentar no poder por meio da censura, corrupção e do atropelamento das leis e constituição, isto sem falar no narcotráfico e nos assassinatos que serviram de meios para sua perpetuação no poder.

Arpaday em 12 de março de 2013

Esse demagogo de quinta categoria já vai tarde! Só lamento por sua família e amigos verdadeiros. Politicamente, já vai tardíssimo!

Julia Ewing em 11 de março de 2013

Esse calhorda pagará por seus crimes perante os olhos do Criador.

Bruno em 10 de março de 2013

Interessante é que é um texto inútil. Não fala sobre como o governo de Chávez agiu na educação, economia e saúde... Trata-se apenas de uma reunião de chavões.

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões. em 10 de março de 2013

MARCO FELICIANO O ASSUNTO É COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/03/marco-feliciano-o-assunto-e-comissao-de.html . Abraço a Todos Osvaldo Aires

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões. em 10 de março de 2013

Será verdade? REPORTAGEM DE TV AMERICANA REVELA A FABULOSA FORTUNA DE HUGO CHÁVEZ E SUA VIDA NA BABESCA: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/03/reportagem-de-tv-americana-revela.html . Abraço a Todos Osvaldo Aires

Renato Maria Deschamps em 10 de março de 2013

A Venezuela foi desgraçada por esse tirano de opereta, que Deus o tenha. Agora, vem um idiota chamado Maduro que, ao fazer o juramento como presidente interino, jurou "lealdade eterna ao comandante Chávez". Deus do céu, que país virou a pobre Venezuela? O cara deveria jurar lealdade ao povo venezuelano, aos direitos humanos, ao que fosse. Mas ao "comandante" Chávez, bufão troglodita? Pelo amor de Deus...

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões. em 09 de março de 2013

PARA DEBATE!!! ESQUERDISMO, UMA DOENÇA MENTAL GRAVE! http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/03/esquerdismo-uma-doenca-mental-grave.html . Abraço a Todos Osvaldo Aires

Fernando em 09 de março de 2013

O engraçado é que os maiores críticos do governo Chavez são os mesmos que na década passada elogiavam Menem e Fujimori... Ou seja, o que está em jogo não são os méritos do governo em si, e sim a disputa ideológica que cega quaisquer tentativas de se analisar o governo do bolivariano de uma forma amena.

Ana em 09 de março de 2013

É dificil aceitar e entender, como venezuelana que sou, que alguns poucos neste forum escolhem acreditar nos "avanços sociais do pais, que Chavez deixou um país melhor do que encontrou quando assumiu o poder, que a Venezuela tem um IDH melhor, que apresenta o maior crescimento na década passada em toda a América Latina que é a nação com a melhor distribuição de renda de acordo com o Índice Gini..." Gente acordem!!!!! vcs tb acreditam em papa noel, ne?? O que sim tivemos foi um ASSITENCIALISMO SELVAGEM ao ponto de endividar e levar a falência ao país, se aprofundando mais fortemente em eleições, um IDH absolutamente precário quando comparado com os bilhões gastos (lea se, em escolas, creches, hospitais, autopistas, redes de esgoto, casas, energia, etc)alto crescimento???? Como é possível crescer quando a economia só depende do petróleo e quando se extermina o aparatou produtivo do país, heim?? sem contar que a galinha dos ovos de ouro (PDVSA) tb foi pessimamente gerenciada e agora produz menos, cada dia sofre acidentes operacionais graves(explosões, incêndios, etc). Melhor distribuição de renda?? Claro!! quando o governo nivela por baixo, fica fácil!! ao invés das classes D e E evoluir e formar parte da classe media, agora quase todos são classe D e E excepto aqueles que se enriquecem junto aos governantes. Já escutou falar da BOLIBURGUESIA?? Pois é!! Começando com Chavez. Analistas avaliam a sua fortuna pessoal em 2.000 milhões de dólares, ta bom para vc.?? Por que o Chavez não "semeou o petróleo", gerando novas industrias de produtos bens e serviços dando oportunidades para todos os venezuelanos? Por que o Chaves não consolidou um crescimento humano sustentável de qualidade? Porque o Chavez optou por excluir, rejeitar e humilhar aos opositores incentivando divisão e ódio ao invés de trabalhar juntos ao favor do país de forma democrática? Pois é. Chavez sera recordado pelo que NÂO FEZ tendo TUDO para dar certo!! Dinheiro, poder, aceitação. Não da para encarar os contos de fada que alguns ingênuos, cegos ou mesmo ignorantes escolhem acreditar.

RONEI DUARTE em 09 de março de 2013

Por ocasião da "repentina doença" do nosso presidente eleito Tancredo Neves (abril/1985)o tratamento dado ao povo brasileiro não foi diferente do caso venezuelano. Também,as milhares de ruas e avenidas existentes nas cidades brasileiras nominadas com os nomes de políticos e ditadores brasileiros, visando perpetuar no inconsciente coletivo seus feitos e obras, é uma prática comparável ao embalsamento e exposição pública. Com a diferença de que, a visita e adoração é opcional,enquanto que, o uso diário para nossa orientação espacial(e lembrança do de cujus) na avenida nominada é obrigatório. Você só pode estar brincando. E brincadeira de péssimo gosto. A comparação é absolutamente ridícula e sem pé nem cabeça. O governo de então (Sarney) não orquestrou nada. Tudo o que ocorreu foi espontâneo. Na Venezuela se trata de uma exploração escandalosa da morte de Chávez para perpetuar a ditadura. Só não enxergam os fanáticos.

Dalberto Jacometi Lima em 09 de março de 2013

Os últimos dias. Lembre-se disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis.Pois os homens serão egoístas, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos pais, e não terão respeito a religião. Não terão amor para com os outros e serão duros, caluniafores, sem domínio próprio, violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus, terão a forma exterior da nossa religião, mas rejeitarão o seu verdadeiro poder. Afaste-se dessa gente. II Timóteo cap. 3 até o vers. 5 A MINHA SANTA MÃEZINHA COM QUEM APRENDI MUITA COISA INCLUSIVE A TER CARÁTER, E O CARÁTER DE DEUS, DIZIA: "PARA QUEM SABE LER, UM PINGO É LETRA" não de autoria dela, mais ai neste ditado, tem SABEDORIA, que a carapuça sirva a quem merece.... DEUS SEJA LOUVADO SEMPRE...!!!

João em 09 de março de 2013

Deus, faz a parte dele.Basta ter fé e esperança...

Geová Elias em 08 de março de 2013

Está praga morreu, mais deixou toda a America envenenada e cheirando carniça.

Corinthians em 08 de março de 2013

Camilo castro - 08/03/2013 às 15:59 Hoje todo mundo é classe média por que na canetada petista mudou-se o parâmetro. Qualquer um que ganhe mais de R$300 por mês já é classe média, não importa o quão absurdo isso soe. E ainda tem gente que compra essas trapaças. Quanto ao bloqueio econômico, dê uma pesquisada - ele afeta tão somente as empresas americanas. O México pode negociar com Cuba, o Brasil, a China, a Venezuela, a Alemanha, a França... Jogar a culpa da miséria cubana no bloqueio econômico é outra farsa que não se sustenta. O Irã também sofre bloqueio. É muito fácil acreditar nas baboseiras do coronel ditador que tiha como hobby fuzilar oposicionistas do que verificar que realmente a planificação da economia implementada por ele destruiu a ilha. Pior ainda é querer sustentar que o fracasso de um regime socialista-comunista é culpa da falta de mercado. Ainda mais com o argumento de que a culpa é que o país com o qual todo socialista-comunista sonha em ver destruído (os EUA claro) não quer negociar com eles. Enquanto isso a ilha de super-indicadores sociais (providos pela ditadura claro) e educação impecável desenvolve sua alta tecnologia em... charutos.

Camilo castro em 08 de março de 2013

SIDNEYCWB: Tu falou tudo "agora todo mundo e classe média". Outra coisa, tu achas que o bloqueio a Cuba não tem nada a ver com como se deu a historia cubana. Sera que se os EEUU fossem bloqueados por 50 anos hoje seria o mesmo pais?. Desculpa meu portugues. abraço.

Robert Hall em 08 de março de 2013

É lamentável constatar que essa maldição do "chavismo" não deve ir embora com seu idealizador. Pelo jeito, ainda vão usar o cadáver do pobre coronel que morreu de câncer para que sua camarilha se perpetue no poder, custe o que custar. Podem escrever aí: se não for dentro da Constituição e das leis fajutas que o próprio chavismo implantou, será na marra mesmo. Basta ver o que os milicos venezuelanos estão fazendo e dizendo. Triste América Latina.

SidneyCWB em 08 de março de 2013

Tenho um amigo que era fã do Fidel. Pois ele foi para lá passar um tempo e voltou revoltadíssimo com o que viu e hoje é anti-comunista ferrenho. Por isso digo sempre a quem defende estes ditadores latino-americanos. Já que agora todo mundo é classe média, nas próximas férias vão lá visitar Cuba e Venezuela. Não acreditem na "imprensa golpista" e vão até lá para ver pessoalmente e tirar suas conclusões. Mas tem de ir como um cidadão comum, andar pelas ruas, falar com o povo como fez este meu amigo. Vamos lá, gente!!! Será um aprendizado excelente para quem só ouve falar.

josehrio em 08 de março de 2013

Com a sua morte, Chaves se incorporou a galeria dos mitos que transcendem a todos os governos e políticas do planeta... ele erá único dentre todos os únicos que deixaram suas marcas para a felicidade e o bem estar do planeta... o resto é ditadura facista e nazista, gente que quer somente a riqueza e o poder em proveito proprio... o comandante morreu pedindo para não morrer, mas sua obra continuará... Viva Hugo Chaves, ele agora é imortal, e seu espírito vagueia por sobre toda a nossa américa do sul...

Rodrigo R. Barbosa em 07 de março de 2013

E mais, o autor tem razão em se estressar com alguns comentários totalmente fora do contexto referindo-se à imperialismo norte-americano e etc. Isto porque o foco do artigo aqui nao foi Hugo Chavez versus EUA, e sim Hugo Chavez versus liberdade de expressão, Hugo Chavez versus democracia livre, Hugo Chavez versus desenvolvimento sustentável de seu País, e por aí vai... Lembro-me do Rei da Espanha e o famoso "porque nao te callas" . Em tempo, esses lunáticos seguidores de Chavez chegaram a declarar na imprensa que os EUA foram responsáveis pelo câncer do ditador. Será que estão vendo muitos filmes (americanos) sobre conspirações?

Renan em 07 de março de 2013

V PODE TER CERTEZA DE UMA COISA: QUE A MORTE DO CHÁVEZ DARÁ UMA REFRESCADA GERAL NOS GOVERNOS APOIADORES DO MARXISMO NA AMÉRICA LATINA, INCLUSIVE NO PT LULA-DILMA, É CERTO. QUE APESAR DE TODOS SEUS ERROS ERA UM LÍDER NATO E NÃO EXISTE OUTRO NA A. LATINA NO MOMENTO! Que a morte do Chávez gerará um inferno na Venezuela por briga de poder – estão com um líder muito tímido e capacho de Chávez – pois o povo mais pobre mamava dinheiro do GORDO BOLSA ESMOLA de lá – igual ao daqui magrinho BOLSA FAMILIA – para o defender nos comicios de rua e confrontos, isso é certo. E os que estão na oposição agora para frente deverão ter mais força por causa dos estudantes e brigas dentro do partido, isso é certo. E que esses governos fantoches de Hugo Chávez doravante ficarão na mehda, como Bolivia e Equador, e mesmo Cuba que mamava no Chávez, sofrerá ainda mais a falta dos petrodólares mantenedores do falido regime da prisão dos irmãos Castro, pois o Maduro não tem liderança, se dava bem com Chavez por fazer o que ele mandava, aparenta ser apenas um ordenança dele! Ainda bem que o Paraguai safou-se em tempo! TUDO GARANTIDO! Aguarde os próximos capítulos das querelas do possível Afeganistão II!

Rod em 07 de março de 2013

NOSSA RICARDO , O "BICHO TÁ PEGANDO " NOS COMENTÁRIOS , RSRSRSRS!!! O DURO É VER COMO TEM UNS CARAS MEIO ANALFABETOS ESCREVENDO . SERÁ COINCIDÊNCIA QUE TODOS ESSES ANALFAS TENHAM UMA POSIÇÃO FAVORÁVEL , TENDENCIOSA E IDEOLÓGICA COM AS ESQUERDAS ?? TEM GENTE TE CRITICANDO QUE NÃO SABE NEM ESCREVER O NOME CORRETO DO DITADOR FALECIDO . É CHAVEZ E NÃO CHAVES!!! GRNADE ABRAÇO.

Rodrigo R. Barbosa em 07 de março de 2013

Olha, sempre achei meio sinistro este regimes de esquerda que ainda insistem em permanecer em pleno século XXI como o de Chavez, nao que ache que regimes de direita também sejam bons, qualquer lado ideológico extremista será ruim para seus seguidores, o que dizer então de um regime Teocrático não é? Então se Hugo Chavez reprimia qualquer coisa que se opusesse a seu "jeito" de governar, só por isso já se caracterizaria um regime extremista, ou seja, nao era bom para seus seguidores. Esse papo de que ele resgatou alguns poucos miseraveis da pobreza e lhes deu cidadania são afirmações de amantes de regimes totalitarios, isso porque essa questao do populismo de Chavez entre os mais pobres discorrem muito mais aspectos (muitos negativos) do que essa simples idéia de que ele foi bom para os pobres. Minha visão é que ele foi bom para ele mesmo, simples assim.

Angelo Losguardi em 07 de março de 2013

Lucia s., . O bolivarianismo in loco que eles querem viver é o do outro lado da moeda, é do lado da opressão e da roubalheira. Não é do lado do povo. Assim sendo, eles não podem ir pra Venezuela viver in loco o lado do bolivarianismo que eles tanto desejam, porque lá já tem uma quadrilha instalada e não há espaço pra sócios. Por isso querem implantar esse lixo AQUI.

ilze papazian em 07 de março de 2013

Já falei algumas vezes aqui, sem medo de ser mal interpretada. As pessoas gostam de santificar todo mundo depois de morto. É como se todos os defeitos da pessoas jamais tenha feito diferença na vida dos outros. Chávez conseguiu fazer o povo venezuelano ser eternamente agradecido por viver no atraso e dependente da sua "boa vontade". Se quisermos ter uma visão do Brasil em pouquíssimo tempo, basta observar o comportamento fanático e idiota dos venezuelanos. LAMENTÁVEL.

Fernando em 07 de março de 2013

Não podemos deixar que nossas convicções ideológicas toldem uma visão serena sobre a Venezuela de Chaves. Dizer que o bolivariano foi um péssimo presidente,sem admitir os avanços sociais do país em seus mandatos é querer maquear a realidade. Chavez deixou um país melhor do que encontrou quando assumiu o poder,sim! Basta ver os indicadores sociais. A Venezuela tem um IDH melhor que o nosso,apresentando o maior crescimento na década passada em toda a América Latina. Isso não representa nada? É a nação com a melhor distribuição de renda de acordo com o Índice Gini entre seus pares latino-americanos.Eu sei que para a grande mídia, isso não possui signifcado algum;teria se a Venezuela tivesse o maior superávit da região, o "melhor ambiente para os negócios" - leia-se precarização trabalhista e baixos impostos - e uma concepção de estado -mínimo.Entedia-me essa análise totalmente ideologizada que a imprensa faz do governo venezuelano. Ps. Não estou de forma alguma minorizando os aspectos autoritários do bolivariano,nem sua tentativa de censurar a imprensa. Só não gosto desse jeito maniqueísta de enxergar as coisas.

nena em 07 de março de 2013

É, Setti, o pessoal esquentadinho resolveu mostrar coragem por aqui, não é? Se gostam tanto de opiniões pró-Chaves-Cuba-Ahmadinejah-lulla-outros, por que não procuram os blogs dos cumpanheiros? Seriam mais felizes! Esta gente é esquisita: basta um tiranete falar do 'social' e elles logo, logo, o endossam e mitificam. Manipulação de dados, pronunciamentos de auto-glorificação, ataque aos adversários, demagogia barata, passam ao largo de quem se fixa no marquetado rótulo exposto e propositadamente não analisa o conteúdo. Ou a que preço são feitas as ditas reformas. Ou, pior ainda, qual o seu futuro? Parece que precisam de um ídolo, mesmo que de pés de barro, para sustentar uma ideologia a quem seguem fanaticamente. E, pelo mesmo fanatismo, são cegos, bitolados, sem argumentos e não conseguem sustentar uma discussão de forma inteligente e racional, ter uma visão mais abrangente da situação. Por isso, agridem. Só agridem.

luiz fernando de souza em 07 de março de 2013

na minha inutil opinião.. chaves... e ptdaida aqui... e muitos outros.. enrustidos dentro dos governito federal,estadual,municipal, roubam descaradamente e nada acontece....mas voltando ao assunto... todo lider supremo tem seu começo, meio, e fim!!!!esse manipulamento que o governo de la e o de ca faz.... é uma fantasia....espero que qdo nós acordarmos não seja tarde demais.......nesses governitos.. chavita e delimita... só tem na sua maioria CAMBADA DE SALAFRARIOS!!!!!!

Lucia s. em 07 de março de 2013

Adoro gente que nunca morou em Cuba em suas condições reais e na Venezuela, em suas charmosas favelas, as mesmas que temos por aqui e tentamos"pacificar". Significam, apenas, seres humanos sem condições mínimas de sobrevivência, sob comportamentos violentos, que, de forma geral, procuramos ignorar. Ao menos por aqui, antes que nos tolham, temos certa liberdade da mídia. Por lá, só o lado do poder. Para quem defende e ama ditaduras, um conselho amigável: mudem-se para lá e vivam felizes em seus paraísos imaginários. Continuem pobres de espírito, porque os pobres classe média brasileiros, querem mesmo é ir para Nova Yorke e Miami. Vivam seu bolivarionismo patético, mas o façam "in loco". O Brasil real agradecerá suas ausências. Fim.

Lucia s. em 07 de março de 2013

Dá-se aos mortos o respeito que merecem. Quanto a Chavez, já foi tarde! No que toca a sua família, garanto que as 3 filhinhas vão se mudar para a Europa ou EUA, para torrar a fortuna que papai Chavez amealhou nos seus anos de poder.Garanto que para cada centavo "dado ao povo pobre da Venezuela", ficou com milhões do petróleo. Quem viver, verá... Quanto aos 3 dias de pesar do governo brasileiro (d. dilama e seu patrão ), luto compulsório, nego-me a aceita-lo. Como já disse, já foi tarde...

Simon Bolivar em 06 de março de 2013

MEU DEUS! não creio no que esse jornalista fez... alem da reportagem os comentários que li aqui embaixo. Não quero discuti opiniões ou ideologias, mas fatos são fatos e dizer que ele não fara falta...maldito seja pessoa que pensa assim com todo respeito. Muito obrigado pela educação e pela gentileza sua em me maldizer. Que beleza! Que educação! Que pessoa fina, de sentimentos nobres!

FILÓSOFO em 06 de março de 2013

SR. JORNALISTA DESEJARIA AGRADECER-LHE PELA SUA GENTILEZA DE DAR-ME O DIREITO DE DEFESA EM RELAÇÃO À DOIS COMENTÁRIOS INSULTUOSOS DIRIGIDOS À MINHA PESSOA EM PARTICULAR. DESEJARIA ESCLARECER, QUE DIFERENÇAS IDEOLÓGICAS À PARTE, SEMPRE RESPEITEI E ADMIREI A IMPRENSA, REPRESENTADA POR V.Sas. JÁ QUE ALÉM DE FORMADORES DE OPINIÃO, TÊM UM PODER FISCALIZADOR CONSTITUINDO O "QUARTO PODER" EM UM PAÍS DEMOCRÁTICO. DESPEÇO-ME ENTÃO RESPEITOSAMENTE. Obrigado, meu caro. Saudações cordiais

Angelo Losguardi em 06 de março de 2013

Meu Deus... Nem tem o que comentar. Ao ler coisas nesses comentários como "descordar", "intender", dentre outras aberrações, dá pra ENTENDER o que o petismo causou nas escolas. Uma geração inepta que não sabe sequer escrever, mas repetem os mantras do partido como robôs. 100% de alienação. Setti, esse é o tal "MAV" do petê. Muito desprazer...

CRISTIAN em 06 de março de 2013

Que engraçado esse comentário idiota, mas tem fundo de verdade, Hugo "não fará falta" a elite burguesa da Venezuela e nem ao império americano, e demais é engraçado ver um comentário de quem não conhece a história da Venezuela antes Chaves e pós Chaves. Publico seu comentário para que os demais leitores constatem seu alto nível de educação. "Comentário idiota" é tudo o que você consegue dizer. Pergunto: quantas vezes você esteve na Venezuela? Quantas pessoas -- políticos, economistas, empresários, sindicalistas -- você já entrevistou lá? O que sabe você do descalabro econômico que Chávez deixou atrás? O que sabe você sobre o sucateamento da PDVSA, a estatal de petróleo venezuelana, inchada de cupinchas do chavismo e produzindo a METADE do que ela própria previa, anos atrás, para 2013? Portanto, acho que entre nós dois não sou eu o idiota.

FILÓSOFO em 06 de março de 2013

SR. JORNALISTA DESEJARIA TER O DIREITO DE RESPOSTA EM RELAÇÃO A 2 COMENTÁRIOS ABAIXOS ENDEREÇADOS PARTICULARMENTE À MINHA PESSOA : RESPOSTA AO SR. CARLOS ALBERTO : SE TEM NESTE ESPAÇO VIRTUAL UM INDÍVIDUO TOSCO E ARROGANTE, ALÉM DE SUMAMENTE IGNÓBIL E INCHERIDO É O SR. CARLOS ALBERTO, CERTAMENTE MAIS UM CAPACHO DA "DIREITA RETRÓGADA". VAI TRATAR DO QUE LHE COMPETE SEU ALIENADO, PORQUE O AUTOR DESTE BLOG AO QUE PARECE NÃO LHE CONFERIU PROCURAÇÃO PARA DEFENDÊ-LO. E SE EU USO "CAPS LOCK" É PARA MÍOPES DA DIREITA COMO O SR. CARLOS ALBERTO ENTENDER O QUE EU ESTOU DECLARANDO. RESPOSTA AO SR. LEONARDO : PRIMEIRAMENTE DESEJARIA AGRADECÊ-LO POR COMPARAR-ME À MAIS IMPORTANTE E ERUDITA FILÓSOFA DO PAÍS = A CELEBÉRRIMA MARILENA CHAUÍ. SR. LEONARDO EU NÃO SOU PETISTA, MAS CERTAMENTE V.Sa. DEVE SER MAIS UM ADORADOR DO "TIO SAM" COMO O CAPADÓCIO ANTONIO CARLOS ACIMA.

Maurício Trevisan em 06 de março de 2013

Só porque morreu Chávez não vira santo. Ele foi um demagogo que se apropriou do Estado para se eternizar no poder e levou a Venezuela a uma situação que vai explodir na mão de seu sucessor. Esperem e verão.

Cil em 06 de março de 2013

A limpeza continua. O problema é que em todos os lugares faxinados, o "depois" foi uma grande bagunça. Espero que os venezuelanos queiram ser livres de fato. Há quem goste do cabresto, como os recebedores do bolsa alguma-coisa no BR.

Ronaldo em 06 de março de 2013

O Brasil deveria se espelhar em países que dão certo como Alemanha, Suécia, Inglaterra,Finlândia,Coréia do Sul, Estados Unidos, etc. Não tem de procurar parceria com países subdesenvolvidos e com regimes autoritários como Venezuela, Bolívia, Equador e Cuba, que nada acrescenta ao país; ao não ser pobreza e subdesenvolvimento. Este povo esquece que temos os piores IDH(Índice de desenvolvimento Humano) na América Latina, que nosso Pisa(Programa de avaliação internacional de estudantes)está no 57°. Somos um país que, além de não preservar suas raízes, não preserva seus símbolos pátrios. Onde predomina a desigualdade social e o preconceito da elite com os mais pobres (negros ou brancos). Temos ainda o chamado patrimonialismo que é a expropriação do estado pelos políticos e empresários com a cumplicidade do funcionário público. Precisamos investir em educação e na indústria para gerar riquezas. Preparar nossos operários para trabalhar na indústria de ponta. Este negócio de pré-sal é uma grande mentira. Os países que produzem produtos de alta tecnologia estão na frente de quem produz matéria prima como o Brasil. Só com educação e desenvolvimento tecnológico, através da pesquisa é que vamos crescer. Esta estória de dividir pobreza(bolsa família) é assunto de idade média. O nosso país é e está atrasado,havendo o desconhecimento que o governo Lula e Dilma em muito contribuiu para o aumento de nosso atraso. O resto é baboseira e estupidez. Chaves já foi embora tarde!Não se tem de prantear quem não merece. Politicamente e estrategicamente para nós foi um zero à esquerda. Que a Venezuela chore seu ditador, é problema do país vizinho. República bolivariana é uma grande besteira. Vão tomar juízo, gente ignorante.

Bruno Sampaio em 06 de março de 2013

Não sou desse que acham que a morte santifica. O respeito devido aos mortos é diretamente proorcional ao que fizeram quando vivos. E Chávez só fez me%$#da enquanto esteve no poder, portanto não merece, nem jamais merecerá o meu respeito

Nilton em 06 de março de 2013

Setti, não fará falta na sua opinião. Com certeza fará falta àqueles a quem Chaves deu um pouco de cidadania, coisa que as elites não conseguem - ou melhor, não querem fazer - na sua ânsia de se apoderar do estado para colocá-lo a seu benefício, como tem acontecido com o Brasil desde 1500.

Guilherme Zanette em 06 de março de 2013

engraçado o senhor Rafael dizer que eu não tenho conhecimento, mas não rebateu um único argumento...a velha esquerda intelectual é sim, a mesma que sempre flertou com o comunismo, e anti USA...

Jorge G em 06 de março de 2013

AGRÔNOMO 06/03/2013 às 12:47 escreveu: "... No final das contas, os jornalistas de QUALQUER veículo de comunicação procuram escrever ou publicar aquilo que seu publico alvo gostaria de ler ou ouvir..." Bom! Eu pensava que o jornalismo relatava FATOS, EVENTOS. Colunistas podem OPINAR sobre eles. Nunca preenchi cadastro na VEJA ou em qualquer outro meio de imprensa para que eles "escrevam ou publiquem" a la carte. Essa miopia um dia vai acabar, meu caro. Quando? Não sei. Mas, com certeza, acontecerá mais cedo aqui do que na Venezuela, no Equador, na Bolívia, em Cuba, sabe por quê? Temos liberdade de pensamento e de expressão! Temos liberdade de imprensa! Temos jornalismo independente! Isso é importante até mesmo para ter lado, diferentemente da sua outra referência - a CARTA CAPITAL.

Anelise (pré-vestibulanda) em 06 de março de 2013

Este comentário merece ser postado novamente, estou totalmente de acordo com ele. Cháves foi sim, grande político, a elite pode não ver vantagens em seus métodos, mas os que foram favorecidos veem. Geografo - 06/03/2013 às 15:19 Caro senhor jornalista desculpe-me descordar de seu texto, uma vez que a mídia barata que se faz contra alguns grandes nomes do poder no mundo está a favor do capitalismo estadunidense criticando sem conhecer a fundo o que foi o que o senhor chamou de “CHAVISMO” acredito que Chaves fara sim falta a muita gente e principalmente ao cenário politico mundial.

Lago Gonçalves em 06 de março de 2013

Cahves mudou a constituição para se perpetuar no poder, calar a imprensa, concentrar todo o poder e manipular o povo como gado. Para ditadores como Chaves, Fidel Castro, Almadinejad, All Saad, Correa, Morales, etc., o que é o povo, senão mediocres obedientes, incapazes de raciocinar e analizar o quanto são submetidos por estes psicopatas, que lhes impõem o que é certo e o que é melhor para eles?

Lago Gonçalves em 06 de março de 2013

Além do mais, basta observar os ''AMIGOS DE CHAVES'', os mesmos ditadores assassinos que Lula e Dilma apoiam, como Al Saad, Almadinejad, FidelCastro, o maior ditador e assassino das Américas, que fez de Cuba a ditadura mais antiga do planeta, e nem se envergonham!

Lago Gonçalves em 06 de março de 2013

Embora a morte seja algo triste, FICO FELIZ, QUE UM DITADOR PARANÓICO, OBCECADO PELO PODER, mentiroso contumaz, morre precocemente. Não sou hipócrita, pois ELE, ASSIM COMO LULA, DILMA, MORALES, kirchnner, correa, etc., usam o patrimonio público, construido as custas de gente estudiosa e trabalhadora, para comprar apoios, controlar o país, explorar a popbreza e a ignorância. Foi tarde, apesar dos apenas 58 anos.

lamartine em 06 de março de 2013

O analfabetismo político, a alienação e imbecilisação da maioria dos latinosamericanos, torna o continente que habitamos um campo fértil para tentativas de implantação de ditaduras marxista/comunista, obra prima de lucifé, elaborada nos quintos dos infernos.

francisco junior em 06 de março de 2013

Parem de falar da venezuela,moramos em um pais bem menos democratico que venezuela e cuba,onde policos dividem a riqueza de nosso país com familiares,nossa periferia e lastimável nossas escolas estão em completo abando, falam de outro país como se o nosso fosse uma maravilha.hipócritas!

Geografo em 06 de março de 2013

Caro senhor jornalista desculpe-me descordar de seu texto, uma vez que a mídia barata que se faz contra alguns grandes nomes do poder no mundo está a favor do capitalismo estadunidense criticando sem conhecer a fundo o que foi o que o senhor chamou de "CHAVISMO" acredito que Chaves fara sim falta a muita gente e principalmente ao cenário politico mundial.

João em 06 de março de 2013

desculpe é luto e não "luta" favor retificar antes de comentar. Obrigado.

João em 06 de março de 2013

Eu não estou de Luta...

João em 06 de março de 2013

O tirano, fazia a mesma coisa que o Lula fez aqui no Brasil; oferecendo , Bolsa famíla, vale gás, Bolsa noiado e etc... Só para perpetuar votos de miseráves...

MTR em 06 de março de 2013

PeTralhas infiltrados no blog, estão com dó do Chavito Tirano. Que ele vá para as profundezas do inferno e se junte ao kadafi, Sadan e outros tiranos que se foram. E por aqui vamos torcer para que o Molusco se junte a eles embreve. Ricardo nao deixa esse tipo de gente comentar aqui, tem muito blogs dessa especie por aí. Foooora PeTralhas!!!!

Angelo em 06 de março de 2013

Desculpe, "entender"

Wagner em 06 de março de 2013

Vá passear e não me amole a paciência. Você não tem mais o que fazer?

Alan em 06 de março de 2013

Caro escritor!!! respeito seu modo de ver a morte de Hugo Chavez, no entanto tenho que descordar que ele não fara falta, pois se havia um resquício da luta de classes mais incisiva na América Latina, esta passava pela liderança de Chavez, é uma grande perca, sem dúvida a história latina perde uma de suas grandes veias. Um forte abraço e sigo lendo seus textos, espero sempre conseguir manter o dialogo contigo.

Mara em 06 de março de 2013

O bem maior de todo ser humano deveria ser a liberdade de se expressar livremente. Este direito foi cassado na Venezuela de HC. Acho que quem apoia ditadores deveria se mudar, por exemplo, para Cuba, Venezuele, Irã e tantos outros países disponíveis. Mudem para lá para viverem como simples cidadõs sujeitos às normatizações e leis do país, e não como turista privilegiado. Pimenta só arde em nossos olhos se experimentamos usá-la.

Agrônomo em 06 de março de 2013

Caro Jornalista, Até concordo com muitos dos seus argumentos. Acho que, de fato, o Chávez representava um projeto de poder. Porém, julgo como um contrassenso afirmar que Chávez não fará falta a América Latina ao mesmo tempo em que afirma que o destino político é uma interrogação. Outra coisa, acho deselegante afirmar que um dado comentário é mentiroso, calhorda, sem que os demais leitores tenham tido acesso a ele. Não que eu duvide do seu bom senso, mas ficamos apenas com a sua opinião, o que contraria o próprio direito de expressão defendido pelos jornalistas. Melhor seria não publicar nada, ou apenas responder ao emissor do comentário. É por isso que para TENTAR formar alguma opinião sobre algum assunto, leio a “Veja” e a “Carta Capital”. No final das contas, os jornalistas de QUALQUER veículo de comunicação procuram escrever ou publicar aquilo que seu publico alvo gostaria de ler ou ouvir. Toda informação que chega aos leitores é, mesmo que de forma não intencional, deturpada em algum grau. É assim que funciona!!!!

Paulo em 06 de março de 2013

Esta é a triste sina da Amárica Latina: a proliferação de demagogos populistas ao estilo do bufão de Caracas. Destroem as instituições, destroem a economia, mas em troca de uns trocados de esmola, são transformados em heróis por um povo inculto, fanático e ignorante. Acho que nunca nos livraremos do atraso.

Renan em 06 de março de 2013

MENOS UM PUPILO DE FIDEL CASTRO! MENOS UM INIMIGO DO BRASIL! MENOS UM DITADOR COMUNISTA QUERENDO PASSAR SE POR DEMOCRATA! QUE DILMA FALE EM NOME DO PT, NÃO DE TODOS OS BRASILEIROS! Quando algum comunista falar em "democracia", lembre-se sempre: significa "partido, ditadura" e não democracia como conhecemos, de liberdade plena. Os comunistas seguem seus 10 mandamentos, o DECÁLOGO DE LÊNIN, trazendo só destruição ao país onde adentram: baixo cescimento, corrupção a rodo e corruptor sem fim, as estradas, a saúde péssima, e mantém o povo de bico fechado e sob repressão, como Cuba; a Venezuela e outros, como o Brasil vão na mesma direção se os eleitores continuarem votando neles, como no PT, devoto e admirador de Fidel Castro e suas más ações, como de manter o povo preso no curral, de coleira no pescoço e fecho eclair na boca. Vejam como fizeram com Yoani e de quem discorde deles! Sabemos que o PT arrependeu-se e muito de ter feito tantas manifestações Brasil afora de intolerancia de quem discorde deles, perderam muito pontos e futuros votos com o povo! No século XX os comunistas mataram mais de 160 000 000 de pessoas mundo afora em repressões, e o regime comunista é o mesmo do básico dos nazistas e fascistas: totalitaristas, opressores, materialistas e ateus, de Stálin, Hitler e Mussolini - e doutros que os apóiam. Quem vota no PT quer governado e escravizado sob um regime dos mesmos estilos!

Angelo em 06 de março de 2013

Gostaria de intender, se ele foi tirano, como se diz, o Golpe contra ele, inclusive apoiado pela Midia Venezuelana, o qual foi desmascarado, e podemos ver no documentario: A Revolução nao será televisionada, como dizer que ele, após três eleições, eleito pelo voto popular, foi um ditador?? Se for no mesmo raciocínio: Margareth Thachter na Inglaterra foi o que? Comparar a Venezuela do troglodita Chávez com o Reino Unido mostra que nem dá para discutir com você.

Camilo castro em 06 de março de 2013

Não, ele não fara quase nenhuma falta "politica" porque deixo um legado de verdadeira independencia e autoestima para o povo latinoamericano. Sei que muitos acham muito mais democraticos paises e mandatarios que bombardeiam sobre cabeças de crianças ou financiam ditaduras torturadoras de cidadãos que nunca pegaram uma arma na mão e sim uma caneta ou a constituição do seu pais. Muitos jornalistas adoram paises e mandatarios que simplesmente se acharam com o direito de jogar duas bombas atomicas num Japão ja destruido e nunca pediram perdão assim como não pedirão perdão pelas 500.000 crianças mortas no Irak. Mais tem gostos para tudo e todos neste mundo, e eles acham Chaves uns dos problemas no mundo. Eu pessoalmente prefiro um presidente eleito pelo povo que usa as reservas naturais do seu pais para alimentar, educar, dar moradia e saude a seu povo para assim crear as condições basicas para um real crescimento do seu pais. Esto sim ninguem pode negar, Chavez não invadiu nenhum pais, não bombardeo ninguem, e não financiou torturas pelo mundo fora. Hoje com ajuda de um medio incorruptivel, como é a internet, os pessoas podem tirar conclussões sobre quem foi realmente Hugo Rafael Chavez Frias. Tambem podemos tirar conclussões do porque ele sofreu um golpe de estado e quees desenharam este golpe. Convido respeituosamente a assistir no youtube o filme (presidentes da America Latina), o qual foi dirigido por um estadounidense. Disculpem meu portugues. Abraços.

VIVA A DEMOCRACIA em 06 de março de 2013

- - falou e disse..... nas osm petistas e fanáticos, daqui e de lá, não concordaram... - - pelo que ouvi do motorista de ônibus, guindado a vice e a presidente , não creio que a Venezuela fiacrá em paz....... SE PERDER AS ELEIÇÕES, SE E´QUE ELAS ACONTECERÃO, sem falar na lisura..... O BICHO VAI PEGAR.... - - - MAIS UMM IDIOTA GUNDADO AO PODER..... - lembrei-me do Oalvo de Carvalho: - - “...A presença de um grande número de histéri-cos nos altos postos de uma sociedade é garan-tia de deterioração de todas as relações huma-nas, de proliferação incontrolável da mentira, da desonestidade e do crime. “ Olavo de Carvalho - "... No curso desse processo, é inevitável que o amorte-cimento da consciência individual traga consigo o decrés-cimo da inteligência intuitiva. As capacidades intelectuais menores, puramente instrumentais, como o raciocínio lógico verbal ou matemático, podem permanecer intactas, mas o nú-cleo vivo da inteligência, que é a capacidade de apreender num relance o sentido da experiência diretas, ai comple-tamente arruinada, às vezes para sempre.... " Olavo de Carvalho

NKny em 06 de março de 2013

Muito oportuna a sua matéria sobre o ditador Hugo Chaves. A mentalidade medíocre e grotesca dos latino-americanos é que cega a razão que torna a democracia algo frágil. A miséria alimenta políticos demagogos e hipócritas, mais interessados em se aproveitar do que ajudar. Já foi tarde o tirano Hugo Chaves. E que vão para o inferno todos os políticos populistas e irresponsáveis do Brasil e da América Latina.

Matheus em 06 de março de 2013

Discordo. Todo governo é marcado por pontos positivos e negativos. Chavez, através de métodos autoritarios ou não, contribuiu para a valorização da construção social em seu país. Usou os petrodólares para reforçar laços sociais da Venezuela, ao invés de vender a preço de banana a outros países.Ele teve coragem de peitar países economicamente mais fortes para defender interesses de sua população. E outra, pessoas como Chavez, com todos os seus defeitos, influenciou outros países, reforçando um carater com viés social democrata, em detrimento de um pensamento liberal existente! Ele controlava a mídia, me responda caro Ricardo Setti. A imprensa no Brasil é mesmo livre? A imprensa brasileira é livre, sim. Aqui, então, nem se fale. Escrevemos o que nos der na telha. E não aceito de forma alguma sua tese de que vale a pena o autoritatismo em prol de um suposto desenvolvimento social. Procure se informar nestes dias, caro Matheus, sobre o estado caótico em que o chavismo deixou a economia da Venezuela. Se tiver tempo, vá à home page do blog porque às 14 horas postei reportagem do site de VEJA a respeito desse assunto. Abraços

JUMBAL em 06 de março de 2013

Caro Ricardo muito boa reportagem , fica a dica que somos a materia mais fragil da natureza e que nao adianta todo o poder que se conquista em vida, mais ele se matou por procurar a cura em Cuba.

Fernando em 06 de março de 2013

"Filósofo," Embora seja mera convenção, a “netiqueta” desaconselha o uso excessivo de caixa alta nos textos. Engana-se quem pensa que ESCREVER ASSIM apenas enfatiza e melhora a legibilidade. Assim como o tom de voz pode mudar o sentido do que está sendo dito, o recurso Caps Lock também interfere na mensagem. Graças ao enorme destaque que lhes é conferido, as palavras escritas com o recurso Caps Lock frequentemente dão a impressão de que o emissor está irritado ou até gritando. ENTENDEU?

Fernando em 06 de março de 2013

Ricardo, Você esta certo:fará falta para familiares;amigos;simpatizantes da causa.Para nós. sua morte pode indicar o começo do fim de um era de avanço das esquerdas fascistas na AL.Ele, necessariamente, não teria que morrer de câncer para que deixasse o poder no entanto, se continuasse forte e saudável, seguiria no poder eternamente como seus amigos da ilha prisão/favela.

Neurtino em 06 de março de 2013

Sr Jornalista, não consegui enxergar nenhuma ofensa ao sr Hugo Chavez, talvez seja eu que não tenha QI para vê-las. Achei seu artigo bem escrito e ponderado. Muito obrigado, meu caro. Um grande abraço

Alexandre Gabbi em 06 de março de 2013

Estimado Sr. Ricardo, Peço escusas, mas Chávez vai fazer falta sim. Quem vai fazer o papel de palhaço na abertura da Assembléia Geral da ONU, por exemplo. E quem vai ajudar Fidel a montar o Lego com os restos do Muro de Berlim em Havana ? Um fraterno abraço, Alexandre Gabbi

Ruben em 06 de março de 2013

esse "filósofo" tá na cara que é petralha.

Jane em 06 de março de 2013

Este jornalista está representando a revista Veja... Bem, The New York Times é que não é...

Sérgio em 06 de março de 2013

Olá Ricardo, Parabéns pelo post. Honestamente, tenho dúvidas se haverá eleições. Vem coisa por aí. Espero que a fila continue a andar, e rápido!!!!!

Wagner em 06 de março de 2013

Comentário vergonhoso...nada além de disso! Vergonhoso é um leitor vir ao blog para proferir um insulto, sem ser capaz de esgrimir qualquer argumento em defesa de suas ideias -- se é que as tem. Isso sim é vergonhoso.

Nina - RS em 06 de março de 2013

Ahhh, não sou cínica não!! Exultei, gritei "viva", bati palmas - clap, clap, clap - quando soube da morte deste ditadorzinho de m.... Que vá arder no fogo do inferno importunando os ouvidos do capeta com sua demagogia populista!!! Me perdoa, caro Setti, normalmente não sou tão "mázinha" assim, mas esta ocasião é especial, se é que vc me entende... rsrsrs Vou ficar aqui aguardando, de camarote, a chamada tbém do FDP do carrasco sírio, do lunático do Irâ, do caquético do Fidel, do cocaleiro Evo, da viúva alegre Cristina, do doutor "honoris"... Virgi, são tantos... Que Deus não me leve sem eu ver esta "limpeza"!! Abs.

Alipio Queiroz em 06 de março de 2013

Pois é... Chávez tem admiradores fanáticos em todos os países das Américas, inclusive no Brasil,como podemos observar em comentário aqui no post... E sofrem com a morte do ditador. Se esse pessoal ama seus líderes, entre eles, muitos sanguinários como Khadafi linchado recentemente, os irmãos Castro de Cuba, com os quais lula tem afinidades, inclusive com aqueles do Irã e da Coréia do Norte, é porque e certamente, tem a mesma TEMPERA daqueles que admiram e amam. O criminoso que morreu "ontem", não deixará nenhuma saudade nas pessoas que amam a liberdade!

Roger Coelho em 06 de março de 2013

Isso mesmo blogueiro. Coleque esses ptralhas no chuveiro. Principalmente esse tal filosofo.

Roger Coelho em 06 de março de 2013

Foi tarde!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Leonardo em 06 de março de 2013

Esse FILÓSOFO – 06/03/2013 às 1:33 deve ser petista disfarçado, filósofo hahaha, será que é igual a Marilena Chaui uma das cabeças pensante do pt????? faça me o favor, defendendo um caudilho deses, outros deveriam ter o mesmo destino dele, assim a terra seria melhor habitável. E que ironia morreu no mesmo dia da morte de Stálin não menos tirano.

Leonardo em 06 de março de 2013

Esse é FILÓSOFO - 06/03/2013 às 1:33 é petista disfarçado, filósofo hahaha, será que é igual a Marilena Chaui uma das cabeças pensante do pt????? faça me o favor, defendendo um caudilho deses, eutros deveriam ter o mesmo destino dele, assim a terra seria melhor habitável. E que ironia morreu no mesmo dia da morte de Stálin.

ezilda perez em 06 de março de 2013

jÁ FOI TARDE.UM DITADOR A MENOS.FOI CONTRA OS ESTADOS UNIDOS,NO ENTANTO SOBREVIVE A VENEZUELA GRAÇAS AOS AMERICANOS É DE RIR,USA É O MAIOR IMPORTADOR DO PETRÓLEO VENEZUELANO,E CHAVES ATÉ NA FOTO FAKE COM AS FILHAS ESTAVA COM AGASALHO AMERICANO KKKKKKK.VIVA A DEMOCRACIA,SOU FÃ DOS AMERICANOS SIM E SOU DA ZELITE SIMMMMM,APESAR DE SER POBRE SOU DA ZELITE,PENSO DIFERENTE DOS PETRALHAS,GRAÇAS A DEUS!!!!

Fabio em 06 de março de 2013

10 RAZÕES PARA NÃO SENTIR SUA FALTA HUGO CHAVES 1. Sua maneira autoritária e sua incapacidade de se envolver em um diálogo honesto com alguém que se opõe a você. mesmo a partir de seu leito de morte você teve uma juiza da suprema corte demitida porque não estava de acordo com sua política. 2. O seu desrespeito para com o estado de direito e sua contribuição para um clima de impunidade na Venezuela. Em 1999 você reescreveu a constituição para atender às suas necessidades e ainda assim você a violou quase diariamente. Com este exemplo, não é nenhuma surpresa que o crime explodiu na Venezuela. Em 14 anos a taxa de homicídios mais do que triplicou, e enquanto os juízes estavam ocupados tentando provar sua lealdade política a você, apenas 11% dos homicídios levaram a uma condenação. 3. Suas promessas vazias e a maneira que você manipulou muitos venezuelanos a pensar que você estava realmente a trabalhar para eles. Hospitais hoje não têm recursos e se formos a uma emergência, devemos levar tudo, desde medicamentos, luvas cirúrgicas e máscaras. A verdade é que você estava melhor em tocar sua própria trombeta do que em fazer as coisas. 4. O nível assombroso de corrupção de seu governo. Houve corrupção antes sim, que caiam nas mãos da oposição e eram apurados. Agora ouvimos falar de milhões e milhões de dólares desviados na frente dos olhos de todos e sua única reação foi atacar os meios de comunicação que revelaram a corrupção. Os únicos políticos acusados de corrupção em seu governo são de partidos que se opõem a você, e principalmente em acusações forjadas. Por exemplo, Leopoldo Lopez nunca foi condenado pelos tribunais, mas você ainda o impediu de concorrer a eleições. Seu crime? usar o dinheiro da dotação orçamentária para pagar os salários dos professores e bombeiros, porque o seu governo reteve as verbas adequadas. 5. As oportunidades que você perdeu. Quando tomou posse, o preço do petróleo era de us $9,30 e em 2008 chegou a 126,33 dólares. Havia tanta coisa boa que você poderia ter feito com esse dinheiro! Mas você decidiu jogá-lo fora em corrupção e compra de eleições e armas. Se tivesse usado esses recursos corretamente, 10,7% dos venezuelanos não estariam em condições de extrema pobreza. 6. Seus ataques à propriedade privada e ao empreendedorismo. Você nacionalizou centenas de empresas privadas e empurrou centenas mais para a falência, não porque você era um comunista ou um socialista, mas simplesmente porque você não queria ninguém com poder para se opor a você. Se todo mundo se tornasse funcionário público, você pode forçá-los a participar de suas reuniões políticas e a oposição não iria receber qualquer financiamento. 7. Sua hipocrisia em liberdade e direitos humanos. Você fechou mais de 30 estações de rádio e televisão por serem críticos de seu governo, negou acesso a moeda estrangeira para os jornais para comprar papel de impressão (cidadãos comuns não podem acessar moeda estrangeira a menos que você autorize), você prendeu sem julgamento pessoas por anos, você prendeu pessoas por crimes de opinião, você demitiu dezenas de milhares de funcionários públicos por assinarem uma petição para um referendo revogatório e negou-lhes o acesso a serviços públicos e até mesmo cartões de identidade e passaportes. 8. Sua hipocrisia sobre a questão da soberania da Venezuela. Você expulsou os norte-americanos, mas desceu as calças para os cubanos, russos, chineses e iranianos. Nós temos oficiais cubanos dando ordens no exército venezuelano, as petrolíferas chinesas trabalham com uma margem maior de lucro do que todas as companhias ocidentais fizeram e você deixou claro que suas alianças seriam com governos que massacram seu próprio povo. 9. Sua hipocrisia sobre a questão da violência. Você disse que esta foi uma revolução pacífica, mas você permitiu que grupos armados ilegais como TUPAMAROS, LA PIEDRITA E FBLN operassem. Você deu-lhes armas, você foi crítico de guerras americanas, mas ainda assim deu armas para a guerrilha colombiana, cuja única agenda é assassinato e tráfico de droga. 10. Sua hipocrisia sobre a democracia. Seu insulto favorito contra os partidos de oposição na Venezuela foi "golpistas", mas esqueceu que organizou um golpe em 1992, e os militares fiéis a você apoiariam um golpe de estado em seu favor, se a oposição ganhasse as eleições presidenciais. Não havia democracia em seu partido político: você escolheu cada um dos candidatos para a assembleia nacional e os governos municipais e estaduais. Quando a oposição venceu o referendo que teria permitido alterar a constituição em 2007, você desmentiu os resultados e descobriu uma maneira de alterar os artigos que o permitiram ser reeleito quantas vezes você queria. Você manipulou as eleições em 2010 para garantir que a oposição não conseguisse mais do que um terço das cadeiras no parlamento, mesmo com 51% do voto popular. Sua democracia foi feita de papel e todas as instituições foram seus fantoches. Então, não, Hugo, eu não vou sentir sua falta. Descanse em paz agora, enquanto tentamos reconstruir a bagunça de um país que você nos deixou.

mauricio em 06 de março de 2013

Esperança até que existe que se mude naquele Pais, entretanto pela linha de raciocinio dos atuais comandantes daquele miserável Pais estao seguindo... a luz continuará apagada. Infelizmente.

Gean Carlos de Lima Sobrinho Roth em 06 de março de 2013

Sr. Ricardo é lamentável sua públicação, vejo que de humano sua pessoa não tem nada. Gostaria de saber como é possuir um coração mecânico e um cerebro pequeno? Pois comentários como o seu me leva a crer que são escritos por pessoas assim. Viva Chavez! Criticar um político não significa ser desumano. Mas pessoas com sua mentalidade não entendem isso e, ao escrever estas considerações, sei que estou perdendo meu tempo. Quanto a meu cérebro ser pequeno, pode até ser, mas funciona suficientemente para distinguir os cegos e fanáticos.

Liberdade de expressão em 06 de março de 2013

Caro Ricardo Setti, gostaria de parabenizá-lo pela enorme paciência que tens em responder comentários e deixar que todos se manifestem de acordo com a limitação intelectual de cada um, e claro, ignorar completamente com educação os que querem trollar os comentários. É justamente o que o PT anda doutrinando em sua militância: um partido que diz que lutou pela democracia na ditadura e faz ditadura de conceitos, idéias e opiniões na democracia, discordar faz parte, mas a agressividade pregada na guerrilha de informações está lembrando os militares de 68. Você nesse texto utilizou de extremo cuidado de separar a "pessoa jurídica", no caso o ditador extinto e a "pessoa física" que é o desaparecimento do ser-humano, algo sempre digno de respeito antropológico. Obrigado Setti, prossiga sempre assim e sempre exerça tão bem seu jornalismo independente de patrocínios estatais, não quero dizer que tais publicidades governamentais sejam dispensáveis, mas há blogs e colunistas que dependem destas fontes de financiamento. Avança Brasil!

Ismael Pescarini em 06 de março de 2013

Chavez nunca representou nada de novo. Ele mesmo ancorou seu partido em Simon Bolívar, um líder populista do século XIX. Ao invés de lutar pela democracia, pelo acesso à educação e à melhoria das condições de vida pelo TRABALHO, apostou no assistencialismo e na tirania. Fez o mesmo que déspotas e ditadores do passado. Qual a diferença entre Chavez e Gatúlio ou mesmo os imperadores romanos que suprimiram a democracia pela política do pão e circo? Chavez deixa, para quem tem um mínimo de bom senso, apenas a impressão clara que muito trabalho ainda deve ser feito para acabar com a pobreza espiritual deste continente, do qual ele foi um legítimo propagador. A propósito, seu post sobre Chavez é justo e respeitoso, sem deixar de ser crítico. Mas vá explicar isso pra quem admira a figura dele, uma prova cabal da falta de preparo intelectual dessa turma.

Jorge G em 06 de março de 2013

Ia dizer que é surpreendente o anacronismo dos posts que li, mas me corrigi: não surpreendem nada, porque as pessoas se pautam pela incoerência, pelo preconceito e pela ideologia estéril, tudo adubado por imensa ignorância. Argumentar que Chavez fez a AL andar de cabeça erguida contra o imperialismo só não é mais estúpido que criticar que não se possa falar nada contra ele porque simplesmente o homem acabou de morrer. É inacreditável! Certamente é verdade que ele tenha beneficiado milhões de venezuelanos ao mudar uma política sabidamente corrupta e oligárquica daquele país. Mas suas ações na política externa são vergonhosas e amorais, seja na interferência em países pobres vizinhos, seja no alinhamento político com o Irã, a Coréia do Norte, seja na sustentação da mistificação dos Castros de Cuba e com a irracional postura antiamericana, com quem tem um grande comércio e depende dele. Chavez poderia ter feito, internamente, tudo o que fez, sem destruir suas instituições ou minar sua democracia. Para terminar, sucumbiu à doença por receio de descaracterizar sua imagem. Muitos aqui também gostariam de fazer o que ele fez, mas, felizmente!, somos o Brasil. Quanto aos eventuais órfãos chavistas do Brasil: animai-vos! Lula ainda está aí, tentando...

gilson acácio de oliveira em 06 de março de 2013

E se autodenomina FILÓSOFO? Tem medo até de se apresentar. Deve ser filósofo petista...amante de ditaduras...

Fernando X em 06 de março de 2013

E agora? Como ficam as viúvas de Chavez: lula (em minúsculas mesmo), dilma, cristina, evo e outros bichos? Estão agora sem direção, se é que tinham alguma!

Dilma em 06 de março de 2013

Concordo plenamente com o nobre jornalista.Todo poder pertence ao Deus dos Céus e esse chavez pensou que era deus e dominou um povo por tantos anos com seu depotismo.E agora? Ele morreu como todo ser humano,daí podemos perceber sua limitação.

olavo em 06 de março de 2013

Caro Setti: Grande artigo. Lendo os comentários, vemos como em nosso país existem pessoas que admiram o que não presta. Alguns dizem que a Venezuela acabou com a pobreza, que Hugo Chaves foi eleito democraticamente, imperialismo americano foi responsável por tudo de ruim, etc.. Só nos resta dizer uma coisa: Povo ignorante dá nisso. Quando o Brasil investir de verdade em educação e o povo for culto, deixaremos de eleger políticos ladrões e deixaremos de ´por a culpa nos outros. Grande abraço.

Luisa em 06 de março de 2013

Como sempre a Veja demonstrando ideias antigas e ultrapassadas, defendendo os "outros" q sempre mandaram no mundo.... por isso q u não leio veja, o twitter me trouxe aqui. Fará falta sim ! Vc que se fosse não faria falta alguma.... Muito delicado, de sua parte, desejar minha morte. Isso mostra bem seu caráter.

valdeci em 06 de março de 2013

ja foi tarde!!!!

karkara em 06 de março de 2013

engracado aqueles que passam a vida celebrando cuba agora ficam calado cade os grandes medicos o grande hospital cubano ? porque nao coseguiram salvar o huguito ? sera que esse huguito ja nao estava marcado quando voi nas nacoes unidas e sentio o cheiro de enchofre ? lembram ? quando ele esteve perdo do demonio? ali ele ja estava marcado para fazer comunismo no inferno......va estar esperando pelo anao de 9 dedos e pelo sanguinario castro e voce vai colocar seu nome na lista ? kkkkk

Bruno Sampaio em 06 de março de 2013

Sinceramente não sei o que move pessoas que deveriam ser bem informadas a achar que Chávez e seu populismo barato poderiam trazer algo de bom. O mesmo caminho está sendo tentado por aqui, e os resultados desastrosos já começam a aparecer. Acordem, "socialistas"! Não existe almoço grátis, e o socialismo acaba quando o dinheiro dos outros deixa de pingar todo mês.

Ronaldo em 06 de março de 2013

Caro Ricardo SEtti, parabéns pelo artigo sobre Hugo Chaves. Respeitando a pessoa humana, concordo que Hugo Chaves era um individuo autoritário e falastrão, que usou o dinheiro do petróleo para incentivar a ditadura cubana e países onde os direitos humanos não são respeitados. Se trabalhasse mais e falasse menos, ajudaria o povo venezuelana que teria melhores índices de desenvolvimento humano. Só os governantes despreparados da América do Sul e do Irã lhe deram suporte. Os irmãos Castro por viverem de suas esmolas. Para o povo Venezuelano não fará falta, para o mundo ganhamos com sua ausência, pois que em nada contribuiu com sua arrogância e destempero.

JUNIOR em 06 de março de 2013

PREZADO SETTI CONCORDO INTEIRAMENTE COM SEUS COMENTÁRIOS. ESTE SENHOR FALECIDO NA DATA DE ONTEM LEVOU A VENEZUELA A MAIS MISÉRIA,AO RETROCESSO ECONÔMICO E POLÍTICO, FECHOU EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO QUE NÃO CONCORDAVAM COM SUAS IDEIAS, APARELHOU O JUDICIARIO,ENFIM, PREPARAVA-SE PARA SER DITADOR DA VENEZUELA, EXPLORANDO A MISÉRIA E A DESINFORMAÇÃO DE SEU POVO. SUAS IDEIAS ERAM DO TERCEIRO MUNDISMO DOS ANOS 50 DO SÉCULO PASSADO E NÃO TRARÁ SAUDADES. NÃO É PORQUE MORRE QUE VIRA ANJO, AS VERDADES TÊM DE SER DITAS, RESPEITOSAMENTE.

Luiz Ribeiro em 06 de março de 2013

Foi-se, para o bem do povo venezuelano, da América Latina (já que sustentava vassalos como Morales e Correa), e da humanidade.

JT em 06 de março de 2013

A América Latina perdeu um de seus grandes contestadores, cujas mensagens incomodavam a elite do Statos Quo. Há cerca de 15 anos ele não deixava o noticiário, sempre envolvido em polêmicas. Muita gente não gostava dele mas para muitos ele era um mito. Seu jeito de liderar era de certo modo impositivo. Há quem diga que ele não era muito democrático e seguir regras não era bem o seu estilo. Nos últimos tempos sua aparência não estava e mesma de outras épocas, pois se apresentava um pouco gordo e inchado, escondendo seus problemas. Muita gente agora está chorando e para estes fica o consolo: - O vocalista e compositor Chorão morreu, mas o seu legado permanece!

eduardo em 06 de março de 2013

como ficará o contrato com a refinaria abreu e lima em PE, asinado por hugo chaves.e agora...

Vital dos Santos Farias em 06 de março de 2013

Espero que a democracia se estabeleça na Venezuela.

Vital dos Santos Farias em 06 de março de 2013

A Venezuela sofreu com a ditadura chavista, agora com a morte do seu líder novos horizontes devem surgir.

MV Valvemark em 06 de março de 2013

Caro Ricardo. Compartilho de sua análise em gênero, número e grau. O que mais me admira é que estas pessoas que são favoráveis a estes regimes ditatoriais e a estes lideres populistas deveriam pedir asilo politico em Cuba, Irã, Venezuela e Coreia do Norte. Porque não fazem isto ?? Porque não trocam o McDonald's e a Coca-Cola ?? São uns verdadeiro hipócritas e alienados. Não é fácil ter paciência e educação com esta gente!!

Nilson de Simas em 06 de março de 2013

Cérebros retrógrados, é julgam ser, uma manifestação de divergência, um desrespeito. Tenha paciência. Desde quando emitir opinião sobre um ditador inconsequente virou desrespeito. O interlocutor esta a fazer críticas ao governo do Chaves e não à pessoa dele, pois ressaltou, toda morte é muito triste.

gilmar em 06 de março de 2013

Setti estou nesto momento assistindo Entre Aspas e o assunto é a morte de Chaves e os dois convidados estão bem divididos um é um severo defensor e acha até termos técnicos para justificar os feitos de Chaves e outro se contrapõe com informações que da para ver que são verdadeiras, é um assunto que gera paixões até verbalmente violentas, concordo plenamente com seu texto e podemos comparar com nosso país onde se vc falar mal do PT ou do Lulla em alguns lugares vai arrumar confusão, no países onde o investimento do petróleo foi repartido com a nação em forma de educação, saúde e segurança (ao meu ver os três pilares de uma bom governo)quem ganhou foi o país como um todo não houve privilegio a ninguém, vide uma Noruega por exemplo se contrapondo a uma Nigéria ou a própria Venezuela, ele foi só defeitos? Não mas fez males que a nação vai levar muitos anos para atenuar como ocorre hoje no Brasil o famoso 'nós contra eles' pregado pelo Lulla, o sul contra o nordeste, o branco contra o negro, o Homossexual contra o hétero e assim por diante, só não foi mais longe pois ainda não conseguiu apoio contra as liberdades de expressão e nossa suprema corte e não conseguir por não possuir uma coisa que Chaves teve desde o começo, apoio militar.Programas sociais tem sido usados na America Latina como moeda de compra de votos e simpatizantes e tem funcionado com de forma muito eficaz face ao passado da maioria de nosso países onde as riquezas sempre ficaram restritas a algumas classes, jogar a culpa nos EUA e Europa também tem sido uma pratica destas mesmas nações como desculpa par nossa incompetência, veja a cabeças de nossos esquerdistas( eu prefiro o termo oportunistas)o tamanho do atraso em sua forma de pensar falando de Cuba, URSS ,Coreia do Norte, o próprio Oscar Niemeyer idolatrava Stalin! Nosso artista acham Cuba o sonho de consumo porém nunca moraram lá, preferem Paris.A America Latina levou os últimos trinta ou quarenta anos ar nos livrar de uma elite mais a direita e acho que vamos levar algo próximo disto para nos livrar da corja esquerdista(pelo menos se dizem esquerdistas).

José Antônio em 06 de março de 2013

O mundo ficou mais leve e democrático!

Rodrigo Ribeiro em 06 de março de 2013

A Venezuela irá sobreviver muito bem sem Chavez, claro, depois de consertar os estragos que ele e sua turma causaram ao país. Chavez, agora, descansa em paz. A Venezuela também.

Carlos em 06 de março de 2013

Parabéns Ricardo Setti. É preciso que alguns "filósofos" saibam a diferença entre política e politicagem.

Éber Campos em 06 de março de 2013

Foi tarde, e não fará falta. Antes de aparecer doente, eu pensava: esse devia ir para o inferno, e foi. Vai cheirar enxofre. Como todos esses socialistas imprestáveis.

Sergio Braga em 06 de março de 2013

Prezado jornalista. Parabéns pelo seu comentário. Muito verdadeiro. Para os que são ignorantes, reacionários e desocupados, tenho uma proposta. Pago a passagem de ida para os que amam Fidel e Cuba, e outra, também de ida para os admiradores de Chaves. Mas só de ida.

Marilene L'Abbate - SP em 06 de março de 2013

COM CERTEZA, a América Latina LIVROU-SE do ainda-demoníaco Hugo Chávez = NOVOS-ARES! No Plano Astral, ao conscientizar-se dos terríveis sofrimentos provocados aos Cidadãos-Mais-Evoluídos-do-Mundo, CHÁVEZ CHOROU e já recebeu a sua próxima Missão: assistir, realmente, os irmãos carentes, longe do poder = extremo sacrifício da Vida. Amado Setti: aos mortos e aos vivos, A VERDADE! A Venezuela e os outros países do Planeta Terra continuarão caminhando na conquista da Liberdade = Democracia. Henrique Capriles é um excelente nome!

marcio alves em 06 de março de 2013

Realmente espero que a Venezuela tome um rumo democrático e que seu povo volte a gozar os direitos que todo ser humano em países civilizados!!

Maurélio em 06 de março de 2013

A morte desse canalha assassino é sim, motivo de regozijo e festa para os povos civilizados!

bereta em 06 de março de 2013

IARA...23:50 hs.- Com a devida autorização de Ricardo Setti, responsável pelo blog, faço algumas perguntas a Iara, respeitando seu direito de dizer o que quiser sobre quem quiser. Iara, a senhora já leu A REVOLUÇÃO DOS BICHOS? A senhora já se aprofundou nos estudos sobre demagogos e demagogia? A senhora conhece a passagem bíblica que faz referência a um rico perfume aplicado nos pés do Mestre Jesus? Lembra-se da respostas que ele deu a Judas, o primeiro grande demagogo que a história cristã registra? E olhe que Jesus tinha em grande conta os oprimidos, tando que lhes disse: Vinde a mim, vós que estais cansados e oprimidos, pois eu vos aliviarei. Quanto a Chaves e semelhantes, ele incitava o ódio que tudo destrói. Seu maior cliente era justamente o país que ele mesmo demonizava. Não é dando dinheiro, distribuindo benesses ao povo que fará melhorar esse mesmo povo. Se fosse, Jesus não teria sido crucificado. Ocorre que Jesus,em que pese "carregar" o povo nas costas, exortava-os a que cumprissem a sua vontade. "Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando". E o que ele mandava? "Que nos amássemos uns aos outros". Quando um governo, seja de que país for, incita seus cidadãos ao ódio, a perseguição, a todo tipo de comportamento destrutivo e para isso faz uso de manobras demagógicas, dificilmente será um bom governo. A contrapartida que deveria ser exigida do povo não veio, como não tem vindo aqui para nós,brasileiros. Isso cria uma casta de "esperançosos" de que isso nunca acabará. Como se não bastasse o campo abordado, nascemos livres. Demorou muito para que a humanidade entendesse o conceito de liberdade, mas, ao que me parece, ainda há pessoas que preferem a marca da coleira no pescoço em troca de alimento na hora certa. Liberdade não é o direito de se fazer o que nos der na telha. Liberdade é o direito de nos livrarmos de tiranetes utópicos cujos interesses pessoais estão acima do bem do povo. Vide Cuba, que até hoje está no século 19. A falta de informação em tempo real permite que pessoas acreditem que seu inimigo maior está sempre pronto a atacá-los. Embargo? Existe, mas por conta de um governo que escolheu esse caminho. A América Latina é um laboratório dos mais primitivos, onde se anda em busca da pedra filosofal, como se isso fosse verdade. Não existe pedra filosofal em política. Não há um só governante que seja capaz de agradar a todos ao mesmo tempo. E a contrapartida para tudo isso é a eterna vigilância. Quando Cristo disse "CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ", não resumiu essa verdade a questõs meramente espirituais. Não se pode separar o espírito da carne, a não ser pelo processo da morte. Enquanto vivos, devemos cuidar de ambos. E não há nada que abrevie a morte das pessoas que a incapacidade de pensar. Não é sem razão que filmes de zumbis proliferam dia e noite, ao agrado de muitos. Os tiranos retiram do homem o estímulo ao pensamento. Penso que um grande estadista seja aquele que, como Churchill, dizia ao povo, sob intenso bombardeio perpetrado pelas forças alemãs: Hoje foi difícil mas amanhã será pior. Porém, venceremos! Não existe sopa grátis e demagogos vivem a querer dar sopa grátis ao povo. Quando a conta chega, seu valor é astronômico, pois inclusa na conta está a supressão da liberdade, nosso bem mais caro. Pense nisso, com todo o respeito que você merece. Tenha um bom dia.

carlos alberto em 06 de março de 2013

Setti, isto não é um conselho - tenho noção do ridículo - é um apoio: Esquenta, não, corta sem dó nem piedade o FILÓSOFO caixa alta hoje e sempre. . O cara é um mala primitivo, arrogante, mal educado e ignorante. Primitivo: faz um esforço para mostrar-se aceitável, mas é tosco. Arrogante: para começar usa caixa alta, porque tudo que fala é superimportante. Exige, pede explicação, se acha! Mal educado: auto evidente. Ignorante: não entende nada, não aprende nada. Se é leitor da Veja, como diz, devia saber a relação entre hospedagem de blog e revista.

tonia carreiro em 06 de março de 2013

o pt sim sentira a falta dos petrodolares!!!!!! como se nao fossem competentes para "produzi-los" por aqui mesmo

Bidu em 06 de março de 2013

Parece que o tal do'filósofo' ou é bolivariano ou petista, pois considerar chaves, lullllla, fidel, ahmadinejad e toda curriola de delinquentes desse naipe como estadistas, é no minimo uma caolhice genetica e enviezada da verdade.Além do mais a morte não exime o banditismo de ninguem, seja ele um pseudo-presidente, ou o fernandinho beira-mar.

tonia carreiro em 06 de março de 2013

e vem a "faxineira" do lulla falar que todos os latinos-americanos sentem muito....que asneira foi essa? essa mulher bebeu??? ela bebe tambem??? tenho familia na Venezuela e eles estao soltando foguetes dona dilma!!!!!

Ciro Lauschner em 06 de março de 2013

Hugo Chaves deve ir para a história como o dirigente que conseguiu imbecilizar a maior parte da população de um país e que conseguiu fazer aflorar as análises mais sinceras nas "esquerdas" do continente expondo-as como de fato são;ingênuas, desinformadas e burras!

Rod em 06 de março de 2013

Ricardo , concordo com você . Para o bem do povo da Venezuela , tomará que a transição seja pacífica e que essa praga ideológica do " chavismo " acabe ! Chavez não fez nada de bom para a Venezuela. E como é típico dos governos socio / comunas sempre tem que ter um inimigo para por a culpa nos montes de besteiras que são feitas , no caso o " imperialismo " americano..... Li o comentário feito pelo sr " filófoso " às 2:26h sobre seu texto , Ricardo , não achei nada ofensivo . Ofensivo foi a decleração de Maduro dizendo que a doença do Chavez foi culpa dos EUA , se fosse Venezuelano ficaria com vergonha . Grande Abraço.

Teresa Engren em 06 de março de 2013

Estou reescrevendo porque ficou com erros de grafia. Quis escrever que Hugo Chaves ficará feliz na companhia de Fidel no além, não do Fodel. Mas pensando bem, acho que foi um ato falho, escrevi o que acho sem puridos O correto é : "Já podemos rezar pela alma de Hugo Chaves. Com certeza ele ficará muito mais feliz quando tiver a companhia de Fidel no além".

Teresa Engren em 06 de março de 2013

Moacir - excelente comentario Se Chaves fosse menos agarrado ao poder, se ele não se sentisse como um deus ( ele se considerava um deus imortal e não um semi-deus mortal ) não teria concorrido as eleções do ano passado. Teria sido o vice de Maduro ou do Cabello. Agora vai haver um batalha interna para saber quem será o sucessor. Bom, pelo menos ficamos livres das noticias que davam a cura e o pleno restabelecimento de Chaves. A morte de Chaves será muito usada pelos chavistas para continuação do "status quo". Não é fácil terminar com uma ditadura. Talvez só nas próximas eleções com uma Venezuela mais pobre,e mais violenta, a ditadura porerá acabar.

Tuco em 06 de março de 2013

. Opa! O câncer empatou! 1 x 1! .

Teresa Engren em 06 de março de 2013

Já pode os rezar pela alma de Hugo Chaves. Com certeza ele ficará muito mais feliz quando tiver a companhia de Fodel no além.

Brancaleone em 06 de março de 2013

O que vem depois de Chavez é o mais preocupante. Para ter maior longevidade no poder, Chavez aprovou leis e fechou instituições que se opuseram ao seu governo. E criou mecanismos para ter apoio maciço, tanto popular quanto dos políticos. Com os pilares da democracia enfraquecidos certamente teremos uma grande incógnita. Os baba-ovos, agora desprovidos do seu maior líder, conseguirão o apoio popular? E se não conseguir, como tentarão manter o seu status-quo? Respeito Chavez como uma pessoa mas chamá-lo de estadista é desdenhar da inteligência alheia.

maria luiza guião bastos em 06 de março de 2013

Caro Jornalista, Caro Setti, não sei se estou sendo crédula demais.........porém........ mesmo com tudo o que a Venezuela tem passado........ lá existe oposição. Há mais esperança no ar.... mesmo que demorada......Sinto demais por não estar aqui quando acontecer esse futuro........ Já aqui!!!!!!!!!! (''Faz escuro mas eu canto''....) Saudações!

FILÓSOFO em 06 de março de 2013

ERRATA NO COMENTÁRIO ANTERIOR : ONDE SE LÊ "ESQUERDA REACIONÁRIA" TRATA-SE DE "DIREITA REACIONÁRIA".

Vitor Thomas Chaplin em 06 de março de 2013

Depois de ler sua coluna jornalística , Ricardo Setti, ler os vários comentários. As infindáveis criticas e os demasiados elogios. Resolvi deixar o meu comentário. Por mais tendencioso, neutro, sincero ou desacreditado. Seja lá como for. Eu me pergunto por quê ele, Hugo Chavez, tinha tanta obsessão em atacar o poder de outras nações e não se preocupava com a miséria do seu povo? Ate onde eu sei a Venezuela tem tantos problemas quanto um pais latino americano de terceiro mundo. E se seus idéias revolucionários eram o que ele acreditava ser o correto para sua nação, e claro seguido , aclamado e reverenciado por muitos, então por quê a Venezuela não esta em melhores condições sob todos os aspectos de uma nação de primeiro mundo. Se seus idéias eram tão bons por que vemos e assistimos tão pouco? Penso eu que 16 anos é bastante tempo para quem tem controle absoluto

FILÓSOFO em 06 de março de 2013

SR. JORNALISTA O SR. COMETEU UM EQUÍVOCO : EU NÃO ENTREI NO MÉRITO DA SUA "CRÍTICA POST-MORTEM" AO HUGO CHÁVEZ, ALIÁS O SR. TEM TODO O DIREITO DE ESCREVER O QUE VIER À VENETA...O QUE EU APONTEI FOI SOBRE A MAIORIA DOS COMENTÁRIOS ABAIXO DESAIROSOS À MEMÓRIA DO FINADO ESTADISTA, QUE FORAM PUBLICADOS LIVREMENTE OU SEJA SEM NENHUMA CENSURA....E QUANDO ALGUÉM CRITICA A "ESQUERDA REACIONÁRIA" E O "IMPERIALISMO NORTE-AMERICANO" É DELETADO. ALÉM DISSO EU É QUE FUI A PARTE OFENDIDA : O SR. JORNALISTA ME QUALIFICOU DE MENTIROSO E CALHORDA. NO MOMENTO EM QUE O SEU BLOG É PARTICULAR O SR. TEM TODO O DIREITO DE DELETAR E INSULTAR QUEM QUER QUE SEJA, MAS TRATANDO-SE DE UM REPRESENTANTE DE UM ÓRGÃO DE IMPRENSA - OU SEJA O "BLOG DA REVISTA VEJA' - A HISTÓRIA É OUTRA, E NUNCA VI O CORPO EDITORIAL DA EDITORA ABRIL TRATAR OS SEUS LEITORES EM TERMOS TÃO OFENSIVOS. Não deleto comentários que critiquem "reacionários" e o "imperialismo americano", salvo quando venham misturados a ofensas e insultos. E eu não o ofendi nem critiquei. Critiquei, sim, seu comentário.

FILÓSOFO em 06 de março de 2013

SR. JORNALISTA OBVIAMENTE NÃO ESTOU DUVIDANDO DA SUA CAPACIDADE INTELECTUAL, SE NÃO OBVIAMENTE NÃO ESTARIA TRABALHANDO PARA A REVISTA VEJA. RARAS VEZES LI COMENTÁRIOS TÃO OFENSIVOS A UM ESTADISTA MORTO, E POR QUE QUANDO SE FALA EM "DIREITA REACIONÁRIA" E "IMPERIALISMO AMERICANO" SE É CENSURADO? A CARAPUÇA AFINAL SERVIU A QUEM? DESDE QUANDO ESTES TERMOS SÃO OFENSIVOS OU TENDENCIOSOS NUMA IMPRENSA DEMOCRÁTICA ? ENCERRO AQUI MEUS COMENTÁRIOS E QUANDO QUISER EXPRESSAR MINHAS OPINIÕES LIVREMENTE VOU ENTRAR EM CONTACTO COM A REVISTA VEJA E A EDITORA ABRIL. DESPEÇO-ME ENTÃO COM MEUS DEVIDOS RESPEITOS. Você está completamente enganado a meu respeito. Pode falar em direita reacionária e imperialismo americano à vontade. Milhares de leitores já o fizeram neste espaço. Mas não ofenda. Aliás, levantar dúvidas sobre meu Q. I., como fez no comentário anterior, não é propriamente um elogio, não é mesmo? E quero que você me faça a gentileza de apontar onde desrespeitei Hugo Chávez na crítica dura post-mortem que lhe fiz -- tão dura como as muitas que escrevi enquanto ele estava vivo. Criticar severamente a um político não é desrespeitar. Aponte-me onde cruzei a linha. Saudações

FILÓSOFO em 06 de março de 2013

DESEJARIA PERGUNTAR AO NOBRE JORNALISTA SE ESTE BLOG É DE SUA AUTORIA ( OU SEJA É PARTICULAR ) OU SE ESTÁ REPRESENTANDO A REVISTA VEJA ? PORQUE EU COMO LEITOR DA REVISTA VEJA, A DESPEITO DA SUA LINHA EDITORIAL, SEMPRE NOTEI QUE A MESMA SEMPRE RESPEITOU O DIREITO DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO E OPINIÃO, O QUE NÃO ESTÁ OCORRENDO NO SEU CASO EM PARTICULAR. AFINAL O SR. NÃO TEM ARGUMENTOS OU Q.I PARA PUBLICAR E RESPONDER AO MEU COMENTÁRIO ? O blog é, claro, particular, por ser publicado por uma empresa privada, a Editora Abril. A responsabilidade direta é a minha. VEJA, naturalmente, é co-responsável. Respeito religiosamente a liberdade de expressão e opinião. Seu comentário era grosseiro, da mesma forma que este contém grosserias, ao supor que "não teria QI" para responder a você. Já publiquei 110 MIL comentários, e cerca de 30 mil respostas no blog. Milhares dos comentários eram críticos -- mas escritos com um mínimo de educação -- e foram publicados. Envie de novo, criticando-me o quanto quiser, mas em termos, e publicarei.

Rafael em 06 de março de 2013

Caro Guilherme Zanette...acho que este espaço não pode permitir comentários tão despidos de conhecimento quanto o seu. Volta pra escolinha meu filho, vá estudar mais, aprenda a estudar.Lembre-se, antes de criticar , conheça muito bem os dois lados. Não dá pra acreditar como existe tanta gente ignorante e alienada ainda.

FILÓSOFO em 06 de março de 2013

Quem não tem respeito é você. Peço que não volte ao blog.

Rafael em 06 de março de 2013

Caro André Coelho tenha certeza, se existir céu ou inferno certamente ele estará muito bem o que não acontecerá com os seguidores do modelo que vislumbra a exploração humana em ampliados sentidos.

Felipe Galvão em 06 de março de 2013

Chaves e o tratamento dado à sua vida e morte é o exemplo acabado da caipirisse que assola os corações e mentes caudilhescas do terceiro mundo.

Rafael em 06 de março de 2013

"Os que morrem pela vida não podem ser chamados de mortos. Honra e glória para Chávez, que viva para sempre." Palavras do Vice Presidente da Venezuela. Espero que os comentários sobre o que escrevo sejam munidos de profundo conhecimento de história, de política, de economia, e de humanidade, pois se não... serão rebaixados a zero.

Rafael em 06 de março de 2013

Seu comentário ofensivo e calhorda foi deletado.

Thiago em 06 de março de 2013

Bom dia, Setti. Parabéns pelo post, você consegue separar o lado humano do lado político. Assim como você, também lamento pela morte do Chaves (e me solidarizo com a família), porém considero que a morte do Cravismo e tudo o que ele representa (e/ou se apoia) é benéfica. Lendo os comentários abaixo, não entendo (ou pior, entendo perfeitamente) por que algumas pessoas não conseguem separar a critica/ideia da pessoa? Um exemplo, discordar do que você escreve e/ou diz é legitimo (eu discordo constantemente,rs), porém uma coisa é questionar os argumentos (o que é muito saudável) outra é o carácter, o profissional e até mesmo o direito do cidadão de se expressar, isso, de certa forma é perseguição de opinião. Faço esse desabafo, pois quando vemos jornalistas como você (que fala desde crise internacional até coisas leves e agradáveis, mas sempre com profunda pesquisa) sendo insultado por gente que não concorda com o que publicou; profissionais como o Merval Pereira - mesmo para quem não concorda com ele, acredito que é inegável que ele é um Homem preparado e sempre fala com propriedade dos assuntos que aborda - tendo seu carro cercado por marginais; ou uma simples blogueira - que usa apenas a palavra - tendo o direito de falar interrompido; vemos que doutrinas como a chavista, facista...que defendem uma guerra contra a opinião e o livre pensamento são repulsivas e que precisam ser uma pagina virada na história da humanidade. Friso mais uma vez: discordar da ideia é legitimo, mas insultar ou até mesmo agredir em decorrência da opinião é criminoso.

ALEXANDRE RABELO MORGADO em 06 de março de 2013

Ditadura, autoritarismo, comunismo, não importa o nome dado, tudo uma porcaria. Não existe nada melhor do que a democracia. Em alguns comentários, falam de "imperialismo americano", entretanto, esquecem que todo ditador, quer para si a perpetuação do poder. No caso da Venezuela, poderíamos chamar de "Império Bolivariano Chavista da Venezuela". As pessoas que bajulam ditadores, comunistas, fascistas, deveriam passar temporadas em Cuba, Coréia do Norte...

toninho malvadeza em 06 de março de 2013

Sinceramente ? Foi tarde.

Guilherme Zanette em 06 de março de 2013

Pessoas que defendem o tipo de governo de Chavez, são no fundo amantes do comunismo,de Marx, tem saudades da velha URSS..e se apegam nessa modelo fracassado, de Venezuela , de Cuba, para ainda ter um pingo de esperança que o socialismo triunfará...triste é ver, que no Brasil há muitos assim...os votos de Chavez são os mesmos votos do PT aqui no Brasil...um populismo e assistencialismo barato que não faz avançar o país pra nenhum lugar.

André Coelho em 06 de março de 2013

"Dá-me tua coroa, Cristo, dá-me-la que eu sangro. Dá-me tua cruz, cem cruzes que eu as levo, mas dá-me vida, porque ainda me restam coisas a fazer por este povo, por esta pátria. Não me leva ainda." ...talvez se tivesse se calado Deus o deixaria.

elizio em 06 de março de 2013

Caro Setti: a tal da iara (23:50), continua insistindo. Abraço. Obs.: uma hora iana, outra hora iara...

André Coelho em 06 de março de 2013

A pergunta que fica é a seguinte, quem o espera? Deus ou o Diabo?

elizio em 06 de março de 2013

Caro Setti: artigo excelente, mas primei demais a frase"Aos mortos deve-se respeito". Abraço.

moacir em 05 de março de 2013

Setti, Engraçado,O Lulla apresentou suas condolências à família e ao povo venezuelano, ANTES DE DILMA. E o embaixador americano ainda não foi expulso -o foram apenas dois adidos,sendo um deles militar que está sendo acusado de tentar "fazer contatos" com o exército para armar um golpe. abraço

iara em 05 de março de 2013

Setti, embora eu esteja com pouco tempo para escrever no seu blog, decidi colocar algumas palavrinhas porque penso ser importante falar na figura histórica de Hugo Chávez não só para a AL mas também para o mundo atual. Dou meus parabéns a Hugo Chavez pois ele foi o maior contribuinte para esse fenômeno de se ver a AL de cabeça erguida para o mundo. Como militar, Chavez poderia ter se aliado aos ricos do seu país e bajulado mediocrimente o poderio capitalista mundial, continuando a Venezuela a ser um quintal com alguns poucos ricos e uma multidão de desgraçados. Mas não, Chavez deu sua vida para erguer a cabeça dos venezuelanos e demais latino-americanos. Ele nos mostrou que é possível ter orgulho de ser latino-americano dividindo a riqueza e não dando sopa para imperialistas. Para aqueles que ainda sonham com uma AL medíocre a fazer política para beneficiar poucas pessoas e vendendo suas riquezas por preço de bananas aos imperialistas, digo que tirem seus cavalos da chuva pois mais e mais lideranças como Chavez estão a se proliferar por todo continente.

ze do matogrosso em 05 de março de 2013

..um a menos. Que chorem os que gostam de m...da. É tira gosto pro tinhoso. O prato principal tá por aqui. Não emplaca 2013.

Washington Franklin em 05 de março de 2013

Esse salafrário e ditador já vai tarde! Lamento por sua família e as pessoas que acreditavam nele, mas estava destruindo a Venezuela e espalhando seu veneno pela América Latina.

interrogações à distância em 05 de março de 2013

Totalmente de acordo com você, ô caro Setti. De quebra - em matéria de política internacional - eis aí um dos mais belos, justos e importante "paper" que já me foi dado ler de você. Muito obrigada. Chapéu!!!

Risa em 05 de março de 2013

Milhões de Venezuelanos não é um pouco de exagero, não? Do jeito que esse bando de esquizofrenicos manipulam as noticias...Foi na hora que tinha que ir e não foi hoje não, posso apostar!

Fabio Souza em 05 de março de 2013

Você precisa ter mais educação para comentar em um blog. Desse jeito, não publico, não. Tenho certeza de que sua santa mãe fez o possível por você. Por que não aproveitou?

Rodrigo Rocha em 05 de março de 2013

Não adianta provocar, porque comentário mentiroso, calhorda e ofensivo não sai aqui, não. Por que você não vai se esparramar nos blogues sujos?

Marilu em 05 de março de 2013

As pessoas que defendem um ditador que quis mudar a constituição para se eleger indefinidamente, que calou a imprensa e perseguiu opositores, que quebrou o país com gastos absurdos em armamentos e políticas assistencialistas - que não garantem o crescimento do país - essas pessoas me dão pena. Estudem, leiam, procurem se informar da realidade. Esse tipo de ignorância permite que esses caudilhos cheguem (se aboletem) no poder. A ignorância política favorece os pilantras. O Brasil que o diga.

Maria Beatriz Fortes em 05 de março de 2013

Dá pena pelo sofrimento do ser humano, mas do político você tem razão, Setti: não vai fazer falta nenhuma.

Venezuelano em 05 de março de 2013

Ué, não era "Pátria, Socialismo ou Morte"? O ditador já morreu, mas os militares cubanos não largarão a mamadeira tão facilmente, é bem capaz de inventarem um "golpe da oposição" pra continuarem uns 14 anos mais no poder , no mínimo. Afinal, a imprensa, os opositores, os juízes e as urnas já estão dominados. É a "democracia demais " do Lula.

Pedro Eloi Soares em 05 de março de 2013

Para maioria do povo Venezuelano a morte do Presidente Hugo Chaves foi uma grande perda. Quero portando deixar consignada minha solidariedade. Teve coragem de enfrentar os "grandões", fazendo com o seu modo de ser um grande contrapeso. Que Deus possa lhe acolher no reino da glória.

Rodrigo Rocha em 05 de março de 2013

Seu comentário mentiroso, calhorda e ofensivo foi alegremente deletado.

FILÓSOFO em 05 de março de 2013

Seu comentário era ofensivo, mentiroso e calhorda -- e, portanto, foi alegremente deletado.

Paulo Soares em 05 de março de 2013

Setti, ter quase meio metro do intestino extraído e passar por uma quimioterapia com certeza foi de um sofrimento desmedido. Depois da operação, nunca acreditei que ele voltaria a governar nesse estado de saúde junto com tanta especulação. Eis a prova que nenhuma riqueza ou poder vale a saúde. A grande questão que fica é: até que ponto esses políticos levaram adiante a tal "esperança" na recuperação de Hugo Chávez? Ou: quando essa "esperança" se transformou em "propaganda"?

iana em 05 de março de 2013

Seu comentário é calhorda, mentiroso e ofensivo. Nada mais natural, pois, que eu o tenha deletado. Tchau!

Zangiskan em 05 de março de 2013

A Venezuela e o mundo nada perderam. Em contrapartida, fica a dúvida se o inferno ganhou alguma coisa. Pobre de Lúcifer, irá se deparar com um rival à altura para tentar tirar-lhe a liderança...

Reynaldo-BH em 05 de março de 2013

À tal de Priscilla, que escreve sobre o que nãoi sabe e idolatra a quem não presta! ============= Líder absoluto del Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV), Chávez había sido reelegido holgadamente el 7 de octubre por tercera vez desde que asumió el poder en 1999, y su toma de posesión, prevista el 10 de enero en la Asamblea Nacional, había sido aplazada sine die. A pesar de que el cáncer le fue diagnosticado en junio de 2011, el mandatario recién definió su sucesión en diciembre pasado, obligado por la enfermedad. Maduro, ex sindicalista del Metro de Caracas, afronta el reto de reemplazar a un presidente carismático y dicharachero, que concentró y personificó el poder y estableció un vínculo casi espiritual con las clases populares, su base electoral. Chávez, que proyectó gobernar hasta 2031, aspiraba a profundizar su proyecto socialista en este país con las mayores reservas de petróleo del mundo pero aún con amplios sectores en la pobreza. Con las misiones sociales, una de las claves de su gran popularidad, ayudó a cubrir las necesidades básicas de las clases populares, pese a ser tachado de populista por sus adversarios. Chávez, cuyo partido controla además el Parlamento y la mayoría de gobernaciones y alcaldías, e hizo marcar el paso al poder judicial, nunca reconoció legitimidad a la oposición, ni se mostró pluralista o partidario de la alternancia en el poder. Ejerció además un control absoluto de los medios de comunicación públicos, desde los que gobernó y se hizo omnipresente en la vida de los venezolanos. Usó y abusó de las cadenas obligatorias, en las que todos los medios del país debían transmitir sus alocuciones. Con su don de la palabra y su discurso irreverente, el mandatario no dejó a nadie indiferente. Mientras se ganó la devoción de los pobres, fue insultante y despectivo con sus adversarios políticos, “la burguesía y el imperialismo”, polarizando a la sociedad venezolana, hoy literalmente partida en dos." (runrun.vez)

Manoel Fernandes em 05 de março de 2013

Suma do blog, meu caro. Mude-se para Venezuela! Melhor ainda: para Cuba! Só não venha me encher a paciência.

Alexandre Suzuki em 05 de março de 2013

A morte desse tirano indecente preenche uma lacuna na América Latina.

Roberto em 05 de março de 2013

Esta sentado no colo do capeta!

carlos nascimento em 05 de março de 2013

Confúcio apregoava : o tempo é o Senhor de todas as soluções. A morte é o destino final de todos nós, estamos por aqui de passagem, ninguém ouse se julgar acima dos demais, apenas busque construir legados de dignidade, todos terão a sua hora de prestação de contas. Chávez, com seu autoritarismo atrasou o desenvolvimento do povo Venezuelano, desperdiçou recursos em bobagens fantasiosas, chamadas de bolivarianas.

Carlos Artuhr em 05 de março de 2013

Já vai tarde!

moacir em 05 de março de 2013

Setti, Maduro está dizendo que foram os americanos os culpados pelo câncer que matou Chávez. Pode? Pois é.Pode sim.É uma notícia normalíssima dentro do contexto chavista. O centro de gravidade do chavismo era claro:garantir que Chávez tomasse todas as decisões importantes para a Venezuela e todas aquelas que não tinham importãncia nenhuma. Sendo personalista a essência do chavismo não deveria ,pois,sobreviver a Chávez. Porém o chavismo é mais que o seu centro gravitacional.Na sua dimensão ideólogica, eu acredito que sobreviverá, sim. Porque ele é uma máquina de gerar verdades - ou histórias amplamente aceitas como verdadeiras por milhões de venezuelanos. O único problema a que as verdades chavistas nunca batem com a REAL. Vejam o caso do Bolivar.Chávez resolveu,um belo dia,que Bolivar havia sido assassinado por seus inimigos oligarcas.Porque o script que ele estava desenhando para a Venezuela,necessitava desse capítulo chamado de - como direi? - traição X redenção.Exumaram o cadáver.Não havia evidência nenhuma,no sentido médico ou histórico do crime.E daí?Chávez afirmou que Bolivar havia sido morto.Todo mundo repetiu e pronto! Ninguém aqui duvide que,pelo menos na Venezuela,Bolivar tenha ,sim senhor, sido assassinado. O chavismo é assim:um sistema que cria suas próprias verdades e notícias através do expediente de repetí-las até que elas sejam acreditadas.As verdades chavistas eram aquelas que Chávez precisava que fossem verdadeiras.As verdades,na Venezuela,moravam todas elas no discurso de Chávez. Quando acontecia algo de bom era mérito do chavismo.Quando as coisas não iam bem,era tudo culpa dos americanos,cheirando a enxofre. De certa maneira insana,ao pedir informações reais sobre o estado de saúde do Coronel,a oposição esteve esse tempo todo roubando de Chávez a tranquilidade e a paz que ele precisava para se recuperar.Segundo Maduro, que agora está responsabilizando a oposição pela não cura de Chávez.E basta! Eu sei que faz ZERO sentido,mas infelizmente É assim.Num sistema onde as más notícias são sempre de responsabilidade dos mauzinhos,é natural que o câncer do Coronel,agora que ele está morto, tenha sido CAUSADO por uma CONSPIRAÇÃO AMERICANA. O embaixador e adidos americanos já foram expulsos e Maduro já explicou que medidas seríssimas serão tomadas - MAIS UM PAQUETAZO ,óbvio - para proteger o país das consequências da traição dos demônios imperialistas. Resolvidos todos os problemas.Simples assim. A crise também será creditada aos inimigos.O sepultamento será INESQUECÍVEL e agora as eleições poderão ser até antecipadas,não duvidem.Ou marcadas exatamente para coincidir com a emoção da missa de 30o dia.E Maduro será afinal eleito com toda a pompa entre choro e vela. Pobre Venezuela! Abraço

NELSON em 05 de março de 2013

JA FOI TARDE,AGORA FARA COMPANHIA AO CAPA PRETA.

Saulo em 05 de março de 2013

quanta falta de conhecimento! uma questão muito simples de se analisar, vejam os indicadores sociais de antes, da Era Chaves e os compare com os atuais! ademas a Venezuela durante o governo chavista sempre fortaleceu o comércio com a América latina, e como um claro exemplo é a 2° maior consumidora de produtos com valor agregado produzidos pelo Brasil. pergunte a opinião do povo venezoelano e não da burguesia americana... Falta de conhecimento é a sua, tanta que dá até pena. Uma perguntinha só: quantas vezes você esteve na Venezuela depois que o coronel golpista tomou o poder, em 1999? Inform-se um pouco. Veja, por exemplo, o destroço que Chávez e sua ditadura deixaram na Venezuela durante seu infeliz governo neste link: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/apos-14-anos-de-chavismo-economia-da-venezuela-esta-em-frangalhos

Braz Manoel de Alcântara em 05 de março de 2013

FOI UMA IMENSA PERDA...FOI UM GRANDE AJUDANTE DE ORDEM DO "CAPETA". QUE QUEIME NO INFERNO PARA TODO O SEMPRE E,LOGO VAI MAIS UM...AGUARDEM...

Jose em 05 de março de 2013

Fará falta. SIm... que iremos criticar?

santyrojr em 05 de março de 2013

será q precisaremos de 2016?!!!!!

Priscila em 05 de março de 2013

Não fará falta??? Pergunta ao povo Venezuelano que reelegeu ele.

Carmen Almendra em 05 de março de 2013

Ele se achava Deus... Mas há Alguém superior, que o levou -- para o bem do povo venezuelano.

Paulo W em 05 de março de 2013

Adorei!!!

Robson em 05 de março de 2013

Grande líder revolucionário, o único que teve coragem de enfrentar o imperialismo americano. Mas com certeza sua memória, seu legado e sua luta permanecerão sempre vivas entre o povo venezuelano e sul-americano. Hasta la victoria siempre. A revolução continua.

Almeida em 05 de março de 2013

Espero que o povo venezuelano limpe do poder o chavismo. Mas, com eleições em 30 dias, o impacto da morte do ditador certamente será usado eleitoralmente. A oposição democrática talvez só consiga algo na próxima.

patricia m. em 05 de março de 2013

Setti, o certo eh "por em xeque". Nao "cheque". Valeu, pisei na bola mas corrigi. Abração

Luiz Pereira em 05 de março de 2013

Pêsames para a família. Alívio para a AL.

Netho em 05 de março de 2013

Ainda é cedo para vaticínios. O peronismo, o getulismo e, até agora, um lulismo continuado apontam, mais para a permanência do chavismo. As eleições em 30 dias vão significar o maior teste; não para o chavismo, mas à oposição venezuelana.

Macunaíma em 05 de março de 2013

Caro Chávez, aí do Inferno onde te encontras, por favor leve contigo Lula e Dilma. Se puder também arraste o Evo Morales e o Rafael Correa. Se não for pedir muito querido Caudilho, não te esqueças de Cristina Kirchner. Mas quem com devaneios sonha, se puderes afundar a Coréia do Norte e a China Comunista o mundo tornar-se-á um lugar muito melhor pra se viver. Tenho dito.

Ellen Dastry em 05 de março de 2013

Concordo com você. Embora seja um ser humano, recebi a notícia com alívio. Menos um politiqueiro barato, populista que sempre me dá nojo, que coloca a democracia no ralo. É uma pena que so se consegue livrar-se desse tipo de político com uma doença tão grave, de forma tão ruim. Poderiam sair da cena política pelo povo - menos ignorante. E tem mais, e tem outros tão perto de nós que precisam calar-se... não disse morrer, apenas calar-se.

Fernando X em 05 de março de 2013

E o Maduro vai dar uma pernada na Constituição da Venezuela.

Angelo Losguardi em 05 de março de 2013

A terra nada perdeu e o inferno nada ganhou. Pobre Venezuela, país que desce ladeira abaixo. Não poderá pendurar esse lider fascista de cabeça pra baixo em praça pública.

Roberto Souza em 05 de março de 2013

Agora resta-nos aguardar o choro, as declarações de admiração, e os discursos emocionados dos admiradores que o tinham como mestre, a começar por Lula e os petistas menos famosos.

Eugênia S. em 05 de março de 2013

Morre um grande líder que tirou o povo da Venezuela da miséria e da subserviência. Fará sim, muita falta ao seu povo que o ELEGEU DEMOCRATICAMENTE 4 vezes e também a América Latina. Espero que os governantes que ficarão em seu lugar não permitam que os abutres do norte invadam e roubem o petróleo daquele povo sofrido. Minhas condolências ao povo que chora a morte do seu maior líder.

Fábio SC em 05 de março de 2013

Setti. Você é um gentelman. Não consigo ser tão educado. Um dia chego lá. Chaves já foi tarde. Como o povo Venezuelano não soube mandá-lo para casa no tempo certo, as circunstâncias o fizeram. Boa sorte aos Venezuelanos. Eles vão precisar.

jucajdimj em 05 de março de 2013

conordo plenamete nãofara falta alguma, pois um ditador se endeusa para uns poucos em detrimento de muitos, usa todos os artificios para se manter no poder e ai da queriaazer infrenias em ouros paises,já vai tarde,diabo.

Alberto Porém Júnior em 05 de março de 2013

Como em todo evento de falecimento de um ídolo político a tendência será de continuidade como uma forma de agradecimento pelo povo. E em se tratando da Venezuela o povo, "a massa", será Chaves mais do que nunca. As reflexões ficaram para uma próxima eleição.

patricia m. em 05 de março de 2013

Nao fara falta ao mundo.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI