Na República dos Cochichos, os encontros reservados NUNCA são sobre o Petrolão, não é meso? Da mesma forma que, como sabemos, Elvis Presley está vivinho da silva

(Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

Janot com Cardozo: na República dos Cochichos, com o petrolão bombando, todas os encontros fora da agenda versam, invariavelmente, sobre amenidades, jamais tocando na Operação Lava Jato, não é mesmo? (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

Justinho às vésperas de indiciar em inquérito parlamentares suspeitos de envolvimento com a roubalheira do Petrolão, por uma dessas coincidências da vida, o procurador-geral da República — chefe de uma instituição cuja independência é assegurada pela Constituição — foi conversar, em encontros não agendados, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (sim, o mesmo Cardozo que recebeu advogadões de empreiteiras apanhadas pela Operação Lava Jato, igualmente ignorando a agenda pública) e com o vice-presidente da República, Michel Temer, principal figura do PMDB.

Falaram da Operação Lava Jato?

Claro que não! — jurou Janot, jurou Cardozo.

Claro que não — da mesma forma que Cardozo teve, com um dos advogadões de empreiteiras, um “encontro casual”, e com outros “bate-papo entre amigos”.

Claro que não — da mesma forma que Elvis Presley não morreu, tanto é que fará em breve um show na Arena do Corinthians.

A razão do encontro com Cardozo foi “melhorar a segurança” do procurador-geral, já que ele teve sua residência invadida por desconhecidos… há UM MÊS!

Ou seja, o procurador-geral está tão preocupado com sua segurança e a de sua família que levou um mês para tratar do tema com o ministro da Justiça e para, finalmente, hoje, revelar publicamente o fato. (Leia aqui reportagem a respeito.)

Mas certamente não deveríamos estranhar esse tipo de coisa na República dos Cochichos.

Ou República da Embromação, da Impostura, da Maracutaia.

Afinal, “neztepaiz” em que boi magro já custou mais caro que boi gordo, em que a gasolina sobe de preço justamente quando o do petróleo baixa em todo o planeta, em que presidente se reelege demonizando o adversário por supostamente defender medidas que ela própria tomaria imediatamente depois da eleição, em que se fazem CPIs para NÃO investigar nada, em que se “defende” a Petrobras atacando quem clama pela punição dos culpados, e não o governo responsável pela ladroagem, em que um ex-presidento, o Grande Embusteiro, fala em “paz” e “democracia” mas ameaça colocar os baderneiros do MST nas ruas, há de se estranhar o quê?

A CPI da Petrobras, por exemplo, que tem como relator um deputado governista até a raiz dos bigodes, e cujo principal objetivo é investigar irregularidades acontecidas ANTES da Grande Roubalheira? Um deputado — Luiz Sérgio (PT-RJ) — que, como ministro das Relações Institucionais, teve atuação tão chinfrim que era apelidado de “garçom” — só entregava pedidos de parlamentares a outros ministros realmente importantes, ou à própria presidente, e vice-versa? Mostrou-se tão operoso e relevante que só durou seis meses no cargo, aceitando depois, de forma humilhante, deixar o Palácio do Planalto para tornar-se ministro da Pesca (sem jamais ter sequer usado um anzol)?

Há de se estranhar, por acaso, a atuação e o comportamento do procurador-geral?

Pois ele vai empurrando com a barriga o momento de oferecer denúncia no Supremo contra estimados 40 políticos investigados pela Operação Lava Jato — inicialmente deveria fazer isso hoje, sexta-feira, depois ficamos sabendo que não, que hoje talvez saísse apenas uma lista de nomes de políticos ainda a serem submetidos a inquérito; finalmente, a notícia é de que nem a lista iria sair hoje, mas talvez na semana que vem.

Alguns desses políticos, segundo procuradores da República que trabalham no caso, já teriam contra si elementos de prova suficientes para serem denunciados ao Supremo, sobretudo como resultado da colaboração de vários réus — a chamada “delação premiada”. Mas não: ainda haverá um inquérito, de prazo e resultados naturalmente desconhecidos, para somente depois haver, se for o caso, as denúncias. Deus sabe quando.

Então, não estranhemos, não. A República dos Cochichos tem tudo isso, e, como sabemos, muito, muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + dezenove =

73 Comentários

  • MILTON SIMON PIRES

    Caminhoneiro Não é Médico !

    Milton Pires

    Quando, em 1840, Alexis de Tocqueville finalmente publicou a segunda parte da “Democracia na América”, ele deixou claro, no final do livro, que as sociedades democráticas são aquelas que maior risco correm de sacrificar, em nome do interesse geral, os direitos básicos de qualquer indivíduo. Viajando pelos Estados Unidos, Tocqueville percebeu quais os riscos que a igualdade generalizada impõem sobre a liberdade individual. O homem democrático, atomizado, não reconhece mais diferenças de aptidão e capacidade. O mérito individual se dissolve na multidão e cada um recorre a própria razão como medida suprema de decisão. Se a razão individual não é suficiente, a verdade e a justiça nascem abençoadas pela aclamação das massas. No “teatro da justiça”, são os aplausos e vaias da plateia e não os comentários da crítica que definem o valor da peça democrática americana que, mesmo ruim na época de Tocqueville, é uma obra prima se comparada com a ópera bufa bufa petista.
    O que, acredito eu, Tocqueville não tenha conseguido imaginar é uma “democracia” levada a um limite tão extremo que a própria definição de interesse do “indivíduo” e da “sociedade” são relativas e dependem de uma interpretação ideológica.
    Vamos ao ponto central do artigo: os caminhoneiros brasileiros estão bloqueando estradas. Argumenta-se que isso fere o mais elementar dos direitos de um cidadão e de uma sociedade – o “direito de ir e vir”. Entendo eu que, a partir dessa definição, temos uma “classe” – a dos caminhoneiros – que está prejudicando a sociedade, não é isso? Se isso é verdade, devo pressupor que os caminhoneiros estão excluídos da sociedade, não é? Afinal eles estão prejudicando o direito da “sociedade como um todo”, não estão?
    Pois bem, pergunto, eu: e o direito deles, caminhoneiros, à sobrevivência? Quando se trata deles, aí eu posso passar a dizer que é um “interesse de classe” mas não do indivíduo, não é? Assim como me foi dito, tempos atrás, que uma greve dos médicos “não deveria prejudicar a sociedade como um todo”.
    A questão é a seguinte: alguém sabe dizer o que é a “sociedade como um todo”?? Eu não sei, mas apesar de não saber já percebi que o Governo Petista não tem dificuldade alguma em definir o conceito – tudo que for contra o partido é contra a “sociedade como um todo”. O que é bom para o Partido é bom para o Brasil.
    A prova disso que escrevi é elementar – não se chama Força de Segurança Nacional nem Polícia Rodoviária Federal quando, ao invés dos caminhoneiros, é o Movimento Sem Terra que bloqueia estradas federais. Ou se chama? Ou é mentira isso que eu acabei de escrever ??
    Devemos abrir os olhos para ver o quão relativos são os conceitos de liberdade e de direito de ir e vir no Brasil Petista ou vamos continuar sempre repetindo as bobagens e slogans de lugar comum. Para desgraça do Partido dos Trabalhadores, caminhoneiros não são médicos. O PT não tem um Sindicato de Caminhoneiros capaz de mantê-los quietos com ideias de que “a população carente não pode ser prejudicada”…e de que “não podemos perder o apoio dos usuários das estradas”…Não existe, para desgraça dos marginais petistas, um “Sistema Único de Estradas Brasileiras” garantido pela Constituição de 1988.
    Dilma não pode trazer motoristas cubanos para o Brasil, né companheiros? Caminhoneiros não fazem faculdade, não são coxinhas, não tem olhos azuis..Não tem “dívida histórica” a ser resgatada com a população depois de formados em “faculdades federais de caminhoneiros”, né ? Caiu a ficha de vocês? Caminhoneiro não é Médico !

    Para os Sindicatos Médicos – vocês não enganam mais ninguém…

    Porto Alegre, 27 de fevereiro de 2015.

  • Caco

    Janot está se esbaldando com o poder que tem no momento. Deputados, senadores, Dilma e até o Lula estão na ponta da caneta dele. Pena que ele está jogando para o PT. Vai trair a nação, usar seu poder para salvar a pele dos companheiros e irá cobrar a fatura lá na frente. É outro setor aparelhado pelo PT. Vivemos uma ditadura.

  • sovir

    DILMA, RENUNCIE PARA O BEM DE TODOS!

  • Dene Meira

    Uma coisa que nenhum jurista e, estranhamente nem a oposição parece perceber é que, se está ocorrendo ameaça contra o PGR, um crime está caracterizado que é o de “coação no curso do processo”, motivo inclusive para fortalecimento das prisões preventivas dos suspeitos. E, sob pena de prevaricação, por que então ainda o Ministério da Justiça e a PF não instaurou inquérito para apurar esse novo tipo de crime?

  • Luivinnáfiu

    E, o que qui têim? Eu tomém num çanbia di nauda, nadica. Quarquié uz pobrema, empremssa goulpizta?

  • aparecido f.

    Este cabeça de algodão está emporcalhando a instituição que chefia !!!! …Assim como outros no STF….e o Moluscão vendo a onda do combate a corrupção bater em sua bunda, chama os militares pra briga…e militares são gente que não tem medo de arreganhos, como os tucanos….e agora com o povão e a classe média de bolsos vazios e desempregados, os ânimos estão cada vez mais crispados….

  • Armando

    Janot soprando para o Zé porta de cadeia : Livrei o pelego de sbc e a estelionatária /leviana da lista, quando desci a régua cortei o pedaço de papel com o nome deles.

  • Conceição

    Homens certos se aposentando na hora errada. Quanta falta faz Gurgel. Joaquim Barbosa, nem se comenta.

  • Leo

    Janot e um petralha discarado, merece cadeia junto aos petralhas…

  • Silvia

    Partindo-se do princípio que Janot ficou aliviado porque nem Lula nem Dilma ainda não estavam na lista. Esperar o que deste Senhor? E o cara só vem pedir ajuda de segurança UM MÊS depois de sua casa ser invadida, realmente é chamar o povo de idiota. É claro que sabemos que foi somente para justificar seu encontro com Cardozo sem ter marcado nada. Tudo às escondida. Eita gente malvada.

  • Marcos

    Agora, o covarde do PGR só apresentará a lista com os nomes dos estelionatários, depois que o coelhinho da Páscoa chegar com a cestinha cheia de ovinhos para ele. É um fofo!! Nojento!! Traidor Geral da República!!!!

  • jorge

    Caro Augusto:
    Esses dois são sérios,eles se encontram às escondidas apenas para combinar uma forma de ajudar ao BANGU ser campeão carioca outra vez,já que desde 1966 não acontece.
    Grande abraço.

  • Sandro HalfHand

    Setti, não há nada que possa ser feito para que este escárnio, este deboche, esta afronta a constituição para de acontecer??
    Não precisou de tudo isso ou todo esse tempo para que depuséssemos o “caçador de marajás”, precisou??

  • Teruel

    Dá-lhe, Setti! Ótima essa de República dos Cochichos! Parabéns aos valentes colunistas da Veja.

  • Oswaldo

    Nao vejo nada que me surprenda na justica brasileira que e corrupta e nao vai fazer nada, quem sabe aparecera um boi de piranha e vao todos continuar roubando come sempre e no future, naterra que era chamada do future, se pudesse grande parte da populacao ja nao moraria ai, para arrumar isso ai so um diluvio.

  • Eduardo

    Sabe porque eles botam a mão no rosto, é para que não ter leitura nos lábios deles, mais algumas pessoas que ler nos vídeos e mídia já leram de muitos que seja na câmara, congresso e reunião e você não imagina o que a gente sabe destas leituras!

  • Ualter

    A foto diz tudo.E poderá entrar,lamentavelmente, para a história.

  • Mairalur

    Excelente texto. O melhor que li até agora, na clareza, na indignação, na fundamentação. Um primor.

  • Angelo

    Esse ministro da Justiça Vermelha vive com essa mão na boca, deve ter até calo.
    Transparência não é o seu forte, mas a cara de safado é incontestável.

  • Leo

    Lamentavel ouvir parte da populção brasikeira não acreditar na justiça. já é chegado a hora de alguns
    ministros do STF se espelharem no ex ministro Joaquim
    Barbosa.

  • Braz

    Fico me perguntando, se o caráter e a ética são hereditários ou desenvolvidos no decorrer da vida. Tanto faz a resposta, pois os pais são responsáveis pela formação dos dois. Assim sendo, no momento em que o País está vivendo um período conturbado e de degradação moral, o mais chocante é que pessoas com cargos influentes em um regime democrático e consequentemente com o poder de consolidá-lo ou não, passam, para o povo brasileiro, uma impressão que estão em dúvida de agir como a consciência determina para o caso ou se o favor recebido para almejar o cargo deverá ser retribuído. Pois bem, antes de tomarem a decisão lembrem-se dos seus pais e do seu povo.

  • Rodrigues

    É tanto conluio, que diante da esperança que alimenta ver a justiça alcançar esses zombadores da moral e da fragilidade do cidadão comum que tanto necessita do amparo do Estado, literalmente somos afligidos com transtorno de uma alteração patológica que por fim descobrimos que não é só o alimento estragado que nos fazem embrulhar o estômago, quando contemplamos as sórdidas cumplicidades de autoridades que sabendo de suas atribuições, ignoram as regras institucionais, com total desrespeito e desconsideração por todos aqueles que os sustentam e outorga tal autoridade, impondo sobre todos nós uma sensação de vítima nas mãos de um torturador, por estarmos submetendo a tais insultos por exclusiva imposição da força, sem nos oferecer qualquer direito de defesa, diante da realidade mórbida que nos obriga conviver, sobretudo nesses países subdesenvolvidos cujas leis são apropriadas para proteger somente aqueles que as dominam, chego a conclusão que verdadeiramente existe sem sombra de dúvida um tribunal do juízo final e que nem perpétua, ou pena de morte possam ser a mil anos luz comparadas com o juízo final sentenciado por Deus aos que nesta vida secular, apropria-se do direito para zombar dos que não lhes podem resistir. O inferno é uma realidade senhores autoridades, tão certo como a morte que espera por cada um de nós, embora V.Exª. Ignorem, assim como ignoram o direito de milhões de cidadãos, o que este governo está fazendo com o Brasil e seu povo é inusitado na história da humanidade, portanto, avalie bem se há entre vós, quem tem o direito de acobertar os crimes desses que já compraram o passaporte para o inferno e querem lhes fazer de acompanhantes.

  • Felippe

    Revoltante é saber que pagamos (e muito bem) esses caras pra nos representarem e eles prestarem um desserviço à esta nação.

  • Roberto

    Sabe, não sei como vocês ainda conseguem. São os heróis ocultos. O que escrevo aqui é um testemunho de fé e esperança ao mesmo tempo. Eu os invejo: Setti, Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, Rodrigo, alguns poucos jornalistas sérios e compromissados com a verdade do Estadão, da Folha, do Globo etc. O jornalismo investigativo, crítico, esse sim! A opinião independente. Vocês fazem realmente a história – para quem conhece a importância do trabalho de vocês. E não é pouco. Na verdade, vocês ajudam demais a mudar o rumo dos acontecimentos. Se não houvesse o trabalho de vocês – o trabalho independente de seres que pensam acima da média – a população interessada na verdade dos fatos teria, há muito tempo, sucumbido, pois não há informação ou literatura que nos permita enxergar, sob um ângulo diferente, a realidade do nosso país. Cristo disse: “meu Reino não é desse mundo”. Em outras passagens, afirmou: “não há ninguém bom neste mundo, nenhum sequer…”. Suas palavras são verdadeiras, e a história não cansa de nos mostrar como é a natureza aqui na matéria – a luta pela sobrevivência etc -, e a necessidade de almejarmos com sinceridade a busca pelo verdadeiro Reino, que com certeza não é aqui mas, ao mesmo tempo, “está mais próximo de nós do que nossas próprias mãos e pés” (o coração). Mas, se não é possível trazer o Reino dos Céus para cá (devido às leis desagregadoras dessa contra natureza), tenho a certeza de que o trabalho jornalístico independente, crítico e de braços dados com a verdade contribui enormemente para nossas escolhas e decisões e, de certo modo, nos ajuda a remar na mesma direção em busca de um mundo mais justo (não perfeito – porque perfeição aqui não existe). Nesse sentido, é preciso desmascarar a intenção verdadeira por detrás dos fatos políticos em nosso país, e essa contribuição é quase que um sacerdócio que alguns poucos de vocês conseguem realizar, pois a depender de muitas de nossas instituições (em verdade, os homens mal intencionados por detrás delas), tudo seria insuportável aqui, e a mentira e o engodo tomariam conta (o príncipe deste mundo). Fico muito agradecido pelo trabalho de vocês, vocês trabalham nos bastidores das notícias e nos ajudam a enxergar os fatos sob uma perspectiva mais correta ou crítica. É isso aí: o mundo sempre em transformação para o aperfeiçoamento da grande obra.

    Muito obrigado pela pequena parte que me toca, caro Roberto.
    A gente faz o que pode.
    Um grande abraço.

  • Raimundo N. P. de Almeida

    Vinícius de Moraes dizia que “a vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida”.
    No Brasil de Lula e Dilma nunca há desencontros, apenas as autoridades “se esbarram por aí” ao sabor das contingências ditadas pela pura aleatoriedade, pela sorte. Que ninguém se assuste se os lulopetistas começarem a acertar na mega sena toda semana. Há turma de sorte!
    Cafajestes!

  • domenico

    “Tem Caroço Nesse Angú” ou “Calabouços Vazios” serão os próximos filmes a concorrerem o troféu:” Sem-Vergonha” ! Com certeza, o prêmio será dividido !

  • michel

    Os cochichos ao pé do ouvido entre o Ministro da Justiça e o Procurador Geral da República não eram sobre o maior escândalo da história do país – por sinal perpetrado pelo partido do Ministro. Não, eram sobre a cor do vestido, seguido por quem será oanjo, e por fim se Jesus apareceu na foto da Fernanda Souza.
    ….
    Só não é engraçado porque é muito triste ver a República achincalhada assim…

  • RDA

    Se há verdade em dizer que Renato Duque esta livre por intervenção de Lula(sob ameaça da *** **** **** que entregaria documentos com envolvimento de ****) junto ao Ministro Teoris, então agora reunião de Cardozo, Janot e Temer só podemos esperar um arquivamento total das denuncias sobre os PolÍTicos e sabe de uma coisa: TEM MUITA GENTE NESTA RELAÇÃO(LULA,DILMA,STF,JANOT(todos de rabo preso).
    “Mas não podemos esquecer de mandar a Força Nacional e PF contra os caminhoneiros ,Bombas contra os Professores do Paraná, e se faltar gente para bater em GENTE QUE TRABALHA solta o Stédile e a cachorrada do PT para acabar com o MEU PAÍS”.
    “CHEGAAAAAAAAAA DIA 15 VAMOS MOSTRAR QUE O PAÍS SABE SE DEFENDER COM MUITA PAZ – VEM PRÁ RUA VOCE TAMBÉM”.

  • michel

    15/03. Eu vou!

  • Armando

    Setti sou seu leitor assiduo , o respeito muito pela forma como analisa ,comenta e opina sobre a nossa vida politica.
    Por favor me diga como nos livraremos do pelego de sbc , o que fazer ,como fazer ,quando fazer , ……

    Obrigado por me honrar com sua leitura, caro Armando. O que fazer? Não sou a pessoa mais indicada para isso, mas defendo sempre a participação dos cidadãos na vida política — se a política não interessa aos bons, quem vai fazê-la são os… piores, não?
    Não apenas votar, mas integrar-se a um partido ou colaborar com uma ONG que propugne por boas coisas na política, pressionar de todas as formas lícitas o deputado e o senador em quem votou, escrever e-mails para políticos que merecem ser criticados (todos têm email, facilmente localizável), participar de protestos quando for o caso — e por aí vai.
    Abraço

  • adelmo

    Setti. O post do Felipe, colocado a pouco é dinamite pura.
    Se verdade, o sr. Teori tem que renunciar hoje mesmo.
    E o juiz Sergio Moro tem que solicitar nova prisão do Duque antes que apaguem ele. Corre serio risco de vida.
    Se eu fosse o Duque, corria já para a PF, se entregava e pedia segurança. Gostaria de ver um comentario seu.

  • P Faustini

    Será que estes cabelos brancos não se traduziram em vergonha na cara Janot? ( omiti o sr de propósito)

  • tutti

    Inadmissível o comportamento do Dr. Janot. Do José Eduardo Cardozo não se espera nada mesmo.

  • Antônio

    Parabéns , Setti ! A sua percepção sobre o país vale perfeitamente a manchete. Nossos avós nos avisavam que ” quem cochicha o rabo espicha” ….. Mas o rabo deles , dos bandidos que comandam o país no breu da tocas , só está mais espichado de dinheiro sujo , das falcatruas de todos os tamanhos , que vitimam milhões de brasileiros que se privam dos benefícios que se perdem nesse mar de corrupção . É um Brasil atual de trapaças , de autoridades lambuzadas nos roubos milionários , ou acovardados nos seus próprios interesses . Um país que tem como um grande líder popular ( para os milhões de bolsa família ), um lula-bandido , que também sussurra porque a voz está lhe deixando a garganta cada vez mais rouca . Que vai continuar mentindo , mas balbuciando …… até apagar a voz de vez. E haveremos de lembrar o quanto fomos infelizes nesse governo meia-boca do PT…..

  • Marcos

    Eles estão protegendo as suas narinas ***** do cheiro de enxofre que exalam, quando falam! O hálito ali é de *** ****!!!

  • Tucson58SP

    JANOT, SURPREENDENDO….ESTÁ MELHOR DO QUE ENCOMENDA…
    Esperam sim, muito dele, mas nem tanto…
    Elles sabem escolher…

  • Tucson58SP

    Elles sabem escolher, afinal, como dizia o Clodovil: “BOI PRETO RECONHECE BOI PRETO”.

  • nena

    Setti, sobre o preço da gasolina que sobe por aqui enquanto o preço despenca no mercado internacional, me fez recordar – um daqueles clichês que ficam marcados na memória – a dilma cercada pela mídia assim que seu nome foi divulgado para o Ministério das Minas e Energia, no primeiro mandato lula, respondendo a perguntas dos jornalistas sobre as suas propostas, ela enfatizou que na sua gestão o preço dos combustíveis no Brasil NÃO ESTARIA ATRELADO AO PREÇO INTERNACIONAL DO PETRÓLEO. Não é que ela cumpriu o que disse? Só não explicou que seria muito maior aqui do que lá fora. Alguém deve ter um vídeo desse momento profético.

  • carlos

    Parabéns! belas palavras…

  • ANTONIO SERGIO MARQUES

    Esta jogada saiu da cartilha cubana. Estão tentando mostrar a opinião publica um “janot” ameaçado para pensarem que ele está falando a verdade. Quando apresentarem a lista dos políticos, alguns peixe graúdos estarão de fora.

  • Chevallier

    Baixaria, aqui, não, caro Chevallier. Vamos manter um nível mínimo nos comentários, tá?
    Conto com você.
    Abraço

  • Bob Esponja

    O ditado é velho mais atual, quem cochicha rabo espicha, pior se ainda estiver preso. Tem cardoso nesse angu .

  • luciano dantas

    Claro que esse procurador esta protelando essa lista,da até um filme de suspense ´´a lista de janot“,pra ganhar tempo…..logo o chefe do ministerio publico instituição que tem o dever de fiscalizar a aplicação da lei.

  • Paulistana

    Gabrielli solto.
    Duque solto.
    Odebrecht nem citada é.
    Mas isso tudo é só coincidência, não tem nada a ver com os cochichos.

    Tem muita gente distraída, como também muita coincidência…

  • Clemente

    Informação do Antagonista: Executivos da Camargo Corrêa fecham acordo de delação premiada. Este é o movimento que antecede o xeque-mate no molusco de nove dedos.

  • Moacir 1

    Você tem nos brindado com textos excelentes ultimamente, Setti. Parabéns e muita força no teclado.Vamos precisar mais do que nunca dos verdadeiros jornalistas DESTE PAÍS.
    Quanto a nossa republiqueta de conchavos e mutretas e cochichos , eu diria que diante do volume das águas de março
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/02/1596199-dois-executivos-da-camargo-fecham-acordo-de-delacao.shtml
    os cumpadres vão precisar “cochichar” muuuuuito mais
    A Camargo foi só a primeira.
    É pau, é pedra, é o fim do caminho
    Bom final de semana

  • Maria Luiza Telles

    Será que o promotor Janot vai entrar para o clube dos que não tem mais nenhuma vergonha para gastar?

  • Marcelo

    Deixaremos que os comunas ganhem o Brasil e os brasileiros no grito?
    Não deixaremos, lutaremos. Pois vida sem liberdade não é o que queremos para nós e as gerações futuras.

  • Armando

    Setti, muito obrigado pelo tempo e atenção que me dedicou no comentário de ontem as 21:15h, abs.

  • RICARDO (PELA ORDEM)

    OTIMISTA E REALISTA.
    Não tem Janot, José ou o capeta, que faça toda esta bandalheira criminosa se transformar em crime de cartel. Pelo simples fato de que, agora o povo tem esta imensa “arma” democrática chamada INTERNET.
    Nada se esconde, nada fica mau explicado, as notícias se espalham na grande rede, temos acessos fáceis a grandes colunistas, articulistas e pensadores, somos bombardeados por informações a cada segundo, dispomos de espaços democráticos tipo este aqui mesmo, para opinarmos. Além de que a soberba dominou e cegou os aproveitadores de plantão o que levou a o principal, porém o mais cruel dos motivos: O POVÃO MENOS FAVORECIDO, ESTA SENTINDO NA CARNE.
    dai o porque de sempre repetir a frase “CARVÃO SOB PRESSÃO VIRA DIAMANTE”
    É uma questão de pouco tempo, o jogo já está decidido EM FAVOR DO SOCIAL E DA MORALIDADE. A JUSTIÇA ESTÁ AO NOSSO LADO, CERTOS PENSAMENTOS MARKSISTAS NÃO CABEM MAIS NESTE MUNDO GLOBALIZADO.
    POR BEM E LEGALMENTE NÃO HÁ NADA QUE IMPEÇA ESTA VITÓRIA, QUANTO AOS DANOS? NÃO HÁ VITÓRIA SEM FERIDOS. DE QUALQUER FORMA A CONTINUAR COMO ESTA , OS FERIMENTOS SERÃO MAIORES.
    VENCEMOS SEM COMUNICAÇÃO A DITADURA COM SEU EXERCITO, VENCER OS SOBERBOS COM TODAS AS “ARMAS” DEMOCRÁTICAS QUE HOJE DISPOMOS SERÁ BEM MAIS FÁCIL
    ANTES LUTAVA-MOS CONTRA TANQUES E FALs , HOJE SÃO APENAS SOBERBOS FALASTRÕES E FALASTRONAS..
    PODEM ACREDITAR.
    Nunca foi tão verdadeiro o dito ” não se pode enganar todos por todo o tempo”
    OBRIGADO SETTI POR ESTE TÃO IMPORTANTE ESPAÇO, VOCÊ FAZ PARTE DOS GRANDES CITADOS ACIMA.
    E breve ei de comentar aqui, algo mau feito ou algum engano cometido por outros governantes de outros partidos, provando não se tratar aqui de um espaço tendencioso, e sim justo e democrático. COMO É E TEM QUE SER.

  • Gilberto

    Esse ai já disse a que veio. Para muitos não passa de mais um laranja petista infiltrado no governo. E na certa a dentuça irá reconduzi-lo ao cargo ainda este ano. Estão de brincanagem com o povo.

  • ED MORTE

    LEITURA LABIAL, NEM PENSAR, NÉ???
    DEVE SER PIADA SUJA.
    NOJO.

  • Marcelo

    Mentiras, mentiras e mais mentiras, até quando?
    15 de março, “bora” para as ruas!
    Vamos melar essa pizza!

  • eusebio henrique gatti

    analizando esta foto penso que um dos dois deve ter um bafo de onça insuportável.

  • Francisco Cioffi

    Até que ponto os interesses do Estado brasileiro estão alinhados com as empreiteiras ? Dou um exemplo, a Odebrecht constrói a base de submarinos da Marinha. Porque as empreiteiras internacionais não atuam no Brasil ? Porque não dão propina para os políticos fazerem campanha nessa plutocracia chamada democracia brasileira ?

  • JOSÈ MANUEL

    CRÔNICAS DE SHANGRI-LA

    A LISTA DE ATLAS

    Oskar Schindler, foi um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o holocausto, empregando-os em sua fábrica.
    Steven Spielberg eternizou-o no cinema com o filme Schindler’s list ou para nós, a lista de Schindler, recebendo nada mais do que 7 Oscars e é considerado pela crítica especializada como o oitavo melhor filme já feito.
    Enquanto Schindler e seu colaborador Stern, fizeram uma lista dos trabalhadores que seriam mantidos longe dos trens de Auschwitz, evidentemente para salvá-los da morte certa, nós aqui em Pindorama aguardamos por uma eternidade a lista de Atlas, diga-se de passagem nada abonadora em contraste com a primeira e com aquele que na mitologia grega é um dos titãs condenado por Zeus a sustentar os céus para sempre, mas que também pode nos salvar politica e socialmente.

    A lista de Atlas, ou daqueles que teriam que sustentar para sempre as suas virtudes, uma vez que foram colocados no poder pelo povo, é a lista dos nomes dos parlamentares, governadores, Ministros, envolvidos no escândalo do Petrolão e que está em poder do Procurador Geral da República.
    A nação está ávida para conhecer os nomes incluídos nessa lista, pois cada cidadão quer saber até aonde vai a sua responsabilidade em ter dado o seu voto a pessoas inescrupulosas, que se utilizam do voto obrigatório para seu enriquecimento pessoal, ao contrário das responsabilidades auferidas a eles por esse mesmo voto.
    Essa lista será mais um ingrediente bombástico, e será determinante para o prosseguimento de punições, ou o eterno abrandamento imperdoável já tão conhecido, neste que já é considerado o maior escândalo do planeta.

    A partir deste momento crucial para a história do país, em que os nomes serão conhecidos, ficará muito claro até onde pode chegar e como é utilizada ” a liturgia do poder ” em que o correto é procurar atingir os aspectos mais honestos dos indivíduos públicos, pregando a ética no trabalho público, na disciplina do cargo que ocupa, do respeito à hierarquia a que está submetido e do cultivo à simplicidade, jamais à vaidade exacerbada.
    Até onde poderemos confiar naqueles em quem votamos e nessas virtudes essenciais para dirigir uma nação, pois caso contrario apenas seremos mais uma vez ludibriados em nossas boas intenções, por esse esquema perverso da visão apenas pessoal, de cada um dos possíveis envolvidos nessa lista.

    Nós cidadãos não podemos mais continuar à mercê de ansiedades pela publicação de listas de políticos que infringem a lei. É chegada a hora de darmos um basta a essa mediocridade, diretamente responsável pelos acontecimentos que levaram o país a este estado de coisas.
    Nós não podemos ser penalizados em nosso dia a dia pátrio, com aumentos de impostos, inflação cada vez mais em alta, perdas de postos de trabalho, e todas as péssimas notícias que nos perseguem diariamente, sendo responsável por tudo isso, apenas o poder concedido e ninguém mais.
    Temos que lutar pela adoção do voto facultativo que já é largamente utilizado em países como por exemplo Portugal ou Estados Unidos. Isso talvez não erradique de vez todos os problemas que temos , mas certamente irá cortar a certeza da impunidade e do exercício da vagabundagem plena que certos políticos usam e abusam em nosso nome.

    O voto obrigatório é imoral, restringe as liberdades individuais, é anti-democrático, é um voto facilmente manipulável e gera indivíduos corruptos como os que agora estão envolvidos nessa lista.
    Queremos fazer parte de listas que salvem vidas, que dignifiquem o ser humano.
    Não queremos ser reféns de listas que deixam o país paralisado como se encontra neste momento, e que deixam o país arruinado por bandidos travestidos de políticos.
    Essa lista certamente não terá um filme, mas poderá receber um Oscar, dependendo como o Procurador Geral resolverá essa questão, que é acima de tudo, de honra para a nação.
    As celas estão aguardando o seu parecer.

    José Manuel
    Nota; a descritiva nas crônicas, por mim publicadas, é o resultado de pesquisa em notícias veiculadas em mídia nacional idônea, apenas compondo um pensamento lastreado em liberdade de expressão e ancorado no Artigo 5 inciso IX, da constituição Federal de 88.

  • Nilda

    Parabéns! Excelente texto! Você conseguiu sintetizar a República dos Cochichos.

  • clama

    Depois de janot teremos os mandados do STF…
    Vai ser de morrer de rir………..
    Mas se o povo for para as ruas esses juízes que já julgaram o mensalão…. NÃO julgara o PETROLÃO.

  • RONALDE

    Tá cheirando aquilo que o gatinho faz na sua caixinha higiênica.
    Agora ele inventou uma agressão de um mês atrás. Está na hora da alguma oposição reagir.

  • Agnelo Amorim

    Detectaram o teor do cochicho, nosso ministro da justiça estava pedindo que Janot oferecesse denúncia contra FHC, os petistas teriam um dossiê com provas irrefutáveis que ele (FHC) envenenou Spock

  • irene

    A República dos Cochichos tem tudo isso e muito mais! Perfeito, senhor Ricardo Setti!
    Contribuo com uma citação para ilustrar o muito, muuuuito,mais… (se é que alguém tem dúvidas)
    “A verdade é inconvertível, a malícia pode atacá-la, a ignorância pode zombar dela, mas no fim, lá está ela.”(Winston Churchill)

  • Marcos

    Conspiram contra nós!

  • Paulo

    Se esse Janot fosse serio ,mandaria dizer que os encontros teriam que ter agenda com o assunto registrado por um assessor antes, e evitaria sujar sua imagem com o Cardozao,assassino de repultacoes.

  • Sidney

    Setti
    Excelente e verdadeiro Post ; Parabens !!!
    Para a Paulistana – 27/2/2015 às 23:12 ; na mosca e ; bobo de quem nao duvidar tambem.
    Acorda Brasil
    Precisamos e Democraticamente clarear….. os RUMOS… etc etc do Brasil que estao absolutamente SUBVERTIDOS etc etc.
    Xoooo para muitos desses que nao tem vergonha etc etc de insistirem nos Teatros , nos Jogos de Cena e nas NEFASTAS Maquiagens ; verdadeiros CARAS DE PAU !!!
    Acorda Brasil
    Baita abraco

  • wilson1

    Pois é Setti, este dupla, para mim, está combinando a estratégia do jogo. E acho que esta mais para retranca e máxima proteção aos dois cracãos do time.

  • JB Figueiredo

    Sao os “anjos” confabulando na Cidade de Deus. Me lembra de um quadro de Honore Daumier, Crispun et Scarpin. Não se pode dizer que falta planejamento no Brasil. O crime e sempre razoavelmente bem organizado.

  • Paulo

    Não publico comentários que direta ou indiretamente defendem a ruptura da ordem constitucional.

  • Samuel Eier

    A culpa do lava jato descobrir toda essa sujeira é do tiririca….falamos para ele dar uma disfarçada na limpeza.Mas como ele ainda não entende esse esquema, lavou de mais e aí ficou muito limpo e deu pra ver de onde vinha tanta sujeira. Tinha muito óleo, gasolina e sal. Aí todo muto ficou sabendo….Se dissermos que todo esse óleo e sal é da época do FHC.

  • Samuel Eier

    Dia 15 de março de 2015 vamos dar uma resposta nas ruas para esses petralhas e cia que o Brasil é dos brasileiros de bem. Quem não tiver com as mãos limpas é melhor ir ao lava jato. Vai pegar uns 15 anos de cadeia, se abrir o bico, entregando mais alguns, talvez seja reduzida.
    O Brasil está precisando de representantes como de Joaquim Barbosa, Sergio MORO e outros que ainda não sujaram as mãos com esse ladrões. O que o Brasil está esperando do Ministro da Justiça e do Procurador Janot, que a Justiça seja feita e não corrompida, como tantos outros já a corromperam…Cuidados senhores que dizem que roubar, corromper fazer mal feitos, e não fazem bem feito e são corrompidos podem pagar. A justiça será feito aqui na terra mesmo, para todos os brasileiros saibam que o crime não compensa.

  • Augusto

    Grande Setti, as colunas do seu blog e as do Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, Felipe Moura Brasil, Rodrigo Constantino… são um colírio para os olhos. Eles nos dão um alento diante de tanta desgraça que tem assolado o País nos últimos 12 anos. Porque nos mostram que ainda existem profissionais da imprensa sérios, competentes, que podem fazer e estão fazendo a diferença em nosso País. Vocês dizem as coisas que gostaríamos de dizer a todos ao nosso redor, para expor os desmandos desses canalhas no poder.

  • João

    Interessante, assistindo um vídeo sobre o horário do banho de sol de traficantes em presídios de segurança máxima, notei a incrível semelhança entre os métodos de comunicação usados por nossos republicanos e os chefes do tráfico… ambos usam Cochichos…

  • Mario

    Setti, como tem sido noticiado exaustivamente,incluindo seu Blog, o Procurador-Geral da República Rodrigo Janot tem participado de reuniões periódicas com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre a Operação Lava Jato; tem sido acusado de procrastinar o oferecimento de denúncias e/ou a abertura de inquéritos (exceto contra Agripino Maia, do DEM, extremamente veloz) contra os envolvidos na referida operação; de tentar patrocinar acordos de leniência que favoreçam as empreiteiras e os executivos delinquentes destas empresas; de tentativa de excluir o componente político (PT e base alugada) do crime (vide organograma no site da PGR),colocando as empreiteiras como as grandes e finais beneficiárias dos atos de corrupção na PTbrás, entre outras preciosidades. SERÁ QUE JANOT ESTÁ PAGANDO UMA DÍVIDA DE GRATIDÃO COM O PT?. lembro que uma coluna de circulação nacional publicou que, antes de ser escolhido como novo procurador-geral, Janot participou de uma reunião, em tese secreta, com José Dirceu e outros dirigentes petistas, pedindo (e recebendo) apoio à sua (dele) candidatura e posterior nomeação por Dilma para o cargo. Ele tomou posse em agosto de 2013 e Dirceu foi preso em novembro do mesmo ano. Acredito que o nosso PGR é um esquerdinha petista enrustido há muito tempo, querendo acender uma vela para o capeta e outra para o criador, sem se queimar com nenhum deles. Agora, alega o arrombamento de sua residência, para justificar encontros com o Min. Cardozo. Não se sabe o que os policiais responsáveis pela segurança pessoal e patrimonial do PGR faziam no momento. Houve registro de ocorrência? Quando? Onde (delegacia)? Porque somente agora difunde o fato? Muitas perguntas a serem respondidas! O PGR já entrou no nosso radar. Muita atenção com as atitudes futuras da criatura.

  • paulonr

    Eles temem a Veja mais do que o capeta. A razão para tanto medo são comentários como o seu. Agora, pensando bem, concluo: neste petrolão, bobo foi quem ficou de mãos limpas. Desgraçadamente, concluo que aqueles que sujaram as mãos com o petrolão vão se dar muito bem. Afinal onde estamos, estamos no Brasil é preciso dizer mais alguma coisa?