Image
TV Senado: plano fechado para esconder a vergonha do vazio no plenário (na foto, discursa o senador Paulo Paim, do PT gaúcho)

Vocês se lembram de um post que escrevi na sexta, 26, mostrando o senador Pedro Simon (PMDB-RS) discursando sobre a crise de violência criminosa no Rio de Janeiro para um Senado vazio – apenas ele na tribuna, o senador Mão Santa (PSC-PI) presidindo os trabalhos e o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) solitariamente sentado em seu lugar no plenário?

Pois bem, os telespectadores da TV Senado pelo país afora não vêem cenas como a foto principal daquele post – plenário com apenas um senador, a Mesa Diretora somente com o senador Mão Santa na presidência, as galerias completamente vazias.

A imagem limpa, vibrante e bonita que o país assiste vem do canal 55 da TV Senado, que mostra sempre o orador da tribuna ou o colega que faz algum aparte.

Sempre plano fechado, quase um close, em geral para esconder a vergonha do vazio. Às segundas e sextas-feiras, é comum o plenário estar rigorosamente vazio, com exceção de alguém da Mesa que abre os trabalhos e um único e solitário senador discursando para o vento.

Outros dois canais, exclusivos do serviço interno do Senado, a que têm acesso apenas os gabinetes dos senadores, mostram o panorama desalentador que o país desconhece. O canal 54 só mostra a Mesa, com suas sete poltronas — e não raro com apenas uma ocupada, pelo senador que preside a sessão. O canal 53, mais obsceno, fornece uma visão geral do plenário, inclusive das galerias.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + três =

Nenhum comentário

Corinthians em 29 de novembro de 2010

Setti, A situação é ridícula, realmente. Infelizmente são estes senhores que aprovam as leis para os brasileiros, e portanto uma lei que os torne iguais aos trabalhadores de verdade - trabalho com carga horária de no mínimo oito horas diárias cinco dias por semana - não vai ser feita nunca. O pior é depois ver que a pauta está trancada por causa de MPs, ou que projetos tramitam a vários anos nas casas sem votação... e querem ainda culpar o volume de trabalho, sendo que estes senhores simplesmente não trabalham como deveriam...

luis eugenio em 29 de novembro de 2010

este é o retrato do País. O que fazer,não sabemos,pois não temos como resolver nada, devido ao grande numero de alienados e analfabetos(funcionais e principalmente POLITICOS) em que uma "GORJETA" qualquer é suficiente para ficar eternamente grato, enquanto o mal-feitor enrica e sorri da desgraça da NAÇÃO. Quanta falta faz termos uma educção de qualidade e um povo mais consciente de seus direitos e principalmente de seus deveres, como comentou o Chantal,o que esperar deste des-governo? Crianças e adultos "incultos" ou analfabetos funcionais como bem convém a estes novos-velhos donos do País.

Chantal em 29 de novembro de 2010

Tenho 17 anos, e uma pergunta aleatória em relação à essa matéria: O que podemos esperar de um governo que além de não ter como uma das principais prioridades a educação, deixa o Enem como exemplo claro de desorganização do Ministério da Educação e mostra a falta de sintonia entre a nossa “presidenta” e seus Ministros? Além de que lemos com freqüência declarações de que a economia do Brasil está crescendo de forma sustentável, e que o Brasil está a caminho de se tornar uma das grandes economias do mundo, mas também lemos que o Brasil se encontra no 102º lugar do ranking da educação da ONU. Como é possível um país que não investe na Educação e na mão de obra qualificada se tornar uma das grandes economias do Mundo? Na minha opinião, nesse Brasil estamos lascados.

Chantal em 29 de novembro de 2010

Uma pergunta meio aleatória: O que podemos esperar de um governo que além de não ter como uma das principais prioridades a educação, deixa o Enem como exemplo claro de desorganização do Ministério da Educação e mostra a falta de sintonia entre a nossa “presidenta” e seus Ministros? Além de que lemos com freqüência declarações de que a economia do Brasil está crescendo de forma sustentável, e que o Brasil está a caminho de se tornar uma das grandes economias do mundo, mas também lemos que o Brasil se encontra no 102º lugar do ranking da educação da ONU. Como é possível um país que não investe na Educação e na mão de obra qualificada se tornar uma das grandes economias do Mundo? Na minha opinião, nesse Brasil estamos lascados.

Fernanda em 29 de novembro de 2010

hahahaha...eles estão muito ocupados, Setti, planejando o Natal...ou, então, discutindo as qualidades técnicas e aerodinâmicas do novo avião que, parece, será comprado para a nova Presidente, o Aerodilma...você ficou sabendo, Setti? Estão de olho num que, aparentemente, custa o triplo do que custou o Aerolula...será que este já está com problemas devido ao excesso de uso? Ou será dado de presente ao Lula, por ter sido seu companheiro mais fiel nesses anos todos? Tudo isso me enoja, honestamente...a notícia do novo avião eu li na Folha ou no Estadão, agora não me lembro... Abraço, Setti...e cuidado para não dormir assistindo às excitantes e acaloradas discussões no Senado...

Markito-Pi em 29 de novembro de 2010

O senado às sextas, sempre é como V. mostra , Setti. Confesso que são minhas sessões prediletas, pois o Senador Simon, todas as sextas, faz longos discursos sobre as histórias recentes do país, muitas das quais foi partícipe.O velho senador é bom contador de histórias e homem bom. Toda sexta, ele enfatiza, com a precisão de um matemático, a ausencia total dos senadores do PT. Nunca comparecem.

gaúcha indignada em 29 de novembro de 2010

Até quando o cidadão brasileiro vai suportar estes políticos?????? Acho que não vai muito longe!

Renato em 29 de novembro de 2010

Prezado Ricardo : tv camara , tv senado e voz do Brasil são exemplos de desperdício de dinheiro .

bereta em 29 de novembro de 2010

Qual o custo disso tudo ao erário nacional? Por certo a manutenção desses canais é obra pública, paga com dinheiro público, não? Seria esclarecedor se o senhor dispusesse dessas informações, passando-as aos leitores do blogue. Obrigado.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI