Image
Lenin (Rússia), Mao (China), Ho Chi Mihn (Vietnan) e Kim Jong Il (Coreia do Norte)

Amigos, pensei em escrever este post ontem à noite mas só comecei a escrever hoje, às 18h50. Demorei para colocar no ar pelo trabalho que exigiu a pesquisa de fotos. De todo modo, entrou no ar antes do anúncio feito pela Venezuela de que o corpo de Chávez, embalsamado, ficará exposto “eternamente” em Caracas. Leiam meu post e também as observações que faço na “Atualização”, no final do texto:

Eu não estranharia se o culto post-mortem ao caudilho Hugo Chávez resultasse não apenas em sua destinação ao Mausoléu do Libertador Simón Bolívar, em Caracas, mas também na permanente exibição de seu corpo embalsamado e devidamente tratado em uma urna de vidro.

Cada migalha que o chavismo puder extrair da morte de seu líder para manter-se no poder com o ex-motorista de ônibus Nicolás Maduro, vice-presidente biônico nomeado pelo caudilho morto, será extraída: funerais intermináveis, choro oficial em todas as emissoras de TV do Estado, máxima exposição pública do vice durante o máximo de tempo possível no período de 30 dias até que se realizem novas eleições, homenagens emotivas, mausoléu…

A exploração da adoração das massas por dirigentes mortos não é novidade ao longo da história. No século XX, em geral foi coisa de regime comunista, embora tenha havido pelo menos uma exceção.

Começou com o líder da Revolução Bolchevique, Vladimir Illitch Ulianov, o Lênin, cujo corpo embalsamado está exposto desde o ano de sua morte, 1924 — e, a partir de 1930, no mausoléu especialmente construído e ainda existente na Praça Vermelha, em Moscou.

O corpo de Lênin lá continua, mesmo após o fim do comunismo na Rússia, em 1991. O que hoje parece um patético boneco de cera virou, mais que tudo, atração turística .

Outros dirigentes comunistas seguiram o exemplo, primeiro com Mao Tsé-tung, o líder chinês, morto em 1976 e hoje, parcialmente coberto por uma bandeira da China exposto em uma urna de vidro no gigantesco Mausoléu do Presidente Mao, na Praça da Paz Celestial, no coração de Peguim.

O próximo cadáver a ser elevado à categoria de santo comunista seria o de Ho Chi Minh, o herói nacional do Vietnã (1969). A moda pegou, e estendeu-se para o norte-coreano Kim Il Sung (1994) e seu filho e sucessor, Kim Jong Il (2011), ambos mantidos conservados no Palácio Memorial de Kumsusan, em Pyongyang, capital da Coreia do Norte.

Image
Evita Perón, na Argentina — precedente na América Latina (Foto: Time-Life)

A exceção não-comunista veio de uma ditadura populista da América Latina com a qual o regime chavista exibe algumas semelhanças — a de Juan Domingo (1946-1955), e a partir da morte precoce de sua mulher e espécie de “Mãe dos Pobres” do país, Evita Perón, de câncer, aos 33 anos, a 26 de julho de 1952.

Seu corpo, embalsamado pelo médico Pedro Ara, foi exibido no prédio da Confederação Geral do Trabalho, em Buenos Aires, por quase dois anos, até o golpe militar que derrubou Perón, em setembro de 1955.

Os militares sumiram com o corpo de Evita por 16 anos, até 1971, quando se soube que estava encerrado em uma cripta em Milão, na Itália, sob o nome de “María Maggi”. O corpo então voltou à Argentina e, depois de diferentes peripécias, acabou finalmente merecendo descanso no túmulo da família de Evita no Cemitério de La Recoleta, em Buenos Aires.

ATUALIZAÇÃO

FUI PROFÉTICO SEM QUERER!!! O VICE-PRESIDENTE NICOLÁS MADURO ANUNCIOU QUE CHÁVEZ, EMBALSAMADO, FICARÁ EM URNA DE VIDRO E EXPOSTO “ETERNAMENTE”!!!

Vejam essa declaração de Maduro, que assinalei em negrito:

“Decidiu-se preparar o corpo do comandante presidente, embalsamá-lo para que fique aberto eternamente, como está Lenin, como está Mao Tsé-Tung. Ficará no Museu da Revolução em uma urna de cristal para que nosso povo possa tê-lo sempre ali presente”.

O tal “Museu da Revolução” será construído — significativamente, para quem acredita em “democracia” na Venezuela — no lugar do quartel a partir do qual Chávez despechou o frustrado golpe militar de setembro de 1992, em razão do qual foi depois condenado e preso.

Leiam detalhes no site de VEJA.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =

Nenhum comentário

Evilasio Setti em 17 de março de 2013

A farsa! O velório do boneco de cera do Chaves, levou muita gente à Venezuela, inclusive o PT. Nem corpo, nem formol. Cera, boneco de cera. O venezuelano vai adorar o boneco do Chaves.

Corinthians em 15 de março de 2013

Camilo Castro - 14/03/2013 às 18:35 Reconheço que foi uma ironia bem colocada, mas infeliz, dado os campos em que nos encontramos. Justamente por pensar por mim mesmo é que consigo não depender de um estado mãe. Que me permite ver a falácia que é falar de fontes sem explicitá-las. Que me permite notar a incoerência que é um governo comunista insistir em culpar um bloqueio com o país capitalista odiado por este. Que me permite entender que nada justifica ditadura, seja ela de direita, de centro ou de esquerda - e portanto que socialismo e comunismo são inviáveis dada suas próprias definições. Que acredita em toda e qualquer teoria da conspiração, sempre culpando outros pelos próprios erros. Que é completamente incapaz de entender a necessidade de um país se financiar, e que quem empresta o dinheiro pode exigir algumas contra-partidas - e austeridade fiscal é algo simples que qualquer família usa no seu dia a dia. O caso da constituição Venezuelana que você fala, referendada de quase todas as maneiras - a oposição não conseguiu devido às manobras chavistas impedindo a efetiva ação de quem discordava do caudilho - e sim em vigência foi desrespeitado. O artigo 231 da Constituição estabelece que “o candidato eleito ou candidata eleita tomará posse do cargo de presidente da república no dia 10 de janeiro do primeiro ano de seu período constitucional, mediante juramento ante a Assembleia Nacional. Se, por qualquer motivo imprevisto, o presidente não puder tomar posse ante a Assembleia Nacional, o fará ante o Supremo Tribunal de Justiça”. Isso foi feito pelo chavismo. Isso foi referendado. Isso foi desrespeitado neste ano, quando Chaves estava em Cuba, e onde a juíza-esposa de Maduro inventou um conceito absurdo contrário à este artigo para evitar novas eleições enquanto Chaves ainda era vivo. Isso é objetividade. Subjetividade entendo que seja alguém que diga que uma imprensa é golpista (como se o editor chefe de algum veículo de comunicação fosse ocupar o poder) - algo que acaba por insultar qualquer neurônio funcional - ainda mais sem dizer o que comprova que o veículo seja golpista. Defina o que é ser golpista. É criticar o governo de ocasião ? A revista Veja, em sua concepção, é um veículo golpista ? Talvez possamos tentar inverter a situação - coloque o link do wikileaks por exemplo que comprova que Alvaro Uribe fazia um narco governo - se é que narcótico significa a mesma coisa para mim (vide dicionário) e para você. Recomendo a você verificar a sua necessidade de caudilho e de ditadura.

Pedro Luiz Moreira Lima em 14 de março de 2013

Camilo - gostaria de trocar emails com vc,seria possível? Abração Pedro Luiz

Camilo Castro em 14 de março de 2013

Setti: Governos como os "neoliberais" dos anos 70,80 e 90, não foram melhores que os "populistas" de hoje. Estes enfraqueceram muito mais as instituições. Paises democraticos não podem aceitar que o capital especulativo (FMI), mande dentro de uma nação soberana e exprima seus recursos com escusas falazes passando por cima dos mandatarios eleitos pelo povo . Hoje isto acontece na Espanha, pais que hoje não tem autodeterminação e sofre muito com o enfraquecimento da liberdade de imprensa. O tema é muito complexo e vou parar por aqui, satisfeito com esta conversa agradavel. abraço. Para meu amigo corinthians, desejo sorte no jogo de hoje e lhe recomendo falar e pensar por si propio. Caro Camilo, por razões familiares tenho residência também na Espanha, onde trabalho para o blog parte do meu tempo, e posso lhe assegurar que não vejo, lá, qualquer enfraquecimento da liberdade de imprensa. Já os ajustes que o governo conservador do "presidente del gobierno" Mariano Rajoy tem feito são, fundamentalmente, exigências da União Europeia em troca de socorro financeiro para o sistema bancário espanhol e para o próprio país. Do ponto de vista histórico, considero que a crescente e inevitável perda de autonomia dos países da União Europeia se dará em prol de um belo projeto, dificílimo de ser concretizado, que caminha para um governo plurinacional, com uma legislação cada vez mais unificada. A UE passa por brutal crise, mas considero sua concepção e desenvolvimento algo extremamente civilizatório -- a UE aos poucos leva ou consolida democracia, direitos humanos e práticas saudáveis de governo em países onde há não muito tempo imperava a barbárie. Este aspecto fundamental do projeto europeu hoje é pouco falado, porque quando a casa pega fogo só se pensa no incêndio, não é mesmo? Mas esse é outro longuíssimo debate que é difícil travar neste espaço. Um abraço pra você.

Dr. MARCÍLIO NOVAES em 14 de março de 2013

VERGONHA NACIONAL No Futuro próximo esperamos poder ver DILMA, LULA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, AÉCIO NEVES, EDUARDO CAMPOS, SÉRGIO CABRAL, MARINA SILVA, JOSÉ SERRA, GERALDO ALCKMIN, SARNEY e Cia. Os Líderes do MENSALÃO: JOSÉ DIRCEU, PEDRO CORRÊA, JOSÉ JENOINO, VALDEMAR COSTA NETO, PEDRO HENRY, JOÃO PAULO CUNHA, e muitos outros. Todos empalhados no mesmo museu de Cháves, ou talves aqui mesmo no memorial da América Latina, em São Paulo. Isso servirá para as gerações futuras estudarem os seus métodos de CORRUPÇÃO e Mentiras para se perpetuarem no Poder. E assim adquirirem uma maior consciência contra a CORRUPÇÃO. Do Povo, Pelo Povo, e para o POVO! O INFERNO ESTÁ CHEIO DELES!!!

Camilo Castro em 14 de março de 2013

Setti: Obrigado pela resposta. Não quero convencer de nada a ninguem, so acho que as dores do mundo tambem podem ser combatidas conversando democraticamente como estamos a fazer. Tenho muitas criticas tambem para os governos "populistas" p.ex: estou no Brasil por 10 dias e perdi, com a burocracia tipica destes governos, 4 dias no porto de Itajai. Mas não vou negar por isto o quanto o Brasil melhorou nos ultimos 10 anos. É por isto que não me considero totalmente divergente com suas ideias e é por isto ( 4 dias por um papelzinho) que estou com tempo para lhe amolar, Haha. Adoraria conversar com sua amiga da Venezuela, ela complementaria meu entendimento. Meu cunhado e venezuelano, formado em medicina na Argentina. Ele não gosta do chavez, mais não nega os logros de chavez como p.ex. o acesso do povo a medicina e educação. Gostaria muito que tu converses com o porteiro do predio no qual me hospedei em Caracas no ano 2009, quem me explicou porque ele era "CHAVISTA A MUERTE". Não e dificil de entender: Se o que Chavez fez pelo povo, algum outro mandatario de centro ou direita (chamemos o hipotetico de fulano), teria feito. O porteiro seria "FULANISTA A MUERTE" sem se importar com idiologias. Abraço e obrigado pela resposta. Caro Camilo, nada como ser civilizado. Sei perfeitamente das conquistas que os mais pobres obtiveram com Chávez. O problema, que sempre ocorre com os caudilhos populistas, é o preço -- em perda de liberdades públicas, em enfraquecimento das instituições, em distância do enraizamento de uma real democracia -- que se paga por elas. Abração!

Camilo Castro em 14 de março de 2013

Queridos Corinthians, Setti e quem se quera sumar a esta sadia e aberta discussão: Acho que chavez não atropelou a contituição, pois a nova contituição da Venuzuela foi discutida em todas as esferas sociais do pais, aprobada por um referendo popular e validada pelos orgãos competentes democraticamente. Enquanto as brigadas paramilitares para assustar adversarios, não tenho esta informação e gostaria que alguem me de algum exemplo claro que não venha da imprensa que apoiou o golpe contra Chavez no ano 2002. Se o exemplo bem da fonte (golpista comprovada), entraremos em subjetividades descontextualizadoras e não poderemos tirar conclusões objetivas. Em quanto ao apoio a narcoterroristas das farc, tambem fico ansioso por exemplos que não sejam desta midia, da CIA ou do narco-governo do sr. Alvaro Uribe ( ver wikileaks como fonte). Já para refutar que Chavez faz de tudo para liquidar a imprensa independente, não necessito argumentar nada, podem ir para a Venezuela e comprovar que mais do 80% dos medios são privados e contrarios a Chavez. Setti se voçe foi ou conhese algum colega que tenha estado na Venezuela pode perguntar e contar para a gente. Jornalistas da cadena de ultradireita fox news (totalmente contraria a Chavez) informaram que seu trabalho e totalmente respeitado no pais. Chavez para mim não e padrão de nada, muito menos de governante. So não aceito a teoria de anjos ou demonios que tanto mal lhe faz ao mundo. Abarços e novamente disculpem meu curto portugues. Camilo, meu caro, obrigado pelo comentário respeitoso, coisa que muitos leitores divergentes não fazem. Não vou discutir com você, até por falta de tempo e espaço, temas tão amplos. Sobretudo porque não tenho a mais remota expectativa de mudar qualquer opinião sua. Se expresso minhas opiniões sobre a Venezuela como faço, é porque elas estão fundadas em fatos e em experiência que firmaram minhas convicções. Não há "se você fosse à Venezuela". Estive várias vezes na Venezuela, desde os governos da AP e do Copei até Chávez. Jornalistas de VEJA visitaram a Venezuela pelo menos dez vezes nos últimos dois ou três anos. Tenho amigos venezuelanos com os quais tenho contato -- tanto na Venezuela, como na Espanha e no Brasil. Uma dessas amigas, para você ter uma ideia de como as pessoas não adeptas do chavismo se sentem "à vontade" em sua pátria, é uma MÉDICA ONCOLOGISTA que decidiu emigrar para o Brasil por não aguentar mais o regime. E sabe o que ela faz aqui, enquanto tenta revalidar seu diploma? É recepcionista de uma academia de ginástica em São Paulo... Gostaria de assistir a uma conversa sua com ela. Abraços

Corinthians em 13 de março de 2013

Camilo castro - 13/03/2013 às 14:39 A resposta do Setti já é melhor do que qualquer uma que eu providenciaria. A história das organizações paramilitares que ele criou, o atropelamento da constituição, o fechamento de veículos de imprensa (seja por decreto, seja para estatizar) e o tempo que utiliza na imprensa restante é mais do que documentado. Nada mais à acrescentar.

Camilo castro em 13 de março de 2013

Eu frequento um espaço da veja para escutar outras opinioes, para mim não e tudo branco ou preto. Eu procurei as informações do governo Chavez em outros medios e chequei tudo nos sites da ONU, CEPAL, OEA e outros que já lhe comentei. Mas se tu não acreditas na ONU, CEPAL, OEA, não da para continuar perdendo tempo. Agora eu pergunto. Qual é sua fonte tão segura que diz que Chavez é ditador ou que Chavez censura a imprensa, etc?. A tua fonte é mais confiavel que a ONU, OEA, CEPAL? Esta conversa esta ficando pouco seria. Abraço. Está mesmo. Quem atropela e formata o Judiciário a seu bel-prazer, fajuta leis para ganhar eleições, forma brigadas paramilitares para assustar os adversários, faz tudo para liquidar a imprensa independente, dá apoio aos narcoterroristas das Farc e cria um poder unipessoal, sem controles, é um ditador ou, no mínimo, um caudilho sem escrúpulos. Se Chávez para você é pardão de governante, quem está perdendo tempo em debater com você sou eu.

Corinthians em 13 de março de 2013

Camilo castro - 12/03/2013 às 15:17 Já fico mais aliviado. Estava realmente sentindo falta na teoria da conspiração da CIA e de alguma religião - claro que me surpreendi por que achei que iria sobrar pra Israel mas este passou incólume. Fiquei surpreso claro como a lógica que fala sobre os 500 anos de roubo de riqueza da AL, excluindo o resto da américa do norte como se estes tivessem ficado em paz. Também claro com a história da propulsão à jato - essa rendeu algumas risadas. Entendo que você esteja um pouco ocupado para recapitular a história da AL, assim como para prover fontes. Mas realmente chegar ao ponto em que se coloca Chavez como herói fazendo uso de contabilidade criativa dizendo que este criou mais de 7000 postos de saúde e hospitais (e etc.!) e depois justificar que ele se tratou em Cuba por que lá é o país da AL mais apropriado me deixou estupefato. Aliás o que mais vejo são pessoas aqui do Brasil com c6ancer dizendo que vão se tratar em Cuba por que lá é melhor (só Lulla e Dillma, patriotas que são, usaram aquele hospital Sírio-Libanês privado capitalista malvado). Apesar claro do bloqueio selvagem - sabe como é, nada mais desmoralizante para um país comunista do que ter que usar como bode expiatório de seu fracasso econômico o fato de que o país satânio imperialista não quer negociar com eles. Assim como dizer que a Noruega, Suécia, Islândia tiveram governos socialistas - e democráticos! Ou então que mais de 80% das mídias da Venezuela são de oposição. Realmente fica complicado argumentar... sabe como é, na última reunião da liga da injustiça os cardeais e a CIA pediram para que eu não contra-argumentasse aqui, e como todo bom grupo conspiratório eu assim o faço. Ainda assim me sobra uma pergunta, inescapável: Se você acredita que não consegue informações, em sua concepção "reais", na revista Veja, por que frequenta um espaço hospedado por ela ?

Camilo castro em 12 de março de 2013

Muitas perguntas meu amigo. Eu so entendo que quem bombardeia crianças e chamado pela midia de democrata, já quem ganha 15 eleiçoes em 14 anos, inaugura mais de 7.000 postos de saude e hospitais, etc. é chamado de ditador. Se tu queres mais informações do governo Chavez com porcentagens e tudo o que tem direito, podes procurar nos sites de organizações como CEPAL, ONU, OEA e outras. Não encontraras estas informações lendo a veja. Amigo se nenhum pais da AL é potencia é, em parte, por ter sufrido mais de 500 anos de saqueios das riquezas. Tambem sofremos saqueios nos ultimos anos mediante golpes de estado apoiados pelos medios SIP justo no momento que os governos "populistas" alcançaram tecnologias como a propulsão a jato, e outras antes que os colonialistas. Não da para esquezer o quanto os paises colonialistas levaram da AL escraviçando, assassinando, e ate importando seres humanos da africa como mercadorias. Eles com a benção da igreja catolica, entendiam que os "negros" não tinham alma e os tranformaram em mercadorias. é assim, sem pagar um centavo de imposto e com mão de obra escrava levaram nossas riquezas para outras latitudes. Hoje o papel da igreja catolica o faz a midia SIP que não e mais que um grupo de mais de 1.300 empresas que se autodenominam "independentes' são os donos de grande parte da informação. São os que se calaram e apoiaram cada golpe de estado na AL, pois a SIP foi criada com este proposito e é fruto da CIA. Hoje eles lhe enfiam na cabeça que Chavez e um ditader sem alma. Meu amigo para responder todas suas perguntas teriamos que recapitular a historia da AL, e estou um pouco ocupado. Quero lhe dizer que não acredito no batman, mas sei que no mundo tem e teve governos socialistas democraticos como na Noruega, Belgica, Ecuador, Islandia, Holanda, Suecia, e outros que nunca seram colocados como exemplo pela midia que lhe informa. Se Chavez no tratou sua doença na Venezuela e porque Cuba apesar do bloqueio selvagem, hoje e o pais da AL mais apropiado para isto. O que tu entendes como censura não e mais que diversificação de opinioes, pois na Venezuela mais de 80% dos medios são privados e contrarios a Chavez. Enfim meu amigo, meu idolo não é chavez, nem kirchner, correia, lugo, Morales, e outros "populistas" so acho que tem logros destes governos que são inegaveis. Abraço.

Corinthians em 11 de março de 2013

Camilo castro - 11/03/2013 às 17:13 Sim, um erro simples. Repetido muitas vezes. Mas podemos falar de dados sim. Antes de colocar os meus, que incluem inflação, homicídios por habitantes, violência, censura, vamos falar dos seus. Teria os mesmos dados em porcentagem da população ? Poderia informar suas fontes ? Por que eu acho muito estranho o fato de que tamanha pot6encia educacional e médica tenha enviado seu principal líder e caudilho para se tratar no exterior... Já percebeu que a sua teoria da conspiração é mais semelhante à desnehos animados onde há uma "liga da injustiça" programando como dominar o mundo e que sempre é colocado um líder ditatorial como herói, neste caso Chávez ? Por que será que nenhuma nação latino americana é potência ? Por que governos "revolucionários" como o chavista e castrista mais espalham pobreza do que riqueza ? Por que os enormes ganhos educacionais nunca são demonstrados com tecnologia ? Por que é necessário censurar ? Por que o governante precisa aparecer na TV por grande parte do tempo do dia ? Realmente acreditar nestes avanços sociais enormes que ninguém nunca vê é como acreditar no batman ou no lobo mau. Ou como acreditar que socialismo é democrático...

Mauro Pereira em 11 de março de 2013

Caro Ricardo Setti, boa noite. Por mais que eu me esforce para entender o comportamento dos povos que habitam este lado do planeta, mais me convenço que quando o Criador expulsou o diabo do Paraíso ele, como retaliação, criou um universo paralelo batizando-o de América Latina e Caribe. Ali criou seu império e o cobriu de trevas e, de lá, tem nos infernizado sem trégua. Tinhoso por natureza,tem como diversão essencial zombar da capacidade de reação dos latinos-americaribenhos e, de tempos em tempos, prepara um de seus emissários para assombrar alguma nação dotando-o de carisma envolvente, retórica fluente e falta de caráter indecente, traços predominantes da escória do caudilhismo populista que tem exercido ao longo de décadas intermináveis o mais absoluto domínio sobre a região. Pouco dados a fraquezas como a sensibilidade, por exemplo, subjugam os órfãos da esperança e os crédulos da necessidade recitando com raro talento a poesia libertária inspirada na promessa fraudulenta de vida farta que arrebata e encanta. No entanto, deixam-se possuir por um ódio incontrolável quando são confrontados com o poema rude da realidade crua cujas estrofes denotam num lamento triste o retrocesso inexorável que garante a certeza de uma morte lenta que humilha e desespera . Como que catapultados das profundas da desolação, esses arautos do apocalipse surgem do nada espargindo a aura de redentores dos fracos e explorados, trazendo no afago premeditado a índole oportunista que os caracteriza e, no sorriso largo, a estreiteza da verdade que os fortalece. Manipuladores,seduzem as consciências, esvaziam as almas e ressecam a compreensão. Nesse mercado de patifarias, sempre são pai de alguma coisa, depende do gosto do freguês.Tem os dos pobres, os dos descamisados, os dos expropriados e por vai. Nunca são filhos. Ainda bem, pois eu poderia ser acometido de uma súbita crise de descompostura e baixar o nível. E assim tem sido a sina perversa desse pedaço de chão ao longo de sua história macabra, marcada pela ascensão de líderes tiranos e sanguinários que têm na miséria social do povo que oprime a certeza do sucesso e a consolidação de suas vidas afortunadas. Tomo por óbvio que é mais fácil demonizar os efeitos devastadores da ação temerária de tiranetes que não desistem de nos aterrorizar do que assumirmos nossa mais completa incompetência no combate a esses crápulas. Até porque a luta é desigual. Nós não temos vocação para cafajestes. Mas que sempre fica a sensação de que tem ao menos o dedinho do coisarruim por detrás dos acontecimentos que incendeiam o centro e o sul do continente, isso é inegável, senão, vejamos: Todo ditador sabe que a única possibilidade de ser definitivamente removido para a lata do lixo da história está condicionada a uma derrota contundente nas urnas. Aí, não tem saída. Manifesta-se, soberana, a vontade da sociedade devolvendo-o para o lugar de onde jamais deveria ter saído. É por isso que ele se apressa em construir um modelo pitoresco de democracia onde a pluralidade é muito bem vinda, desde que conjugada na primeira pessoa do singular. Não se constrange em manipular pesquisas, maquiar dados e fraudar eleições. O que importa é manter-se no poder. Porém, quando, apesar de toda a pressão, repressão e perseguição, ainda assim a situação começar a sair do controle e descambar para o caos, eis que sempre surge das catacumbas do insondável a figura do acaso para socorrê-lo. A ele, ou à sua causa. Às vezes, a ambos. No Brasil, Getúlio Vargas despencava ladeira abaixo na credibilidade popular e a possibilidade de exilar-se no ostracismo era bastante palpável. Uma única bala foi suficiente para reconduzi-lo à galeria reservada aos imortais. Foi-se o homem, mas permaneceu intacto o “getulismo”. Na Argentina configurou-se praticamente o mesmo enredo. Oferecer Evita em sacrifício não foi o bastante. Juan Domingo Perón precisou morrer para que o “peronismo” não perecesse. À sombra de Perón, floresce a não menos ordinária dinastia Kirchner. Caminhando pelas estradas sinuosas desse raciocínio, não podemos deixar de atribuir à eventualidade misteriosa a recente morte do presidente venezuelano Hugo Chávez. Era visível o desgaste político do seu governo. A vitória apertada nas últimas eleições, apesar do uso inescrupuloso do aparato governista durante a campanha e até mesmo da intimidação dos eleitores como forma de persuasão, deixou evidente que o carisma que fascinava multidões do grande condutor dos latinos-americaribenhos rumo às maravilhas do bolivarianismo demonstrava claros sinais de saturação. Coincidência ou não, mais uma vez a casualidade se manifestou e o chavismo foi preservado e, para o delírio da patuléia, Hugo Chávez mumificado irá morrer pelo resto de sua vida. Quanto à Cuba e ao Brasil, parece que essa entidade diabólica escreveu um final mais emocionante. O domínio de Fidel Castro se consolidou de tal forma sobre a ilha caribenha que requisitou um prazo mais longo para o seu remate. Com o regime em frangalhos e a economia derretendo já há algumas décadas, a morte prematura do líder cubano poderia significar o ocaso melancólico do castrismo. Resguardado para o gran finale, só sua morte será capaz de dar um sopro de sobrevida a um sistema de governo falido e ultrapassado. Assim como ocorreu na Venezuela, onde as autoridades usaram o funeral do presidente como asqueroso trunfo eleitoreiro, somente a exploração desavergonhada da comoção popular pelo seu passamento poderá manter em pé por algum tempo a estrutura do sistema comunista e parcialmente ilesa a devoção dos ilhéus. Ainda por definição, parto do pressuposto que no Brasil o advento do lulismo só encerrará seu ciclo pernicioso com uma derrota fragorosa nas urnas. Precavido, o acaso, sempre ele, já escolheu seu candidato a herói e, tudo indica, que não hesitará um minuto sequer em oferecê-lo à imolação caso o desenrolar político sugira uma derrocada eleitoral. Há que se ter um mártir à mão para que a causa não pereça e o mito não caia no esquecimento. E o PT só tem um. Entretanto, a mesma sociedade que induzida ao engodo o elegeu, cuidará, através do voto, de apeá-lo do poder encerrando a trajetória atribulada de um dos governos mais corruptos que já teve notícia e remetendo para a vala rasa da trivialidade um dos políticos mais promíscuos de sua história. O Brasil não tem tempo a perder com a perenização de mitos pré-fabricados, nem os brasileiros carregam consigo a tradição de honrar heróis de ocasião. Vida longa a Lula!

cida em 11 de março de 2013

É até uma heresia!

Lucio em 11 de março de 2013

Para o Chávez será necessário sim um taxidermista ao invés de um embalsamador...

Camilo castro em 11 de março de 2013

Corinthians: O unico que comentas e um erro simples. De todos os dados que postei do governo Chavez NADA?. VAI CURINTIA TRUTA!!!!!. Haha, brincadeira. Abraço.

Corinthians em 11 de março de 2013

É, Incrível verificar como o populismo lobotomiza boa parte das pessoas... ainda tentando entender aqui como ganhar 16 eleições de 15... será que o Mantega que tem a calculadora criativa sabe ?

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões. em 10 de março de 2013

Será verdade? REPORTAGEM DE TV AMERICANA REVELA A FABULOSA FORTUNA DE HUGO CHÁVEZ E SUA VIDA NA BABESCA: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/03/reportagem-de-tv-americana-revela.html . Abraço a Todos Osvaldo Aires

Camilo castro em 10 de março de 2013

Resposta para Marco 8/03/2013 as 22:51. Não estou idolatrando ninguem, so estou colocando infeormações que a midia não se atreve. Como diz o mano do corinthians que comentou 17:33. "É simples matematica", se fazemos a conta de quantas vidas foram salvas so com a reducção da taxa de mortalidade infantil em mais de 40% no governo Chaves, a ciencia exata pode fazer que transformemos numeros em admirção ao sr. chavez. Tambem podemos usar a matematica para comparar os governos chamados pela midia descontextualizadora de "democraticos" como os de EEUU, Inglaterra e todos os outros compenentes da OTAM, estes tão protegidos pela midia do establishment, e assim chegar a conclussão de que uns dão vida e outros tiram vidas. So no Irak foram assassinadas 500.000 crianças. Simples e frios numeros. Quem não reconhese que Chavez ergueu, com educação, saude e justiça social, a coluna vertebral para um futuro promisor da Venezuela? sabe quem?, os desinformados pelos medios SIP e os extremistas. Extrema esquerda e extrema direita se parecem não porque amam seu ideais, mas porque amam os extremos. Amar extremos ,amigo Marco, nos faz ficar tão desalmados, frios e cegos que ficamos incapazes de nos comover com estes numeros que lhe comentei. Abraço e desculpe meu portugues.

jose catunda em 09 de março de 2013

E o corpo de Lula?Ficará como "estauta" em alguma Praça de Caetés?Não duvidem!

Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões. em 09 de março de 2013

PARA DEBATE!!! ESQUERDISMO É UMA DOENÇA MENTAL GRAVE? http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/03/esquerdismo-uma-doenca-mental-grave.html . Abraço a Todos Osvaldo Aires

Dalberto Jacometi Lima em 09 de março de 2013

COMENTAM, com tanta maldade como se fossem ETERNOS. É assustador a falta de respeito que estes supóstos seres humanos, tem para com os outros. VIESTE DO PÓ, AO PÓ TORNARÁ,é isso que todos voces maldosos vão virar, ESTÁTUAS DE BARRO, mas nem assim perdem a SOBERBA E ORGULHO. DEUS que tenha misericódia de vossas almas, e um dia possam se arrepender de seus pecados e ai RESSUCITEM, o que eu acho quase imossível, porque LÚCIFER, caiu por causa de seu ORGULHO com toda sua legião, perdeu toda sua "majestade" por isso os seus dias estão contados, e ele não tem salvação mais como nós. Seria por acaso o destino de todos voces ORGULHOSOS e sem alma e um pingo de COMPAIXÃO, mesmo sabendo que se FALECEREM de manhã, a tarde já estarão cheirando mau, e terão que serem sepultados ou cremados o mais rápido possível, porque se não ninguém poderá suportar o mau CHEIRO, E SE NÃO ESTIVEREM EM CRISTO, ESTARÃO CONDENADOS A TODA ETERNIDADE A SEREM SIMPLESMENTE PÓ OU CINZAS, DEPENDE DO GOSTO PESSOAL DE CADA UM, DIGAMOS ASSIM, e o final será como o de SATANÁS, não terão salvação, e não poderão RESSUCITAR, COM CRISTO JESUS, porque não se arrependeram de seus pecados e maldades humanas, eu se fosse voces, faria uma reflexão a respeito, porque ainda dá tempo, mas apressem-se porque o tempo está cada vez mais curto, acreditem se quiser. A prova está ai nestas imagens dos EMBALSAMADOS, secos, rígidos e sem VIDA, OU MELHOR SEM O SOPRO DE DEUS, purifiquem-se, santifíquem-se para serem díguinos um dia de estarem no Reino de Deus, eliminem toda a maldade que voces tem dentro desse corpo, QUE É O ÚNICO PASSAPORTE PARA A ETERNIDADE, amoleçam estes corações petrificados, PELO AMOR DE DEUS MUDEM...!!! Olha este texto que tirei da Bíblia que está em II TIMÓTEO CAP. 3 ATÉ O VERS.5 veja se o ser humano não está assim hoje..!! Título do texto: Os últimos dias Lembre-se disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois os homens serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos pais e não terão respeito a religião. Não terão amor para com os outros e serão duros. caluniadores, sem domínio próprio, violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus. Terão a forma externa da nossa religião, mas rejeitarão o seu verdadeiro poder. Afaste-se dessa gente. ENTÃO NÃO SERIA EXATAMENTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS HOMENS HOJE...???? Por isso meus amigos, a palavra de Deus é sábia, e Eterna, o que está escrito, está escrito para sempre...!!! Deixem de ser zombadores da dôr de seu próximo, indiferente de quem ele seja, UM SANTO, OU UM "DITADOR", na hora da morte somos todos iguais, DOI MUITO.... Eu devéras estou abismado, com a quantidade de comentários maldosos aqui abaixo, VEJO QUE TODOS SE ENCAIXAM NO TEXTO QUE ACABEI DE ESCREVER DA BÍBLIA, é a mais pura verdade, isso SÃO OS ÚLTIMOS DIAS, que estamos vivendo...! TENHAM RESPEITO PELO LUTO DAS PESSOAS, E SINTAM PELO MENOS A DÔR DE SEUS FAMILIARES. Ou voces gostaríam que fosse um de sua família...???? DEUS SEJA LOUVADO.

Marco Balbi em 08 de março de 2013

Setti! Claudio Mafra, tão viajado quanto você postou hoje no blog dele o seguinte: Poucos sabem que tanto Lenin, quanto Mao, não estão embalsamados. É mais uma mentira comunista. Os dois são estátuas de CÊRA. Quando Mao morreu, os médicos e cientistas chinos tentaram embalsamá-lo, e o resultado foi terrivel, segundo depoimento do seu médico pessoal. O corpo inchou, tornou-se tão grotesco que as pessoas em volta ficaram horrorizadas. Os chineses correram para Moscou para examinar como os russos haviam feito com Lenin. Descobriram que era uma farsa, o homem era pura cêra. Voltaram para Pequim e fizeram o mesmo com o seu próprio carniceiro. Que tal esta informação? É curiosa, mas, segundo tudo o que li até hoje, não é verdadeira. Abração!

pierre em 08 de março de 2013

Para o Lulla e os outros tiranos que em vida preparam criptas majestáticas para seus corpos embalsamados é bom ficarem sabendo que: -Juan Domingos Peron, teve seu túmulo profanado , cortaram e sumiram com suas duas mãos; -Evita Peron depois de embalsamada, fez turismo forçado por vários países por mais de quinze anos, foi enterrada, desenterrada,foi esfaqueada, violentada,encheram seu corpo de betumem,teve seus ossos quebrados e quando seus restos não mais interessava para enganar seu povo,sepultaram-na no Recoleta para virar atração turística.E hoje é comum ver dejetos humanos em seu túmulo. -Lenim, insepulto até hoje, é alvo de chacotas e cuspes por turistas e sofre profundo desprezo por parte de seus concidadãos que nem se lembram mais de sua repugnante existência; É conhecido o caso de um tumulo de um ex-presidente que renunciou, ser alvo constante de desafetos, que o visitam para descarregar suas raivas de forma não muito educadas; Portanto, se o Lulla for experto,deverá pedir para ser cremado! Rapidinho! No futuro os ventos podem virar ...

Marco em 08 de março de 2013

Don Sett; Em PIB nominal, então é para não falar sério (54). Aliás disputando palmo a palmo com o atual socialismo Brasileiro. É muito populismo e pouca eficiência econômica. Abs.

Marco em 08 de março de 2013

Don Setti; O Camilo tem todo o direito da idolatria, mas tentar convencer q um PIB (34), somente em função petrolífera é um indicador social.É gostar do fracasso. Abs.

Gisele em 08 de março de 2013

Mostre aí a fotos das múmias da Igreja Católica. Todos têm seus mortos, seus ícones, seus faraós, suas múmias. A Igreja Católica tem várias pessoas embalsamadas das quais mentem e dizem que são corpos incorruptíveis. Vamos fazer justiça e colocar todos juntos.

kitty em 08 de março de 2013

Caro Ricardo, O seu texto além de brilhante é um primor, eu diria antológico pela farta informação sobre tantos acontecimentos, as fotos, inclusive, o perfeito relato da morte de Eva Perón e o calvário post-mortem com o seu corpo embalsamado que ficou vários anos escondido em Itália. Perfeito!!! Carísssimo amigo, não fiquei nada surpresa com a notícia que Chávez seria embalsamado e que a cerimônia das exéquias se estenderiam por vários dias. Após vencer as eleições e a sua rápida volta a Cuba para someter-se o que seria seu último intento para driblar o fatídico câncer que padecia há dois anos, e junto aos Castros se montou este plano de manter em segredo o seu verdadeiro estado de saúde. Havia poucas esperanças de cura e o importante era manter o mito vivo para que quando voltasse mesmo que morto, o seu sucessor fosse mesmo o Maduro, candidato palatável aos Castros e assim, continuaria enviando petróleo subsidiado para Cuba. O resto não me é desconhecido porque aqui na Argentina foi a mesma coisa e ainda no dias de hoje temos outro morto-vivo, Nestor Kirchner, que ressuscita cada vez que as circunstâncias o requeiram. Desta maneira os venezuelanos serão sempre lembrados de que Chávez não morreu e que está vigiando que a sua revolução não será esquecida e que tudo seguirá como ele planificou..Ele conseguiu transcender e perpetuar-se no poder através de seu sucessor escolhido a dedo para que nada mudasse após sua morte...um plano exitoso, sem dúvidas!!! Mais nada a adicionar porque o seu texto o disse tudo e muito bem, apenas queria adicionar um muito simples comentário sobre o assunto.Um abraço//Kitty

Anna Carolina em 08 de março de 2013

Que lúgubre...

moacir em 08 de março de 2013

Prezado Setti, Vendo a ressurreição de Chávez ser decretada musicalmente na televisão,é como se eu estivesse relendo Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marques. A Venezuela parece-me ser Macondo,a cidadezinha fundada por um Buendía,no seu isolamento perante o mundo.Recheada de José Arcádios e Aurelianos,que dão origem a outros José Arcádios e Aurelianos,que dão origem a outros... Todos solitários num realismo fantástico.Todos com paixões a flor da pele,com as emoções precedendo os pensamentos,com a carência por um patriarca que, decifrando os pergaminhos,indicasse a todos o caminho. Como essa história do herói eternizado num casulo de cristal,que nascerá de novo para vencer com el pueblo,a de Macondo da mesma forma é surreal. Nela há comboios de cadávares,um povo inteiro perdendo a memória,mulheres trancadas num quarto escuro por décadas,homens arrastando atrás de si uma multidão de borboletas amarelas... Macondo e Caracas são iguais:inacreditáveis. É certo que Chávez convenceu el pueplo, que eram eles os protagonistas da política nacional.Mentira. Essa história era dele. É claro que Chávez fez o povo acreditar que era um deles que estava lá em cima.Mentira.Quem enriquecia era ele e outos cem membros do seu corrupto governo - os famosos boliburgueses. É claro que Chávez chegou ao poder pelo voto popular - e quanto mais eleições ele ganhava menos democracia o povo tinha. Pois ao chegar ao poder,ele reescreveu a Constituição,como se ela fosse uma obra de ficção, dela aboliu todos os possíveis freios as ações executivas,garantindo assim a perpetuação do regime sob uma maquiagem democrática. É evidente que o povo ama Chávez.Ele os convenceu de que lhes dava tudo,quando o tempo todo estava dando ao povo apenas o que era dele. De resto,diferentemente de Macondo que é apenas literatura e das melhores,a Venezuela é uma nação,que mora no vasto mundo e precisa ser,para sobreviver,sustentável. Pois não estamos no mundo da imaginação,estamos aqui na real e nela,infelizmente,a primeira das liberdades é a financeira. Apesar de ter que reconhecer que o assistencialismo chavista- que tinha que existir para lhe justificar o discurso - elevou sim,alguns indicadores sociais,com esta economia desfigurada a Venezuela terminará como Macondo.Exaurida pois jamais renovada. Finalmente,não se questiona aqui o que Chávez fez- embora por vias erradas para o seu povo .Se questiona ,em vez,que tendo condições de fazer tanto,pois contra a vontade de Chávez não se erguiam quaisquer obstáculos sejam internos,sejam externos,sejam institucionais, ele tenha conseguido a façanha de fazer tão pouco. De resto,esperemos que o povo canse de esperar ,e de ser manipulado enquanto espera,pela volta de mais um falso messias. Abraços

Camilo castro em 08 de março de 2013

ok, le agradesco mucho. Apesar do clima, lhe desejo bom final de semana. Abraço. Obrigado!

Marco Balbi em 08 de março de 2013

Setti! Vamos agendar uma viagem turístico-democrática para visitar a múmia envidraçada!!! Ahahahah. É a expansão dos negócios do Foro de São Paulo para o ramo do turismo! O que você acha? Abraços! P.S. Consta que o cara já estava morto faz tempo!!! Caro Balbi, prefiro ir para outras plagas... Sabe que minha filha globetrotter já esteve em Hanói e NÃO foi ver o corpo de Ho Chi Minh? Abração!

Corinthians em 08 de março de 2013

Ó... Chavez é tão super e tão preocupado com os pobres que ele ganhou 16 eleições de 15. Tudo isso em 14 anos! Incrível! Isso que é democracia... e matemática. Mas os números oficiais são nada menos que o resultado da tal contabilidade criativa, não é mesmo ?

Camilo castro em 08 de março de 2013

setti: sem ironia quero lhe dizer que estou aguardando a moderação do meu comentario das 12:40. Abraço. Fique tranquilo e sem paranoia, Camilo. Sabe porque não moderei seu comentário das 12h40 até há pouco? Por um motivo trivialíssimo e nada ideológico: estava preso no trânsito após terrível chuva de granizo e tive dificuldades de chegar ao Edifício Abril. Sua declaração de amor ao chavismo já está no ar.

Evilasio Setti em 08 de março de 2013

MEU DEUS! Espero qe a moda não chegue ao Brasil. Não duvido que o LULA, sim, o LULA paz e amor, aquele do caixa dois, seja o proximo a merecer a "eternidade", num tanque de balsamos f''etido. Ninguem aguenta isto. Melhor seria lanças aoos tubarões. Fica a duvida, ser'a que a alma(negra), tambem acaita o balsamo. Socorro, SENHOR. Socorro! o Lulinha, embalsamado, não. Por favor, não.

Sargent D em 08 de março de 2013

Até os esquerdopatas europeus têm vergonha dos comunas da América Latrina!

Bruno Sampaio em 08 de março de 2013

Fico com o comentário de moacir - 07/03/2013 às 22:33. POr mais que façam, a marcha inevitavel do tempo vai reduzir esses mausoleus a meros pontos de visitaçao turistica. Chavez esta morto, e todo ser humano, por mais megalomano que seja, acaba morrendo tambem. Voltamos a ser motivo de chacota em todo o mundo civilizado.

moacir em 08 de março de 2013

Setti, Pelo andar da carruagem,nos mais sete dias de velório,Chavez vai fazer 1,2,3 milagres e el pueplo vai começar a esperar pelo Messias.Um vídeo e uma doce musiquinha do nosso Santana,marqueteiro das estrelas bolivarianas,já está a cantar nas TVs venezuelanas: ÉL NACERÁ DE NUEVO! Patético. Abraço

Camilo castro em 08 de março de 2013

Chavez ganhou 16 eleições de 15 em 14 anos. O mundo reconheceu a transparencia do sistema eleitoral. incluindo os EEUU. Educação: Em 2005 a UNESCU decretou Venezuela libre de analfabetismo. O numero de crianças na escola pasou de 6 milhões em 1998 para 13 milhoes em 2012. O numero de estudantes do ensino superior pasou de 895.00 no ano 2000 para 2,3 milhões em 2011. Mais de 20 universidades inauguradas em 14 anos. Saude: Em 14 anos foram inaugurados 7.873 centros medicos. O numeros de medicos por habitante pasou de 20 por 100.000h em 1999 para 80 por 100.000h em 2012. A taxa de desnutrição reduziu 40%. Reduziu em 40% a taxa de mortalidade infantil. Economia: De 1999 a 2011 a taxa de pobreza pasou de 42% para 26,5%. etc. Quando morre alguem responsavel por tão importante obra, não e dificil entender este tipo de decisões. Desculpem meu portugues.

João em 08 de março de 2013

por causa de uma dessa que existe momento que eu tenho vergonha de ser um ser vivente, dotado de inteligência; seres humanos adorar um demônio de um ditador; se isso for ação lógica; eu pergunto para os cientistas, onde estar a lógica humana???...

O ANTIPETRALHA em 08 de março de 2013

Repito o que comentei no blog do Reinaldo Azevedo. O líder bolivariano morreu, o paraíso prometido pela revolução não chegou e, enquanto isso, o regime tirânico deixa o cadáver exposto para visitação. A promessa bolivariana fica para sempre apodrecendo junto com o cadáver. Enterrem-nos! Os venezuelanos, como seres humanos, não merecem viver neste cenário macabro. http://oantipetralha.blogspot.com.br/ O ANTIPETRALHA

Marco em 08 de março de 2013

Don Setti, Belo texto, vou te contar, é duro de acreditar q essa simbologia serve para q nada passe e q seja imortal. Um tremendo cansaço, socialista, não gosta de transição. Acho q essa morte deve servir como um simbolo para o povo se livrar de um sofrimento bem amarrado e supersticioso. Abs.

neil ferreira em 08 de março de 2013

SR EDITOR, Seus textos são poesia para os meus olhos. E o poeta também é profeta.

Erika em 08 de março de 2013

Horrivel. O antiamericanismo do Chavez era so no speech . Voces ja ai no Brasil ja devem saber do seu relacionamento com Joe Kennedy II, filho mais Velho do Robert Kennedy, ex-congessista Americano que e o fundador do Citizens Energy Corporation. Chavez doava desde 2005 galoes de oleo para aquecimento para o Citizens Energy. Para quem nao sabe essa organizacao Americana distribui gratis combustivel para calefacao a familias de baixa renda em 25 Estados americanos e inclusive na capital do pais Washington D.C.. Cerca de 2 milhoes de pessoas nos EUA recebem calefacao gratis doados pelo governo da Venezuela. Tem ate video agredecendo Hugo Chaves por isso na TV Americana Durante o intervalo comercial. Canso de ver. Nao e de pasmar. Voces poderao ver o mesmo. A FOX 25 em Massachusetts essa semana vez uma reportagem sobre o tema.

Roberto em 08 de março de 2013

Essa estratégia de empalhar o líder foi inaugurada pelos comunistas russos, supostamente para manter viva a ideologia baseada em grande parte em propaganda e ao culto a imagem. Poucos escrevem que o comunismo russo fracassava em todas as frentes com a liderança de Stalin, ironicamente foi a invasão alemã que deu uma sobrevida ao regime, graças a ajuda recebida dos aliados a Rússia construiu um parque industrial moderno que sustentou o regime por mais algumas décadas. O mesmo ocorreu na China que amargou a "Grande Fome" antes de se libertar da ideologia retrograda stalinista-maoista modernizando sua economia graças a aliança com a América de Nixon na década de 70. Sobraram as múmias do regime que por falta de função viraram atração turística, como você bem escreveu. A França tem a a Torre Eiffel, a Inglaterra o Big Ben, os EUA a estátua da liberdade e os comunas tem cadáveres, muitos e muitos cadáveres.

Ismael Pescarini em 08 de março de 2013

Parabéns pela sacada profética. Espero que se vc tiver uma nova visão, com uma múmia com nove dedos, não nos conte pois ando muito estressado e preciso das minhas poucas horas de sono. Vai ser curiosos daqui a alguns anos, quando esses gorilas virarem lixo da história, a exumação da múmia de Chavez para descobrirmos a verdadeira data da morte dele.

Zé edu em 08 de março de 2013

Caixão de vidro?! Ué, ele virou a Branca de Neve? Ela também foi colocada em um caixão de vidro pelos 7 anões, até que apareceu o príncipe, beijou-a e a fez ressuscitar. Será esse o desejo secreto dos Chavistas? Eles desejam que alguém apareça e faça o Chávez ressuscitar??

Julia em 08 de março de 2013

De certa forma, o Chavez esta sendo coerente: ele foi ridiculo em vida e continua ridiculo na morte... Embalsamar corpo eh muito cafona.

Fernando X em 08 de março de 2013

Gostaria de ver o lulla (minúsculas, mesmo) embalsamado! Eu ia até chorar!

arilson sartorato em 08 de março de 2013

MEU DEUS, QUANTA IMBECIBILIDADE,DOS GOVERNANATES DA AMÉRICA LATRINA, FICO IMAGINADO O QUANTO OS AMEICANOS E EUROPEUS DÃO RISADAS DISTO TUDO.SERÁ QUE AQUI NO BRASIL CUJOS PETISTAS PENSAM IGUAL AO CHAVISMO, VÃO FAZER O MESMO COM LULA????

Sargent D em 08 de março de 2013

Peguemos todas estas carcaças embalsamadas e lancemos em direção ao cinturão de asteróides! Bem, é melhor arremesá-los em direção ao Sol, pra não ter mais volta!!!! É enojamente o Método dessa escumalha!

Marilene L'Abbate - SP em 08 de março de 2013

RICARDO SETTI = SETE = 7 7 7 7 7 7 7!

Ana em 08 de março de 2013

O corpo do Chavez vai acabar como os outros casos: vai virar uma mera atração turística (aliás, uma atração bem mórbida). Sobre o Lênin, eu me lembro que na época em que a União Soviética se desfez, a população foi para as ruas DERRUBAR as estátuas que haviam sido erguidas em homenagem ao Lênin. E a cidade que havia sido nomeada (à força) de 'Leningrado' voltou a se chamar 'São Petersburgo'. Então, de que adiantou os comunistas manterem a imagem do Lênin em todo lugar? O comunismo acabou se desfazendo mesmo assim. Só sobrou o corpo do Lênin, rsrsrs. Eu acredito que o Chavez e o chavismo vão pelo mesmo caminho.

Marcio Rosa em 08 de março de 2013

Ei ,vamos parar de dar idéia aê, pô. Senão tem um senhor aqui no Brasil que vai querer fazer a mesma coisa. Se bem que no caso dele nem precisaria embalsamar, já que o teor alcoólico em seu corpo seria suficiente para conservar o cadáver por uns 200 anos.

ney em 08 de março de 2013

Não dá para acreditar que em pleno século XXI ainda possa ocorrer essa ilimitada forma de explorar uma imagem midiática construída para perpetuação no poder político. Isso apenas comprova a ignorância de uma população e a republiqueta bananeira que o chavismo conseguiu transformar a Venezuela.

francisco paulo cavalcante em 08 de março de 2013

Este povo venezuelano perdeu a noção de democracia. Adorar chavéz me parece piada pronta ou coisa de gente insana

LUCIA em 08 de março de 2013

Ricardo já leu isso: colei, interessante e curioso. Última mentira da fábula de Chávez mostra que tiranete bolivariano morreu há tempo Farsa bolivariana – A epopeia mitômana que tem Hugo Chávez como protagonista parece ter chegado ao seu capítulo final, até que seja reeditada com novas conjecturas, possivelmente milagres patrocinados por alguém que simultaneamente segurava um crucifixo e falava no diabo. Presidente em exercício, o que não deixa de ser um golpe curto, Nicolás Maduro informou na tarde desta que o corpo de Chávez será embalsamado e na sequência exposto, em urna de vidro, por mais uma semana. Em seguida, o corpo do caudilho ficará “eternamente” exposto, “como os de Lênin e Mao Tsé-tung”, no Museu da Revolução, em Caracas. O grande erro que os totalitaristas cometem é não combinar a mentira com antecedência, além de não se preocuparem em consultar especialistas para que tudo o que for dito pareça verdade. Embalsamar um corpo não é procedimento simples e rápido como deu a entender o vice-presidente Nicolás Maduro. A declaração do presidente em exercício da Venezuela confirma notícia antecipada com exclusividade pelo ucho.info, que afirmou que Hugo Chávez já estava embalsamado há algumas semanas. O embalsamamento de um cadáver deve ser iniciado logo após a constatação oficial da morte, porque depois de 36 horas o corpo entra em processo de decomposição. De acordo com Maduro, na sexta-feira (8) será realizado um funeral de Estado, ou seja, um faz de conta para que Chávez seja incensado pelos companheiros socialistas, depois de 72 horas do anúncio da morte. Vale lembrar que um embalsamento para que o corpo fique “eternamente” em exposição demora dias, o que contradiz o cronograma anunciado por Nicolás Maduro. Esse emaranhado de mentiras está sendo usado para esconder a realidade e evitar que os opositores do regime a utilizem como ferramenta de campanha. Hugo Chávez morreu há algumas semanas e foi embalsamado em Havana. O corpo chegou ao território venezuelano na madrugada da última terça-feira (5), vindo de Cuba. Por essa razão foram detectadas imagens de diferentes caixões como sendo o de Chávez, como informamos em matéria anterior. Enquanto a obediente e comovida população acompanhava um féretro que durou sete horas, debaixo do calor, a cúpula do Palácio de Miraflores transferia para a Academia Militar o esquife com o corpo embalsamado do líder bolivariano. Considerando que Hugo Chávez enfrentou, em 11 de dezembro passado, uma arriscada cirurgia para tentar conter a metástase de um sarcoma e sucumbiu dias depois diante das graves complicações da intervenção – além de ter sido submetido a quimioterapia, largas doses de antibióticos extremamente fortes e teve meio metro do intestino extirpado – o governo da Venezuela deveria ter contratado um roteirista de cinema especializado em prosopopeia, pois assim a farsa seria menos vergonhosa.

LUCIA em 08 de março de 2013

Esse infeliz já esta embalsamado a meses,sua morte teve que ser anunciada, com certeza a geladeira estava sem energia e não deu pra suportar mais, quanto ao Brasil o Lula e a Dilma já foram lá verificar como é o processo de conservação de cadáver, esses petralhas são espertos já estão pensando como vai ser perpetuar no País nem que seja morto.

Reynaldo-BH em 08 de março de 2013

Macabro! Horripilante. Não se trata de ter medo dos mortos por mais que estes em vida pudessem assustar. Um morto é história, memória e lembrança. Nunca presente. A ausência é da morte. Decorrência do fim. Exceto para quem não consegue entender a marcha da vida. Ou quer usar qualquer argumento para dar continuidade ao que já não é. Conspurcados adoradores – ou idólatras – do caudilho Chávez, não aceitam que o fim chegou. Como não existem ideias a preservar nem legado a ser exaltado, basta a não aceitação da própria morte. De novo, macabro. Não se cultua somente a memória, ainda que esta possa ser uma distorção da realidade. É necessário mais! Uma urna de vidro com um corpo embalsamado. Eternamente exposto em adoração histérica. O personalismo – que imaginávamos superado pela história de ditadores tristemente famosos – elevado ao ícone santificado de uma seita sem valores. Um corpo que não se decompõe visto que já decomposto em vida. Pouco importa a quem nada tem a ver com este delírio, a aberração extemporânea e absolutamente antinatural. Que adorem os bezerros de ouro. Ou de petróleo. Tanto faz. Em poucos anos a exposição de Chávez em uma urna de vidro será somente exemplo de mau gosto e exemplo de uma doença coletiva que foi inoculada em uma nação de pobres em busca de um “pai”. Um exemplo de menos valia, de falta de fé no próprio destino e de adoração vergonhosa em um autointitulado salvador de uma pátria dita bolivariana. O uso do corpo de um homem morto, pelos vivos, me causa asco. É possível que a exibição mórbida seja inaugurada dias antes de uma eleição de um presidente além de maduro: já podre. Nada justifica a exibição por mais de 10 dias de um cadáver-símbolo do desejo de continuidade de um projeto de poder que não tem ideologia, lógica ou fundamento. Muito menos a mumificação de quem já foi, em vida, uma múmia política. Um fantasma a assombrar o povo e ser utilizado por sedentos – e até concorrentes – herdeiros de um chavismo. Que morreu com Hugo Chávez. Seria o caso de expor o bolivarianismo e o “socialismo do século XXI” em outra urna ao lado do retocado defunto? Em uma urna de chumbo? É um jogo de ganhar tempo. Usando o morto para tentarem continuar vivos. Órfãos do nada choram a perda. Os embusteiros da pobre América Latina prestam condolências além do normal e do razoável, ao defunto mumificado. Entendo alguns. O que um Evo ou Cristina pensam pensar, é só a cópia de quem fez da retórica histriônica uma política de estado. São fiéis aprendizes. Há um defunto como guia e o outro, vivo, não consegue sequer ter voz quando não dispõe de bolsas para distribuir. Mesmo que aceite – e incentive – o roubo de refinarias brasileiras ou barreiras comerciais baseadas em subornos e propinas. A urna de vidro onde Hugo Chávez será exposto como um bicho de zoológico é a imagem final de um governo que sempre apostou na falsidade histórica, na corrupção (Chávez tinha um Bentley de EU$ 250.000,00!), na entrega gratuita da riqueza (única) da Venezuela para países onde pudesse ser considerado um herói entre outras barbaridades. Humanas e políticas. Chávez enfim foi preso pelos crimes que cometeu, contra a democracia. Estará preso em uma urna envidraçada. Para ser visto como um exemplar exótico. Existiria castigo maior para um ser humano? Enfim, os positivistas tinham razão. “Os vivos são sempre cada vez mais, necessariamente governados pelos mortos.” A Venezuela um dia haverá de escolher a vida. Por mais que os “mais vivos” de hoje cultuem a morte. E façam um uso abjeto dela.

interrogações à distância em 08 de março de 2013

Nesse ritmo, de retrocesso em retrocesso, a AL não vai prá lugar nenhum. Tomara que chova sete dias sem parar. E assim sendo, em uma palavra ou em mil, eís-me tão simplesmente: e-x-a-u-r-i-d-a !!!

Angelo Losguardi em 08 de março de 2013

Setti, . Quanto tempo vai demorar pra que os petistas aprovem uma lei permitindo esse tipo de coisa aqui também, heim? 5, 4, 3, 2, 1 ... O próximo bolivariano que vai para urna de vidro, se a natureza seguir seu curso normal, sérá Fidel Castro. Depois, a fila é longa... Aguardemos. Nós, latino-americanos, voltamos a ser chacota do mundo desenvolvido. Abração

Elah em 08 de março de 2013

É, realmente, o cúmulo do mau gosto!

Corinthians em 07 de março de 2013

Tudo para dar sobrevida ao chavismo...

esquerdas em 07 de março de 2013

- pelo que se sabe do Lula, deve estar morrendo de inveja, e certaente, vai quer coisa igual, igual, não, muito maior... funeral de 30 dias, no mínimo, urna permanente na praça dos Três Poderes, com réplica em todas as capitais.....

Ex-petista que acordou a tempo em 07 de março de 2013

Ele já foi embalsamado desde que sua família toda foi para lá, não lembro quando. Li que há uma técnica que demora aproximadamente 2 meses para ser finalizada, quando o sangue vai sendo lentamente substituido por cera rosa e a pessoa parece viva. O tempo que levaram para anunciar a morte dele coincide. É... voltamos à idade da imbecilidade e ainda por cima o imbecil do Lula diz que as reuniões ficarão menos animadas. Quem é ele como representante do Brasil para se reunir em assuntos de governo?

Osmario em 07 de março de 2013

Uma múmia em Caracas, uma louca em Buenos Aires e uma anta em Brasilia. É puro América Latina...

ari alves em 07 de março de 2013

Que coisa hor-ro-rosa! Que mau gosto! Não sei de nenhum caso de um companheiro gay, como eu, que haja querido preservar seu corpo depois de morto. Eu, hein?

moacir em 07 de março de 2013

Setti, Em La Recoleta,na Muralha do Kremlin ou na Cidade Proibida,Evita,Lenin e Mao hoje são, apenas,atrações turísticas. Abraço

José de Ribamar em 07 de março de 2013

Quem disse, e não sei, que cada doido tem o tratamento que merece.

Ciro Lauschner em 07 de março de 2013

A patetice não pega no Brasil.No dia que embalsamassem o corpo de Lulla, em pouco tempo se formaria uma cracolândia ao redor e ninguém aguentaria ****** **** **** **** ****

ze do matogrosso em 07 de março de 2013

..Qué, qué,...valeu Setti. Fostes profético, o que antigamente chamávamos de "bidú". É noticiado que a presidANTA tá voltando. O molusco, ao que tudo indica ficou para ver como magnetizar as massas post mortem. No lugar da farda, já deve ter optado pela camisa do curingão. É midia e "business". Os rebentos, eiks do século 21 não vão perder esta. Como já é embalsamado, digo, letárgico, pelo consumo, facilita. Acho que também sou meio profético. Aliás, muitos brasileiros. Abção.

Fatima em 07 de março de 2013

Meu Deus!!!!Deixem ohomem descansar!!!seus FANÁTICOS!!pensando bem,chaves merece....afinal ele mesmo os criou agora aguente!!!

patricia m. em 07 de março de 2013

Uma palavra para resumir o asco: "disgusting"!!!!

Rosel em 07 de março de 2013

"Será" embalsamado, disse Maduro? Já deve estar há muito tempo!

Luiz Pereira em 07 de março de 2013

Setti, No Brasil temos uma múmia em perspectiva, caso de Lulla da Silva. E outra em plena atividade, caso de zésarney. Não desanimemos, vamos quebrar recordes, outras virão! abs

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI