Image
Alvéolos de um pulmão sadio

Sabe o que é um nanômetro? É uma medida incapturável, que parece inverossímil, quase uma fantasia, equivalente a um milionésimo de milímetro.

É impossível imaginar o que é um milionésimo de um mísero milímetro.

Mas é perfeitamente possível ver elementos da natureza desse ínfimo tamanho, desde que ampliados com a ajuda de um supermicroscópio, capaz de “aumentá-los” mais de um milhão de vezes. Tal como os detalhes do corpo humano mostrados abaixo.

O tamanho dos elementos mostrados nas fotos abaixo varia de 1 a 5 nanômetros.

Image
Belíssima imagem: um óvulo humano sobre a cabeça de um alfinete

Image
Aqui, o milagre da fertilização: espermatozoides procurando o caminho de entrada de um óvulo

Image
E… fiat lux, uma nova vida germinando: o óvulo fertilizado, e alguns espermatozoides remanescentes

Image
Embrião de seis dias, crescendo na parede do útero

Image
Isso é a ponta de um fio de cabelo maltratado

Image
Aqui, as maravilhosas células vermelhas do sangue

Image
Oh-oh, um coágulo sanguíneo. O ponto branco é um leucócito

Image
Benditos neurônios, que formam nosso sistema nervoso

Image
Não, não são cotonetes. São células daqueles fios de cabelo que insistem em nascer em algumas orelhas

Image
Na língua, essa papila gustativa integra o conjunto responsável por fazer-nos sentir o sabor do que comemos

Image
Assim é a mucosa do intestino delgado

Image
Este espectro multicolorido é um vaso sanguíneo emergindo do nervo ótico

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =

15 Comentários

Luiza em 17 de agosto de 2012

Adelpho, não é possível provar que o Deus da bíblia existe(não há um DNA de Deus), mas também não é possível provar que Deus não existe(fomos feitos do acaso).Porque isso é através da Fé.Na Bíblia diz em Hebreus cap 11 versíc. 06 que :” Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”Quando a gente trata sobre essa questão de religião entre uma pessoa que crer e outra que não crer em Deus, vai ser uma discussão religiosa,por que não é possível testar ou comprovar empiricamente que ele existe ou que Ele não existe isso é religião!é crença! “Não é função de a ciência discutir as implicações filosóficas ou religiosas de uma determinada teoria. A função da ciência é verificar se uma teoria possui evidências científicas, propostas testáveis e leis científicas que corroborem com suas proposições banais”. O criacionismo científico contesta por fatos a teoria evolucionista. Clica aqui : http://www.youtube.com/watch?v=qzk_DFURREw (tem até a parte 9 e tem esse aqui tbm: http://criacionistaconsciente.blogspot.com.br/2009/08/criacionismo-cientifico-adauto-lourenco.html

ANTHONY KUDSI RODRIGUES em 09 de agosto de 2012

Simplesmente maravilhoso, inclusive mostrando a única célula humana que não tem núcleo: A hemácia

Olavo Schmitz em 06 de agosto de 2012

Prezado Setti, aprecio muito o seu blog e vejo como sempre há outros admiradores prontos a chamarem a sua atenção quanto a raros e pequenos "deslizes". Hoje a honra será minha, pelo visto: o nanômetro é a bilionésima parte do metro, e não do milímetro. Outra coisa, aí mais uma dúvida do que uma correção: na foto do óvulo sobre uma cabeça de alfinete, considerando o tamanho da cabeça na foto, bem como que o óvulo é a maior célula humana que existe, o tamanho não pode estar na escala dos nanômetros, devendo ser bem maior, certo? Caro Olavo, peço que em primeiro lugar me desculpe pela demora em responder. Não tem nada a ver com a eventual tentativa de ocultar um erro que cometi. Em segundo lugar, quero agradecer seu comentário e seu puxão de orelha amigável -- e correto. Corrigi o erro, depois de checar seu comentário. Quanto à foto, presumo que possa não estar na escala de nanômetros, uma vez que o microscópio mencionado fala em aumento da imagem de "até" 1 milhão de vezes. A foto pode ter sido feita com recursos que permitiram uma ampliação bem menor do que isso, sem contar que o material que recebi não esclarece se o óvulo fotografado estava fecundado, caso em que, naturalmente, suas dimensões aumentam. Um abração

Marco Antonio (Curitiba - PR) em 06 de agosto de 2012

Genebaldo, digo Geneurônios (seus pais são bem criativos, heim?), Dê uma olhadinha nessa análise, capítulo por capítulo, do tal "Deus, um delírio" do espertíssimo Richard Dawkins: http://lucianoayan.com/2009/10/17/deus-um-delirio-critica/ A série completa está aqui: http://lucianoayan.com/estudos-de-caso/ Detalhe: o autor é ateu e defende o evolucionismo.

Luiz Pradines. em 05 de agosto de 2012

Geneuronios, Nao precisa gritar.

José Magalhães em 05 de agosto de 2012

"No princípio, criou Deus os céus e a terra." (Gn. 1:1) "Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez." (Jo 1:3)

Geneurônios em 05 de agosto de 2012

Adelpho, se existisse um deus ele não teria a mínima ideia de como começar a criar estas maravilhas. O Big-bang e a Evolução das Espécies explicam como chegamos ao estágio atual. E TUDO continuará mudando, SEM nenhum plano ...

Geneurônios em 05 de agosto de 2012

Adelpho Pittigliani - 04/08/2012 às 0:10 ... Prezado Adelpho, como já postei, leia o grande Biólogo, Cientista e Escritor RICHARD DAWKINS. Como sugestão de seus livros: "O Maior Espetáculo da Terra" e "O Gene Egoísta". Se quiser um texto BEM diferente daqueles escritos por Dawkins aproveite e leia "Deus, um delírio". E como um "INSTIGADOR" do pensamento, o Richard Dawkins é fenomenal!!!

Kitty em 04 de agosto de 2012

Caro Ricardo, Certíssimo na sua colocação de que há outros assuntos para comentar além do mensalão. Tema que já está se tornando um pouco cansativo pela sua excessiva exposição e, também, pelas conjecturas incertas a respeito do resultado final. Dá até um friozinho na barriga de pensar quantas chicanas jurídicas deveremos suportar daqui ao final de agosto! Mudando completamente de assunto,e apreciando as fotos aqui postadas, mostrando os pequeníssimos componentes vistos no interior do nosso organismo, que fico surpreendentemente maravilhada. Todas as fotos são muito sugestivas tanto nas cores,como nas suas diminutas formas.A foto do glóbulos vermelhos que lembram guloseimas, por exemplo. Dentre tantas, uma mais bela que a outra, fico com uma, porque a considero o começo da simbiose entre um espermatozoide e um óvulo, que é na essência, o começo da vida. E, é deste instante que começa o milagre da fertilização que renderá o fruto mais maravilhoso que se possa imaginar: um novo ser humano, uma nova vida! Daí a beleza ímpar da foto que mostra, como o diminuto espermatozoide luta para penetrar no óvulo; um milagre que sempre me assombra, me apaixona e enternece. Belo tema e belíssimas fotos! Obrigada por sempre escolher temas tão interessantes para nos deleitar!!! O meu abraço carinhoso de sempre////Kitty

danilo em 04 de agosto de 2012

Vc poderia dizer onde conseguiu esteas fotos? Existem outras? obrigado Foram compradas do site http://www.sciencedirect.com/ Presumo que eles tenham muitas outras, caro Danilo. Desculpe a demora na resposta. Abraços

Geneurônios em 04 de agosto de 2012

Belíssima imagens! Setti, sabes por que existem moléculas de Ferro nas hemácias dos animais (nós também, é claro) e também exiestem as mesmas moléculas integrando formações rochosas? Se as pessoas estudassem grandes cientistas e escritores como Richard Dawkins, e esquecessem a bíblia, seríamos MUITO, mas MUITO mais instruídos e capacitados para qualquer atividade.

Marco em 04 de agosto de 2012

Dom Setti: Q negócio imenso essas substâncias, nem parece ter uma base lógica ou ser mutável com o tempo. Pelo menos, essas fotos mostra q o q funciona dentro de nós tem explicação e descrição em múltiplos pontos. Ainda bem q para ciência já não é mais secreto! Abs.

Geraldo de Freitas em 04 de agosto de 2012

É impressionante. Vivas à ciência. Isso me faz lembrar um trecho da Oração Dominical do Evangelho Segundo o Espiritismo: "O nome de um ser soberanamente grande e sábio está está inscrito em todas as obras da criação, desde um ramo de árvore e o menor inseto, até os astros que se movem no espaço..."

Luiz Pradines em 04 de agosto de 2012

Vejam a foto do embrião de seis dias: esse é o milagre da vida humana, que os abortistas querem transformar em mera "coisa" ao defenderem suas ideias diabólicas.

Adelpho Pittigliani em 04 de agosto de 2012

Espetáculo inigualável da Natureza, desde o micro ao macrocosmo, Deus existe, Ricardo Setti??

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI