Image
A glória por tanto tempo esperada: Neymar, com a camisa e as bandeiras do melhor time do mundo, é saudado por mais de 50 mil torcedores no Camp Nou (Foto: Luis Gene / AFP)

Que não fique nenhuma dúvida, amigas e amigos do blog: Neymar é um craque do futebol, um garoto bacana que tem tudo para dar certo em qualquer time do mundo. Apesar de sua pouca idade, 21 anos, o atacante nascido em Mogi das Cruzes (SP) vem demonstrando um bom grau de maturidade na construção de sua carreira, que vai talvez melhor extra-campo do que no próprio futebol, orientado pela empresa de Ronaldo Fenômeno.

Em poucos anos de futebol, a na flor da idade, Neymar já construiu uma imagem internacional — a ponto de até seu estilo de cabelo ser copiado por jogadores dos quatro cantos do mundo. Tão simpático, afável e brincalhão com os torcedores como é na vida real, muito à vontade nos comerciais que faz, o futebol e o marketing forjaram uma espécie de marca que outros grandes jogadores não conseguiram nem em muitos anos de carreira.

Agora, não nos iludamos: Neymar pode ter dificuldades de adaptação ao Barcelona e ao futebol europeu. Os adversários que encontrará, dentro da própria Espanha e, mais ainda, nas disputas internacionais do Barça, não permitirão que ele faça a grande maioria das jogadas com que costumava encantar no Santos.

Neymar precisará levar em conta, nas firulas, dribles, chapéus, jogadas de calcanhar e outras diabruras a que nos acostumamos aqui, uma série de fatores de que anda carente o futebol brasileiro: a grande velocidade com que se pratica o futebol na Europa, a exigência implacável dos técnicos de marcação no campo todo, a força física dos atletas que lá jogam, a insensibilidade absoluta dos árbritros ao jogo de corpo que, no Brasil, resulta em “cavação” de faltas e pênaltis — e por aí vai.

Especificamente no Barça — onde já se esboçou uma discussão sobre que número (lá chamado dorsal) levará, algo altamente simbólico na Espanha e em outros países da Europa –, a primeira questão é no lugar de quem Neymar vai entrar.

Sim, porque para o craque ex-Santos jogar, alguém vai ter que sair de um time azeitadíssimo, que, apesar de um leve declínio sofrido no último ano, vem ganhando tudo o que disputa desde 2008 e encantando o mundo com a beleza e eficiência de seu jogo coletivo, e a habilidade de vários de seus craques.

Entra Neymar no ataque — e David Villa, o maior artilheiro da seleção espanhola de todos os tempos, ídolo até das torcidas adversárias, ficará de vez no banco? (Excelente jogador, Villa sofreu uma fratura séria tempos depois de ser contratado ao Valencia, submeteu-se a uma longa e penosa recuperação e, desde que voltou ao time, não consegue do técnico Tito Vilanova, como ocorreu também com o treinador interino Jordi Roura, uma sequência de jogos suficiente para firmar-se de vez. Este não é um pequeno problema — Villa custou mais caro que Neymar: 60 milhões de euros.

Entra Neymar no ataque, e o Barça tira Pedro, o talismã que marca em todas as decisões, o garoto das Ilhas Canárias promovido pelo legendário técnico Pep Guardiola e que a torcida adora?

O Barça é um time magnífico, mas é uma equipe enjoada. Um percentual considerável de jogadores que não são catalães ou não foram formados na famosa “fábrica” de La Masia, seu centro de preparação de jogadores para o futuro, costumam encontrar problemas de adaptação e acabam indo embora. Não custa lembrar que nem monstros sagrados como Maradona ou Romário tiveram trajetória longa no Barça.

Mais recentemente, um centroavante fabuloso como o sueco-cigano Ibrahimovic acabou sendo vendido para a Itália com grande prejuízo para o clube — alto, forte, habilidoso e goleador, ele não conseguiu se sintonizar com o vestiário.

No Barça, Neymar vai precisar voltar para marcar, algo que pouco fazia no Santos, terá que suar muito em exercícios e dieta específicos para aumentar a massa muscular — sem isso, esqueça ser titular absoluto –, e deixar de lado sua tendência ao individualismo em prol do jogo coletivo. Sim, é verdade que o time joga muito em função de Messi, o melhor jogador do mundo, mas quem acompanha o Barça sabe o quanto Messi, de sua parte, se empenha em jogar para a equipe.

Um outro aspecto não pouco relevante nessa história toda será sua conduta fora de campo. O Barça é extremamente estrito com jogadores que adoram baladas noturnas, adotam atitudes extravagantes e se deixam seduzir pela enorme série de tentações trazidas pela celebridade. O clube ostenta uma tradição do que alguns chamariam de caretice, mas que vem dando certo desde sempre — e o jogador que sai da linha cedo ou tarde é espirrado. A censura aos boas-vidas costuma vir inclusive de colegas de equipe.

Os exemplos são incontáveis e, só para ficar em um recente, o excelente zagueiro Piqué, catalão de estirpe, ídolo da torcida e chamado “Piquenbauer” pelos que apostam que ele possui o estilo e chegará ao mesmo patamar do divino alemão Franz Beckenbauer, antes de acomodar-se e ter filho com a cantora colombiana Shakira frequentou mais as páginas de fofocas do que as de esporte — e amargou uma até então impensável reserva.

Tal como a maioria dos brasileiros, enxergo em Neymar qualidades suficientes para superar esses desafios, que não são fáceis.

Mas não custa lembrar que todos esses desafios — e alguns mais — o estarão esperando em Barcelona.

LEIAM TAMBÉM:

A dupla Neymar-Messi vai funcionar no Barcelona?

Neymar projeta títulos e diz não valer R$ 157 milhões

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 5 =

42 Comentários

neil fereira em 05 de junho de 2013

Como exportador internacional de bugigangas, o Santos tomou o primeiro lugar da China: vendeu mais um Robinho para a Comunidade Européia, só que este mais recente para ser inscrito na equipe olímpica do Barcelona, na categoria Mergulho Sem Plataforma Triplo Carpado.

wilson em 04 de junho de 2013

Setti peço desculpas não foi com esta ideia, ofender. Não se faz crítica com ofensas.

tonio cunha em 04 de junho de 2013

Penso que a adaptação do Neymar vai ser um pouco difícil, por tudo que foi dito acima, mas principalmente pelo comportamento profissional de jogadores brasileiros, do porte dele. Todas grandes estrelas do futebol brasileiro, com poucas exceções, tem uma vida extra campo um tanto tumultuada, e que por fim prejudica seu desempenho em campo. No caso do Neumar ele nao vai ser a principal estrela, vai ter que jogar para o Messi, como faz o time do Barcelona, e isso vai ofuscar a sua atuação. Espero que ele nao se deixe envolver por situações extra campo e que se imponha como um dos poucos grandes jogadores brasileiros que nos restam.

Luis Carlos em 04 de junho de 2013

Na minha opinião lá na europa vai ser mais fácil dele jogar, lá ninguém bate por maldade como é aqui no brasil, ninguém vai passar o jogo todo dando porrada nele par ver se ele se irrita e é expulso.

Paulão em 04 de junho de 2013

Boa tarde Setti, Parabéns pela sua análise objetiva. Sou colorado e, é lógico, queria ter o Neymar no meu enfraquecido time, para que o Inter, este ano, não fosse somente mais um candidato ao rebaixamento. .............. Mas achei estranha a excessiva humildade do Neymar, ao se referir ao Barcelona e suas estrelas, especialmente o Messi. Também acho que o garoto tem todas as ferramentas para, em poucos anos, ser escolhido o melhor jogador do mundo pela FIFA - o necessário acréscimo de massa uscular virá em breve, com certeza. Mas um candidato a craque, desde cedo, deve ter noção de sua "majestade futebolística", sem ser pedante, é claro. .................... Outra coisa que não encaixou, foi a frase dita por ele, no jogo de despedida, de que voltaria em breve. Pô!! Tudo bem que deve ter sido a emoção do momento (até eu quase chorei). Mas o guri está crescendo pessoal e profissionalmente, está saindo para conquistar o mundo futebolístico e, antes de pegar o avião para a Espanha, já está pensando em voltar para Mogi das Cruzes? Cruz credo! .................. Vai em frente Neymar! Fica sempre focado! Vai jogar teu futebol de mestre na Europa, vai te aperfeiçoar, vai ensinar a gurizada estrangeira, vai ser o melhor do mundo! Deixa o Brasil para visitar familiares e amigos nas férias.

Cronos em 04 de junho de 2013

"Neymar é um dos clientes da empresa de Ronaldo. Veja no link http://www.9ine.com.br/clientes/Neymar%20Jr." Tudo bem,mas daí a afirmar que Neymar foi orientado pela empresa do gordo vai uma distância enorme.

Natal Santana em 04 de junho de 2013

No meu modestíssimo pensamento, também achei besteira o Newmar ter ido para o Barcelona. Apesar do Real também ter um "dono", creio que ali ele teria mais espaço e seria menos cobrado. Ou outro time europeu com menos glamour e fama que o Barça. Lembremos que Romário, os dois Ronaldos, Roberto Carlos... todos fizeram uma espécie de "estágio" em outros times antes de emplacarem no Barça e Real. Mas, enfim... vamos dar tempo ao tempo. Vai que o guri entra nos eixos e supera o Messi?!

carlos nascimento em 04 de junho de 2013

Ricardo, Externar pontos de vista com sinceridade é uma forma de respeito, pois se eu não o tivesse em conta como um dos fora-de-série do jornalismo brasileiro, não estaria por aqui, constantemente, se assim o faço é por saber distinguir jóias de bijuterias. Perdoe-me, mas a paixão pelo Corinthians as vezes turva visões, fico imaginando se Neymar ao invés de ser um ídolo formado no Santos, tivesse se formado no Parque São Jorge, o UFANISMO da paixão seria automático, o enfoque e o foco da balança penderia automaticamente para o lado POSITIVO. Lógico que vc não vai concordar comigo, mas eu entendo a alma corintiana, ela vai além da razoabilidade, não vou aqui exemplificar situações, nem em tempo algum desejei ofende-lo, pelo contrário, como ofender alguém por quem temos admiração e respeito por suas qualidades ? abração Carlos Nascimento.

Renato SC Vieira em 04 de junho de 2013

Neymar é um bom jogador. Acima da média para os padrões brasileiros de hoje, quando qualquer perna-de-pau bom de papo, e, principalmente se jogar no eixo Rio-SP, vira crakaço do dia para a noite e candidatíssimo a estrela da seleção brasileira, até, é claro, ser vendido para algum país da europa central ou Rússia. Mas Neymar é diferenciado. As suas deficiências, se houverem, serão expostas agora, quando seu futebol será exposto em uma vitrine com a maioria das jóias do futebol mundial. E enfrentando os principais jogadores do mundo. Se for bom de verdade, vira ídolo mundial logo, logo. Se não, irá acompanhar os robinhos, os cacás, e outros que se perderam na Europa. Aliás, até esqueci os nomes de vários...

Márcia Maria em 04 de junho de 2013

Seu Setti, acho q para o Neymar, o melhor teria sido escolher outros centros europeus antes de ir para Espanha. A cobrança nesses dois times é absurda. Veja o caso do Lucas, está tranquilo no PSG. Outra coisa quanto tempo na verdade será q leva para um craque se adpatar no time. Veja o Caso tb do Pato. No minimo mais de 6 meses. Só se for um fora de serie. Para entrar e sair jogando...

Moisés Magalhães em 04 de junho de 2013

Caro Moisés, quem precisa de ajuda é você. Achar que o corpo da mulher é pornografia é sintoma grave.

AFR em 04 de junho de 2013

Neymar só encontrará dificuldades quando jogar pela Liga/Copa dos Campeões. Nos campeonatos espanhóis, terá, ao meu ver, a mesma dificuldade que tinha quando jogava com o Penapolense (com todo respeito a esse). A torcida do Barça gosta de bos jogadores. O mesmo se diz dos técnicos, da diretoria. Extra-campo só refletirá se, dentro de campo, o jogador não corresponder (o "Dinho" é prova eterna disso). O neymar estreando bem, fazendo gol e uma ou duas jogadas, ja cairá nas graças da torcida, dos técnicos e de seu patrocinadores. Qualquer coisa que ele fizer de positivo, por mínimo que seja, terá imensa repercussão a seu favor. Neymar já é.

Giovanni Santos Lima em 04 de junho de 2013

Sem sombra de dúvidas, anarquia é aqui no barça é bastante diferente. Salds.

Marco em 04 de junho de 2013

Don Setti, Manchete de hoje aqui no Sul,Inter encaminha acordo e espera anunciar Jorge Henrique nesta terça. Falei para o dirigente colorado, vamos só esperar se o Ricardo Setti o repreende ou elogia, o teu elogio aqui no Sul é sempre muito alto, até mais alto q do Tite. Se vai fechar eu não sei, mas q foi bem credenciado foi. Abs. Um belo jogador, que fará falta ao Corinthians. Sorte do Inter, caro Marco.

Berlatto em 04 de junho de 2013

Desejo sorte ao Neymar. Mas, como vc bem diz, caro jornalista, ele terá grandes desafios pela frente. Espero que tenha apoio familiar, psicológico e, principalmente de seus futuros companheiros. Futebol ele tem de sobra. O que precisa, na realidade, é amadurecer e parar com a mania do cai cai. Mas ele aprende, podem esperar. Terá um Messi como espelho. Abs.

Fernando X em 04 de junho de 2013

Vai ser bom para a seleção ter ele de volta com essa experiência européia. Sucesso, garoto!

Teresa em 04 de junho de 2013

Entendo pouco de futebol, mas nunca vi o Neymar fazer o que o Ronaldo Nazário fazia, quando ambos tinham a mesma idade. Daí que suspeito que Neymar não seja isso tudo que se fala dele. Mas me intrigam os elogios dos jogadores, sobre a técnica do Neymar. Como são os jogadores que falam, e eles devem saber do metier, eu é que sou uma total ignorante em futebol mesmo.

vitor em 04 de junho de 2013

Neymar teve oportunidade de brilhar em outro clube, não no Barcelona. Lá ele vai só bater palmas.

Allejo em 04 de junho de 2013

Setti, concordo com seu ponto de vista, mas faço uma singela correção. Villa sofreu a fratura no final de 2011, no mundial de clubes no Japão. Mas ele chegou ao Barcelona deppois da copa de 2010. Então ele não sofreu a fratura "poucos meses após ter chegado a barcelona", como descrito em seu texto. Abraços.

Célio em 04 de junho de 2013

Produto fabricado pela imprensa, isso sim. Qual foi a partida que ele arrasou, quais foram os times adversários e como eles estavam no momento??? Tem tudo para ser um Dentinho, Lulinha, Robinho, Diego entre tantos. Elogiaram o coitado por fazer 4 gols contra um time que era o penúltimo do campeonato paulista. Assim é demais.

Luiz Carlos em 04 de junho de 2013

Acho que o Barcelona deveria contratá-lo como assessor de negócios, assim evitaria enormes prejuízos. Como gastar esta montanha de euros em um jogador que não tem lugar no time ? Um jogador que para atuar terá que ser reconstruido dentro e fora do campo ? Talvez o time catalão tenho optado por fazer filantropia, aumentando um pouco a conta, já milionária, dessa falsa promessa, tri campeão paulista, campeão da copa do Brasil, campeão da Libertadores, campeão da Recopa, artilheiro da seleçao brasileira, afinal um curriculum desse só aumenta suas chances de insucesso.

Cronos em 04 de junho de 2013

Pode falar ou escrever qualquer coisa,mas jamais diga que Neymar foi orientado pela empresa de Ronaldo Fenômeno.Isso não é verdade.Gordonaldo aproximou-se de Neymar na esperança de vendê-lo p/ o Real Madri e abocanhar uma gorda comissão,além,é claro,de infernizar a vida do garoto para sair do Brasil e assim favorecer o esquema Lula/Globo/Corinthians.Quebrou a cara.O único patrocínio conseguido pela empresa do gordo para o craque da vila foi da Claro.O que não significa quase nada. Neymar é um dos clientes da empresa de Ronaldo. Veja no link http://www.9ine.com.br/clientes/Neymar%20Jr.

carlos nascimento em 04 de junho de 2013

Ricardo, As pessoas inteligentes como você, por possuírem alto grau de antevisão e análise, acabam focando nas probabilidades que todo negócio e atividade profissional resultam, é o jogo do positivo e do negativo, a balança com os seus respectivos pesos, só se conhece o resultado com exatidão nas operações matemáticas, para se antever os resultados de desempenho dos seres humanos as variantes do "neural" sempre vão ter que ser levadas em consideração. Deixando de lado a visão de torcedor contrário - a ótica corintiana acaba turvando o resultado do comentário - foquemos nos pontos positivos, a saber: - o investimento realizado pelo Clube é grandioso, logo, todo investidor inteligente cuida bem de seu negócio, pelo que me consta, no Clube ninguém anda rasgando dinheiro. O atleta terá suporte total para realizar suas adaptações. - o atleta é jovem, tem apenas 21 anos, portanto, receberá dos investidores e do Clube a assessoria completa, moldando o seu biótipo as necessidades de competição. - Neymar é uma marca de grande poder de marketing e mídia, isso é fundamental nos dia de hoje para alavancar as receitas do negócio, projetando o Clube mais ainda no plano Mundial. - Neymar já provou que tem talento e técnica apurada para o bom desempenho do esporte, caberá à comissão técnica do Clube avaliar a melhor forma tática de extrair do mesmo o resultado que se espera, não concordo com a sua visão de que o jogador tenha a obrigação de marcar, lógico que ele terá função de ocupar espaços e bloquear os adversários, o time alemão do Bayern de Munich, possui jogadores com características similares, caso de Robben e Ribery, não vá me dizer que o holandês é marcador nato....idem o francês. Agora, todo negócio tem as suas probabilidades, mas no caso do garoto Neymar, pode anotar aí, ele tem LUZ própria, além de um bom suporte familiar, será vencedor, mas......desde que não venha a ser boicotado pelo sentimento da inveja. abração Carlos Nascimento. O fato de eu ser corintiano não interferiu um milésimo na feitura do post, Carlos. Afirmar que sim é me ofender. Sou fã do garoto e torço para que ele tenha o maior sucesso.

zm em 03 de junho de 2013

Desejo sucesso ao garoto, mas acho que não passa de um produto fabricado pelos mafioso$ de sempre para manter a plebe na ignorância.

wilson em 03 de junho de 2013

Ô, Wilson, que tal ser um pouquinho -- um pouquinho só -- civilizado nos comentários? Aceito críticas sem problemas, mas insinuar, entre outras coisas, que eu "relincho" é demais, não? Paro por aqui porque minha santa mãe me deu educação desde pequeno.

Kitty em 03 de junho de 2013

Olá Caro Ricardo, não sei o que estou fazendo aqui sem entender nada de futebol, mas meu amigo, o seu texto me impressionou. Que você é um crack na escrita todo mundo sabe e admira, porém, não conhecia esta sua faceta futebolística. Parece um técnico experimentado descrevendo com luxo de detalhes todos os passes, movimentos, dribles e as mil possibilidades dos jogadores. Conhece o Barça como ninguém, e descreve os possíveis entraves que Neymar encontrará nesse time super exigente. Com toda a modéstia que uma leiga perante o grande mestre possa alegar, deixo a minha opinião, com a sua vênia, claro! Apesar dos problemas por você mencionados, para Neymar será uma grande experiência. Aqui no Brasil era muito paparicado e isso o fazia pensar que ele era insubstituível, o melhor de todos. Muito jovem, embora, centrado, mas lá fora terá de aprender que têm outros tão bons ou melhor que ele. Terá que conviver com isto. Forjará o sentido de coletividade e não ficará com a áurea de super dotado. Aprenderá a dura lição que no campo ele terá de trabalhar pelo conjunto..Estou segura que esta experiência o fará amadurecer mais ainda. Ele se tornará um verdadeiro craque, porque, às vezes, santo de casa não faz milagre! Enquanto a você, caro Ricardo, meus parabéns! Você me surpreendeu!!Um abraço//Kitty E você me surpreendeu mais ainda, Kitty. Suas observações são de uma comentarista experiente e veterana! Um abração

Ezequiel-SP em 03 de junho de 2013

A glória por tanto tempo esperada: Neymar, com a camisa e as bandeiras do melhor time do mundo....... Ele não foi para o Bayern de Munique não..... abraços

Rodolfo em 03 de junho de 2013

Em janeiro ou fevereiro, o Neymar estará de volta para atuar pelo Santos por empréstimo! Pode apostar!

Expedito em 03 de junho de 2013

Concordo com tudo que o jornalista apontou acerca das dificuldades de adaptação que o Neymar terá ao Barcelona e ao futebol europeu. Discordo, contudo,na sua afirmação que Neymar é um craque. Ele é ainda uma grande promessa. Possui alguns talentos fundamentais para a prática do futebol, mas não um craque ainda. Jogando em um time como o Barcelona ele terá a chance de se tornar um craque na verdadeira acepção do termo, pelo menos na minha e dou minhas justificativas de forma simples. Ao longo desses últimos 10-15 anos vi surgir no futebol brasileiro- de acordo com a unanimidade da grande imprensa esportiva, alguns jogadores impúberes não só na idade como no talento futebolístico serem considerados craques. Cito apenas os casos mais típicos: a) quem não se lembra da dupla santista Diego e Robinho que juntamente com outros foram chamados de " os garotos de ouro do Zagalo" e considerados os novos craques titulares da seleção brasileira principal. O segundo chegou ao ponto de ser rotulado de novo Pelé;b) Alexandre Pato foi para o futebol italiano e o maior feito dele foi ter namorado a filha do Belusconi, presidente e dono do time que ele jogava. Foram os craques dos times em que jogaram?Por onde andam? Na última Copa do Mundo assisti uma das coletivas do então técnico da seleção brasileira, o Dunga logo após o término de uma partida.Não sei se foi a da desclassificação do Brasil pela Holanda. Um jornalista perguntou ao Dunga se ele não se sentia culpado,não tinha remorsos ou coisa assim, por não ter convocado a dupla sensação santista Ganso-Neymar para os jogos mundiais de 2010 e por via de conseqüência ter abortado ou impedido o ressurgimento de uma nova dupla Pelé e Garrincha para o futebol brasileiro e quiçá mundial.É muito exagero! Espero que no Barça o Neymar faça muitos e belos gols, apenas firulas e/ou outras formas de malabarismos com a pelota.

geraldo affonso ferreira em 03 de junho de 2013

Caro Ricardo, só eu e vc estamos com o pé no chão,e dizendo a verdade da bola,eu cheguei a cravar essa: TORCIDA CORINTHIANA AGUARDE:EM 8 MESES NEYMAR NO TIMÃO;pq o tipo de futebol dele não vai vingar na Europa,ele não se adaptará sem amigos, namorada e família,não está jogando nada nem no santos e nem na seleçãozinha que vai perder a confederações e o mundial,então ele só conseguirá ser emprestado prá ver se valoriza e o barça saia da fria que entrou. guarde isso e me cobre depois,viu.

TÚLIO PEREIRA em 03 de junho de 2013

Terá dificuldades coisa alguma...o acara quando sabe jogar futebol como um Neymar, não tem essa de dificuldade se não, não seria pretendido por outros clubes inclusive internacionais. Ele vai é deitar e rolar porque, com um salário que vai ganhar, até perna de pau joga futebol...

Marco em 03 de junho de 2013

Don Setti, Não vou deixar de te sacanear, referente ao Coment., do Pierre , mas vou acreditar então) q se tratando de mulherão tu não passa da teoria ou de um perfeito teórico. Quase um editor religioso. Calma q estou só brincado.... ( Risos). Entendo de revista. De mulher, entendo tanto quanto qualquer outro "colega" homem... Abração

João em 03 de junho de 2013

Neymar pode ter talento, mas, não tem aquilo que todos os craques da bola deve ter: "humildade e sabedoria suficiente para esperar a hora certa para atuar". Aqui no Brasil, País que adora maquiar um personagem antes da hora, fez isso com ele; agora não sabemos até quando isso vai durar...

Reynaldo-BH em 03 de junho de 2013

Como disse: http://oglobo.globo.com/copa-das-confederacoes/neymar-segui-meu-coracao-meu-coracao-barcelona-8580229

Leonardo Saade em 03 de junho de 2013

O Barcelona sempre foi um clube onde os brasileiros brilharam e espero que com Neymar não seja diferente. Só vai depender dele , já que talento e habilidade ele tem. Como você bem disse Setti, o sucesso de Neymar vai depender da sua adaptação ao jogo europeu e o entrosamento com os colegas de clube. Acho que foi uma escolha melhor que o Real Madrid, famoso pelas panelinhas internas e pela pouca paciência da torcida merengue. Ronaldo precisou de poucos meses para encantar os catalães, em seu ( único) ano no Barcelona . Foi uma adaptação e uma sintonia com o time/ torcida impressionantes. Tomara que Neymar siga seus passos.

Reynaldo-BH em 03 de junho de 2013

Setti, tô dentro!!! Espalha por aí que sou comentarista especializado em mulheres!!! Pensando bem, melhor não. Vou perder a única que importa! Abraços. (E senti um ar nostálgico em seu comentário merengue! A paixão pela bola explica! rsrsrsrs). Mais alguns anos do Real correndo atrás do Barça! Sacanagem... Não, meu querido amigo Reynaldo. Nem pensei no "Madrid", como lá se diz, ao escrever o post. Se o Neymar fosse para o Real Madrid, a coisa seria muito, mas MUITO mais difícil, e eu escreveria algo nesse sentido. O clube gasta rios de dinheiro e não consegue um padrão de jogo, não ganha títulos suficientes, não chega lá. É um time com muito mais conflitos internos e muito mais estressado que o Barça, sem a menor dúvida. Torço pelo garoto Neymar, mas não dá pra tapar o sol com a peneira. Como escrevi, e é verdade, até o Maradona teve dificuldades lá. Os caras são muito, mas muito enjoados... Vá por mim. Abração

juscelino em 03 de junho de 2013

o primeiro desafio dele já foi colocado na mesa. um baitola ativista lá , está exigindo que ele peça desculpas por comercial que ele fez..aquí no brasil . a (voce não permite) acha que foi homofobico... e ele (o neymar)tem que se desculpar(ela..digo ele adoraria que fosse de joelhos).. só não falou se ele vai ter que doar o dinheiro pra causa dela...dela não , dele.. essa turma vibra quando chama eles pelo contrário que realmente são....

pierre em 03 de junho de 2013

Para um jornalista especializado em mulheres ,digamos, bonitas ,essa análise sobre um jogador, fabricado pela mídia para enriquecer uns poucos e famigerados "investidores", está extremamente correta! Não há espaço no Barça para o individualismo do Neymar! O time catalão é a equipe por excelência! E equipe pressupõe jogo coletivo! E isso não foi ensinado ao robozinho fabricado para render grana! É ele e ele só! Bom jogador, mas imaturo e incompleto! Não vai dar certo no Barça! Parabéns R.S., pela aguçada,cirúrgica e delicada análise! Entende-se,agora, porque aquela revista de mulheres bonitas é um sucesso ! Meu caro Pierre, me desculpe, mas não sou especializado em mulher alguma, exceto a minha própria -- e olhe lá! Tenho uma carreira como jornalista profissional de várias décadas, e, nela, durante apenas 5 anos fui diretor de Playboy, o que não me torna especialista em mulher. O que eu sabia, na época, e acho que ainda sei, é fazer uma boa revista. De todo modo, muito obrigado por seu comentário e suas considerações. Um grande abraço e volte sempre!

Reynaldo-BH em 03 de junho de 2013

Setti, acredito no guri. Mesmo. Não por torcida. Mas pelo que ele fez nestes anos em que apostou e ganhou, ficando no Santos. Pela humildade hoje de dizer (mesmo sendo só uma frase) que estava no Barça para "ajudar a Messi ser o melhor do mundo". Pela escolha pessoal de ir para o Barça. E pelo fato do Barça ser hoje, o time mais amado (de fora)dos brasileiros da idade dele. Tenho sobrinho que está aprendendo catalão! E que se veste de Barça nos jogos pela TV! Algo inusitado. Neymar vai sim sofrer um impacto. Desde outra cultura, de Barcelona (esta cidade que é um sonho transformado em real!) e do time que "é mais que um clube!". Mas ele chegará lá! As vezes a "irresponsabilidade" derivada do amor ao que se faz é o melhor remédio para todos os parâmetros. E Neymar (sem pieguismo) dá mais valor a ser feliz! Isso faz a diferença. Sabemos disto! Benvingut Neymar!!!!

Marco em 03 de junho de 2013

Don Setti, Ótimas sugestões para ele, vai precisar encantar tb em comportamento e atitude. E jogar simples sem muita firola. Fica o recado. O Rey BH citou vários craques brasileiros do Barça, mas esqueceu do maior de todos o Evaristo de Macedo, mas ele está perfeitamente desculpado, pq tb não vi jogar. Quem viu, disse q era arrebatador. Abs.

Chico BORRACHA. Repetindo: é BORRACHA! em 03 de junho de 2013

Sua opinião não vai estragar a festa de ninguém, muito menos a dele. Diferente do seu corinthians, o Santos é um time mítico e nos últimos anos foi o único a de fato revelar craques ao futebol brasileiro. Noves fora, foi o único clube brasileiro onde jogou o Rei. O resto, é conversa fiada, assim como outros times brasileiro incluindo o seu, o corinthians. PS. Quando da conquista da Libertadores pelo corintia, vi algumas faixas com o dizer "o meu time foi campeão invicto e o seu?". o meu foi tri filho... Puxa! Nada como um comentário respeitoso, educado, construtivo e cheio de conteúdo, como o seu, não é mesmo?

Corinthians em 03 de junho de 2013

Setti, Concordo. Ele tem que se esforçar muito mesmo para não virar o reserva mais caro da história.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI