NOSSA NOVA ENQUETE É SOBRE O JULGAMENTO DO MENSALÃO. VAMOS VOTAR — E COMENTAR?

Julgamento dos embargos de declaração apresentados pelas defesas dos réus condenados na Ação Penal  470 (Foto: Fellipe Sampaio / STF)

Plenário do Supremo julga embargos de declaração apresentados pelas defesas dos mensaleiros condenados à cadeia pelo tribunal (Foto: Fellipe Sampaio / STF)

Está no ar nossa nova enquete — e, claro, só podia ser sobre o julgamento dos recursos que os integrantes da quadrilha do mensalão, já condenados, ainda estão impetrando junto ao Supremo Tribunal Federal.

Então, o blog quer que vocês opinem: diante do que aconteceu no STF nos últimos dias, com a negação dos recursos denominados embargos de declaração para mensaleiros como Delúbio Soares, o ex-tesoureiro do PT, o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) e a ex-banqueira Kátia Rabelo, você acha, que no final, o bando vai mesmo para a cadeia?

A enquete está ali, no lugar de sempre, na coluna que fica justo à direita desta aqui.

Votem — e gostaria de ler os comentários de vocês sobre a marcha do julgamento do Supremo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário

  • dexter

    Minha resposta foi Não.
    Acho que, apesar dos esforços da minoria, o teatro armado pelos chicaneiros contratados mais a força do rolo compressor petralha alocado em cada esquina do país dará o resultado que não queremos.
    Motivo de meu pessimismo? Nunca subestime a indústria da vigarice instalada há 12 anos no governo.

  • mauricio cz

    O que este bando tramou contra o Brasil, a prisão dos bandidos é mera prestação de contas aos brasileiros dignos.

  • Érico

    Acho que ele vão pra cadeia mesmo sem provas, diferentemente da QUADRILHA TUCANA que roubou meio bilhão do metrô de São Paulo.

  • José Figueredo

    Neste nosso Brasil Surreal tudo pode acontecer.Temos especial simpatia e até protegemos bandidos de estimação.Eu diria até que há um certo êxtase por canalhas.Nosso cotidiano é povoado pela militância renumerada,partindo do meio artístico,jornalismo,escritores,executivos.intelectos,publicitários etc e tal, que nos imbecilizam selvagemente e nos levam a escolhas erradas e sem nexos com um belo futuro.Não é atoa que a cultura estrangeira está ganhando espaço galopante no nosso entretenimento. Setti,se observares com atenção,vais chegar a mesma triste conclusão que eu,seguinte:Os baderneiros que hoje destroem o minguado patrimônio público,serão os manda-chuvas políticos-administrativos de nossos netos e bisnetos.A cada eleição,uma aberração.

  • JT

    Até aposto que o bando será condenado de fato, com algumas multinhas perdoadas. Mas então veremos alguns bandidos fugindo do país, pedindo asilo político em algum país bolivariano, ou simplesmente fugindo do mapa.
    O bandido mor não ficará preso, de jeito nenhum – nem se importarem carcereiros cubanos.

  • A.M.A

    Voto no “SIM”, porém é um sim de esperança e não de confiança.
    ****
    Depois de 12 anos de PT no governo, indicando os ministro do STF e aparelhando os órgãos públicos; depois de um processo justo, réus utilizando os advogados mais caros do Brasil, guerras de palavras e versões, inúmeras tentativas de atrasar o processo, ameaças ao STF e ainda assim foram JULGADOS CULPADOS. Isso fortalece nossa esperança e deixa claro que houve corrupção e uma tentativa de golpe na democracia.
    ****
    Triste é ver a falência da nossa democracia ao constatar que os poderes (executivo e legislativo) eleito diretamente pelo povo golpeia a primeira e engana o segundo. Cabe ao poder eleito indiretamente (judiciário) resgatar nossa esperança e confiança.

  • Marco

    Don Setti, Votei em não sei, pq sempre tem “empurração” jurídica.
    Abs.

  • toninho malvadeza

    Lewandowski e Dias Toffoli compraram briga perdida,os mensaleiros já estão com um pé na cadeia.O Brasil duvidava,mas vai acontecer.PERDEU PT !

  • sandoval sader

    Caro Jornalista,
    Eu acredito na condenação dos réus sim. Vai demorar mas serão condenados. Confunde-nos as especulações feitas por jornalistas, comentaristas, advogados e palpiteiros mas, o fim será aquilo que toda a sociedade espera. O único problema é o tempo para a decisão. As Supremas Excelencias são muito, até demais, formais e tem que explicar, o que ja esta explicado, em longos e gongorricos votos. Além de alguns deles serem bastante pernosticos…Mas o final já esta escrito…A sociedade não vai engolir nada diferente da condenação. As Excelencias petistas, no Supremo, não vão conseguir vencer. Voce sabe se o Lewandowsky é filiado ao PT?

    O ministro não é filiado ao PT. Um abração, caro Sandoval.

  • POSIÇÃO DA BANDEIRA NACIONAL....

    Caro amigo, o blog não posta transcrições do que seja. É espaço reservado exclusivamente a comentários dos leitores.
    Se você acha que algo está errado no hasteamento da bandeira no Supremo Tribunal, escreva com suas próprias palavras um comentário apontando onde está o problema, referindo-se brevemente à lei e pronto. Eu publico.
    Do jeito que estava, além de não atender às regras do blog, a coisa era incompreensível, uma vez que o leitor fica sem saber quais dos diversos pontos do diploma legal estariam sendo descumpridos.

  • José Lirismar de Macêdo Sampaio

    Sempre imaginei que as causas julgadas pelo SUPREMO
    não tivessem apelação. Tanto para as condenações como para as absolvições.É uma coisa sem fim…

    Nossa legislação prevê quase sempre a possibilidade de recurso ao próprio juiz ou tribunal que decidiu uma causa. Realmente seria preciso reduzir esses infinitos recursos.

  • Cidadã Consciente

    Votei SIM, porque apesar das inúmeras manobras protelatorias, e alguns Ministros tentarem diminuir as penas dos mensaleiros, ou postergar ao máximo, o julgamento, visando, quem sabe, a prescrição de alguns crimes, a firmeza, a autoridade de Joaquim Barbosa, desmascarando a estratégia do Ministro Lewandovski, originou um efeito contrario, e os membros do STF, os que ainda estavam indecisos quanto ao cabimento dos embargos infringentes, perceberam a possibilidade real de perderem todo o trabalho desenvolvido ao longo de 53. sessões, se a discussão sobre o mérito fosse reaberta. E o julgamento nao teria mais data para acabar, e só quem deseja que isso aconteça, sao os defensores dos mensaleiros, com ou sem toga.

    Vamos esperar pra ver o que o Plenário decide sobre a admissibilidade dos embargos infringentes.
    E que Deus ilumine as suas consciências !

  • Lucrecia Andrade

    Acho que não serão condenados!!Afinal; `quem tem amigos não morre órfão`. E lá, a grande maioria parece estar afinada aos interesses comuns. Mas tenho fé em Deus que eles não serão reeleitos e também peço à Deus que nossos novos representantes demorem a chegar no mesmo tipo de `sofisticação` que estes conseguiram chegar.

  • Silvia Ávila

    Eu votei que sim, mas mesmo indo para a cadeia não vão cumprir o tempo da pena que foi dada a eles. Então para que tudo isso? Tanta demora para julgar, tanta demora para prender. Por causa de tantos benefícios que os condenados têm, logo, logo, estão todos aí na rua continuando os mal-feitos, para dizer o mínimo. É muito triste…

  • Cristiane Abilio

    Infelizmente tenho que dizer que, depois de tudo que já vimos até hoje desse tipo de acontecimento em nosso país, não acredito que o bando vá para cadeia. Até por que, cadeia pra essa gente, com todas regalias que lhes serão concedidas, podem ser consideradas praticamente férias. Eu gostaria mesmo é de ver todo o dinheiro de volta, desse e de todos outros escândalos do passado, tipo João de Deus das loterias, Georgina da previdência, Paulo Maluf Obra Espraida e outras, e por aí vai.

  • Regina H Paiva Ramos

    Votei “não tenho certeza” por que gato escaldado tem medo de água fria.

  • Inacio Pauferro

    Existe algo PODRE por vir. Torçamos que eu esteja errado, no final.

  • The Wall

    o pleno do STF, nos últimos movimentos, demonstra que se encontra entre o “medo dos poderosos” e o “medo das ruas”. Como com os poderosos se pode negociar, inclusive colocando algumas cabeças na bandeja, e com as ruas não, neste caso podendo inclusive suas cabeças irem para a bandeja, ponderar é um ato de inteligência (e ninguém ali, no STF, é burro, ao menos aparentemente).

  • evandro

    Não acredito em marmelada porque o povo fiscaliza e cobrará dos culpados pela absorvição de qualquer destes ladrões.

  • Renato Carvalho

    Setti, o Reinaldo já explicou por A+B que os embargos infringentes são letra morta e, evidentemente, não podem ter mais força que a Constituição (pelo menos foi o que entendi com muita dificuldade, confesso). Ou seja, resumindo, fim de papo e cana geral. Caso contrário vai ser a completa desmoralização do Supremo. O Joaquim e seus pares sabem disso. Acho que ele não vai deixar passar.

    Não apenas o Reinaldo, caro Renato. Também já toquei no assunto, como outros jornalistas. O problema é que há ministros no Supremo que não consideram letra morta esses embargos, a despeito de a nova legislação sobre processos nos altos tribunais não os preverem. Consideram esses ministros, pelo que temos visto, que, como constam do Regimento Interno do Supremo, teriam força de lei.
    Vamos aguardar e ver. Espero que os embargos não sejam acolhidos.
    Abraço

  • gesse cardoso costa

    a esta altura do processo, se houver alguma mudança, será golpe!!! afora o Levandowski, creio que os outros ministros não passarão pelo vexame de mudar uma sentença já determinada em plenário!!! admiro a coragem dele,pois embora seja visto como capacho do pt, vai em frente na sua saga de defensor de corruptos!!!

  • Corinthians

    Claro que não.
    Estamos no país da desinformação, da ignorância, da crença em um salvador.
    Aqui transforma-se a retirada de dinheiro da conta de corrupção, com extrato e tudo em um caso “sem provas”.
    Aqui questiona-se as melhores práticas utilizadas no mundo, como a teoria do domínio de fato, em algo a ser combatido.
    Aqui está em curso o aparelhamento completo do estado, onde juízes vão sim fazer chicana – tenho certeza que os embargos infrigentes irão prosperar.
    Aqui a esperança da população é ser socorrida com alguma esmola de algum salvador da pátria, e não há interesse em se responsabilizar em votar com responsabilidade em um administrador competente e com conhecimento.
    Aqui defende-se a população dizendo que ela é soberana e sabe o que faz, mas atacam a imprensa livre dizendo que esta manipula a população que deveria ter consciência de suas atitudes, num argumento incoerente que só resiste pela fé.
    Aqui defende-se o voto em Lulla com base no Bolsa Família, esquecendo-se que o fato (comprovado com vídeos) é que as bolsas foram criadas no governo anterior, e que Lulla combatia as bolsas com unhas e dentes.
    Brasil, o país da incoerência.
    Foram condenados, é um avanço tímido, mas ainda assim um avanço. Mas não vão para a cadeia. Vão receber a redução de pena, e dada a maravilha que é este país, com seus benefícios, eles simplesmente não serão presos.

  • Maria Teresa

    Boa noite Setti, desculpe estar desviando o assunto, mas procurei a respeito e não encontrei outro post referente. Sou leitora e admiradora do teu blog, do Reinaldo, do Augusto, do Merval Pereira e lia também do Noblat, entre outros. No dia 19.08 este senhor escreveu um comentário chamado “Fora do Eixo”, que me deixou chocada com o que li, não só pelo racismo, mas por questionar a capacidade do JB e de um comentário do Lula a respeito do Ministro, dentre tantos outros detalhes, segue o link http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/08/19/joaquim-barbosa-fora-do-eixo-por-ricardo-noblat-507449.asp. No dia seguinte Miriam Leitão escreveu uma questão de ordem a respeito, link http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/08/20/questao-de-ordem-em-defesa-de-joaquim-barbosa-por-miriam-leitao-507448.asp. Sinceramente me senti mais aliviada com o que ela disse. Porém, procurei no teu blog, do Reinaldo e do Augusto algo a respeito e não encontrei nenhuma palavra a respeito. Pode ser que eu não tenha procurado direito, mas se me permite, gostaria de entender qual a tua posição, tu concorda com o que ele disse ou achou tão asqueroso que preferiu nem tocar no assunto. Te pergunto porque tua opinião realmente é importante pra mim. Abraços

    Cara Maria Teresa, não concordo com as opiniões de Noblat neste caso. Mas não vi racismo no texto. Ele defende a tese de que Lula queria um ministro afrodescendente no Supremo de qualquer jeito e acabou optando por um nome que, em sua opinião, não é suficientemente qualificado.
    Dizer que Lula o escolheu sobretudo para que o Supremo tivesse um ministro afrodescendente — seja ou não verdade — não é ser racista.
    Noblat, ele próprio, é afrodescendente, você sabia?
    Então, não vi racismo no texto, mas não concordo com ele. Acho que o ministro é um jurista muito capaz.
    Um abração

  • Ricardo BB

    “Notável” saber jurídico; Dona Rosa, Tofolli e Lewando… É risível, patético, indecoroso.

  • Neil Ferreira

    Joaquinzão Maravilha:julgai por nós !

  • José Francisco de Proença

    É lamentavél ver nossas istituições desmoronando em conchavos políticos e corrupção. acho melhor absover todos pra acabar com esta palhaçada: a população não aguenta mais, só o pobre mesmo que vai prá cadeia. Eu que acreditava tanto no supremo, que decepção.

  • Jerson Munaro

    O STF estará assinando na próxima quarta feira a sentença para milhões de brasileiros de que CORRUPÇÃO vale a pena SIM SENHORES, vejam como estão vivendo os “CONDENADOS” e agora com aceitação dos embargos, só se forem condenados em 2099 …

  • Larissa Alves Ribeiro

    O lugar de corrupto é na Cadeia! o Trabalho que o sr.Presidente do STF Joaquim Barbosa realizou Além de Justo ele sem dúvidas trouxe mais confiança e dignidade pra nós cidadãos Brasileiros que depositamos a nossa confiança em pessoas corruptas! e durante anos tivemos que pagar por toda essa Ambição e desonestidade Gente honesta que trabalha 8 horas por dia de segunda a sexta pra colocar um litro de Leite na mesa pra conseguir uma vaga no sistema Público de saúde,enfrentar os sacrifícios do transporte Público,e os sem caráter reembolsando os nossos impostos que por sinal está entre os mais caros do MUNDO! É um Alívio ver esses impostores na Cadeia Parabéns SR. Joaquim Barbosa meus eternos Agradecimentos Tenho apenas 17 anos mas eu sei das vergonhas do meu país .