NOVA ENQUETE NO AR: Você concorda ou não com a exumação do corpo do ex-presidente João Goulart?

Ao lado da ex-primeira-dama Maria Tereza Goulart (de branco), a presidente Dilma e outras autoridades, além de três ex-presidente da República, prestam homenagem ao corpo do ex-presidente João Goulart, em Brasília (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

Ao lado da ex-primeira-dama Maria Thereza Goulart (de branco), a presidente Dilma Rousseff e outras autoridades, além de três ex-presidente da República, prestam homenagem ao corpo do ex-presidente João Goulart, em Brasília (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

Nossa nova enquete está no ar, na coluna à direita deste post, no local de costume.

O tema é a exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar de 31 de março de 1964 e que morreu na cidade de Mercedes, na Argentina, a 6 de dezembro de 1976, aos 57 anos, de enfarte.

Documentos do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI) da ditadura militar e do governo do Uruguai — país no qual Jango se exilou — levaram a família e a própria Câmara dos Deputados a levantar a hipótese de que o ex-presidente possa ter sido assassinado, eventualmente por envenenamento.

A exumação iniciada na quarta-feira e encerrada ontem, no cemitério de São Borja (RS), destina-se a que peritos do Instituto Nacional de Criminalística apurem as razões reais da morte.

Perguntamos: vocês concordam com esses procedimentos ou não?

Respondam à enquete e, se quiserem, comentem aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =

66 Comentários

  • Antonio

    Acho que não devemos tentar fazer qualquer tipo de graça com os mortos.

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Não é questão de concordar ou não – é um ato da procura da Verdade e compromisso com a História.
    Principalmente um ato a mando da Justiça.
    Pedro Luiz

  • Heitor

    Não concordo com a maneira estapafúrdia com enorme gasto de dinheiro público e com a mesquinha necessidade de vingança contra as forças armadas.

  • Vilena

    E as pessoas mortas pela turminha de comunistas também serão exumadas?

    Quanta idiotice. O Brasil aos pedaços e é com coisas assim que gastam nosso disso dinheirinho..

  • Isaias

    Esse direito se restringe à família de Jango com anuência judicial, portanto é nefasto o seu uso político-eleitoral por parte de Dilma e Maria do Rosário.

  • wilson

    E a Rave do Zé do Caixão com a DJ Maria Taurus do Rosario.

  • Antonio

    Comentei no site do Augusto:
    Tendo chegado até aí, as Vampirelas Rosário e Dilma podiam chamar Karloff Padilha com escravos cubanos e, juntando restos mortais do Jango e das outras 15 pessoas exumadas no processo, partir pra uma sessão de vodu na qual, com sangue humano, de animais mais eletricidade, criariam o Janguenstein. É puro horror, digno do Zé do Caixão.

  • juscelino

    a foto é macabra em vários sentidos. primeiro é desenterrar um cadaver comunista que era dono de centenas e centenas de chão no uruguai para algum ali levar um dim dim do estado como idenização. veja quantos papa-defuntos prestando deferência a ossada de um cidadão que queria segundo as más linguas implantar o regime mais assassino que já “passou” por esse planeta no país. será que não vai ter homem nesse país para dar um basta nessa pouca vergonha. humor pornochanchada negro..

  • juscelino

    essa cena aí bota o maduro no bolso no episódio do sabía. e tão bossal quanto.

  • Bruno Sampaio

    O fim da picada essa exumação espetaculosa, ridícula e muito provavelmente de comprovação científica beirando o impossivel depois de tantos anos. Nem sabemos se a ossada ë mesmo do homem.
    Jogada eleitoreira para Maria do Rosario.

  • Santana*100

    Caro Setti, não tenho uma opinião formada.

  • AlexRio

    Concordo. Concordo em dirimir qualquer duvida sobre qualquer coisa.

    Se eu fosse politico, assinava toda CPI que aparecesse (nao duraria muito em nenhum deles)

  • alberto santo andre

    nao concordo,visto que ja tivemos inumeros opositores do regime russo assassinados pelo serviço secreto russo,e nunca houve uma palavra siquera respeito disto ,alem do mais quem vive olhando o passado nao consegue ver o futuro.

  • joão

    Este governo necessita de ações espetaculares, para encobrir o seu fracasso.São ações diversionistas e ideológicas, mascarando o fracasso do marxismo e as prisões de stalinistas como Dirceu.

  • Maria Luz

    A exumação não deveria ser espetaculosa. Parodia
    Inês de Castro, aquela que depois de morta foi rainha. Acho importante que se averigúe a verdade.

  • circo armado... eleições em 2014


    Prezado, como o senhor, eu vive o desgoverno do JANGO… sinto vergonha da palhaçada que o LiloPetismo/Dilmês para homenagear esse pilantra…. creio que, nada mais foi para dar holofotes para a MARIA E para o Cardozo, que anda fizeram até agora pelas suas pastas… muito papo, enrolação e babaquice, nada de útil para o cidadão, sem falar na nossa grana gasta em vão….. li, que houve até empresa de eventos contratada lá no sul… PALHAÇADA COMPLETA…. homenagem de cumpaeros par cumpaeros….
    Essa gente não eprdoa.. levaram ferro e ainda querem mais…… será que não enchergam o que está ocorrendo na Venezuela, Equador, Bolivia, etc ctc e tal, e o que sempre ocorreu em Cuba?????????????
    Maria, se fizesse a sua aprte, mas anda faz pelos DH…. uma vergonha…. nun ca vi essa moça em um enterro de autoridade policial morta por bandidos… boquinha calada, sempre…. OU VITIMA DA SAÚDE PÚBLCIA – salta de vagas, medicamentos, médicos, equipamentos, etc et al…. ou pro falta de água….. Minas, nordeste, todo o Brasil…..
    TENHO NOJO DESSA GENTINHA……………..

  • Aparecido Dicena

    Caro Setti.
    Tive o prazer de votar “não” na enquete e vi que faço parte de expressiva maioria que vê o uso de restos mortais para pura marquetagem. Dirão mais tarde que tiveram coragem de trazer o corpo deste cidadão para provar que fizeram autópsia para comprovar ou não o envenenamento. O que isto vem provar se for comprovado ou não envenenamento? O Brasil irá invadir fronteiras para buscar o culpado ou culpados. Também fico a lamentar a família se deixar ser manipulada por pessoas e partidos que usam dessas patranhas para aparecer na mídia. É lamentável.

  • Sandra

    Não. Os esquerdopatas não tem mais nada para fazer em relação ao presente e futuro do país? Se não tem, FORA!

  • Selma Coelho Eugenio de Souza

    É tudo programado para tirar o foco de algo mais relevante. Tem outros que poderiam ser exumados tb: Celso Daniel, por ex. Achei grotesco, picaretagem, ridículo, apelativo e mostra realmente o grau de ignorância a que somos submetidos. De positivo apenas, diante do luto dos convidados, apenas a mulher do morto clareando um pouco o ambiente.

  • Santana*100

    Selma Coelho Eugenio de Souza – 15/11/2013 às 3:16″

    “É tudo programado para tirar o foco de algo mais relevante. Tem outros que poderiam ser exumados tb: Celso Daniel, por ex. Achei grotesco, picaretagem, ridículo, apelativo e mostra realmente o grau de ignorância a que somos submetidos. De positivo apenas, diante do luto dos convidados, apenas a mulher do morto clareando um pouco o ambiente.”
    #######
    Cara senhora concordo com tudo que a senhora escreveu.
    Santana*100

  • jaime

    é só areia nos nossos olhos para que não vejamos as falcatruas cometidas por esse partidinho de ladrões e incompetentes.

  • O. David

    Ricardo Setti. Costumo sempre participar das enquetes promovidas pelos colunistas (blogueiros) da Veja (Augusto Nunes, você) mas dessa vez não vou participar. Eu explico:
    Não concordo com esse espetáculo criado pelo governo federal, pelo governo gaúcho, pela ministra Maria do Rosário (só para ficar nos principais protagonistas).
    Não concordo pois sei que na verdade,o que querem não é desvendar um mistério da história do Brasil. Os patrocinadores dessa pantomima querem é ganhar espaço na imprensa para as eleições de 2014, além de dar vazão às teorias conspiratórias.
    Mas eu não sou contra a exumação em si, pelo mesmo motivo que não sou contra que se noticie o evento (exumação). Ainda que eu não concorde com a cobertura da imprensa (que por não expor as claras intenções políticas/eleitorais dos patrocinadores ela acaba sendo servindo de inocente útil para a campanha pré eleitoral de 2014), eu sei que é papel da imprensa noticiar os eventos e ventilar a verdade sobre os fatos.
    Sendo assim, a exumação dos restos do “Jango” será uma oportunidade de acabar de vez com esse boato sobre uma conspiração para matar o ex-presidente.
    Quem conhece um pouco sobre a vida do João Goulart, sabe que ele bebia em excesso, fumava, comia alimentos pouco saudáveis e gordurosos, era sedentário e já havia sofrio um ataque cardíaco em 1962. Ou seja, é claro que ele morreu de um ataque cardíaco, mas não vejo como inútil a exumação, pois como disse, essa será uma oportunidade de por um ponto final no assunto…
    Pelo menos assim espero. Afinal não devemos esquecer que se tem uma coisa comum aos esquerdistas de vários “matizes” é que todos acreditam em teorias conspiratórias, e se a exumação não confirmar a tese de assassinato, tenho certeza que vai ter muita gente colocando em dúvida os resultados apresentados.
    Enfim as alternativas “sim”, “não” e “não sei” não expressam o que penso sobre o assunto.
    Abraço David

  • Maria de Lourdes

    Isso aí é para desviar a atenção dos brasileiros, diante da inflação,prejuízos da Petrobrás e a prisão dos mensaleiros.Por que não se fez antes, já que a “tiurma” está há 11 anos no poder?

  • raimundo

    É exploração cretina dessa Maria do Rosário e cia, às cu$ta$ da gente. Mais ainda quando se sabe que são remotas as chances de se esclarecer o alegado motivo da exumação. Típica trapassa do petismo. Ato histórico mesmo seria mandar Gilberto Carvalho ‘exumar’ a verdade sobre os assassinatos dos petistas Celso Daniel e Toninho do PT.

  • paulo quartarolli

    … se foi morte natural. seria mais um tiro no pé?
    hummmmmmm tomara que sim! mas os internacionais vão achar alguma coisa mesmo que ele mesmo tenha tomado. he he hi ho silver!

  • carlos antonio accarino castelo branco

    Esses petralhas vão armar tudo o que puderem para desviar a atenção pública para a realidade, ou seja a roubalheira implantada no país.

  • Anonimo

    A SELEÇÃO:
    JANGO,
    SARNEY,
    COLLOR,
    LULA,
    DILMA
    .
    POBRE BRASIL

  • PTralhas em Pânico

    Não tem cabimento, a meu ver, zombar e fazer piada com mortos. Desculpe, meu caro, mas deletei seu comentário.

  • victor

    concordo oom os comentários da srta selma coelho eugenio de souza.O Jango não merece um tratamento desses. Isso é covardia.Êle morreu de doença cardíaca.

  • Suzana

    Muito antes dele existem outros fatos históricos a serem esclarecidos. E por outro lado, ninguém me perguntou se eu autorizava a usar o dinheiro do pagamento dos meus impostos para custear esse absurdo. E será que também não vai ter uma sobrinha em $$ para o PT?

  • Eduardo Vieira

    Prezado Eduardo, não publico comentários com ofensas e xingamentos, sobretudo a um morto. Nem publico justificativas ou elogios ao golpe de 1964.
    Um abração

  • A.

    Prezado Setti:
    Admiro muito a sua postura ética.
    Em razão disso, até entenderei se você não publicar meu comentário. Mas não resisto em perguntar: quando vão exumar Paulo Henrique Amorim, Jânio de Freitas (e outros menos votados) para descobrir a “causa mortis”?!?!?
    Um abração (e desculpas…)

  • Blindado

    Critique sem xingar ou usar de baixarias, caro amigo. Deletei seu comentário.

  • fpenin

    Não. Para quê? Jango foi um fraco. Agora, querer transformá-lo em ESTADISTA só pode ser brincadeira. A petralhada quer apenas desviar o foco ….

  • fpenin

    Exumem Celso Daniel e Toninho do PT. Por que não?

  • RUY

    Essa exumação é, apenas, mais um lance de marketing político do lulopetismo.
    Não há possibilidade real de se apurar coisa alguma fazendo necrópsia nos ossos. Não há veneno que deixe resíduos após tanto tempo.

  • Ricardo A

    Claro que não concordo. A quem interessa isso ?Segundo notícias que já li a respeito, nem se sabe corretamente se os restos mortais que estão homenageando é mesmo do Jango. Parece que houve uma confusão danada para localizar e exumar seus restos mortais, e também quem vai fazer os exames é um legista cubano…..já viram o que vai dar !!

  • Fernando

    Claro que sou a favor da iniciativa;o Brasil precisa prestar contas com seu passado para seguir adiante, o que ainda não fez. Aliás, o país está muito atrasado em relação até a seus vizinhos latinos, que já fizeram ou estão fazendo um trabalho de esclarecimento sobre o que aconteceu nos anos de ditadura. Agora, que foi uma palhaçada desenterrar dois corpos para daí encontrar o corpo de Jango, disso não tenho dúvidas. Um amadorismo medonho.

  • Não concordo com essa exumação!

    Porque eu não concordo?
    Porque é coisa do partido nº +++++ +++++ +++
    +
    “Que não é o que não pode ser!”
    +

    Esta é a República das Pragas Rogadas Lá Em Cima E Amortecidas Cá Embaixo!
    Pragas tão bem amortecidas e aceitas, que não se aprende nada e se esquece tudo.
    Antes do primeiro vivente, uma linda terra tropical, abençoada e bonita por natureza.
    Aí começou a zorra total. Surgiu uma indiaiada de 3º mundo. Veio Cabral e deu no que deu. Uma mistura de gentes que também incluiu aventureiros e descartados pelo mundo e submundo europeu e, se não bastasse, escravizando e trazendo inocentes africanos. Uma das resultantes disso só poderia ser um povo de maioria que não sabe votar, ou vende o voto.
    Criou-se, assim, um paraíso para escroques, agiotas, assassinos e corruptos de vários graus e modus operandi, cujos descendentes constituem a atual “elite” de criminosos organizados “comuns” e uma outra “elite” de criminosos “Classe A”, de políticos-empresários-sócios das coisas públicas. Quem sustenta essas duas “elites”? É lógico, são os cidadãos lúcidos e capazes – empresários, trabalhadores públicos e privados, intelectuais e profissionais autônomos honestos -, mas que não estão constituindo a maioria dos eleitores e, portanto, vítimas dos castigos decorrentes das pragas rogadas lá em Cima para a República cá embaixo.
    Sequência de governos que o povo fez e continua fazendo por merecer – e, se não bastasse, agora tem que engolir até restos mortais de um “estancieiro que tentou ser o que não era e nem conseguiria ser, um respeitável e adorado caudilho”, para que defensores de certas “causas revolucionárias” realizem um dos seus sonhos: arrematar e bordar a Republica das Pragas Rogadas com o fio produzido pelo chorume do cadáver de um “caudilho nacional”, porque o chorume dos cadáveres de milhares de vítimas da violência desenfreada não serve para a grandeza e nobreza de suas “causa$ revolucionária$”…

    +

  • Camarosp

    Não concordo.Acho que é mania de perseguição do pessoal.

  • Andre M. Andrade Jr

    Ridículo! Não têm nem a certeza que o corpo é dele.Se morreu de morte morrida ou se morreu de morte matada por condores,nada muda,pois ele era um zero na política.
    Pobre o papel de sua mulher ,a viúva,que compareceu de roupa branca,jeans e com calça sem cinto em cerimônia cheia de gari-gari ,esquecendo-se do luto.Coisa de Dilma e CIA.

  • Junia Magalhães de Almeida

    Não publico comentários grosseiros como o seu, Junia. Desculpe-me a sinceridade.

  • Bruno

    Palhaçada, digna de um republiqueta de bananas que é realmenteo o que somos……

  • Luiz

    Nesses momentos homens como o marechal Lott devem ser lembrados. Abaixo segue seu manifesto legalista:

    Aos meus camaradas das Forças Armadas e ao povo brasileiro.
    Tomei conhecimento, nesta data, da decisão do Senhor Ministro da Guerra, Marechal Odílio Denis, manifestada ao representante do governo do Rio Grande do Sul, deputado Rui Ramos, no Palácio do Planalto, em Brasília, de não permitir que o atual Presidente da República, Sr. João Goulart, entre no exercício de suas funções, e ainda, de detê-lo no momento em que pise o território nacional.
    Mediante ligação telefônica, tentei demover aquele eminente colega da prática de semelhante violência, sem obter resultado. Embora afastado das atividades militares, mantenho um compromisso de honra com a minha classe, com a minha pátria e as suas instituições democráticas e constitucionais. E, por isso, sinto-me no indeclinável dever de manifestar o meu repúdio à solução anormal e arbitrária que se pretende impor à Nação.
    Dentro dessa orientação, conclamo todas as forças vivas do país, as forças da produção e do pensamento, dos estudantes e intelectuais, dos operários e o povo em geral, para tomar posição decisiva e enérgica no respeito à Constituição e preservação integral do regime democrático brasileiro, certo ainda de que os meus camaradas das Forças Armadas saberão portar-se à altura das tradições legalistas que marcam sua história no destino da Pátria.

    O marechal Henrique Batista Duffles Teixeira Lott merecia estátua em praça pública. Que pena que não foi eleito presidente em 1961. Preferiram Jânio, e deu no que deu…
    Abraço

  • Moacir 1

    Prezado Setti,
    O passado deve ser revelado, para que as bárbaries nunca mais possam vir a acontecer.
    Isto ocorre até hoje na Alemanha, com relação ao nazismo ou na África do Sul com relação ao Apartheid.E também em países sul americanos que tiveram ditaduras como a Argentina e o Chile.
    Neles o passado tem sido exumado e revelado pois é errado ocultar a verdade histórica.
    A Anistia ampla e irrestrita garantiu a transição pacífica da ditadura para a democracia e não deve jamais ser revista.
    Mas assusta-me o fato do Brasil não ter memória,de ser possível ler nos blogs da vida uma espécie de saudosismo verde-oliva e de constatar aqui o quanto é frequente a não publicação de comentários que fazem a apologia do rompimento da ordem institucional.
    Neste sentido,acho positivo que o Brasil saiba o que realmente aconteceu com Jango,JK ou Castelo Branco.
    Por óbvio, isto poderia ter sido realizado sem a falta de profissionalismo e sem a pirotecnia que temos presenciado aí.É provável que o governo de plantão tenha usado as cerimônias e os dobrados de forma ilusionista,para desviar as atenções das prisões mensaleiras.Em vão.
    Quanto a Jango e ao Golpe de 1961,não esqueço das
    notícias que meu pai ouvia através da Rádio da Legalidade.E estou convicto de que, caso ali Jango
    não tivesse sido empossado – mesmo tendo aceito fazê-lo no sistema parlamentarista para que não se derramasse sangue — as consequências teriam sido ainda mais funestas para o Brasil.
    Abraço

  • Ronaldo Barra

    Por que depois de 30 anos? É justo que se saiba a causa da morte, porém parece que o PT aproveitou para desviar a atenção do mensalão. Fizeram um aparato que deu em nada e a nação inteira ficou colada nas notícias das prisões do mensaleiros. Infelizmente, o grande responsável do mensalão Lula da Silva estava na cerimônia quando deveria estar entre os mensaleiros por ter sido o chefe maior e o grande beneficiado.

  • Dulce Regina

    Puro ” jogo de cena ” , esse governo não dá murro em facas, tudo tem o propósito de se autopromover. Uma cerimônia indecente, vejam a foto. Todos presentes, destaque algum que seja honesto e bom político. A viúva não está ” nem aí “, deve receber uma boa grana todo mês. Enfim, NADA HAVER. Lamentável !

  • Santana*100

    Moacir 1 – 16/11/2013 às 21:20
    “Prezado Setti,
    O passado deve ser revelado, para que as bárbaries nunca mais possam vir a acontecer.
    Isto ocorre até hoje na Alemanha, com relação ao nazismo ou na África do Sul com relação ao Apartheid.E também em países sul americanos que tiveram ditaduras como a Argentina e o Chile.
    Neles o passado tem sido exumado e revelado pois é errado ocultar a verdade histórica.”
    #######
    Caro senhor concordo em gênero e número como o senhor. – Só não entendo o porquê do mesmo não ter acontecido na Rússia e em praticamente todos os outros países ex-comunistas! Olha, ninguém matou mais do que COMUNISTAS E CONTINUAM MATANDO ATÉ HOJE! na China, na Coréia do Norte e em Cuba. Salvo engano, existe mais 1,2 bilhões de pessoas vivendo sob a CHIBATA deste regime SATÂNICO.

  • Corinthians

    Setti,
    É impossível concordar com algo tão direcionado como este.
    Fosse ainda feito de maneira transparente, com envolvimento de expecialistas experientes…
    Neste país mequetrefe que vivemos, pois assim votamos para que seja, não deixa de ser absurdamente patético ver médicos-escravos de uma ditadura cruel que matou (e ainda mata) milhares de pessoas e as mantém presas em sua ilha como um dos “profissionais” que irá exumar o corpo do ex-presidente deposto.
    Nada mais que pirotecnia demagógica. Nada mais petista.

  • Sonia Regina

    Bom dia Sr. Setti
    Fica difícil a gente entender e pior, comentar mas, vamos ver se entendi: Os tais ministros vão ao enterro de quem já morreu a vários anos enquanto isso, mensaleiro foge numa boa. Tem mais, na ultima quarta-feira quando o Professor Villa participando do Jornal da Cultura nos contava o histórico de saúde de Jango, sua parceira de bancada completou dizendo “será que toda a tenção que ele sofreu não ajudou para seu ataque do coração e nesse caso, também não seria assassinato”. Bela senhora, se assim for, digo-lhe que depois que levei meu marido a um posto de saúde do SUS e se não o tiro delá muito rápido, também poderia dizer que aquilo é um assassinato e com receita médica assinada e tudo. Salvo excessões, essas pessoas que hoje comentam de tudo, tem que acordar e olhar para quem rala o dia inteiro e não contam com ministros chorosos. Quanto dinheiro gasto de gente andando de um lado para o outro as custas de impostos. Quer fazer exame em algum defunto? Pois faça sem tanto alarde. Gostaria muito de saber quem e o que está por traz de tanta palhaçada e mais, essa presidente mais parece uma marionete de tanta imbecilidade que fala e faz. Tem muita gente nesse governo e também os que puxam o saco dele que precisam de “TerApia”. Explico: ter a pia cheia de louça para lavar. É o que dá ter tanto ministério. Falta serviço, alem de vergonha na cara, respeito pelo cidadão decente isso já seria pedir demais acho eu.
    Bom domingo a todos.

  • edson

    Não publico acusações sem prova e não publico elogios, diretos ou indiretos, à ditadura militar.

  • Moacir 1

    Santana*100 – 16/11/2013 às 22:37
    Prezado Santana,
    Os maiores genocídios da história humana ocorreram na antiga União Soviética sob o comando de Joseph Stalin , na República Popular da China do prezado Mao e no Camboja sob o tacão do Khmer Rouge.
    O número de não-combatentes mortos por conta das “decisões” vermelhas desses 3 senhores varia ,conforme a fonte, de 21 milhões até 70 milhões de seres humanos.
    Mas na média,e de acordo com números dos próprios governos e chinês e russo, a Revolução Cultural causou a morte de 30 milhões de pessoas – a maioria de fome.E Stalin foi responsável pelo extermínio de 10 milhões de ucranianos – mas “somente” mandou matar 500.000.Todos sabemos disso.
    //
    Porém não podemos esquecer que também o Brasil esteve sob o domínio de um regime de exceção que matava muuuuito menos – é verdade! – mas matava.
    Cresci,sob o tacão de uma Ditadura Militar,ouvindo meu pai defender o Estado de Direito Já!
    Ao contrário do Brasil,que perde a memória de 15 em 15 dias,eu conservo a minha…todinha!
    Lembro perfeitamente ,entre tantas outras barbáries daquele tempo de trevas,a morte de Wladimir Herzog então diretor de Jornalismo da TV Cultura,nos porões do Doi-Codi.Lembro da sua Missa de 7o Dia que foi ecumênica, celebrada – entre outros – por Dom Evaristo Arns na Catedral da Sé e do Comício que a finalizou na Praça,onde o povo comovido cantou Caminhando e Cantando do Vandré.
    Lembro de cor e salteado,palavra por palavra,das músicas dos nossos exilados : Apesar de Você,Cálice!,Pátria Amada,e do obsoleto grito
    É Proibido Proibir! contra a perversa CENSURA que depois de velhos o Caetano, o Gil e o Chico, virando a casaca! – entendem ser lícita…mas só para as biografias não autorizadas.
    Naqueles tempos,quando todas as cabeças pensantes
    deztepaiz se encontravam exiladas,e os militares censores sentados dentro das redações dos jornais e revistas substituindo as palavras dos então jornalistas POR RECEITAS DE BOLOS, cantar era muitas vezes,só o que podíamos fazer.
    Lembro que no dia 1o de abril de 1977 o General Presidente de Plantão decretou o recesso do Congresso Nacional – um ato abominável de força!
    No dia 28 daquele abril,os estudantes de Direito
    de São Paulo,num ato simbólico e num pequeno caixão branco,ao som da Marcha Fúnebre,enterraram
    a Constituição deztepaizzz.
    Recordo das palavras proferidas por Goffredo Telles Júnior,em agosto do mesmo ano, no Pátio das Arcadas do Largo de São Francisco:
    //
    “Não nos enganarão, jamais, os ditadores. Não nos iludirão, jamais, aqueles que pretendem camuflar a Ditadura com artimanhas e fingimentos. Recusamos aceitar como verdade o que é mentira. Não toleramos a falsificação do sentido autêntico das palavras.
    Para nós, Ditadura se chama Ditadura e Democracia se chama Democracia”.
    //
    Pois é.E é por isso que eu abomino o PT .Porque o PT não gosta de democracia.Mas isto já seria outro comentário.
    //
    Vale lembrar que foram a ineficiência e a corrupção de regimes de direita que criaram as condições ideais para que se consolidassem a abominável ditadura Chavista e bolivarianismo esquerdopata e louco de hospício de um Chávez.
    //
    Jamais conheci um país livre e desenvolvido e comprometido com o bem-estar social que não fosse democrata.E cujo povo não tivesse acesso a EDUCAÇÃO e A INFORMAÇÃO.
    //
    Então acho que na tentativa de ser historicamente objetivos, não podemos temer dar nomes aos bois.
    Temos que chamar democratas de democratas,
    ditadores de ditadores,censura de censura,
    assassinato de assassinato e assassinos de assassinos.
    Não importa a latitude.
    Um grande abraço

  • Marcos de Oliveira

    Não concordo

  • Marcos de Oliveira

    Concordo inteiramente com o Corinthians,uma demagogia realmente e ainda mais num momento pré eleitoral. Mais uma palhaçada do PT

  • Hugo Leonnardo

    Seu comentário ia muito bem, até que chegou no final e… ofendeu. Não aguentou a tentação de desqualificar o colunista, por mais que se tratasse, aqui, de simples pergunta.
    Sendo assim, seu comentário foi deletado.

  • Santana*100

    Caro senhor Moacir1.
    Continuo a concorda com o senhor. – Mas não tenho dúvida de quanto da exumação dos corpos, o do Marechal Castelo Branco não será exumado como o senhor deseja! É aí que mora todo perigo. – Os PSEUDOS DEMOCRATAS de outrora e seus asseclas, que ora ocupam os Poderes são muito mais DITADORES do que os ditadores que eles combateram no passado. O que me assusta é que a grande maioria da mídia e do povo sempre fingiu e anda finge que são democratas!
    Por medo ou por conivência ideológica? – Creio que pelo segundo.

  • Moacir 1

    Santana *100 -17/11/2013 às 21:42
    Prezado Santana,
    Por favor,me trate por Moacir.
    Concordo com você.As pessoas geralmente mudam de princípios toda vez que muda o DNA do governo de plantão.Gooostam de ser situação…São erário-dependentes,eis a questão.
    É claro que a nossa isenta “Comissão da Verdade” não se empenhará ,por exemplo,para descobrir se há ou não uma bala no crânio daquele senhor que dirigia aquele carro para JK na noite do acidente.JK não tinha rubras idéias…
    Porém, a inicativa de nos esclarecer a respeito do nosso passado é válida.Ainda que esse PT hipócrita e o seu exuberante marketing possam – como sempre!- estar nesse palco para benefício próprio.
    Esse feriadão da Proclamação da República não será esquecido.Um dia os moleques nas aulas de História aprenderão que o ex-Presidente João Goulart,quase meio século depois do golpe militar que o tirou do poder e quase quarenta anos depois de ter
    morrido,terá as suspeitas – talvez alucinadas! – sobre sua morte esclarecidas.Lembro que os poderosos não queriam que o funeral ocorresse com pompa e fosse noticiado.
    Temiam – talvez! – que os mesmos 400.000 brasileiros que acompanharam o cortejo fúnebre de JK – cantando Peixe Vivo! – voltassem para ruas.E lembro que alguém – quem foi mesmo? – colocou sobre seu caixão uma bandeira onde neztepaiz se leu pela primeira vez a palavra ANISTIA!
    Este resgate simbólico me fez pensar naquele período de forte repressão,censura,tortura,
    exílios, luta pela volta da democracia.
    Curiosamente,alguns dos que participaram dessa luta estão,também, no triste episódio do mensalão.No dia da República foram parar NA CADEIA! Com as biografias destruídas pela compra de votos parlamentares para Lula, os petistas.
    Acredito que embora lentamente,o Brasil esteja caminhando para frente.
    Veja,o Collor e os mensaleiros.O Supremo inocentou Collor por falta do tal “ato de ofício”.As provas indiciais e circunstanciais,os testemunhos , o senso comum e a Teoria do Domínio do Fato,foram o bastante,20 anos depois,para punir exemplarmente outros corruptos.E apesar do novo processo contra Collor ter ficado parado numa gaveta da Ministra Carmem Lúcia por looongos anos,na sexta -feira ele desceu pro play…Baby Toloffi será o relator. Domínio do fato,de novo? Acho que foi sim, houve um avanço.
    O desespero de todas as ditaduras,dos embriões de ditadores tupiniquins e de eventuais saudosistas da caserna,é que as ditaduras jamais são eternas.Sempre se reafirmarão os Estados Democráticos de Direito.
    Conhecer bem a História de nosso país é um primeiro passo.Encarcerar legalmente políticos e poderosos culpados por corrupção
    ativa e passiva, formação de quadrilha,lavagem de capitais,peculato e o escambau é um segundo.
    E a gente segue em frente…teclando
    Abraço

  • Santana*100

    “Conhecer bem a História de nosso país é um primeiro passo”

    #######
    Caro senhor sou a favor que a história deva ser conhecida. Mas que seja contada por historiadores descente, compromissado com os fatos. E não por ideologistas CHAPAS BRANCAS que não têm compromissos nenhum com a verdade. – Fica sempre no ar uma farsa. Bem, neste particular, são peritos.
    Santana*100

  • Moacir 1

    Prezado Santana,
    Seriam capazes de falsificar uma autópsia? É claro que sim.Se tivessem certeza de que valeria o risco.
    No caso,não acho que pensem que valha.Não valeria votos! Ninguém vai votar no PT porque Jango teria sido envenenado pela Ditadura.Fizeram um showzinho e pronto!
    Porém posso estar errado.Com certeza os petralhas e petistas não raciocinam como o resto dos mortais.
    Abc

  • Santana*100

    Caro Moacir,
    Mesmo antes da exumação eles já sabiam da GRANDE possibilidade de não ser possível comprovar que Jango foi morto por envenenamento. Então por que exumaram? – Basta que os peritos digam que não foi possível identificar se houve o envenenamento ou não! então, fica subentendido que é possível que houve o envenenamento! Os dividendos políticos já estão todos aí. – Os petistas são toscos; mas não são sempre burros!

  • Moacir 1

    Prezado Santana,
    Pode ser…mas eu me espanto é o descaso que Banânia tem pelo seu passado.Por exemplo,tenho filhos entre 30/24 anos.Todos eles escolarizados e cidadãos “contemporãneos” informados.A galera foi apresentada a Getúlio ,por exemplo,assistindo a mini-série Agosto,da Globo.Eu acho triste.
    E a pergunta é: Como é que se entende um livro se a gente o lê a partir do capítulo 20?
    O meu argumento é que eles não terão cara de pau o bastante para afirmar que Jango foi envenenado se não for encontrado vestígio químico.
    De resto,durante a semana,e sem parecer “louco”,enquanto no almoço se comentava as notícias,uma porção de gente se lembrou daqueles anos 60/70.Tomei as provodências nesse sentido.
    E quer saber? Ninguém me pareceu lá muuuito interessado…rsrsrs
    Foi um prazer conversar com você.
    Abraço

  • Santana*100

    Cara senhor Moacir,
    Há aproximadamente quarenta anos, que se implantou um Método de Ensino no Brasil que não visa o conhecimento! e sim, a DOUTRINA POLÍTICA IDEOLÓGIA PURA! Não me espanta que seus filhos não saibam praticamente nada da história do nosso País. Ou seja, foram doutrinamos para desconhecer o passado, ou se conhecer, este conhecimento, é totalmente distorcido da realidade.
    Não sei se o senhor já tomou conhecimento de um grande filósofo brasileiro. Seu nome é: Olavo de Carvalho, ele escreveu vários livros. Caso o senhor queira se inteirar mais de tudo que está acontecendo aqui no Brasil e no resto do mundo com a imposição IDEOLÓGIA GOBLALISTA, na qual fazem parte todos os PARTIDOS DE ESQUERDA, e que no Brasil é capitaneado pelo PT. Leia o Livro de Olavo de Carvalho: “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota.” Não estou sendo ofensivo, é o titulo do livro da Editora Record. Custa R$ 60,00. Tenho este livro e sempre indico para pessoas que como nós não aceitamos às coisa como estão sendo impostas. Nele é mostrado de foram clara a realidade.
    – Quanto, deles terem ou não a cara de pau. Informo: eles têm em demasia!
    Quanto, ninguém se interessar sobre o que ocorreu nos anos 60/70. A resposta é simples: Vivemos num país onde a deformidade metal chegou a tal ponto que com mais de 52 mil assassinatos por ano, milhões de pessoas não se cansa de dizer que o Brasil é um País PACÍFICO! Sendo assim…..
    Cordialmente,
    Santana*100

  • Santana*100

    Correção: IDEOLÓGIA GLOBALISTA.

  • Santana*100

    Agora sim: IDEOLOGIA GLOBALISTA.

  • Santana*100

    IDEOLÓGICA pura.

  • Ana Lúcia Padilha

    Onde há dúvidas essas tem que serem esclarecidas. A causa oficial da morte nunca convenceu a família, que acusa o governo militar da época, de Ernesto Geisel, de ter envenenando o ex-presidente.
    Isso tem que ser exclarecido.
    Basta saber se isso vai ser investigado por uma comissão com verdadeiros interesses de mostrar a verdade e não esconder por baixo dos panos como a grande maiorias das coisas que acontece aqui no Barasil