NÚMEROS DO GOVERNO DA GERENTONA: Mercado prevê crescimento do PIB cada vez menor para este ano. Agora, é de 0,9%

O nível de atividade econômica está baixo -- e a previsão de inflação para o ano que vem é de mais subida (Foto: Drawlio Joca/Exame)

O nível de atividade econômica está baixo — e a previsão de inflação para o ano que vem é de mais subida (Foto: Drawlio Joca/Exame)

Os analistas ouvidos na pesquisa semanal Focus do Banco Central (BC) melhoraram a expectativa para a inflação neste ano, mas pioraram o indicador de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

A mediana das estimativas para o PIB passou de expansão de 0,97% na semana passada para 0,90% nesta. Para o ano que vem, as estimativas para a atividade econômica permaneceram na média de 1,5%.

[A pesquisa Focus ouve cerca de uma centena de especialistas de bancos, corretoras e outras instituições ligadas ao mercado.]

O mercado manteve a perspectiva de que a Selic (principal taxa de juros no Brasil, definida pelo BC e que serve de referência para praticamente todas as demais taxas de juros) encerrará este ano a 11% após o BC sinalizar na ata de sua última reunião que não a reduzirá.

Pesquisa Focus, divulgada nesta segunda-feira, mostrou ainda que o mercado está apostando em uma inflação a 6,41% neste ano, pouco abaixo da estimativa da semana passada (6,44%), mas ainda muito próximo do teta da meta, de 6,5%.

Para 2015, os economistas pioraram a expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que passou de alta de 6,12% para 6,21%. Isso significa que eles estão apostando que a elevação dos preços que está sendo contida em 2014 vai pesar no bolso dos brasileiros em 2015.

Leiam ainda:

Copom vê inflação resistente nos próximos trimestres
Inflação de tarifas públicas vai voltar com força em 2015

(Com agência Reuters)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =

8 Comentários

  • Angèlìka

    Devem estar contando com o aumento dos restaurantes vegetarianos no Norte do país, visto que a maioria da população sofre com as doenças do garimpo.
    – 1º parágrafo.
    Marina Silva tem severas restrições alimentares “em razões de doenças contraídas em garimpos”.
    Não come carne vermelha, peixe de água doce, refrigerantes, leite e derivados.
    Sua assessoria garante que ela só vai onde há alternativas a esses produtos”.
    Fonte:Santo Facebook.

  • João

    Os economistas estão prevendo o PIB 2014 de 0,5.

  • pierre

    E os analistas do Santander perdendo seus empregos por mostrar e falar as verdades da burrada petista na Economia!
    Os correntistas e poupadores que receberam as informações deveriam sair às ruas e protestar contra essa maldade (mais uma!) do fracassado Petismo!

  • zé pedro

    Desculpem o meu comentário um pouco pejorativo mas: o meu Brasil está crescendo igual rabo de égua, para baixo.

  • juscelino

    se ficar em 0 podem pular pra cima… eu como todo economista que não vaticina corretamente nem o passado acho que ficara em – MENOS 1,5%. no minimo.. olha que não costumo errar por muito pois apostei (futeboool nossa marca juntamente com carnaval e bumbum ) que o brasil (aquele do pão circo) a selecinha sairia na primeira fase…

  • Dalberto Giacometti Lima

    Desculpem mas se pessimismo pagasse imposto, rapidamente iriam dizer que esse governo que está ai, é quem estaria cobrando, o turma do contra, parecem torcedores de time de futebol, não sabem perder, só querem ganhar, viram como cruxificaram a seleção brasileira, quer dizer ninguém aprendeu a jogar bola la fora, o mundo evolui, o planeta gira não se esqueçam disso nunca.
    Já está escrito nas estrelas A Preisidenta Dilma e não a “gerentona” mas sim a PRESIDENTA será reeleita e o país apesar das pedradas continuará caminhando para melhor, aguardem, aceitem a realidade, e vamos ajuda-la isso sim.
    Olá Setti como vai, voltei para ver a reta final das eleições, e não pertenço a partido nenhum que fique bem claro sou da paz, eu pertenço ao Brasil, e time que está ganhando não se mexe, ja sei que vem bronca por ai sobre minha opinião, mas se voce permitir vou dar minhas opiniões sem prejudicar ninguém e nem baixar o nível, sem xingamentos, como do pouco que fiquei aqui não xinguei ninguém, muito menos a Presidenta Dilma pelos seu erros, mas os acertos dela ninguém fala.
    Serei bem vindo..?
    Grande abraço.
    Dalberto

  • JUSCELINO

    Dalberto , por mim você pode voltar para onde estava. Mas já que não vai, não existe esse verbete idiota presidentA, isso é coisa de analfabeto.. Segundo , acertos? quais??? relacione algum por favor.

  • Dalberto Giacometti Lima

    Pois é Sr. Juscelino já ouviu falar na palavra “CARINHO” ou melhor ainda o “GESTO DE CARINHO” é isso que eu e muita gente por ai tem por ela, está ai o esclarecimento da palavra carinhosa “PRESIDENTA” e que maldade de voces diminuirem as pessoas por causa de uma “sílaba” garanto que estes “ANALFABETOS” que vocês tanto criticam, com certeza pegam o lixo da sua porta, limpam os banheiros dos shopping centers chiques que voces frequentam, limpam as ruas que muitos de vocês sujam, colhem o arroz e o feijão ou todos os alimentos que o sr. coloca na mesa todos os dias e com certeza se os tem de uma forma indireta alimentou seus filhos assim como os meus, é aquele que se sujeita até na hora da morte para sepultar nossos entes queridos que não é um trabalho agradável, e por ai vai, porque se relacionar todas as funções que eles desempenham ficaria aqui uma semana, coisas que vocês “PSEUDOS INTELECTUAIS E CULTOS” jamais se sujeitariam a fazer, tipo trabalhar na roça como minha santa maezinha a “ITALIANA” trabalhou durante muito tempo, e ela éra uma analfabeta, mas ajudou a construir este País que tanto amo, e que o Sr. vive nele tanto quanto eu,eu tenho muito orgulho do meu “NONNO” que chegou aqui e trabalhou muito com minha mãe e seus irmãos que foram meus tios, então acredito que o Sr. teve mais oportunidades do que eles, porque se levantar sua vida, não sei qual a sua descendência, mas alguém ralou da sua família, para que o Sr não se tornasse um “ANALFABETO” não é verdade, percebe como eles são muito mais importantes do que nós que nos consideramos os “INTECTUAIS E CULTOS” ao extremo, mas eu te garanto de todas essas atividades que mencionei, a mais importante digamos assim é a agricultura que nos dá o alimento e chegamos até aqui, e hoje mesmo com toda essa tecnologia ainda tem muitos deles que ralam na roça ainda e em outras funções de sol a sol, para formar seus filhos jovens que na maioria deles não dão o devido valor para os pais, e ainda os iguinoram lá no futuro depois de formados, tendo até vergonha deles.
    Enfim o que quero dizer ao Sr. é que agradeça a Deus por não ter se transformado em um “ANALFABETO” e hoje talvez tenha um lugar de destaque e um trabalho privilegiado, mas tenha certeza de uma coisa sem eles “NÃO EXISTRÍAMOS” e um detalhe hoje em dia tem muita gente nessas funções que mencionei sem desprezar ninguém, que tem formação até acadêmica, mas são funções tão importantes quanto a um professor que leciona em “HARVARD” somos todos iguais perante Deus, cada um no seu tempo e no seu lugar.
    Faz o seguinte, não sei suas condições financeiras, mas que tal se puder finacie a faculdade, colégio ou o pré, para alguém, para que no futuro algum Sr. não venha chamá-lo de “ANALFABETO” não seria ótimo.
    “OBRIGADO ANGELO GIACOMETTI E MARIA GIACOMETTI” e tios, este é o nome do meu NONNO E DA MINHA MÃE ambos eram “ANALFABETOS” mas se não fosse eles eu não teria aprendido nada nessa vida, e se tiver que limpar um banheiro, ou dar um banho em um mendigo, ou pegar o lixo da porta de sua casa mesmo tendo “CULTURA” farei com bom gosto, porque tanto faz o NONNO COMO A MAMA, me ensinaram a trabalhar e ter gratidão para com todos nesta vida de Deus, haja vista que ajudaram a construir este País.
    Grande abraço, sem ressentimentos, e desculpe os erros “ortográficos” mas pense nisso,e olhe os “ANALFABETOS” com mais “CARINHO” talvez tem alguém na sua rua precisando de uma bolsa de estudo..!
    Ciao Bello
    Dalberto