Image
De longe não choca tanto: os “caganers” do Barça (Foto: divulgação)

O caganer, personagem de nome sugestivo representado em pequenos bonecos que podem servir de enfeites — inclusive em presépios –, brindes ou talismãs, integra o folclore da Catalunha, na Espanha, desde o século XVIII.

Trata-se de um camponês, vestido com adereços típicos desta região espanhola – como o peculiar gorro conhecido como barretina -, agachado e desempenhando… a última fase da digestão, num gesto que supostamente seria sinal de fertilidade e de fartura. O “resultado” do ato, em formato e cores semelhantes aos reais, também faz parte das miniaturas.

Image
Um “caganer” clássico: o “resultado” do que ele está fazendo não aparece na foto, mas está lá

Para muita gente, é de mau gosto. Outros tantos orgulham-se dessa antiga tradição catalã, enquanto outro grupo acham apenas engraçados os bonecos.

Os caganers-celebridades

Adeptos incontestes do segundo grupo, os integrantes da família Alós-Pla, da linda cidade catalã de Girona, ganham a vida com base em uma boa ideia: transformar em caganers celebridades de todos os setores.

Por seu site oficial recebem encomendas de gente do mundo inteiro atrás dos 250 “modelos” já existentes. Produzem cerca de 40 mil unidades, mas admitem vender entre 20 e 25 mil, porque nem sempre acertam na popularidade do personagem a ser retratado.

Lionel Messi é a réplica mais vendida desde que se tornou o melhor jogador de futebol do mundo, em 2009, embora a empresa não forneça números a respeito.

Image
Debate: “caganers” dos candidatos a primeiro-ministro da Espanha Alfredo Pérez Rubalcaba e Mariano Rajoy (foto: divulgação)

Como o próprio caganer, as versões famosas do herói também viraram tradição, e nas lojas de suvenir de Barcelona é quase tão fácil encontrar caganers quanto camisetas do Barça. Hoje em dia pode-se medir o índice de evidência na mídia atingido por alguém de acordo com a existência ou não de uma imitação sua na posição clássica do boneco.

A nova safra

E essa preocupação acaba de voltar à pauta da empresa familiar, já que foram lançados esta semana os novos caganers. Como sempre, eles são coerentes com quem mais está saindo nos noticiários espanhóis e internacionais.

Por tais razões a “classe 2011-2012” inclui, por exemplo, o candidato socialista às eleições gerais de 20 de novembro, Alfredo Pérez Rubalcaba, que agora pode fazer companhia a seu oponente Mariano Rajoy, do Partido Popular, previamente “homenageado” no formato.

Image
O casal de “caganers” Piqué e Shakira (Foto: EFE)

Além dele, aparecem sentados em posição comprometedora também o zagueiro do Barcelona Gerard Piqué e sua noiva popstar Shakira, as novas contratações do clube (Cesc Fàbregas e Alexis Sanchéz) e o elenco todo do esquadrão comandado por Guardiola em versão diminuta.

Mick Jagger (um nome pendente em listas passadas), os príncipes William e a mulher, Kate Middleton (encomendados por representantes da BBC), a ex-governadora republicana do Alaska Sarah Palin (cujos traços, para dizer a verdade, são dificilmente reconhecíveis nos bonecos que a representam) e os astros de histórias em quadrinhos Astérix e Obélix estão entre os outros.

Image
Em respeito ao eleitorado ultraconservador de Sarah Palin, só publicamos a visão frontal de sua versão “caganer” (Foto: divulgação)

Os preços dos caganers variam entre 12 e 15 euros (entre 28 e 36 reais).

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + catorze =

8 Comentários

Razumikhin em 19 de novembro de 2011

Tudo bem. A brincadeira foi um pouco pesada mesmo, mas eu lhe pergunto: se *ula não estivesse "doente", ainda assim seria pesada? Acho que não. *ula, com essa doença, vai moldar o imaginário popular de uma maneira tão forte, que ao vencê-la - ele não vai morrer disso, é claro - *ula vai estar liberto, completamente absolvido de todas as estupidezes, "malfeitos", roubalheiras descaradas e falcatruas que ele e o seu partido bandido tenham cometido ou venham a cometer. *ula será canonizado como o primeiro santo socialista. Vão considerá-lo maior que Jesus... Aguarde. Pode ser, mesmo, caro Rzumikhin. Mas também não publico apelidos depreciativos. Acho que se pode criticar pesadamente um político sem ofendê-lo pessoalmente. Eu procuro fazer isso com as críticas que escrevo. Um abração pra você.

Razumikhin em 19 de novembro de 2011

Caro Razumikhin, desculpe-me a franqueza, mas achei seu comentário de muito mau gosto e tomei a liberdade de deletá-lo. Fica para uma próxima vez, tá? Abraços

Giovani P.de Oliveira em 15 de novembro de 2011

Queria ver um caganer da Dilma. imagine como seria depois do Lula ter feito ela engolir todos aqueles ministros.

Marco Túlio em 15 de novembro de 2011

agachado e desempenhando… a última fase da digestão, num gesto que supostamente seria sinal de fertilidade e de fartura. O “resultado” do ato, em formato e cores semelhantes aos reais, também faz parte das miniaturas. Então se alguém lhe passar um cheque... não se enrrite, ganhou sorte por aquela semana! Viva os Caganers!!!

Flavio Bordoni em 12 de novembro de 2011

Assim ficariam lindos os ministros, senadores, deputados e picaretas com anel de doutor

Tuco em 10 de novembro de 2011

. Obrigado, Marco! Fico lisonjeado por ter te agradado meu rápido comentário! De toda sorte, quem merece parabéns é o Grande RSetti - que capitaneia este valoroso espaço. Nós, honrados colaboradores, por não estarmos adstritos à liturgia da posição que ele ocupa, vez ou outra apimentamos os geniais tópicos desta Coluna. Tomo a liberdade, nesta ocasião, de lincar uma página que irá feder muito - e não é pelo dejeto apresentado... He, he, he... http://lc4.in/KJox .

Marco em 09 de novembro de 2011

Amigo Setti: Parabéns ao Tuco, sensacional ! Abs.

Tuco em 09 de novembro de 2011

. Os "nossos", de Brasília - e de mais um montão de lugares - custam uma fortuna. E fedem demais... .

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI