Image
Lincoln Mark VIII: protótipo com portas que desaparecem

2 portas, 1 de cada lado, grandes o suficiente para, quando abertas, deixar livres passageiros de trás e ocupante do banco da frente. Com a liberdade e a facilidade que só a ausência da porta proporciona.

Diferente de vários veículos futuristas nos quais as portas se abrem para cima, nesse caso as portas literalmente somem embaixo do carro.

Image
Uma só porta, sem maçaneta

É real?

Esse carro-conceito foi desenvolvido anos atrás pela californiana Jatech LLC , quando executivos da Lincoln, divisão de luxo da Ford, estavam preocupados com as pesadas e largas portas do modelo Mark VIII, e começaram a brincar com a ideia de portas que desaparecessem sob o carro, o que ainda livraria o espaço adicional ocupado por portas abertas.

Curiosos sobre o mecanismo, alguns aficionados por automóveis colocaram em dúvida a autenticidade do carro: poderia ser um hoax, mais uma ficção que a internet possibilita parecer real. Na verdade, ele existe, sim, mas — por alguma razão — a Lincoln ainda não resolveu colocar o mecanismo em seus novos modelos.

Não deixe de ver o vídeo, após as fotos, lá embaixo.

Image
Controles internos das portas e janelas
Image
Mecanismo está no bagageiro
Image
Detalhe do interior do porta-malas do carro-conceito

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 13 =

13 Comentários

MarceloS em 15 de novembro de 2012

Acabou a bateria e ai ???? como abre ???? Sabemos que alarmes podem descarregar a bateria de um carro.... e algo que depende extritamente da bateria se torna inviavel por esses motivos.... Faltou um pouco para eles criarem algo que realmente revolucionaria o mundo !!!!!!

mirna cavalcanti de albuquerque em 06 de setembro de 2011

Boa noite, Ricardo. Quando a inteligência e a criatividade estão em harmonia, podem surgir 'milagres' (no caso), da tecnologia. LINCOLN sempre foi marca de carros de luxo (lembras do 'Lincoln Continental'?) O do vídeo é um 'carro-conceito'. Assim os engenheiros o estão ainda estudando e aperfeiçoando. Penso ser genial, por inusitado e prático. Feliz feriado! Mirna Cavalcanti Obrigado, Mirna. Feliz feriado pra você também. Se eu lembro do Lincoln Continental? Mas claro! Ele continua existindo, e é usado inclusive pelo presidente dos Estados Unidos -- que, claro, tem também Cadillacs, igualmente blindados. Abraço

junior ibitinga em 30 de agosto de 2011

No caso de abrir na chuva não teria jeito, todo mundo molhado! no caso de molhar ou sujar a porta, bastaria o compartimento onde recolhe a porta ser hermético junto com o habitáculo com a vedação sendo feita na parte externa da porta. Detalhe é como trafegar com um veículo em são paulo, com suas valetas, buracos e lombadas, que tem um assoalho tão grosso para acomodar duas portas? vai raspar tudo, com risco de não conseguir sair do carro. Cada idéia dessa revista! não é a toa que foi abandonado!

Arnaldo Henrique SouzaVieira Murdhock em 29 de agosto de 2011

QUE MARAVILHA: Adorei esta porta, adorei a oportunidade de possuir um veiculo com esta tecnologia. é o fim das brigas nos estacionamentos dos condomínios, shoppings e hipermercados... E o futuro que nos bate a cara....... SHOW

Alexandre em 29 de agosto de 2011

É o capital humano na sua máxima criatividade. Está explicado o porquê da supremacia americana.

SÓRINDO em 28 de agosto de 2011

Muito bonito na propaganda, mas na pratica e no dia a dia não funciona. Imagine o mecanismo fechando por causa de falha ou pane, o usuario seria esmagado pela porta. Se fosse bom, os grandes fabricantes mundiais ja estariam fabricando em serie, pelos menos nos carros de luxo. Caro Sórindo, é um carro-conceito. Não está sendo fabricado.

Marcelo Pizani em 26 de agosto de 2011

Hey, Setty... Sugestão de pauta para você: já comentou sobre o NPT (non-pneumatic tire)? Um pneu desenvolvido pelo exército estadunidense para evitar que minas o estoure. De vídeo achei esse no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=KnMtwxQo3R0 Abração. Obrigado pela dica, Marcelo. Muito interessante! Um abração e volte sempre.

Diego em 26 de agosto de 2011

Legal esse sistema. Paulo Bento Bandarra, acho que neste caso precisaria ser 4 portas, não 2 como foi mostrado no vídeo. Ricardo Brasil, pelo que vi no 01:35 a porta não vai para a parte externa inferior do carro, parece ter um compartimento onde ela se aloja. A minha dúvida é quanto a segurança. Afinal, equipamentos eletrônicos estão sujeitos a falhas imprevisíveis. E se a porta resolve se fechar enquanto você está saíndo ou entrando no carro?

Rafael SC em 25 de agosto de 2011

No caso de uma colisão, certamente estas portas não abrirão.

Paulo Bento Bandarra em 25 de agosto de 2011

Acho, como o Fabio, que é muito inconveniente na chuva. Se vai descer um, o outro toma um banho de chuva. E fica mais difícil de sair, tem de esperar a porta abrir quase toda para poder se mexer, não dá para ficar semi-aberta e se esgueirar. Se na hora passa outro carro levantando água molha até quem ficou em casa. Não dá para fechar rapidinho.

Ricardo Brasil em 25 de agosto de 2011

Insistindo no caso da chuva, como ficaria um carro que trafegou por vias cheias de água, e, ao estacionar, estivesse molhado e pingando por baixo. Não recorreria agua para a parte interior da porta? Ainda que seco, porém, sujo... Não sujaria a porta por dentro? Não sei as repostas, mas é certo que o acesso ao carro fica excelente.

Paulo Bento Bandarra em 24 de agosto de 2011

As portas antigas que abriam pela frente chamavam-se portas suicidas. Estas aí se chamarão de quê? Acho que os gângsters iriam adorar uma porte destas para desovar suas vítimas. No México iria vender bem. Já pensou as mocinhas de vestido curto saindo do carro sem proteção?

Fabio Baida em 24 de agosto de 2011

Só tem um problema né veja...na hora da chuva!hahaha Ué! Na hora da chuva, basta fechar... Abraços

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI