VÍDEO (para rir ou chorar): o presidente do Uruguai dizendo que a colega argentina Cristina Kirchner, “essa velha”, é “pior” do que “o vesgo” (o ex-presidente Néstor Kirchner)

O caso aconteceu na sexta-feira, rendeu um incidente diplomático entre o Uruguai e a Argentina, como já foi muito divulgado, mas vale a pena ver o pedaço do vídeo que deu origem a tudo.

Durante um encontro com Mario Pereyra, prefeito da cidade de Sarandi, no norte do Uruguai, próximo à fronteira com o Brasil, o presidente uruguaio José Mujica, sem saber que o microfone de gravação estava aberto, revelou-se o sujeito simples, direto e sem papas na língua que acabou conquistando os eleitores na disputa presidencial de 2009 no país — e atropelou as normas diplomáticas.

Referiu-se à presidente Cristina Kirchner como “a velha”e a seu marido e antecessor no cargo, o falecido Néstor Kirchner, como “o vesgo” (Kirchner era estrábico), opinou que Cristina é “pior” do que o marido e por aí vai.

Dependendo do ponto de vista de cada leitor, são declarações para rir, pela ironia e pelo fundo de verdade do que diz Mujica, ou de chorar, por se constatar o nível do “debate” entre vizinhos importantes.

Vejam o vídeo e, abaixo, a tradução do trecho que nele aparece:

O QUE DIZ MUJICA NO VÍDEO:

“… é que para conseguir alguma coisa na Argentina é preciso curvar-se um pouco ao Brasil. Essa velha é pior do que o vesgo. É pior se (incompreensível). O vesgo era mais político, essa é mais teimosa. Não sabe o que está fazendo (incompreensível) (…) Mas a um papa argentino que já tem 77 anos vai explicar o que é um mapa [referência às Ilhas Falkland/Malvinas, território britânico reivindicado pela Argentina]. O que é um mate [referência ao chimarrão, hábito nacional argentino e de boa parte do sul da América do Sul]… uma garrafa térmica [para a água quente destinada a preparar o chimarrão]…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =

3 Comentários

  • moacir

    Setti,
    O meu resumo da ópera é o seguinte:a Cristina está injuriada mas sem poder armar um barraco mercosulista;o Mujica não está nem aí e até se divertiu e a grande amizade bolivariana socialista só rola nos palanques.
    Abraço

  • duduvieira

    Poi é meu caro Setti, não devemos esquecer que esse Sr. Tupamaro Mujica se aliou “a velha” e o abraçou para dar uma rasteira no pequeno Paraguaio e para chorar lágrimas de crocodilo no funeral do companheiro Chávez.

  • Fernanda Ferreira

    É pra chorar. Lamentar que ele é apenas 1 dos 99% dos deputados que estão no nosso Congresso. Lixo de pessoas sem nenhuma formação, sem idéias, sem nada na cabeça é o que temos hoje no congresso.