O Leão da Receita é ótimo para cobrar. Mas, para pagar…

A Receita sabe cobrar. Pagar, que é bom... (Ilustração: creci-pe.gov.br)

A Receita sabe cobrar. Pagar, que é bom… (Ilustração: creci-pe.gov.br)

Todos nós conhecemos a avidez da Receita Federal em cobrar, cobrar, cobrar — arrancar dinheiro do bolso do contribuinte, a todo custo, é seu supremo lema.

Já para pagar… Há uma grande quantidade de brasileiros que venceram processos administrativos contra a Receita e não recebem não apenas o que lhes é devido, mas nem sequer uma satisfação. Conheço pessoalmente vários casos.

Agora, vejam vocês o que acontece: a insaciável Receita, ótima para cobrar e difícil para pagar, está caloteando os aluguéis de nada menos que 24 prédios que ocupa no Estado de São Paulo — 24 prédios, incluindo instalações da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional, justamente o órgão encarregado de cobrar, na Justiça, dívidas para com a União. (Quem quiser pode conferir aqui suas atribuições.)

Estamos em fevereiro, não é mesmo?

Pois a Receita não paga os aluguéis desde… novembro!

O de janeiro vence, certamente por benevolência dos proprietários dos edifícios, no dia 16 de fevereiro — segunda-feira de Carnaval, o que transfere a data para a quarta-feira, 18.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + onze =

16 Comentários

  • Alexandre

    A Receita não respeita os cidadãos, todo mundo tem queixa dessa gente. Eu prefiro arranjar um jeito de PAGAR imposto todo ano, porque todas as vezes que tive direito a pequenas devoluções eles encrencaram comigo, sempre sem razão,mas me atrapalharam a vida.

  • morg

    A Receita reteve minha declaração de 2005/2004. Em dezembro de 2007 recebi uma notificação informando Que haviam detectado um erro em minha declaração e que eu deveria pagar imposto ao invés de receber restituição. Em janeiro de 2008 apresentei minha defesa fartamente documentada. No final de 2013 recebi uma comunicação que minha defesa foi aceita. Até hoje não recebi a restituição e quando vou consultar no site da RF aparece como imposto a pagar!

    A Receita é um Estado autocrático, ditatorial, em pleno regime democrático em que vivemos. Não toma conhecimento do cidadão, só faz ameaças.

  • jorge

    Caro SETTI:
    Pergunta- Qual é o “MAIOR BANCO 24 horas DO MUNDO?
    RESPOSTA- O MAIOR BANCO 24 horas DO MUNDO,É A PETROBRAS!
    POIS O PT FAZ SAQUE,24 horas por dia,365 por ano.

  • Anderson souza

    DENUNCIA!

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,bndes-e-caixa-vao-liberar-us-4-5-bi-para-a-sete-brasil-imp-,1629193

    Isso presisa ser barrados IMEDIATAMENTE!

    Antes de serem assinados os contratos de financiamentos!

    Socorrer empresa prefalimentar envolvida em corrupcao com nossos dinheiro eh um ABSURDO!

    Abraço

  • Cidadao Comum

    Enquanto isso o Sr. Eike Batista não paga os empréstimos com o BNDES e esta tudo bem. Isso aqui não e uma democracia de maneira nenhuma. Somos explorados impiedosamente nos impostos e o dinheiro vai para os Eikes da vida.

  • Paulista

    E sabe quanto é o salário de um auditor fiscal? Mais de R$ 16.000.
    É mais um órgão que precisa ser extinto, em face da sua pouca atuação onde realmente há necessidade, haja vista, as empresas apanhadas praticando corrupção cotidiana, balanços e declarações fraudadas, falsas, etc., e somente o assalariado e pme são apenadas ou fiscalizadas.
    A CMV, RFB, INSS,BB, CEF, CFC, CONSELHOS PROFISSIONAIS, ENTIDADES SINDICAIS ET CATERVA são MALES DESNECESSÁRIOS.
    Segundo dizem, somos patrões do funcionalismo público, portanto, quero que TODOS sejam despedidos por justa causa.

  • João

    em 2009 cai na malha fina, em novembro do mesmo ano recebi uma multa devido ao suposto erro de preenchimento do procedimento; recorri, passaram 5 anos, não obtive nenhuma resposta, cansado de tanto esperar fui à Receita Federal; quando um funcionário disse-me que meu advogado havia recorrido de forma errada e que era para fazer um novo procedimento, e como não bastasse a dívida estava em andamento. Na minha opinião, depois da Petrobras, não existe nada no Brasil mais corrupto do que essa corja comandada pela Presidente da República. Só para frisar, eu pago já descontado na fonte de pagamento a importância de 27,5%(vinte e sete e meio) todos os meses; como não bastasse, ainda desconta sobre o décimo terceiro. Isso tudo acontecendo e os brasileiros se manifestando pelo reajuste de 0,20(vinte centavos) sobre a passagem de ônibus). Meu Deus! como os brasileiros são pobres e sem noção.

  • Marcos Mendes

    “Casa de ferreiro, espeto de pau”. Acontece em paises como o nosso, respeito a quem paga, no basal. Alguém saberia calcular sua restituição sem o programa da receita, contumazmente com “bugs” bem interessantes. Gente reclamando que o valor de sua restituição aumenta nas versões posteriores a primeira, que as informações corrigidas permanecem no banco de dados e às vezes, são cobradas como se estivesse lançada, mesmo tendo passado pelo “nada consta” do próprio programa. A moda agora é simplesmente não dar ao contibuinte o direito de saber o que ELES consideraram errado em sua declaração anual antes de ter de ir na Receita. Estamos nas mãos de uma Receita Federal com mesmo modelo de gestão dos responsáveis pelo Petrolão. CPI da Receita Federal, seria de muito bom tom.

  • Valmir Peçanha

    Confirma-se antigo rifão: Maus pagadores são bons cobradores.

  • Luciano

    Setti, se poder me responder eu agradeço. Queria saber se já podemos entrar na Justiça assim como fazem os acionistas da Petrobras mas no caso me refiro a poupança. Só para lembrar que a poupança teve sua regra mudada e com inflação galopante e juros altos nosso dinheiro está sendo derretido e também lembrando que esse governo fez de tudo para chegarmos onde chegamos. Vale lembrar também que o FGTS não é reajustado levando em conta a inflação. Resumindo: Somos assaltados 3 vezes. Primeiro nossos impostos viram Petrolão, segundo nossa poupança é queimada e terceiro nossa economia por trabalhar 35 anos vira nada. Assim como tivemos o Collor 1 e 2 agora temos o Lula 1 e 2. Agradeço.

    Caro Luciano, seria preciso sem a menor dúvida você consultar um advogado, mesmo que informalmente — algum parente ou amigo que seja — para ver se há chances de um processo desse tipo prosperar.
    A mudança das regras da poupança foi feita de acordo com a legislação em vigor, que realmente beneficia mais o poder público do que os poupadores.
    Mas um bom advogado pode encontrar brechas a partir da Constituição e eventualmente, sim, iniciar um processo.
    Eu não tenho condições técnicas de lhe dar uma opinião que possa ser levada em conta.
    Abraço

  • Enganado

    Em junho de 2009, fiz declaração retificadora de 3 anos, para reaver imposto cobrado sobre abono de férias. Recebi a restituição de 2 anos. Do terceiro (2004), nada. Já fui na Receita diversas vezes e escrevi para a Ouvidoria. Não adianta reclamar. Eles não dão a mínima para o contribuinte. Devolver o nosso dinheiro não é com eles.

  • Robinson

    Hoje mesmo chegou o IPTU na minha casa.

  • Moacir 1

    Prezado Setti,
    O último off do dia …cross my heart!
    Se ainda não tiver lido, vale muuuuuito a pena dar uma olhada na coluna de ontem do prezado Kotscho
    http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2015/02/05/governo-dilma-2-caminha-para-a-autodestruicao/
    //
    “O que já está ruim sempre pode piorar…. Pelo ranger da carruagem desgovernada, a oposição nem precisa perder muito tempo com CPIs e pareceres para detonar o impeachment da presidente da República, que continua recolhida e calada em seus palácios, sem mostrar qualquer reação.O governo Dilma-2 está se acabando sozinho num inimaginável processo de autodestruição.
    Isolada, atônita, encurralada, sem rumo e sem base parlamentar sólida nem apoio social, contestada até dentro do seu próprio partido, como estará se sentindo neste momento a cidadã Dilma Rousseff, que faz apenas três meses foi reeleita presidente por mais quatro anos? Ou, o que seria ainda mais grave, será que ela ainda não se deu conta do tamanho da encrenca em que se meteu?”
    //
    Abc

  • Alex Wie

    Nem me fale, deixo metade do meu salário com impostos:

    Pago impostos Suecos
    Recebo serviços Afegãos

  • LC

    Muito oportuno esse post…
    Existem milhares de pessoas que estão ha anos esperando resolver pendência com a receita….
    As pessoas que procuram a receita pessoalmente são mal atendidas por funcionários públicos soberbos, arrogantes e grosseiros…..
    Muitos contribuintes são injustamente humilhados na receita federal.

  • JT

    Caro Setti,
    Parte do meu trabalho como arquiteto é regularizar a documentação de imóveis na Receita Federal e nos cartórios.
    Em obras financiadas pela Caixa Econômica Federal, o valor repassado pelo banco ao cliente é feito de mês em mês, com a última parcela condicionada à apresentação do Habite-se e da averbação da construção na matrícula do lote.
    Recentemente apresentamos a documentação completa de uma obra financiada, para obtenção da CND do INSS da mão de obra na Receita Federal. Esta CND costuma sair em três a cinco dias após a quitação de todos os débitos, mas desta vez levaram quase dois meses para liberar o documento (por causa de um recesso branco de virada do ano e outras coisas inexplicáveis).
    Nisso o meu cliente ficou desesperado, sem recursos adicionais e pagando juros pelo atraso no final da construção. Obviamente a argumentação pela falha na liberação da CND não servirá para nada, e o tesouro nacional agradece.
    Nem te conto como somos tratados por alguns funcionários públicos, que se sentem parte de uma casta superior. Nós somos a ralé: essa é a impressão que fica.
    E a gente não pode perder a linha, de modo algum.