O PMDB e os presidente do Senado e da Câmara podem ter todos os defeitos do mundo — mas não são liberticidas como o PT. E merecem o reconhecimento por se oporem com firmeza ao decreto bolivariano de Dilma, que já caiu na Câmara

(Fotos: Jane de Araújo/Agência Senado :: Rodolfo Stuckert/Agência Câmara)

Renan Calheiros, presidente do Senado, e Henrique Alves, presidente da Câmara: dando livre curso à tendência do Congresso de dizer “não” ao decreto dos “conselhos populares”(Fotos: Jane de Araújo/Agência Senado :: Rodolfo Stuckert/Agência Câmara)

Já perdi a conta das vezes em que critiquei neste blog o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Pois tenho que dar a mão à palmatória a ambos em razão da parede que estão ajudando a erguer para impedir a existência legal do decreto nº 8.243, de 23 de maio de 2014, pelo qual a presidente Dilma criou um tal “Sistema Nacional de Participação Social” — na prática, instituindo “conselhos populares” à moda de países bolivarianos, à margem das instituições de representação popular criados pela Constituição e que constituem uma ameaça a mais do PT à democracia.

Henrique Alves foi quem colocou em votação, anteontem, terça, 28, o projeto de decreto legislativo que derruba os “conselhos populares”.

De forma mesquinha, setores do lulopetismo atribuíram o gesto do presidente da Câmara como uma desfeita ao Planalto e ao ex-presidento Lula, que, na eleição para governador do Rio Grande do Norte, em que Alves era candidato do partido nacionalmente aliado ao PT, apoiaram seu adversário do PSD, Robinson Faria, que acabaria sendo eleito.

Foi mais do que isso. Henrique Alves, com a experiência de quem é deputado há onze mandatos consecutivos, sabia desde o início que a Câmara, a despeito de vergar-se ao lulopetismo em uma série de temas, abrigava uma forte oposição ao decreto bolivariano. Ele próprio chegou a expressar reservas à medida.

(Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

Ministro Gilberto Carvalho, que Augusto Nunes chama de “coroinha de missa negra”: ironizando o Congresso e levando contravapor do presidente do Senado (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

Quanto a Renan, presidente do Senado, suas declarações desta quarta-feira não deixam muita margem a dúvidas sobre de que lado está.

Ele anunciou, sem meias palavras, que a Casa vai derrubar o decreto do governo e deu como certo que os senadores vão acompanhar a decisão da Câmara e aprovar a resolução que anula o decreto.

“Já havia um quadro de insatisfação com relação a essa matéria”, afirmou. “O decreto ser derrubado na Câmara não surpreendeu, da mesma forma que não surpreenderá se for — e será — derrubado no Senado”, disse.

Notem este “e será”. O próprio Renan, em conversas privadas com interlocutores, deixa clara sua oposição e sua má-vontade contra o decreto de Dilma, mas, matreiro, nega que a decisão da Câmara seja um sinal de insatisfação pós-eleitoral na base parlamentar governista. “Essa dificuldade [de aprovar o decreto] já estava posta antes das eleições, apenas se repete. Essa questão da criação de conselhos é conflituosa, não prospera consensualmente no Parlamento e deverá cair”, previu.

Como não podia deixar de ser, o ministro Gilberto Carvalho, o “Gilbertinho” — ex-seminarista que meu amigo Augusto Nunes costuma chamar de “coroinha de missa negra” –, que, de acordo com o decreto, seria o coordenador desses conselhos bolivarianos escolhidos a dedo, sem eleição, chiou, e ironizou a Câmara dos Deputados. “É uma vitória de Pirro”, sentenciou a caixa-preta de Santo André, “quando (sic) o Congresso, de maneira persistente, insistente, acabou criando um decreto legislativo que derrota o decreto da presidente”.

E acrescentou: “Nada mais anacrônico, contra os ventos da história, nada mais do que uma tentativa triste de se colocar contra uma vontade irreversível do povo brasileiro, que é de participação”.

Quem é o ministro para dar lições ao Congresso? Ele não foi eleito para nada, vive há anos e anos dependurado na administração pública por ser do PT, não tem mandato, não dispõe de eleitores, não representa ninguém — quem sabe, algo dos “movimentos sociais” do qual é o interlocutor do governo, sempre passando a mão na cabeça de entidades como o MST quando enveredam pela baderna.

Em resposta ao ministro, Renan sapecou:

— Mais uma vez o ministro Gilberto Carvalho não está sabendo nem do que está falando.

Então, para concluir, eis o que penso sobre o episódio e o que ele revela.

O PMDB pode ter todos os defeitos do MUNDO. Já critiquei o partido no primeiro post publicado neste blog, em sua inauguração, quando chamei o partido de “uma jiboia faminta e insaciável, acostumada, há décadas, a triturar e digerir aliados – e a querer mais, sempre mais”. É uma coligação de interesses regionais, é um conjunto de caciques, não tem ideologia definida, não tem um projeto de Brasil, quer participar (e o faz) de todos os governos — seja de que tendência for –, é em grande parte fisiológico, quer sempre uma “boquinha” etc etc etc.

Mas tem uma grande, enorme qualidade para quem erige, como os democratas, a liberdade como supremo bem: o partido, em toda a sua existência, nunca propôs nada que arranhasse os direitos e garantias individuais, a liberdade de expressão de pensamento, a liberdade de organização, a liberdade de manifestação, a liberdade de imprensa.

Renan Calheiros e Henrique Alves têm folhas corridas políticas bastante acidentadas, para dizer o menos — mas, igualmente, jamais atentaram contra as liberdades públicas no exercício de suas funções.

Já o PT é um partido com setores de forte corte stalinista, um partido hegemônico, que pretende estender os tentáculos sobre as instituições, um partido com vocação liberticida.

Só para lembrar: em 2004, o lulalato tentou emplacar um Conselho Federal de Jornalismo idealizado por jornalistas domesticados e destinado a “orientar, disciplinar e fiscalizar” o exercício da profissão e a atividade do jornalismo — censurá-lo, em suma –, recuando diante da enorme reação do Congresso e de vários setores da sociedade.

Em 2010, gestou um projeto autoritário e proto-fascista de criar uma estatal Agência Nacional de Comunicação (ANC) proposto pelo então ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, que previa a aplicação de multas por programação considerada “ofensiva, preconceituosa ou inadequada ao horário” transmitidos por emissoras de TV e rádio e era tão ruim que recebeu o contra até de entidades alinhadas ao PT, como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Até hoje continua insistindo em calar a imprensa, como vimos em vídeo que já publiquei e republiquei e que trago de novo para os amigos do blog, em que o deputado José Guimarães, vice-presidente do partido, acusa a mídia de ter “passado dos limites” e que eles, petistas, terão que “reagir a essa ação orquestrada [da imprensa] que tem como único objetivo prejudicar o PT”.

Confiram:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 3 =

68 Comentários

  • Pedro!!

    O “Gilbertinho” avisou a “Dilminha” que está “cansado” (de quê, nunca saberemos), mas encontra disposição para mais uma boquinha no governo. Deveria ir logo se pendurar na folha de pagamentos do Instituto Lula.

  • Rodrigo- Na oposição

    Pois é, ter de contar com este PMDB, que tristeza de país.

    Com todos os seus monstruosos defeitos, ainda prefiro o PMDB do que o PT. Que, além de trambiqueiro, picareta, fisiológico e tudo o mais que sabemos, é stanilista e liberticida. Odeia oposição, voz discordante, imprensa livre.

  • marco

    Parabéns aos presidentes do SENADO E DA CÂMARA DOS DEPUTADOS por não deixarem esse MALDITO DECRETO ser aprovado!!

  • carlos h. ferreira

    Apesar da ficha corrida dos dois tb concordo com o exposto e tomo a liberdade de acrescentar se estes srs e seus companheiros impedirem que o PT consiga impor ao povo brasileiro um regime político com base no Foro de São Paulo e ainda trabalhem para tirar estes comunistas do poder, eles terão todo o apoio popular que necessitarem.

  • Rodrigo- Na oposição

    Sim, Setti, eu também prefiro o PMDB ao PT. Não discordo de seu ponto de vista.

  • Paulo/Curitiba

    Até quando teremos que aturar o PT, essa seita maldita? Cegos ideológicos. E de uma ideologia ultrapassada e que não deu certo em lugar nenhum. E o pior é pensar, que Lula, o louco dos palanques, quer voltar em 2018.

  • Reagan

    Chega de psicopata no poder, já deu no saco, bando de vagabundo, trabalha eles não querem né?

  • marcel

    Não entendi bem o objetivo do comentário que deletei. Você se referia à senhora sua mãe e a quem mais de sua família?

  • marcel

    Veja aí setti!

    “Parabéns aos presidentes do SENADO E DA CÂMARA DOS DEPUTADOS por não deixarem esse MALDITO DECRETO ser aprovado!!”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    A vigaristada acha que com um “advogadinho” meia boca vai se livrar dos 7 processos golpistas antes das eleições.

    kkkkkkkkkkkkkkk

  • Kildare

    Diz o cuequeiro: “criminalizar o Lula é crminalizar a democracia brasileira”. Não treme nem gagueja…
    Lula, então, é uma legião! Como o diabo que os carregue.
    E tem gente que vota! Meu Ceará!, esse escroque foi eleito de novo!
    Não tá na hora de manda-lo procurar um emprego pra ver o lado de quem trabalha?

  • Mauricio

    Ricardo, vc esta totalmente correto, o PMDB tem lá seus mais variados tipos de problemas, mas é um partido que sempre prezou pela liberdade do expressão, por isso vejo com muito bons olhos a candidatura e provavel vitoria do Eduardo Cunha para presidencia da Camera.

    Quanto a este cidadao, Jose Guimaraes, basta lembrar que ele é irmao do mensaleiro Jose Genoino, precisa dizer algo mais?

  • observador100

    Menos meu caro Setti, menos.Não vá se enganar de novo como no início do governo Dilma em 2011

  • GEROLDO ZANON

    Eu sou de SC infelizmente moro numa cidade onde o prefeito é do PT quem passa pela prefeitura já tem um cartaz grande fazendo propaganda do( SISTEMA NACIONAL DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL)

  • Moacir 1

    Não é recente a mágoa do maior partido da base aliada com o PT . No ano passado,em junho, quando o PMDB confirmou o nome de Temer na chapa da Presidenta Dilma, a insatisfação do diretório nacional do partido foi eloquente: mais de 40%
    dos votantes queriam estar longe do PT nas eleições.Tinham razão os dissidentes.A sanha hegemônica petista resultou em falta de apoio ao PMDB na disputa eleitoral nos Estados e praticamente toda a bancada do PMBD , a começar pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, está insatisfeita com o governo e disposta a dificultar a vida do Planalto.
    Tenho certeza de que hoje,dentro do PT , devido à derrubada do decreto bolivariano da Presidenta,os Presidentes da Câmara , do Senado e o líder do PMDB são considerados ressentidos traidores.
    “Traíras” como Eduardo Campos e Marina Silva.
    Prefiro torcer para que eles venham a ser “heróis da retirada”.A postura inesperadamente altiva de Renan Calheiros, Henrique Alves e Eduardo Cunha nestes últimos dias, me fez recordar este conceito sui generis,elaborado pelo poeta alemão Hans Magnus Enzensberger , para explicar ,por exemplo, Mikhail Gorbachev e as suas perestroika e glasnost. O escritor espanhol Javier Cervas,num livro imperdível para todos os amantes da democracia, chamado Anatomia de um Instante , aprofunda ainda mais a definição , mostrando-nos estes “heróis de retirada” – numa narrativa focada em Adolfo Suárez o filhote do fascismo de Franco, que no entanto, pulverizou-lhe o legado ajudou os espanhóis a consolidar sua democracia – como aqueles a quem cabe, tendo abstraído a ruína moral e política dos regimes nos quais nasceram e dos quais se alimentaram, agilizar os seus desmontes.
    Espero que os nossos pmdbistas eternamente situacionistas e adeptos da fisiologia desvairada,possam agora,percebendo o quanto é perigoso se criar corvos, atuar como agentes da mudança , inesperados e paradoxais. Que eles, em vez de garantir a continuidade do supostamente ” aliado” estado de forças petistas,façam exatamente o oposto: nos ajudem a democraticamente acabar com a alternância no poder do PT pelo PT.
    Segundo Cervas, os modernos protagonistas das retiradas seriam aqueles capazes de entender que:
    “Às vezes a lealdade é uma forma de traição, e a traição uma forma de lealdade. Talvez não saibamos com exatidão o que é lealdade nem o que é traição. Temos uma ética da lealdade, mas não uma ética da traição”.
    Saber mudar ,é preciso.Para que não traiamos a nós próprios.Para mim, as vozes do PMDB, estão começando a negar a notória lealdade irrestrita em troca de vantagens ao governo,em grande parte por já reconhecê-lo profundamente esgarçado.Afastam-se do PT numa tentativa de sobrevivência política,é claro, mas também numa busca de construir uma nova aliança com o Brasil.No caso ,voltam as costas ao erro presente para construir uma lealdade ao acerto futuro.
    Não sou aqui ingênuo ao ponto de não identificar nesta rebeldia ,uma forma de retaliação por traições petistas em palanques regionais, e ,bem assim , uma grande pressão – leia-se as votações previstas do orçamento impositivo,da PEC 170, que altera a Constituição e garante proventos integrais às pessoas que se aposentarem por invalidez e provavelmente da PEC 155, que acaba com a contribuição previdenciária dos servidores públicos inativos – com o objetivo de fortalecer o PMDB e dar-lhe musculatura para minimizar os futuros desgastes que o partido terá que encarar quanto se tornarem públicas as delações premiadas da Petrobrás, em cujo enredo o PMDB esteve do lado dos bandidos.
    Mas acredito que o PMDB tem consciência de que precisa – para fugir da natureza liberticida e hegemônica do PT – ter candidato próprio nas próximas presidenciais,e exigir mais respeito para com o Legislativo.Para o maior partido brasileiro também chegou a hora da mudança.Talvez os do PMDB , estejam fazendo uma leitura bem melhor do a que são capazes os governistas de plantão…. dos sinais.Eles são claros: a política precisa ser mais do que uma batalha entre interesses divergentes. Deveria ser uma tentativa de equilibrar ” verdades parciais ” em prol de todos.
    Está certíssimo o presidente do Congresso ao insinuar que com o PT não há diálogo e que “conversar não tira pedaço de ninguém”. Todas as sociedades,todos os projetos ,todos os homens ficam mais pobres, mais toscos, mais ignorantes se não podem colher as vantagens de pontos de vista opostos e de pensamentos divergentes.A livre expressão das diferenças e a voz das minorias é a cara da democracia
    Aquilo que o PT tem de abominável é justamente a sua incapacidade de conviver com o diverso e a falta de respeito que demonstra ter para com os seus adversários.A sua vocação…. i-ne-quí- vo-ca…. para o totalitarismo. A hipocrisia despudorada do seu discurso travestido de esquerda , no qual os fins justificam os meios e até mesmo os torpes aliados que vai comprando estrada afora.A sua falta de apreço pelas instituições.As 8.243 tentativas de atropelar o equilíbrio dos poderes.Essa fome voraz de calar a imprensa.E a arrogante pretensão do partido de ter o monopólio da consciência social ,do bem comum e da justiça.
    ”Justiça” é uma palavra ou definição relativa, com base em nossas próprias crenças individuais.Nós estamos vivendo em um mundo socialmente complexo,partilhado por pessoas com todos os tipos de vivência, com crenças sociais, políticas e religiosas diferentes,onde temos de aprender a conviver e respeitar uns aos outros.Se não fizermos isso, é melhor que nos prepararemos para o sepultamento de todas as liberdades e valores da humanidade / civilização como a conhecemos atualmente.
    Juergen Habermas nos forneceu a melhor base para a compreensão e consequente valorização do debate político.Ele fala da “esfera pública” – e ela poderia, ser por exemplo, um blog – como um lugar onde as pessoas se reúnem, como iguais, para criar “significado” e para constituir as normas para o projeto humano em curso. Uma noção relacionada à “ética do discurso”, que, baseada na razão, mantém uma conversa democrática empírica. E esse é o valor mais alto na teoria política republicana recente .
    Aprendi ,com os meus muitos anos, que os principais problemas e obstáculos para se criar uma convivência viável para a humanidade, uma relação civilizada , na maioria das vezes são criados por grupos ou indivíduos radicais e hegemônicos. Eu, pessoalmente, não acredito em escolhas à esquerda ou à direita – muito menos extremadas – mas simplesmente em liberdade versus tirania. Aqui reside a raiz dos nossos dificuldades.As oscilações do pêndulo entre tirania e liberdade são permanentemente rejuvenescidas pelas ilusões de como se viver de forma “mais justa”. E essas ilusões são manipuladas na política por partidos autoritários,populistas e corruptos, como tornou-se o PT.
    A moralidade dos nossos comportamentos deve ser ser ditada – muito principalmente – pelo nosso anseio de viver em liberdade e pela nossa repulsa contundente de viver sob a opressão.Parece-me que, finalmente,os partidos de oposição o Congresso Nacional e mais de 48% do eleitorado brasileiro serão , muito em breve, os heróis de uma retirada petista.
    Abraço

  • JL

    Prezado Setti, excelente definição desse gilbertinho: uma caixa-preta, black box, ou pior, black bloc, funesto, fúnebre!

  • Eliana

    Alguém ainda tem alguma dúvida sobre o objetivo último do PT: Fazer o diabo para não sair nunca mais do poder?

  • Moura

    Setti, respeito a sua opinião, mas os dois fizeram isso em causa própria, não foi pensando na DEMOCRACIA, eles sabem que se o projeto passasse eles não teriam mais como exigir ou até mesmo chantagear o Palácio do Planalto, exigindo cargos no alto escalão da administração federal.

  • Solismar

    Essas atitudes de Renan e Henrique Alves não serão algum tipo de chantagem sobre as denúncias na Petrobrás? Afinal, a Presidente Dilma disse que não deixará “pedra sobre pedra” na apuração das irregularidades na estatal; e eles estão enrolados até o pescoço por lá.

  • Sou Brasileiro, anti PT

    O Rodrigo Alves esta revoltado pela perda que teve para Governador mas já esta se falando que foi chamado ao planalto para conversar com a Dilma e provavelmente será oferecido ao mesmo se acalmar um Ministério. Se isto é verdade só o tempo dirá. Vamos ver como será as novas votações já que ele tem o poder de por em votação.

  • Wake up

    Pode dizer o que quiser, aprovar um decreto ratoeira como este é colocar corda no pescoço não só dos brasileiro, mas na dos deputados e senadores. Imagine o caos de ter que dividir as decisões com meliantes zumbis indicados pela ********* PTralha.
    Esta é a mesma tática usada por todo tipo de ditadorzinho como esse de Cuba, assim como foi o desarmamento.
    Todos os dias assistimos assassinatos com armas de fogo mais que antes, mas não se fala mais nisso.

  • gilmar

    a veja jamais iria publicar uma noticia dessas se nao tivesse a prova , eles nao sao bobos e alguem tem duvida que dilma e lula nao sabem de nada kkkk o marcos valeiro ja tinha falado antes mas foi abafado

  • Carmo Azevedo

    Nao fora a midia o irmao dele nao estaria hospedado na Papuda!

  • gunter jr

    coitado dos brasileiros:

    entra ano e sai ano e nao muda nem a smoscas e nem a m****
    onze mandatos consecutivos, renan calheiros…
    tenha do.
    gj

  • Ronaldo Braga

    A coisa anda no seguinte pé: ou o PT cala o jornalismo sério, demite juízes comprometidos com a constituição, prende pessoas de bem que não aceitam essa bandidagem e fecha veículos de comunicação que teima em respeitar a verdade, ou então Lula terá que passar umas férias na papuda e Dilma entregar o cargo ao vice.
    O jogo ta sendo jogado e as condições apresentadas é que nem Lula e nem Dilma tem defesa, mas pode sim ter ataque à verdade, à imprensa e a justiça que respeita à constituição.
    http://www.ronaldobragas.blogspot.com
    R.B. Santana

  • VR-760

    Deus que me perdoe, mas o fiel da balança da democracia brasileira desde 1985 é o PMDB, até por uma questão de auto preservação da espécie.

  • Ronaldo força

    Ricardo Setti, a metade da população brasileira se encontra com o sentimento de fraude nas eleições de Dilma Roussef. Vamos combater sem tréguas este governo corrupto do PT até o fim. Temos de esclarecer o escândalo da Petrobras e responsabilizar o corrupto do Lula e a cúmplice da Dilma Roussef. Não aceitamos a legitimidade deste governo até que o frande eleitoral seja trazido a tona. Até as 20 hs o Aécio Neves era vencedor por boa margem de votos. Quando fizeram a pausa, aí é que se encontra o perigo, para a chegada dos votos do Acre foi que ocorreu a conta de chegada para Dilma ser eleita. Exigimos a apuração dos fatos e vamos acabar com as urnas eletrônicas.

  • Rodrigues

    Tanto Dilma como o PMDB, se fizerem uma transfusão de sangue e exilar-se do PT e seus pelegos, poderão ter uma chance de dar a volta por cima, e eles sabem que sua credibilidade perante a opinião pública depende da temperatura que os aproxima do petismo, as urnas disseram isso, só não vê quem não quer, eu particularmente torço para que não vejam, porque não merecem mais nenhuma chance.

  • WAGNER

    Esta corja que esta há 12 anos no poder, ainda não verificou que este pais se chama Brasil, e não Venezuela. Este deputado é corrupto que nem o irmão.Fora partidos dos mensalões, Auditoria no TJE, em todo o Brasil, o que mais se comenta é sobre as fraudes nesta urna eletrônica, e que esta no poder é o PT, tudo é possível.Brasileiro de bom sendo e de ética

  • Evandro


    Olá Setti,
    booom dia,
    Mas de onde surgiu essa figura asquerosa, um
    tal de José Guimarães, falando sandices de
    controle da mídia não vendida, que Lula é o
    Deus do brasil ,,..etc…?

    Vá prá CUBA seu ameaçador de quinta categoria
    contra a CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA !!!

    figura ASQUEROSA… arghhh só vomitando mesmo!!

  • Evandro


    SETTI,
    o tal Marcel das 00:24hs. , se referia sim a
    mãe dele. RSS..RS.S. Coitadas dessas
    progenitoras dos pestilentos.

    Pariram verdadeiros bagaços da civilização.

    Ao menos aquela mãe canadense, que pariu um
    comunistóide fundamentalista, ela teve a
    decência , a altivez, a moralidade, em dizer
    que estava chorando pelas vítimas, e não
    pela besta-demoníaca que pariu.

  • Evandro

    Sim, Pedro,
    o tal gilbertinho , que está cansado de lutar
    contra o imperialismo yanque e 80.000.000
    milhõs de brasileiros que não aceita o discurso
    dos insandecidos, ele vai voltar morar em
    s.paulo, trabalhar na FOLHA DE S.PAULO como
    lambe botas ou afaga-padre.
    É outro coisa-nenhuma , que do pó voltará ao pó,
    sem nunca ter sido nesta nesta vida mundana,
    a não ser mais um parasita que mamou nas
    tetas públicas.

  • Renato

    Ótimo texto. Apenas reforçando. Quem é Gilberto Carvalho para dizer o que o povo brasileiro quer?
    Essa história é parecida com aquela da Venezuela em que Rui Falcão disse “em nome do povo brasileiro” que apoiava o governo de Maduro. Quem apoia é ele. Não venha falar em nome do povo brasileiro. Esse pessoal do PT é liberticida e totalitário e não representa a maior parte do povo brasileiro e isso nós vimos nessa eleição.

  • Ramon

    Quem é esse tal de carvalho? Ele detem algum mandato? Quantos votos ele recebeu para ousar enxovalhar o Congresso dessa maneira. Deputados e Senadores deveriam exigir a demissão desse pústula! Sob pena de bloquearem todas as iniciativas do governo. Nesse momento de ofensiva totalitária do PT o Congresso de se fazer respeitar.

  • Jotaga

    Parabéns ao PMDB. Democracia em primeiro lugar.

  • MILTON SIMON PIRES

    APENAS UM VAGABUNDO

    Milton Pires

    Quando eu discuti com uma colega de trabalho (médica) por causa da conduta técnica em relação a uma paciente e dela recebi um encontrão, a primeira coisa que o Grupo Hospitalar Conceição “do B” aqui em Porto Alegre fez, além de me afastar, foi argumentar que havia contra mim uma queixa na “Delegacia da Mulher”. Quando, como cidadão e eleitor, chamei a “presidenta” Dilma daquilo que merecia nas redes sociais, além das ameaças de morte, tive que ler de pessoas que sequer conheço que “jamais consultariam com um médico assim”. Não é preciso, meus amigos, ser muito inteligente para imaginar que falta agora a essa gente fazer uma acusação contra mim por “eu ter matado meu cachorro” ou “cortado uma árvore na frente da minha casa”. O que quero dizer com isso? Quero afirmar que existe, dentro da sociedade brasileira, um tipo de discurso do qual os marginais mensaleiros se tornaram proprietários – aquele da “correção política”. Nada mais perfeito do que um médico (que simplesmente por ser médico já “deve odiar pobres”) bater em mulher, matar animais e cortar árvores, não é mesmo? Esse tipo de sujeito é o estereótipo das “classes dominantes” que o PT precisa manter vivo no inconsciente da população.
    Depois da “vitória” de Dilma nas eleições do último domingo, começou a circular pelas redes sociais um tipo de comentário que muito tem me deixado preocupado. São críticas ferozes em relação aos brasileiros do nordeste do país e incitações à separação dos demais estados da federação daquela região. Nada, nesse momento, pode ser mais conveniente aos marginais do PT! Isso vem como um presente, como um convite certo a mais críticas ainda “ao preconceito”..a “xenofobia” e outras palavras que esses animais tem sempre na ponta da língua para atacar seus opositores.
    Todo cuidado, pois, nessa hora para que discurso algum seja feito contra negros, nordestinos, gays, ateus ou qualquer segmento da população brasileira identificado pelos bandidos do poder como “minorias”. O partido religião roubou dessas pessoas o direito de falar em nome próprio. Acredita ele, partido, ser o porta-voz de toda essa gente e ter uma espécie de direito adquirido ao seu voto e capital eleitoral em qualquer pleito. Todo discurso de oposição que se destina a colocar o PT na ilegalidade deve ser feito no sentido de demonstrar sua ligação com o Foro de São Paulo, com o narcotráfico, com a ligação de Dilma e Lula com o escândalo da PETROBRÁS e com os indícios, cada vez mais fortes, da gigantesca fraude nas urnas eletrônicas usadas no último dia 26. Devemos lembrar que preside o Tribunal Superior Eleitoral um advogado petista que não teve sequer, durante sua vida, a competência necessária para passar num concurso para juiz.
    Meus amigos, é importante não dar “munição ao PT”. Um vagabundo petista não é assim definido por ter votado no PT ou por ter se beneficiado pelo bolsa família no interior do Piauí mas sim pelo fato de tomar café com Chico Buarque (esse sim, um farrapo humano que negou sua história) em Paris defendendo esse tipo de coisa sem precisar dela. Ele não é vagabundo por ter votado na Dilma, por causa do lugar onde nasceu, por causa da cor da pele ou do comportamento na cama. Ele o é quando estudou, conhece e apoia um partido associado ao crime organizado que quer transformar o Brasil numa gigantesca Cuba ou numa pequena China…Ele é marginal e não merece respeito por celebrar uma força política ligada ao Foro de São Paulo que tentou, e ainda continuará tentando, comprar o Congresso Brasileiro inteiro. O vagabundo petista não é vagabundo por ser ateu, lésbica ou gay…não é um farsante por ser analfabeto ou precisar de cotas para entrar na universidade. Ele é um bandido diferenciado que apoia uma ideologia genocida que matou mais cem milhões de pessoas durante o século XX. Por favor não adjetivem um vagabundo petista com nenhuma outra palavra. Não ataquem minorias nem desprezem regiões inteiras do Brasil por causa de resultados eleitorais que sequer sabemos se são verdadeiros. Não elaborem fantasias nem construam hipóteses a respeito do vagabundo petista nem chamem de vagabundos os milhões de brasileiros que votaram nesses marginais. O verdadeiro petista não é nada de mais…não existe nele acidente capaz de modificar a sua mais pura substância. O petista não precisa de nada daquilo que vende para que alguém vote nele e ele mesmo sequer precisaria votar nessa imundície chamada PT. Ele não depende daquilo que prega para sobreviver e não passa de um simples estelionatário que guardou na cabeça alguns slogans dos anos 60. Um vagabundo petista não é nada mais do que isso – apenas um vagabundo..

    Dedicado aos bons vagabundos brasileiros…Eles não merecem ter petistas entre eles…

    Porto Alegre, 28 de outubro de 2014.

  • Luis A. Neto

    Ricardo,
    Sei que essa ideia de censura é atemporal, mas de quando é esse vídeo? Se for de pouco tempo, produzido depois das eleições, o pronunciamento do irmão mais novo do vice-chefe dos mensaleiros José Genoino se torna ainda mais grave frente a derrota imposta ao Partido dos Trapaceiros pelo povo brasileiro.
    Concordo inteiramente contigo que é muito melhor um PMDB podre que um PT sadio; pelo menos as instituições democráticas não estão em risco bolivarianista stalinista comunista ditatorial, o PMDB não representa uma ameaça (pelo menos até o momento) para a frágil democracia brasileira.
    Espero que o PMDB, ou pelo menos aquela parte não viciada, dê as mãos à finalmente oposição e, respaldado pelo povo, seja uma muralha contra a degeneração do Estado brasileiro perpetrada pelo PT.
    Santé!

  • Eurico Marques

    Este Gilberto Carvalho é um brincalhão, um cômico a serviço de um partido – e ele sabe que ninguém o leva a sério. Como diria STtanislaw ” um cocoroca”, que prefere falar qualquer porcaria a ficar quieto, mas pelo menos pode impressionar a turba que o cerca. Mais abestado que o Tiririca…

  • indignado

    O deputado José Guimarães falou com ou sem os dólares na cueca?

  • Klie

    À que grupelhos estaria a vida dos brasileiros submetidas? Isso é uma tentativa de invadir o Brasil com um “formato” do EI (ninguém percebeu ainda?).
    Notem os comentários no blog linkado sobre um assunto que tem a ver com esses “conselhos de vigiadores de bairros”:
    http://placecoqueirosc.blogspot.com.br/2014/05/caracas-olhem-essa-pedra-artistica.html#comment-form
    Estamos pasmos,porque foi perguntado sobre a Pedra Artística às Freirinhas lá do local do assunto do post desse blog e elas sequer sabiam absolutamente NADA sobre os do tal “conselho” terem tido um mínimo de resquício de dignidade de pelo menos lhes comunicar sobre que tipo de “rolo” fizeram com a Pedra Artística contendo a gravura de Nossa Senhora dos Navegantes.
    Tinha-se combinado com gerentes e proprietários de lojas do local e mais outras pessoas também para fotografar-se a Pedra Artística lá na pça nova do bairro; infelizmente (ou talvez como um aviso dos céus para nos defendermos desses ‘conselhos’) quando se soube desse ‘conselho’ optou-se pelo mesmo. Que LÁSTIMA. A Pedra foi endereçada para doação ao Pontífice Fran, via as Freirinhas do local.

  • Evandro


    Meu caro SETTI,
    Tá todo mundo falando da associação eleitoral do
    GLOBO, TV GLOBO, UOL, FOLHA, e outros ninhos de
    jornalistas de 5a. categoria, para com a ORGANIZAÇÃO
    que pretende se perpetuar no poder, como disse
    Celso de Mello no julgamento do mensalão…..
    mas….
    está passando desapercebido, mais um vez, a sombria
    entidade de vestes vermelhas ou cor-de-vinho, a
    tal CNBB, com seus membros de fala afetuosa, ou
    afetadas, e que tem uma proposta até citada pela
    REPRESIDENTA na campanha eleitoral, de uma tal
    de reforma politica, que pretende dois turnos
    para os cargos ao legislativo.
    Traduzindo: Querem colocar no parlamento, com o
    apoio dos comunistóides da igreja católica (QUE
    NÃO FALA NEM EM NOME DOS CATÓLICOS BRASILEIROS),
    burocratas de partidos e ORGANIZAÇÕES, gente
    sem voto, sem vêz, sem carisma. Gente escondida
    nos submundos dos partidos. Gente atoladas até
    o pescoço com fatos gravíssimos. ATé criminais.

    Lamentável, asquerosa, nojenta, inaceitável essa
    parte da igreja católica, que 30 anos atrás
    apoiavam os que seriam os futuros ladrões do
    brasil.

    Pelo jeito são também como aqueles 3 macaquinhos.
    Não ouvem, não enchergam, não falam …,
    FINGEM QUE EXISTIU NO BRASIL O MENSALÃO, OS LADRÕES
    DO POVO, AS PENAS simbólicas aos mensaleiros, O
    SURGIMENTO DO PETROLÃO, etc….

    Essa tal de CNBB, deveria sim seguir a máxima
    de Cristo. DÊ a Deus o que é de Deus, e dê a
    CÉSAR o que é de Cesar.

    Trabalhem senhores da CNBB, nos ofícios religiosos
    que escolheram. Pregar o cristianismo, lidar com
    o lado espiritual do rebanho, e não se prestarem
    a ficar se metendo em politica, e politica da pior
    espécie, apoiando bandidos e ladrões.

    CRISTO em certa passagem da bíblia, ao ver comerciantes
    no templo, chutou tudo e cuspiu nos que fazem meio
    de vida a religião.
    Hoje, ele não faria diferente com muita entidade
    que usa de seu nome, para se associar ao lado
    de satanás.

    Voltando a falar de jornalistas de terceira qualidade,
    estou me lembrando da ocasião que a Tv Globo
    entrou com imagem ao vivo do acidente da TAM no
    aeroporto de S.PAULO.,
    A imagem era clara.., só aparecia a cauda do
    avião da TAM no meio de um incêndio que tomava
    tudo…
    Entra o áudio do tal WILLIAM BONER (o mesmo que
    babou com a vitória da dilma e sorria como um
    bobo) , e ele diz: – é… o avião saiu da
    pista e atravessou a avenida ….
    -Sómente essa figura sem qualificação para a
    função de âncora (se bem que globo e ele se
    merecem) que diria que o avião atravessou aa
    aavenida.., como se a avenida fosse em
    nivel com a pista… kkkkk
    o avião estava tomado por chamaas e o sujeito
    nãoa falava coisa com coisa…
    mais atrapalhado não podia ser.

  • Eimar

    Esse cretino é irmao do jesuino?????!!!!!Esta explicado.Ele quer censura?Falar a verdade é passar dos limites?????!!!!So na cabeça desses ******* do dinheiro suado dos trabalhadores honestos desse pais.Fora pt,que nao representa nenhum trabalhador.Bando de **********.Estou revoltada!!!!

  • ademar filho

    Uma coisa é você ser desonesto e responder por processos na justiça, outra coisa é você ser um traidor da pátria. Pátria esta que abriga eles dois (renan e Henrique Alves), respectivas famílias e todo patrimônio que conseguiram amealhar prestando serviços ao Brasil. Pensando bem não se trata de patriotas e sim de parlamentares espertos, pois os bolivarianos petistas, não querem dividir com ninguém as riquezas da pátria, e renan e Henrique Alves já perceberam isso. Temer vende a conversa mole de que ele é o equilíbrio entre a esquerda radical e a sociedade. Sarney, como sempre, mostrou a que veio, ou seja, apoiou a Dilma, mas votou no Aécio. Por favor o último que sair, apague a luz.

  • karina

    O PT não quer e nem nunca quis democracia, eles querem o socialismo, querem o poder a qualquer custo. O socialismo nunca deu certo em lugar algum, ele só faz uma grande classe de miseráveis, uma “zelite” o alto escalão do partido, que vive a caviar e champanhe e extermina quem não se encaixa nesse perfil. Esses petistas deviam ir pra Cuba, pra China, pra Bolívia e lá ficar.

  • Eimar

    Usar as palavras:ladroes e malandros é ofensivo???O que se pode dizer dos petralhas????!!!!So na cabeça desses cuidadores do dinheiro suado dos trabalhadore?????Bando de santinhos,pode?????!!!!!

  • Leo

    Deputado José Guimarães se o sr. gosta muito de ditadura vá morar em Cuba. Depois não se arrependa e volte de ************.

  • Angèlìka

    Setti,que Deus te ouça!
    Dhudhu Alves na verdade ficou zangadinho com Dilmá por ela não ter-lhe dado o apoio que ele queria lá no Rio Grande do Norte.
    A votação do Decreto 8.243 foi segurada por ele já antes do início da Campanha eleitoral. Ela inclusive o deixou em Natal esperando-a sentado(?)hmmmm porque preferiu ir a uma entrega de uma retroescavadeira em algum lugar por aí, Brasil afora. Meninos, eu li essa matéria!
    Ainda tem muito para FILTRAR, esse Pmdb.
    Ainda falta o Senado aprovar OU não.
    E o Sarney está na lista da “futura impedida” Dilma para ocupar cargos nos Ministérios?
    IncomPeTência faz parte da natureza do PT.
    FOOOORAAAAA!
    Impeachment JÀ!
    Abração, Setti.
    E obrigada por engrossar a corrente dos otimistas.

  • juscelino

    Setti, ninguém é perfeito nesse mundo.. ninguém é 100% crapula.

  • Lilian

    E Lula, que disse não faz muito tempo que a mídia precisava de regulação porque estava passando dos limites em suas críticas a Dilma?! Ou seja: ele falou claramente de regulação de conteúdo, e, pois, de censura pura e simples. Como na era da ditadura.

  • Alexandre Sampaio Cardozo de Almeida

    São Paulo, 31 de outubro de 2.014

    Prezado Setti,

    O inimigo do meu inimigo, nem sempre é meu amigo! Ademais, essa cambada não cumpriram mais do que suas obrigações constitucionais e morais. Cito como exemplo, a segunda grande guerra, onde para se derrotar Hitler, os aliados tiveram que fazer um acordo com Stalin. Que por sua vez, havia sido traído, uma vez que o pacto lavrado de não agressão entre Alemanha e Rússia, foi descumprido por Hitler. Veja a ***** que deu.

  • Vaulber B. Pellegrini

    Meu Deus, eu pensei que já tinha escutado de tudo mas depois de “Lula, patrimônio da Democracia”……

  • Luis Machado

    Uma pena que ainda piores que os políticos sejam os eleitores. Não há como perdoar, depois de doze anos de orgia moral e criminal, um zé poveta que reelege de novo os petralhas.

  • maria amelia

    não acredito e não acreditei nessa eleição de urnas viciadas – pelo sul, que dirpa pelo norte, feudos de Sanei e collor????????

  • Bruno Sampaio

    Faço minhas as palavras de
    .
    Renato – 31/10/2014 às 10:48

  • Paulo

    A maior prova do malefício dos Conselhos Populares não é nem propriamente a idéia em tese,mas o fato dela ser aplicada para fortalecer ainda mais o poder acumulado pelo PT.
    O partido tem um incontido e danoso desejo de se perpetuar no poder e transformaria esses Conselhos em algo muito parecido com a CUT ou o MST,que viraram apenas marionetes do Planalto. Tô fora !
    Assim como o partido fez com seus próprios diretórios regionais e militâncias,que são completamente corrompidos pela cúpula nacional do partido e com as prefeituras e governos estaduais que conseguem,transformando-as em meras filiais do governo federal. Tanto é que cada governo petista em nível regional após o partido ter chegado a presidência é mais mal avaliado do que o outro!

  • paulo cesar

    Lula é o patrimonio da imoralidade publica, patrimonio da rose sua amante que nomeada para o gabinete da presidente em sao paulo montou uma quadrilha para assaltar o brasil, lula é *** *** **** *** **** **** o brasil diuturnamente e seguno o Yussef era **** **** gang da Petrobras. Espero que a oposição saiba fazer jus aos 50 milhões de votos ue recebeu e tenha um comportamneto do PT quando oposição. Collor so saiu do governo porque o PT era competente como oposição. Espero que a oposição comande o impedimento desta presidente que juntamente com lulla montou uma **** ***** ***** a Petrobras para beneficio proprio e de seus alugados.

  • paulo cesar

    Este sujeito so esta na vida publica porque a nossa justiça é um lixo. eh uma justiça que so pensa em ganhar salarios astronomicos sem entregar nada para a sociedade brasileira. Este ******** que teve seu assessor preso em sao paulo com dinheiro na cueca deveria esta preso e esta ai afrontando os contribuintes que tem que sustentar este ***** **** seus ***** na camara dos deputados.

  • Joana

    Dr MILTON SIMON PIRES – segundo o senhor há os vagabundos petistas. Muito bem, o que o senhor diz, doutor, dos fascistas caboclos que pululam pelas redes sociais dizendo que os nordestinos são *** miseráveis que mereciam morrer porque votaram na Dilma, e esquecem que os quase três milhões de votos que ela recebeu, por exemplo, no RS, foram essenciais para reelegê-la? Me parece que essas críticas seletivas demonstram o preconceito baseado na ignorância que não é , como o senhor diz, doutor, exclusivo dos eleitores do PT. De qualquer forma, essas eleições foram um marco histórico, não pela vitória do PT ou pela derrota da ultradireita, mas porque a nossa ‘grande’ imprensa facciosa, que nada mais é do que cabo eleitoral da direitalha bananeira, travestida de jornalismo, beijou a lona. Não pode mais eleger presidentes como fez com Collor, ou ajudar a instaurar a ditadura como fez no passado. Em breve será mais um anacronismo, como os antigos coronéis do Sudeste e Nordeste, ou como os caudillos do Sul. Para a nossa imprensa macartista e bananeira, uma homenagem…
    https://www.youtube.com/watch?v=PQwiCY3c7iA

    Não me conformo em ver uma pessoa inteligente como você, Joana, considerar “ultradireita” uma candidatura como a de Aécio Neves.
    Não posso acreditar que você acredite nas próprias palavras.

  • paulo cesar

    Dr. Miltom, vagabundos PTistas é pleonasmo. Bolcheviques, bilivarianos, autoritarios, defensores de ladroes de dinheiro publico, adoradores de crapulas como o macaquinho da coreia e do velho asqueroso e assassino de cuba, e adoradores do cafajeste mor do brasil, sr lulla. Esta raça é insuportavel. Um bando de imorais.

  • Joana

    E homens inteligentíssimos como você, o Reynaldo, o Augusto Nunes acreditam mesmo nessa gente, que desde sempre só defendeu os interesses dos muito ricos e poderosos e só deu ao povo desemprego, salários de fome, miséria e humilhação em níveis subsaarianos? E a candidatura do Aécio não é ultradireita, não é fascista, mas a da Dilma é comunista, bolivariana, sei lá mais o que. Rótulo nos outros é refresco, não é? Vocês recorrem a uma demonização que chega a ser primária contra a Dilma e o Lula. Reagem com horror quando o Lula chama o Aécio de bêbado, mas desde sempre chamaram o Lula de bebum, ébrio, cachaceiro, sem que jamais ele tenha sido filmado se totalmente alcoolizado cambaleando pelas ruas ou recusado o bafômetro. Se fosse o Lula, seria proclamado o anticristo cachaceiro com direito reportagem de capa e tudo, não é mesmo? Bom, de qualquer forma, não podemos reclamar, o povo finalmente acordou e não vota mais sob as ordens da casa grande. A única coisa que está meio difícil é suportar os fascistas caboclos de plantão nas redes sociais, mas até que é divertido…
    https://www.youtube.com/watch?v=riOQ1l9AYJg

    I give up…

  • Meméia

    Só de saber que Renan Filho foi eleito governador de Alagoas com mais de 50% dos votos válidos e apoiado e votou “declaradamente” em Dilma já me causa arrepios de pensar que podemos estar assistindo ao nascimento de um novo feudo tal como os Sarney’s…

  • maremoto

    O QUE ELES ESTÃO É PROVOCANDO E CUTUCANDO O PT SÓ PRA VER O QUE VÃO LEVAR DE VANTAGEM, APENAS ISTO,

  • maremoto

    VAULBER- SERÁ QUE VC NÃO ESCUTOU QUE O PATRIMÔNIO DE LULA CRECEU COM A DEMOCRACIA

    “Lula, patrimônio da Democracia”……

  • ailton santos

    …onde no Brasil e em que época, momento os políticos que fazem lei ( câmara municipal, estadual e ou federal ouviram com a participação da população sobre políticas sociais, saúde, educação meio ambiente. Quero que me digam onde e quando puderam participar quer seja na câmara municipal de sua cidade sobre a política pública para a segurança, saúde da santa casa, educação no município? Qual bairro instalar uma escola? Os políticos se dizem “somos a voz do povo”, MAS ESTE, O POVO, A POPULAÇÃO NÃO PODE DELIBERAR COM O POLÍTICO SOBRE QUALQUER AÇÃO quer seja na saúde, educação, segurança, habitação. EM muitos momentos gritou a POPULAÇÃO QUERER TER VOZ, SER OUVIDA. AGORA FOGE A POPULAÇÃO DE UMA RESPONSABILIDADE A TANTO TEMPO REQUERIDA…..

    ….LAMENTO, TEREMOS QUE OUVIR SOBRE POLÍTICAS ECONÔMICAS, POLÍTICAS SOBRE SEGURANÇA, HABITAÇÃO, EDUCAÇÃO, SAÚDE E TANTAS OUTRAS DE SUMA IMPORTÂNCIA AO SER HUMANO SEREM DISCUTIDAS E VOTADAS POR POLÍTICOS SEM NADA DIZER….

    …..OUVIR QUE IRÃO SUBIR SEUS PRÓPRIOS SALÁRIOS NO VALOR QUE QUISEREM, OUVIR DISCUTIREM SOBRE VALOR DE AUXÍLIO MORADIA ( procurem notícias sobre ”Defensores públicos ganham direito a auxílio moradia –
    Juízes e integrantes do Ministério Público já recebem R$ 4,3 mil pelo benefício’ ) será que não ganham o suficiente para tal?, A população, pobres mortais tiram do salário para o pagamento de aluguel.

    …obs…. Aqui em Barretos já participei de comissão da saúde (programas de prevenção contra AIDS, e outras doenças transmissíveis, mas a participação de maior importância, foram as que salvaram as contas da Santa Casa de Saúde da cidade, hoje funciona muito bem….Neste momento o prefeito era do Partido PMDB e o governo Estadual e Federal eram do PSDB, as pessoas desta comissão orgulham se de sua participação na comissão de saúde da cidade, tendo em vista que a Santa Casa com ameça de fechar, continuou e está bem de finanças até os dias de hoje.

    …Procurem o assunto ao qual se encaixam, Saúde, Economia, Educação, Habitação, Segurança, Meio Ambiente, Políticas Sociais, Energias, água e esgoto, etc,… O que diante do decreto precisar ser melhorado, coloquem em pauta….

    ….Deixar a população sem voz desde as diretas, é mesmo que amordaçar….

  • ailton santos

    ….AGORA vem a”REFORMA POLÍTICA”, quero saber se os deputados e senadores irão querer ouvir a população brasileira em discussão aberta ou irão, nos fazer engolir o que discutiram e votaram.

    Plebiscito é uma consulta ao povo antes de uma lei ser constituída, de modo a aprovar ou rejeitar as opções que lhe são propostas.

    Maurice Battelli, de fato, define plebiscito como a manifestação direta da vontade do povo que delibera sobre um determinado assunto, enquanto que o referendo seria um ato mais complexo, em que o povo delibera sobre outra deliberação (já tomada pelo órgão de Estado respectivo).

    O Referendo é uma consulta ao povo após a lei ser constituída, em que o povo ratifica (“sanciona”) a lei já aprovada pelo Estado ou a rejeita.

    Marcelo Caetano, por exemplo, já definia o referendo como um processo próprio de uma conjuntura governativa instituída, enquanto que o plebiscito seria próprio de tomadas de decisão que visassem alterações profundas na estrutura do regime político governante (em geral, da própria Constituição).

    No Brasil, A constituição brasileira (1988) prevê, em seu artigo 14, que “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I – plebiscito; II – referendo; III – iniciativa popular”.
    Não existe na atual constituição brasileira a previsão expressa que permita aos cidadãos introduzir mudanças na Constituição.

    Porém, através de uma análise principiológica é possível que seja permitido aos cidadãos emendar a Constituição.

    Só se saberá ao certo quando for tentando projeto de emenda de iniciativa popular. Podem ocorrer mudanças constitucionais mediante plebiscito, porém, só o Congresso pode convocá-lo [o Executivo (presidente)pode, no máximo, enviar mensagem ao Parlamento propondo sua convocação, mas é o Legislativo que decide se convoca ou não].

    …Qual democracia o país através do Legislativo se intitula? …
    DEMOCRACIA REPRESENTATIVA, ou DEMOCRACIA DIRETA?

    Esta é uma pergunta, não há meios de fazê-la diretamente ao Legislativo e ao Congresso.

    Na DEMOCRACIA REPRESENTATIVA o povo elege um representante para defender seus interesses num parlamento ou congresso. Com isso transfere – ou delega – seu poder de decisão a um político profissional.

    A maioria dos países democráticos do mundo ainda adota a democracia representativa como forma de organização política, embora muitos deles já estejam incorporando a seus sistemas políticos alguns elementos da democracia direta.

    Na DEMOCRACIA DIRETA o povo é chamado a se pronunciar diretamente sobre as propostas de legislação, seja previamente – através de plebiscitos – seja a posteriori – através de referendos. Nenhum país possui ainda um regime de governo que seja uma democracia direta pura.

    O país que mais dela se aproxima é a Suíça, que adota em sua Constituição1 um regime de democracia semidireta. Entre outros direitos, o povo suíço pode tomar até a iniciativa de propor emendas à própria Constituição de seu país, mediante um abaixo-assinado contendo apenas 100.000 assinaturas (cerca de 1,34% da população).

    1. (em inglês) Constituição Federal da Confederação Suíça, parte 2, artigos 138 a 142.

    ____
    reforma política, principais temas:

    1. torna o voto facultativo;
    2. modifica o sistema eleitoral e de coligações;
    3. dispõe sobre o financiamento de campanhas eleitorais;
    4. estabelece cláusulas de desempenho para candidatos e partidos;
    5. fixa um prazo mínimo de filiação partidária e critérios para o registro dos estatutos do partido no Tribunal Superior Eleitoral;
    6. determina a coincidência das eleições
    7. proíbe a reeleição para cargos do Poder Executivo;
    8. regula as competências da Justiça Eleitoral;
    9. submete a opinião pública as alterações relativas ao sistema eleitoral. ( após aprovados será referendo; antes de aprovação será plebiscito ).

  • ailton santos

    Ailton, faça seus comentários que publicarei. Neste espaço, não postamos transcrições de textos já publicados em outros veículos. Este espaõ é exclusivamente destinado à opinião dos leitores.

  • jose maria almeida

    Se Saulo de Tarso se transformou em santo (São Paulo), você está no caminho certo. Que a luz lhe alcance e consiga se manter. Evite às sombras do poder! Carpe Diem.

  • Capitanias Hereditárias

    Mestres e discípulos sabem o que fazem.
    E assim caminham (eternamente) as Capitanias Hereditárias repartidas entre Donatários-Mais-do-Mesmo que farejam infalivelmente o sopro dos ventos…
    E as caravanas passam…

  • domenico

    Tenho cá, minhas dúvidas ! O jogo político é um “pau de dois bicos” e não sei, não !…