O presente de Ano Novo de Dilma é o Ministério mais mequetrefe da história da República

(Ilustração: dreamstime.com)

Um ministério de anônimos, de nulidades, de gente que está lá só porque é dono de legenda ou perdeu a eleição. Não há sequer um Grande Brasileiro no time, o pior da história de 125 anos de República (Ilustração: dreamstime.com)

Voltar de férias é bom, quando se tem paixão pela profissão, como é meu caso. O problema é, após um interregno no exterior, tornar a encarar certas realidades brasileiras — que nos afligem justamente porque gostaríamos que “eztepaiz” fosse muito, mas muito melhor.

São tantas as mazelas que custa apreender as novas, mas avultam dados como o espetacularmente ruim desempenho das contas públicas — o pior em quase duas décadas: o governo da “presidenta” Dilma deveria economizar 99 bilhões de reais para pagar os juros da dívida que ela vem sistematicamente tornando maior, e o resultado pífio, ridículo, foi um… déficit de 19,6 bilhões. A lei imoral que retocou, num passe de mágica, as obrigações que o governo assumira para com o Orçamento não mudam essa realidade, só a tornam mais dramática.

E então começam cortes e restrições — aquilo que o PT espalhou que Aécio Neves faria –, como os anunciados ontem (arrocho no seguro-desemprego, no auxílio-doença, no pecúlio por morte, no abono do PIS), necessários para que a Previdência não vá para o buraco mas justificados pelo chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, com reveladora fisionomia patibular, como apenas “ajustes”.

Para não falar, é claro, do escandaloso ministério de nulidades que a presidente vem montando, aos trancos e barrancos, fatiando o poder para partidos ávidos de cargos e vantagens e, curiosamente, sob um coro de reclamações dos próprios aquinhoados.

Fiz questão de pesquisar, demoradamente, os ministérios desde a proclamação da República, em 1899, e cheguei à conclusão de que nenhum — NENHUM — presidente ostentou, até hoje, um gabinete tão mequetrefe, tão insosso e com tantas figuras zero à esquerda como a Dilma versão 2015.

Mesmo presidentes medíocres, até presidentes desastrosos tiveram grandes ministros. João Goulart (1961-1964), em sua gestão destrambelhada, contou com Celso Furtado como ministro do Planejamento e, na Fazenda, com nomes de envergadura e respeitabilidade como os do ex-chanceler San Thiago Dantas ou do professor Carvalho Pinto, um dos melhores governadores da história de São Paulo.

Integraram o ministério de Fernando Collor (1990-1992), entre outros, o professor José Goldemberg, ex-reitor da USP e físico de renome internacional, Ozires Silva, criador da Embraer, o diplomata e intelectual de primeira Sérgio Paulo Rouanet, o sociólogo Hélio Jaguaribe e o cardiologista Adib Jatene, recentemente falecido e respeitado em todo o mundo.

José Sarney (1985-1990) abrigou figuras do quilate do banqueiro Olavo Setúbal, do senador e futuro ministro do Supremo Paulo Brossard, do economista Luiz Carlos Bresser Pereira e do jurista Saulo Ramos.

A mesma história havia ocorrido com presidentes apagados da República Velha, cujas eminências ministeriais poderiam ser citadas às dezenas, de Rui Barbosa a Afrânio de Mello Franco.

Com Dilma, não.

Não há traço de um Grande Brasileiro presente nesse ministério — pelo contrário.

É uma mistura de um ou outro técnico correto com políticos de segunda, perdedores de eleição recompensados com cargo público, donos de legenda cujo principal mérito é exata e somente este, anônimos que se vêem alçados a cargo ilustre única e exclusivamente por pertencerem a partidos “da base aliada” — o critério de boa gestão é o último a contar — e puras e simples nulidades.

Santo Deus, por melhor boa vontade que se tenha para com os indicados por Dilma, quais são as qualidades de gestor público do filho do senador Jader Barbalho (PMDB-PA) para ocupar um ministério, ainda que o da Pesca?

O que poderá fazer o ex-deputado comunista Aldo Rebelo, político experiente, sem dúvida, mas que nem curso superior concluiu, na pasta de Ciência e Tecnologia?

Na Educação — logo ali, no âmago dos problemas brasileiros — de onde será que Dilma tirou que a solução seria um populista primitivo como o ex-governador do Ceará Cid Gomes, do qual não se conhece um estudo, um discurso, um bilhete sequer que o credencie ao posto?

Além de eventualmente manipular seu smartphone, o que entende de Comunicações o ex-sindicalista bancário Ricardo Berzoini, agora ministro?

Haja paciência, como diria o grande jornalista Fernando Pedreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

212 Comentários

  • Thomas Rossi

    Dá-lhe, Setti! Sensacional sua volta! Artigo para ser republicado em toda parte. Parabéns!

    Obrigado por seu entusiástico e generoso comentário, caro Thomas.
    Espero corresponder à expectativa dos amigos do blog.
    Um grande abraço.

  • Leo Lewitt

    Sua volta ao blog não poderia ser melhor, caro Ricardo. Artigo que vai ao ponto. Meus parabéns por exercitar com brilho o direito de criticar e vigiar, que cabe aos jornalistas.

    Muito obrigado, caro Leo. Procuro fazer o que acho ser meu dever.
    Que bom que você gostou.
    Um abração e volte sempre.

  • André Cardoso

    Esqueceu de mencionar nessa tragédia de ministérios, o “Senhor Greve” Jaques Wagner, ministro “pasmem” da Defesa. Esse “companheiro” não conseguiu dialogar com a PM da Bahia… Vejo prenúncios de dias turbulentos nas Forças Armadas…

    Não esqueci, não, caro André. Os ministros a respeito dos quais comentei são apenas exemplos. Se fosse comentar um por um, daria quase um livro…
    Também acho espantoso ter Wagner na Defesa. Santo Deus…
    Abraço

  • Victor B

    Que Pobreza … só podia ser do PT mesmo …

  • Ivo Leo Hammes

    Estimo muito a sua volta. As coisas acontecendo… todo mundo estar de férias não dá. Assim fico eu apenas trocando idéias com meus botões. Precisamos de luminares para interpretar o que vai rolando.

    Obrigado pelo comentário gentil, caro Ivo. Mais ainda por, aparentemente, me incluir entre luminares, algo que em absoluto não sou.
    Mas valeu o cumprimento.
    Um grande abraço e volte sempre.

  • valter

    é por isso que o bRASIL é o que é, o vergonha.

  • Ronaldo força

    Todos que fazemos comentários no seu blog estávamos sentindo falta da sua direção de bom senso e democrática, mesmo quando temos uma opinião diferente. E o blog fica melhor quando existe a divergência respeitosa e firme. O momento é realmente importante para ouvirmos sua indignação quanto a roubalheira que a cada dia aumenta neste governo incompetente e corrupto. O ministério não é de admirar, pois a frente do governo existe uma senhora não merecedora do cargo que ocupa e sob a possibilidade de um impeachment. Só o “gênio” e irresponsável do Lula poderia colocar tamanha inepta, como ele, a frente do governo. Todos nós hoje temos a certeza do conhecimento de Dilma com a corrupção da Petrobras e a participação do Lula como chefe. Estamos aguardando o devido processo de afastamento da Dilma Roussef e a prisão do Lula. O Brasil aguarda com ansiedade o desenrolar do processo, que não pode nem deve ser diferente do que foi colocado.

  • Ecmcarvalho

    Excelente!!!! Parabéns!

    Muito obrigado!
    Abraço

  • Silvia

    Bem vindo de volta Setti.
    Ansiosa para vê-lo na TVEJA ao lado da Joice, comentando sobre os últimos acontecimentos políticos, principalmente sobre este ministério mequetrefe.
    Já há data para esse encontro ir ao ar?

    Obrigado pelas boas vindas, cara Silvia. A partir de amanhã estarei na Redação — hoje estou trabalhando em meu escritório — e, na pior das hipóteses, na TVEJA a partir do dia da posse da presidente e dos governadores, ou seja, depois de amanhã.
    Um abração

  • Claudio Luna

    Triste de um pais que tem ministros desse quilate.

  • Moacir

    Ricardo Setti, nós, os seus leitores, sentimos muito a sua falta. E o seu retorno é magnífico, com esta análise realista, conquanto triste, do ministério da presidente do Brasil. Vamos ver como vai ser 2015 com esta enorme mediocridade instalada. Um ano sensacional para você e sua família.

    Caro Moacir, obrigado por seu comentário gentil e pelos bons votos, que retribuo com sinceridade.
    Um grande abraço.

  • Trovão

    Setti, só para completar esse **** **** **** ****, incluo nesse antro o ministro da defesa, ex-governador da Bahia, que nunca concluiu o ensino superior, sempre foi pelego de sindicato e que, obedecendo ordens do chefe da organização *****, vulgo lulla X9, não se candidatou a nada e hoje está nomeado para fazer parte dos quarenta *****.
    Desejo a voce um ótimo retorno ao batente, muita saúde e paz em 2015.

    Obrigado pelos votos, que retribuo, caro Trovão. Precisei colocar asteriscos porque certas palavras e expressões acarretam consequências jurídicas — para você, para mim, para a Editora Abril.
    Abraço

  • Eimar

    Boa tarde,Ricardo.Espero que tenha tido um bom descanso.Vamos a luta.Feliz 2015,tudo de bom para vc e familia.Abraços.

    Caro Eimar, obrigado pela mensagem gentil. Desejo a você e aos seus os mesmos bons votos que você me dedica e à família.
    Abração

  • marcos

    Cada povo tem o governo que merece, e o que o espelha.

  • Ana Maria kuniyoshi

    Esse texto devia ser a capa de todos os noticiários.

  • heitor mascarenhas

    Prezado Ricardo,
    a sua análise é extremamente oportuna, vai de encontro com o pensamento de milhões de cabeças pensantes deste país.
    Ricardo toda hipocrisia tem limite, essas pessoas não tem mais o senso do ridículo e ainda não perceberam que hoje existe de fato uma divisão de pensamentos e que o cidadão não é mais aquele cordeirinho que os “gênios” do pt(minúsculo)achavam.Acredito que 2015 será o ano da nossa libertação desta farsa que vem sangrando o nosso Brasil há 12 anos, com toda certeza daremos um basta nos próximos 2 anos,se Deus quiser não completarão 14 anos de poder.
    Um exelente 2015 e que continue sendo este grande jornalista íntegro,lógico e principalmente iluminado.
    Que Deus nos proteja dando um pouco de paz de espírito a todos os brasileiros de bem.

  • Walter

    Setti, você é sensacional, você escreve o que a gente está pensando, e como um grande jornalista que você é, disseca e mostra por comparação e dedução, o tanto que este ( novo-velho ) governo é medíocre, a suas informações e síntese, são insuperáveis. Bom vê-lo de novo no batente, e aproveito o momento para desejar um ano de 2015, repleto de realizações e muita saúde e paz de espírito, um abração

    Muito obrigado por seu comentário generoso, caro Walter.
    E desejo para você e os seus os mesmos votos que você pra mim.
    Um abraço.

  • Grilado

    Parabéns pelo artigo Setti. Seus comentários na TVeja e nos seu Blog são uma aula de competência na análise crítica da política brasileira.

    Obrigado pela generosidade do seu exagero. Um grande abraço e volte sempre.

  • ps

    Pois é Setti, já estávamos pensando que você daria uma de joão sem braço e ficaria no exterior até 2018 e aí chamaríamos a Interpol para acha-lo e o despachar de volta, pois precisamos muito de vc por aqui…rsrsrs. Dá uma vergonha danada dessa gente. É gol da Alemanha de novo…

    Até que dá vontade, às vezes, não é, PS? Justamente por gostar tanto do Brasil é que ficamos tão indignados com as tantas coisas absurdas.
    Dá mesmo vergonha.
    Mas vamos em frente.
    Grande abraço.

  • Celso Raimundo

    Grande texto. Exprime a indignação de cada brasileiro com um pingo de juízo. Confesso que às vezes fico pensando, se não somos nós os errados nesta história. Não é possível que pessoas estudadas, conscientes, até intelectuais, consigam defender a mediocridade, a incompetência, e tudo que está acontecendo. Como matérias de fato podem ser julgadas apenas como opinião?!

    Obrigado pelo elogio generoso. E eu também não entendo isso que você não entende. Até vindo de amigos próximos!
    Abraços

  • Rodrigues

    Com esse ministério, ela faz jus aos que a elegeram, a qualidade no ápice oposto da civilização moderna.

  • Rosangela

    A palavra (mequetrefe) é perfeita.

  • jose

    Jair Bolsonaro para presidente desde ja.

  • Jayme Guedes

    Parabens! Voltou com tudo, Setti.

    Se fosse um time de futebol e o técnico escalasse um time como o que a Dilma escolheu a “torcida” quebraria tudo. O povão no entanto, não está nem aí.

    Nenhum desses ministros da Dilma serviria para trabalhar no nível médio de uma multinacional. Não que os petistas ignorem que administrar exige competência específica. Eles sabem que competência não faz parte do seu patrimônio mas também não se importam com isso.

    O objetivo dessa gente é apenas se dar bem, concentrar-se nos malfeitos que os tornam ricos. Mas eu não os culpo pois seguem sua natureza.

    Culpados são os eleitores que os elegem. Incapazes de comparar as duas dilmas opostas, a do último mês da campanha e a do mês corrente, comportam-se como cegos que são. Meu consolo é o de que eles, os eleitores responsáveis, pagarão a conta.

    Difícil discordar de seu comentário, caro Jayme. E obrigado por sua generosidade para comigo.
    Abração!

  • Ruy Sant'Ana

    Ainda nem que ainda temos liberdade de imprensa e jornalistas como vc meu carro Setti. Alivia um pouco a nossa tristeza em ver o que estão fazendo com nosso país. Obrigado!

    Quem agradece sou eu, caro Ruy, pelo comentário generoso.
    Um grande abraço.

  • haroldo libero mattei sobrinho

    Tanta pompa na sua posse, tanto gasto inutil, tanta incapacidade de governar um pais, tanta corrupção patrocinada pelo PT, tanto ministerio inutil com gente inutil, tanta gastança levando o governos a deficits gigantes e depois manipulando os orçamentos, tanta gente errada no lugar certo, tantos desvios de verbas desses ministérios como o da pesca com pessoas recebendo beneficios e nunca foi pescador…… e por ai vai, esse governo Dilma é uma vergonha …

  • Nacionalista

    Na posse estaremos em Brasília, Setti! A gente lúcida e ainda vibrante com este país n se intimida com ministros fisiológicos com bandeiras vermelhas!

  • Carlos Rj.

    Setti, seja bem vindo e nesta oportundade, desejo a vc e todo pessoal da Abril, um excelente 2015.
    Realmete, a “presidenta” é uma desastrada. Ela está mais perdida que cego em diroteio. Não consigo imaginar, a posse de um presidente, que se elegeu com votos do “povão”, impedir que ele compareça.

    Muito obrigado pelas boas vindas e pelos votos.
    “Povão”? Mas claro que ele estará lá… O PT não fretou 800 ônibus para levar o “povo”, espontaneamente, à posse da “presidenta”?
    Pois então…
    Abraço

  • Claudio

    A “presidente” precisa criar com urgência o 40° ministério e nomear o marqueteiro joão santana como titular do posto.
    O ministério do embuste.

  • NaoAcredito!

    Ricardo, até a extrema esquerda concorda com o ministerial mequetrefe. Veja:
    http://valterpomar.blogspot.com.br/2014/12/eu-nao-vou-posse-da-presidenta-dilma.html?m=1
    Feliz 2015!!!!

    Um feliz 2015 pra você também. Eu duvido que a própria Dilma esteja feliz. O rosto dela diz tudo. Nunca vi uma véspera de posse tão melancólica.
    Abraço

  • Reynaldo-BH

    Setti, desculpe-me pelo esquecimento!
    Meus desejos de um excelente 2015 para você e toda a família. E que bom que você não desistiu deste país.
    A gente agradece!
    Abraços!

    Com exemplos como o seu, caro Reynaldo, como desistir?
    Os votos, você sabe, eu os retribuode todo o coração.
    Abraço forte e já vou ver seu outro comentário.

  • Claudio Zonho

    Em um país onde a marginalidade, corrupção, nepotismo atingiram niveís nunca antes expostos a fala do articulista esta ainda amena.
    Dá para perceber que estamos sós e literalmente como uma ilha, cercados de mercenários travestidos de políticos. À voces que com seu voto colocaram isso aí no poder refestelem-se agora.

  • ORF

    RS, pessoas como voce deveriam ser proibidas de tirar ferias!! Voce faz falta!! Feliz Ano Novo e boa sorte na sua missao profissional de defender o Brasil que presta. Eu moro no exterior e me sinto muito mal quando leio noticias do Brasil. Felizmente voce e a equipe de Veja me fazem ver luz no fundo do tunel.

    Obrigado pela gentileza, caro ORF. A gente busca a luz, sim… Um dia ela chega.
    “Não há noite tão longa que jamais encontre o dia”, cito de memória — e espero que corretamente — uma fala de um dos personagens de “McBeth”, de Shakespeare.
    Um abração
    .

  • NaoAcredito!

    Caro Ricardo,
    Nos idos dos anos 70′, até para fazer matrícula em universidade, era-nos solicitado um tal de Atestado de Idoneidade Moral. Tínhamos que ir a Delegacia e solicitar tal documento, o qual era baseado em eventuais registros policiais. Hoje, o que importa é o oposto, quanto maior a ficha policial, mais cotado o nome para grandes cargos. Um exemplo: http://m.oglobo.globo.com/brasil/na-trajetoria-do-novo-ministro-dos-transportes-processos-ligacao-com-malufismo-14932098

    Como bem disse Joaquim Barbosa: Quanta degradação institucional!!!

  • Claudio Zonho

    Parabéns Setti, foi na mosca..!!

    Obrigado!

  • Ciro Lauschner

    Excelente artigo!Não vi nenhum outro jornalista colocando a nu esse ministério medíocre.A grande verdade é que pessoas sérias e comprometidas não militam nesses partidos da “base aliada” já que o único critério é a filiação partidária.No PT nunca houveram grandes nomes, apenas intelectualóides que se acham e que no poder não conseguem ser governo, apenas militantes partidários.

    Obrigado, caro Ciro. Mas outros colegas já têm “batido” nesse ministério mixuruca da presidente, como o Noblat e o Merval, entre outros.
    Talvez não com a abordagem comparativa que faço, mas, de todo modo…
    Um abração!

  • Sidiney Carvalho Costa

    Somos na realidade 200 milhões de PALHACOS”, “sem lenço e sem documento”e sequer ,sem passaporte para um futuro melhor, para novas gerações.Imagine 4 anos de Dilma e esse ministério de fazer rir e , depois o famigerado Lula voltando, como ele pensa em fazer?? Brasil e o país da piada pronta.

  • Gertonio Ferreira de Almeidagertonio@gmail.com

    O que se pode esperar de uma medíocre se juntar a outros e aí que DEUS nos proteja pois só esta recomeçando.

  • Sandra

    Dillma Bá Bá e os 39 Ministérios. Brasil, uma lojinha de 1,99. Acredito que são bons nomes para os próximos filmes patrocinados pelo MinC…

  • Leopoldo Dogher

    O ministério do poste tem a cara do poste.
    Mequetrefe é elogio.
    Mercadante- segundo escalão no PT, e olha que o partido não tem nenhum gênio. Nem o molusco acredita no cara.
    Aldo – velho comunista,defensor do saci-pererê e da mandioca. Ainda está refletindo sobre Stalin.
    Berzoini – é da turma braçal do PT. Um operador notável pela Bancoop e pelos aloprados.
    Cid – irmão do Ciro, e basta isso. Coronel,imagina ser temido – é apenas evitado pela civilidade.
    O filho do Jader – nem nome tem, é o filho do Jader.
    Levy – o que esse cara está fazendo no meio dessa turma?

  • Buá

    Estamos sós, é a geração 100% arrogância e zero de calorias de competência.”Mequetrefe e insonso”, pensei que você analisava abacaxi em fim de feira.

    É o que parece ser o tipo de gente que Dilma reúne em seu Ministério.

  • Alternância no Poder

    Pelos nomes de ilustres nomes no ministério de dona Dilma, acho uma grande injustiça não fazer parte dele os companheiros João Paulo Cunha, José Dirceu, José Genoíno e Antônio Palocci.

  • veiaco

    Eu quero saber quando, desde que foi colocado um analfa na presidência da republica que se teve um ministério que não fosse mequetrefe tal qual esse desgoverno.

  • FERNANDO MENDES

    Parabéns pelo texto Setti.
    Presidente mequetrefe, ministério mequetrefe …
    Não sei como Dilma consegue sempre se superar com as indicações para os cargos importantes que o país necessita. Penso que ela ainda não se deu conta do que aconteceu na Petrobrás com a Graciosa e cia.
    Dilma acha que o país é uma loja de 1,99.
    Vamos rezar.
    Feliz 2015.

    Obrigado pelo comentário gentil, caro Fernando. Quanto a seu comentário, como discordar dele, não é mesmo?
    Abraço e que, apesar desse governo infeliz e tudo o que ele acarreta, você e família possam ter um ótimo ano novo.

  • Sandra

    Feliz 2015 para vc, família, amigos, e, toda Equipe da Veja! Saúde, Paz e muita coragem para que vcs nos ajudem a buscar desesperadamente a luz no fim do túnel! Abração!

    Obrigado pelos votos, que retribuo, cara Sandra. E vamos tentar fazer o possível dentro das nossas limitações. Acho que a luz no final do túnel somos nós, brasileiros, que temos que contruir, como possível.
    Abraço

  • wellington e. s. cavalcanti

    Birds with same feathers fly together! Ou
    Gambá cheira gambá!!!!

  • nena

    Caro Setti, que bom tê-lo de volta!!! Sentimos a sua ausência. Aí você chega e nos recompensa com um artigo chique como este. Nem é preciso dizer que concordamos de A a Z com ele: que ministério mequetrefe!!! Do mesmo padrão de qualidade da executiva-chefe-mor: desempregados, expurgados pelas urnas, fichas-sujas, apedeutas… cid gomes na Educação?! Não foi ele que respondeu aos professores em greve no Ceará que se quisessem aumento fossem trabalhar nas escolas particulares? Dá pra ver o que virá…

    Obrigado pelo comentário gentil.
    Pois é, Cid Gomes para ministro da… Educação é dose cavalar! Até o Lula deve “estar estarrecido”, como eles próprios, petistas, passaram a dizer.
    Abração

  • Maurilio

    É exatamente isso. Com os nomes anteriormente anunciados não havia dúvidas que teríamos um MINIstério. Com os anunciados ontem e os que são cogitados, o que teremos mesmo é um SUBstério.
    É muito bom ter o seu retorno, Setti. Que você tenha um ótimo 2015.

    Obrigado pela generosidade do comentário e pelos votos, que retribuo.
    Um grande abraço!

  • Jandira Gomes

    Parabéns meu caro Setti, voltou com tudo. Você “destrinchou” direitinho o cardápio azedo e podre deste desgoverno. Desejar um Feliz Ano Novo é de praxe, mas todos sabemos que o que vem por aí é pedreira pura e haja dinamite para derrubar tanta incompetência.

    Obrigado, cara Jandira.
    E desejo um ótimo ano novo, apesar do que possa nos esperar por parte do (des)governo que temos.
    Um abraço

  • Paulo Marcelo Farias Moreira

    É sempre difícil tornar a encarar certas realidades brasileiras…
    1. redações com hinos de clubes não diminuem as notas.
    2. Dias Toffoli diz que empresas e partidos são bandidos.
    3. construir porto em Cuba é gol de placa.
    4. E para não alongar, agora a vaca tossiu!

  • Ike

    “O vocábulo mequetrefe é utilizado para insultar uma pessoa sendo o seu significado utilizado de três maneiras distintas: intrometido, trapaceiro ou sem importância. “. E pouco pra qualificar este ministerio, faltou: superdimensionado, incompetente, de ma reputacao, extravagante, desqualificado, caricato e outros menos votados. Reconheco a sua elegancia, Ricardo Setti.

  • CLAUDIUS

    Não há Ministério e sim reunião de pessoal em quiosque em ponta de praia. E a Vaca tossiu.-[ eufemismo de Dilma na campanha]-. Fizeram cortes em setores que jamais conseguem se manifestar: desempregados, doentes e mortos. Quanto ao resto a farra continua.

  • Tonico

    Bom que tenha retornado Ricardo!! Olha que visitei seu blog “diuturnamente e noturnamente”!! E neste momento, sou recompensado por minha insistência com uma análise, bastante gentil até, de um ministério com alguns titulares mais que conhecidos, fraquentadores assíduos das páginas político-policiais de nossos meios de comunicação.
    Bem, agora só falta vc cantar – “Eu voltei, aqui é o meu lugar,…” (R.Carlos).
    Um grande abraço, e que em 2015 vc possa diariamente nos brindar com suas brilhantes análises.

    Obrigado pelo comentário gentil e generoso, caro Tonico. Um grande abraço pra você também, e um feliz Ano Novo.

  • estela

    realmente, o brasileiro nao sabe votar.eh dificil escolher o pior.

  • Juca

    Faltou Jaques Wagner, o governador que perdeu o comando da tropa da PMBA, enfrentou 03 greves de policiais militares, aumentou em 70% os indíces de homicídios na Bahia e vai comandar as FFAA.

  • Pedro

    Bem vindo Ricardo Setti: Discordo em parte de você. Os ministros são notáveis= notáveis *****.

  • Arnld

    Pudera. Dilma também nunca tinha sido presidenta.

  • Raimundo N P de Almeida

    Dilma é coerente com seu “pensamento” político: superada a fase eleitoral na qual pôs em prática aquilo que pensa da democracia – um ‘vale tudo’ pelo qual se deve manter o Poder -, ela simplesmente está dividindo o butim com seus corsários.
    Dilma parte do princípio de que as urnas eletrônicas são o repositório da ‘verdade’ que o governo, seu padrinho Lula e o PT acham que a população deve representar. Quem vota neles são o verdadeiro povo, prenhe de sabedoria. Quem vota contra representa o atraso, a ‘elite’ classe média, idiotizada de tanto pagar imposto para eles se refestelarem na roubalheira.
    Dilma, Lula e o PT se acham a ‘cara do povo’. Por isso, se foram aboletados no Poder pelo ‘povo’, somente o povo pode tirá-los de lá. E isso eles não vão permitir posto que são os únicos representantes legítimos em interpretar sua vontade.
    Para Dilma, Lula e o PT, eles representam o fim da História.

  • michele reis

    é o BRASIL, mais conhecido como “o país da corrupção” hoje em dia está difícil escolher algum presidente que “preste”. e agora vemos que ela”presidenta” foi uma péssima escolha para nosso país… e o pior nós mesmos a escolhemos… deixaram de se importar com os brasileiros e parece que de qualquer modo querem “arrancar” cada vez mais dinheiro da população… daqui uns dias a conta de luz vai estar tão cara que vamos começar a usar velas …..plantar arroz,feijão,milho,batata..etc… sério gente!!

  • selminha

    Setti, você voltou “tinindo”. Seus artigos lúcidos e inteligentes estavam fazendo falta. 2015 promete deixá-lo muito ocupado, pois assunto não será problema. Estaremos contigo. E que vença a honestidade Parabéns, e Feliz Ano Novo.

    Obrigado pela amabilidade de sempre, cara Selminha. Os bons votos, retribuo, com um abraço.

  • mary halfen

    haja muiiita paciência,caro SETTI.
    o problema é que 90% dos políticos são fichas sujas,aguns dos escolhdos estão envolvidos no escândalo do PETROLÃO,os poucos honestos,não querem se envolver com essa máfia.pens
    O QUE ELE FEZ???pegou todo refugo que não se elegeu e arrumou um cabide para eles,em forma de compensação…moral da história,so tem incompetentes agradecidos…

  • CLAUDIUS

    O Governo do PT está sem comando e controle. As normas impulsionam os servidores públicos por meio mandato de um governante. No segundo vai destrambelhar tudo.

  • Viana

    Pela péssima qualidade desse ministério, se fosse pra fazer um filme de humor negro ou de terror trash até que serviriam.

  • jose mendes

    A Vaca *** **** tussiu muuuuuuuuuuuuuuuu

  • david

    será um governo com a cara do sarney, jader barbalho,
    renan calheiros, paulo maluf…, em suma será 4 anos
    de um governo medíocre, mais 4 anos de pibinhos.

  • Jose Maria

    É o fim da picada, meu amigo. Além do mais a vaca tossiu e já atolou no brejo.

  • Joao Ivo

    Ricardo, nenhum desses passaria numa prova do ENEM.
    Muito menos a Dilma.
    O ministério está do tamanho da cultura dela. ZERO.

  • Jesse

    De onde menos se espera é que não vem nada, mesmo.

  • RONALDE

    Rabelo dia que na Ciência e Tecnologia do país vai priorizar a mão de obra envolvida nos projetos contrariamente ao puro processo científico. Berzoini foi colocado para dar ênfase ao controle da mídia tão querida pelo lulopetismo. É nosso Goebbels patrício.

  • Quaker

    Se ela tivesse dado uma passada em Bangu 1 ela teria ministros as pencas que atenderiam os moldes do PT.

  • Paulo/Curitiba

    Esse ministério está nivelado em mediocridade com a nossa “presidenta”. Mas o que se pode esperar de bom vindo do lixo petista que governa eztepaiz?

  • Eduardo

    A grande especialidade do pt, além da corrupção sistêmica, é nivelar tudo por baixo.

  • lycy

    ela é uma tao brilhante quanto a porta do meu banheiro que veio p. destruir o pais com a sua inteligencia de …….. que va para o inferno da sua inteligencia.

    os que votaram nessa, estao felizes pois ela ferro com os pobres e trabalhadores. toma

  • pericles

    E o sr. Patrus Ananias?
    Currículo?
    Prof. da Escola Mineira de Direito da Pucminas.
    Prefeito de Belo Horizonte.
    Candidato derrotado como vice-governador de Minas, recebeu da Pucminas, como prêmio de consolação a direção da editora da Puc.
    Ministro das CIDADES e agora do DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO.
    Para entender de desenvolvimento agrário após as cidades devi antes de tudo trocar o nome de Patrus Ananias pa Patrus Ananás.

  • José Carlos

    O critério de escolha parece ser o seguinte: o candidato a ministro não pode ultrapassar a estatura intelectual da governnta. Afinal, não se pode ofuscar a chefa, não é?!

  • Roger

    Nem vou comentar o ministério dos horrores!!
    .
    Um feliz 2015 para você, sua família e equipe.
    .
    E para comemorar seu retorno, um flashmob bem legal (eu acho).
    .
    https://www.youtube.com/embed/eee4-d7FUis

    Desejo o mesmo para você e os seus, caro Roger.
    O flashmob que você sugere é ótimo e vou publicar.
    Um abraço!

  • William Paulo

    Isso é porque o 9 dedos disse que seria um ministério de notáveis e que não teria políticos derrotados… http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/felipe-patury/noticia/2014/11/lula-quer-um-bministerio-de-notaveisb.html

  • angelo

    Senhores, Boa noite, Esse fato horroroso,será a Cara do Brasil
    em 2015.Continuará a ser o País do atraso,da incompetência
    e da irresponsabilidade como manda a cartilha petista.
    Contando sempre com os aplausos da cumplicidade imoral e
    subserviente a partidos que só trazem VERGONHA a este País.

  • Mairalur

    Branda nas palavras, incontestável no acerto, a análise.Damo-nos, porém, o direito de falar cobras e lagartos do horrível time e da nada inspirada comandante. Seja bem-vindo. Feliz 2015.

    Obrigado por suas palavras e suas boas vindas. Desejo-lhe tudo de bom no Ano Novo.
    Abraço
    !

  • domenico

    Infelizmente, são esses os Ministérios da pior qualidade que ela tinha para oferecer, assim como foi a desgovernança do primeiro mandato, agora deve ser o “tiro de misericórdia” que darão no Brasil !

  • BOB

    Já está caracterizado desde o início como o Ministério dos Derrotados.

  • marco

    Grande retorno Ricardo,
    esse ministério da Dilma simplesmente é uma COMÉDIA DE MAL GOSTO, porém Ricardo, o que podemos esperar de uma presidente de extrema ineficiência.

    Obrigado pelo elogio, caro Marco.
    Um grande abraço

  • Winston

    Sem dúvida, o quadro ministerial de qualquer governo tem de representar o que de melhor o presidente seja capaz de sensibilizar para o recrutamento.
    O máximo que a presidenta gerenta logrou obter foi o sub do sub do sub do Bradesco, uma espécie de genérico do professor e orientador Armínio Fraga.
    Nas demais áreas, exceto nos casos de Kátia e Patrus, que supostamente acumularam expertise suficiente nas áreas das políticas agrícolas e sociais, os demais não estão suficientemente alfabetizados no tocante às suas zonas de influência.
    O que não começa bem, segundo a Lei de Taylor, não costuma terminar bem; salvo honrosas exceções, até agora desconhecidas dos mortais.
    E olha que ainda não saiu do Congresso o futuro “notável” presidente da Câmara e do Senado, embora o PMDB tenha já mostrado o seu cartão de boas vindas à presidenta esticando a corda para livrá-la do cometimento do crime de responsabilidade que a sujeitaria ao impeachment.
    Não por acaso, o PMDB que começara a negociação com o Planalto contando com 5 ministérios, acabou contabilizando 6, com o compromisso da presidenta de não se intrometer na disputa do comando do Parlamento.
    Se até Lula reconheceu que 2015 não será um ano dos mais fáceis….

  • Dulce Regina

    Este presente é digno dos eleitores que votaram nella. Eu, dispenso-os…pago para ver, quanto tempo eles permanecerão no cargo. Que tristeza, não ? A que ponto o Brasil chegou…

  • Moura

    Setti, bem vindo. Estamos vivenciando o início de um desastre governamental, mais um governo destrutivo ao país da presidente mais desqualificada da história: Dilma “171” Rousseff.

  • Alex Esteves da Rocha Sousa

    Bem-vindo, grande Ricardo Setti!!!!!

    Muito obrigado, caro Alex. Espero que continue prestigiando o nosso trabalho, o que muito me honra.
    Abraço

  • aparecido f.

    O Setti já volta pegando pesado com a Dilma….Acho que todos os nomeados ombreiam em nível com a nomeadora……Como pode uma pessoa como a Dilma nomear algum expert.. são pessoas chatas, eles tem emprego em qualquer lugar do mundo e mandam a m… no primeiro dia uma pessoa como a presidenta…Para se ter um ministério de notáveis, primeiro os eleitores precisam escolher um notável para nomeá-los…não há outra maneira…

  • carlos nascimento

    Salve Ricardo,
    Ufa,ufa,ufa, até que enfim, bom retorno, férias justas e merecidas, porém meu amigo RS, com a aridez de neurônios brilhantes do atual “paiz”, sua ausência por alguns dias se transformam em terrível abstinência intelectual, o peso fica todo nas costas de AN e RA, convenhamos, não é tarefa fácil.
    Hora de acelerar, o atual campo de assombros é inesgotável, quando pensamos que chegamos ao fundo do poço, novos acontecimentos avisam que o buraco é bem maior, já passamos da fase de espanto, perplexidade, o desastre se efetiva numa velocidade vertiginosa, basta apenas ler as manchetes diárias dos jornais, nem Steve Spielberg com sua genialidade criativa, conseguiria em filme de ficção uma “OBRA” com tantos desastres e espantos, é surreal.
    Comentando o seu post de retorno, vou me ater à palavra “M E Q U E T R E F E”, está no Houaiss e, de fato, significa “indivíduo sem importância, inútil, insignificante, borra-botas, joão-ninguém”, além de outros adjetivos, vc resumiu tudo em apenas 10 letras, é isso, o atual “paiz” virou essa porcaria.
    Resta-nos um consolo, ainda temos alguns JUÍZES em Berlim, vc faz parte dessa turma, que pode nos ajudar no resgate de esperanças, na reconquista da meritocracia.
    O povo brasileiro em 08/07/2014 levou um soco no queixo ao ser humilhado (Alemanha 7 x 1 Brasil)no futebol, tomara que saia dessa letargia e não fique de cocoras esperando o nocaute final.
    FELIZ 2015, SAÚDE.

    Muito obrigado, caro Carlos, pela sua tradicional generosidade para comigo.
    A gente faz o que é possível dentro desse quadro realmente negro.
    Mesmo assim, espero que você e as pessoas a quem você quer bem tenham um grande Ano Novo.
    Um abração!

  • Sergio the original since 1ª Leitura

    Grande reestreia caro Ricardo Setti, realmente essa caterva não cansa de nos surpreender, ou seja, não há fundo do poço a vista!

    Obrigado pelas boas palavras, caro Sergio. Um abração!

  • Maru

    VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! O que vai fazer Eduardo Braga, derrotado ao governo no Ministério de Minas e Energia, se o que ele mais queria era entregar a suplência para sua dondoca mulher? ele que acumula trocentos processos, inclusive de improbidade administrativa. Essa criatura só tem garganta e nada mais.
    Setti, vocês se esquecem de falar de assuntos do Amazonas, até os mais escabrosos como esse. Continuamos a não merecer a atenção de vocês.

    Tenho o maior respeito pelo Amazonas, Maru. Vou procurar sanar essa falha. E concordo com você que é um disparate ter esse ex-governador num Ministério tão importante.
    Abração

  • Maru

    Vocês também deveriam publicar nossas críticas construtivas, quando falham. No que escrevi não há nada de agressivo, é só uma observação importante.
    FELIZ ANO NOVO A TODOS DESSE BLOG, QUE TEM POUCOS ERROS E INFINITOS ACERTOS.

    Conforme já expliquem em outra resposta que lhe dei há pouco, demorei a publicar sua crítica sobre não abordar questões do Amazonas porque, nesse período do ano, não tenho minha fiel assistente Tamara Fisch me ajudando e o blog se torna um blog do eu sozinho.
    Mas ela já está no ar. Eu publico críticas aos milhares, construtivas ou não. Só deleto comentários que contenham xingamentos, ofensas, incitação ao crime e coisas do tipo.
    E obrigado pela sua generosidade em falar em “infinitos acertos”. Certamente tenho mais erros do que gostaria.
    Também lhe desejo um feliz Ano Novo.
    Um abraço.

  • Ricardo A

    Caro R.Setti, é verdade que este ministério só serve para assentar os partidos que colaboraram com o PT, uma forma de pagamento. No Brasil do PT, o sentido da existência de um ministério perdeu seu objetivo, passou a ser uma espécie de “estacionamento de carros velhos” e de alto custo. Isso fica evidente que o governo federal só quer cortar custos onde não afronta os partidos aliados, caso contrário poderia dar o exemplo e cortar o número de ministérios, que me parece ser uma decisão mais razoável, e que foi o discurso do Aécio. Minha esperança é que o Petroláo derrube Dilma, Lula e o PT. Em paralelo temos também os EUA, que com o acordo com Cuba, enfraqueça a ditadura dos Castros e por tabela o mesmo ocorra com o Foro de S.Paulo e suas metástases incluindo o PT. Venha logo 2015, estamos com pressa de livrar o Brasil desta seita do mal. Quando pular as 7 ondas, este será meu pedido. Abraços a todos deste espaço e em especial para R.Setti um bom 2015.

    Um abraço especial para você também, caro xará, e um ótimo Ano Novo.

  • Derek

    Senhor Setti, sei que o senhor é de extrema direita e que para o senhor a perfeição reside apenas em partidos com ideais direitistas.
    Como esquerdista que sou e democratico e como eleitor do PSB, tenho que concordar, esse ministério da Dilma é um lixo, um lixo.

    Se você acha que sou de “extrema direita”, de duas, uma: 1) não tem a mais remota ideia do que é a extrema direita no planeta; 2) não tem a mais remota ideia do que penso e escrevo.
    E só uma criança de 3 anos pode achar que a “perfeição” existe em qualquer partido de qualquer tipo ou tendência.

  • Cesar Jr.

    Joaquim Levy, nosso novo ministro da Fazenda é um nome de peso, um nome totalmente inesperado nesse ministério de segunda, um homem com idéias liberais e que, vai contra todas aquelas idiotices saídas das bocas dos idiotas-úteis ou militontos do PT.

  • luiz antonio - rj

    Injustiça sua não notar uma sutil diferença entre a atual e os outros presidentes. Se não temos temos ministros com envergadura temos presidente e ministros cavalgaduras . Se nem a nulidade amorfa do Celso Pintassilgo aceitou ser ministro…

  • Bagdonald

    A presidente conhece menos que o nove dedos e com isso, indicaria os amigos do cumpanheiro que eram sindicalista como, o Zé Arruela, o Chico da Prensa, o Mané Ferramenteiro, o Cidão da Manutenção, etc que são o gênios do PT.

  • Santos

    É terrível essa Dilma do PT . Pior que isso foi a contagem dos votos pelo TSE da falida e duvidosa urna eletrônica, pois tenho muitas dúvidas da veracidade da mesma.

  • Jarbas Murilo de Lima Rafael

    Ninguém merece o PT (Nem o Brasil)!… Só pode ter sido castigo dos Deuses!

  • Milton Cruz Lopes

    Setti….o que vç esperava de uma petralha…..como diz o Augusto Nunes só resta os dois NEURÔNIOS… TICO E TECO.

  • ETS

    MMD – MInisterio Mequetrefe da Dilma
    Dessa ignorante, incompetente e ***** Presidenta o que mais se pode esperar?
    Some o ajuntamento de desqualificados e oportunistas de um governo mediocre e refém de suas proprias fraquezas.
    Aliás, Presidenta, dê muito xarope para sua vaca. Depois dos antes intocáveis “ajustes” na Previdencia ela está tossindo como nunca antes visto nesse país.

  • F A Navarro

    O ministério da Dilma é ridículo como ela. Como iríamos esperar de um governo fajuto como esse, um quadro de ministros com elevada sabedoria? São todos adequados ao conchavo e sustentação da base parlamentar, para colocar obstáculo a um possível processo de impeachment.

  • Djalmir Bessa

    Pois é, se o Atílio a visse iria querer essa amenidade para os seus olhos e o espírito, com exclusividade. Mas não pode! Atílio é um personagem da novela COITÉ que se passa no final do século XIX no nordeste Bahia. Quer saber mais?
    Acesse e divirta-se lendo e divertindo-se no blog
    http://www.meiaspalavrasbastam.blogspot.com

  • João Carlos Félix da Silva

    Concordo Ricardo, mas esperar o que de uma presindnta medíocre? Um ministério medíocre, nauseabundo, um bando de botocudos perdedores de eleições. As medidas contra os trabalhadores anunciadas pelo desgoverno não tiveram uma crítica sequer das sindicais sindicais (CUT do PTraíra, da Força Sindical que se vergou), da OAB, de ninguém, não tiveram ao menos uma exclamação, pelo menos um “muuuuu” bovino dessas “entidades” ruminantes. Vamos acrescentar Ricardo, a oposição é igualmente mequetrefe.

    A Força Sindical criticou, sim, veementemente, inclusive em noticiários transmitidos pela Globo.

  • hermenegildo

    Ricardo. Só para manter a memória em dia, por onde andará o Renato Duque, que o Exmo Sr Teori mandou soltar? Logo ele, o Duque, homem contato de Dirceu lá na Petrobras…

    Seria bom perguntar para o excelentíssimo…

  • JT

    Caro Setti,

    Você é um homem abençoado: pode tirar férias, tem um salário justo e tem possibilidade de passar temporadas fora do Brasil.

    Há 15 anos não tiro férias (desde que me formei) e trabalho muito mais do que 8 horas por dia para ter o mínimo de conforto que ofereço para a minha família.

    Nunca reclamei disso, até começar a desconfiar de que todo meu esforço, em breve, não será suficiente para manter meu padrão de dignidade.

    Infelizmente temos um governo capaz de arruinar o planejamento da carreira daqueles que desejam realmente trabalhar. A correção da tabela do IR nunca é justa e suficiente. O rendimento da poupança é achatado a cada ano, e por aí vai.

    Apesar disso tem gente ganhando super salários nas empresas estatais e nos cargos públicos. É triste saber que o sonho da nova geração de estudantes não é mais seguir carreira numa empresa multinacional ou na prestação de serviços: a molecada quer passar num concurso público para encostar a bezerra no primeiro barranco.

    E essa história não fica só nos ministérios e na Petrobrás: a Santa Casa de São Paulo quebrou pagando super salários para gente incompetente.

    Espero que não demore muito para toda esta situação em que vivemos chegar a um colapso. As vezes é preciso que um edifício se desmorone para que outro seja construído mais forte e imponente. O problema é que leva tempo e custa caro.

  • luiz carlos ribeiro

    Prezado Setti,
    Na realidade, a Dilmandona pela primeira vez prepara seu ministério (com minúscula mesmo) para dialogar ao nível dos seus eleitores. Excetuando-se o Ministro Joaquim Levy, os demais estão sim preparados para dialogar com os poucos neurônios da “presidnta” e sua turma de petralhas. A se confirmar os prognósticos dos brilhantes colunistas da VEJA, aos quais tenho a maior admiração e sou fã, a queda do PT em 2015 será menos trabalhoso já que substituir incompetentes é jogo fácil.

  • João Batista Oliveira Silva

    A substituição por simples troca, de ministro nas Relações Exteriores se deve ao fato de Dilma já saber a quantas vão andar o caso Petrobras nos EUA. O governo brasileiro vai começar a história dos abutres para justificar a tremenda enrascada em que colocou a empresa estatal na justiça americana. Vai se repetir o mesmo enredo da Argentina na tentativa de calote, quando da decisão judicial.

  • Pedro

    Nada a estranhar, o ministério é a imagem e semelhança deste desgoverno petista comandado pela “presidenta” Dilma.

  • Salve-nos, se puder!

    “Um rei fraco torna fraco o seu povo”! (é mais ou menos isso). E o problema não é a presidentA, aliás, cabe melhor a definição lhe conferida, POSTE!
    E o problema é que o poste manda no stf! E se os ladrões dividirem a grana com a cúpula – tudo resolvido!
    Temos que questionar também o MPF, cujas denúncias das operações da PF sistematicamente não se traduzem nas expectativas do Povo brasileiro Trabalhador, e que deposita nesta Instituição suas esperanças!
    Que essa Lava-Jato e tantas outras pendentes e ainda por vir nos reconforte, que vale a pena acreditar!
    Um feliz 2015 a você Ricardo, e ao Povo Brasileiro!

    Obrigado pelos votos, que retribuo.
    Abração!

  • roberto

    Governo medíocre, partido medíocre, presidnta medíocre….logo, ministros medíocres, como aquele gordinho dado a faniquitos que governou o longínquo ***** e que, como obra para a posteridade, deixou a grande venda de veículos para o Governo do Estado de carrões comercializados pela concessionaria de sua “famiglia”.Ou como o filho daquela personalidade abominável (Jader), e também derrotado na campanha para governador, o novo ministra da pesca ( para que serve isso?)

  • jose figueiredo

    e o ministro pastor, mais conhecido como,dolar na cueca e na mala… lembram?

  • jluiz

    esse Ministério é a prova cabal de que a metade brasileira
    que votou em Aécio Neves, fora os quase 30milhões que deixaram de votar, eu acredito que esse Ministério vai virar um”castelo de cartas”, que provavelmente cairão quando começarem os gritos de “fora Dilma” tenho absoluta certeza de que os próprios petistas no fundo no fundo, desejam isso. 2015, vai ser terrível a partir de março a oposição se tiver postura digna e correta irá dificultar e mostrar a população de nosso Pais que não dá mais para o PT, continuar a dar cartas e fazer jogo sujo, não é golpe de estado não, é a pura incompetencia e ganância desmedida que irá ruir os alicerces desses “defensores da democracia”, fajutos, oportunistas. Acorda povo brasileiro.

  • Ronald S

    Prezado Setti:
    Sou leitor assíduo de sua coluna, bem como dessa brilhante equipe de jornalismo da Veja. Acho vc um dos poucos colunistas que respondem aos comentários e muitas vezes, até mesmo nos corrigindo. Isso é importante, porque esse governo é tão ruim e são tão poucas as vozes independentes em nossa mídia, que acabamos, pelo menos eu, nos tornando paranoicos.
    Em relação ä isso, gostaria de saber sua opinião sobre uma hipótese, que vem sendo divulgada mais á direita do espectro político ideológico, de que o PT vem cumprindo uma agenda, determinada pelo chamado Foro de São Paulo, que tem como objetivo a criação de um caos na estrutura da sociedade brasileira, para que seja, então , implantado nesse país um governo totalitário , nos moldes de uma Cuba ou mesmo Venezuela.
    Gostaria muito de ouvir ou melhor, ler a sua avaliação, por considera-lo como um dos mais isentos jornalistas em atividade no Brasil.
    Que o PT é um partido com viés totalitário e hegemônico, não tenho dúvida.O que não sei é se tudo isso vem seguindo um protocolo macabro de implantação de um regime totalitário e populista no Brasil.
    Desde já, um grande abraço e desejo de muita saúde neste 2015, para que continue cumprindo sua missão de jornalista.
    Ronald

    Obrigado pelas palavras generosas, e pelos votos, que retribuo, caro Ronald.
    Quanto a sua questão, veja só: você acha que o PT precisa de linhas traçadas por outrem para fazer o que pretende?
    Você acha que o PT precisou “aprender” a ser hegemônico e com tendências totalitárias com o Foro de São Paulo?
    Pois se a IDEIA do Foro foi de Lula!!!
    As estratégias que o PT segue e a meta que persegue são produto dele mesmo.
    Mas meu ponto principal é este: não importa de onde partam essas diretrizes, o importante é denunciá-las e se opor a elas.
    Um grande abraço

  • CLAUDIUS

    Não há qualquer possibilidade do Brasil enfrentar as dificuldades criadas pelo próprio Governo do PT. Dilma, o triunfo da vontade de Herr Lüla e de cabeça com cérebro baldio, nos oferece mais do mesmo imbróglio. E a rapinagem vai continuar. São muitos perdedores que necessitam recuperar as suas finanças.

  • Eurico Marques

    Não somos apenas irrelevantes geopoliticamente falando. Fomos reduzidos a uma Argentina piorada. As loucas sexagenárias provam que passar a vida sem fazer nada dá lucro e saúde.

  • alves

    Teori, Teori, Teori, honre essa “TOGA” homem! Nao se esqueca que eu pago seu salario e o da presidenta tambem .Kd o Duque? Meta esses bandidos na cadeia.

  • cingapura

    Não publico comentários que incluam elogios à ditadura militar.

  • Moema

    Feliz ano novo para você e família, para seus leitores e comentaristas. Estou preocupada, será que vão vaiar a posse desta presidenta? Como eu gostaria de estar lá. Não gosto de assistir está infâmia, mas vou ver esperando que apareçam vaias.

    Obrigado pelos votos, Moema, que retribuo.
    Quanto às vaias, com 800 ônibus providenciados pelo PT para levar “o povo” à posse, você acha possível?
    Abraço

  • BSBV

    Para a falta de sorte do Brasil, é dos Brasileiros,
    É das mais pura das verdade, o testo deste colunista.
    O que será de tu Brasil,nestes quatros anos,sé continuar com Esta falta de sorte, pode até virar 8 anos,que Deus nos livre.
    Feliz 2015 para todos os Brasileiros, Petralhas, ou não.

  • GREGÓRIO FILÓ

    É O GRUPO DE MANDATÁRIOS POSSIVELMENTE MAIS APROXIMADO DA CAPACIDADE MENTAL DESTA “SENHORA” ELEITA PELOS IDIOTÁRIOS.

  • Luiz Pereira

    Setti, boa tarde,

    Bom retorno, boas entradas, para vc e família.
    Mais um ano de mediocridades chega. Não teremos mais as pilhérias de Mantega se autoelogiando. Porém, o bestialógio aumentou, como vc destaca em seu texto.
    A montanha petista pare ratos. Mas, como foi o povo quem elegeu isso aí, que se lambuze com esse “merrequistério”.
    Abs

    Caro Luiz, bom tê-lo aqui de novo.
    Obrigado pelos bons votos, que retribuo.
    Quanto ao mais… é seguir na batalha.
    Abração

  • Alex Esteves da Rocha Sousa

    Setti,

    Se o José de Abreu e o Pablo Capilé já disseram aprovar a volta de Juca Ferreira ao Ministério da Cultura, eu já sei que não pode ser coisa boa.

  • vera matos

    É uma ralé de altíssimo nível,mequetrefes de primeira em país de quinta!!!!

  • ZEBEDEU

    Ela so consegue trabalhar com mediocridades inferiores a ela,dai nao se sente amecada na tomada de decisoes.Tipica gerentona de araque,dessas q gritam com os subordinados,etc.

  • Lili

    Perfeito, Setti! Jamais vi tantos medíocres juntos. Deu vontade de voltar no mesmo voo pra onde eu estava – Portugal.
    Feliz Ano Novo!

    Agradeço e retribuo seus votos, Lili. E, acredite, entendo você… Também voltei do exterior há pouco, e a diferença entre o país que somos e o país que poderíamos ser é revoltante.
    Abraço

  • J.B.CRUZ

    CARO SETTI:Bom retorno á casa..Já era tempo…
    Apesar de tudo,amanhã será um novo dia…Outro ano, melhor dizendo..
    O tempo está passando depressa, como se fosse um caminheiro andante seguindo num rumo certo..
    divaguei , mas é sempre assim quando deparo com o tempo..
    Como deparo..E, por acaso pode-se viver fora dele??..Nem morto…
    O tempo é uno,não passa, nós é que passamos poe ele, repito..E, se ele passasse, para onde iria??..
    Para a eternidade??..Sim, mas onde fica isso??..
    Isso é assunto para filósofos da categoria de um ex-luiz,Rosemére,Erenice,Palocci,Genoíno,youssef “et caterva”‘..
    Nestes tempos secos da vida, não pensei na falta de chuvas por que passamosNão compreendo é a preocupação das autoridades públicas com uma possível falta d’água num futuro que nunca será de alguém..
    O mundo é água,Eu e você também..tudo é água, inclusive a VIDA…
    Os políticos em geral, e, em particular, oa atuais governos criam ameaças para disfarçar suas incompetências e amedrontar o CIDADÃO, com a pior da denominações: O MEDO!!..
    O mundo pode até acabar com excesso de,,,ÁGUA- como, aliás dizem que acabou, quando da ARCA DE NOÉ- nunca por falta..
    Agora é com o sistema cantareira,em são Paulo..De quem é a culpa???..
    Dos políticos, claro, não da natureza..
    esquecem eles, uns mais que os outros,que a variação do clima é normal..
    Se fizermos um estudo sobre a média anual de precipitação, constataremos que em um ano muito e em outro chove menos, mas na média, fica tudo igual..
    A população é que aumenta em ritmo geométrico, e, como consequência, o consumo aumenta..
    Políticos em geral, tem a visão curta; ESTADISTAS é que enxergam distâncias, mas essa classe de genteé cada vez mais escassa..
    Na vida tudo passa e tudo passará; nada fica, nada ficará..
    Nós brasileiros, já fomos um povo melhor e, há muito, sofremos dos males das multidões..
    Já somos um povão de muito mais de 200 milhões de ALMAS ..
    também é VERDADE que são muitos os DESALMADOS..
    Parece que a cada dia mais enfraquece o nosso sentimento de SOLIDADRIEDADE e nosso ORGULHO de ser aquele povo HUMILDE de que fala chico Buarque, com aquela tristeza no peito,feito despeito de não ter como lutar e que dá até vontade chorar..
    Neste último dia do ano, não vou lembrar as desgraças que tanto nos magoam..
    abstraio e fico pensando como poderia ter sido diferente..
    Enquanto isso, desejo FELICIDADES para todos nós,ainda que sejam os petralhas…
    Afinal, somos todos BRASILEIROS….
    FELIZ ANO NOVO……..

  • Benedito Martins de Vasconcelos

    Se o primeiro mandato foi um desastre, inclusive por ter portado, também, figuras mequetrefes, como bem disse Ricardo Setti, não produzindo nada de importante para o futuro do país além das estarrecedoras petrorroubalheiras, o segundo mandato, além do trio que comandará a economia, apresenta um perfil muito pior do que o primeiro. Se ainda salvarmos a economia, vai restar a educação, a saúde em frangalhos e a segurança a ver navios, porque com o ministério agora conhecido, a impressão que nos dá é que tudo vai piorar. Aguentar Dilma e o PT é um ato mais do que humilhante ao povo brasileiro. Um país que, em 2002 tinha tudo para dar o grande salto, acabou por se chafurdar na lama da incompetência e da corrupção, aliado à suprema aversão ao trabalho que tem essa corja de sindicalistas sanguessugas.

  • Dr. Pimentel

    O Dilmão e os PTralhas não estão nem ai. E em 2018 Dilmão vai fazer o seu sucessor. Se depender desta oposiçãozinha chinfrim. Teori não honra a toga que o Dilmão lhe deu.

  • Juca Mendes

    Enfim, a quadrilha está montada!

  • Angèlìka

    Grande Setti! Entendemos o seu estado de espírito.
    É o mesmo nosso.
    Mas o sol nasce e se põe todos os dias apesar de tudo e todos.
    FELIZ ANO NOVO! Precisamos crer em dias melhores.
    Tudo passa. E o PT passará.
    Que 2015 entre para a História deste Brasil ao esfregar na cara da Dilma/Lulla/PT um lindo e querido documento; O IMPEACHMENT!

    Obrigado por seus bons votos, que retribuo.
    Quanto ao mais, aguardemos o desenrolar dos escândalos…
    Abraço

  • Angèlìka

    Quanto aos sinistros ministros de Dilmá, fazer o quê?
    Ella e Lulla só conhecem bandidos, malandros, analfas, sem vergonhas, cínicos, enfim, só GENTE DESCLASSIFICADA que falam o mesmo idioma delles.

  • luiz carlos ribeiro

    Wanda, 39 cumpanheiros e mais o nove dedos. A fábula das Arábias ficou completa novamente…

  • VOTANTE

    É o nivelamento por baixo. Quanto maior a ignorância mais fácil a condução.

  • Andre

    Nossa paciência já se esgotou. Eles brincam com fogo.
    O país pode caminhar para uma convulsão social.
    É muito irresponsabilidade e sem vergonhice nas atitudes dessa presidnta!

  • Daniel

    Grande Setti! As escolhas de Dilma são nada mais que o reflexo dela: pura mediocridade e medo de ser questionada por gente que sabe mais do que ela.

    Colocar o Levy na Fazenda já foi muito para ela. Já estou apostando que ele só fica até final de 2016, quando a última megalomania lulista acontecerá (olimpíadas).

    Depois a farra das contas públicas será liberada em 2017-2018, para que o auto-proclamado “descobridor do Brasil” Luis Inácio “réu oculto do mensalão e do petrolão” Lula da Silva volte nos braços do povo…

    Com relação à escolha de Cid Gomes eu até tento entender. Os cearenses “nadam de Braçada” nas provas mais complicadas de exatas do Brasil: ITA e IME. O Problema é que isso ocorre apesar do Cid Gomes e não por causa dele.

  • Wanda

    Dilma, sua *** ****, pede para sair! Você é um ****!

  • José

    Seria tão bom que a Dilma fosse colocada pra fora da presidência. E daí para o exílio. Piir que o Fred na seleção. Vergonha nacional.

  • FILÓSOFO

    O ministério da nossa querida presidenta talvez não seja unanimidade – afinal é difícil agradar a gregos e troianos. Talvez tal “gabinete” não tenha agradado nem aos “petralhas” ( como os petistas são tratados pelos seus oponentes ) muito menos aos tucanos ( derrotados pela quarta vez ). Concordo com o jornalista Setti quando afirma que houve ministérios melhores na República – e ele com seu conhecimento histórico-político elencou grandes nomes do passado, como Ruy Barbosa ( polímata ), Celso Furtado ( economista ), Afrânio de Melo Franco ( jurista ), José Goldemberg ( físico ), Sérgio Paulo Rouanet ( diplomata e filósofo ), etc.
    .
    Mas talvez seja melhor um ministério “mequetrefe” do que ter um Armínio Fraga dirigindo a economia ( arrochos, privatizações, recessão, neoliberalismo, etc ). Seria elucidativo rever a declaração daquele que seria o “czar da economia” do Aécio Neves : https://www.youtube.com/watch?v=FU82tQq0W24
    Portanto como já rezava aquele provérbio : “ Dos males o menor ’’ ( retratando-me por estar nivelando por baixo em matéria de política ).
    .
    Despeço-me desejando um HAPPY NEW YEAR ao nobre jornalista e demais leitores do conceituado BLOG, pleno de realizações.

  • Marcos

    Setti, paz e alegria para você e todos os seus no ano que já vem!
    Com o meu abraço.
    Marcos.

    Caro Marcos, desculpe a demora na resposta.
    Obrigado pela mensagem e pelos votos, que retribuo.
    Com um grande abraço.

  • alberto

    FILÒSOFO, vc não passa de um petralha, Armindo fraga, pode não ser um mistro a autura,o pior e ter um governo de mentira enganação roubo e moito roubo com suspeita de corruptção em todos os ministerios ai sai vc com essa quanto males o menor vc e munta cara de pau!!!!!

  • Rogério Moreira

    Muito bom , Ricardo !!!!
    Pelo menos ela acabou com “mandato” do indefectível professor Marco Aurélio Garcia !!!!
    Acho que, depois de 12 anos, vamos voltar a ter diplomacia no Brasil !!!

  • Antônio

    FILOSOFO, vc não aprendeu nada com os erros desse governo ???

  • marcos

    Entra ano e sai ano….e eu continuo com a vergonha de ser brasileiro!um ministério rid[iculo mequetrefe como dito após uma campanha presidencial patética tola destinada a enganar os analfabetos e interesseiros e que deixou claro que o petroláo tem 54.000.000 de cúmplices

  • Manuel Fernando J. De Macedo

    A GANÂNCIA obsessora pelo poder, faz com que o PT prefira a maioridade política,
    sem conhecimento específico e de formação/experiência que possibilite uma administração eficiente nos ministérios que receberam de mão beijada. A reforma política renovadora precisa ser efetuada a curto prazo. A incompetência vai piorar e agravar a situação caótica que já existe.

  • marcos

    Ler o comentário idiota e nauseante de um petista certamente analfabeto e desinformado e que ainda por cima adota o apelido de filósofo é o fim da picada…..mas depois do luola perguntar o que o aécio fazia enquantoa dilma defendia o brasil tudo é compreensível!

  • Wagner

    Armínio Fraga dirigindo a economia traria arrocho, privatizações, recessão, neoliberalismo, etc.? E agora, que o Dilmão quer vender a CEF na Bolsa? E agora, que o Dilmão arrocha os direitos sociais mesmo sem que “a vaca tussa”? Por favor, não insulte os filósofos adotando tal nome ao postar comentário tão raso, típico de PenTelho.

  • Eliane ferreira

    José Eduardo Cardozo o pior ministro da justiça de todos os tempos. A violência espalhada, a bandidagem tomando conta e a política de segurança publica vai continuar a mesma? Vai ver ele vai ficar pra terminar de destruir a polícia federal. Lixo de governo!!!!

  • brasileiro

    E triste ver o Brasil na direcao em que anda mas essa vai ser a nossa sina desde que nos conformemos em aceitar a mediocridade. O Sr. “Filosofo” que o diga.

  • Ali

    **** **** e os 39 … ministros ?

  • RUY

    Caro Ricardo,
    Que bom que você voltou. Estava fazendo falta.
    Com tanta mediocridade elevada ao primeiro escalão (aliás, repetindo o que se viu no primeiro mandato de D. Dilma) só desejando um feliz 2019, já que os anos de 2015 a 2018 podem ser considerados, por antecipação, perdidos.
    Um forte abraço.

    Obrigado pela mensagem simpática e generosa, caro Ruy. Aproveito pra lhe dar um abração especial, e você sabe por quê…

  • RUY

    Lembra que D. Dilma disse que não mexeria em direitos do trabalhador nem que a vaca tussisse?
    O segundo mandato nem sequer começou e a vaca já teve um acesso de tosse…
    Quantos mais vai ter ainda?

  • CLAUDIUS

    Um Ministério próprio com erro de base e montado exclusivamente para recuperar gastos de campanha e ajudar a manter o projeto de compra de apoio dos Congressistas através da rapinagem do Erário. Vamos perder outra Pétrubrais. Iniciaram fazendo cortes em quem não tem poder de pressão, igual a professores: os que recebem o abono oriundo do PIS, os que recebem auxílio doença, os mortos e os desempregados. Quanto aos bolsa-tudo que fiquem tranquilos. Há desvios bastante e necessários para a satisfação dos rapinadores de menor porte. Aliás o PT se arrebenta quando rouba muito. Não sabe lidar com muito dinheiro .Fazem uma lambança danada. Foi tanta que a Geóloga Vanine avisou: estão indo além das próprias sandálias e o TCU e nem a CGU poderão fazer vistas grossas. É que as glosas caem nas pastas dos Auditores. Quanto à Mesa de Operações da SUMOC, vulgarmente chamada de BACEN, nada percebe. Sinal de que o Cambio está no vai da valsa. Ou na base do deixa passar.

  • Maru

    Setti, obrigada pela publicação de minha queixa e pelas respostas. Você prometeu dar mais atenção ao nosso Amazonas, assim sinto-me à vontade em cobrar. Como sugestão, poderia começar a investigar em que pé estão as denúncias contra o Governador José Melo em época de campanha, ver post de Reinaldo Azevedo, publicado naquele período, em seu blog na Veja.

  • joanfuca

    Agora percebo, porque são 39 e não 40 mequetrefes ao lado da guerrilheira. Como dizia meu avô “neste pau tem mel “.Como um gambå cheira outro, o time está completo, estão juntos o SACANTE e seus FIADORES-AVALISTAS de todas roubalheira destipaisnuncantis.

  • Julio

    Tudo isto mostra que Dilma não está preparada para ser presidente, é só ver o que ele fez com a economia do pais e a Petrobras.

  • Julio

    Gostaria muito de ver Dilma e o PT fora do governo, mas infelizmente o Nordeste deu mais um mandato para eles.
    Eu não acredito que em 2015 o país saia deste buraco, tomara que eu esteja errado.

  • Fernando X

    No meio deste mar de mediocridade ela vai parecer que é um Einstein.

  • ZE ROBERTO

    esta sra nao tem condiçoes de presidir.nem uma pequena associaçao de moradores.nao tem capacidade,seu partido, esta deixando de ser partido, para ser uma organizaçao criminosa. no brasil sempre tece corrupçao. mas depois do pt no poder tudo piorou. qualquer funcionariozinho.de prefeitura .esta a venda.

  • Fernando - BH

    Meu caro Ricardo Setti,
    Em primeiro lugar, um ótimo retorno e um Feliz Ano Novo.
    Quanto ao tema, você disse tudo: “Ministério mais mequetrefe de todos os tempos”. Mas a questão é que nos quadros petralhas e da base alugada não tem escolha: começa pela própria anta e seu antecessor. Infelizmente é isso aí que eles têm a oferecer ao país: Incompetentes, ladrões, desonestos, mentirosos, bandidos, o que já foi provado com o mensalão e, agora, com o Petrolão. Vamos aguardar para ver onde isso vai dar! Um grande abraço, Setti.

    Agradeço e retribuo os votos, caro Fernando. E um grande abraço pra você também.

  • Paulo Roberto Andrade

    eleita pela parte mais ignorante e sem cultura do povo brasileiro. a turma do me dá um dinheiro aí e dos que se utilizam da lei de Gerson. Por isso colocou ministros de acordo com seus eleitores. Uma cambada de jegues…

  • helio

    Bom dia Ricardo Setti,antes de mais nada um feliz ano novo para você e sua família.Eu vi a mediocridade nascer (morava e trabalhava em SBC em 1970) vivi todos este anos de mediocridade do Pt,ainda viverei para vê-los morrer, mais esta nova mediocridade não me espanta. Um qrande abraço comtinue com seu trabalho ético, honesto e maravilhoso.

    Obrigado por sua generosa mensagem e pelos votos, que retribuo.
    Desculpe a demora em responder — hoje está um dia complicado e estou sem minha assistente, que tirou uns dias de merecidíssimas férias.
    Um abração!

  • Paulo Roberto Andrade

    Esqueci de falar que entre jegues estão os filósofos, principalmente os da Maria Antonia, gente perdida no espaço tempo como se vivessem ainda na época de Marx e Engels, filosofia abjeta que só atrapalhou o mundo no século XX e agora retorna como o bolivarismo gente que quebra nações e fala com passarinho, esses não são jegues, são mesmo é idiotas pois jegues não passam de burros de carga. Até Cuba está pretendendo se modernizar ao reatar com os EUA e os idiotas continham na mesma toada do século XIX

  • Santos

    Sem dúvidas um ministério com a “cara” da Presidente.

  • Hellena Andrade

    Realmente Setti, tem que se empenhar para conseguir um ministério tão ruim. Consegue ser pior que os anteriores do DESgoverno PT.
    Pensando bem entre os aliados dela não tem gente competente. Teria que procurar entre os que apoiaram o Aécio para melhorar o quadro e esses não iam querer ser cúmplices do desastre desse governo.

  • Leo

    Filosofo, comentarista sem noção do que diz. o povo brasileiro prefere o Arminio Fraga com seus arrochos na economia, do que ver ladrões roubando nosso dinheiro das estatais e com os amens de Dilma e Lula.

  • jrschneidersoccer

    Caro filosofo!!!! Realmente o colunista Ricardo escreve uma coluna de pouca expressão, uma vez que a maioria dos leitores concordam com ele e pouca mudança de fato ocorre. O maior erro do colunista é dizer a verdade. Este discurso não agrada a maioria dos eleitores, como as urnas mostraram. Talvez se ele mentisse e dissesse que este governo é uma nova versão do nazismo, que persegue seus opositores e que vai retirar as conquistas sociais do povo ele teria maior projeção nacional. Este discurso você já ouviu né???? E que repercussão teve….agora justificar um ministério mequetrefe para salvar-nos do arrocho do Sr Armínio Fraga é no mínimo piada de mau gosto. Este ministério mequetrefe vai mandar em nossas vidas por mais 4 anos….Deus , por favor, olhe por nós. Forte abraço e bom ano novo para você.

  • Pablo

    Para uma presidente reconhecidamente medíocre, com um governo de pífios resultados, nada mais adequado que uma equipe ministerial à sua imagem e semelhança! Onde está o povo brasileiro que não protesta nem se faz ouvir em um momento como esse? A imprensa clientelista e subjugada pelo maior anunciante publicitário do país, o próprio governo, tampouco nos alerta ou critica, se limitando apenas a anunciar com manchetes o desgoverno que aí está. Lamentável mesmo é o tempo, que nós brasileiros, sempre perdemos com essa mediocridade generalizada que se instalou no Brasil. Apesar de tudo, desejo feliz ano novo a todos!

  • cingapura

    Depois da roubalheira do dinheiro público mensalão, petrolão, fraude nas eleições pra presidente amplamente divulgado nas redes sociais, não sabemos o porque destes petralhas não estarem hoje na cadeia, presos, encarcerados, estes terroristas que fantasiados de pessoas boas, dentro do palácio do governo, no congresso nacional e nas entranhas das instituições, só mesmo os militares pra por ordem na casa de novo, pois estamos sob uma ditadura, nação acorda…

  • Glauce

    O pior é saber disso tudo e não poder fazer nada… torcer pra, nas próximas eleições, ter alguém com o mínimo de envergadura moral para convencer mais da metade dos brasileiros votantes…E feliz ano novo!!

  • luduviko

    pois é, vejo um tal filosofo ai em baixo, e fico feliz em ver pessoas desse quilate que se alinha a quadrilha e diz que dos males – talvez o pior -se nem nome o mesmo teve a coragem de postar isso é vergonha que os petistas tem de se identificarem..

  • Oswaldo

    Sr. Ricardo Setti, ouvi o noticiário da TV e fui me deitar, ontem, chateado, mais desalentado do que ando ultimamente com os rumos da nossa administração Nacional, depois de saber o teor da matéria física, moral e intelectual que constitui esse ministério sem fim, e a bem da verdade, também sem princípios ou meio que prestasse.

    Acordei nesse ano 2015 ainda pensando na desgraça, mas como soe acontecer as vezes surge um pensamento jocoso em meio a tristeza, acho até que seja devido a ser “O brasileiro um povo que ri, quando devia chorar”.
    – Isso aí não me pareceu ministério, mas uma FRANQUIA.
    Com todo o respeito não tenho nada contra o sistema de franquias. Mas esse sistema para funcionar exige do franqueado o mesmo perfil moral, tendências e gosto do empreendedor; e nisso está perfeito.

    Que alívio que dá a sua Coluna de hoje:-“Houve maquiagem nas contas da presidente Dilma, afirma ministro do TCU”.
    -E, com isto a JUSTIÇA SE FEZ, E, A DILMA está morta de vergonha. FELIZ ANO NOVO BRASIL!!!!!

  • Nivaldo Matheus

    A falta de conhecimento e sabedoria, geram imperfeições.
    A prova esta nos resultados destes 12 anos,
    de “governo” praticados por analfabetos de fato,
    porem, não de direitos!

  • Cbsky

    O mais trágico é ter que concordar com a crítica dessa revista que sequer leio.
    Esse ministério não é de segunda categoria nem é de quinta.
    É uma aberração, uma afronta a quem votou ou não na Dilma, um testamento de suicida.

    A crítica não é “da revista”. É de um jornalista que tem um blog hospedado no site de VEJA.
    É espantoso que você não perceba a diferença.
    Os colunistas de VEJA têm opiniões próprias, em vários casos divergentes entre si.

  • RobertoSouza

    Estavas fazendo muita falta,Caro Setti.

    A propósito do seu texto, cheguei a conclusão que, a respeito do ministério da presidenta, pode-se adaptar aquela famosa frase de Ulysses Guimarães,ao ouvir de um colega que aquele era o pior Congresso que o país já tivera, advertiu: “Espere para o ver o próximo”.

    Bem vindo de volta.

    Um abraço!

    Obrigado pelas boas vindas e pelo comentário, caro Roberto.
    Um grande abraço e um ótimo Ano Novo.

  • Antonio E.P.Camacho

    Você enviou seu comentário para o blog errado. Não publico em hipótese alguma comentários que defendam ou sequer tolerem a quebra da legalidade constitucional.

  • Cbsky

    Não digo o que é “all the same shit” — a despeito de seu anonimato covarde no comentário anterior e neste — porque minha mãe me deu educação desde criança.
    Suma daqui.

  • Lena

    Caro Setti,
    Como escolher bons ministros, se os mesmos são oriundos de partidos que ou são ou se tornaram mequetrefes? Algumas pessoas de melhor qualidade que existiam no PT já se afastaram, envergonhados por tanta roubalheira. No PMDB, os que realmente mandam não vão escolher os (poucos) competentes e honestos que lá existem. Quanto aos partidecos que completam a base alugada, nada há a esperar. Assim, o ministério espelha o deserto de quadros que se espalha pela política brasileira controlada pelo PT. Teremos quatro anos mequetrefes na administração deste país. Só nos resta torcer para que passem rápido e que sobrevivamos a eles.

  • FILÓSOFO

    marcos – 31/12/2014 às 21:02
    .
    .RESPOSTA AOS CRÍTICOS ( RANFASTÍDEOS OU DE OUTRAS ESPÉCIES )
    .
    Frequento o BLOG do nobre jornalista Setti há algum tempo – mais como leitor do que “comentarista” – portanto já estou acostumado com as críticas sejam elas construtivas, esclarecedoras, ofensivas, etc. Geralmente as mais contundentes são provenientes da DIREITA RAIVOSA – estas além de desprezíveis são “risíveis” como esta que tenho o prazer de trascrever :
    .
    .
    31/12/2014 às 21:02
    Ler o comentário idiota e nauseante de um petista certamente analfabeto e desinformado e que ainda por cima adota o apelido de filósofo é o fim da picada…..mas depois do luola perguntar o que o aécio fazia enquantoa dilma defendia o brasil tudo é compreensível!
    .
    .

    SR. MARCOS :
    1. Eu não adoto o apelido de filósofo – sou filósofo com PHD. Para criticar a política econômica neoliberal não é necessário ser “petista”, basta apenas ter um pouco de bom senso ou entender um pouco da realidade brasileira ( ou no seu caso ter além de dois neurônios ).
    .
    2. Como filósofo analfabeto eu lhe recomendo urgentemente um curso de gramática aplicada : a sua redação é sofrível com erros crassos de ortografia, concordância, regência, etc. Não conheço nenhum “luola” ( o cognome correto do seu desafeto é LULA ).
    .
    3. Quanto a questionar o que o AÉCIO fazia enquanto a DILMA defendia o BRASIL talvez a própria e prestigiosa revista VEJA tenha uma resposta mais satisfatória do que a minha :basta V. Exa. consultar o RANKING DO PROGRESSO DA REVISTA VEJA – OS MELHORES DO PARLAMENTO em que o senador AÉCIO NEVES recebeu pontuação ZERO e amargou o último lugar : http://www.esmaelmorais.com.br/2014/12/aecio-e-o-pior-senador-de-2014-em-ranking-da-veja-imagina-isso-na-presidencia-da-republica/
    Portanto sr. MARCOS a sua questão foi mal formulada : deveria questionar o que o AÉCIO “não fez” enquanto a DILMA defendia o BRASIL.
    .
    .
    SR.MARCOS V. Exa. me trouxe à lembrança a ALEGORIA DA CAVERNA DE PLATÃO, do LIVRO VII da REPÚBLICA, em que o filósofo dialoga com seus interlocutores Glauco e Adimanto : certamente V. Exa. é similar àqueles prisioneiros que somente enxergam às sombras projetadas no interior da caverna e as considera como entes reais – acima de qualquer outra evidência contestatória, negando-se a se libertar das próprias amarras da ignorância.
    Ou talvez o sr. MARCOS seja portador do COMPLEXO DO POMBO ENXADRISTA. Seu comportamento é descrito pela seguinte frase:
    “Discutir com Fulano é o mesmo que jogar xadrez com um pombo: ele defeca no tabuleiro, derruba as peças e sai voando cantando vitória.”
    Normalmente em discussões, um dos lados, o mais fraco, quando fica sem argumentos, cai em falácias e começa a agredir verbalmente o interlocutor (propriamente a clássica falácia argumentum ad hominem), para, em seguida, sair “cantando vitória”, (falácia da falsa proclamação de vitória). Trata-se de uma técnica inferior de erística.
    .
    .
    Despeço-me então desejando um HAPPY NEW YEAR à todos os leitores do conceituado BLOG, particularmente ao nobre jornalista Setti pela deferência.

  • FILÓSOFO

    ESCLARECIMENTO FINAL
    .
    .

    Pessoalmente não tenho nada contra o senador Aécio Neves – não podemos confundir diferenças ideológicas com idiossincrasias. Respeito o homem público – assim como a trajetória política do seu avô Tancredo Neves – admirava sobremaneira a sua sagacidade política “à mineira”, sua moderação e capacidade de articulação – uma das raposas do PSD ( no bom sentido ) – que se destacou na História do República ( Ministro da Justiça de Getúlio Vargas, Ministro da Fazenda de João Goulart, Primeiro-Ministro no Parlamentarismo ), um dos artífices da REDEMOCRATIZAÇÃO, etc. Portanto não se pode escrever a História do Brasil, se prescindirmos da personalidade de Tancredo Neves.
    Quanto ao RANKING DO PROGRESSO DA REVISTA VEJA – no qual passei o “link” ao iracundo leitor direitista MARCOS, para não acusar que o extrai de um BLOG CHAPA BRANCA, aqui vai o original publicado pela REVISTA VEJA, do qual sou assíduo leitor :

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/ranking-do-progresso-os-melhores-parlamentares-de-2014
    .
    .

    Sem mais – grato pela consideração se este comentário for publicado.
    .
    ABRAÇOS CORDIAIS.

  • jorge santos

    O tal “filósofo” (meu Deus, esses cursos vão de mal a pior!) falou muita bobagem. O fato de ser “filósofo” só garante que ele deve ter lido mais lixo comunista do que a média. Quando o guru da seita, o Molusco, indagou o que o Aécio fazia enquanto Dilma assaltava, digo, combatia o Regime Militar, cometeu um (mais um) erro: Aécio tinha cerca de 10 anos por essa época. Mas para quem figuras como o execrável Bolívar ou o assassino Chê são dignas de adoração, não se pode esperar muito. Feliz Ano Novo e que Deus nos proteja!

  • Luiz Antônio Colnago

    Eu pensei que Ministerio pior que o anterior não ia aparecer.Nao é que a Dilma*** consequiu um ainda ?Quem sabe ela melhore um pouco tirando Cid Gomes da educação e colunando em seu lugar essa sumidade que se autodomínio Filósofo.Pelo jeito o dito deve ter sido aluno da Marillene Chaui.Os dois só falam sandices.l

  • Ellen Dastry

    A coisa só piora….. postura de mandona grosseira – cada passo parece um palavrão. Discurso pobre e mentiroso, que não diz nada. Pessoas não sabe nem ler um TP. Despreparo completo/ Vergonha.

  • marcelo matos

    Filósofo, a última posição do Aécio foi devidamente explicada pela revista veja, compara Aécio com dilma ou lula não da. lula e dilma são dois boçais mentirosos, *****. O que pode ter de pior em um ser humano esses dois tem de sobra.
    Tenha coragem de ter um lado mesmo que esse lado seja o de dilma e lula.

  • marcelo matos

    Filósofo não demorou cinco minutos para descobrir que você é um petista canalha e covarde.

  • Eduardo Ferreira

    Caro Ricardo Setti. Quem é vivo, apareceu. Conheci-o numa viagem aos Estados Unidos no final da década de oitenta, convidados pelo Governo norte-americano. Concordo com suas colocações. Parabéns e feliz ano novo.

    Caro Eduardo, que legal!!! Eu tinha perdido o fio dos contatos com você. Me lembro perfeitamente de você, pernambucano da gema.
    Muito obrigado por ter entrado em contato, pelos parabéns e pelos votos, que retribuo.
    Desculpe o atraso na resposta, mas nesses dias estou sem minha fiel colaboradora Tamara Fisch e nem sempre é possível liberar os comentários com a rapidez que eu desejaria.
    Vou anotar seu email para entrarmos em contato.
    Um abração

  • santana

    Se juntar todos, ainda são menos piores que a Dilma,essa sim a nulidade total.

  • fernando

    Quando eu era mais novo, eu acreditava que uma pessoa que não conhecesse o nome dos ministros era uma forma de ignorância. Lembro que era até mesmo tema de entrevista de emprego. Mas agora, eu acho que é benção divina não ter na mente nenhum desses nomes dessas criaturas ridículas e despudoradas que chefiam esses ministérios.

  • José Augusto - BH

    Ri demais hoje com a recordação de um Projeto de Lei de 1994 do “Ministro da Ciência e Tecnologia” Aldo Rebelo, do PCdoB (C&T albanesa):
    .
    “… fica proibida, nos três níveis de governo, a adoção de inovações tecnológicas que possam retirar empregos formais…”
    .
    Isso é sério!!! Podem pesquisar. Kkkkk

  • FILÓSOFO

    marcelo matos

    2/1/2015 às 8:29

    SR. MARCELO MATOS :
    .
    .
    Primeiramente V.Exa. equivocou-se ao adjetivar-me de “petista” – não sou filiado ao Partido dos Trabalhadores. Aliás não é necessário ser “petista” para perceber que V. Exa. é um obtuso facistóide e lambe-botas do tucanato.
    .
    Segundo – convidaria V. Exa. a dirigir os insultos de “covarde e canalha” a um petista de carne-e-osso e não via internet. Que tal dirigir os seus impropérios pessoalmente a algum integrante do “ministério mequetrefe” do PT ? Ou a sra. Presidenta ou ao Lula “tête-à-tête” ? Isto se o sr. Marcelo Matos for homem o suficiente para honrar as suas ceroulas – é fácil utilizar o conceituado espaço democrático que a VEJA e o nobre jornalista nos dispõe para insultar a “petralhada”, confortavelmente protegido no seu “bunker” a milhas de distância.
    .
    Terceiro – sr. MARCELO MATOS vamos recapitular algumas posições do RANKING VEJA DO PROGRESSO : OS MELHORES PARLAMENTARES DE 2.014 :
    .
    COLOCAÇÃO –PARLAMENTAR ( SENADOR ) –PARTIDO – NOTA :
    .
    2°)- LINDBERGH FARIAS – PT – RJ – 9,53.
    4°)- ANIBAL DINIZ – PT – AC – 8,23.
    11°)- GLEISI HOFFMANN – PT – PR – 7,00.
    15°)- EDUARDO SUPLICY – PT – SP – 6,46.
    17°)- FERNANDO COLLOR – PTB – AL – 6,23.
    20°)- INÁCIO ARRUDA – PC do B – CE – 6,14.
    21°)- JADER BARBALHO – PMDB – PA – 6,06.
    23°)- JOSÉ PIMENTEL – PT – CE – 5,88.
    28°)- VANESSA GRAZZIOTIN – PC do B – AM – 5,53.
    33°)- WALTER PINHEIRO – PT – BA – 4,85.
    34°)- PAULO PAIM – PT – RS – 4,63.
    37°)- ANGELA PORTELA – PT – RR – 4,45.
    45°)- DELCÍDIO DO AMARAL – PT – MS – 3,97.
    46º)- JOSÉ SARNEY – PMDB –PA – 3,93.
    48º)- RENAN CALHEIROS – PMDB – AL – 3,89.
    53°)- PEDRO SIMON – PMDB – RS – 3,64.
    54°)- JORGE VIANA – PT – AC – 3,33.
    55°)- LOBÃO FILHO – PMDB – MA – 3,31.
    65º)- ANA RITA – PT – ES – 2,04.
    67°)- HUMBERTO COSTA – PT – PE – 1,77.
    70º)- WELLINGTON DIAS – PT – PI – 0,76.
    72º)- CRISTOVAM BUARQUE – PDT – DF – 0,33.
    75º)- AÉCIO NEVES – PSDB – MG – 0,00 = ZERO.
    .
    Portanto sr. MARCELO MATOS o seu candidato a Presidente da República “conseguiu” ficar atrás de “figuraças” como Fernando Collor, Jader Barbalho, José Sarney, Renan Calheiros, Lobão Filho, etc, no seu desempenho no Senado. Talvez nem o TIRIRICA conseguisse tal proeza.
    .

    Em nota, VEJA informa que o desempenho de Aécio Neves foi afetado pela campanha presidencial, que teria provocado seu afastamento das atividades parlamentares. “Os mais de 51 milhões de votos obtidos por Aécio na disputa presidencial vencida por Dilma Rousseff, com vantagem de pouco mais de 3 milhões de votos, indicam a relevância e a aprovação por um imenso grupo de brasileiros do trabalho parlamentar do senador mineiro desde fevereiro de 2011, respeitado tanto por companheiros de partido como por opositores”, diz a revista. “Sua posição no Ranking do Progresso em 2014 é, portanto, um ponto absolutamente fora da curva.”
    No entanto, os dois primeiros candidatos nesse ranking elaborado por VEJA, os senadores Eduardo Amorim (PSC-SE) e Lindbergh Farias (PT-RJ), também foram candidatos a cargos majoritários em 2014, aos governos de Sergipe e Rio de Janeiro, sem que isso afetasse seus desempenhos parlamentares.
    Uma análise possível para o zero de VEJA em Aécio é uma eventual sinalização para 2018, ano em que as elites paulistas apoiariam o governador Geraldo Alckmin ou o senador eleito José Serra para a presidência da República.
    .
    .
    Enfim sr. MARCELO MATOS não poderia finalizar este comentário sem dedicar-lhe um provérbio em retribuição à sua civilidade e boas maneiras – vai aqui uma frase do escritor estatudinense Mark Twain : “ Vamos agradecer aos idiotas. Não fosse por eles não faríamos tanto sucesso “
    .
    .
    REGARDS.

  • marcelo matos

    FILÓSOFO, a posição de Aécio foi devidamente explicada pela revista. Sou Aécio, e também PSDB na sua grande maioria de políticos, me diga como e falarei até pessoalmente o que acho de você e de petistas do caráter de dilma e lula. Compara a campanha de presidente a de outros cargos é coisa de petista canalha e covarde.

  • Ricardo A

    Caro R.Setti e pessoal deste espaço. Me lembrei de mais uma insanidade na lista do ministério mequetrefe de Dilma. Lembram quando uma escola na Bahia teve seu nome trocado, de Escola Medici por Mariguella ? Pois é, quem foi o governador da BA que permitiu isso ? Justamente o Jaques Wagner (ex governador da BA), recem apontado como ministro da Defesa!! Pasmem…..Como essa criatura irá dialogar com as FFAA, depois de uma ofensa mortal dessas ? Eu duvido que não haja alguma reação do exército diante desta nefasta escolha.

  • adelmo

    Filosofo. Imbecis iguais a vc, que se escondem no anonimato, devem tecer seus comentários no Terra ou no Uol, que recebem prá falar bem desta quadrilha, que vc. tambem deve fazer parte, porém como não se identifica, não sabemos onde vc. atua (rouba). Voce diz que é PHD. Sei bem no que voce, lula e dilma são PHD.

  • adelmo

    Marcelo Matos. Estou com vc. e não abro. Quem defende bandido tambem o é. Com certeza esse filosofo é um boca paga pela quadrilha, que se esconde no anonimato. Se não é, trata-se de mais um imbecil a defender este bando de bandidos, que está roubando o meu, o teu e também o dinheiro dele.

  • FILÓSOFO

    marcelo matos

    2/1/2015 às 18:26
    .
    .
    SR. MARCELO :
    .
    Retribuindo a sua gentileza vou passar o endereço da Exma. Sra. Presidenta para V. Exa. expressar pessoalmente a sua opinião sobre o Partido dos Trabalhadores, a idoneidade moral dos seus integrantes, a gestão do seu governo, a qualificação do seu ministério, etc
    .
    PALÁCIO DO PLANALTO
    Praça dos Três Poderes, s/n – BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL.
    Sr. MARIO provavelmente vai ser necessário agendar uma audiência – mas certamente a sra. Presidenta terá a grata satisfação de recebê-lo.
    .
    Se por acaso o sr. não encontrar a ocupante do cargo no seu local de trabalho, talvez ela esteja em sua residência oficial :
    PALÁCIO DA ALVORADA

    Via Palácio Presidencial, Brasília – DF, 70150-000
    (61) 3411-4000
    .
    .

    Quanto ao nosso querido ex-presidente e estadista LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA V.Exa. terá que locomover-se até S. Bernardo do Campo- S.P.
    Avenida Francisco Prestes Maia, 1633, Sta. Terezinha
    São Bernardo Do Campo – SP, CEP: 09770-000
    Provavelmente o ex-presidente terá o máximo interesse em recepcioná-lo e inteirar-se de sua opinião sobre a sua pessoa e seu glorioso governo.
    .
    .
    Sem mais, coloco-me a sua disposição para qualquer eventualidade, agradecendo ao nobre jornalista Setti pela deferência ( e paciência ) para conosco.

  • marcelo matos

    Filósofo, parece que você não quer me ajudar a falar o que petista canalhas e covardes merecem ouvir. Caso queira realmente estou a disposição.

  • marcelo matos

    Obrigado pela força Adelmo.

  • gabriel

    Se está ruim pra ti, é por que é bom para o Brasil, viva Dilma, mulher valente, vencedora.

    Só loucos varridos, cegos ideológicos irremediáveis ou péssimos caracteres acham que detêm o monopólio de amar o país e saber o que é bom para ele.

  • marcelo matos

    De valente e vencedora dilma não tem nada. O que comprova isso é a história de sua vida.

  • Gerson (PR)

    Esses grupelhos constituídos de quarenta elementos jamais poderão formar um ministério decente, no máximo um bando como aquele das Mil e Uma Noites. Essas quadrilhas vêm nos saqueando há mil e quinhentas noites e dias; e continuarão a fazê-los durante outros tantos, “diuturna e noturnamente”, como esses bandidos costumam dizer.

  • adelmo

    Após o filosofo (19:35) ter dado os endereços é só ligar p/ o 190 e passar o local onde os meliantes podem ser encontrados. Se não quiser ser identificado, ligue 181.

  • adelmo

    Gariel (22:21). Vc. está no site errado. Aquele que recebe para falar bem da dentuça é o Terra.
    Acho que o capim que vc. comeu está estragado. Tá te fazendo mal. A hiena come m. e ri. Farte-se

  • JB Figueiredo

    O grande cientista Rabelo vai desenvolver um ratinho que ejetara imagens holográficas do Grande Irmão Lula ao ter o rabinho conectado em uma tomada elétrica. Isso, claro se houver eletricidade no momento.

  • JB Figueiredo

    Aldo Rabelo vai mandar trocar os elevadores em todo pais. Todos voltarao a ter ascensoristas.

  • Armando

    39 ministérios,a corrupção e roubalheira continuará, só mudaram os nomes, que vergonha para o povo Brasileiro.
    A que ponto chegamos, sermos governados por uma *****, prepotente, antipática, analfabeta e ****** como o seu criador.

  • adelmo

    Sabem porque na foto tem 39 ministros?
    Porque se tivesse mais um, a Dilma seria chamada de *****.

  • Ismael

    Se já é ruim vai piorar quando o Levy sair, pois nem começou o novo mandato e já se rwpete m as práticas nefastas do primeiro e duvido que esse ministro dure até o meio do mandato.
    Setti, bom retorno e ano novo.

    Obrigado por seus votos, caro Ismael. Também desejo um bom Ano Novo pra você e os seus.
    Abraço

  • Leonardo Saade

    Excelente artigo caro Setti. Um análise detalhada dos Ministérios monstruosos de Dilma. Mesmo com 39 Ministérios não conseguiu bons nomes para os cargos.
    Muito bom poder ler seus ótimos posts novamente Ricardo Setti!

  • Edilson Santos

    Pois é meu caro Setti e aqui no PARÁ como o nosso Governador Jatene tem por hobby a pescaria os Barbalhos e seus aliados funcionarios do seu grupo de comunicação comprado com *** **** **** diziam que pescar era coisa de preguiçoso ofendendo uma classe de trabalhadores humildes e agora vem essa Senhora e nomeia justamente uma pessoa que não sabe com quantas voltas se faz um ANZOL pode. FELIZ ANO NOVO.

  • alberto santo andre

    mesmo com trinta e nove ministerios,se somados ainda darao um resultado negativp pois os incices positivos de levi e barbosa, embora grandes ,ainda ficam aquem dos outros trinta a seis ,vusto que tombine e nullo.

  • maria cristina

    Concordo plenamente!!!

  • Textículos do Jotinha (ES)

    Mais um excelente texto do nobre jornalista. Quais são as qualidades dos mequetrefes? O que poderão fazer os mequetrefes? De onde será que a ré-governanta tirou que a solução seriam os mequetrefes? A resposta é muito simples: por mais que mequetrefes sejam, são as pessoas certas que ela poderá contar na hora que começar a árdua tarefa de embaraçar o seu certo processo de impeachment. Como a sua ex-copeira Marta Suplicy, por exemplo, anda declarando por aí que não vai colaborar em nada, é carta fora do baralho, ou melhor, do ministério mais mequetrefe nunca antes visto na história “deçtipaiz”. Ela tem ao seu dispor, para essa estrovenga de ministério, centenas de nomes de mequetrefes insuperáveis, como: Jean Wyllys, Tião Viana, Lindbergh Farias, João Vaccari Neto, Sérgio Cabral, Juca kfouri, Duda Mendonça, Paulo Henrique Amorim, João Santana, Cesare Battisti, Chico Alencar, Edir Macedo, Henrique Pizzolato, Caetano Veloso, Humberto Costa, Erenice Guerra, Kennedy de Alencar, Chico Buarque, Luis Nassif, Walter Pinheiro, Rosemary Noronha, Emir Sader, Luciana Genro, Ivan Valente, Tarso Genro, André Vargas, Eduardo Suplicy, Cantalice Lista Negra, Ruy Falcão e José Eduardo Dutra. Aloísio Mercadante e Ricardo Berzoini já estão lá…

  • Maria Antonieta

    Setti, me desculpa a modéstia, mas, esses 39 Ministérios da grande gerente “PRESIDENTA” Dilma, não seria a “Nau dos insensatos?”