Alô, alô, amigos e admiradores do coronel Hugo Chávez.

Como se chama, senão ditador, um governante que obtém, de um Parlamento de cócoras e em fim de mandato, o direito de governar por decreto em nada menos do que 9 áreas genericamente definidas, como “economia”, “tributação”, “defesa”, “telecomunicações” ou “cooperação internacional” – e isso às vésperas de assumir uma nova Assembléia Nacional recém-eleita, onde, apesar de várias maracutaias eleitorais, a oposição (que teve 52% dos votos) tem 40% das cadeiras?

O democrata Hugo Chávez pensou inicialmente em governar por decreto por um ano, depois pediu – e conseguiu da Assembléia que controlava – que o período passasse para 18 meses.

Vale lembrar que, em 11 anos de chavismo que assola a Venezuela, esse será o quarto “período excepcional” em que o ditador governará por decreto.

Não por acaso, o cardeal-arcebispo de Caracas, Jorge Urosa, disse dias atrás não ter “a menor dúvida” de que Chávez encaminha o país para “uma ditadura de natureza comunista”.

E acrescentou: “Nesse sentido, o pedido que faço aos que dirigem o governo é que levem em consideração a grande responsabilidade que terão ante a história e ante Deus, se querem impor uma ditadura totalitária que certamente seria algo terrível para a Venezuela”.

O que falta para o governo da Venezuela ser chamado de ditadura é só isto: chamá-lo de ditadura.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Comentários

Observer em 23 de janeiro de 2011

Ricardo, durante ao beixa mão da posse da Dilma eu vi uma entrevista do El Diablo à uma TV (acho que Globonews, mas não sei ao certo) onde questionado pela reporter se ele gostaria de entregar o cargo à uma mulher ele respondeu que sim, mas isso só quando ele quizesse deixar a presidencia, dalim a 15 anos talvez, demonstrando ele mesmo como um legítimo ditador resolve essas coisas chatas chamadas de eleições.

terceira via em 20 de janeiro de 2011

para CHAma-lo de ditadura, basta acabar com a POLAR. Ela é o cancer bolivariano. ahsuhaushsuchaushuchaushcuahscuahc. e biba Fidel. hihihihihihihihi

Lapeno R em 20 de janeiro de 2011

Ola Ricardo, sendo breve nesse e respondendo a pergunta ''O que falta para chamar o governo de Chavez de Ditadura?'' NAO FALTA nada, alias so falta toda a imprensa passar a usar oficialmente as denominacoes como: -O Regime de Chavez etc... -O Ditador Chavez ... Ja passou da hora da imprensa usar os adjetivos ''Regime, Ditador, etc'' pois e somente o que falta. O Chavez nao vai vir uma hora e dizer ''Psiu, eu sou o ditador agora'', cabe a impressa somente ''cunhar'' o Titulo em toda vez que se referir ao comandante de boina e seu pais. Talvez assim alguns anestesiados com as falacias dos compadres caiam na realidade. Chavez so vai largar o osso morrendo ou sendo deposto, nao tem jeito. Abzz!

Jota em 19 de janeiro de 2011

Nem precisa chamar. Ditadura já é, há muito tempo.

murilo em 19 de janeiro de 2011

ditadura mesmo é a da imprensa brasileira,veja,folha e estadão a falar todo dia dos males que podem causar à humanidade,chaves,hamadinejad,ivo e castro,eu estou morrendo de medo deles.parabens,tea party do brasil.saludo Caro Murilo, quer dizer que você acha legal o que o Chávez está fazendo na Venezuela? Deve estar ótima a vida lá, mesmo. Acabei de conhecer uma médica com doutorado que preferiu ser recepcionista de academia de ginástica no Brasil do que continuar vivendo em seu próprio país, de tão boa que está a situação lá. Por que você não marca umas férias na Venezuela, de preferência em Caracas, a capital? Fica a sugestão.

fpenin em 19 de janeiro de 2011

Corrijo: dependendo da região do Brasil..

fpenin em 19 de janeiro de 2011

Para chamar ? ENEÁ-DEADÁ, ou seja, NADA.As coisas, para serem o que realmente são, não precisam de nomes. Veja só, a nossas abóbora é conhecida por vários nomes diferentes - moranga, jerimum, abobra,etc, dependendo a região do Brasil. Porém, continua sendo a mesmíssima coisa, com suas maravilhosas propriedades, de norte-a-sul, de leste-a-oeste. Deixou de ser abóbora ? Não. A ditadura de Chávez é a mesma coisa, queiram ou não os "pogressistas": DITADURA ! Sem tirar nem pôr ..Setti, uma pergunta (como não ofende...): o reptil da ordem dos quelônios, da família dos testidinídeos, gênero Testudo, espécie Testudo tabulata Spix, nacionalmente conhecido como Jabuti,e que empresta seu pomposo nome a famosa premiação literária, já foi devolvido ? O excelente compositor e péssimo escritor deveria se tocar. Devolve esse corpo estranho, Chico ! Caro Fpenin, obrigado por sua visita e seu comentário. Concordamos sobre a ditadura do "companheiro" Chávez. Quanto ao Chico, na minha opinião a polêmica não tira dele a qualidade de grande artista, de extraordinário compositor da música popular brasileira. Não me agradam as posições políticas do Chico, mas consigo separar as coisas. E, lendo os romances dele -- falta "Leite Derramado", que comprei pela internet e devo receber hoje --, passei a considerá-lo também um bom escritor. Menos bom, bem menos bom do que ele é como compositor. Um abração.

Marco em 18 de janeiro de 2011

Caro R. Setti: Esse Sr. representa o sucesso dos caluniadores e detratores, escurecendo o futuro, lançando bobagens e punhaladas contra a civilização, q acham q esse homenzinho tem a seus pés. Abs.

carlão em 18 de janeiro de 2011

estamos indo pro mesmo caminho.

ANA LIGIA PORTO em 18 de janeiro de 2011

Olá! Passei 16 hs em Caracas, entre os dias 08 e 09/01/2011. Vi um país abandonado, sem infra-estrutura, com pessoas abordadas por adolescentes e policiais. Sou loira e branca, não falo espanhol, e que me salvou de qq. constrangimento no Aeroporto foi minha OAB.Direitos Humanos? Democracia? Isso não existe na Venezuela.Graças a Deus, consegui um voo direto para casa para não ter de passar de novo por lá!Tive pena do sofrido povo venezuelano.

elizio em 18 de janeiro de 2011

Para a pobre Venezuela ter o Chávez como ditador, só falta ele ser um palhaço.; ah, ele é? Então não falta mais nada. Lembrar que muitos países da América Latina estão seguindo o mesmo trilheiro...

Licínio Miranda em 18 de janeiro de 2011

Difícil, pois o PT é aliado do Chávez e boa parte da imprensa vê com bons olhos o ditador-caudilho.

Carlos Vendramini em 17 de janeiro de 2011

Pra que a Venezuela seja considerada uma ditadura basta a imprensa passar a chamá-la de ditadura. O resto Chavéz, o ditador, já providenciou.

Carlos RM em 17 de janeiro de 2011

É ditadura ! Isso se anuncia há muito tempo. Só não viu quem não quer ou concorda. É a versão política da " Crônica de uma morte anunciada ". No caso, a democracia.

Hugo Leandro Venturini em 17 de janeiro de 2011

E como se não bastasse, ele exerce influência nefasta em outros países da América do Sul, ramificando-se, criando "filiais" e apoiando "gerentes". Concordo contigo, já passou da hora de chamar o governo Chavez pelo que ele é: ditadura. Abraço Setti. Obrigado, caro Hugo. Outro abraço pra você.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI