Image
Você acha legal o tatu-bola como mascote da Copa de 2014? Será que não tinha um bicho mais bonito, não?…

Deliciosas duas cartas publicadas na seção “Leitor” de VEJA desta semana sobre a escolha do tatu-bola, espécie brasileira ameaçada de extinção, como símbolo da Copa do Mundo de 2014, conforme informou Lauro Jardim na seção Radar da revista (o anúncio oficial do símbolo se dará em outubro).

A primeira carta:

“Bastante pertinente o tatu como mascote da Copa de 2014 (“O tatu da Copa”, Radar, 14 de março). Representará muito bem os buracos que os gestores da Copa deixarão para o povo brasileiro”.

Assina Luiz Antonio Jardim, de Maceió (AL).

A segunda carta:

“Diante da atual situação, do andamento das obras dos estádios, das obras dos aeroportos, da falta de hangares, enfim, já posso antecipar a sugestão de nome para o tatu que será a mascote da Copa no Brasil: tatu-do-errado”.

Assina Domingos Sávio Pereira, de São Paulo (SP).

Pessoalmente, se for mesmo confirmado o tatu, não gosto, não. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, parece ser adepto do saci-pererê — o duro, no caso, seria explicar ao mundo o que significa.

Por que não a onça-pintada?

Bem, a pergunta que não quer calar é: você gosta do tatu-bola como mascote da Copa?

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + cinco =

49 Comentários

bereta em 27 de março de 2012

Há estudos que ligam a transmissão da hanseníase ao tatu. Ele agiria como vetor do bacilo. Conheço alguns tipos, como o canastra, de consideráveis proporções. O tatu cascudo, de cabeça triangular e com pelos distribuídos pela carapaça. O tatu liso, saboroso, quando frito ou enfarofado. E o tatu-da-copa, que é o tatu bola, pela singular configuração que adquire, enrolando-se sobre si mesmo, dando-nos a impressão de que de tatu passou a esfera. De qualquer forma, um animalzinho simpático. Quanto a hanseníase, o mundo todo luta pela sua erradicação, fato dificílimo. Não preparei o tatu. Apenas comi sua carne. Considerando que o sangue possa trazer o bacilo, livrei-me do perigo. Porém, não saberia dizer se todos os tatus portam o bacilo. Fato é que ignorava a informação. Hoje dispenso a iguaria. Fica o recado.

Melissa em 26 de março de 2012

Feliz se pudéssemos colocar a onça pintada.. Se o povo fosse feroz como ela, que lutasse impedindo a roubalheiro, corrupção, impunidade, os ""eu nao sabia"".. Se lutasse contra os impostos abusivos... Seriava onça pintada.. Como o povo é pacato, e só se esconde... O tatu bola nos representa e muito bem... Que pena!

Melissa em 26 de março de 2012

Tatu do errado é perfeito! Tem que ser... E o desenho seria o tatu com a cara no buraco.. De vergonha!

Melissa em 26 de março de 2012

sugiro o nome da bola , ao contrário de outro leitor abaixo , para Jaburlaram.. Pq eu nao burlei nada.. Vc também nao.. Mas os responsáveis pela copa... E os dois tatus no fio dental seria o máximo..

Maurício Oliveira em 26 de março de 2012

O tatu? Ora bolas! Esse bichinho tão tímido, tão desconhecido e avesso a balburdias e maracutaias, agora colocado no centro desse furacão que atingirá diretamente o bolso dos mais pacatos brasileiros. Era o que faltava a rica fauna brasileira.

Israel Lopes de Souza em 25 de março de 2012

Em 1822 há quando da independência, alguns revolucionaram mineiros que viviam na região de Diamantina, então uma das cidades mais ricas do mundo, decidiram mudar os sobrenomes para animais e plantas da região. Apareceram Jatobás, Gabirobas, e entre muitos um Tatu. Passado uns anos este homem autonominado Juca "Tatu", que foi amigo de Tiradentes, Padre Rolim e muitos outros inconfidentes morreu ao defender seu ideais na guerra do Paraguai. Em vida teve muitas filhas, todas se casaram e seus filhos perderam o sobenome Tatu. Ele foi tão forte que, passados 190 anos minha família ainda é conhecida por Tatu. E agora o bichinho feio, de fauna endémica brasileira, em risco de extinção vai ser a mascote da Copa! Espero que o Tutuzinho que vira bola nos traga tanta força com o Seu Juca Tatu e ganhemos a copa.

Caio Rolando de Rir em 24 de março de 2012

Sugiro lula. Afinal, molusco que fala, barbudo, com título Doutor Honoris Causa e megalomaníaco só existe no Brasil.

Kaos em 24 de março de 2012

Já que o assunto é animal, que tal um pau-de-arara?

Berger em 24 de março de 2012

Falta de imaginação, e tem pessoas que ganham pra isso

José Augusto - BH em 24 de março de 2012

Gostei muito. Excelente! . Gostei tanto que sugeriria DOIS TATUS. Enrolados e unidos por uma calcinha de biquini, tipo fio-dental, o outro símbolo do Brasil.

Heloisa em 24 de março de 2012

Confesso que não entendi a revolta contra o tatu. A onça pintada é linda, e há dezenas de outros animais e aves que poderiam ser o mascote. Mas o tatu-bola também é brasileiro, e se fizerem uma animação com competência do tatu se transformando numa bola pode vir a ser um mascote antológico.Quanto aos outros problemas relacionados à Copa, bem, isso é outra história...

Titus Petronius em 24 de março de 2012

Eu escolheria um elefante branco. É o que vai virar a maioria dos estádios construídos para a Copa.

Hamilton em 23 de março de 2012

Achei bem apropriado para este momento em que se discute a Lei Geral da Copa, se pode ou não vender bebida alcoolica e o simbolo da Copa 2014 é justamente a marca de uma conhecida aguardente!!!!

Alice Abad em 23 de março de 2012

TATU-DO-ERRADO é bem apropriado mesmo e o nome da bola será JABURLAMOS. O tatu vive se escondendo como os grandes desviadores do dinheiro público. Se for um bicho - a arara representaria bem Se for pela cultura - o saci-pererê é do nosso folclore.

Santiago em 23 de março de 2012

Buenas noches! Me encanta ese animalito para la mascota. Desde el punto de vista del marketing y la publicidad, creo que puede resultar una excelente herramienta de comunicación y por cierto, muy pertinente. El hecho de que se recoja en forma de "bola" dá mucho juego para crear diversas facetas en la imagen de la mascota o incluso en un logotipo. Si además es una especie en extinción mejor que mejor, y si es endémica de Brasil estupendo!! Muy buena opción!!! FELICIDADES desde España!! Un gran saludo a toda la comunidad brasileña y a los lectores de esta excelente publicación. Santiago Escandón

Lucia Carolina Buelta em 23 de março de 2012

Não curti o tatú como mascote ,me lembra que mais uma vez enfiaremos a cara no buraco e tudo bem ,nada acontece acima de nós. Prefiro o macaco ,que ao menos pode se defender jogando "aquilo" na Geni.

luiz carlos de magalhaes em 23 de março de 2012

Não razões para colocarmos o tatu como mascote da copa.Na minha opinião o mascote deveria ser o trabalhador brasileiro que é duro na queda e por isso mesmo deveria ser homenageado já que não verá a copa dentro dos estádios de seu país.

Messias Atayde em 23 de março de 2012

só pode ser sacanagem isso,no minimo tao querendo alfinetar o ministro Aldo e a soberana Dilma.Tatu?.tao de bricadeira.Um bicho frágil,feio,cavocador,vive escondido,e ameaçado,se embola todo,como o futebol Brasileiro. Deve ser homenagem ao nosso futebol,só pode.ou,sacanagem da ,só pra humilhar.grande

helvio em 23 de março de 2012

Eu sinceramente não conheço Tatu Bola, agora bicho que anda na moda ultimamente é o RATO ele está em todo lugar é rapido e conhece o Brasil como niguém principalmente Brasília.É uma pena a FIFA não ter escolhido o bicho RATO como mascote da Copa de 2014.

Márcio Guedes em 23 de março de 2012

Podemos depois da Copa (que deve ter caos nos transportes, assaltos aos turistas, vexame do Brasil em campo e uma conta que não fecha) nos esconder debaixo da terra como o tatu? É um dos símbolos da nossa terra, já virou piada infame. Vamos discutir infrestrutura que a Copa pode deixar de legado e cobrar menos roubalheira do nosso dinheiro.

payxao em 23 de março de 2012

Tatu-bola tem tudo a ver! Obichinho se enrolando de vergonha com o andamento das obras e do legado, dívidas que o contribuinte terá que pagar.

Lucas Martins em 23 de março de 2012

Concordo que a onça-pintada representaria bem melhor o nosso país, ou até algum dos animais que estão em nossas notas

Eduardo em 23 de março de 2012

Que tal o Sr Lula estampado de vermelho. Ou um tucano... Tatu bola é um belo animal.

Luciana Pires de Jesus em 23 de março de 2012

Eu gosto, pois tem a ver com a bola. E o bichinho é lindo! Mas nenhum bicho supera o Canarinho... Seleção Canarinho...

Renata em 23 de março de 2012

Ooo povo amargo! O bicho é feinho, mas a idéia é diferente, e apesar de sentir muito pela enorme roubalheira que isto tudo está gerando, achei legal!

Ironia. em 23 de março de 2012

Será que não haveria subliminarmente um propósito irônico na sugestão desses mascostes? Assim me parece e não aprovo esse tal tatu. (Como tb nunca engoli o "vermelho" enxertado no "2014" do símbolo da Copa no Brasil, em vez do azul. Nossa bandeira não tem tinta sanguínea e o símbolo da Copa deve conter as cores do pavilhão. Muito interessantes as opiniões dos leitores, no texto. E ambas, verídicas. Por que inserir o Ministro nisso? Será que ele dá notícia da Copa?

Claudio Gonçalves em 23 de março de 2012

O TATU-BOLA símbolo da Copa para o ano de 2014 esta sendo questionado. Certamente quando imaginaram o bichinho representando o Brasil, pensaram na forma que ele assume quando se sente ameaçado: enrola-se todo escondendo seu focinho entre a barriga se parecendo uma bola. Com uma imaginação mais profunda os contraditórios fazem piadas a respeito da capacidade que o bichinho brasileiro tem para escavar, fazer buracos; talvez pensando em nossas ruas e avenidas tão esburacadas atualmente. Seria muito bom se o ataque da seleção escavasse mesmo a defesa adversária e fizesse muitos gols, coisa impossível de acontecer, convenhamos. Mas vamos ao ponto: já que o símbolo escolhido, o Tatu, não agradou nada mais propicio de que as nadegas, também conhecida como bunda – me perdoem o populacho- dos brasileiros, para não usar uma palavra mais vulgar, já que ela atualmente tem sido chutada de tudo quanto é lado por esta política que vivenciamos nos últimos tempos, não é mesmo?

Marco Alberto em 23 de março de 2012

bom, o papagaio (aliás, a Arara) sempre foi um animal simbolo do Brasil, especialmente la fora. Só lembrar que Walt Disney homenageou o Brasil justamente com Zé Carioca. Mas quem sabe, o tatú...

Sonia Melo em 23 de março de 2012

Não. Odiei. Tatu-bola é muito brega. Lembra coisa de criança: ver aquele tatu pqno se enrolar. Põe um animal mais ousado que represente a grandeza e a diversidade de climas, raças, montanhas, mar, matas deste país. Tenha dó né gente!?

Cibele Faria em 23 de março de 2012

Tatu é a cara dos corruptos brasileiros da Copa2014 ... Anda sujo, vive enfiado em buraco e tem a casca grossa!

Nilton em 23 de março de 2012

O tatu não tem nada a ver com a Copa mas, tudo a ver com a Lei Geral da Copa: ♫♪♪Taaaaaaaatuzinho,♫♪ me abra a garrafa e me dá um pouquiiiiinho ♫♪♪♫...♪

Ricardo Pinzon em 23 de março de 2012

Rio o passaro do filme seria um bom mascote aproveitando a publicidade mundial em cima do filme... Usem o mesmo passaro.Não precisamos de publicidade negativa,fazemos isso muito bem naturalmente. E não se preocupem com a situação pos copa quando a dilma sair do poder quem se Ferra é o proximo governo.

Mauro Marcondes em 23 de março de 2012

Discordo péssima escilha , a Arara, o Papagaio,a maritaca representam melhor nosso país

Ana Lúcia Serra em 23 de março de 2012

a escolha do tatu é uma homenagem ao ex presidente lula que até pouco tempo curtia degustar uma 'tatuzinho', famosa cachaça!

Corinthians em 23 de março de 2012

Por que não um tucano ? . . . . . . . P.S. Isso é uma brincadeira claro - mas só o fato de eu me sentir obrigado a explicar isso me deixa triste.

Kaique em 23 de março de 2012

NÃO!! Podiam colocar passistas de escolas de samba!! hehehehehehe.. Brasil, mostra sua cara.. kkkk não é assim??

Josias em 23 de março de 2012

Bem apropriado, pois o tatu-bola é uma espécie totalmente brasileira.

Fefu Baptista em 23 de março de 2012

NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Renato Oliveira em 23 de março de 2012

Pelo tanto de corrupção que envolve a copa de mundo no Brasil penso que o animal mais apropriado para simbolizar esse evento seria o RATO.

Cleia Maria Ramos em 23 de março de 2012

Que tatu -bola...nem combina um bicho honesto,só cava buraco,nada disto bota um nome masparecido com a situação...lesma..

Varlice em 23 de março de 2012

Por que não um bicho bem brasileiro (tatu tem em outros países, assim como tamanduá) como a ararinha-azul em extinção - como prova de que um dia existiu mesmo e hoje está quase desaparecida? Assim como a ética, a honestidade, a honra, a retidão de caráter, o respeito pelo próximo e por si mesmo... Quer que continue? A lista é longa.

Elvio em 23 de março de 2012

Setti, Não seria a antiga e consagrada técnica de como "se tira o tatú da toca?" EPA, Assim não! Assim não há tatú que resista! abs

Think tank em 23 de março de 2012

Tatu-Bola, subentendo que os saqueadores do erário e os ****** do governo estão tirando uma com a nossa cara. O Tatu simbolizando as empreiteiras que farão o propinoduto nos cofres e a Bola no sentido de levar por fora, as famosas propinas.

marco em 23 de março de 2012

Tatu, q vive enterrado e mai 'bola', q é sinônimo de corrupção? Melhor mascote é impossível.

Denise em 23 de março de 2012

Segundo a sabedoria popular dos provérbios, "Quem nasce para ser Tatu, morre cavando". A escolha do tal animal seria um presságio ao enorme buraco em que poderá entrar o Brasil, metaforicamente falando, em decorrência dos abusos desmedidos ao erário para a realização da Copa? Já o Saci-pererê realmente não faria sentido ao resto do mundo. Ou quem sabe, passaria como um protesto em defesa da extinção de minas terrestres, mais especificamente, minas antipessoais mundo afora?kkkkk Só pra contrariar os (des)organizadores governamentais desse grandioso evento vou sugerir um animal: Que tal um Tucano?

Esron Vieira em 23 de março de 2012

O ser humano usa os animais como simbolos desde os primordios. Muitos são injustiçados com as colocações usadas. Até na politicas os inocentes são usados pra dar alguma representação, apropriando da imagem personificada do bichinho pra dar promoção à politicos malandros.

Margrit em 23 de março de 2012

Desafortunadamente o nome escolhido tem tudo a ver. Os buracos que o bicho faz estarão representados nos furos orçamentários que o País terá que cobrir depois. E a bola não é a redondinha que corre nos campos como se pode imaginar. E a "bola" - também conhecida como propina - é o que vai rolar nos descaminhos da montanha de dinheiro que o Brasil vai gastar com a Copa. Tá tudo dominado, até o nome já diz...

BETHS em 23 de março de 2012

Sinceramente...gostaria de saber quem decide essas coisas. Tatu-bola é muito ruim!

Ixe em 23 de março de 2012

- Se a seleção é Canarinha... acho que o símbolo da Copa deveria ir por ai. - Esse tatú é muito feio e muito pouco conhecido.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI