Image
O brigadeiro Moreira Lima, 92 anos, herói da FAB, com miniatura do avião com o qual realizou 94 missões de combate na II Guerra Mundial (Foto: Ana Helena Tavares / QTMD)

Sólido e lúcido aos 92 anos, o major-brigadeiro-do-ar Rui Moreira Lima é um dos últimos pilotos que combateram na II Guerra Mundial contra o nazi-fascismo ainda vivos.

Mas este brasileiro correto e legalista, respeitador da Constituição e do Estado de Direito, que cumpriu nada menos que 94 missões de guerra pela FAB — um legítimo herói brasileiro — foi atingido pela ditadura militar, que o mandou para a reserva como punição por não ter aderido ao golpe de 1964.

Diferentemente do que ocorreu com pessoas com menos serviços prestados ao país, o brigadeiro até hoje não foi anistiado pelo Estado e ainda não alcançou, como é de seu direito, segundo a Constituição, a patente mais alta da Aeronáutica, a de tenente-brigadeiro-do-ar. “Não pelo dinheiro, pois a diferença não é grande, mas por justiça”, diz o brigadeiro.

No momento em que está sendo lançada a terceira edição de seu livro Senta a Pua! (lema da FAB na guerra), leia corajosa e rica entrevista do brigadeiro, concedida ao blog Quem Tem Medo da Democracia, com diversos links para vídeos interessantes, neste link.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 11 =

14 Comentários

Fernando Neves em 02 de janeiro de 2012

POIS É EXMO. SR. BRIGADEIRO MOREIRA LIMA, A PÁTRIA LHE DEU AS COSTAS PORQUE V.EXA. NÃO É POLÍTICO, POIS SE PELO MENOS TIVESSE ALGUM AMIGO POLÍTICO OS PROBLEMAS DE RECONHECIMENTO PATRIÓTICO NÃO SUBSISTIRIAM PELA INTOLERÂNCIA OU PELA COVARDIA. NÃO FIQUE TRISTE, POIS V.EXA. NÃO ESTÁ PADECENDO DESSA COVARDIA SOZINHO. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL SOFREU UMA FRAUDE PARA SUBTRAIR O DIREITO DO ARTIGO 19 DOS ADCT-CF/88, DEIXANDO DE FORA OS SERVIDORES MILITARES DO DIREITO LÁ PREVISTO. O BRASIL É ASSIM, SE APROVEITA DO TRABALHO DOS OUTROS PARA DIVIDIR COM QUEM SEQUER TENHA FEITO ALGO POR ELE. FERNANDO NEVES-CAPITÃO INTENDENTE DO EXÉRCITO.

wilson em 31 de dezembro de 2011

Como militar fiel a sua carreira mesmo assim foi atitude de homem, o mesmo não foi Lamarca que desertou e TORTUROU e matou, mas é lindinho da tchurma que se acha acima de tudo, final eles tem grife que acham blasé os outros.

Luiz Alberto Molinar em 24 de dezembro de 2011

Bruno, nesse caso vc deveria recorrer ao Imetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) - órgão oficial que fiscaliza pesos e medidas - para sanar, definitivamente, sua dúvida. Ou sua preocupação - é no fundinho - inVeja da posição do prato do lado esquerdo?

Ana Helena Tavares em 24 de dezembro de 2011

Olá, nunca tive admiração pela Veja, ao contrário, e tenho motivos de sobra pra isto. Mas não cabe agora dizê-los aqui. Gostaria de registrar meu agradecimento ao Ricardo Setti pela divulgação da entrevista. O Brigadeiro merece muito esta divulgação. Eu nem ia comentar nada, mas não posso deixar de responder ao Bruno. Sim, um dos pratos da balança do QTMD? tende para a esquerda. Assim como um dos pratos da balança da Veja tende para a direita. A balança sempre pesa mais pra um dos lados, meu caro. O que faz de um veículo antidemocrático é quando ele engana seus leitores e não assume isso. Quem conhece o QTMD? sabe que jamais censuro comentários. E isso é um dos pressupostos da democracia. Sendo assim, espero que este meu comentário não seja censurado. Mais uma vez, agradeço ao Setti e à Veja pela divulgação de quem merece ser divulgado. Não eu. Mas, sim, o Brigadeiro Rui Moreira Lima, um legítimo herói deste país.

Bruno em 24 de dezembro de 2011

Setti, perdoa a minha ignorância mas o blog Quem Tem Medo da Democracia é mesmo democrático? Percebi que um dos pratos da balança pende mais para o lado esquerdo.

alderijo bonache em 24 de dezembro de 2011

Só vendo prá acreditar em tamanha sordidez, haja vista que o honrado brigadeiro pelos serviços prestados à Pátria, um fiel cumpridor da Carta Magna que por princípios éticos, negou-se a reconhecer uma quartelada tramada na embaixada yanque para derrubada de um governo legalista amparado nas nossas leis, fora privado de continuar fazendo parte do oficialato da Aeronáutica, enquanto muitos canalhas que aderiram após a quartelada, estão por aí posando de benfeitores do nosso país! Urge que a Presidenta Dilma passe para a História do Brasil,pela porta da frente, corrigindo esta infâmia perpetrada contra este bravo Brigadeiro que ainda está entre nós, pois após sua morte, não fará mais nenhum sentido lisonjeá-lo pela sua intrépida coragem cívica! Este bravo oficial deve ser visto, como um exemplo aos futuros oficiais das FFAA do BR!

Anthony Kudsi Rodrigues Rodrigues em 24 de dezembro de 2011

Gostaria de me incluir entre os comentaristas que com justiça louvam esta figura digna e herói do Brasil, o Brigadeiro Rui Moreira Lima.

duduvieira10 em 23 de dezembro de 2011

Prezado Setti; Lamentavelmente a justiça no Brasil não é cega,usa lente de aumento! Veja vc, muitos dos pobres lavradores mortos na Guerrilha do Araguaia, igualmente vítimas seus herdeiros não recebem a bolsa ditadura, mas o Sr. J. Genoina que combateu o Exército recebe, além de receber salário hoje numa função no alto comando do Exército.

Edelmar Sertório Reis em 23 de dezembro de 2011

Parabéns Brigadeiro Moreira Lima,sou ex-cabo da FAB,me orgulho da sua coragem,O Brigadeiro Juniti Saito era aspirante quando era cabo do 1º/ 14º grupo de aviação de caça em Canoas, cujo lema era " Já te atendo tchê" o Tenente Saito era muito admirado também por suas idéias democráticas.

LUIZ FERNANDO em 23 de dezembro de 2011

Tivéssemos um congresso cheio de Brigadeiros Moreira Lima... Tivéssemos um ministério composto apenas por Brigadeiros Moreira Lima... Tivéssemos na presidência apenas Brigadeiros Moreira Lima... Tivéssemos no judiciário apenas Brigadeiros Moreira Lima... Tivéssemos nas forças armadas apenas Brigadeiros Moreira Lima... Tivéssemos um povo formado apenas por Brigadeiros Moreira Lima... Como bem disse Reynaldo-BH- "vida longa ao TENENTE-BRIGADEIRO DO AR RUI MOREIRA LIMA.

SergioD em 23 de dezembro de 2011

Ricardo, que exemplo de dignidade e respeito a democracia. Fico tentando imaginar o porque do estado brasileiro ainda não ter pago a grande dívida de gratidão para com uma pessoa que lutou pelo país, literalmente, e que sempre defendeu o motivo porque pegou em armas no teatro europeu da Segunda Guerra: a democracia. Só consigo imaginar que o motivo do boicote a sua total reintegração seja esse mesmo. Ele deve ser boicotado por inimigos da democracia ainda encastelados dentro de um estado mantido por nós, cidadãos brasileiros. Essa situação é vergonhosa. Gostaria, se possível, que os nosso querido TENENTE BRIGADEIRO DO AR Rui Moreira Lima soubesse de todo o carinho e admiração que a esmagadora maioria dos brasileiros tem por ele, além do orgulho de poder privar de sua lucidez e denodo. Homens como ele e o Capitão Sergio Ribeiro Miranda de Carvalho, o Capitão Sergio "Macaco", estão inscritos para sempre no meu Panteão Particular de Heróis da Pátria. Pedro, você motivos de sobra para se orgulhar. Reynaldo-BH, assino em baixo do que você escreveu. Ricardo, obrigado pelo presente em forma de post. Aos três, um Feliz Natal. Abraços Obrigado por seu comentário, caro SergioD. Obrigado também pelos votos, que retribuo enfaticamente. Um abração

Reynaldo-BH em 23 de dezembro de 2011

Idem, amigo Pedro. Ano Novo de conquistas tricolores. Hehehe. E de continuar apostando que, se a gente quiser, este país tem jeito. E a gente quer! Abração a seu pai e toda a família. Um Natal de PAZ!

Pedro Luiz Moreira Lima em 23 de dezembro de 2011

Querido amigo Reynaldo BH. As faiscas entre nós -não quebra o amor pela Justiça - e sem PETRALHAS rsrsrs Feliz Natal e um Ano Novo fantastisco e acredito muito nesse 2012

Reynaldo-BH em 23 de dezembro de 2011

Tenho orgulho de conhecer a história do Brigadeiro Moreira Lima. Um dos heróis do Brasil. Se tivemos um Sérgio Vieira de Melo na diplomacia, o brigadeiro é o mesmo para a Aeronáutica. Vida longa ao brigadeiro! O Brasil precisa (e muito) dele. Mesmo que governos e governantes eventuais não lhe faça justiça. Assim, eu gostaria de nominá-lo como: TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR RUI MOREIRA LIMA. É o mínimo que brasileiros com vergonha na cara podem fazer. Reynaldo.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI