OBRIGADO AOS LEITORES DO BLOG: mais de 99% estão seguindo as regras para publicar comentários

 

Amigas e amigos, quero agradecer profundamente a grande adesão de vocês à atualização das regras para a publicação de comentários — no blog de Augusto Nunes e neste blog –, colocada no ar no dia 9 do recém-encerrado mês de abril.

Leitoras e leitores compreensivelmente indignados com as muitas barbaridades do dia-a-dia no Brasil, e que costumavam passar de certos limites, agora continuam criticando com dureza a quem acham que devem criticar, sem contudo incluir palavrões, xingamentos e grosserias.

Leitoras e leitores que, no espaço destinado exclusivamente a comentários, transcreviam textos publicados anteriormente em outros veículos deixaram de fazê-lo.

Leitoras e leitores — poucos, é verdade — habituados a escrever textos imensos passaram imediatamente a conter-se antes de atingir o limite de mil palavras.

E por aí vai.

Mais de 99% dos comentários estão vindo dentro das normas do blog.

Algumas poucas pessoas — e isso não mudará nunca –, em razão de fanatismo por causas ou ideias, em razão de falta de limites, de civilidade, de tolerância à diferença e de educação, entre outros problemas, ainda xingam, ofendem, fazem ameaças ou descumprem as normas de outras maneiras. Outras, em número ainda menor, deixam claro que só entram no blog para ofender.

Felizmente, nos dois casos, são uma minoria ínfima.

Desde a atualização das normas, há três semanas, muitos dos comentários suprimidos foram substituídos pela explicação do porquê da exclusão.

Isso não mais acontecerá. Os comentários contrários às normas serão deletados, e ponto final.

O importante, porém, foi e tem sido a adesão maciça dos leitores às normas, o que torna o blog um espaço mais nobre de discussão e libera tempo dos colunistas para dedicar-se ao que realmente é sua tarefa principal.

Um lembrete final: as regras estão com chamada permanente na home page.

MUITO OBRIGADO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 20 =

29 Comentários

  • EIDIA

    Setti querido mais uma vez to eu aqui pedindo sua ajuda. Estamos na fase final da construção da nossa escola e a grana acabando antes da hora. Preciso de um empurrão final dos amigos. Se puder mostrar estes dois links eu vou ficar muito feliz e quem sabe algum leitor seu não me ajuda?
    bjos bjos e mais uma vez muito obrigada
    eidia
    http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com
    http://oquevivipelomundo.blogspot.in/2013/05/sem-querer-ser-dramatica-e-chata-mas-ja.html?spref=fb
    http://www.oquevivipelomundo.blogspot.fr/2013/04/quase-chegando-la-e-ainda-precisando-da.html

    Não tem nada que agradecer, Eidia.
    Um abração!

  • joel pinheiro

    Não tem nada que agradecer, Setti. Um abração! É que às vezes, a indignação dos comentaristas é tão grande, que nos escapa o freio e a gente comete algumas infrações às regras aconselhadas. Vamos, portanto, manter a calma.

  • moacir

    Prezado Setti,
    Eu achei estranha a moderação muda durante tanto tempo.Bem,vamos ao resumo da ópera: nesses dois últimos dias tivemos atacados 4 autores de Posts do Leitor: o Ruy Pereira,o Caio,o Neil Ferreira e o Reynaldo.O ataques alienígenas aconteceram,nos respectivos Posts do Leitor e naquele sobre o Serra.
    Para mim,isso é uma tentativa de intimidação das vozes mais articuladas e respeitadas do blog.Os
    nossos prezados bolivarianos de plantão se superaram,dessa vez.Saíram dos trilhos.Viajaram.
    Continuo insistindo que,devemos SIM dar espaço para que qualquer um diga o que quiser,mas dentro dos limites sãos e no meu entender claros,da civilidade e da boa educação doméstica.
    Faço questão de deixar claro aqui,que o blog tem comentaristas de esquerda que são sinceros,
    articulados e elegantes:o Fernando,o Hélio,o Tcheves,para citar alguns exemplos.Eu acho que eles acrescentam.Não é o caso dos cyber-guerrilheiros,trolls e fakes.Não entendo os energúmenos que aparentemente se regojizam com ofensas de caráter pessoal e afirmações loucas de hospício tipo – o Reynaldo não existe! Ou que o Neil vá para o quinto dos infernos, só porque o comentarista não gostou do teor do texto dele.Em que país estamos vivendo?
    Ah! Antes que eu me esqueça,o Caio e acho que eu idem,seremos processados pelo Porém Jr. Sério! Estou me enchendo de coragem para ligar no escritório e informar a meus irmãos que tomem as providências para a elaboração da minha defesa contra uma acusação de um cidadão chamado Porém Jr
    Meus juristas prediletos ficarão muito preocupados.Não com o Júnior.Isso eles tiram de letra.Mas com meu estado mental.Porém???? Jr???
    RSRSRSRS
    Abração
    PS -O Reynaldo deu um show de bola.

    A tolerância a excessos descabidos acabou, Moacir. Esteja certo disso.

  • Arilson Sartorato

    Caro Setti, outra coisa boa, é que nem vc nem o Augusto,deixam petistas fanáticos ofenderem aqueles que são contra a seita lulopetista.

  • sidney

    Setti
    Da-lhes !!!! da-lhes !!!! – Parabens – sempre.
    Voce(s) da Veja balisadores da verdadeira Democracia sao demais da conta ; go ahead ever and ever !!!
    Baita abraco

  • roby

    O bom comentário, como a boa piada, deve ser sucinto. Exceto os meus, que são apenas sucintos…

  • Rosario

    Ricardo,muito bom , fico feliz. Mas ainda é terrível que se tenham que dar normas para que as pessoas usem o bom senso e a educação. Um grande abraço e continuo seguindo o blog e o twiter, ainda que de longe , já que agora não somos mais vizinhos. Um abraço a vc e a sua família .

    O que você quer dizer com “não somos mais vizinhos”? Você voltou ao Brasil? Aquela jornalista que queria conversar comigo ainda está lá?
    Por um lapso meu, só recentemente encontrei sua mensagem e o texto dela. Estou à disposição, se você conseguir fazer contato com ela. A partir de junho, porque agora estou em SP.
    Abraços e boa sorte.

  • Zaratrusta

    Caro Setti,
    Concordamos todos com o bom senso e sua proposta de garantir o “bom tom” embutidas nas diretrizes digamos “civilizatórias” estabelecidas para a publicação de comentários.
    Fica entretanto a crítica construtiva, se esse seria o espaço adequado para a publicação de pedidos de auxílios financeiros ….
    Apesar da natureza humanitária de seu gesto, considero-o comprometedor em transformar esse ambiente e sua proposta original fundamentalmente de natureza noticiosa, em uma nova mera forma de atração marqueteira de público para propósitos pecuniários.
    Refiro-me naturalmente à irrepreensível solicitação da EIDIA abaixo, que foi atendida por você.
    Um abraço!

    Seu comentário é profundamente injusto. No caso da Eidia, não há como negar, por razões humanitárias elementares, a publicação dos links.

  • Márcia Maria

    Vâmo, Vâmo, Vâmo…. Palmeiras…. Viu só ontem, estamos vivissimos. Essa é para o Carlos Nascimento. E o Ronaldinho, hj é tudo com ele…

  • Márcia Maria

    Pior é o Carlos Nascimento, quando quer censurar todos os comentários q não são favor do São Paulo. E o Sr. não toma nenhuma providência. Rsrsrsrs…

  • toninho malvadeza

    O ex padre de Bauru não pode vir apinar aqui,afinal ele não respeita regras e normas nem de sua própria instituição.

  • Marco

    Don Setti, Não tenho visto mais o Pedro,tem notícias dele? Sem o Pedro o blog quase vira um marasmo geral, nos comentários!
    Abs.

    Ele se recusou a continuar aqui por achar profundos significados negativos e subversivos à democracia em uma foto que publiquei, de uma reportagem de VEJA — que qualquer publicação do planeta, no lugar da revista, publicaria.

  • Jeremias-no-deserto

    Quando comecei a usar a internet e participar dos blogs de comentários, isso no século passado, mais precisamente em 1996,fui advertido por um garoto da firma em que trabalhava que maiúsculas significavam que você está “gritando” com o seu interlocutor. Aprendi a lição, eu que não grito com ninguém, nem com os meus cachorros! Parabéns pela sua notável paciência, Setti.

    Obrigado, caro Jeremias. Em relação a violações das normas, que não passam de puro bom senso, a paciência terminou. Os posts que não as cumprem são deletados,e pronto.
    Um abração e obrigado pela compreensão e apoio.

  • Pedro Luiz MoreiraLima

    Caro Marco:
    Fui democraticamente expulso pelo dono do blogue – críticas mais duras aqui é apenas de mão única.
    Senhor jornalista Ricardo Setti,não desejo criar acusações ou trocas de xingamentos tão comuns aqui,se possível enviar diretamente minha resposta ao Marco e se ele desejar meu email e agradecer a lembrança.
    Obrigado

    Lamento que você tenha voltado ao blog para MENTIR. Ninguém o expulsou.

  • Zaratrusta

    Caro Setti,
    Vou fingir que não li sua resposta a meu comentário mais abaixo, classificando como de “injusta” minha crítica a vc. ter publicado um comentário que, queira ou não queira, foi postado exclusivamente com objetivos pecuniários, num ambiente que em tese entende-se como refratário ao mercantilismo, seja ele de qual natureza for (Beneficiente ou não!).
    Certamente que sua emoção sobrepôs a razão… e não estamos aqui para discutir emoções!
    Já basta ter que aturar os emocionados “petralhas” com os quais temos de esgrimar diuturnamente!
    Um abraço!

  • Pedro Luiz MoreiraLima

    Jornalista Ricardo Setti:
    Na minha resposta ao Marcos pedi que não fosse publicada minha opinião e sim enviada diretamente ao leitor Marco.Caso desejasse retrucar tem meu email e acredito seria mais educado e civilizado seu protesto ou desacordo.
    Não desejo criar polêmicas com ninguém e muito menos com você dono do blogue, sua palavra será sempre a última e com o risco de ser cortado “sua reposta é grosseira,mentirosa…” e não sei se irá usar do mesmo expediente nesta minha resposta.
    Continuo lendo seu blogue assim como todos.
    Lamento me chamar de MENTIROSO, para refrescar sua memória e acredito que com tantas opiniões tenha esquecido:
    “Pedro Luiz Moreira Lima – 23/03/2013 às 1:16
    Suma daqui, Pedro. Publique o que quiser a meu respeito e sobre tudo o que lhe vier à cabeça complicada, inclusive acusações e ilações falsas, se for o caso. Estou absolutamente tranquilo comigo mesmo, e não dou a mínima para o que puderem dizer ou escrever a meu respeito.
    Só não apareça mais aqui. Você não merece a confiança que tive em você e muito menos o imenso espaço que teve neste blog.”
    Acredito com a memória refrescada,jornalista Ricardo Setti, terei um pedido de desculpas publicas ao me chamar de Mentiroso.
    Não existe razão de processos jurídicos e nem pedido de direito de resposta – suas palavras em 23/03/2013 são suficientemente.
    Não foi correto publicar a minha primeira opinião, não leu e assim leviano ao publicar ou desonesto publicando.
    Pedro Luiz

    Você tem razão. Eu realmente, de uma forma ou de outra, o expulsei do blog.
    Peço desculpas por tê-lo chamado de mentiroso.

  • Fernando X

    Quer dizer que eu não vou poder mais extravasar a minha raiva do pt, do lulla, da dillma e do zé?
    Mas que m$#&@!

  • Reynaldo-BH

    Ao Zaratrusta, a quem – sinceramente – admiro.
    Admito e entendo sua estranheza em relação a Eidia (Ieda Dias). E gostaria de ocupar um pouco de seu tempo para explicar, até porque me sinto um pouco responsável (visto que escrevi alguns posts, que foram publicados aqui e no AN) sobre esta mineira, a quem o Setti chamou de Madre Tereza de Minas Gerais.
    É uma mulher de fibra! Brasileira, democrata e dedicada. Não depende de nenhum organismo oficial (ONGS ou que tais) para sonhar um sonho que compartilha conosco.
    É de Minas. Conhece o mundo. Sempre Às próprias custas, derivado do trabalho como assistente social, secretária e babá em diversos países. Não se trata de uma dondoca nem de uma oportunista. Ao contrário: de uma Quixote de saias.Sempre teve muito receio de parecer abusar dos espaços do setti (que abarçou a a=causa desde o primeiro momento!) nem do Augusto (que a conhece pessoalmente). A chamo de Morena. Tem mais de 60 anos bem vividos e mais jovem que minha filha!
    Tem um blog que vale a pena você perder (para mim , ganhar) uns minutos percorrendo. É o http://oquevivipelomundo.blogspot.com.br/
    Lá você vai encontrar os posts do Setti, meus e de outros apoiando esta audácia de vida.
    Foi entrevistada pelo Augusto no Veja Entrevista, (Segue a primeira parte da entrevista : http://www.youtube.com/watch?v=j3vYMK6xhEc).
    Zarastruta, em um país onde as ações humanitárias são artifícios para roubar o dinheiro público, Ieda é uma BRASILEIRA que honra o fato de ser mulher, brasileira e honesta!
    Sei que poderá parecer (como pareceu!) um comentário fora do contexto. Não é! Ela está em um momento de breaking point. (Correspondo-me com ela diariamente, via FB).
    Ieda é um exemplo – acredite – de um Brasil decente. Sem sectarismos. Ela sempre foi comentarista destes espaços. Somente por mim é que Setti e Augusto Nunes (e este a conheceu, aqui em BH, pessoalmente) souberam que a Eidia-BH era Ieda Dias. A Morena ensandecida que resolveu que o mundo não precisa ter fronteiras. E precisa se lembrar – todos nós – que tem gente dentro!
    Assim, espro que você possa visitar o blog, ver (as duas partes) da entrevista, ler os artigos do hospital da Índia (http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/nossa-discreta-e-desconhecida-madre-teresa-de-calcuta/ e http://oquevivipelomundo.blogspot.com.br/2012/11/uma-mistura-de-carandiru-com-auschwitz.html).
    Peço ao amigo que leia. E entenderá o porque do Setti permitir um pedido de socorro.
    Abraços
    Reynaldo.

  • Reynaldo-BH

    Zaratrusta, eu de novo!
    Para facilitar a segunda parte da entrevista!
    E repito o augusto (e Setti): Ieda Dias, MINHA AMIGA!
    Abraços!
    http://www.youtube.com/watch?v=YPXNKWK-B5Q

  • Reynaldo-BH

    Segundo publica hoje a coluna de Ancelmo Gois em O Globo, mesmo doente, o brigadeiro Rui Moreira Lima, 93 anos, piloto de combate e herói da FAB na II Guerra Mundial, gravou um vídeo que será exibido sábado, na ABI, quando a Comissão da Verdade realizará audiência pública para colher depoimentos de militares vítimas da ditadura.
    Ele comandava a Base Aérea de Santa Cruz quando foi afastado pela ditadura.
    =========
    Quem estiver no RJ na data, vale a pena ver o depoimento de um herói brasileiro. Imperdível. E que sirva como formação da cidadania. Ele é exemplo.

  • bereta

    Se tudo fosse tão simples assim, seria uma maravilha. Dirigiu embriagado?-Cadeia. Sonegou impostos? Multa. Ofendeu professor conceituado? Expulsão. Estacionou em local proibido? Multa e remoção do veículo. Votou errado? Aguente as consequências. Votou no PT? Deixo a cargo dos poucos leitores que eventualmente possa ter….

  • Dulce Regina

    Setti, você é um gentleman. Nós temos realmente que encontrar vocábulos adequados, para nominar essa turma que está aí, debochando da nossa cidadania. Às vezes fica difícil, tamanha nossa indignação mas, dá perfeitamente para os comentários, serem mais leves. Gostei do bonequinho. Abraços e, obrigada por participar do seu blog.

    Quem agradece, profundamente, sou eu, prezada Dulce.
    Abraço!

  • eduardo

    Mas Ricardo, é muito difícil não xingar em certos momentos !! algumas das notícias são sobre fatos que nos ofendem e nos agridem muito mais do que um simples palavrãozinho !!!

    Eu critiquei muita gente em mais de 6 mil posts já publicados, e nunca xinguei…
    Abração

  • Matheus

    Seu Setti, o Cássio falhou…,ou não…, uma pena. E o juiz , hein… Além de tudo isso ainda era contra o Boca…

    Não sei até quando veremos na Libertadores juízes como esse. Dois pênaltis não marcados a favor do Corinthians, dois gols erradamente anulados — e veja que quem disse isso foi o Arnaldo César Coelho, que detesta criticar ex-colegas.

    É fogo…

  • Kitty

    Caro Ricardo, nem precisa agradecer, é uma obrigação sermos civilizados. Foi um prazer cumprir as regras que achei muito justas porque pode-se criticar sem cair na vulgaridade. Parabéns amigo Ricardo pela alta qualidade mantida no blog e parabenizo, também, aos leitores pela educação e compreensão demonstrada nos comentários.///ABS-Kitty

  • FILÓSOFO

    Por foro intimo tirei umas férias prolongadas do BLOG, mas continuo lendo alguns artigos do nobre jornalista, sem tecer comentários que devido à minha visão ideológica, poderia causar polêmicas. Mas não me contive e que seria saber de onde saiu este tal de Sr. Zaratrusta ? Não foi da obra do filósofo Nietzsche, já que o celébre aforista não concordaria com tais disparates, por mais que fosse iconoclasta em seu pensamento revolucionário. O tal do sr. Zaratrusta em seu ímpeto de reacionário da direita, além de expressar opiniões fora de contexto com uma pseudo-erudição de almanaque, é contrário á propagação de obras filantrópicas, como o auxílio á uma instituição de ensino….local que obviamente ele pouco deve ter frequentado.

  • FILÓSOFO

    ERRATA : no comentário anterior….leia-se : “queria saber de onde saiu…”. Grato pela correção ( na hipótese do comentário ser publicado ).

  • FILÓSOFO

    Desejaria enviar minhas congratulações ao jornalista Ricardo Setti pelo espírito democrático e tolerância, por postar a maioria de comentários de diversos matizes ideológicos em sua coluna, ocasionalmente retrucando ou discordando do interlocutor, mas quase nunca ignorando ( ou deletando )as opiniões emitidas – isto é o que enobrece o profissional de imprensa, independentemente da linha editorial do órgão que representa.

    Muito obrigado, caro Filósofo.
    Um grande abraço

  • MARTELETE LIMA

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado