Image
“Relâmpago” Bolt já próximo a vencer a prova dos 100 metros rasos em Pequim, em 2008 em 9m69s, e a uma distância espantosa dos concorrentes para distância tão curta (Foto: VEJA.com)

Amigos do blog, já se escreveu tanto sobre o supercampeão Usain Bolt, que estreia dentro de algumas horas nas provas de atletismo das Olimpíadas de Londres — as eliminatórias dos 100 metros rasos –, que fica difícil postar algo novo a respeito do badaladíssimo atleta, o homem mais veloz da história, medalhista tríplice em Pequim e superstar da mídia.

logo-london1-150x150Mesmo assim, acho que vocês vão se surpreender com os 14 itens que se seguem sobre o fantástico jamaicano:

1. Desempenho: além de seu pendor natural para a velocidade, seu físico privilegiado e sua aplicação nos treinamentos, um fator-chave para o desempenho espetacular de Bolt é o fato de que ele completa os 100 metros rasos com 41 passadas — e seus melhores adversários necessitam de 44.

2. Vida social: ele leva a sério seus treinamentos, sempre iniciados às 6 da manhã, mas gosta de frequentar os clubes noturnos de Kingston e toma cerveja sem problemas. Sua preferida é a preta irlandesa Guinness.

3. Cuidados médicos: para cuidar de suas lesões, além de recorrer a seu staff pessoal, que inclui um chef encarregado de policiar seu apetite por junk food, Bolt volta e meia é visitado pelo médico do time de futebol do Bayern, de Munique, Hans Wilhelm Müller-Wohlfahrt, que zela por um velho problema que ele apresenta nas costas.

 

Image
Bolt, abrigado pela bandeira da Jamaica, posa ao lado do placar indicando seu espantoso recorde mundial obtido em Berlim, a 16 de agosto de 2009 (Foto: VEJA.com)

 

4. Rio-2016: para as Olimpíadas do Rio, em 20164, ele cogita disputar, além dos 100 e 200 metros rasos e do revezamento 4 x 100, os 400 metros e – vejam só –o salto em distância.

5. Dinheiro (1): ele é o único atleta de campo que figura no ranking dos 100 esportistas mais ricos do mundo da revista de negócios Forbes, tendo faturado 20,3 milhões de dólares no ano passado: ocupa o 69º posto.

Todos os outros atletas olímpicos que ganharam e ganham mais que ele ou são tenistas – como o espanhol Rafa Nadal (que desistiu na última hora dos Jogos de Londres por problemas físicos), o suíço Roger Federer, o sérvio Novak Djokovic ou a russa Maria Sharapova – ou, então, os milionários astros americanos da NBA, como Kobe Bryant ou LeBron James.

6. Dinheiro (2): seu maior contrato em vigor é com a empresa de artigos esportivos alemã Puma (37 milhões de dólares por três anos).

Image
Usain Bolt entre sua mais recente ex-namorada, a designer eslovaca Lubica Slovak (à esq.) e uma amiga, a empresária jamaicana Fiona Turner (Foto: jamaica-gleaner.com)

7. Onde mora, e com quem: apesar de ser um namorador inveterado (algumas de suas ex estão nas fotos deste post), ele esconde sua atual namorada da imprensa e do público e não mora com ela: vive numa mansão de cinco quartos com piscina, forrada de imensos aparelhos de TV, mesas de disc-jockey e consoles de videogames em uma colina em Kingston, em sua Jamaica natal, apenas com o irmão mais novo, Sadiki, e o manager pessoal e amigo desde o curso primário, Nugent Walker Junior, o “NJ”.

Image
A apresentadora de TV Tanisha Simpson, outra ex-namorada do corredor recordista (Foto: jamaica-gleaner.com)

 

8. Apelidos: para o grande público, ele é “Lightining Bolt”, ou “Relâmpago Bolt”, por razões óbvias. Para os velhos amigos e a família, é “VJ”.

9. Passatempo favorito: acreditem – é jogar dominó.

10. Irmãos: além de Sadiki, mais novo, Bolt tem uma irmã mais velha, Christine.

11. Carros:  Ele possui uma frota de sete carros, todos negros, e seus preferidos parecem ser um Range Rover e um Nissan GTR.

12. Dono de bar: é dele o bar de luxo Usain Bolt’s Tracks & Records em Kingston.

 

Image
A cantora jamaicana de reggae Tami Chynn é outra beldade no rol de ex do grande campeão

 

13. Futuro depois das pistas: seus planos se dirigem a negócios nas áreas de música, vestuário esportivo e restaurantes.

14. Mãe é mãe: aos 25 anos de idade, esse gigante ultra bem-sucedido e multimilionário, com seus 1,96 metro e 92 quilos confessa que, vez por outra, ainda deita a cabeça num sofá sobre o colo da mãe, Jennifer.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =

2 Comentários

Sandro em 04 de agosto de 2012

A foto da espantosa marca de 9"58 foi conquistada em Berlim (2009). Se Bolt quiser tentar abaixar mais ainda o recorde dos 100 metros rasos, teoricamente, ele teria que correr na Cidade do México, por causa do ar rarefeito. "item 15": Bolt disse o "segredo" de correr tanto era comer mandioca... Muito obrigado por me chamar a atenção para o erro, prezado Sandro. Graças a você, corrigi a legenda -- em vez de mudar a foto. Um grande abraço

Henrique de Oliveira em 03 de agosto de 2012

Boa matérias ... porém cheia de erros de digitação! O pessoal da atualização tem que fechar o facebook e parar com o alt + tab nesses momentos. Hahahahahaha, caro Henrique, aqui não tem "pessoal de atualização", não. É um blog do eu sozinho. Sou só eu mesmo, com a ajuda indispensável de minha sobrecarregadíssima assistente Rita de Sousa. Mas obrigado por seu toque. Tinha até mais do que erros de digitação. Reli o texto e consertei. Um grande abraço e puxe minha orelha sempre que for o caso, pois só me ajuda.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI