Image
Em Atenas-2004, houve 26 casos de doping. Em Pequim-2008, o número baixou para 14. O Comitê Olímpico espera que em Londres caia ainda mais (Ilustração: mqciencia com)

A chinesinha Ye Shiwen, de 16 anos, negou hoje que tenha se dopado para ter o desempenho espetacular, quase inacreditável apresentado nos Jogos Olímpicos Londres, ao nadar mais rápido do que o campeão olímpico Ryan Lochte num trecho de uma de suas provas e quebrar com grande facilidade, e de longe, um recorde olímpico e um mundial nos 200 e 400 metros medley.

A suspeita foi levantada por técnicos e jornalistas americanos, e deixou indignados integrantes da delegação da China e a imprensa chinesa, controlada inteiramente pelo Estado.

Mas que ninguém se preocupe porque, se houve doping, a coisa virá à tona.

O fantástico laboratório antidoping das Olimpíadas de Londres, construído com apoio financeiro da multinacional de medicamentos GlaxoSmithKline, é considerado o mais completo já montado em competições olímpicas. Ademais, já está realizando um trabalho intenso que, ao cabo dos 17 dias dos Jogos, significará ter colhido 6.250 amostras de atletas, uma média de quase 370 por dia.

Image
Ye-Shiwen: aos 16 anos, um fenômeno da natação que levantou suspeitas (Foto: AFP)

Todos os 10.500 atletas participantes dos Jogos estão, desde o dia 16 de julho passado — as Olimpíadas começaram no dia 25, com as disputas no futebol –, sujeitos a controle sem aviso prévio, em qualquer momento e lugar, em Londres ou mesmo fora do Reino Unido.

Os comitês olímpicos nacionais são os responsáveis por informar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) onde se encontra cada atleta que competiu ou vai competir, e que possa ser objeto de uma das análises. O COI recebeu, antes do início dos Jogos, todos os casos de atletas que foram reprovados duas vezes anteriormente — eles serão objeto de atenção especial.

Nos Jogos de Pequim, em 2008, ocorreram 14 casos de doping comprovados — um progresso em relação às Olimpíadas anteriores, em Atenas-2004, em que foram detectados 26 casos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + seis =

1 comentário

Igor em 31 de julho de 2012

Chesinha?? Obrigado pelo toque. Vou corrigir. Abração

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI