Image
Michael Phelps, o maior medalhista da história dos Jogos: a vida não lhe poderia sorrir mais, mas só ele sabe o que custou chegar a ser o que é (Foto: veja.abril.com.br)

 

O maior medalhista da história de 30 Olimpíadas em 116 anos, com suas espantosas e 21 medalhas – 17 delas de ouro –, a que se deve acrescentar quatro dezenas de recordes mundiais de natação, é naturalmente um homem superbem sucedido, famoso e, em decorrência de seus feitos, multimilionário.

A vida não poderia sorrir mais para Michael Fred Phelps II, 27 anos, o fabuloso nadador nascido em Towson, subúrbio de Baltimore, no Estado de Maryland, que uma vez mais foi estrela de primeiríssima grandeza em uma Olimpíada, a atual, de Londres.

Mas provavelmente só este filho caçula de três de um policial e de uma professora divorciados quando ele tinha 9 anos saiba o preço que pagou por tudo isso.

Eu poderia escrever um post longuíssimo sobre o campeão, amigos do blog, mas prefiro me concentrar em um único bloco de informação, comovedor pelo espantoso esforço humano que denota.

Image
O caçula Michael Phelps aos 23 anos, em 2008, com a mãe, Debbie, e as irmãs Whitney e Hilary. A essa altura, ele já havia nadado 85 mil quilômetros para triunfar nas Olimpíadas de Pequim (Foto: Getty Images)

Anotem aí: para chegar ao que é hoje, Phelps, durante oito longos anos entre 2000 e 2008, atirou-se em uma piscina às 6 horas da manhã TODOS OS DIAS – todos, repito –, incluindo sábados, domingos e feriados, à exceção das duas semanas de folga que tirou após as Olimpíadas de Atenas, em 2004, de dois dias em que precisou recolher-se após haver retirado os quatro dentes do siso e em um outro dia em que uma grande tormenta de neve impediu os movimentos de boa parte da cidade de Baltimore, em Maryland, onde ele vive, e Phelps não pode chegar ao North Baltimore Aquatic Club (NBAC), onde começou a nadar com regularidade aos 9 anos de idade.

Nadou em média 85 quilômetros por semana e, no total, ao longo desses oito anos, algo como 30 mil quilômetros – quase a circunferência da Terra pela linha do Equador.

É, portanto, incrível que, tendo dado todo esse duro, Michael ainda tenha planos de disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, quando terá 31 anos de idade. Quantos mil quilômetros ele precisará nadar mais para chegar lá em forma?

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =

7 Comentários

Danilo em 04 de agosto de 2012

Diariamente ele nadava em media pouco mais de 12km. Considerando que ele consegue nadar 1km em 10min a media diaria de treinamento dele seria de aproximadamente 2h (só o tempo na piscina). Os outros nadadores nao devem fugir muito disso ai.

Giseli Sarah em 03 de agosto de 2012

Parabéns pela reportagem, é bom saber que existem pessoas que não esperam pela sorte, dedicando-se, fazendo o que gosta, podemos chegar ao inimaginável!!

Alexander Lobo em 03 de agosto de 2012

Prezado Ricardo Setti, muito legal a sua reportagem, boa mesmo; todavia, a circunferência da Terra é de aproximadamente 40.000 km. 12.000 km é o diâmetro do globo. Abraço! Muito obrigado por seu alerta, caro Alexander. Lidei hoje durante o dia com uma montanha de dados, e me atrapalhei. Graças a você, já corrigi o erro. Um grande abraço e volte sempre!

Marcio em 03 de agosto de 2012

Apenas uma correção: se hoje ele está com 27 anos, em 2008 (foto) ele estava com 23, ok? Certíssimo, Marcio. A pressa com que às vezes -- ou muitas vezes -- precisamos trabalhar na web, sobretudo num blog tão abrangente como este, leva a erros como o que você menciona. Vou corrigir. E muito obrigado pela atenção e pelo toque. Abração!

Marcio em 03 de agosto de 2012

Podemos então dizer que Phelps não é um simples fenômeno, mais sim um competidor super dedicado ao que ama fazer. Aqui vale aquele velho e famoso ditado: "Colhemos o que plantamos".

Danilo Albuquerque Silva em 03 de agosto de 2012

Belo texto, conciso, só corrigindo uma coisa: esta será a última Olimpíada de Phelps, que já declarou se aposentar em seguida, portanto ele não planeja nadar no Rio em 2016

Tuco em 03 de agosto de 2012

. Excepcional homenagem a esse atleta magistral. Excepcional e merecida! Parabéns, Grande RSetti. .

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI