Image
Aretha: a “Lady Soul” completa 70 anos

Por Daniel Setti

Da mesma forma que Billie Holiday é sinônimo de jazz, Bessie Smith de blues e Elis Regina de MPB, Aretha Franklin é o nome definitivo entre as grandes intérpretes de soul music.

Nascida em uma das cidades mais musicais dos EUA – Memphis, no Tennessee -, a “Lady Soul”, que já cantava profissionalmente na adolescência, completa 70 anos neste domingo (25).

Premiada com nada menos que 20 Grammys, Aretha Louise Franklin é ocasional compositora e dona de uma das vozes mais marcantes surgidas na segunda metade do século 20, a ponto da Rolling Stone americana elegê-la, em enquete de 2008, a número 1 entre os 100 maiores cantores e cantoras de todos os tempos.

O grosso dessa reputação vem do período entre o final dos anos 1960 e início dos 1970, quando desenvolveu seu estilo interpretativo pontuado por um alcance melódico tremendo, farto suíngue e uma enorme influência do gospel. Nesta época, Aretha lançou seus melhores álbuns pela gravadora Atlantic, um dos baluartes fonográficos da fina flor do soul, blues, rhythm and blues.

Tal fase dourada iniciou com o álbum I Never Loved a Man The Way I Love You (1967), cuja faixa de abertura, “Respect”, composição de Otis Reddig, Aretha praticamente transformou em sua, dando-lhe conotação feminista. Abaixo, ela canta o clássico em especial gravado em Estocolmo para uma televisão sueca em 1968:

No mesmo ano, ela cantou “Chain of Fools”, outro de seus grandes êxitos, escrito por Don Convay e editado como single, em Amsterdã:

Ao longo das décadas seguintes, embora continuasse a emplacar canções nas paradas de sucesso, Aretha não voltou a viver um período como o da Atlantic. Mesmo assim, seu prestígio a levou a ser sempre citada como referência por estrelas mais jovens e a cantar o hino patriótico “My Country, ‘Tis of Thee”, de Samuel Francis Smith, na posse de Barack Obama, em 20 de janeiro de 2009:

(Mais sobre música neste link)

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 18 =

3 Comentários

Osvaldo Aires em 27 de março de 2012

Música Momento Sublime - Amazing Grace http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/musica-amazing-grace-c-antado-l.html#!/2012/02/musica-amazing-grace-c-antado-l.html

Ricardo Igreja em 24 de março de 2012

Caros Daniel e Ricardo Setti, passei a ler esse blog após a dica do amigo Bolognese. Muito bom os temas, especialmente na area que sou apaixonado, a musica. No mais, Aretha é o soul em pessoa. By the way, tenho um blog de música que fez 1 ano em janeiro (E já citei lá o blog de vcs), e tratei de soul algumas vezes, entre elas falando de um soulman francês, negro, que canta em inglês e francês, Ben L'Onclen Soul, bem apropriado para esses momentos de conflitos étnicos, raciais e políticos na França, Veja lá - http://umcadinhodesongs.blogspot.com.br/2011/01/nao-ha-lugar-como-alma.html. Um abraço fraternal! Prezado Ricardo, desculpe a demora na resposta. E muito obrigado tanto por suas boas palavras a respeito do blog -- no caso, o Música no Blog, feito por meu filho Daniel -- quanto pela excelente dica. Um grande abraço -- e volte sempre!

Marco em 24 de março de 2012

Amigo Setti: Daniel, 70 anos de um talento excepcional! Abs.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI