Os jogadores alemães, já queridos no Brasil por sua simpatia durante a Copa, mostram respeito e carinho pelo país e pela Seleção

tweet ozil

O meia alemão Özil mostrou uma simpatia incrível após a partida que seu time venceu brilhantemente. “Esta partida (refere-se aos 7 a 1) não pode destruir o orgulho de vocês!”, diz parte da mensagem (Foto: Reprodução/Twitter)

Os jogadores da Alemanha deram um exemplo aos brasileiros não só dentro do campo — onde, além de realizarem uma partida impecável, não esboçaram um mínimo gesto de ironia ou desprezo pelo adversário, economizando até nas comemorações de gols a partir de determinado momento.

Após o final dos 7 a 1 que ficaram para a história como o maior vexame da Seleção Brasileira, os jogadores alemães deram várias demonstrações de respeito e admiração pelos derrotados.

Mesut Özil foi um dos mais gentis. Em sua conta no Twitter, o meia alemão postou uma mensagem carinhosa aos brasileiros: “Vocês têm um país lindo, pessoas maravilhosas e jogadores de futebol incríveis — esta partida não pode destruir seu orgulho”, disse o jogador do Arsenal.

A mesma atitude foi adotada pela página oficial da seleção alemã no Facebook. Acompanhada de fotos de torcedores e de jogadores da Seleção sendo consolados pelos goleadores de anteontem, foi publicada uma mensagem em português:

“Caros Brasileiros. Primeiramente gostaríamos de agradecer pelo carinho que estamos sendo recebidos por todas as pessoas em cada momento da nossa estadia no Brasil. Fora isto desde 2006 sabemos como é doloroso perder uma semi-final no próprio país. Desejamos tudo de bom e o melhor para o futuro para vocês.”

O meia Bastian Schweinsteiger chegou ao ponto de pedir desculpas pelo jogo. “Pena é uma palavra forte, mas eu gostaria de me desculpar com o Brasil. Não esperávamos um placar desses. Tentamos ser respeitosos jogando futebol e fazendo gols”, afirmou o jogador.

Após o 7 a 1, já sabíamos que muitos de nós, brasileiros, tínhamos o que aprender com o time alemão. Essas demonstrações de maturidade e respeito nos dão certeza disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

25 Comentários

  • Juca

    Você também toma um copo de vinagre em jejum toda manhã?

  • ZZMM

    Por essas e por muitas outras é que a Alemanha é a potência, não só no futebol, mas em todos os outros indicadores socio-econômicos disponíveis.
    Os jogadores alemães realmente estão de parabéns pela civilidade, educação e elegância com que tratara todas essa situação.
    Parabéns aos futuros campeões!

  • machado

    no segundo tempo a alemanha ficou foi é com dó.

  • Vandergleyson

    Alguns “pundits” falam que “historicamente não há correlação entre o resultado da Copa e o da eleição.” Pode ser, mas “nunca antes na história deste país” a seleção brasileira levou 7 x 1 em uma semifinal, durante uma Copa na sua casa, e com a presidente marxista entregando a taça de campeão à Argentina, com imagens de Maradona, presidente da Argentina e o resto dos debochados argentinos no estádio gritando insultos aos brasileiros e festando uma semana (no mínimo) em nossas ruas brasileiras e prosseguindo com insultos à nossa mediocridade e humilhação. Quem achar que isso não terá repercussão alguma (ou violência), é no mínimo inocente. Parabéns à Dilma e ao Lula, os idealizadores deste evento superfaturado no Brasil, quando sabíamos que o nosso futebol já ía de mal a pior, e que será sempre lembrado como a Copa da Roubalheira, Copa da Infâmia, Copa da Humilhação, Copa da Vergonha, Copa dos Argentinos, Copa do Chororô, etc. Quem entende de futebol, sabe bem que as demais seleções sempre jogam seu melhor futebol contra a seleção brasileira (México, Chile, Colômbia, Alemanha, Holanda, França, etc), para depois abrirem as pernas à seleção argentina, a qual vem se arrasatando nesta Copa ao fazer gols no último minuto, ganhar gol contra ou de bola parada, e sobre timecos como:
    Argentina 2 x 1 Bósnia (no sufoco)
    Argentina 1 x 0 Irã (no sufoco)
    Argentina 3 x 2 Nigéria (no sufoco)
    Argentina 1 x 0 Suíça (no sufoco)
    Argentina 1 x 0 Bélgica (no sufoco)
    Argentina 0 x 0 Holanda (loteria de pênalti)
    Assim sendo, observem no domingo como a seleção alemã cairá de quatro para a argentina, como fez o Robben e o Van Persie. O holandês Sneijder faz gol de cabeça para tirar o Brasil da Copa, mas contra a seleção argentina ele não faz nada e erra até pênalti pro herói Messi. Messi, aliás, que não vem jogando nada nesta Copa. Descupaê pelo óbvio ululante, deslumbradas. Esse barulho todo que a seleção alemã é o bicho-papão cessará no domingo, enquanto nosso vexame e humilhação não acabarão tão cedo. Aí quero ver os comentaristas dizendo como o Messi é Deus (olhem o placar acima e as últimas copas dele), e “esquecerão” o quanto veneravam o bicho-papão chamado seleção alemã, até minutos antes da final. Sempre a mesma ladainha. Se a seleção alemã quisesse mesmo mostrar carinho ao Brasil, não deveria meter o pé no acelerador após o quarto gol em 20 minutos do primeiro tempo, como um bando de esfomiados por gol, só por que até então estes eram seus placares contra timecos:
    Alemanha 2 x 2 Gana (no sufoco)
    Alemanha 1 x 0 USA (no sufoco)
    Alemanha 2 x 1 Argélia (no sufoco)
    Alemanha 1 x 0 França (no sufoco)
    Agora os alemães vêm com esse papinho de “respeito aos brasileiros” e “carinho”. Depois de ficar com o pé no acelerador até 7 x 0 para humilhar o anfitrião da Copa, cara pálida? Fazer o país anfitrião cair em depressão desnecessariamente? Placar de 4 x 0 não estava de bom tamanho aos 20 minutos do primeiro tempo, Ozil? E para humilhar ainda mais os brasileiros, a seleção alemã cairá de quatro para os argentinos no domingo, pois como já reiterei, essas seleções só jogam seu melhor futebol contra o Brasil para depois se arrastarem em campo como fez a Holanda contra a Argentina na última quarta-feira.

  • Juca

    Saudades do bom futebol e do bom jornalismo, por Ricardo Amaral

    http://jornalggn.com.br/noticia/saudades-do-bom-futebol-e-do-bom-jornalismo-por-ricardo-amaral

  • neil ferreira

    Time de futebol da Alemanha ? Sinfônica de Berlim, isto sim.

  • Geraldo Iunes Filho

    Respeito que muitos jornalistas Brasileiros e o próprio povo não tem.

  • Maru

    Realmente, os alemães estão dando um show de classe, educação,simpatia e reconhecimento pelo tratamento recebido do HOSPITALEIRO POVO BRASILEIRO que não dispensou presteza e atenção a todos os times deste mundial, NOS QUATRO CANTOS DESTE PAÍS. Esse povo sofrido, foi o grande responsável por fazer desta, a COPA DAS COPAS. Claro que as seleções brasileiras merecem respeito, elas vem se destacando há décadas mas, como tudo na vida, passa por instantes de dificuldades.
    Explicar esse momento é quase impossível. A hipótese mais viável, pra mim, e que poderia explicar, um pouco, essa derrota monumental, é a de que os jogadores tem demonstrado grande dificuldade em lidar com o inesperado: no caso, a fratura na vértebra de Neymar e a suspensão do Capitão Thiago para o jogo contra a Alemanha. Na copa retrasada, a seleção estava indo bem, mas houve a convulsão sofrida por Ronaldo, assistida pelos olhos incrédulos e apavorados de alguns jogadores. Mesmo que Ronaldo tenha insistido em permanecer nos jogos, deixou a equipe com muito medo do ocorrido e preocupada de ele vir a ter algo parecido, em pleno jogo. Na época diziam que a seleção “amarelou”, acredito que agora ocorreu o mesmo. A ausência dos dois melhores atletas abalou a estrutura da equipe. A dificuldade em lidar com o inesperado já deveria ter sido trabalhada melhor pelos psicólogos da seleção.
    Bem, chega de tanta punição a esses jogadores, por atitudes involuntárias.
    Vamos ao que interessa: o Brasil deveria ser exigente, mesmo, é na escolha de seus governantes e isso não vem sendo constatado. Com os jogadores não relevam nada, muitos humilham, zombam, tripudiam em cima do sofrimento deles, ainda que possamos ficar no terceiro ou quarto lugar entre 32 times participantes deste mundial. Quero ver se sentiremos vergonha, culpa, mágoa, decepção é de nós mesmos ao colocarmos incompetentes e corruptos como nossos representantes em 2014. Chega de auto-piedade. LEVANTA BRASIL!! É HORA DE AMADURECER, basta de ódios bobos,de chororô. Deixa a auto piedade com o LULA que se esvai em lágrimas ao falar de sua infância pobre e ainda comove milhões.
    Façamos como Neymar, vamos nos solidarizar ao sofrimento e às dificuldades pelas quais passam nossos atletas. É bonito ver os argentinos serem tão bem tratados por nós, mesmo nos hostilizando tanto.

  • Moacir 1

    Setti,
    Os alemães se seguraram no segundo tempo.E, é claro, nos pouparam de uma vergonha ainda maior.Foram impecáveis tanto no brilhante jogo como na postura.Uns gentlemen.
    Quanto a tragédia do Sarriá ,comentada num link abaixo,aquele continua sendo o jogo mais triste da minha vida.Mas aquela foi uma tristeza saudável.
    Apenas a dor de não ter visto time de gigantes ser campeão.
    Não senti vergonha em nenhum dos 90 minutos daquele Brasil 2 x Itália 3 Perdemos como homens.Em pé e lutando até o apito final.Não saímos daquele estádios humilhados.
    Terça-feira não havia no Mineirão uma seleção em campo.Os nossos “craques” sequer chegaram a jogar.Quem devia ali,estar vestida com camisa amarela cinco estrelas era a seleção da Alemanha.
    Escrever menos do que isto, lamber as feridas dos
    ” meninos dos euros”,poupar de justas críticas a comissão técnica,continuar com as patriotadas alienantes das nossas mazelas sociais e econômicas e ufanistas da incompetência deste desgoverno lulopetista,jurar de pés juntos que é só “sacudir a poeira” e que o futebol brasileiro continuará a ser respeitado depois de ter parado e levado uma sacolada de 7 x 1 é de uma hipocrisia revoltante.Coisa típica de blogs petistas.Onde mentir é dever de ofício.
    Abraço

  • Silas S. Carvalho

    A atitude dos jogadores alemães é a maior prova de que a educação deve sempre vir antes do esporte.
    Fosse o contrário teria sido uma exibição grotesca de canetas, chapéus e pedaladas para humilhar ainda mais o time perdedor e despertar a sua ira.
    Temos a aprender com os alemães muito mais do que o bom futebol.

  • freed

    Esse senhor da foto, tem um semblante bem melhor que seu arrogante irmão, o Felipão. Queria ganhar, está segurando uma taça em suas mãos. Já o Felipão… queria ganhar, ganhar dinheiro,fazer propaganda. Treino? É apenas um detalhe.Felipão, Parreira, vão para o raio que o parta, junto com Zagalo, Cláudio Coutinho, Lazaroni,Mano. Daqui a pouco vamos ter que aturar o Tite, Muricy. Conclusão:- Só Dinossauro. Entendimento tático,nenhum.Aff…

  • Luciano

    De um lado, trabalho sério, planejamento, competência e respeito. Do outro lado, desorganização, arrogância, incompetência, politicagem e “jeitinho”. Essas foram as causas da vitória de um time e da derrota humilhante do outro. No domingo os brasileiros vão torcer pela Alemanha pelas boas qualidades do time alemão, não pela rivalidade com a Argentina.

  • carlos tozetti

    Tenho muita afinidade com a pátria alemã. Mesmo porque tenho tias e tios alemães. Gosto de suas musicas, gosto de seu heroísmo. Mesmo após duas guerras terríveis, das quais as gerações atuais nada têm a ver, vejo o quanto esta nação respeita os povos. Após as guerras foram humilhados e seu país, a Alemanha ficou “Pedra sobre pedra”. Hoje, têm um pib invejável, têm educação e respeito, têm um sistema de saúde invejável, e são uma nação que muito ajuda no equilíbrio financeiro da Europa. Porquê. Porque são disciplinados. Tudo que entendemos foi que a seleção alemã não quis fazer mais gols. Não têm esse caráter essa atitude de humilhar ninguém. Seleção alemã, não só os admiramos, respeitamos, mas também torceremos por vocês nessa final.

  • Rod

    Pelo conjunto de tudo o que foi essa copa, desde a organização, promessas de legado, construção de estádios e seleção braseira, achei foi pouco o 7×1!
    Temos muito o que aprender com a Alemanha, não só em matéria de futebol,mas também com os EUA, Canadá, Australia, Inglaterra e por aí vai, e nos desapegar de vez dessa praga bolivariana latina>>

  • Nasdarra Turião.

    Foram muito bem recebidos e não fazem mais do que sua obrigação moral, e sabem ser respeitosos, foram educados para isso. Quanto a atuação “impecável”, se formos ver o placar de seus jogos na copa, impecável apenas contra o Brasil, gera grotescas controvérsias. O povo está profundamente irritado com sua seleção e seus cartolas, estritamente fundamentados nos FATOS.

  • Moacir 1

    Setti,
    Seria tãaaao bom se o Luizinácio aprendesse com os jogadores brancos e de olhos azuis a ser RESPEITOSO os adversários.Em vez…
    //
    ” De poste em poste nós vamos iluminando o Brasil.
    E,se ficar UM VAGABUNDO, numa sala com ar- condicionado, falando mal de mim…vai perder”
    //
    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2012/12/19/lula-diz-que-nao-sera-derrotado-por-nenhum-vagabundo.htm
    //
    Abc

  • Malu

    Eu aqui comentei que nao perdemos de muito mais, pois foi notório como os alemães tiraram os pés do acelerador! Ficou evidente ate um certo constrangimento deles em relacao a grotesca situação. Mais do que educados foram caridosos tanto com os jogadores brasileiros quanto com os torcedores.

  • Cris Campelo

    Meu Deus, sou brasileira. Mas se o Brasil tivesse feito 7 x 1 na Alemanha teria sido um besteirol e um deboche sem fim por parte de muito dos jogadores,da torcida e ainda vinha a turma do PT falar m***** como se fossem os donos do futebol no Brasil. BEM FEITO! Só assim tomam um balde de água fria e vão aprender que a vida não se leva no ‘jeitinho’. Não gosto desse jeito (jeitinho infame de brasileiro) e desse tom que a maioria dos brasileiros tratam das coisas e das pessoas. Espero que tenha sido muito bem aprendida a lição que porque os alemães vieram pra cá pra nos dá uma lição que jamais pode ser esquecida, principalmente de HUMILDADE E COMPAIXÃO.

  • V. Gaspar

    Lamentavelmente não apareceu se quer um mísero governante ou politico para dizer ao nosso povo estas palavras . Não merecemos isto de nossos governantes. A estes só interessa que paguemos nossos impostos, para que possam construir estádios para financiadores de campanhas politicas e empreiteiras.
    O Sr . Ozil merecia uma placa em nosso Museu do Esporte pela sua dignidade .
    Mezut Ozil , sei que o sr. é muçulmano e por isso eu lhe digo, emocionado pelas suas palavras , Obrigado e Salaam Aleikum .

  • Maria Luz

    Ainda bem que perdemos de uma seleção educadíssima,que não deitou e rolou com a vitória. Qualquer outra teria arrasado com o resto de dignidade que ainda tínhamos. Deu-nos uma lição de civilidade,humanismo,solidariedade,compaixão e humildade,virtudes essas que andam faltando nestes pagos,principalmente em certos políticos que nos governam. O ufanismo com que se entrou nesta Copa deu lugar ao senso de realidade,em que se pôde perceber claramente que o nosso futebol já era. E há muito tempo!Só a CBF e interessados não viram.
    Pior: não deu nem para disfarçar,caso o Júlio César não tivesse defendido os dois pênaltis do Chile e a Colômbia tivesse tido mais sorte. O mundo não veria escancaradas as nossas falhas, nesse 7×1. Emocionante a imagem do texto. Chamou-me a atenção as duas gerações que mais sofreram com a derrota: os idosos,que sabem não terem outra oportunidade como esta, e as crianças,para quem é impossível um adulto fraquejar vergonhosamente.

  • margarida dias

    Aqui eu deixo minha indginaçao sob a venda do mundial e o BRASIL ter aceitado . se for comprovada eu irei processar a FIFA por danos morais por me fazer acreditar por me fazer sofrer e chorar em frente a uma tv . fiquei depremida abalada por termos levado 7×1 minha netinha Nicolly de 7 anos que chorava e eu a consolar e chorando junto . li aqui na uol sob como em varios site da web .assim que eu ter as confirmaçoes procurarei o ministerio publico e se for preciso ate a ONo .

  • Corinthians

    Setti,
    Aprendi com o Lulla. Sabe por que fizemos só 1 gol, enquanto a Alemanha fez 7 ? Por causa dos gramados. Os nossos jogadores não estão acostumados a jogar em gramados tão bons quanto os daqui – mesmo os que jogam em clubes alemães.
    Elementar meu caro petista.

    Caro Corinthians, como sabemos, o ex-presidento é um sábio. Entende de TODOS os assuntos, e deles fala com absoluta propriedade — como a fabulosa explicação sobre o lamentável fato de a Terra não ser quadrada, de modo a países como o Brasil, que não têm queimadas de florestas nem frota de veículos a gasolina em níveis minimamente importantes, não sofrerem, naquela hipótese, os efeitos da poluição causada pelos países dos loiros de olhos azuis.

  • Meia Verdade

    Seremos sempre gratos a essa seleção, nos pouparam de um vexame ainda maior.
    Obrigado Alemanha …..

  • alexandre osorio sillva

    Parabens alemanha, voces mostraram como se joga e como se ganha com brilhantismo e simpatia. Parabens

  • alexandre osorio sillva

    Parabens alemanha, voces mostraram como se joga e como se ganha com brilhantismo e simpatia. Que bpm que voces ganharam.