Image
O Dr. Lluís Orozco em ação: adeus, dor nas costas (Foto: El Periódico)

Claro que, em sendo a saúde um assunto tão delicado, é sempre preciso ser prudente. Mas, no que depender dos resultados de um tratamento realizado por especialistas da Unidade de Terapia Regenerativa Tissular do Centro Médico Teknon, em Barcelona, na Espanha, os dias da hérnia de disco, este mal que atazana a vida de milhões de pessoas, podem estar contados.

E tudo graças a uma tecnologia que envolve a aplicação, no núcleo nervoso dos discos vertebrais afetados (localizados entre as vértebras da parte inferior da coluna), de células-tronco retiradas da medula óssea do próprio paciente.

É mais um passo dado pelos defensores do emprego medicinal das células madre de forma ética e responsável sem que, desta vez, entusiastas da ideia possam ser vítimas de ataques religiosos e políticos.

A dor sumiu

Segundo reportagem do jornal catalão El Periódico, entre 2007 e 2011, sob o comando dos doutores Lluís Orozco e Robert Soler – e com aprovação e supervisão da agência responsável espanhola -, os médicos do Teknon testaram o método.

O grupo de voluntários era formado por 40 pessoas de meia idade, predominantemente do sexo feminino, que reclamavam de insistentes lombalgias (o nome científico para a onipresente “dor nas costas”) causadas pelo desgaste dos discos.

O resultado foi dos mais animadores: cerca de 90% dos pacientes deixou de sentir qualquer dor, embora metade só pudesse comemorar o alívio total apenas um ano depois do tratamento. Tal sucesso fez com que a experiência fosse relatada na edição de outubro da revista científica publicada pela Transplantation Society, dos EUA.

Detalhes do novo método

O método tradicional de tratamento de hérnia de disco envolve o esvaziamento da zona nervosa afetada e a colocação de uma peça cuja função é fazer com que o movimento das vértebras adjacentes volte a funcionar.

Na técnica usada por Orozco, Soler e equipe as células medulares são extraídas com a ajuda de uma seringa e cultivadas durante 23 dias – para isso foram enviadas ao Instituto de Biologia Molecular de Valladolid – até que se clonem 20 milhões de unidades celulares em perfeito estado.

Três meses após a aplicação, alguns pacientes já não sentiam dor; um ano depois, seus discos desgastados estavam regenerados. Ainda de acordo com o diário, algumas empresas participaram do financiamento dos tratamentos.

Orozco e Soler pesquisam o uso de células-tronco adultas extraídas de e aplicadas nos próprios pacientes desde 2000. Ao longo dos anos, já obtiveram êxito, graças às células, em procedimentos como a reconstituição de cartilagens articulares destruída por artrose, e trataram 130 pessoas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 10 =

16 Comentários

MARCO TULIO LEADEBAL TOLEDO DA SILVA em 23 de janeiro de 2019

ESTE TRATAMENTO É MARAVILHOSO, SOU BRASILEIRO E TENHO HERNIA DE DISCO E MUITAS DORES NAS PERNAS, E GOSTARIA DE FAZER ESTE TRATAMENTO, O QUE TENHO QUE FAZER PARA PODER FAZER ESTE TRATAMENTO

Erik em 20 de novembro de 2018

Boa tarde me candidato a cirurgia com células tronco, tenho 4 hernias de disco que hjme impossibilita de realizar as tarefas basicas, 67 984071609

Pedro Peres Mendes em 12 de março de 2018

muito interessante o que li e creio ser essa técnica uma dos precedimentos que venham solucionar o, problema de grande parte das pessoas. eu p.ex. tenho artrose nos joelhos e quadris ,algumas hérnias de disco, alem de desgaste na última lombar e primeira sacral, tendo dores permanentes. gostaria de saber se através de células troncos conseguiria resolver todo ou parte desses problemas. Caro Pedro, obrigado por visitar o site. Infelizmente não temos condições de responder à sua dúvida. Peço que procure no Google como comunicar-se com a Unidade de Terapia Regenerativa Tissular do Centro Médico Teknon de Barcelona para esclarecê-la . O link do Teknon é http://www.teknon.es/ Boa sorte!

João Pedro Mattana em 23 de fevereiro de 2018

Olá pessoal!! Gostaria de saber como estão as pesquisas sobre células tronco como tratamento de hérnia de disco. Pois não temos mais notícias. Gostaria de saber se teve avanços, estou muito interessado porque eu tenho hérnia de disco.

Erik em 23 de janeiro de 2018

Boa tarde, me interessei em ser voluntário, tenho quatro hérnias de disco que me causam dores insuportáveis.

amauri em 21 de julho de 2014

fiz uma cirurgia de coluna (hérnia L4 e L5) o médico disse que, em semanas, u poderia voltar à rotina normal. é verdade?

Ronis da Silva Araujo em 08 de dezembro de 2013

Há anos que espero por esta notícia sobre o tratamento de hérnia de disco com células-tronco. Estou muito feliz e espero um dia conseguir um tratamento deste pois tenho este problema e sofro muito. Obrigado pela matéria! Ronis do vale do são Francisco, Juazeiro-BA.

Artur em 24 de janeiro de 2013

Olá Ricardo, leio sua matéria em janeiro de 2013. Sofro com hérnia de disco lombar há 5 anos sem melhoras significativas. Vi que sua matéria é de 2011. Sabe me dizer se já houve algum avanço da clínica nesse tratamento? Sabe se eles já superaram a fase de testes com voluntários e estão executando o procedimento normalmente? Grato! Caro Artur, gostaria muito de ajudar, mas não tenho essa informação. Sugiro que procure pelo google a partir do nome do hospital e dos especialistas citados. Abraços

José Fonseca em 06 de agosto de 2012

Engraçado, sumiram da imprensa as matérias e os editoriais exaltando as pesquisas com células-tronco embrionárias... Seria porque tais pesquisas também estão desaparecendo aos poucos, devido à sua baixa eficácia? Isso renderia uma boa matéria para Veja. Enfim, eu, como católico, aguardo pedidos de desculpas dos cientistas e liberais-relativistas de ocasião que promoveram a farra dos embriões durante anos e anos.

Mauro em 01 de junho de 2012

Olá, tenho apenas 21 e estou com hernia discal na região lombar. Ja li a respeito de varios tratamentos e cirurgias. Mas depois de ler sobre esse tratamento capaz de regenerar os discos não consigo desviar o olhar pra qualquer outra alternativa. Sei que os estudos são recentes, mas pela efetividade aqui reportada, gostaria de saber se será possivel ter acesso a esse tratamento? Caro Mauro, sugiro procurar pelo Google a instituição que consta do post. Não temos condições, infelizmente, de atender a esse tipo de consulta. Desejo-lhe boa sorte. Um abraço

Walber L. Filho em 18 de janeiro de 2012

Boa noite! Desculpe tomar o seu tempo! A minha mulher tem fortes dores na coluna. Ela foi operada de hérnia de disco há 15 anos. Foi retirado o disco danificado. Não colocada nenhuma prótese de sustentação. Atualmente foi detectado um hemangioma no local onde foi retirado o disco. Nesse caso não sei se seria possível aplicar o tratamento. Porém há desgastes em outros discos. O que observo é sobre o possível envelhecimento precoce das células clonadas. Desculpe a minha ignorância se não houver relação entre uma coisa e outra! Baseio-me em estudos de anos anteriores! Mas não poderia acontecer isso a essas células-tronco medulares?

Greice Lucia de Bona em 25 de outubro de 2011

Olá. Sofro diariamente com a dor e as limitações de quem tem hérnia de disco. Espero muito pela alternativa de um tratamento com células tronco e lendo esta reportagem tive a esperança de um dia poder acordar e não sentir mais fortes dores como ocorre diariamennte. Gostaria de saber se vocês tem algum site/contato com ó grupo de pesquisa de Barcelona para que possa comunocar-me. Abraço. Greice. Greice, o site deles é: http://www.teknon.es/ Abraço

Kitty em 09 de outubro de 2011

Meu caro Ricardo, Realmente uma ótima noticia!!Para tantas pessoas que sofrem de dores na coluna, ao ler esta sensacional boa nova, devem estar muito esperançosos!Meu pai já falecido, sofreu durante muito tempo dores nas costas por causa de hérnia de discos. Só um manipulador, com uma técnica japonesa, conseguia aliviar as persistentes dores que o deixava postrado na cama por váios dias!! Espero, de todo coração, que você não esteja sofrendo muito e, que, o tratamento que foi começado em Barça, esté dando um muito bom resultado,caro amigo! um abração/Kitty (Sabe Ricardo gosto mais do blog que o Face. O Face é frio e impessoal!!) Prezada Kitty, Desculpe a demora na resposta. Obrigado por seu interesse. Felizmente, está tudo bem comigo -- e continuo em Barcelona ainda por um tempo. Abraços

Marco em 28 de setembro de 2011

Amigo Setti: Puxa q Deus te ouça, pensei q já era uma batalha perdida, principalmente para nós q temos mais de 1,80 Cm. Abs. Hahahaha, eu que o diga... Tenho passado uma dureza ultimamente. Fiquei bastante esperançoso, não posso negar. Abração

patricia m. em 28 de setembro de 2011

E sobre a utilizacao de celulas-tronco ha varios outros centros de excelencia no mundo. Londres por exemplo eh um deles - recentemente li sobre um teste que estao realizando contra a cegueira com o uso de celulas-tronco. Parece que ultimamente Barcelona eh o centro do universo, ou estou enganada? Apenas relatei algo que se passou aqui, porque, circunstancialmente, estou passando uma temporada e trabalhando daqui, perto de minha família.

patricia m. em 28 de setembro de 2011

Setti, "ataques religiosos e politicos" ao uso de celulas-tronco aconteceram em relacao ao uso de celulas-tronco EMBRIONARIAS. Sabe, matar um embriao que para um catolico significa uma VIDA... Nao para celulas-tronco ADULTAS. Ninguem se rebelou contra o uso de celulas-tronco adultas...

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI