Panamericano: Caixa e o governo devem explicações sobre por que investiram dinheiro num banco podre

Amigos do blog, tudo bem que Silvio Santos conseguiu os 2,5 bilhões de reais para tapar o rombo de seu Banco Panamericano junto ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), entidade privada mantida pelos bancos para garantir os depósitos de seus clientes até 60 mil reais per capita.

O problema está no que os números vêm revelando: os 49% de ações com direito a voto do banco que, estranhamente, haviam sido comprados há um ano pela Caixa Econômica Federal (CEF) — por 740 milhões de reais –, de uma instituição que cambaleava já se desvalorizaram em mais de 300 milhões de reais no mercado.

Como a Caixa é um banco público, controlado pelo governo federal, perdeu-se, de uma ou outra maneira, uma boa pilha de dinheiro público, não é mesmo?

A Caixa ainda não explicou onde foi buscar inspiração para investir seu rico dinheirinho num banco que há um bom tempo vazava por todos os poros, e no qual, a cada dia, se descobre mais roubalheira por parte de ex-diretores.

A Caixa e o governo continuam devendo explicações à opinião pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 3 =

Nenhum comentário

  • Erasmo Russo

    Caro Ricardo.
    A tal “Opinião Pública” pode esperar sentada a explicação que voce cobra.
    Mas não é difícil imaginar os motivos de tão tresloucado investimento…

  • gaúcha indignada

    Esta transação “oculta e misteriosa”, qua a CEF colocou centenas de vários milhões de reais em um banco FALIDO, no ANO PASSASO, e só foi noticiado após o dia 31 de outubro, após as eleições, é caso de POLÍCIA e PRISÃO PARA TODOS OS ENVOLVIDOS. ALÔ MINISTÉRIO PÚBLICO URGENTE AÇÃO. OPOSIÇÃO CPI, JÁ.

  • Marcus(MG)

    Olha Ricardo eu acredito que Silvio Santos sabia da fraude antes da oferta das ações, ainda mais que que ele é super centralizador, manda até apresentadora infantil embora porque cortou o cabelo,hora bolas quando houve a maquiagem era para vender para caixa a parte podre e ganhar tempo para resolver o “caixa” o que pesa é um banco público com aval do governo entrar em uma dívida desta!Me recordo que uma promotora chegou a querer investigar o baú da felicidade(só do Silvio),mas logo houve uma pressão para o abafa,ela tinha fortes índicios dej ogatina viciada e disfarçada causando exploração dos que compravam o tal carnê.Sívio Santos nunca foi SANTO,se não explora no carnê explora nas trocas por mercadorias nas lojas superfatudaradas do baú!Não duvíde que o SBT possa parar na mão do filho do Lula ou alguém ligado ao PT!

  • Carolina Setti

    Tio eu não estou muito a par deste assunto, descobri isto por um comunicado que vi no próprio SBT… mas parece que desta vez o “tio Silvio” está na bancarrota!

    Vamos combinar, quem não tem uma vida limpa quando começa a ficar gagá… bem, acho que pra bom entendedor…

    Agora a pergunta é: o banco Panamericano foi salvo mesmo???

    E os correntistas???

    Sobe a Caixa e o Goerno, bem… mais reticências, ainda mais porque eu não tive ainda a oportunidade de saber mais sobre isto.

    Fico imaginando como “Tio Silvio” se comportará se realmente for a falência….

    Querida Carol,

    O banco não tem correntistas, é um banco de investimentos. E não houve dinheiro público no auxílio ao Silvio Santos. O dinheiro saiu de uma instituição privada denominada Fundo Garantidor de Crédito, constituído pelos bancos, por um pequeno percentual de cada depósito que eles recebem. Este Fundo serve para garantir os correntistas em até 60 mil reais per capita no caso de uma catástrofe num banco comercial.

    O Fundo emprestou 2,5 bilhões ao Silvio Santos em troca de uma série de garantias patrimoniais. Se ele não conseguir pagar, os bens oferecidos em garantia vão a leilão, e têm valor superior ao dinheiro que ele recebeu.

    O problema que vejo no caso é que parte do banco, já com dificuldades, foi comprada no ano passado pela Caixa Econômica — banco público, portanto — por mais de 700 milhões de reais. E com a desvalorização do banco devido aos problemas por que ele passa, a Caixa já perdeu mais de 300 milhões de reais.

    Um beijo e saudades do tio

    Ricardo

  • Carolina Setti

    ah sim, concordo com o Erasmo Russo: A tal “Opinião Pública” pode esperar sentada a explicação que voce cobra.

  • jefferson

    Quem sabe o maravilhoso, magnifico e super competente presidente do Banco Central explique o porque da cegueira da fiscalização do BC!
    Nessas horas é interessante constatar como a atuação do BC some dos noticiarios.

  • Alex

    Caro Setti,
    Tem bons indícios de ser mais uma bela historia para o grande baú brasileiro das corrupçoes. Ah, nosso grande e amado Silvio Santos, mítico apresentador, dando alegria aos popres…sempre achei que deveria estar na cadeia. E como sugeriu Marcus(MG), será que nao seria realmente um plano para o pt “recuperar” a rede SBT?
    Abc,
    Alex

  • Bastardo Inglório

    Que falta faz uma oposição pra cobrar isso do governo. Como não haverá pressão popular, vai ficar tudo por isso mesmo…

  • Corinthians

    Devemos incluir as instituições privadas como a renomada Deloitte que fez auditoria no banco também.
    Acredito que lobby do Panamericano, somado à práticas no mínimo sem moral deste mesmo banco, somado à incompetência da Caixa e a tendencia à favorecer o lobby causaram mais este monstrinho.
    Pelo menos para este empréstimo há garantias, porém mesmo assim não isenta a Caixa, uma instituiÇão estatal e portanto de todos os brasileiros, a dar explicações.

  • Não acredito que tenhamos tais explicações. Mais um punhado do meu suado dinheiro que vai para o beleléu…

  • Carolina Setti

    Ahhh agora entendi!!!

    Eu pensei que tinham correntistas por cota do comunicado que aparece nos anúncios do SBT eles têm um apelo “não se preocupem” por assim dizer…

    Mas me diz uma coisa, daí supondo que o “Tio Silvio” tenha que leiloar estes bens… o SBT vira uma tv aberta federal??

    Oh my good!!!!!

    Não, querida. Os bens iriam a leilão para pagar a dívida para com o Fundo Garantidor de Crédito e algum grupo econômico poderia comprar o SBT, desde que garanta, junto à Anatel, a concessão — que é pública — do direito de utilizar frequências para transmitir a programação. Mas nada determina que o governo fique com nada, até porque a dívida que Silvio Santos assumiu não foi com nenhum órgão público.

  • Rodrigo Machado

    No mínimo a Caixa deve pedir indenizações para as empresas que fizeram auditoria e agências de risco que foram cúmplices deste banco panamericano

  • alvaro

    Imagine o que o PT faria se a Caixa tivesse comprado o Panamericano durante o governo de FHC. Só com a queda das ações nesses últimos dias, a Caixa perdeu mais de 320 milhões de reais. Essa turma do PT gosta mesmo é daquele programa “Topa Tudo por Dinheiro”

  • Carolina Setti

    entendi Tio depois que mandei o comentário fiquei pensando nisso, que se ai a leilão qualquer empresa pode comprar… é o “Tio Silvio” na bancarrota MESMO…

  • Caio Frascino Cassaro

    Deixa eu adivinhar: para “honrar a dívida” o seu Sílvio vai vender o SBT para algum interessado. Esse interessado, naturalmente, será algum amigo da “burguesia do capital alheio”, que, afinal, possibilitará ao PT o tão sonhado acesso à mídia eletrônica de massa. Aliás, o esquema já começou a funcionar durante a eleição, com a suspenção da entrevista que José Serra daria a uma subsidiária do SBT do nordeste e com a vergonhosa versão armada pela emissora no caso da agressão ao candidato oposicionista, versão essa pulverizada pelo jornalismo da globo.
    Para finalizar, haverá a mudança do nome da emissora de SBT para SPT…