Para a Copa de 2014, vocês acham justo mudar o nome do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, para “Estádio Nacional”?

Maquete virtual do Estádio Mané Garrincha, de Brasília, construído em 1974 e em reforma para aq Copa de 2014 (Reprodução: Governo do Distrito Federal)

Difícil discordar do twit do senador Cristovam Buarque (PDT-DF):

“Gastar R$ 1,2 bilhão e tirar o nome Mané Garrincha do estádio é crime duplo contra a história de Brasília”.

Que melhor nome para um estádio do que o de um supercraque como Garrincha, “a alegria do povo”, morto aos 50 anos, em 1983, um dos maiores craques da história de futebol? Como se sabe, ele foi importante peça na conquista do primeiro campeonato mundial pela seleção brasileira, em 1958, na Suécia, e a peça fundamental para a conquista do bicampeonato, em 1962, no Chile.

Durante toda a sua carreira, arrebatou multidões com seus dribles que desmoralizaram os maiores marcadores do planeta e suas arrancadas espetaculares.

Os burocratas de Brasília querem trocar o atual nome do estádio — um dos raríssimos no mundo que glorificam craques, e não cartolas ou políticos — pelo anódino “Estádio Nacional”.

Aproveito o post para perguntar? Vocês acham justo?

Aguardo comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + dezoito =

30 Comentários

  • Carlos

    Acho Estádio Nacional pomposo e adequado. Mas por que não “Estádio Nacional Mané Garrincha”? Assim ficaria tudo resolvido.

  • freetibet

    Mané Garrincha, é nome internacional, e merece respeito, mesmo por aqueles que só ouviram falar. Garrincha é consenso, até por torcidas contrárias ao seu Botafogo. Deve SIM, permanecer Estádio Mané Garrincha!

  • Vera Scheidemann

    Não ! Claro que não !
    Só espero que essa idéia de jerico
    não vá adiante ! É o fim da picada !
    Vera

  • Lucia Silveira

    Não acho justo. Além do Estádio já ser conhecido como Mané Garrincha, é uma homenagem justa que não deve ser retirada.

  • Luiz

    O nome disso é politicagem do pior tipo. Mané foi um dos maiores jogares do mundo, e mudar o nome vai ser uma vergonha. Abaixo coloco um link do grande João ”Sem Medo” Saldanha, falando sobre este grande jogador.
    http://www.youtube.com/watch?v=pNemqWO8Y8A

  • Ana

    Notícia do dia 27/01/12
    Governador confirma nome da arena do DF: Estádio Nacional Mané Garricha
    http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/governador-confirma-nome-da-arena-do-df-estadio-nacional-mane-garricha

  • Ismael

    Acho que Mané Garrincha não representa bem o povo brasileiro, prefiro simplesmente “mané” ou Manézão.

  • NANNE

    Boa tarde!

    Não concordo com a mudança do nome do nosso querido, Mané Garrincha. Quem teve a infelicidade de nunca ouvir falar sobre ele, em algum lugar do mundo, essa é uma ótima oprtunidade para conhecer. E quem teve a infeliz idéia de mudar esse nome, não merece participar dessa copa, no nosso país onde devemos homenagear por honra ao mérito, todos nossos HERÓIS DO FUTEBOL.

  • Digtrik

    A B S U R D O. Além de nāo reconhecer uns dos maiores players do mundo em uma COPA DO MUNDO. O Brasil e Brasilia perde. O nome do Garrincha além de servir para sempre glorificarmos ele…Serve para pauta de jornalista do mundo inteiro relacionar o jogador coma cidade de Brasilia… Os caras q querem tirar o nome desse super heroi… Não valoriza nossa historia e não entende nada de Marketing. Na Argentina iria acontecer uma mobilidade nacional… Sendo que Garricha ganhou e é muito mais historia que Maradona.

  • Jose Perez

    Acho um absurdo a mudanca do nome do estadio. Gostei da sugestao acima Ëstadio Nacional Mane Garrincha”mas acho que, por exigencia da FIFA (mais uma), o nome terá mesmo que mudar para Arena Nacional de Brasília. Sugiro aos nobres deputados distritais que aprovem uma lei determinando que tao logo acabe a copa de 2014 o nome do estadio volte a ser Mané Garrincha. Nao pode mudar definitivamente. Justa homenagem a um dos maiores jogadores de todos os tempos. Alegria do povo!!!

  • jose

    Vou lá eu: se os gastos com a reforma do estádio realmente se aproximarem do divulgado, se os custos chegarem minimamente perto do que se supõe em uma cidade na qual o futebol não atrai mais que meia dúzia de gatos pingados em jogos de seu campeonato regional, acho acertada a decisão de desbatizar o estádio e conferir a ele um novo nome. Mané merece respeito. Quanto ao nome, acho que “Arena do Neo-Império”, ficaria de bom tamanho, tendo “Bobalhão” como apelido, em homenagem ao contribuinte.

  • J.B.CRUZ

    Não adianta, caiu na boca do POVÃO,pode-se trocar o nome original por quantas vezes quizer que o povo contiuará com o primeiro nome..EXEMPLO:MARACANÃ = Mário filho…..MINEIRÃO = GOV.Magalhães Pinto…E por aí vai….PELÉ E GARRINCHA….ETERNOS..

  • Charles A.

    Como homenagem ao Mané Garrincha,é uma gozação .Acho que um craque deste porte mereceria um Maracanã e um Morumbi lotados todos os dias. Lá vai ser um megaelefante branco do tamanho da corrupção de Brasília;acho justo que o batizem como Estádio Nacional do Mensalão.

  • Charles A.

    Desculpe ,Sr. Setti,errei.A corrupção de Brasília não cabe na galáxia, quanto mais num estádio.

  • Caipirão

    Os políticos querem apagar qualquer traço de decência e todo reconhecimento de mérito que ainda exista pelo país a fora.
    Provavelmente, um palhaço (não de circo), mais tarde, irá propor “batizar” o estádio com o nome de algum pilantra com diploma do TRE.

  • Tarso Rodrigues

    Claro que não.É um absurdo. Algo já popularizado e com o nome de quem merece e vão trocar? Para quê? O que tem atrás disso? Partindo desta gente atual que nos comanda, pode ter certeza que a intenção é outra e deverá beneficiar alguém.Tanta coisa importante para fazer e aparece uns idiotas destes.

  • Dawran Numida

    Estádio Nacional? Tem muita coisa para ser mudada em Brasília, mas não o nome do estádio. Deixa Mané Garrincha mesmo

  • elizabeth correa

    Não mesmo. A homenagem é mais que justa e retira-la seria no mínimo deselegante. So podia ser coisa de petista.

  • MacCain

    Fruto de um governador ex-comunista e hoje néo-petista-burguês. Traídor, vendido, FORA AGNELO!

  • Marco Nerosky

    Não seria justo modificar o nome. E “manés” somos nós que aceitamos que se gaste R$1.200.000.000,00 (fiz questão de manter os zeros) no estádio em uma cidade que não tem hospitais decentes, segurança, transporte público decente ou pelo menos professores e médicos bem pagos…

  • paulo

    tanta coisa mais importante para mudar, e estamos discutindo no nome do estadio? O prédio foi reformado, não a história dele!

  • Marcello Firenze

    O ilustre senador Cristovam foi muito infeliz ao fazer o comentário. E o mesmo se dá a quem repercute uma notícia sem fundamento. O publicado em 27/01/2012 (http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/governador-confirma-nome-da-arena-do-df-estadio-nacional-mane-garricha) ilustra bem o quanto anda o desejo de certas pessoas em tumultuar a Copa de 2014! É O FUNDO DO MUNDO! AFE!

  • fpenin

    Pela ordem: Manaus e Brasília são as cidades brasileiras que têm os menores públicos de futebol.Nessas cidades, elefantes brancos estão sendo gerados. Como e o quê fazer com eles após a Copa de 14 é que vai ser o grande desafio. O bolso do contribuinte, mais uma vez,irá quebrar o galho.Para receber o pomposo título de Estádio Nacional, o mondrongo tem que funcionar. Meu voto:que continue Mané Garrincha. Menos mal…Obs: até treinos de clubes de Belém, Fortaleza,Recife e Salvador chamam público maior que jogos oficiais em Manaus e Brasília.

  • Luciano Pires

    Tem gente (desinformada) que acha que estádio serve somente para jogos de futebol. Esses nunca viram ou ouviram falar em shows, eventos etc.
    Sempre o povo daqui de SP dando pitacos sem sequer ter noção da realidade. São maria vai com as outras e repetem o que ouviram alguém dizer.
    FALARAM A MESMA COISA QDO O AEROPORTO DE GUARULHOS ESTAVA SENDO CONSTRUÍDO.

  • Hélio

    Bom, pelo que alguns comentaristss citaram, inclusive com links para a notícia, dá pra ver que o Senador Cristovam foi muito afoito e acabou criando uma polêmica desnecessária, pois o estádio não vai mudar de Mané Garrincha para Estádio Nacional, mas o nome será uma união dos 2, ou seja, muito barulho por nada. Abs!

  • Luiz Pereira

    Setti,
    É uma desconsideração com um monstro que emulou o time de 62, depois que a contusão de Pelé deixou td mundo inseguro, e como muita gente diz (talvez injustamente) “ganhou aquela Copa sozinho”.
    Além disso, sempre que ouço “Estádio nacional”, isso me lembra o de Santiago do Chile, de triste memória.
    abs

  • Newton Silva

    Aposto que se o nome do estadio fosse Jose Sarney ( porque se fosse LL Silva seria blasfemia sequer cogitar a hipotese) a gritaria seria geral. Sugestao: porque nao postar uma pesquisa online so pra ver no que da?

  • fpenin

    Setti,
    Gente desinformada, como eu, acha que um estádio de futebol é construído para ser templo do futebol. Atividades paralelas como shows, eventos religiosos, concursos de quadrilhas, não precisariam de tanta grana para ser viabilizados.Manaus e Brasília continuarão a não ter público. Em Brasília, talvez o futuro estádio possa prestar-se a confinar temporariamente bandidos da política, tal a epidemia de malandrose que grassa na bela capital brasileira. Pobre povo brasiliense!

  • Gabriel dos Anjos

    O nome é Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, não foi tirado o nome do velho mané e sim acrescentado o nome de Brasília e por ser capital coloco-use por direito o termo Nacional na frente como em muitas capitais pelo mundo. Muita confusão por nada.

  • Cleber Carvalho da Rocha

    Não podemos permitir que tirem o nome do Mané Garrincha do estádio, porque ele foi o maior jogador que o mundo já viu jogar. falam de Pelé e Maradona entre outros, mas ninguem fez com a bola o que Mané fez, e pelo brasil!