Crime e uso de dinheiro público no mensalão, diz a PF, tão elogiada durante o lulalato. E Lula vai ter que explicar porque pediu desculpas e se sentiu traído. Reveja o vídeo

Ué, mas a Polícia Federal não era o supra-sumo da perfeição durante o lulalato?

Pois agora o pessoal do PT tem que engolir: é a Polícia Federal quem diz que o mensalão existiu, sim, que envolveu dinheiro público e que o santo-dos-santos do lulalato, o próprio ex-presidente, foi beneficiado pelo esquema.

Como é que fica agora o trololó dos petistas de que o mensalão não existiu, de que se tratou de uma invenção da oposição, de que foi uma fantasmagórica “trama golpista”?

Como é que fica o próprio Lula?

Lembram-se de que, no final do ano passado, numa espécie de festa de despedida que realizada no Rio, ele avisou que subirá ao palanque dos candidatos dos partidos aliados a prefeito em 2012, disse que iria continuar na vida política depois de deixar o poder, e voltou insistir na insânia de que o mensalão não foi um escândalo de roubalheira, caixa 2 e outros crimes para comprar votos em apoio a seu governo, mas um movimento de tons “golpistas”.

“Vocês viram o que aconteceu comigo em 2005”, bradou. “Mais uma vez (sic) se tentou truncar o mandato de um presidente democraticamente eleito”.

Dias antes, Lula prometeu que, fora do poder, iria ajudar a “desmontar a farsa do mensalão”. Ou seja, chamou de “farsa” o escândalo da compra de votos em troca de apoio a seu governo que provocou uma brutal crise política em 2005, levou à demissão e posterior cassação do mandato de deputado de seu chefe da Casa Civil, José Dirceu, e resultou num processo criminal ora em curso no Supremo Tribunal Federal, no qual o procurador-geral da República acusa Dirceu de comandar uma “quadrilha”.

Chamou de “farsa” o que a Polícia Federal, DURANTE SEU MANDATO, investigou e concluiu que houve CRIME, uso de dinheiro público e uma série enorme de bandalheiras.

O duro vai ser apagar da história o pedido de desculpas

Vai ser interessante, agora, ver como o Deus do lulalato conseguirá realizar esse último propósito, diante do que revelou a Polícia Federal — e que VEJA já havia, em muitos casos, adiantado — sobre a montanha de dinheiro sem explicação comprovadamente distribuído a figurões petistas, das operações bancárias espertíssimas, dos empréstimos fajutos — e por aí vai.

Vai ser mais interessante ainda ver os esforços do ex-presidente para borrar da história recente o famoso discurso transmitido pela TV a 12 de agosto de 2005, em que, constrangido, apalermado, abatido, sem saber para onde dirigir o olhar, levemente trêmulo, ele declarou perante a o país — em pleno fragor do escândalo — que fora “traído” e mencionou “desculpas”.

Nesse discurso, feito na Granja do Torto, em Brasília, antes de uma reunião ministerial, Lula não explicou quem o traiu — nunca explicou, aliás, e agora está desmemoriado, esquecido completamente do assunto –, mas a alegação da traição ficou, insiste em ficar, e continua latejando. Nem esclareceu exatamente o porquê do pedido de desculpas aos brasileiros.

Se Lula fez o discurso da traição durante o escândalo, é claro que se destinava a, de alguma forma, apresentar uma explicação ao país sobre a espantosa sucessão de bandalheiras que a cada dia vinham à tona — uma explicação frouxa, gaguejante, canhestra, reticente e vazia, mas uma explicação.

Se Lula proferiu o discurso e denunciou a traição, ocorreu naquele momento um explícito reconhecimento de que o mensalão não apenas existiu, mas teria propiciado esse seríssimo agravo ao presidente da República.

Como, depois disso, sem mais nem porquê, de repente não existiram a montanha de dinheiro, a CPI no Congresso, os depoimentos no Supremo e, sobretudo, o discurso? Tudo teria sido uma “farsa” e uma tentativa de “truncar o mandato de um presidente democraticamente eleito”? E como fica a tão elogiada Polícia Federal e sua atuação durante o lulalato?

Sobre o inquérito da PF, leia aqui.

E, amigos, vamos rever trechos do discurso, que diz mais, muito mais do que meu texto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 17 =

Nenhum comentário

  • Ptsauro

    Ricardo,
    Além do pedido de desculpas que fez à época, ressalte-se o afastamento de todos os envolvidos no mensalão, sendo o mais notório, José Dirceu.
    Por que o afastamento deles se não houve o mensalão?
    Mistério…

  • Roberto P. Pedroso

    Caro Ricardo,
    Eu sinceramente não consigo entender o posicionamento quase que geral da imprensa em relação a este fato.
    Poucos tiveram a coragem de abordar de forma tão clara o envolvimento do Lula com o fato.
    – Porque a imprensa brasileira está nesta situação?
    Jornais, emissoras de radio, canais de televisão – o poder do dinheiro do governo é tão forte assim?
    Não consigo entender a passividade e, sobretudo a ausência de destaque para este fato.

    Não concordo muito com você, não, caro Roberto. Acho que VEJA, o Estadão e a Folha bateram duro nos responsáveis, e bateram, baseados em fatos, no próprio Lula.
    Vamos ver como fica agora, com a PF dizendo o que diz. Abraço

  • Telma

    Lula acha que ter sido democraticamente eleito deu-lhe permissão para tudo. E ele tem razão porque desde então diz e faz o que quer, sem que ninguém sequer o interpele. Quer seja legislativo, judiciário, PF ou outros. Então mentir virou uma virtude.
    Você acha que ele liga para o que não vai acontecer agora? Ao contrário, vai continuar mentindo com o dedo em riste. E a platéia amestrada aplaude!

  • caio

    Lula so mostrou, que não existe esquerda e direita.. e sim, um bando de !@#$ comandando esta zona!

  • caio

    Lula foi outra pior coisa que aconteceu! não espero mais nada!

  • gleydsson

    Caro Gleydsson, já lhe enviei o email solicitado.

    Um abraço.

  • Guina

    “Palavras são palavras, nada mais que palavras…” O que importa, de fato, é a atitude! Esse é um cara-de-pau, do mesmo nível do Paulo Maluf ou do Roriz, que, hoje, diz uma coisa; amanhã, diz outra ou desmente tudo! Infelizmente só a Folha, o Estadão e a Veja não bastam! As redes de TV, principalmente a Globo, é que fariam a diferença. É, basicamente, através delas que o “povão”se informa.

  • Amadeus

    .
    Setti,
    .
    Não consigo acompanhar vossa algria d´alma.
    Longe de desmerecer o feito conclusório da PF, vejo a peça final com alguma preocupação.
    .
    O que veio de movo parece que mais desserve do que aproveita.
    Para além da discussão sobre uma eventual dilação de prazos, fato que serve aos certamente culpados, sobra ao Ministro Barbosa decidir o que imputar aos novos nomes.
    .
    O que o Ministro fará com o Pimenta da Veiga, com o Domingos Guimarães e com o Gilberto Mansur?
    .
    Será que terá peito para sustentar que o petismo comprou o comando tucano em Minas, o inatacável pefelista Marco Maciel e, de lambuja, a cozinha da família Tolentino Cunha Neves?
    Impensável, não?
    .
    Pois ao impensável devemos acrescentar o suspeito e acusado de sempre, o brilhante banqueiro Daniel Dantas, dono e gestor do Opportunity.
    O banqueiro soltou nota pública afirmando que o dinheiro que repassou ao Marcos Valério foi para pagamento de seviços das Organizações Globo, e não do PT.
    .
    Acrescente-se que até hoje hoje só vi o Dantas ganhando; nunca o vi perdendo.
    .
    Antevejo que o Ministro Barbosa, em nome de boa indústria, dará um beiço nas conclusões da PF.
    Se fizer o contrário o desfecho será ainda pior.
    .

  • Paulo Bento Bandarra

    Esta é a COMISSÃO DA VERDADE que precisamos. Aqui e agora. Problemas gravíssimos que diz respeito ao hoje. Cadeia nesta turma que diz estar se lixando para a ética do PT. Paulo Betti fez outra confissão de fé ao dizer isto. Só tina um motivo para isto: que ERA TUDO VERDADE!

  • elionier

    Se a oposiçao não fosse tão frouxa, estariamos livres de Lula p sempre ou por muitos anos.

  • sidney

    Setti !!!
    Haja forca para – ACREDITAR – que alguma coisa nesse sentido e direcao seja mesmo feita.
    De qualquer maneira , nao custa nada esperar …..mais um pouquinho neee !!
    Quem sabe acontece alguma coisa diferente do que costumeiramente vemos,assitimos e ate engolimos !!
    Aproveitando o – TEMA – , anexo o que ja vi serem anexados em varios outros assuntos e posts :

    De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
    Grande abraco
    Parabens pela coragem a voce e ; ao excelente time da Veja !!

  • José Geraldo Coelho

    O Lalau cara-de-pau vai ter que se explicar prá quem?
    Prá sociedade e o eleitorado não vai. Agora e tarde. Ele já botou o ôvo no planalto e já cacarejou a autoria.
    Prá polícia federal da pintainha que ele chocou? Duvideodó.
    Isso pode atrapalhar a vida dêle em 2014? Também duvido.
    Só um raio que o parta **** pode nos livrar do encosto.

  • vítor

    Para de pensar no lula cara, que inveja, ele nem é mais presidente, bola pra frente. Supera essa blogueiro

    Inveja do que, meu filho? Estou é cobrando o esclarecimento do maior escândalo já ocorrido “neste país”. Estou mais do que satisfeito com a profissão e com a vida. Inveja de quê? Não me faça rir.

  • celeraman+

    “Não tenho nenhuma vergonha (…)!” ~ Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República e sem-*****. (12/08/2005)

  • gaúcha indignada

    Em qualquer outro país DECENTE, toda a quadrilha já estaria presa, a começar pelo CHEFE.

  • Luiz

    Apesar de todas as provas da existência do mensalão, alguém acredita mesmo os seus membros serão punidos?
    Além do processo caminhar a passos de tartaruga no Supremo, nossos honoráveis políticos são blidados, à prova de justiça. Veja que os réus estão muito bem, obrigado. Uns são parlamentares, outros já se ajeitaram com empregos nos ministérios. E assim caminha o Brasil, o paraiso da impunidade para políticos. A indignação do povo é só um detalhe.

  • Paulo Bento Bandarra

    Bola para frente, e cadeia nesta quadrilha fascista! Comissão da Verdade nesta gentalha.

  • Paulo Bento Bandarra

    Bola para frente, e cadeia nesta quadrilha fascista! Comissão da Verdade nesta gentalha. Falta muita gente ao lado do Fernandinho Beira Mar na cadeia…

  • Jefff

    Nenhum comentario quanto a origem do “mensalão”!
    Isso que é reporcagem!

    Se você continuar ofendendo, Jeff, será bloqueado aqui no blog.

  • terceira via

    Quando o cidadão ai discursando olhava para cima era para ver se DEUS não estava mandando um RAIO em sua cabeça.Talvez pudesse desviar a tempo, dizendo que não sabia de nada.

  • Tuco

    .
    E tem mais essa pra esclarecer…
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/897998-procuradoria-quer-devolucao-de-passaportes-de-parentes-de-lula.shtml
    .

  • Markito-Pi

    Com muita objetividade, caro Setti: Alguém duvidava disso?É questão de elementar bom senso. Como um ********** que não trabalha desde 1978, pode ter um tremendo ap em São Bernardo e um triplex no Guarujá? Pois é.
    Ha um dado vergonhoso neste imbroglio: A PF é competentíssima. Até os petistas elogiam. Já o Sindicato dos agentes, é uma bigorrilhagem só. Um ajuntamento de pelegos que pouparam o colega sindicaleiro (não errei não.. Sindicaleiro é a mais baixa categoria da espécie) LUla, e vivem distribuindo comendas à freguesia emcrencada , como o ínclito sarney( caixa baixa, please). É só aguardar. Os pelegos vão dar uma comenda ( ou medalhinha, como ele chama) ao ***** da Silva.

  • Not funny...

    Quando foi mesmo que ocorreu o MENSALÃO-2005? Madoff foi apanhado em dezembro de 2008 e em maio de 2009 já estava com o processo transitado em julgado. Republiqueta farsesca é isso, enquanto fica noticiando que existiu, não existiu, de repente vem a bomba na primeira pagina noticiando, o MENSALÃO-2005 prescreveu.

  • Jefff

    O senhor setti vc não fez a reportagem apenas postou ela. Ou seja caro setti não era de vc que estava falando. Mas se o senhor tomar essa atitude chavista não em suspreenderei.

  • Jefff

    Como não me surpreendi quando vc aceitou o comentario a respeito do Bolsonaro bem depois de outros comentarios. Apenas no intuito de não acirrar os animos de seus leitores que concordam com o deputado. Que pelo que vi no post são muitos.

  • Lucia - Gyn

    Muito bom que a PF tenha concluído o óbvio, mas, infelizmente, não acredito que isso influencie o STF no julgamento dos quarenta ladrões, aliás, o verdadeiro chefe da quadrilha nem está sendo julgado, muito pelo contrário, está por aí lépido e fagueiro, tentando fazer a mágica ilusionista do desaparecimento do mensalão do PT.
    Os brasileiros fizeram duas besteiras que nos deixarão nas mãos desse governo sem escrúpulo e incompetente por mais sei lá quanto tempo,são elas: 1 – acreditar na mundança Lulinha paz e amor e elege-lo em 2002 (até parece que madeira torta muda depois de velha), e 2 – a oposição, sabe-se lá Deus por quê,não ter tirado o verdadeiro chefão do mensalão, por impeachment em 2005.
    Agora a turma do poder não quer e não vai lagar o osso tão cedo.

  • Jefff

    Engraçado os comentaristas daqui ofedem em nivel pessoal e não em criticas profissionais neste blog. E o sensor não diz nada! Precisa colocar ***** para poder publicar.

  • marcia costa

    Ricardo, parabéns por esse post. Espero que esse assunto não morra antes de 2014 ou da data do anúncio de uma provável candidatura deste senhor. Não se pode esquecer nem colocar para debaixo dos panos como fazemos com todos os escândalos. Esse esquema de desvio de recursos públicos (pois foi o que de fato aconteceu e não apenas uso de recurso não contabilizado, o que aliás, dá no mesmo pq é sonegação) para abaster a tomada e permanencia do Lula e do PT no poder é o maior já visto por essas bandas. Somada a dilapidação moral empreendida por eles à época do governo do Fernando Henrique resulta no golpe político mais cafajeste já realizado. A desfaçatez inacreditável de se erguer uma reputação com acusações a seu adversário, criando uma aura de honestidade e imputabilidade, para depois no poder cometer todos esses crimes que estão comprovados no relatório da PF é que é a verdadeira herança maldita. Não devemos nos esquecer desta cretinice jamais!

  • berlatto

    Aguardemos com ansiedade o que o nosso apedeuta e inimputável Lula da Silva vai dizer.
    Acho que vai ficar quietinho, quietinho…ou então vem com sua notória hipocrisia e cara de pau negar o óbvio. Abs.

  • Rodrigo

    Os petistas, Ricardo, já se apressaram a dizer que não houve esquema de corrupção. Agora temos de esperar o STF. Eu disse esperar? Até quando?

  • terceira via

    Se alguem for perguntar a ele por que se desculpou, Por favor pergunte a ele por mim. Por que ele olhava tanto para cima???????tava se sentindo traido???? bunitinho.

  • CLESIO

    Quem nomeou os juizes do STF? Vocês acham que vai haver alguma punição, esperem sentados, quero dizer deitados.

  • Roberto Santana

    mentira pura, esse Lulla nunca fez um declaração lendo papel, ele foi instruido a mentir, deu evasivas, mentiu pra todo mundo, porque se fosse ao seu livre arbitrio, seria um culpa registrada em video pelo resto da vida

  • Quaker

    RECONHECE QUE NÃO TEM VERGHONHA.NÓS CONCORDAMOS COM VOCÊ!

  • Marinho

    Prá começo de conversa o Lula já deveria jogando dominó com o Marcola,a muito tempo.Só não esta preso por que a justiça neste país não existe.É lamentável que neste país não exista eleitores inteligentes para observarem que neste governo a maracutaia é quem manda.Aliás,brasileiro burro tem mais é que pastar.

  • francisco penin

    Setti,
    O homem sentiu-se traído, pediu constrangidas desculpas à nação. Chegamos até a ter piedade daquele senhor, tão humilde, tão sofrido. Passou-se o tempo, lépido como ele só, e eis que o nosso herói, lançando ao chão todos os pudores, resolve enfrentar os moínhos e se propõe a percorrer o país, a fim de mostrar aos incrédulos contribuíntes que o mensalão não existiu, ou melhor, que foi produto da oposição e da imprensa. Caro Setti, das duas ,uma: ou o cara estava bêbado, ou trata-se de um rematado mentiroso. Eu, de minha parte, acho possível que as duas hipóteses possam coexistir.As evidências que se ferrem…

  • Lapeno R

    Sabe qual e o maior problema disso tudo?
    E a indole do povo brasileiro, que esquece na maioria quem o prejudica como e no caso desses politicos.
    o LULA e o maior pinoquio que ja ocupou o Palacio do Planalto. E um cara de pau que se fosse em filme de suspense, iriam dizer que ele se parece com os psicopatas ”serial killer” que mentem, enganam sem o minimo de remorso ou sentimento, sao completamente AMORAIS. E genetico o problema, e patologico. Nao tem como esses seres se endireitarem na vida e serem honestos, sao pessoas irrecuperaveis.
    E tem outra, nao temos politicos (no caso do sexo masculino) que justificam o H de homem no Genero. Nao admitem a culpa propria de nada, nao se permitem criticar. E uma turma que nao tem culhoes de nada, estao somente ai para se aproveitarem da situacao. Nao querem construir nada de bom para a populacao ou o seu desenvolvimento. Sao somente parasitas, chupins, usurpadores, piratas, vao sugar o sangue do brasil ate o cadaver secar um dia.

  • JULIANO

    Tem que prender o maior mentiroso o LULA

  • JULIANO

    Não tem nenhum petista para defender o LULA

  • Carlo Germani

    Caro Setti,

    Esse post foi um verdadeiro “gol de placa”.Por sua habilidade e competência jornalística,tomei a iniciativa de enviá-lo para Carlos Newton do blog
    da Tribuna da Imprensa (www.tribunadaimprensa.com.br).É o post de abertura de hoje.Abraço.

    Muito obrigado por sua generosidade para comigo, caro Carlo.
    Um abração

  • Almeida

    Perguntar não ofende: por que as informações sobre os Cartões Corporativos são confidenciais? Onde é que elas colocam em risco a segurança nacional?

  • Emilio Costa

    Parodiando as linhas que acabo de ler ao lado na seção “Política & Cia” (sobre o covarde espancamento de uma estudante em Ribeirão Preto): “Os canalhas que espancaram a democracia brasileira nesses últimos oito anos precisam ser punidos – mas isso não muda o fato de que, no Brasil, quem é correto é visto como bobo, louco, direitista, idiota…”.

  • PSamuel

    Pior que o LUla ‘e o gaoverno que vier a fazerapologias a ele. No minimo sera igual ou nao tera vergonha de ser igual.

  • Skander

    Parabéns Setti pelo post. Não há argumentos que a petralha possa buscar para encobrir esses acontecimentos. No entanto, o cinismo e a cara de pau do Apedeuta vão lhe permitir discursos de defesa que infelizmente serão aplaudidos pelos ignorantes. É a ditadura da ignorância.