Os cortes no Orçamento necessários — mas talvez não suficientes — para enfrentar a alta da inflação, congelaram ataé 2012 a compra dos 36 jatos supersônicos que modernizarão a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). E também os ainda vagos planos, vindos do governo anterior, para que fossem adquiridos 2 grandes aviões, de custo entre 220 e 300 milhões de dólares, que serviriam para uso da presidente Dilma e como aviões-tanque para reabastecimento no ar de aparelhos de combate, os Airbus modelos A330MRTT e A340, que logo foram apelidados de “Aerodilma”.

A Embraer cedeu sem custo à Presidência

Mas a presidente vai ganhar um avião “digno de príncipe árabe”, como definiu o jornalista Roberto Godoy, do Estadão, grande especialista na área e em assuntos militares. É essa aeronave que convidamos você a conhecer por dentro: o Lineage 1000, versão especial do Emb-190 que, a um custo mínimo de 50 milhões de dólares, é o mais caro e maior jato da Embraer, mas que foi cedido pela empresa, por empréstimo e sem custo, para o Grupo de Transporte Especial (GTE) da FAB, encarregado das viagens da Presidência.

A suíte presidencial tem ducha, cama, TV e outros confortos

Dilma deve utilizá-lo para viagens dentro do país em substituição aos dois modelos Emb-190 comprados durante o lulalato e que estão sendo submetidos a revisão, um por vez, até o final do ano.

O Lineage pode levar até 122 pessoas, mas, adaptado para a Presidência, tem capacidade para 19 passageiros e dispõe ainda de quatro salas, três lavatórios e uma suíte presidencial, com ducha, cama, TV e outros confortos.

Dê um passeio por ele:

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =

13 Comentários

william barros em 16 de março de 2011

Muito Bom!!!

Amadeus em 15 de março de 2011

. Setti, . A foto que orna a matéria é de outro avião, o Gusmão, primeiro Lineage do GTE, em seu voo de entrega realizado acho que em Setembro de 2009. O Estadão tem foto dele, do início de 2010, desembarcando brasileiros resgatados depois do terremoto no Chile. E o vídeo é uma animação computadorizada do acervo da Embraer para divulgação do produto. . O Sítio Cavok, ou CavokBlog, tem foto do Lineage objeto da matéria na pintura original da Embraer e na posterior, já com as cores brasileiras. E foto real do interior desse Lineage em algum momento antes da entrega ao GTE. . E uma informação adicional. O Lineage é montado sobre a plataforma do EMB-190, equipamento que na Azul e JetBlue é configurado para 106 passageiros. Obrigado, caro Amadeus. Vou trocar a foto, seguindo sua boa dica. Abraços

Marcus Borelli em 13 de março de 2011

Quem gosta de miséria é intelectual, comunista gosta é de luxo. Dona dilma nunca me enganou, ela gosta do bom e o do melhor.

francisco penin em 13 de março de 2011

Setti, Falava um grande nome da política internacional que não existe almoço grátis. Em sendo assim, por quaisquer raciocínios que invoquemos, o uso do avião vai ter custos ,que acabarão nas costas sofridas do contribuinte.

Mariazinha em 13 de março de 2011

Comunista adora dinheiro e luxo, gente.

jonas /RS em 13 de março de 2011

Quem tenta pode conseguir,amigo "siará grande"!!! Quem sabe tu não consiga também,tentando nas próximas eleiçôes presidenciais?? Daí vais ter um avião destes a tua disposição por 4 anos.É mole ou quer mais?? Espero que não queiras,pois,isso já mais que suficiente,mais seria te sujar e limpar dói.

Alberto Porém Júnior em 13 de março de 2011

Não é "pegar no pé", mas você, um renomado jornalista escrever uma frase como esta é simplesmente incabível: "O Lineage pode levar até 122 pessoas, mas, adaptado para a Presidência, tem capacidade para 19 passageiros..." Aonde você leu isso? O Lineage é um jato executivo , uma adaptação tendo como base o EMB-190! O Lineage 1000 não pode levar 122 pessoas! Quem leva 122 pessoas é o jato comercial EMB-190! Quem falou que o Lineage foi adaptado para a Presidência? Sobre o Lineage 1000, maior jato executivo da Embraer: -O Lineage 1000 é o maior jato executivo da Embraer e seu design prioriza conforto e luxo. Configurado para acomodar até 19 passageiros em uma cabine com volume total de 115,7 metros cúbicos (4.085 pés cúbicos), o interior da aeronave oferece cinco áreas privativas distintas, até três lavatórios e um banheiro com chuveiro. A grande variedade de configurações de cabine atende a todas as necessidades dos passageiros, com espaço suficiente para trabalho, descanso e reuniões - O primeiro Lineage 1000 foi entregue em 07 de maio de 2008 para a Prestige Jets de Abu Dhabi. E uma última informação: -o GTE (Grupo de Transportes Especiais) da Força Aérea Brasileira recebeu da Embraer um jato executivo Lineage 1000, que será utilizado para o transporte VIP do governo brasileiro, Não só da presidenta como quer supor. Inacreditável, Ricardo, inacreditável. Espere os comentários e verá que sua colocação errônea surtiu "o efeito desejado de sangue". Uma pena. Adeus. Caro Alberto, Vou rechecar essas informações e, se errei, vou retificar, o que nunca me neguei a fazer aqui. Utilizei, citando, informações do jornalista Roberto Godoy, respeitado especialista em aviação e assuntos militares.

SergioD em 13 de março de 2011

Ricardo, uma pena a EMBRAER não fabricar ainda um avião que consiga atender as exigências de capacidade e alcance da Presidência da República. Acredito que viagens pela América do Sul e Caribe também poderiam ser feitas com esse avião. Seria uma demonstração de prestígio para com a nossa indústria aeronáutica. Um abraço

Josina em 13 de março de 2011

E tem gente que não lê o texto e sai falando que o PT é que está bancando o avião. É deplorável. Engolem o milho sem mastigar e saem cuspindo em todas as direções. São os "homens de bem"...

Josina em 13 de março de 2011

Ela merece, ela é a PRESIDENTA DO BRASIL. Qualquer um que ocupe essa posição merece viajar com conforto e dignidade. Se fosse o Serra, você não estaria dando essa fofoca.

Mauro Moreira em 13 de março de 2011

A Embraer antes uma empresa recheada de aspones, mamava nas tetas do governo. Era uma estatal. Agora, como empresa privada, usa de artifícios para continuar mamando nas tetas do governo, via BNDES e outros organismos do governos para financiá-la. Mas devo confessar que ainda assim, é muito melhor do que se estivesse nas mãos dos petralhas. Enquanto estatal, nunca enfrentou uma greve sequer, depois que foi privatizada, comeu o pão que o diabo amassa nas mãos dos petralhas da CUT e continua comendo-o nas mãos dos comunistas do PSOL, que assumiram o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade sede da empresa. Fosse a CUT a tomar conta do sindicato, com esse aviãozinho luxuoso cedido à presidente Dilma, a CUT jamais iria importunar a Embraer.

J.B.CRUZ em 12 de março de 2011

DILMA é uma dessas pessoas escolhidas pelos DEUSES..Tem a ESTRELA da SORTE, é ILUMINADA! É uma boa jogada do DESTINO...MERECE!!

Siará Grande em 12 de março de 2011

Caro Ricardo, Você, um jornalista bem informado, será que podia me dizer de onde os prolletários petistas tiram tanto dinheiro para levar vida de fazer inveja a qualquer xeique do petróleo?

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI