Image
Policiais militares e bombeiros: a criação do piso salarial foi aprovada em 1º turno em julho do ano passado. Agora, está nas mãos de uma comissão que examinará uma montanha de assuntos sobre segurança pública

Amigos, hoje é sabado, acabaram já na quinta-feira os dias úteis da semana, passou-se mais uma quarta-feira, e , como já escrevi antes, passando mais uma quarta-feira foi-se mais uma reunião do Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados – onde se resolve o que vai para a Ordem do Dia de votação na Casa – e ninguém decidiu quando será a votação, já em segundo turno, a chamada PEC-300, a proposta de emenda constitucional que propõe um piso salarial para policiais militares e bombeiros de todo o país.

Como comentamos anteriormente, a PEC-300, que, modificada, já virou PEC-300/446/2008, ou PEC 002/2010, já deixou de estabelecer como piso de remuneração para PMs e bombeiros o soldo-base dos colegas do Distrito Federal. Por acordo entre vários partidos, a emenda remete para uma futura lei a regulamentação da questão, mas o líder do governo e mais 8 líderes partidários na Câmara fizeram um acordo, não escrito, de que nessa futura lei se tomará por base o valor de 3.500 reais.

A PEC foi aprovada em primeiro turno a 6 de julho de 2010, por todos os 349 deputados presentes ao plenário. (A Constituição exige que as emendas constitucionais sejam aprovadas por três quintos dos integrantes da Câmara e do Senado, separadamente, em dois turnos de votação).

Quando não se quer resolver, cria-se uma comissão

Certamente o Colégio de Líderes não tratou do caso porque, dias atrás, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), anunciou a criação de uma “Comissão Especial Destinada a Analisar as Propostas de Emenda à Constituição que Versem sobre a Segurança Pública” – ou seja, a “estudar” não apenas a PEC dos PMs e bombeiros, mas várias outras que se referem a delegados de polícia, a agentes penitenciários e até a guardas municipais.

A criação da comissão passou praticamente em branco pela grande mídia, mas obteve grande destaque nos muitos blogs – são centenas — de organizações de PMs, policiais civis e bombeiros, ou de alguns blogs pessoais de integrantes das respectivas corporações.

O pessoal em geral está otimista.

Esquecem-se, porém, de um velho ditado segundo o qual quando os políticos não querem resolver um problema, criam uma comissão.

O deputado Marco Maia demorou (havia prometido a criação “imediata” de comissão semelhante no dia 2 de fevereiro), mas caprichou: a comissão estabelecida terá 25 membros titulares e 25 suplentes de vários partidos.

Ou seja, uma comissão numerosa, que examinará uma montanha de emendas que, se aprovadas todas, resultarão num reboliço financeiro para a União, os Estados e municípios (guardas municipais).

No meio disso tudo, a PEC300/446, já votada pela unanimidade dos deputados presentes à Câmara naquele julho de 2010, tem boa chance de sumir num buraco negro.

Mais pedidos para votar

Com comissão ou sem ela, deputados de distintos Estados e partidos continuam enviando requerimentos ao presidente da Câmara pedindo a inclusão da PEC-300 na Ordem do Dia para votação.

Só nos últimos dias, o fizeram os deputados Otoniel Lima (PRB-SP), que também comunicou à Mesa a criação de uma frente parlamentar pró-PEC-300, Lincoln Portela (PR-MG), Mauro Nazif (PSB-RO), Fernando Francischini (PSDB-PR), Felipe Maia (DEM-RN), Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) e Francisco Praciano (PT-AM).

Desde o início das atividades do atual Congresso, mais de 40 deputados apresentaram requerimentos pedindo a votação da PEC.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =

Nenhum comentário

ZÈ OTARIO em 23 de abril de 2013

DINHEIRO SÒ PARA O GOVERNO. VOTEN EN BRANCO PARA TIRAR ESTA GUADRILHA DO PODER.

Edilson Batista em 15 de maio de 2011

Nos Policiais Militares de um modo geral ja estamos passando necessidades financeiras graves, somos obrigados a deixar nossas familias a merce dos bandidos para fazermos "bicos" ou seja defendendo o patrimonio dos ricos... Depois pedem o voto...Socorro nos ajudem....

alex de oliveira dos santos em 08 de maio de 2011

muito obrigado pela divulgação e apoio, o senhor e um grade homen, juntos somos fortes....

Carla Lugão - Viana/ES em 28 de abril de 2011

Ricardo Setti, não é só Bombeiros que se alimentam mal. Meu marido é Policial Militar e nos presídios da RMGV/ES Lá só entregam para os presos. O policial que traga sua MARMITA e coma fria - esqueça fogão ou microondas- ou fique com fome -. Pense se uma repartição publica “exceto Judiciário” é Horrível tudo falta imagina - presídio?! – banheiro, água potável ..... “Masmorras”, caro Amigo Eliaquim não desistam, esta força tende a aumentar.

eliaquim em 27 de abril de 2011

Setti,acabo de acessar o site sosguardavidas.com e lá vi coisas que a mídia do rio não cobre.Bombeiros que não tem uma alimentação adequada para o tipo de trabalho que realizam.Eu conheço um presídio que na cozinha tem uma nutricionista para cuidar da alimentação dos presos e o guarda-vida que está a todo momento entrando na água para salvar banhistas não se alimenta de forma adequada.E o governador vem dizer que o movimento e político.GOVERNADOR VENHA SOBREVIVER COM O SALÁRIO DE MISÉRIA QUE O SENHOR PAGA AOS SEUS BOMBEIROS.ACORDA GOVERNADOR!!! Obrigado, Eliaquim. Já tinha recebido essa dica de um leitor que é bombeiro e vou checar com calma o site. Abraços

eliaquim em 27 de abril de 2011

Setti obrigado pela resposta e por acompanhar essa nossa luta por uma melhora salarial.um abraço

laercio da rocha soares filho em 26 de abril de 2011

Caro Jornalista, obrigado pela resposta ao meu questionamento, o site que lhe indiquei foi modificado, o nome original e SOS GUARDA VIDAS, mudamos o nome para incluir todos os nossos amigos bombeiros. Por favor acesse o site SOS GUARDA VIDAS. Se o senhor acessar e se interessar em nossa luta posso arranjar para lhe enviar o audio. Gostariamo muito que o senhor acompanha-se nossa causa. Desde ja agradeço, sua atenção. Caro Soares, se você tiver como me enviar o link do áudio em um comentário, eu me interesso, sim. Vou acessar o site. Um abraço

SD danilo em 26 de abril de 2011

O que mais me decepciona é como o povo brasileiro assiste tudo o que esses políticos fazem de ruim e ficam imóveis, indiferentes a tanta falta de compromisso.

PMMG em 26 de abril de 2011

Os políticos infelizmente estão conseguindo o que querem, a PEC 300 está ficando cada vez mais esquecida...

Daniel em 26 de abril de 2011

Esse sonho está ficando cada vez mais distante, tirando vc Ricardo, a quem agradeço muito por nos acompanhar nessa luta, a mídia brasileira virou as costas para essa classe tão importante na vida dos brasileiros. Assim os políticos deitam e rolam...É LAMENTÁVEL

PAULO em 25 de abril de 2011

ASSIM QUE O NOVO GOVERNO FEDERAL ASSUMIU AUMENTOU ASUSTADORAMENTE TUDO,INCLUSIVE OS COMBUSTÍVEIS, ONDE O LITRO DA GASOLINA ESTÁ CUSTANDO TRÊS REAIS O LITRO.DE FORMAS QUE: O SALÁRIO BASE DE R$3.500,00 JÁ ESTÁ TOTALMENTE DEFAZADO. SÓ QUREMOS VER ONDE O POVO BRASILEIRO VAI PARAR AUMENTANDO TUDO DE PREÇO A CADA DIA. POVO DO NOSSO BRASIL RACIOSINEM UMA COISA, NÃO ADIANTA NADA AUMENTAR O SALÁRIO MÍNIMO. AUMENTANDO O SALÁRIO MÍNIMO AUMENTA TUDO. QUERO VER OS GOVERNANTES DO BRASIL FAZEREM COMPRAS DO MÊS PAGAREM SUAS DÍVIDAS COM R$545,00 REAIS.CHEGAMOS UMA CONCLUSÃO QUE O PT NÃO É O PARTIDO DOS TRABALHADORES. MAIS SIM O PAPA TUDO.

DONI em 25 de abril de 2011

Sou policial militar e a Pec com esse valor já não interessa mais, ficou defasado. Estão bricando com profissionais acostumados a lidar com tudo de ruim na vida e o que mais irrita um policial, é tentar enganá-lo.Quanto mais perto da copa do mundo acabarem com essa farsa melhor,para todos juntos irmos para o buraco negro, pois do jeito que esta caminhando a segurança pública,e o reconhecimento tardar tanto,vai levar anos para sentir uma pequena melhora.

Carla Lugão - Viana/ES em 25 de abril de 2011

Parece brincadeira destes caras– de –pau, enfim a PC300 deve mesmo ir para o buraco negro, só que quem mexe com fogo se queima, ou melhor já estamos sendo queimados a muito tempo pelo menos aqui no Espírito Santo a criminalidade não para de crescer, fomos recordes em homicídios neste feriadão, Ual nossos políticos devem estar adorando vibrado. Porque se for mentira minha provem o contrario, nada de se negar a fazer teste de bafômetro, melhorem as condições de trabalhos, melhorem os salários “dignidade, orgulho”, ofereçam cursos com técnicas, táticas e não humilhação “só ver o filme tropa de Elite I e II – baseado em fatos reais – VERDADEIROS” Porque nós vivemos vagando na sorte......

dalmo silva em 25 de abril de 2011

SE A PEC 300/446 FOR PARAR NUM BURACO NEGRO, ALGUNS POLÍTICOS VÃO PARAR NUM BURACO DE 03 PALMOS E MEIO.

SD Almança em 25 de abril de 2011

Sr. Ricardo Setti, novamente agradeço pelo acompanhamento da PEC 300. O governo está brincando com uma categoria essencial para ordem na nação. Imaginem toda essa categoria resolver parar de uma vez? Está sendo preparada uma grande manifestação em Brasilia nos dias 10 e 11 de maio com o intuito de parar as principais avenidas de Brasilia. Quem sabe causando o caos o governo não dê atenção a categoria que vive literalmente na miséria.

FREITAS em 25 de abril de 2011

RICARDO,GOSTARIA QUE VC COLOCASSE UMA MATERIA,COM RELAÇAO A: "COMO UM SENADOR NO BRASIL TEM SALARIO DUAS VEZES MAIOR DO QUE UM SENADOR NO ESTADOS UNIDOS??",POIS O PIB DOS ESTADOS UNIDOS E 7 VEZES MAIOR QUE O PIB DO BRASIL,E A POPULAÇAO DOS EUA SUPERA A POPULAÇAO DO BRASIL EM 100 MILHOES DE HABITANTES.VEJA NO SITE TRANSPARENCIA BRASIL.

albanisio silva de paiva em 24 de abril de 2011

a pec 300/446 ou seja so vão quere meicher quando for epoca de politica e quando os nosso politicos ver o cidadão brasileiro pois a saude e um caus escolas tanbem e segurança publica nen se fala como o brasil tem condiçoes de sedia uma copa se para da um salario digno para os policiais tem que ser na foça e na gara dos pm e uma vergonha um pais tão rico mais so serve para osque vem de fora para nos brasileiros e dificio so ver o povo nas campanhas politicas que vergonha.

CÁSSIO DA CUNHA em 24 de abril de 2011

SOU FAVORÁVEL A APROVAÇÃO DA PEC 446 NACIONAL, QUE BENEFICIA TODOS POLICIAIS E BOMBEIROS,BASTA MAIS EMPENHO E CORAGEM, EU VOTO A FAVOR.

JOSE SAULO em 24 de abril de 2011

COM CERTEZA, ESSA CHAMADA PEC 300 COMO FICOU CONHECIDA,SERIA UMA BOA PARA A SEGURANÇA PUBLICA , MAIS INFELIZMENTE ESSES POLÍTICOS FICAM EMPURRANDO COM A BARRIGA , COMO SE FOSSE SAIR DOS BOLSOS DELES, EU DIGO E TENHO CERTEZA, BASTA TER CORAGEM E APROVAR ESSA PEC 300, DAI VOCÊS VÃO VER QUE NO INSTANTE O DINHEIRO APARECE , BASTA BOA VONTADE,AGORA ELES FICAM ENROLANDO, MAIS QUANDO FOR VÉSPERA DAS ELEIÇÕES PARA DEPUTADO ESTADUAL ,FEDERAL E SENADOR, BEM COMO PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA E GOVERNADOR. ELES VEM COM AS CARAS MAIS DESLAVADA E COLOCAM A CULPA UM NOS OUTROS,O POVO TEM QUE DEIXAR DE SER BESTA, FAZER UMA AVALIAÇÃO NOS POLÍTICOS QUE PRESTAM E TER O CUIDADO QUANDO FOR VOTAR

laercio da rocha soares filho em 24 de abril de 2011

Caro jornalista Ricardo Setti, sou bombeiro militar do estado do rio de janeiro, e gostaria de saber se o senhor vem acompanhando os atos de manifestos que vem acontecendo em nossa cidade. Fizemos uma caminhada na orla de copacabana no domingo (17), de forma pacifica e ordeira, direito este garantido a todo trabalhador. Todos envolvidos no ato estavam no seu dia de folga e alguns de ferias, a população em momento algum foi prejudicada pelo nosso manifesto. Neste dia, dois guarda vidas sofreram graves lesões no decorrer do serviço, um deles sendo retirado da agua pela vitima que ele acabara de salvar, cobrimos uma grande area de atuação e muitas vezes trabalhamos sozinhos, fato este que expoe nossa vida a risco todo momento. Como retaliação a este ato, o comando do corpo de bombeiros transferiu 36 militares para unidades totalmente fora de suas especialidades (guarda-vidas, mergulhadores, mestres de embarcação) para areas serranas e da baixada. O ultimo curso interno de salvamento no mar teve que ser cancelado por falta de inscritos. Como resultado deste ato no feriado da semana santa (21-24), varios postos de salvamento na orla carioca ficaram desguarnecidos, aumentando ainda mais a necessidade de homens. O Comando da Corporação alega que não lhes foi passada nossas dificuldades, isto não e verdade. A cada serviço informamos ao sgt., para que informe ao ofical de dia, e assim por diante ate que a informação chegue ao orgão ou setor com petente e seja analisada a informação. A resposta sempre se perde, e ficamos sem a quem recorrer. Gostaria que o senhor tomasse conhecimento do que acontece em nossa instituição. Estamos sendo tolhidos do direito de reivindicação, sofrendo ameaças de prisão e exclusão. Afinal vivemos numa democracia ou voltamos a ditadura? Temos o audio de um comandante acuando e ameaçando a tropa. SOS BOMBEIRO acesse Obrigado pelas suas informações, que publico aqui, caro Laercio. Vou ver esse áudio e, conforme o caso, vou publicá-lo. Abraços Caro Laercio, depois de postar esta resposta a você, procurei um site SOS Bombeiro e há dezenas de títulos desses no Google, inclusive anunciando profissionais que lidam com encanamentos etc. Você poderia me mandar o link desse áudio? Obrigado

FREITAS em 24 de abril de 2011

COMO O BRASIL QUER FAZER PARTE DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU,SE INTERNAMENTE A SEGURANÇA PUBLICA DO BRASIL E UM CAOS????COM CERTEZA ABSOLUTA ANUALMENTE MORREM NO BRASIL MUITO MAIS PESSOAS DO QUE EM PAISES EM GUERRA(DIGO HOMICIDIOS),A SEGURANÇA NO BRASIL E TRATADA COM DESPREZO E VISTA COMO GASTO,E NAO COMO INVESTIMENTO,SOMENTE UM LOUCO DEIXARIA O BRASIL FAZER PARTE DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU,UM PAIS MARCADO PELA INSEGURANÇA,PELA CORRUPÇAO DOS POLITICOS,PELA JUSTIÇA LENTA,PELO DESVIU DE VERBAS PUBLICAS DAS AREAS ESSENCIAIS A POPULAÇAO: SAUDE,EDUCAÇAO E SEGURANÇA.SEM FALAR QUE O IDH DO BRASIL E UM DOS PIORES DO MUNDO E A PIOR DISTRIBUIÇAO DE RENDA TAMBEM.BRASIL UM PAIS DE TOLOS.

Valter Fernandes Pereira em 24 de abril de 2011

Obrigado Jornalista RICARDO SETTI, mais uma vez, por nos trazer suas Informações. Vou deixar meu comentário. O Brasil é hoje, uma das maiores Potências Mundiais, porque Somos um dos Mais Ricos, ou porque não dizer, O MAIS RICO. No entanto, OS POLÍTICOS BRASILEIROS, preferem deixar que nós continuamos a Sermos Chamados de 3º Mundo ou quando se trata de Outro Paíz em Referência ao BRASIL, Eles são Chamados de Sub Desenvolvidos. E infelizmente são SIM Subs, porque lá o Número de ANALFABÉTOS, DOENTES NAS FILAS DE POSTOS DE SAÚDE E HOSPITAIS, FAVELAS, BANDIDOS NAS RUAS, MARGINALIZAÇÕES, FAMÍLIAS SEM MORADIAS, SANEAMENTOS, ETC. ETC. ETC., não se Vêem. Mas aqui no Brasil, os Nossos Políticos querem manter isto, para que nas Épocas das Eleições MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS, eles darem qualquer "Tapa boca ou Cesta básica" a estes Eleitores Pobres e Analfabétos, que Infelizmente, por causa da realidade antes descrita, são a maioria, e aí sim, continuar os ELEGENDO. E infelizmente, nós da SEGURANÇA PÚBLICA, Somos Submissos a uma Hierarquia, onde aprendemos a Respeitar as ALTORIDADES e aos nossos SUPERIORES, Somos DISCIPLINADOS e EDUCADOS, e por estes motivos, na maioria das Vezes, não criamos qualquer tipo de BADERNAS, e ELES, os Políticos, sabem muito bém disto, que até mesmo, tenham o PODER DE NOS PUNIR, quando tentarmos fazer qualquer coisa para lhes chamarem a atenção. *** *** ** **** *** *** *** *** *** Prezado amigo Valter, omiti a parte final de seu comentário porque ele continha uma ameaça velada que viola as regras do blog. Um abraço

Wagner Ferraz em 24 de abril de 2011

Ricardo sabemos o quanto esta proposta é inviavel! Nem por compensação financeira por parte do governo federal alguns estados não teriam como pagar tal piso, aliás piso merecedor. O que acontece é que Brasilia é Brasilia...se é que me entende..

Jeoás Santos em 24 de abril de 2011

Mais uma vez quero agradecer a este ilustre jornalista por "espassar" esse assunto com uma precisão cirurgica em revelar os fatos que tem acontecido na Câmara Federal. Mais uma vez me pergunto até quando nossos representantes continuaram sendo irresponsaveis com a vida das pessoas desse pais. A votação do Piso Salarial dos Policias trata-se da defesa e da manutenção da vida, pois se esses policiais que usam como ferramenta de trabalho a sua própria vida perceberem que tem o poder nas mãos e que sua força de trabalho é quem segura esse pais, deixaria de tirar “bico” arriscando a vida, passando até 5 dias sem pisar em casa e cruzaria os braços a te serem ouvidos, valorizados e reconhecidos. Cabo Jeoás Santos, Presidente da ACS-PM/RN e Diretor Regional Nordeste da ANASPRA.

Jeoás Santos em 24 de abril de 2011

Mais uma vez quero agradecer a este ilustre jornalista por espaçar esse assunto com uma precisão cirurgica revelar os fatos que tem acontecido na Câmara Federal. Mais uma vez me pergunto até quando nossos representantes continuaram sendo irresponsaveis com a vida das pessoas desse pais. A votação do Piso Salarial dos Policias trata-se da defesa e da manutenção da vida, pois se esses policiais que usam como ferramenta de trabalho a sua própria vida vida perceberem que tem o poder nas mãos e que sua força de trabalho é quem segura esse pais, deixaria de tirar "bico" arriscando a vida, passando até 5 dias sem pisar em casa e cruzaria os braços a te serem ouvidos, valorizados e reconhecidos. Cabo Jeoás Santos, Presidente da ACS-PM/RN e Diretor Regional Nordeste da ANASPRA. Prezado Cabo Jeoás, não é necessário agradecer. Apenas cumpro minha obrigação. Volte sempre aqui ao blog. Um grande abraço

Salário digno é o voto de confiança que devemos dar aos policiais em 23 de abril de 2011

Quem é o capataz da Câmera de Deputados? Quem, quem? É o PT, minha gente! A Dilma nem precisa pedir...

Leandro em 23 de abril de 2011

É uma vergonha esse nosso país, prendem os policiais aos regulamentos e os deixam a mercê de todo tipo de dificuldade...

alessandro marques em 23 de abril de 2011

È pedido aos policiais que balizem suas ações no principio da isonomia, porem não lhes é dado isonomia, pois enquanto uns ganham acima de R$ 4000,00 ( como os policiais de Brasília) outros não conseguem , em inicio de carreira e final de carreira ganhar R$ 2000,00 ( como grande parte dos policiais do outros estados brasileiros ). Pede-se para balizarem sua atitudes no principio da dignidade da pessoa humana, como podem? ( mesmo assim grande parte o fazem) se não são tratados com dignidade, mal pagos, mal formados, mal equipados, mal alojados, tendo que morar por muitas vezes ao lado dos mesmos bandidos que prendem, por não terem condições financeiras de pagarem melhores e mais bem localizadas moradias. Hora se ganham R$ 1500,00 brutos como pagarão alugueis de 400,00, 500,00 reais? ( comprar a própria moradia? Nem pensar). È pedido aos policiais que sejam heróis, realmente o são, fazer o que fazem por tão pouco em troca! Chega de pedir! É hora da sociedade e dos políticos cederem, pois alem de diminuir e muito o índice de corrupção, estresse por carga excessiva de trabalho em busca de remunerações alternativas para completar a própria renda, um salário digno permite aos profissionais da segurança publica uma efetiva dedicação ao bem esta da sociedade. A PEC 300 ESTA AI PARA SER VOTADA, ENTÃO A VOTEM ILUSTRÍSSIMOS DEPUTADOS, aos menos dêem uma resposta a sociedade, aos invés de se manterem estáticos em cima do muro . Alessandro Marques , acadêmico de Direito , Campo Grande MS.

Helo em 23 de abril de 2011

alguem tem duvida que isto iria acontecer? este governo tem algum projeto positivo para a segurança publica? algum projeto??

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI