Perguntar não ofende: sobre a sorte de José Dirceu no mensalão

José Dirceu e Lula (Foto: VEJA.com)

José Dirceu e e seu chefe durante o primeiro lulalato, Lula (Foto: VEJA.com)

Amigas e amigos do blog, perguntar não ofende:

Com mensaleiros graúdos sendo condenados em série pelo Supremo Tribunal Federal, como o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha e até a dona do Banco Rural, Kátia Rabello, será que o principal de todos, segundo o Ministério Público, o “chefe da quadrilha”, conforme o procurador-geral da República — José Dirceu, deputado cassado, ex-chefe da Casa Civil de Lula –, vai escapar da cadeia?

Vocês contemplam a possibilidade de o Supremo condenar quadrilheiros, mas não o chefe da quadrilha?

O que é que vocês acham?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

45 Comentários

  • Raul

    Tenho outra pergunta que está me incomodando:
    O que o PT vai fazer com o João Paulo Cunha, agora considerado corrupto pelo STF? Vai expulsar?
    O PSOL expulsou imediatamente o cara ligado as milícias no Rio. O DEM expulsou imediatamente o Arruda após o escândalo. O que o PT está esperando?

  • João Augusto

    Espero que as condenações dos soldados não sejam para livrar o general, culpado maior pela guerra.
    De qualquer forma estou otimista e torço para que ele faça companhia aos demais e seja condenado.

  • Cristina

    Ola Ricardo, parabens pelo seu blog…nao escrevo com frequencia mas sou leitora assidua…gosto “mutcho”…Acredito que ele sera condenado mas se ira ficar na cadeia vai ser outra historia….sempre havera um recurso ou uma lei pra impedir o petralha mor de “ver o sol quadrado….infelizmente….Um grande abraco

  • walter tadeu de lima

    SE O ZÉDESCEU FICAR PELO MENOS UNS DOIS ANOS NO XILINDRÓ, PRÁ MIM JÁ ESTÁ BOM DEMAIS.

  • Márcio Domingos

    Seria no mínimo contraditório não condenar o poderoso chefão, mas como no Brasil tudo é possível… Espero que o núcleo político também seja condenado, embora dois votos de absolvição sejam praticamente favas contadas.

  • Andreza Aparecida Bueno Alves

    Que ele será condenado, tenho certeza. O risco maior é o de, na cadeia,dar aulas de pilhagem aos membros do PCC.

  • RONALDE

    A Ministra Rosa Weber já indicou seu caminho ao informar no seu voto o encontro do Zé Dirceu com a Cúpula do Banco Rural e Marcos Valério pouco antes da esbónia dos empréstimos fajutos. O caminho para a condenação é esse.

  • RONALDE

    Caro Raul, comentarista abaixo. O PT vai dar emprego para o João Paulo mesmo ele estando dentro da cadeia.

  • Rodrigo

    Creio que Dirceu será condenado.

  • Paulo

    ele tem que ser e deve ser condenado.

  • Gerson de Frias

    Condenado ou não, nada vai mudar, ele ainda vai continuar mandando e desmandando nesse país, afinal ele é o PT, e o PT não tem escrúpulos, mesmo porque atrás das grades nenhum deles vai ficar nem um dia. Ou será que os amigos aqui deste blog acham isso possível?

  • João Bosco

    Em minha opinião, se absolvessem os caras seria um péssimo exemplo no momento atual, desde o começo do julgamento tinha a nítida certeza que haveriam condenações duríssimas. Como empresário eu perderia meu espirito patriota e começaria a fazer falcatruas, iguais a mim com certeza muitos fariam o mesmo. STJ está dando o maior exemplo de cidadania. Vamos aguardar o final e torcer para que o Brasil saia ganhando

  • Carmen A.

    Os condenados pelo STF vão para a cadeia cumprir pena? Pela lei vigente creio q nenhum deles vai.Quem poderia esclarecer esse ponto? Obrigada.

  • Caio Graco

    Segundo o procurador Manoel Pastana, em seu site, é muito difícil o condená-lo com base na lei. Tais fundamentos jurídicos só seriam tangíveis, se fosse tomadas algumas providências. Por que o maior denunciador do Esquema, que foi Roberto Jeferson não foi usado como testemunha. Muito estranho.

  • Reynaldo-BH

    O que poderia ser alegado para justificar um voto de absolvição de José Dirceu?
    Somente um: o mensalão não existiu e não havia dinheiro público.
    E sabemos, desde já, que 2 ministros irão votar com esta argumentação.
    Toffoli e Levandowsky, mesmo quando condenam, deixam entreaberta a porta de fuga para o chefe da quadrilha. Não assumem – como os outros 9 (agora 8) – que houve sim verba pública e que existia um esquema criminoso de compra de parlamentares.
    Os depoimentos testemunhais, no contraditório, não deixam a menor margem de dúvida de que nada era feito sem que José Dirceu aprovasse. Foram vários os depoimentos com a mesma intensidade. Encontros suspeitos em hotéis de BH com a diretoria do Rural. Com os mesmos que são hoje culpados por fraude em empréstimos às agências de publicidade de Marcos Valério e – é bom que se ressalte – ao próprio PT. Reuniões na Casa Civil com banqueiros e com a presença inexplicável de Valério nas mesmas.
    Não vou sequer correr o risco de ter a mesma empáfia e arrogância que combato em quem defende o indefensável.
    Nem falo do chefe da quadrilha, pois que este sinceramente acreditava que o STF fosse dócil e maleável ao poder quase imperial que julgava ter. Ou o grupo a que pertencia tinha a certeza de ter.
    Não creio que mantida a independência até aqui exercida pelo STF, possa José Dirceu ser inocentado.
    Quanto à dita dosemetria da pena – que definirá se Dirceu irá para a penitenciária ou somente dormirá lá – resta aguardar os votos. Que creio condenatórios, exceto os dois que até as pedras de Brasília já sabem qual será.
    Prefiro estar com Lula. Afinal, Lula insistia – após pular de “caixa 2” para traição e daí para a farsa – em inúmeras ocasiões: “Temos que deixar o Judiciário se manifestar!”.
    Como se fosse necessário alguém “deixar” o Judiciário exercer a mais nobre função da democracia e cidadania.
    A frase exaustivamente repetida remetia a uma certeza de absolvição. Ou até mesmo de esquecimento, pelo não julgamento.
    Talvez daí venha o silêncio sepulcral que se abateu em São Bernardo, onde não se ouve a voz de quem chegou a chantagear um ministro e revelar que já havia conversado com outros dois. Nem preciso nominá-los.
    Por fim, mas não finalmente, a condenação de José Dirceu é mais que o resultado de um julgamento, embora também assim seja.
    É o início de um tempo novo que não deveria ser novo. Deveria ser eterno. A certeza da impunidade é o maior incentivo que um criminoso pode ter. Não é a intensidade da pena, mas antes a noção exata de que será punido.
    Impunidade que os mensaleiros tinham como certa.
    E que o STF implodiu. Melhor assim.

  • márcia vidal pinheiro guerra

    Com certeza ele será condenado pois, caso não seja, o próprio STF estará assinando sua sentença de morte no que toca à credibilidade. Duvido que ele não receba uma condenação tipo “mão pesada” e convém lembrar o que disse um dos Ministros sobre “ausência de provas”: “E vocês queriam o quê, que houvessem recibos assinados?”. Eu não tenho a menor dúvida sobre a condenação de Dirceu e, repito, sob pena do STF decretar sua própria sentença de morte perante a opinião pública, caso não o condene.

  • Caio Ottoni

    Segura essa Zé Dirceu cadeia !!!

  • Sidney Braga "Tcheves"

    Acho que dificilmente o Dirceu será condenado. Até agora o Supremo nem tocou no assunto “compra de apoio parlamentar”. Celso de Mello e Marco Aurélio já deram dicas de que o depoimento solitário de Jefferson na CPI tem peso quase zero quando comparados com os depoimentos colhidos na ação penal, que indicam que não houve a tão falada compra de consciencias para votar.

    Vale lembrar que o Gurgel fundamenta a formaçao de quadrilha com o intuito de comprar os deputados. Se não está provado compra de apoio parlamentar, não há quadrilha nenhuma. Se não há quadrilha, Dirceu é absolvido.

    Isso não impede de que os crimes que realmente foram cometidos sejam punidos. É o que tem acontecido até agora.

  • Tião bento,Rj

    O Zé vai na juntada. benza a Deus. já foi tarde.

  • Eliz

    Com certeza….

  • Marcelo Assunção

    Espero realmente que ele seja condenado, pois de fato ele era o chefe da quadrilha.
    Porém, não me surpreenderia se o STF o absolve-se de todos os crimes a ele imputados.
    Então… OREMOS!!!

  • Nil Vieira

    Nunca Antes Na História do Brasil uma falcatrua de gente graúda NAo acaba em PIZZA !

  • sandra d'agostini

    Obviamente ZD é um grande quadrilheiro. Mas o chefe-mor tá fora do baile. É justo?

  • Corinthians

    Não podemos esquecer que podem ser dadas penas tão pequenas que poderiam já constar como prescritas…

  • Tico Tico

    O subchefe da quadrilha Setti?

  • Lia C. Fischer

    Seria uma palhaçada deixar ele de fora..seria como mandar os quarentas ladrões para a cadeia e dizer que o Ali Baba não é ladrão de fato..acho que deve sim ser condenado, ninguém vai para a cadeia mesmo, e condenado pela opinião pública já estão todos os envolvidos, mas a sentença é importante para deixar claro que existe sim justiça neste país e que ela ainda está acima dos desmandos políticos.

  • zm

    Setti,
    O Zé Caroço, se condenado (certamente absolvido por toffolinho e levianodvsky) vai fugir fantasiada de mulherzinha, pode esperar.Cadeia? Nem morta.

  • carlos nascimento

    Caro Ricardo,
    Sinto muito, é hora de vc começar a planejar em seu orçamento mensal o custo não de uma (1) garrafa, mas de duas (2) – Royal Salutte 21 anos – pois aposta é aposta, a pena dobrada de (2) garrafas, será em razão de vc ainda duvidar da condenação.
    Recomendo ler o velho Sábio chinês (Confúcio), ele sempre disse, tenha paciência, mas “o tempo será sempre o Senhor das soluções”, portanto….
    Abração.
    Carlos Nascimento.

    Continuo com minha postura de saudável ceticismo, caro Carlos. As leis no Brasil em grande parte são feitas para proteger os poderosos.

    Vamos aguardar…

    Abração!

  • Eduardo

    Todos aqueles que o achavam uma pessoa arrogante e déspota, agora podem também e com certeza saber que ele é um bandido e deverá compartilhar o espaço físico com pessoas da mesma índole.

  • roberto patella

    Obviamente a decisão é dos juízes mas seria uma incoerencia muito grande condenar só os executores e não o cabeça. Aliás será que ele era mesmo o cabeça ou apenas um mero coordenador do esquema fraudulento?

  • Raimundo Nonato

    A pergunta está viciada por dois erros de origem (parti pris):

    1. Que houve uma quadrilha;
    2. Que Dirceu foi o chefe.

    Não é melhor esperar que o STF (com os votos nem sempre convergentes da totalidade do colegiado), com base nos autos, decida se houve uma coisa e/outra?

  • NélsonX

    Ricardo, eu ainda pago prá ver o STF, punir o subchefe da quadrilha do mensalão, pq o chefe é o ladrão do 9dedos.

  • J.B.CRUZ

    O primeiro passo foi dado..Com as explicações dos MERITÍSSIMOS JUÍZES, ROSA WEBER e LUIZ FUX; dom dirceu e dom luiz, tremeram nas bases; vamos aguardar !!!

  • Fábio Jesus Nolêto

    Não nos resta outra alternativa senão crer que a Suprema Corte deste nosso país é séria, fará justiça e aplicará a lei na forma legal prevista.

  • Jesus Nolêto

    Se por acaso alguém for condenado com pena de privação da liberdade essa pena será cumprida em presídio federal?

    Não sei responder com certeza à sua pergunta, caro Jesus. Mas presumo que não, uma vez que os presídios federais, muito poucos, são considerados de segurança máxima (embora vários deixem a desejar nesse quesito), destinado a criminosos de alta periculosidade.

    O problema é que, com os privilégios absurdos existentes em nossa legislação, os que possuem diploma de curso superior terão direito~a “prisão especial”, o que normalmente ocorre em quartéis da Polícia Militar.

    Moleza, como se vê, comparativamente ao que ocorre em países civilizados, nos quais há realmente respeito à lei.

    Abraço

  • Justiceira

    Já deve estar providenciando outra plástica, pedindo asilo político em Cuba etc..etc..como todo bandido está mais do que acostumado a métodos de fuga..

  • Alfeo Clementi Jr.

    O “Gerente” como se diz aqui no RIO, é quem vai em cana.Os Chefões saem ilesos.Às vezes fazem TEATRO e se deixam prender,como Maluf, Aniz Abraão e outros, para “mostrar” que a Polícia “funciona” e aplacar a revolta da opinião pública.Acredito que será sim condenado pelas provas irrefutáveis, algumas indiciárias(Reuniões no Palácio), outras reais(Emprego à ex-mulher, compra de apartamento e emprego garantido).Falta o BMG no processo.Aí sim, Ministros Lewandowsky e Toffoli, teremos Atos de Ofício bem claros assinados pela Mont Blanc que o João Paulo emprestou ao Chefe para assinar o “Decreto” do “Empréstimo Consignado” aos aposentados ou ao BMG?.

  • Sorales

    José Dirceu é um Professor Muriart mal acabado. Ele vai se danar.

  • Hermann

    Entendo que seja uma questão de lógica simples: O norte seguido pelo Supremo Tribunal até agora, certamente indica que levará à condenação do anão-moral-ideológico-mega acionista investidor da TAM Linhas Aéreas, o conhecido zézinho-fantoche dos Mega Investidores do Sistema Financeiro Internacional da City of London e de Wall Street, comprometido até no DNA com a implantação do projeto “Open Skies” através da sórdida a fusão com a LanChile, que tanto vulnerabiliza nossa soberania aérea nacional, em total subserviência ao “modelo” da “Nova Ordem Mundial” à qual quer que todos acreditem que seja um adversário!
    Entretanto, nossas leis, sempre historicamente condescendentes com os criminosos, não estão imunes de nos apresentarem vírgulas e apostos que possibilitem em última instância, que mesmo condenados, os réus continuem livres, leves e soltos, … como temos visto ocorrer em inúmeras ocasiões através de fundamentações como “réu primário” e por aí vai…. Garantindo-se dessa forma que TODOS saiam felizes de mais esse imbróglio.

  • Helena

    É provável que quadrilheiros sejam condenados, mas não o chefe da quadrilha. Sinto que o Genoíno, no grupo político, vai ser o que a Ayana foi no grupo financeiro.

  • Caio Cesar

    Espero que o dirceu, tambem conhecido como zé caroço,o testa de ferro do lullllla*** para a delinquencia petista do mensalão, seja condenado e pegue cana dura em regime fechado no minimo por dez anos e tenho certeza de que acontecerá o desejo da maioria dos brasileiros corretos. O fato dissonante neste mensalão é o lullllla*** não estar sendo julgado como chefe desses bandidos que ele controlava a partir do Palácio do Planalto, mas estou torcendo para que o Valério ou o Jeferson faça um bem a este país e forneça subsidios fortes para condenar este petralha amoral que levou o Brasil ao maior nivel de corrupção nuncaantesnahistoriadestepaís.

  • Fernando Costa

    Penso mais nas reações de notórios covardes com as sentenças. Tenho certeza que o Zé não descarta um pedido de asilo político. Candidatos a recebê-lo não faltam: Irã, Bolívia, Coréia do Norte, etc.
    O discurso dele, acusando perseguição política, aponta pra essa saída.
    Zé é safado, mas não é bobo. As tais “mega-mobilizações populares” organizadas pela CUT e pela UNE, nunca vão acontecer. Ele não tem qualquer apoio das “massas”. A maioria da população quer vê-lo atrás das grades, como qualquer político corrupto.
    Não aparecerão voluntários para sequestrar embaixadores em troca de sua liberdade.
    Ele já deve estar com o passaporte pronto. E o pior de tudo, é que naquela mente leninista isso não é uma fuga, mas um recuo estratégico.

  • Turco

    Se STF continuar no mesmo entendimento, acredito que sim.

  • esther correa

    Eu acho que a quadrilha não nasceu por combustão expontânea e nem é acéfala. Urge que tenha um chefe. Quem seria ele??????

  • jose catunda

    Acho que não há escapatória,mesmo com 2 infiltrados do PT no STJ.O julgamento não é político,é cívico.Então,todos prá cadeia.