Perguntar não ofende: presidente da República pode fazer reunião eleitoral em horário de trabalho?

Lula e Dilma em reunião sobre campanha no Palácio da Alvorada, em março passado. Na foto, aparecem ainda (Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula)

Lula e Dilma em reunião sobre campanha no Palácio da Alvorada, em 5 março passado. Na foto, aparecem ainda, da esquerda para a direita, o deputado Edinho Silva, presidente do PT-SP, o marqueteiro João Santana, o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante (encoberto por Lula), o ex-ministro Fanklin Martins (parcialmente encoberto por Dilma), o presidente do PT, Rui Falcão, e o então chefe do gabinete da presidente, Giles Azevedo (Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula)

Saiu publicado em toda parte, é só procurar um minuto: a presidente Dilma passou pelo menos metade do dia de ontem em reuniões no Palácio da Alvorada sobre a estratégia de campanha com vários assessores, começando pelo marqueteiro João Santana, mas também com figuras como o ex-ministro da Comunicação Social, Franklin Martins.

Quando Dilma realizou reunião semelhante no Alvorada, no dia 5 de março passado, a ação, o PSDB ingressou com uma ação junto ao Tribunal Superior Eleitoral pedindo que a presidente fosse multada em 100 mil reais por “uso do imóvel da União em horário de expediente para encontro com fins eleitorais de caráter público”, já que a reunião foi divulgada para a imprensa.

Segundo a ação, a presidente infringiu a Lei das Eleições (9504/1997), no artigo que proíbe a agentes públicos cederem bens móveis ou imóveis da União para candidatos ou partidos.

O relator do caso, ministro Admar Gonzaga, chegou a pedir explicações à presidente. O caso acabou sendo julgado apenas cinco meses depois, tendo o TSE decidido, por 6 votos a 1, que o Palácio da Alvorada é a residência de Dilma e que não havia como punir a presidente porque não teria havido “ato público com finalidade eleitoral”.

Mas, como perguntar não ofende, aqui vou eu: no horário de trabalho, pode?

Hoje Dilma terá mais reuniões com governadores de seu esquema político, pedindo apoio no segundo turno contra Aécio Neves.

Governar, que é bom…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =

40 Comentários

  • Rosa

    Setti, sempre me perguntei se ela não deveria ter se afastado da presidência, assumindo o vice, para ser APENAS CANDIDATA, durante a campanha. O Aécio usa um termo que me incomoda (talvez seja esse o intuito dele, mesmo, incomodar…), que é “a candidata oficial”. Não entendi como “assobiou e chupou cana”, muito convenientemente, trabalhando em compromissos pelo País e “aproveitando o gancho” para falar um tantinho da campanha, não é?
    Bem, por isso e pela “ajudinha” dos Correios, que ficou notória, a foto, acima, não me surpreende muito.

  • JL

    A vana vai para o brejo!

  • JB Figueiredo

    No Petistao vale tudo ate reuniao dos talibans em campanha no horario de trabalho.

  • ademar filho

    Tanto pode que fazem e continuarão a fazer. A lei eleitoral é frouxa ou possui artimanhas que permite justificar até carteiro distribuindo panfletos de Dilma. Hoje li uma notícia (não sei se já está confirmada) que o TSE mandou tirar o vídeo do Youtube do carteiro distribuindo propaganda eleitoral de Dilma, sem a pagamento da postagem. Se o TSE fez isso para preservar o carteiro, creio que a medida é correta, porém se o motivo foi de poupar a candidata Dilma, creio que errou.

  • JL

    Perguntar não ofende.
    Quem é o Presidente do TSE?

  • Paulo

    No Brasil, se for do PT pode sim, mas se não for, não pode.
    Fora PT !!!

  • Roger

    E o PT é lá de seguir regras e leis? O artigo 231 do Estatuto do Partido dos Trabalhadores prevê expulsão de filiados condenados “por crime infamante ou práticas administrativas ilícitas, com sentença transitada em julgado.” E mesmo assim os mensaleiros corruptos ainda fazem parte do PT.

  • mairalur

    Como se a dita cuja não dispusesse de um comitê de campanha suntuoso, amplo, bem localizado e “precisasse”
    aviltar o palácio que nós pagamos. Essa gente é por demais de mais.

  • FORA BOLIVARIANOS !

    Pelas redes sociais está claro:
    os MAV’s estão deseeeeeeeeeeeeeeessssssssssperados!
    A festinha acaba em 27/10! Aí eles vão ter q TRABALHAAAAAAAAAAAAARRR – como todo brasileiro de bem ‘dêçí paífff’!

  • Bruno Sampaio

    Que bom momento para estacionar um camburão do lado de fora do prédio, com o motor ligado.

  • paulo sobreira

    mas quem disse que ela trabalha ?
    precisa arrumar algo para fazer…
    alem de tudo, o sentimento deles é que o estado é o pt…

  • Moacir 1

    Prezado Setti,
    Trabalhar para que? Está tudo pronto,certo,arrumado,crescendo,verdejando no Reino da MaradilmA mostrado na televisão.
    Só quem discorda é o FMI, que no seu relatório trimestral Panorama da Economia Mundial,avisa que o Brasil está em ESTAGNAÇÃO e que o nosso PIBinho teve a maior revisão para BAIXO entre as projeções de crescimento das 14 maiores economias mundiais.
    A previsão de crescimento do Brasil em 2014 foi reduzida em um ponto percentual, de 1,3% em julho para 0,3%.Repetindo o DESASTRE …0,3%… por enquanto…A CoisA pode descer…
    Dentre as mais 14 maiores economias do planeta apenas duas terão números piores que o do Brasil: a Itália e a Rússia – em meio às sanções- ambas marcando 0,2%.
    Comparando os CRESCIMENTOS:
    * O PIB do planeta …..3,3%
    * Os EUA ……………2,2%
    * A China………….. 7,4%
    * A Alemanha…………1,4%
    * O Reino Unido…….. 3,2%
    * A Índia……………5,6%
    //
    ATENÇÃO, PARA O CRESCIMENTO DOS NOSSOS VIZINHOS:
    Somente a Argentina caloteira e a Venezuela bolivariana cumpanhêra crescerão menos que o Brasil da PresidentA Rou$$effA.
    //
    * A Argentina…….. Menos 1,7%
    * A Venezuela………Menos 3%
    //
    VEJAMOS OS DEMAIS SUL AMERICANOS
    * Bolívia …. 5,2%
    * Colômbia…. 4,8%
    * Equador……4%
    * Peru ……..3,6%
    * Chile……..2%.
    Ou seja,
    FORA DILMA!

  • Ismael

    E o Fernando Rodrigues ainda disse que Dilma não representa risco institucional à democracia. Ela que não me venha a designar o Cardozo como novo ministro do STF no apagar das luzes.

  • Paulista

    Aos amigos tudo, aos inimigos a lei.
    As leis não são frouxas, pelo contrário, “suave” é quem tem a tarefa remunerada (e muito bem por sinal) de aplicá-las.

  • jorge

    Caro SETTI:
    Frank Aguiar,cantor e vice-prefeito de São Bernardo,está sendo acusado de trafico de drogas e lavagem de dinheiro nas redes sociais.
    Parece que o motivo,pelo que entendi,foi não ter seguido a cartilha do PT,no apoio a Alexandre Padilha.
    Lá o prefeito que é do PT,apoiou Alexandre Padilha,e ele apoiou Skaf.
    Tem como conferir esta informação?
    A citada matéria saiu no jornal O EXTRA RJ.
    Mais uma “DUS CUNPANHEROS”.
    Grande abraço e por favor cheque a informação.

  • Tertuliano

    A petezada não se emenda…

  • Moacir 1

    Setti,
    Seguinte:os MAVs estão transtornados.Sabe aqueles KAKAKAS histéricos? Por todo lado.Porém ninguém mais está falando ingréis.Tropicalizaram a militância.
    Parece que a petezada está em reunião de crápulas ininterrupta desde domingo e ainda não passaram o script para os teclados à soldo.De todo jeito eles nunca disseram mesmo coisa com coisa.Dinheiro jogado fora e a culpa ..Ó ..é do Franklin Martins!E o Santana ainda não
    conseguiu abstrair – até agora! – porque os dois anõezinhos em vez de se comerem….estão ficando.
    O Luizinácio -usando p@rr@s como vírgula – continua esculhambando meio mundo e as estrelinhas estão voando por todos os lados.Cruz Credo! Sai da frente.
    Principalmente da do Suplicy – proibido de cantar Blowing in The Wind, da do Poste Pad – a esposa é quem vai ter que dar à LUZ no SUS! – da do Luiz Marinho em cuja São Bernardo do Campo ,o PT comeu muita poeira,apesar do cumpanhêro ser o coordenador da campanhA DilmonA Reload.Que coisa,sô! Magina se não fosse.
    Complicada também a situação do prefeito Carlinhos Grana – só mesmo um petista pra ter tal sobrenome! – de Santo André, amigão do Lula, e toma na chulipa dos cumpanhêros prefeitos de Osasco e São José dos Campos, onde A PrimeirA PostA e o IluminadO posaram tãaaaao sorridentes para aquelas fotos todas ,ovacionados por multidões remuneradas em comícios, carretas e caminhadas.Tem algo errado nas linhas de transmissão dos Postes do Lula.
    Mas eu não sei por que tanto espanto com a tal da rejeição.O Gilbertinho o Bicho Vai Pegar , andou de metrô e bem que avisou: A CoisA Desceu! Depois teve os tomates.O Arlindo Chanaglia só agora entendeu:” O caldo engrossou”.Pois é.
    Lula , o Mestre dos Postes ,foi pra rua,suou a camisa , berrou até ficar rouco, cuspiu perdigotos, vomitou as babaquices de sempre….Não rolou.O Oráculo perdeu o faro.Está afônico.Fadiga de material, babaquice crônica e corruptice aguda.Um “case” sério.
    Luizinácio Lula da Silva é o maior perdedor deste primeiro turno.Chupa Lula, é picolé de poste com calda de chocolate! Huuuuuuuuuuummmmmmmmm!

  • Se, para mais, NATAL... se, para menos, CARNAVAL, kkkkkkk

    BRASIL MARAVILHA NA TV: QUEREM MORALIZAR A POLÍTICA? COMECEM POR EXTINGUIR, ACABAR COM A PROPAGANDA OFICIAL… bilhões (várias PASADENAS) jogados no lixo, isso somente no governo federal… para promover o governante, o seu partido e, nada de útil ao cidadão.
    Eis o motivo do problema, e ninguém faz campanha, ninguém fala nada, POR QUÊ???????

  • Paulo

    Setti, acho que é melhor ela fazer QUALQUER COISA do que governar. Os atos destrambelhados dela podem ser mais prejudiciais do que deixar o governo no “piloto automático”. No final da próxima semana a VEJA divulga o que o Youseff (parecido com Rouseff, né?) confessou e acabou pra ela.

  • Charles A.

    E nós pagamos para ella se reunir com esse bando com finalidades eleitoreiras.Isso não é democracia. Ella não está acima das leis e da Constituição,mesmo que pense que,por ter apoio do capeta, esteja cima de Deus.Espero que Aécio e sua equipe se prontifiquem a denunciá-la por crime eleitoral.O pior foi a atitude daquela imprensa que baba quando ouve o nome do petê,e anunciou com pompas o fato.Como a CBN,que me pegou de surpresa,hoje,no rádio do carro! Aécio venceu toda essa gente. E vai vencer de novo,com folga!

  • Charles A.

    E a negociata infame com os Correios? Vai ficar por isso mesmo? Gente suja!

  • JB Figueiredo

    Os talibans da Dilma estao reunidos planejando terrorismo contra o povo brasileiro. Osama Bin Lula assiste e aprova.

  • Paulo/Curitiba

    O PT pode tudo. Vindo deles nada surpreende. Eles não tem nenhum senso de moral, de ética ou de ridículo. Os companheiros podem tudo….

  • José Claudio

    A cambada toda reunida para discutir qual sera o próximo golpe do PT ,contra o brasil.

  • Leandro Moura

    Vindo do PT,nada surpreende mais,não respeita e nunca respeitou o brasil.quem passou a vida pregando a bagunça e a baderna,não respeita nada nem o povo brasileiro.

  • Alexandra Soares

    Um presidente que utilizou o BNDES para financiar um porto em Cuba,sem a nação saber ,é capaz de fazer coisas abomináveis,essa reunião é café pequeno diante de tanta falta de respeito que o LULA tem para com brasil.não merece respeito do povo brasileiro.

  • INSANO

    O povo mineiro deveria se orgulha de ter um mineiro na presidência.e dar a resposta ao lula nas urnas,dando uma votação ao Aécio ,igual a de São Paulo.Aécio neles.

  • Roberto Silva

    Caro Ricardo,falando em reunião,nunca mais consegui achar a foto clássica dos chefões da ***** reunidos e felizes num vôo da Tam,bem antes de estourar publicamente o Mensalão.Aquela foto era premonitória e dizia tudo.Publique ela um dia destes.SDS.Desde Natal/RN

  • FORA BOLIVARIANOS !

    E desde quando petista TRABALHA?

  • santos

    meus amigos, o maior vidente que já passou pelo Brasil- Rui Barbosa – “de tanto ver triunfar as -lulidades-eu disse LULIDADES…………………

  • santos

    moro no nordeste mas sou mineiro——comentar o que….

  • José Raimundo Carvalho

    Seu comentário mentiroso, ofensivo e calhorda foi deletado, foi para o lixo. E você é “consultor” de quê, com esse seu nível?

  • Moacir 1

    Setti,
    A DilmonA pode tudo ,afinal o mundo começou com Lula e elA é a PostA de Deus
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1529047-em-2-meses-dilma-esteve-5-vezes-no-planalto.shtml
    Abc

  • Tuco

    .

    Jornalista com a envergadura moral e profissionalismo
    o como o teu, Grande RSetti, sabemos que são poucos.
    Assim, minha sugestão é que você mude o foco deste
    tópico não com uma perguntinha marota (cuja resposta
    até o Bartolomeu* sabe…) e mostre tua indignação
    diante de mais esse fato escatológico que nos brinda
    a súcia! Contamos com você! Represente-nos!
    .
    *Bartolomeu > http://goo.gl/sxAQpR

    .

  • Meia Verdade

    Ninguém de sã consciência dirá que o bolsa família não é pontual aos problemas sociais que temos…..mas também, ninguém de sã consciência dirá que esse governo com essa política econômica pode por tudo a perder.
    Tenho certeza que a grande maioria dos assistidos hoje, não quererem deixar a seus filhos a “herança” de um bolsa família, seus sonhos vão muito além.

  • RobertoSouza

    Caro Setti,

    agora, na nova ordem destepaiz, eles tem direito de fazer até reuniões para planejar e administrar o mensalão dentro do Palácio do Planalto.
    Têm direito de colocar funcionários do planalto para alterar informações de adversários na wikipédiam e usar a internet para divulgar calúnias contra os que eles acusam de ser contra o Brasil, apenas por ousarem divergir.

    Porque não fariam reunião para tratar de política?

    Um abraço!

  • Comentarista

    É uma vergonha, é um acinte. Está tudo aparelhado. É a certeza da impunidade. São tão despudorados, que nem mais escondem o desprezo pela cumprimento da lei.
    É a ditadura em curso!

  • Cadeia para os mensaleiros

    Pode. O FHC fazia. Voto e torço pelo Aécio, mas direitos iguais

  • razumikhin

    A foto mostra uz cumpanhêru fazendo o diabo. A hora? É a do cramunhão.

  • Rejane Silva

    A Dilma pode fazer reuniões onde quiser..só não pode tirar milhões do FAT e do FGTS para pagar bolsa família. Esse dinheiro é do trabalhador, que o PT esta enganando.O PT quer destruir o Brasil.