Image
“Blonde has more fun”

O hiperrealismo, como mostramos em vários posts neste espaço, é uma técnica de pintura que procura fazer parecer real uma ilusão, ou, nas palavras do hiperrealista Simon Hennessey, autor da foto acima:

“Minhas pinturas são vistas como um reflexo da realidade, mas na verdade a obra de arte transcende a sua própria abstração da realidade. Com o uso de uma câmera como uma fonte visual para a pintura, eu sou capaz de criar falsas ilusões que são julgados como a nossa própria realidade.

“Há certas qualidades produzidas pela câmera que não podem existir em nosso mundo real, eles são apenas sempre presente no imaginário da fotografia digitalizada.

“As percepções visuais de câmeras geram um mundo de distorções nos princípios do realismo, como manipulação de foco, tonalidade, cor, profundidade e pontos focais, e o resultado é uma falsa sensação de realidade: uma hiperrealidade”.

Confira alguns trabalhos deste e outros hiperrealistas:

Simon Hennessey

O inglês Simon Hennessey vem expondo seus closes mais que reais, sua especialidade, desde 2003, em galerias como Plus One Gallery, em Londres, e Scott Richards Contemporary Art, em San Francisco, EUA.

Image
“Twiggy girl”

Image
“Heels and glasses”

Hilo Chen

Meio tailandês, meio americano, Hilo pinta o universo feminino, com tanto o encanto e minúcias que sua obra é exposta em museus e galerias no mundo inteiro.

Image
“Beach 162”

Image
“Beach 149”

Image
“Beach 154”

Istvan Nyari

O artista de Budapeste, na Hungria, ultrapassa o conceito de hiperrealismo, trazendo para a realidade a fantasia e o surreal. Ele viveu e trabalhou em diferentes grandes centros, mas suas exposições foram todas em sua cidade natal, onde mora.

Image
“Honeybee”
Image
“Habeas Corpus”

Image
“Merci”

Linnea Strid

A artista sueca busca inspiração na água como elemento e nas emoções humanas, em momentos por vezes absurdos.

Image
“The Hyper-Realistic Art of Water”

Diego Gravinese

O argentino Diego traz à vida temas criativos, sem utilizar nenhum aparato, como o Photosohp. E suas obras são altamente detalhadas, captando cenas de todo tipo, do mundano ao bizarro.

Image
“Milk girl”

Image
“Hércules”

Image
“Principiantes”

Roberto Bernardi

Nascido em Todi, na Itália, Roberto Bernardi tem a cabeça – e a arte – na cozinha, onde produz maravilhas pictóricas. Estudou arte para conhecer melhor o estilo renascentista, mas ,para nossa sorte, hoje é um hiperrealista.

Image
“Sink full”

Image
“Gli Scienziati”

Image
“Candy Drops”

Richard Estes

Norte-americano de Illinois, suas pinturas geralmente consistem de reflexos, são limpas e inanimadas, sobre cidades, formas geométricas e paisagens. Nascido em 1932, é considerado um dos fundadores do movimento hiperrealista, iniciado nos anos 1960.

Image
“Hotel Embassy On The Strip”

Image
“Municipal Builiding”

Image
“Mazda”

Doug Bloodworth

As obras do norte-americano Doug Bloodworth contam uma história, falam de alguém, mostram personalidades, caráter, gostos, vontades…

Image
“Peter Pan and Batman”

Image
“Flórida”

Image
“Casino”

Pedro Campos

Apesar do nome, Pedro Campos não é brasileiro ou português, mas espanhol, de Madrid, e mora em Nova York. Faz parte de uma nova tendência do hiperrealismo, retratando não as coisas em si, mas fotos das coisas.

Image
“Refreshments”

Image
“Sem Título”

Image
“Apples and Grapes”

Leia também:

A nudez feminina, a intimidade, a água — na pintura hiperrealista da americana Alyssa Monks

Acredite se quiser: nenhuma das imagens que você vai ver agora são fotos

O que faz a foto de uma mulher nua sobre um pedestal, num blog de respeito como este?    FALTA

Nudez, sexo e ousadia na pintura hiperrealista do norte-americano Terry Rodgers

Ela própria, nua, solidão, comida> os quadros hiperrrealistas de Lee Price FAL

São fotografias em preto e branco? Não, são pinturas. Confira

Parece real, muuuuuito real — mas são apenas esculturas

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 17 =

8 Comentários

Dulce Regina em 09 de agosto de 2014

Que bom reprisar as pautas, Setti. Estou sempre de olho aqui, mas às vezes passa batido , e eu perco a oportunidade de ver algumas matérias. Sensacional, essas obras hiperrealistas, e o texto explicativo bastante interessante. Valeu, meu amigo ! Bom fim de semana, chuvoso... Abraços, Dulce Regina

Ismael em 09 de agosto de 2014

A pintura está se reinventando com o hiper realismo.Se Bernininascesse agora e fosse pintor seria um hiper realista e se Caravaggio vivesse hoje, misturaria o hiper realismo com a fantasia de Hollywood, numa espécie de recriação fantástica, pela pintura, de um universo artístico só antavisto no cinema.´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

henrique em 30 de julho de 2012

Caro Setti Não sei se você conhece o pintor hiperrealista carioca Jorge Eduardo, se não conhece vale a pena dar uma olhada no trabalho dele. Abraço Não conheço, caro Henrique. E obrigado pela dica, vou atrás, sim. Abraços

oscar em 24 de julho de 2012

Setti apenas uma palavra para este blog e suas materias SUBLIME Muito obrigado, Oscar. Fico feliz por saber de seu apreço pelo blog e seu conteúdo. Um abração e volte sempre!

fernando cunha em 23 de julho de 2012

setti, sera q te informam o preco de uma obra destas.''habeas corpus'', por exemplo. obrigado . seu blog esta impossivel de nao se ver todas as x q se abre o laptop.fernandoboi Fernando, nos sites dos artistas (os links estão nos nomes deles, é capaz que você encontre essa informação. Abraços, e obrigado pela audiência.

Osvaldo Aires Bade - Comentários Roubados na "Socialização" em 23 de julho de 2012

Só de brincadeira. . - FOTOS CURIOSAS: http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/05/fotos-curiosas-danilo-gentili.html . Abraço a Todos Osvaldo Aires

Luiz Pereira em 22 de julho de 2012

Setti, boa noite, Pinturas interessantes. Eu gosto. Me parece que todos beberam na fonte de Edward Hopper. abs

Ana Francisca em 22 de julho de 2012

Este blog é muito interessante e diferente dos outros. Parabéns por trazer tanta variedade e alto nível, caro Setti. Agradeço sua gentileza, Ana. E volte sempre! Um abração

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI