Image
O mausoléu consagrado a Bolívar e, ao fundo, o Panteão Nacional, localizado em antiga igreja: o local seria só para o Libertador, mas… (Foto: panorama.com.ve)

O provável sepultamento do corpo do coronel Hugo Chávez no grande mausoléu destinado a Simón Bolívar — o grande líder militar e político que esteve à frente da luta pela independência de seis países latino-americanos do domínio colonial espanhol, inclusive sua Venezuela natal — é claramente um ato político destinado a comover ainda mais o eleitorado chavista do que já está.

E, com isso, beneficiar o candidato do chavismo à Presidência nas eleições que se devem realizar em 30 dias — o vice, Nicolás Maduro.

Não por acaso, o mausoléu — que é uma ampliação em estilo moderno da antiga Igreja da Santíssima Trindade, do século XVII, que serve como Panteão Nacional do país –, planejado em 2010, começou a ser construído a mando de Chávez em 2011, quando ele já fora diagnosticado com câncer e, com certeza, já sabia que não teria muito tempo de vida.

O edifício de 50 metros de altura e 2.300 metros quadrados de área construída, na qual foram utilizadas 2.900 toneladas de aço, possui 17 diferentes níveis, piso de granito negro, é recoberto de cerâmica branca e circundado por dois hectares de jardins, custou 160 milhões de dólares e tem capacidade para abrigar 1.500 pessoas. Está pronto há alguns meses, mas não foi inaugurado oficialmente e até hoje não vinha recebendo visitantes.

O governo, aparentemente, esperava uma melhora na saúde de Chávez para a inauguração, adiada várias vezes ao longo do ano passado.

Image
Multidão acompanha o cortejo de Chávez entre o Hospital Militar, onde ele morreu, e a Academia Militar, local do velório (Foto: Luis Camacho / AFP)

A manipulação do herói é velha prática do chavismo

O fato político de sepultar Chávez ao lado do Libertador contraria o que o próprio caudilho disse diversas vezes: que Bolívar, anteriormente repousando no Panteão Nacional, merecia um memorial só para ele.

Mas a manipulação política do maior herói nacional da Venezuela — e também dos outros cinco países libertados, nos quais há praças, estátuas, museus e memoriais homenageando Bolívar — é velha prática do chavismo desde os primórdios.

A ponto, como se sabe, de Chávez haver rebatizado o próprio país como “República Bolivariana da Venezuela”.

Com o suposto objetivo de determinar se o Libertador, morto em 1830, teria sido assassinado (não foi), o coronel chegou a ordenar em julho de 2010 a reabertura do túmulo de Bolívar, mostrando depois seus restos mortais em longa transmissão por rede nacional de TV, numa manobra macabra que espantou o mundo civilizado e serviu para desviar a atenção do público para escândalos de que era acusado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =

Nenhum comentário

Gean Carlos de Lima Sobrinho Roth em 13 de março de 2013

Não publicarei seu comentário, que é ofensivo, até porque você faz referência a um patrão para o qual jamais trabalharei na vida. E pergunto a você: sendo a Venezuela o paraíso que é, em que 70% dos alimentos são importados etc etc, por que você não muda pra lá?

Corinthians em 11 de março de 2013

Camilo castro - 08/03/2013 às 15:12 Ficamos assim então. Eu fico com os argumentos mentirosos da imprensa existente em várias democracias, e você fica com os dados oficiais da ditadura. A recomendação é passar uma temporada lá na Venezuela, mas não como turista e sim como habitante e verificar por si mesmo. Dá até para passar no mausoléu e ver o corpo embalsamado do caudilho. Incrível que com tanta educação - que claro gera tecnologia - e tantos avanços na medicina ele tenha decidido se tratar fora... Fica a dica - viaje antes da desvalorizaçào do bolívar, que vai ser só o primeiro choque na economia Venezuelana... infelizmente quem vai acabar pagando por tanta irresponsabilidade mais uma vez será a população. E também acho que seria legal decidir quantas eleições ele ganhou, se foram 12 ou 16.... também careço de entender como que se ganha 16 eleições de 15...

Camilo castro em 08 de março de 2013

Argumentos: argumentos de uma imprensa mentirosa que chama de democratas aos que bombardeiam crianças em todo o mundo e de "ditadores" aos que ganham 16 eleiçoes de 15 em 14 anos. Governo chavez: Saude: Em 14 anos foram creados 7.873 centros medicos. O numero de medicos pasou de 20 por cada 100.000h para 80 para cada 100.000h. Redução de 49% da taxa de mortalidade infantil. A taxa de desnutrição baixo 40%, etc. Educação: Em 2005 a UNESCO decreta venezuela libre de analfabetismo. O numero de crianças na escola pasou de 6 milhões em 1998 para 13 milhoes em 2012. O numero de estudante no ensino superior pasou de 895.000 no ano 2000 para 2,3 milhões no 2012. Se inagurou mais de 20 universidades.etc,etc, etc Meus argumentos para defender o que Chavez fez bem são dados da ONU, UNESCO, CEPAL, etc. Já os teus em mentiras de medios de comunicação que não resistem ao menor analise de uma pessoa medianamente instruida. Disculpa meu portugues. Abraço

Corinthians em 07 de março de 2013

Argumentos: Chavez tentou golpe armado antes de se submeter à democracia. Chavez repetiu plebiscitos que perdeu após uso indiscriminado da máquina pública para mudar o resultado do anterior. Chavez utilizava de censura Chavez mentia nos indicadores sociais de seu país Chavez utilizava a máquina pública e passava horas diariamente na televisão e rádio

Camilo castro em 07 de março de 2013

Sargento D: Que pouca disposição para o debate e o bom entendimento!!!. Quantos pejorativos raivosos e sem sustento em tão poucas lineas. zero argumentos Meu sargento. Paz, amigo.

Sargent D em 07 de março de 2013

Esse sim é o verdadeiro monumento à América LatRina! Nojo, asco, repulsa dessa escumalha PeTralha! Camilo castro [06/03/2013 às 19:33]... uma sugestão: ¿POR QUÉ NO TE CALLAS . Mude-se para Venezuela ou Cuba e SEJA FELIZ!

Camilo castro em 07 de março de 2013

Bernardo: Se o sr prestar atenção, vai entender que quando chamo o SR Hugo Rafael Chavez Frias de chaves, estou ironizando uma das tantas chacotas que pessoas com poucos argumentos usam para criticar ou contestar as politicas do presidente democratico. Quero lhe contar que conheço Venezuela, pois ja viajei por trabalho e por lazer. Hoje não viajo tanto como nos anos 95 ao 2009, mas quero lhe contar que conheci os paises da america Latina antes e depois dos governos "populistas" e so um cego poderia negar a grande evolução que estes paises tiveram em quase todos os aspectos em 10 anos. Como: educação, saude, distribuição de renda, etc. Me permita que lhe conte uma anedota. Quando viajei por primeira vez ao Brasil por trabalho no ano 94, achei que a refeição (jantar)da maioria das familias brasileiras era de pão com margarina e cafe por uma questão de costume. Com o tempo e já com confiança para conversar de este asunto com as pesoas entendi que com um salario minimo de R$ 70,00 o salario não permitia uma alimentação digna. Isto SR Bernardo acontecia no Brasil e hoje sei que ainda acontece mais não da para negar que o assalariado brasileiro melhorou seu poder adquisitivo e assim melhorou o mercado interno e beneficia a toda a população. Isto é chamado pela midia de " politicas populistas". O que estou querendo colocar para discução com esta anedota, é que temos que deixar os "ismos" de lado quando analizamos os governos "populistas" ou qualquer outro assunto pois se negamos as conquistas mais visiveis destes, estaremos tambem negando o que falta por fazer. E realmente falta muito por fazer. A minha anedota pode ser tomada como uma mentira de um "izquerdista" coisa que não sou. Mais como ultimamente os pejorativos descontextualizadores como "populistas izquerdistas" estão em cada manchete e confundem muito as pessoas e assim não permitem dialogos contrutivos e a compreensão dos fatos reais. é por isto que voçe acaba me chamando de ignorante e duvida da minha capacidade de entender os fatos. Sr bernardo eu não so conheso a Venezuela e o Brasil. Os conheci ha 20 anos e estou em condições, sem me deixar levar por paixoes de nenhum "ismo", de que estes paises hoje são mais justos e promissores graças a estes governos. Lhe convido a analizar os numeros da ONU, CEPAL, OEA e outros organismos para chegar a uma conclusão sobre estes governos tão combatidos pelos medios, pois acho que se voçe se informar so em medios SIP estara muito condicionado para entender a realidade. Abraço, e disculpe meu portugues. Estou tentando melhorar para me entender com pessoas interesantes como voçe. Grande abraço

RONALDE em 07 de março de 2013

Caso haja eleições, oposição eleita, esta jamais tomará posse.Golpe bolivariano com o beneplácito da maluca argentina, do indio de araque, do bonitão do Equador, da dupla cubana, do terrorista iraniano, da menina do Lula, este inclusive, e o resto da fauna esquerdóide.

Cavalcanti em 07 de março de 2013

Quer dizer que ele vai inaugurar o cemitério dele? É o coroné Sucupira, mesmo...

Natal Santana em 07 de março de 2013

Porque será que esquerditas têm essa fixação pela cor vermelha? Não poderia ser azul, grená, rosa choque, verde oliva (ôps!)... ?!

Fernando X em 07 de março de 2013

E agora? Quem vai liderar a política externa brasileira? Quem vai nos mostrar o caminho iluminado? . Sobrou apenas aquele mentecaPTo iraniano.

João em 07 de março de 2013

Qualquer ser humano, não precisa ir à Venezuela para conhecer as tramóias de Chávez. Basta ser inteligente, ler razuavelmente; para sentir a semelhança que tem o sistema político entre os países...

eduardo melo em 06 de março de 2013

A Dilma vai pagar o maior mico da historia vai a um funeral em que o morto ja foi enterrado ha varios dias em Cuba, aquele caixao que esta la na Venezuela so tem dentro o espirito dele.

ze do matogrosso em 06 de março de 2013

..hã sim,..tem um tal de angelo, logo abaixo, que deverá fazer parte da comitiva das carpideiras. Não esquecer de levar a bolsa miséria, senão arrisca a paSAR FOME no convescote fúnebre. Mandar uma foto com o próximo da fila....

ze do matogrosso em 06 de março de 2013

..niemayer não tem um igual...guardada as proporções. Imagino o mausoléo do molusco. Agora, mudando de assunto, e voltando à vaca fria...e a Rose????

Maria em 06 de março de 2013

Estou enojada com tamanha cobertura da mídia brasileira em relação a esse ditador.Tudo isso por causa do petróleo. Que pobreza

Carvalho Netto em 06 de março de 2013

Caro Ricardo Setti!!!! o Rei Juan Carlos, já sabia o destino quando disse para o verme Venezuelano, por que NON TE CALAS, ele o Rei, já sabia que seria calado para sempre, Graças a Deus, só falta trazer o Rei para o Brasil e mandar falar a mesma coisa pro Lula, que procurou se tratar em hospital de ponta, ao invés de ir para a amada Cuba dos castros, venha rei, venha, ou pelo menos mande um e-mail para o Lula e diz CALA-TE, nós brasileiros vamos te idolatrar pelo resto de nossas vidas, Deus salve o REI

Carvalho Netto em 06 de março de 2013

Senhor Camilo CASTRO, esse nome me da náuseas, por favor, vá para Cuba, para a Venezuela, ou para a Coreia do Norte, assim o senhor se tornara um líder, tudo indica aqui nesse site que o senhor é ums dos milhares petistas que ganham para defender o indedensavel, com todo respeito VÁ PLANTAR BATATINHAS, para não dizer uma coisa mais viável a você.

moacir em 06 de março de 2013

Prezado Setti Camilo Castro é cidadão venezuelano,uma pessoa extremamente educada,com quem eu já tive o prazer de debater justamente sobre Chávez.Ao defender o ideal bolivariano,ele é sincero. Pelo tom desse último comentário,totalmente diferente da forma sempre calma e comedida de se expressar do Camilo,eu acho que ele está sentindo muito a perda do seu presidente. Abraço

lima recife em 06 de março de 2013

A VENEZUELA esta dando ao mundo uma aula de selvageria estatal.

Ronaldo em 06 de março de 2013

Caro Ricardo Setti, estão querendo fazer uma apoteose da morte de Chaves. Por isso vou lembrar a todos os seus seguidores e não seguidores o nosso poeta grande paraibano Augusto dos Anjos com a Psicologia do vencido: Eu, filho do carbono e do amoníaco, MOnstro de escuridão e rutilância, Sofro, desde a epigênesis da infância, A influência má dos signos do zodíaco. Profundissimamente hipocondríaco, Este ambiente me causa repugnância...Sobe-me a boca uma ânsia análoga à ânsia Que se escapa da boca de um cardíaco. Já o verme - este operário das ruínas - Que o sangue podre das carnificinas Come, e a vida em geral declara guerra, Anda a espreitar meus olhos para roê-los, E há de deixar-me apenas os cabelos, Na frialdade inorgânica da terra.

Angelo em 06 de março de 2013

A quem possa realmente interessar: Chavez reduziu a inflação , reduziu a pobreza extrema, e ainda mais, reduziu a interferência da midia golpista e lacaia Americana.

Bernardo em 06 de março de 2013

Venho a publico pedir desculpas ao Sr. Camilo Castro (19:33), seu nome é bastante sugestivo, me fez lembrar um certo CASTRO, este não quer largar a rapadura e ir embora nem a pau juvenal.

Bernardo em 06 de março de 2013

Sr. Camilo (19:33) com todo respeito pela sua opnião, mas será que estamos a falar do mesmo "Chaves", tem um outro que faz a alegria de crianças e adultos, o sr em pouco espaço, demonstrou um total desconhecimeto dos fatos reais, chutou para todos os lados, ligou a metralhadora sem saber em que alvo acertar. Lamento estude um pouco sobre TUDO do Cel Chaves, esta não é uma crítica destrutiva ao seu pensamento é só para que se esclareça e tenha uma melhor analise crítica..ou então..a Venezuela esta de portas abertas para o sr, ir lá pessoalmente e conferir.

Ana em 06 de março de 2013

Sim, tudo isso é pura manipulação. Mas sem o Chavez, os partidários dele vão acabar perdendo força com o tempo. O chavismo provavelmente vai acabar morrendo também.

Camilo castro em 06 de março de 2013

Senhores chavez não dependeu nem de mortes, nem de bolinhas de papel, nem da rede globo, nem da p.q.p. para ganhar 12 eleições na Venezuela. É tão dificil deixar as ideologias de lado e admitir que chavez com seus acertos e erros ganhou a confiança do eleitorado por ser muito mais digno que seus antecessores? É tão dificil?. Você conhece de perto os métodos de Chávez? Quantas vezes visitou a Venezuela? A quantas pessoas informadas você entrevistou? Você sabe da situação econômica deixada por Chávez? Conhece as incontáveis violações de direitos humanos praticadas por seu governo? Sabe das tramoias feitas nas leis eleitorais para ter maioria mesmo perdendo eleição para o Legislativo?

zm em 06 de março de 2013

E aqui, em qual penitenciária serão enterrados os revolucionários, os libertadores, os estadistas petistas que tanto babam os bagos dos regimes "democráticos" cubanos e venezuelanos?

Marcia em 06 de março de 2013

e a família do Simón tá de acordo? Não sei se ele tem descendentes vivos na Venezuela. Não tenho essa informação, mas vou tentar encontrar algo a respeito. Boa pergunta, Marcia! Abraço

Renato em 06 de março de 2013

Que bom que Huguinho se foi, ele era um dos poucos que sobraram, da subespécie do comunismo.

moacir em 06 de março de 2013

Prezado Setti, Como eu comentei ontem,a eleição será marcada para a mesma data da missa de 30o dia,e o réquiem e sepultamento serão um espetáculo de comoção popular Neste clima,os chavistas elegeriam até Mickey Mouse pra presidente. Acabo de passar por uns 6 ou 8 blogs venezuelanos, inclusive os dos 3 maiores jornais.Em todos os posts,de todos eles,a gente lê: Comentario ( 0 ). Silêncio total. Abraço

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI