Previsão de cardeais do PSDB: Serra não será candidato ao Planalto — é a vez de Aécio — e não sairá do partido, até por “não ter para onde ir”. Se sair para o Senado, disputará a vaga que há 22 anos está com Suplicy

O ex-governador e ex-presidenciável José Serra: que ele quer ser candidato de novo, já se sabe. Mas mas por que partido? (Foto: Eduardo Biermann)

O ex-governador de São Paulo e ex-presidenciável José Serra é a única pessoa que sabe se José Serra será efetivamente candidato a presidente pela terceira vez em 2014 — e isso até outubro próximo, quando se encerra o prazo para potenciais candidatos a cargos públicos se inscreverem em partidos ou mudarem do partido a que estão filiados para outra legenda.

Se Serra não deixar o PSDB, é sinal de que terá desistido, porque o partido, agora, quer Aécio Neves concorrendo com a presidente Dilma Rousseff.

Se transferir-se para outro partido, ele estará confirmando seu desejo de ser candidato novamente, que já expressou indiretamente até em declarações públicas concedidas repetidas vezes sobre não ter encerrado sua vida pública e por citar o exemplo de Lula, que só chegou ao Planalto após a quarta tentativa.

O problema é: ser candidato por que partido?

No PSDB, já se sabe que não vai ser.

Pelo PPS, velho aliado do PSDB, para quem Serra tem estendido um olho comprido, até poderia ser — não fosse o entusiasmo explícito de seu presidente, deputado Roberto Freire (SP), pela candidatura de seu conterrâneo de Pernambuco, o governador Eduardo Campos, chefe do PSB.

No fim, tudo indica que Serra acabará ficando no PSDB — como já me disseram pessoalmente duas das principais figuras nacionais do partido, usando praticamente as mesmas palavras, “porque ele não tem para onde ir”.

No PSDB, Serra, se quiser, terá reservada a candidatura a senador por São Paulo.

A coluna do Lauro Jardim de hoje confirma essa última assertiva. Segundo a fonte de Lauro, Serra insiste na realização de prévias no PSDB para definir o candidato à Presidência — algo que a quase unanimidade dos diretórios estaduais já descartou — como forma de se manter em evidência visando, justamente, a candidatura ao Senado.

Se concorrer ao Senado, Serra disputará a vaga que está em poder do senador Eduardo Suplicy (PT) há 22 anos e três mandatos consecutivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + quatro =

57 Comentários

  • Senador

    Seria seria um ótimo senandor. Um tanto gagá, mas muito bom, perto do que temos por ai. No mais, Serra não irá mexer uma unica palha pelo sucesso da candidatura do Aécio. Eu faria a mesma coisa.

  • MILTON SIMON PIRES

    DICIONÁRIO DO SUS – capítulo I

    1. “Acolhimento de Pacientes” – maneira de dizer que a pessoa doente vai ficar sem leito para internar e aguardando numa emergência superlotada.

    2. “Equipe Multidisciplinar” – maneira de dizer que o poder de decisão final não é do médico; mas sim das enfermeiras.

    3. “Trabalho em Equipe’ – maneira de dizer que se uma conduta dá certo; a “vitória é de todos”. Se dá errado; a culpa é do médico.

    4. “Gestão Democrática da Unidade de Saúde” – maneira de colocar na direção do hospital alcoólatras, ativistas do movimento gay e analfabetos.

    5. “Medicamento não padronizado” – maneira de dizer que o hospital não vai, de maneira alguma, comprar aquilo que os médicos acham necessário, mas sim aquilo que a “direção” determina.

    6. “Visão não centrada no Médico” – maneira de dizer que uma unidade básica de saúde não tem médico disponível.

    7. “Perfil do paciente” – maneira de dizer que não existem leitos psiquiátricos ou de isolamento disponíveis.

    8. “Enfoque na Atenção Primária” – maneira de dizer que o Brasil foi transformado num posto de saúde e não existem mais hospitais.

    9. “Corporativismo da Classe Médica” – maneira de designar aqueles médicos que lutam por um mínimo de respeito pela profissão.

    10. “Pronto Atendimento” – maneira de designar aquele lugar onde se atende tudo que é tão simples e deveria estar num posto de saúde, ou é tão sério que deveria estar numa emergência.

    PORTO ALEGRE, 30 DE JULHO DE 2013

  • Isaias

    José Serra seria eleito senador tranquilamente, e daria um ótimo ministro da Casa Civil em tempos de retomada do desenvolvimento.

  • TROVÃO

    Não publico comentários com palavrões, ofensas e xingamentos seja a quem for, caro Trovão.
    Critique sem xingar nem ofender, como eu próprio faço todo santo dia.
    Desculpe-me a franqueza, mas este blog não é lata de lixo.

  • Arimatéia

    Se Serra for candidato meu voto é dele.

  • Luiz C.

    Seria um excelente Ministro da Saúde; poderia em menos de dois anos, consertar a “cacaiada” feita pela trupe petista durante a Era da Mediocridade…

  • MarcosM

    O Serra que me desculpe mas em 2014 vou votar no Aécio.

  • Eduardo

    Meu caro Aécio, se você na última eleição tivesse apoiado Serra, hoje o Brasil estaria em melhor situação. Mas acho que lhe faltou a visão (política) que seu avô tinha de sobra.
    .
    Se Serra não concorrer, ele estará carreando tantos votos quantos forem possíveis para o PSDB e para você, meu caro!
    .
    Isso é um ato de nobreza que você não teve na última eleição.
    .
    Se Serra for candidato, votarei nele. Se desistir, votarei em você, mesmo porque as demais opções são piores do que o soneto que você declinou muito mal na última eleição presidencial.
    .
    Mas votarei constrangido, de um lado; e de outro, esperançoso de que você humildemente reconheça que entregou o governo do Brasil por quatro anos nas mãos de uma senhora rigorosamente incompetente!

  • Kitty

    Caro Ricardo, sem dúvidas, será uma amarga decisão, para quem sonhou a vida toda em ser presidente do Brasil, méritos e capacidade não lhe faltaram. Mas, o mundo da política, além de dinâmica, é impulsionada por interesses e pesquisas e, eu acho que essa é a atitude certa para ser tomada. Ele pode ter cargos importantes no PSDB se algum candidato tucano-Aécio ou outro- vier a ser presidente..pode-se servir ao país de muitas maneiras porque ele é um político honesto e muito capaz!!!Por que não candidatar-se para Senador, por exemplo? Fazem falta bons congressistas e José Serra não defraudará aos seus eleitores,seguramente!!!///Um abração-Kitty

  • lula da ROSE: Copa de 33 BILHÕES só de Dinheiro Público

    … E o PSD do Gilberto haddad ????????????

  • ricardo carvalho

    Aécio. Repito o que disse várias vezes : Os eleitores do Serra – que não são poucos – vão dar o troco em 2014. Não esquecemos da sua traição. Aguarde.

  • Marcos F

    Ricardo, é impressão minha ou a Veja está blindando os tucano Alckmin e Serra das recentes denúncias de corrupção, mais uma vez o velho caso Alston e suas propinas. A ISTOÉ denunciou, a Folha e o Estadão já repercutiram. Pouco, é verdade, mas falaram do caso. Aqui, nos blogs na Veja… NADA !

    Caro Marcos, desculpe a demora na resposta. Estou atolado até o pescoço, hoje.
    Não, não sei de blindagem alguma sobre tucanos. VEJA não aceita “encomenda” alguma de políticos e governos, acredite.
    E, no caso, o Serra não está incluído, já que o período abrangido pelas denúncias vai de 1995 a 2003, e o Serra governou de 2007 a 2010.
    Os governadores do período foram Mário Covas e Geraldo Alckmin, que, porém, não foram citados nas denúncias. Podem, claro, ter sido culpados, mas não foram citados e, até prova em contrário…
    Escrevi hoje mesmo sobre o tema, e já tinha publicado antes duas notas.
    Abraço

  • RONALDE

    Ele vai ajudar o bonitão das alterosas, junto com o PSDB a juntar os cacos da nova e ignominiosa derrota. Lula será candidato novamente e eles vão tremer nas bases. Falta estofo político para a oposição derrotar o velhaco.

  • Tcheves

    Com certeza ele mudou de ideia depois que o caso Siemens-Alstom explodiu.

  • Luzia

    Caro Jose Serra, o melhor é poder dormir com a consciencia tranquila e pensar que fez o seu melhor. Caso queira ser candidato novamente, mude de partido, e faça. Terá meu voto. Melhor fazer algo do que ficar parado, apostando num playboy.

  • Alexandre Andrade

    Aecio Presidente
    Campos Vice

    FHC mentor
    Serra Casa Civil
    Pedro Malan BC
    Arminio Fraga Fazenda
    Anastasia Planejamento

    Mais 11 Ministros de peso arrumamos o Brasil …

  • Julia

    Está muito cedo para grandes definições independente da vontade dos partidos o Serra continua um grande candidato para Presidência da República. É impressionante a facilidade que algumas pessoas que tem a mesma lógica petista na primeira denuncia contra o governo do PSDB em São Paulo, o Serra é o primeiro a ser execrado. Vamos deixar claro, não acredito em nenhuma acusação contra Covas, Alckmin e Serra, Fernando Henrique muito menos. Simples assim. Os canalhas nesse país tem partidos e nomes PT e aliados. A leviandade da oposição petista contaminou muitas mentes nesse país, algumas são pagas para isso, os canalhas estão soltos nesse país, mas espero que alguns sejam devidamente encarcerados.

  • Na Planície

    E se Serra estiver melhor posicionado, como acredito que vai estar, nas pesquisas de intenção de voto em relação a Aécio ? Aí não tem jeito, vai ter que vir o Serra. O Brasil não pode prescindir da competência, do talento, do preparo de José Serra.

  • Corinthians

    Quero fazer um protesto, uma manifestação.
    Pacífica, sem vandalismo.
    Segue:
    “Ei Setti, cadê a nova enquete ?”
    Abraços!

    Você tem absoluta razão, Corinthians! Minha culpa!
    Vamos atualizar isso amanhã sem falta.
    Abraço

  • A.M.A

    Povo unido jamais será vencido!
    Oposição unida jamais será vencida!

    Acorda Brasil!

  • fernandoboi

    setti, e de doer. e o melhor ,mais bem preparado.e a opsicao nao vai aproveita-lo.e e a ultima chance dele.azar o nosso.

  • Costa

    Muitos se esquecem que em 2010 era vez do Aécio, mas Serra não permitiu nem que se fizesse prévias. Aécio teve a dignidade de fazer uma renúncia pública. E Serra ainda teve a pachorra de convidar Aécio para ser vice. È muito fácil julgar!

  • Bruno Sampaio

    Aecio desde criançinha!!!

  • santos

    acredito que o Serra ja prejudicou muito com sua vaidade e autoritarismo, e ao esconder FHC,deu no vimos vitorias dessa oposiçao ,demagogica e populista , e ainda quis bajular o ex na ultima campanha,levou uma lambada vergonhosa,chega sai fora ,se o Aecio nao e uma Brastemp, pelo tem se aconselhado com FHC e sua equipe economica e politica, e tem dialogo com ps partidos nao e candidato de um pequeno grupo de S Paulo,que pensa ser dono do PSDB,e enterrou o partido nesses anos, ele nao aceitou as previas em 2010, e agora quer o que ????? nao se comunica bem ,nao sabe ser popular e elitista, e afasta FHC,chega Serra vai p/ casa cuidar do coraçao que foi operado essea semana e boas melhoras com a familia e seus netos

  • Denise

    Para senador eu voto nele, mas pra Presidente…. esquece.

  • alvaro marçal

    Seu comentário está cheio de ofensas. Critique sem ofender que eu publico. Ofensas, não.

  • alvaro marçal

    Seu comentário, além de quase incompreensível, e de não se referir ao post que supostamente comenta, é ofensivo a mim e foi deletado.

  • Daniel Bruno

    Serra seria o melhor para o Brasil. O problema é que ele tem um índice muito alto de rejeição… especialmente no Nordeste. Pior para o Brasil. Mas fazer o que? Um país tem no poder os líderes que gosta… Tem aqueles que são a cara do seu povo.

    E não adianta argumentar que políticos vem de Marte, culpar sistema ou qualquer coisa assim. “Os políticos não me representam!”, nem aqueles eleitos por você, caro compatriota?

  • Marilene L'Abbate - São Paulo

    Energeticamente, JOSÉ SERRA já é Primeiro-Ministro do Brasil!

  • alvaro marçal

    Publiquei mais de 10 mil comentários críticos aqui no blog, para seu governo. Não há problema algum em me contrariar. Mas me ofender é diferente. Nâo sou masoquista. Não publico ofensas contra mim mesmo.

  • Isaias

    José Serra, mais que Senador, seria o braço direito de Aécio Neves no resgate da decência na administração pública, rumo à retomada do desenvolvimento com liberdade ampla, geral e irrestrita!

  • M.Valvemark

    O que este inútil deste Suplicy fez por São Paulo nesses 22 anos, é isto que eu pergunto?? O casal Suplicy só joga contra Sampa. Antecipadamente já declaro meu voto a Serra!!

  • Marcel

    Serra precisa de um semancol, como que um cara que perdeu uma eleição para prefeitura de São Paulo há 1 ano pode vencer uma eleição presidencial? Já esmagou a Roseana Sarney em 2002 e o Aécio em 2010 e agora justo quando a popularidade da Dilma desaba ele sai das catacumbas, antes estava quietinho e nem queria nada, porque o Aécio estava indo pra derrota mesmo, esse é o pensamento desses tipinhos. Poxa, será que ninguém falou pra ele que ele não tem carisma? Ninguém falou pra ele que ele tem uma rejeição estratosférica? Se não fosse um apoio isolado na imprensa esse senhor não teria tantas pretensões.

  • Robson

    Serra e Aécio! Por favor, juntem suas forças! Não sei como, mas juntem suas forças! Não estão vendo o que está acontecendo com nosso país?

  • Natal santana

    Cada cabeça uma sentença, diz o ditado. Na minha, apesar de ser um admirador do administrador Serra, creio que de fato, desta vez o candidato a presidente deve ser o Aécio. Lembrando que em 2010 o mineiro também postulava o posto, mas decidiu candidatar ao Senado e apoiar Serra para Presidente. Em 2014 se Serra for candidato ao Senado, certamente tem toda chance de ser eleito, e com isso: ajuda SP mandando Suplicy pastar; ajuda a candidatura do PSDB; terá imensa importância no Senado dominado por figuras inexpressivas (para ser gentil). Mas, enfim: cada cabeça uma sentença, né…

  • Marcel

    Por que não publicou meu comentário?

  • Fernando Pawwlow

    Caro Setti,observo em textos do sr evidente incentivo a Serra para desistir da candidatura presidencial -“o bom senso aconselha tirar de Suplicy a cadeira no Senado,etc,etc”.
    Nada,nada,indica que Suplicy perca seu eleitorado cativo,para começo de conversa.
    E nada,nada,demonstra chances mínimas para Aécio fora de MG,logo,a Coluna está patrocinando a conquista inédita da Presidência no Primeiro Turno pelo PT.
    Aécio perderá nos estados simpáticos ao Governo e nos hostis ao Governo igualmente,pois parece claro o ressentimento da maioria do eleitorado tucano contra ele- consideram-no cúmplice da vitória de Dilma,compreende?
    E todos notam que ele -Aécio- não desperta um milésimo dos ataques dos “jornalistas progressistas” que Serra,o “fósforo queimado”,e por isto não é visto como adversário temível pelos atuais detentores do Poder,e pelos adversários dos referidos detentores,logo…
    Logo,Serra deve,(caso deseje perder com dignidade a Presidência,ou conquistá-la se agir com firmeza e celeridade)abandonar correndo,sem olhar para trás uma sigla indigna de contar com sua presença que reitera sistematicamente seu desprezo por ele.E que já se condenou ao fracasso e ao esquecimento .Que prepara-se para um enterro vexaminoso- a referida vitória no Primeiro Turno do PT( Dilma ou Lula,pouco importa)
    O PPS parece ser a saída mais lógica,afinal,carinho se paga com carinho.
    E ingratidão e deslealdade,com desprezo.
    Saudações do Pawwlow

    Caro Fernando, quem sou eu para “patrocinar” alguma coisa, sobretudo uma candidatura?
    Nesta nota, estou dando uma in-for-ma-ção.
    Repassando o que me foi dito por duas das figuras mais importantes do PSDB.
    E, já que você passou ao terreno das hipóteses, acho que o Serra vence, sim, o Suplicy numa disputa para senador. Infelizmente o senador do PT ultrapassou várias barreiras de ridículo no exercício do mandato. É vulnerável, portanto. E o “recall” de Serra é muito grande.
    Abraço

  • Marcus Prado

    Caro Setti,

    Depois da belíssima e oportuna “Carta aberta a José Serra”, escrita e publicada ontem aqui na Veja On Line por seu vizinho virtual e também colunista Rodrigo Constantino, porque você, o Reinaldo Azevedo e o Augusto Nunes, todos partes integrantes de um timaço de colunistas lidos por milhões de internautas diariamente, não escrevem também, individualmente ou em grupo, uma carta aberta ao digníssimo Sr. José Serra, que apesar dos defeitos, tem o reconhecimeto de grande parte da população como grande homem público e administrador, da imprensa internacional como o melhor presidente que o Brasil nunca teve, mas cuja teimosia e rancor podem culminar com a ida de Dilmnta e Marina Silvícola para o 2º turno, deixando o PSDB de fora da disputa e com ele, o sonho de milhões de brasileiros de ver a quadrilha mensaleira PTralha e sua doutrina marxista bolivariana sendo escurraçada nas urnas, apeaar do “bolsa compra voto” e do aparelhamento da máquina estatal.
    Pense(m) a respeito. Contamos com vocês.

    Grande abraço !!!

    Obrigado pela sugestão. Vou pensar. O Serra está rompido comigo, a julgar pelo seu comportamento em relação à minha modesta figura de escriba, mas não vem ao caso.
    Um abraço

  • Fernando Pawwlow

    Caro Setti,cada um contribui com o que tem: o sr é jornalista merecidamente respeitado,portanto”patrocina” candidaturas,sim.Tem o poder de reconhecido formador de opiniões,pois jornalista,repito,merecidamente prestigiado.Semanalmente o sr “repassa” esta “informação” fornecida pelos dois cardeais do PSDB(que podem ser FHC e Sergio Guerra,não tentarei advinhar),portanto,ha sim,evidente esforço- direito do sr,diga-se.
    O PT agradece a demolição da única candidatura ( a julgar pelos ataques dos subordinados na imprensa financiada por estatais)que preocupa o PT.
    Ah,Suplicy estrelando “Pânico” com cuecas sobre as calças ou com seus concertos de Bob Dylan ou Racionais MC’s na Tribuna,são performances que divertem gente como nós,(que não votaríamos nele mesmo que ele não as cometesse)mas jamais demoveram seus eleitores e não vejo porque somente agora eles se tocariam do ridículo deste senhor.Ele tem público cativo que tem critério diverso para escolher candidatos:fidelidade partidária,o que falta largamente ao eleitorado tucano,exímio gazeteador de eleições( “Eu posso ir à praia em dia de eleição,viajar,um voto só,o meu,que diferença fará?”parecendo uma divisa distintiva do eleitor petista- fanático,primário,mas apaixonado).
    Reitero aqui apelo ao Serra:saia correndo,sem olhar para trás deste partido e livre-se,assim,da co-responsabilidade desta derrota histórica de um partido condenado a desaparecer.O PPS um dia se cansará de acenar e terá ,aí,argumento decisivo para migrar para a candidatura Campos.
    Queira perdoar se fui rude,admiro o trabalho do sr.
    Saudações do Pawwlow

    Não, você não foi rude, não, Fernando. E, por favor, não me chame de senhor.
    Tenho acompanhado razoavelmente de perto o trabalho feito por Aécio dentro do PSDB e em contatos país afora.
    Acho que a presidente Dilma não faz muito ideia do adversário que terá pela frente, é o que digo de momento. Acho que você também não. Creio que ele irá surpreender a muita gente.
    Até serristas tarimbadíssimos, hoje membros da direção nacional do partido, andam muito otimistas.
    Os fatos dirão, não eu, não é mesmo?
    Abraço

  • Caio Frascino Cassaro

    Prezado Setti:
    É “off-topic” e um pouco, ou melhor, muito atrevimento da minha parte, mas em função do APAGÃO de hoje em NOVE estados do nordeste, gostaria de lembrar um comentário meu que você transformou em “Post do Leitor”, cujo título era “Olha o Apagão Aí, Gente!!!”. O mais gozado é que um desses petralhas que vivem comparecendo ao blog para nos premiar com estultícies sem fim disse, na caixa de comentários daquele post, que a Bobolandia não tinha NENHUM problema de geração de energia e que, em hipótese alguma teríamos apagões, em função inclusive da perfeita interligação do sistema. Pois bem, gostaria de ouvir a explicação do valente, que inclusive se arvorou em “otoridade” no assunto, para o APAGÂO ocorrido hoje.
    Desculpe a impertinência, Setti, mas acho que não podia deixar passar em branco.
    Para terminar, lembrando da música
    “Where were you,
    When the lights went out
    In New York City…”
    Se prepare, turma. Isso é só o começo.
    Abs

    Vou publicar material ainda hoje. Mas agora, o pedido: vc não quer fazer OUTRO Post do Leitor, inclusive lembrando de seu alerta anterior?
    A coluna está à sua disposição.
    Abração e me responda quando puder.

  • AlexRio

    Creio que o Serra não será candidato a nada, pois até o meio do ano que vem há boas possibilidades do propinoduto tucano o enrolar de alguma maneira, essa roubalheira duo-decana ainda vai ter desdobramentos gerais, está se extraindo os poucos o que vem por aí. Vai ser Aécio mesmo, pra tristeza da Dilma que torcia pelo Serra.

  • Santana*100

    Setti não gosto do Serra ele não têm “tomates” se é que me entendes. Pra combater petista só Bolsonaro, é honesto e não foge da raia! – Quando ele tem que pater bate com força.

  • Jorge babadopulos

    Seria uma ótima alternativa para os paulistas q querem gente seria e decente na Senado, nao o neobobo marqueteiro (e capacho) q responde pelo nome de Eduardo Suplicy.

  • Lourdinha

    Se Serra for um homem de visão, acatará o que o partido quer e será candidato ao senado por SP.Se não ele provará a todos os seus critícos que eles tinham razão em rejeita-lo.

  • Lange

    Tenho dito:Q/ venham as prévias UAI! Qual é o problema? Se o Serra quer passar pelo vexame da derrota,a vergonha será só dele,pois o PSDB, está fechado c/ o AÉCIO.Ele bem q/ sabe disso e está fingindo de bôbo.O Partido tem sido explícito em relação a preferência pelo AÉCIO.É só depois o Serra não fazer beicinho e discurso de vítima q/ ele tanta gosta,p/ justificar suas derrotas,de q/ o PSDB o traiu,fazendo de noooovo o AÉCIO de bode expiatório.

  • Marilene L'Abbate - São Paulo

    O mineiro Aécio Neves NÃO RESPEITA nem Lei de Trânsito! Respeitará a Constituição-Brasileira-88???

  • Fernando

    Não há dúvidas de que 22 anos de senado é um período de tempo absurdo e vergonhoso para qualquer senador; é hora de “largar o osso”.Mas, por favor, não me venham com essa idéia de Serra para o Senado. Precisamos de oxigenação em nosso cenário político, e não de um prêmio de consolação para alguém doentiamente aficcionado com a idéia de ser presidente. Já passou da hora de Serra se aposentar.

    Nâo se trata de “ideia”, Fernando. Trata-se de uma informação.

  • Luis R N Ferreira

    Não concordo com a afirmação dos cardeais tucanos de que Serra não teria para onde ir. Tem o PPS cujo presidente reiteradamente tem declarado que está à disposição de Serra para lhe oferecer legenda onde possa disputar a presidência. O partido é pequeno? Sim, mas Collor ganhou em 1989 disputando por uma legenda pequena e desconhecida. Naquela oportunidade o eleitorado apostava na novidade? Sim, mas nas próximas eleições o eleitor talvez esteja querendo estabilidade econômica e procurando a segurança de um administrador tarimbado. Além do que, a diversidade de candidaturas pulveriza a votação e favorece um segundo turno que , como se sabe, é outra eleição. Finalmente, mesmo na hipótese de ter uma votação irrisória, em nada o desmerecerá como não desmereceu Ulisses Guimarães e nem Mario Covas.

  • Mauricio

    Olha como o Brasil tem jeito… resgate da vergonha e dos valores … comentário de Alexandre Andrade – 30/07/2013 às 20:30

  • elizabeth correa

    Setti,

    Considero esta uma boa noticia. Muito se fala sobre as eleições presidenciais do ano que vem e claro que é importante, mas esquecem-se que com um congresso como este que ai temos e a herança que o novo presidente receberá pelos desastrosos anos presididos pela governanta atual governar o Brasil será um verdadeiro trabalho de Hércules. Penso que o Serra como senador poderá ajudar muitíssimo mais a todos nós. È no congresso que a renovação precisa começar.
    Pra fechar pego carona na sua resposta ao comentário do Sr. Fernando Pawwlow sobre a surpresa que Aécio pode ser em 2014. Eu me lembro de uma conversa no aeroporto de Confins em meados de setembro de 2009 em que um rapaz do Maranhão comentando sobre as eleições e as escolhas a candidato á presidente me afirma que Aécio se, candidato fosse seria o vencedor no nordeste pois ele é muito bem visto por lá e lamentavam que ele não estivesse na disputa. A afirmação me chamou muito a atenção já que norte e nordeste em todos os setores da sociedade costumam ser os redutos eleitorais com mais margem de votos para pt. Eu tenho cá comigo que nas ultimas eleições ele teria ganho, mas agora pelo fraco papel da oposição que só conseguimos materializar no PSDB será um ponto negativo para o Aécio. Tomará que seja apenas medo é crucial que o pt saia do poder e mesmo não gostando do Aécio reconheço que hoje ele é nosso melhor candidato. Sua informação positiva sobre o que e como ele tem atuado em prol de sua candidatura tb é uma boa noticia.
    abraços

  • Ronaldo Barra

    O José Serra é um político competente, porém tem um que de egocêntrico e autoritário. Quando da última indicação para ser candidato a presidente não quis de forma alguma as prévias no PSDB. Saiu candidato e foi derrotado muito mais pela sua participação pífia na campanha e no debate com a Dilma Roussef teve um desempenho medíocre. Agora, persegue a candidatura e sugere prévias quando a vez é do Aécio Neves. A presidência da República é seu sonho de menino, porém o cavalo passou selado e ele não soube montar. Não teve a coragem de falar da boa administração FHC e se embotou quando tinha de critica o Lula e sua turma de mensaleiros. José Serra é um político ultrapassado nesta seu desejo de alcançar a presidência. Diga-se de passagem que é de uma prepotência e vaidade assustadora. Deve se contentar com o senado.

  • Maria

    José Serra honrará a sua biografia se se candidatar ao senado para livrar o país e em especial são Paulo da besta quadrada do Suplicy.

  • Costa

    Ai Senhor! será que ele ganha de Suplicy? tomara, será uma força no Senado para o partido.

  • J.B.CRUZ

    SERRA fará 2 favores ao PAÍS e 1 a si próprio.
    1-)Ao candidatar-se a SENADOR,colocará fim a uma carreira política mais abjeta de um político(Suplicy), nos últimos 30 anos..

    2-)Abrirá caminho rumo a presidência, para um dos mais competentes políticos do PAÍS; AÉCIO NEVES..

    E eleito SENADOR por São Paulo, certamente será presidente do SENADO e fará excelente dobradinha com AÉCIO no comando do destino do BRASIL rumo ao realmente PAÍS DO FUTURO….

  • Mary

    Acredito muito na capacidade do Serra , e no Senado ele ajudara a restabelecer a dignidade daquela casa . Torço para que ele nao saia do PSDB e se candidate ao Senado . Embora ele seja muito “turrão” , já vimos os grandes benefícios para SP e para o Brasil . Essa discussão toda esta servindo como exposição antecipada ao eleitorado . Se os tucanos nao fizerem “corpo mole” poderemos tirar dois petralhas de uma só vez , e o Brasil terá mais chances de sair desse marasmo institucional em que vivemos hoje em dia .

  • Fernando

    J.B.CRUZ-30/08/2013 às 19:48. Não entendo em que você baseou-se para afirmar que a carreira política de Suplicy foi uma das mais abjetas dos últimos 30 anos. Confesso que também não tenho conhecimento de muitos projetos propostos pelo mesmo que foram aprovados, mas, até onde sei, nunca se falou de nada que maculasse sua imagem. Aliás, o mesmo não pode se dizer de pessoas próximas a Serra,sobre as quais pairam ou pairaram suspeitas – nada provado,diga-se – nos últimos anos.

  • diogo

    O Serra deveria sair do psdb e formar dupla com o felipe massa(dois perdedores).