Image
Um dos grupos mais populares de K-pop na Coreia do Sul, o Girls’ Generation, vai precisar rever o comprimento das saias. Ordem presidencial, vejam vocês (Foto: Getty Images)

Se fosse homem, o que iriam dizer?

Mas, minha nossa, foi uma mulher, Park Geun-hye, solteira, 61 anos, há menos de um mês empossada como presidente da Coreia do Sul — na prática, um país do Primeiro Mundo em todos os sentidos — quem assinou um espantoso decreto que entra em vigor amanhã, e que na prática proíbe as mulheres de usar minissais em públicdo, sob pena de abordagem pela polícia e multa equivalente a 90 reais.

O pretexto da medida, ridícula em pleno século XXI, sobretudo num país moderno, com uma economia que ultrapassa 1,5 trilhão de dólares, é coibir a “superexposição” das “pessoas” em público.

Na vida real, atingirá as mulheres, no auge da moda de roupas curtas no país sob influência, principalmente entre adolescentes e jovens, dos grupos femininos de K-pop , a salada de ritmos típica da Coreia do Sul cujo maior sucesso é Gangnam Style, do rapper PSY.

A medida parece coisa do vizinho do Norte, a ditadura comunista cuja principal atividade consiste em proibir os cidadãos de fazer coisas. Mas, num país sério, humilha as mulheres por implicitamente fazer um julgamento moral sobre roupas curtas e, sobretudo, constitui uma intolerável intervenção do Estado na vida das pessoas.

Não sem razão, está provocando, obviamente, polêmica — que se transforma em fúria entre cantoras, atrizes e outras celebridades. (Leia mais aqui.)

Image
A presidente Park Geun-hye no dia de sua posse: medida moralista e ridícula (Foto: Lee Jae-won / Reuters)

Ao adotá-la, a presidente Park faz lembrar medidas moralistas e retrógradas de seu pai, o ditador Park Chung-hee, que chegou ao poder por meio de um golpe militar em 1961 e só deixou o comando do país 18 anos depois, ao ser assassinado pelo chefe do equivalente da CIA na Coreia do Sul.

O espantoso é que a proibição constou da pauta da primeira reunião de gabinete da nova presidente, semanas atrás. Isso tendo uma série de problemas cabeludos pela frente — a começar pelo regime delirante e histérico do Norte, governado por um jovem inexperiente de 28 anos cuja única credencial é ser filho e neto dos ditadores anteriores, mas montado num arsenal atômico, o qual, por sinal, ameaçou explodir um míssil sobre… os Estados Unidos, principal aliado da Coreia do Sul.

Espera-se que a presidente não imite o pai em outros terrenos. Ela já chegou a dizer que o golpe de Estado de 1961 foi “necessário” para a Coreia do Sul mas, felizmente, em duas ocasiões — em 2007 e no ano passado, já de olho nas eleições que a levaram ao poder em fevereiro –, pediu perdão público, em nome do ditador Park, pelas violações de direitos humanos ocorridas ao longo de seu período.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =

18 Comentários

Renan em 29 de abril de 2013

Essa presidente deve tá cheia de celulite, deve ta só invejando as pernas lindas das minhas Soshis U.U deixe minhas k-ídols em paz, mulher! HyoYeon e a Sunny só sedução com as minissaias ali na foto <3 Saranghae Girls Generation <3

Jeremias-no-deserto em 01 de abril de 2013

Sei não, mas acho que ela errou de lado. Com essa cara,devia estar azucrinando o pessoal lá da Coreia do Norte...

Tuco em 24 de março de 2013

. Solteira? Sei... .

Lice em 24 de março de 2013

Oi! Vc sabe onde eu poderia achar a fote dessa matéria em inglês? Obg Há inúmeras matérias em inglês na web a respeito do fato. Basta procurar pelo google.com (e não o google.com.br) com o nome da presidente. Um abração

Nilton santana novaes em 22 de março de 2013

gostaria de parabenizar a sra park pela estraordinaria iniciativa pois a vulgaridade estar tomando conta do nosso planeta.. eu particularmente gostaria de poder ver as mulheres exibindo suas belas pernas.colos e outros atrativos mais.porem tudo na nossas vidas tem que ter ordem e moderaçao..a verdadeira valorização da mulher nao estar em suas partes sensuais o homem que é homem sabe reconhecer uma mulher mesmo que esta esteja vestida igual a ele. muitos beijos a sra park... Então você acha que é o governo quem deve decidir o que as pessoas devem vestir? Barbaridade...

moacir em 22 de março de 2013

Setti, Desculpe-me,mas não se pode levar a sério a loucura alheia.Nem a imbecilidade humana. A senhora Park II,está apenas reeditando os decretos do papai Park I.Na falta do que fazer ou de talento para o novo (e quem sabe? para ocultar as próprias pernas ) ela repete a tal história da saias que vigorou nos anos 60/70,quando o pai era presidente.Pois é.Trata-se de burrice filial,apenas.

Ismael Pescarini em 22 de março de 2013

Desaprovo totalmente. As coreanas tem pernas lindas, são umas gracinhas.

Sujeong em 22 de março de 2013

A legenda da primeira foto "Um dos grupos mais populares de K-pop na Coreia do Sul, as K-Pop Girls, vai precisar rever o comprimento das saias. Ordem presidencial, vejam vocês" Bom, o grupo da imagem é o Girl's Generation. O grupo "K-pop Girls" não existe, então a legenda está um pouco contraditória.. A legenda não está contraditória, mas está errada mesmo. Obrigado pelo esclarecimento, Sujeong. A informação errônea constava da foto que compramos. Vou corrigir. Um abração

Ricardo em 22 de março de 2013

Parabéns presidente Park Geun-hye. Sua atitude tira a Corea do Sul a possibilidade de igualar ao Brasil neste aspecto. Aqui é bonito usar minissais que mostram a roupa intima. E a mídia mostra isso a um publico imenso consequentemente trazendo grandes problemas sociais a juventude.

maria em 22 de março de 2013

Tal criatura esta boa para ser ministra de D. Dilma.

Roberto em 22 de março de 2013

kkkkkk! Tem um missil nuclear apontado para o seu país e ela está preocupada com as minisaias! Acho que a Dilma tem uma meia-irmã asiática.

Carol em 21 de março de 2013

Olá!! Na legenda da primeira foto, não seria "comprimento" em vez de "cumprimento"? Ah!! Parabéns pelo texto. Um abraço Obrigado pelos parabéns mas mais ainda pelo toque sobre a barbaridade que cometi. Já corrigi. Uff... Um abração!

Hélio em 21 de março de 2013

Impeachment nela já!! Rsrsrsr

Silas S. Carvalho em 21 de março de 2013

Tá tudo explicado! Quem tá censurando a minissaia é uma baranga solteira, de 61 anos.

alberto santo andre em 21 de março de 2013

PELO GRITO DE PARTIDA, JA SE VE QUE A INCAPACIDADE AI E EM ALTO GRAU, VISTO QUE LA HOJE SE TEM PROBLEMAS MUITO MAIS SERIOS.

Ivan Baiocchi Filho em 21 de março de 2013

Filho de peixe, peixinho é!

Diego Lopes em 21 de março de 2013

Esperamos, Don Setti, que ela não faça igual ao mandante da Coreia do Norte e destrua o país, conduzindo a um estado de adoração infinita.

Jose F. de Camargo em 21 de março de 2013

Caramba, será que ela pensa que está presidindo a Coreia do Norte?

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI