PROPOSTA DE GOLPE CONTRA O SUPREMO: Este deputado tucano deu seu OK à manobra do lulopetismo. Deveria ir já para o PT!

Deputado João Campos (PSDB-GO), que relatou favoravelmente à proposta golpista do lulopetismo: por que não muda logo para o PT? (Foto: Agência Câmara)

Amigas e amigos do blog, o senhor da foto acima é o deputado João Campos, do PSDB de Goiás, um ilustre e absoluto desconhecido fora de seu Estado, e autor de uma proeza contra as instituições democráticas.

Essa tentativa de golpe à democracia e à Constituição foi comentada por mim no post intitulado “Que absurdo! A Câmara aprovou hoje um golpe de Estado! Nada menos do que isso!”

Foi esse deputado tucano, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, o deputado responsável pelo relatório (estudo aprofundado da questão) e por voto favorável à proposta de emenda à Constituição apresentada pelo deputado petista Nazareno Fontenele que é inconstitucional, antidemocrática, absurda e obscena e visa castrar e vilipendiar o Supremo Tribunal Federal, fazendo com que decisões da Corte sobre a constitucionalidade de leis aprovadas pelo Congresso devam posteriormente ser examinadas, e eventualmente revogadas, pelo próprio Congresso.

O cabrito tomando conta da horta.

Metaforicamente, o bandido decidindo se deve ou não deixar a cadeia.

O Congresso sendo senhor absoluto e definitivo da validade das leis, colocando-se acima dos demais Poderes do Estado e contrariando a própria Constituição, a tradição democrática de todo o Ocidente — segundo as quais quem zela pela constitucionalidade das leis é o Supremo Tribunal — e as mais elementares normas do bom senso.

Ao aprovar, com entusiasmo, a proposta espantosa do deputado do PT, o deputado João Campos disse exatamente o contrário do que a proposta significa, pois iria prevenir a “hipertrofia” do Supremo Tribunal, e proferiu a seguinte bobagem:

— Ao valorizar a soberania popular, a proposta contribui para o diálogo e a harmonia entre os Poderes Judiciário e Legislativo e preserva a separação dos poderes.

“Diálogo” e “harmonia”? Com o Supremo encabrestado e pisoteado, tendo seus julgamentos definitivos — que a Constituição lhes atribui — sujeitos à revisão dos políticos?

Como haver “diálogo” e “harmonia” se — a hipótese é absurda de propósito, para acentuar o absurdo do que dela decorreria — o Congresso, digamos, aprovasse no futuro uma emenda à Constituição proibindo que haja qualquer jurista no Supremo, e que suas 11 vagas deveriam ser preenchidas por funcionários da Petrobras.

Imediatamente o procurador-geral da República ou outras das entidades que têm poder para tanto encaminhariam uma Ação Direta de Inconstitucionalidade ao Supremo, para julgamento.

O Supremo, é óbvio, consideraria que a emenda é maluca e inconstitucional.

Aí, sempre no campo das hipóteses absurdas, essa decisão do Supremo precisaria voltar para o Congresso, que teria aprovado a loucura de preencher o tribunal com funcionários da Petrobras, e o Congresso poderia derrubar a decisão do Supremo.

Para vocês verem o tamanho da encrenca. Viraríamos uma ridícula República de Bananas!

Felizmente, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN) — que, diga-se, nunca foi durante sua longa carreira nenhum padrão de político — houve por bem barrar por ora o andamento dessa barbaridade.

Ele suspendeu a instalação de uma “comissão especial” que deveria — de acordo com a proposta do deputado petista, endossada pelo deputado tucano — ser instalada para analisar a proposta antes de ela começar a tramitar pela Câmara e, posteriormente, pelo Senado.

O presidente da Câmara explicou que aguardará um estudo jurídico para avaliar se a proposta viola preceitos fundamentais de equilíbrio entre os Poderes., e aprovada simbolicamente (sem votação nominal) pela Comissão de Justiça.

O deputado tucano José Campos, que compactuou com a proposta antidemocrática e golpista, é deputado de primeiro mandato e delegado de polícia de carreira.

É um deputado bastante operoso, faça-se a ressalva. Muito trabalhador, embora atire, ideologicamente, para lados diferentes, e tenha uma grande preocupação em beneficiar, com seus projetos, funcionários públicos e servidores aposentados, especialmente policiais.

Também tomou várias iniciativas claramente hostis ao Supremo.

(Veja os projetos, os relatórios, os discursos e a biografia do deputado neste link).

Alguns de seus projetos são bem interessantes, como um que cria uma entidade de controle externo dos Tribunais de Contas, nos moldes do até agora bem sucedido Conselho Superior de Justiça.

Mas, ao dar seu endosso à manobra do deputado do PT — que, como o site de VEJA explicou com detalhes e está em meu post anterior sobre o assunto, conta com o apoio da bancada governista no Congresso e é uma clara retaliação à condenação dos mensaleiros pelo Supremo –, associou-se a uma proposta insana.

Deveria ir correndo para os quadros do PT, onde seria recebido de braços abertos e aplaudido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

102 Comentários

  • o fantasma do TONINHO DO PT

    Esse cara é um PTraíra… um PTraidor… cadê o Presidente do PSDB? Que dê – e rápido, um pé nas nádegas dele e o envie ao Instituto luLLa pra receber o ‘trote’ da Rose Medonha!

  • o fantasma do TONINHO DO PT

    “Caro João Campos: Devido ao seu comportamento aliado ao Partidão da Tramóia, queira, por obséquio, se desfiliar do PSDB (caso vc não saiba, foi um dos partidos que lutou pela DEMOCRACIA no Brasil o outro está vendido e cego, o PMDB!) e se filiar ao PT, onde será recebido no quarto vermelho,êpa!, no tapete vermelho!

    Francamente…”

  • kim

    Que Nojo,ate admirava esse deputado por suas conviccçoes familiares,esse PSDB e mesmo PSbosta,acho q na eleiçao de 2014 nao faz nem polarizaçao com A Dilma,vai perder pra Marina.

  • o fantasma do TONINHO DO PT

    Pra quem, como eu, quiser cobrar providências do PSDB quanto a essa ‘ovelha vermelha’ infiltrada, aqui seguem os meios: http://www.psdb.org.br/psdb/quem-e-quem/ e http://www.psdb.org.br/psdb/fale-conosco/

  • Kildare

    O Brasil vai para o buraco com a ajuda clara e inequívoca da oposição. Na maioria das vezes, por omissão gritante. Mas às vezes, acontece de um senhor como este vir a dar um verdadeiro tapa em seus eleitores.
    Senhor deputado, nós o elegemos para ser OPOSIÇÃO. Se não quiser ser, RENUNCIE, ou TROQUE DE PARTIDO, mas, por favor, trate-nos com respeito. Lembre-se, vossa excelência não deve seus votos ao cabresto do governo, às bolsas ou a ameaças. Seus eleitores são conscientes, e vêem o que está fazendo.

  • Ebaggio

    Quando vejo assuntos como este, tenho certeza que resido em um país do terceiro mundo. Claro, com muita tristeza. Esses senhores arrogantes e ensimesmados vivem em um mundo do faz de conta.

  • LC

    Ricardo,
    O risco para a frágil democracia do Brasil não é exatamente o PT e sua lamentável ideologia de partido único e eterno.
    O PT age até transparentemente e trabalha para por em prática suas idéias absolutistas de poder.
    Também gostaria que esse partido abandonasse essas idéias mas não podemos exigir ou esperar que o façam.
    A democracia precisa de equilibrio de poder e ideologias para sobreviver.
    Esse deputado horroroso do PSDB colabora para a perda do equilibrio democrático ao endossar ridículamente essa proposta de exterminar com o STF.
    O verdadeiro risco para a democracia no Brasil esta nessa oposição que conta com esse deputado entre outros, que apenas cedem e se acovardam diante de um governo de um partido como o PT que sempre se afirmam e reafirmam sem medos ou constrangimentos mesmo em temas delicados e polêmicos.
    Fosse vivo, o russo Kerensky seria um dos líderes do PSDB e da oposição.

  • Jefferson

    O X da questão não é a atitude do “nobre” deputado João Campos, pois é sabido que ele faz por interesse próprio, a margem dos interesses de seu partido(PSDB).
    O VERDADEIRO problema está quando o partido da situação, isto é, o PT, que administra este país, faz esta proposta com o intuíto de diminuir o STF (lembrando que a ideia partiu de um petista), e consequentemente acabar com o sistema de freios e contrapesos, o que afeta seriamente a democracia no Brasil, eis o X da questão !

    O fato de um tucano participar deste GRANDE GOLPE pouco importa, é irrelevante.

    ATENÇÃO:
    A quem interessa dizer que um tucano também participa deste golpe ?

    Para os petralhas, a idéia é dizer que os tucanos também são sujos, que todos são iguais, confundindo a verdadeira oposição, os cidadões de bem.

    ACORDEM, O ASSUNTO É APARTIDÁRIO, NÃO IMPORTA SE TEM FULANO, BELTRANO E SICRANO ASSINADO O PROJETO, O QUE IMPORTA É QUE O PT QUER ACABAR COM O PODER DO STF, OU SEJA, ACABAR COM A DEMOCRACIA !!!!!!!!

  • Jefferson

    O X da questão não é a atitude do “nobre” deputado João Campos, pois é sabido que ele faz por interesse próprio, a margem dos interesses de seu partido.
    O VERDADEIRO problema está quando o partido da situação, o PT, faz esta proposta com o intuíto de diminuir o STF (lembrando que a ideia partiu de um petista), e consequentemente acabar com o sistema de freios e contrapesos, o que afeta seriamente a democracia no Brasil, eis o X da questão !

    O fato de um tucano participar deste GRANDE GOLPE pouco importa, é irrelevante.

    ATENÇÃO:
    A quem interessa dizer que um tucano também participa deste golpe ?

    Para os petralhas, a idéia é dizer que todos são iguais.

    ACORDEM, O ASSUNTO É APARTIDÁRIO, NÃO IMPORTA SE TEM FULANO, BELTRANO E SICRANO ASSINANDO O PROJETO, O QUE IMPORTA É QUE O PT QUER ACABAR COM O PODER DO STF, OU SEJA, ACABAR COM A DEMOCRACIA !!!!!!!!

  • Acho que ele é espião petista a serviço da gerentona, cuidado PSDB olho nele!

  • Marco Queiroz

    Por tudo isso que está ai, às claras e outros tantos não tão claros assim é que podemos supor, se não mesmo botar as duas mãos no forno que assa todas essas pizzas: o MENSALÃO NÃO ACABOU. A base aliada e outros tantos puxa-sacos continuam a soldo do governo.

  • fatima santos

    O PSDB deveria expulsar esse homem do seu quadro. No mínimo!

  • c faria

    depois ele foi la no instituto lula pegar o cheque

  • Rosana

    O que a população pode fazer a respeito em termos jurídicos? Fazer abaixo assinado? Não podemos é ficar de braços cruzados enquanto esses absurdos acontecem diante de nossos olhos.

  • Isabel

    Eu acho incrível, o povo elege esses “congressistas”, para ao invéz de eles representarem o povo, estarem brigando por formas de terem cada vez mais poder, fodendo com o povo, eu queria ver o congresso brigando por uma saúde digna, uma educação de 1ºmundo, um país com uma política sócio-ecônomica onde se ao contrário de um bolsa-família, que não mata fome de família alguma, houvesse parcerias publico-privada com incentivos fiscais, o que dá dignidade a uma pessoa é trabalho e não esmola. Enfim, tantas coisas que esses canalhas deveriam se preocupar, pois estão lá, simplesmente porque pelo povo foram colados, e estão preocupados apenas em trapacear, roubar, e sem punição. Ah, e mais uma coisa, se eu vivo em democracia, eu quero o voto facultativo, e não me venha com desculpas que isso favoreceria a compra de votos, pois esse bolsa-família, esmola, ou seja o que quiserem achar, já é uma forma de se comprar votos.

  • Augusto C Neto

    o fantasma do TONINHO DO PT
    – 25/04/2013 às 15:50 – Vejam o site nste comentário.
    Eu fiz exatamente o que este sr.sugeriu.
    Peguem os sites que ele informa e vamos cobrar do Presidente Nacional a sacanagem que este deputado de m… fêz.

  • Luiz de Almeida

    Os caciques deveriam determinar que peça para sair….

  • Carlos Correia

    Em números a oposição já é pífia (apenas 18%), se os que fazem parte dela, comungam com falcatruas, estamos ” no mato sem cachorro”. Este governo consegue cooptar tudo e a todos. Falta sómente a imprensa.

  • moacir

    Setti,
    Peloamordedeus!Estão todos enlouquecendo? O que é que o PSDB tem a dizer sobre ISSO?
    Abraço

  • Republicano

    O PSDB e alma gemea do PT. Para essa corja ha interesse em manietar o judiciario para poderem, sem obstaculos, se locupletarem com o dinheiro publico. E o autoritarismo, comunismo, empreguismo, os ismos que permeiam no Brasil. As quadrilhas se unirao em um unico projeto: roubar.

  • Arilson Sartorato

    Deveria ser expulso imediatamente do PSDB, aliás que cara de babaca tem este elemento não???

  • claudio

    O Pior é que a Globo já começou à fazer campanha sutil para a Dilma,na ultima campanha a Dilma prometeu fiscalizar as fronteiras com avião especial e nada e agora a Globo começou uma serie de reportagens de ações da receita federal e policia federal; como se fosse filmes de ação para coibir contrabando de brinquedos,roupas, óculos,cigarros isto na fronteira do Paraguai a fronteira da Bolívia´está livre para o tráfico de drogas será que é retaliação ao Paraguai pela deposição do Lugo companheiro.Estas reportagens influenciarão as eleições para presidente.

  • razumikhin

    Se a direção do PSDB tivesse um pingo de vergonha na cara expelia imediatamente o traidor. Se respeitasse o seu eleitor, pedia desculpas antes de fazer isso. Ficam nos devendo essa: por enquanto, não passam de rebentos espúrios.

  • Fernando X

    Já não chega o outro deputado do PSDB que tirou os royalties do petróleo do Rio?

  • Vitoria Costa

    Ele é crente .

  • Luiz Fernando Peres

    Estamos perdidos.
    Esta votação na CCJ nos mostra a qualidade dos deputados que dela fazem parte, tanto situação quanto “oposição”.

  • Democrata

    Não dá pra entender como algo tão estapafúrdio tenha vindo de um deputado oposicionista. Inacreditável.

  • Mauro Pereira

    Caro Ricardo Setti.
    Caro amigo, desculpa as maiúsculas, são apenas para evidenciar a densidade moral de parte de nossa já combalida oposição.
    O deputado João Campos é o primeiro modelo, dos muitos que virão, da mais nova designação político-militante à disposição no mercado da politicalha rasteira: PTUCANALHA!

  • paulo

    ja são corruptos esse cambadas de deputados, agora querem limitar os poderes dos defensores da nossa constituição para roubarem mais a vontade e ficarem impune uma tremenda vergonha esse congresso brasileiro.

  • santanna

    Teria alguma digital de João Cachoeira?

  • Angelo Losguardi

    QUE VERGONHA !!! Até na ditadura venezuelana há uma oposição que tem a dignidade de representar a população. Aqui está tomada por traídores, por tipos como esse que batem bolinha com o pt ou por falsos oposicionistas, como o tal Demóstenes, que fazia discursos fingindo-se de austero enquanto atrás dos bastidores operava com o cachoeira do pt.

  • Ana

    Caro Setti:

    O mais grave mesmo, é JOÃO PAULO CUNHA E GENOÍNO FAZEREM PARTE DA COMISSÃO MAIS IMPORTANTE DA CÂMARA(CCJ) E AINDA VOTAREM EM BENEFÍCIO PRÓPRIO? PARECE QUE COMO DISSE O EX-MIN. JOBIM, ### REALMENTE OS IDIOTAS PERDERAM A MODÉSTIA ###??

  • Netinho

    Que bom se fosse para os PeTralhas,pelo menos tira a mascara de vez.

  • zm

    Só muda a latinha, a eme é a mesma!

  • Marcondes Witt

    Prezado Marcondes,

    Como você talvez saiba, mas já terá esquecido, não reproduzimos, neste espaço destinado exclusivamente a comentários dos leitores, íntegras de material já publicado em outros veículos.

    Relembrando: as normas para publicação de comentários no blog estão no link
    http://goo.gl/u3JHm

    Abração e espero sua compreensão.

  • Geraldo Iunes

    Espero que ele seja expulso do psdb e vá logo se juntar aos meliantes do pt.

  • Zé Azedo

    Caro Ricardo,
    Vamos à lógica do processo. Supondo que a PEC seja aprovada no congresso. Como nasce ferindo, a Constituição, não será aceita e cumprida pelo STF.
    Se os congressistas insistirem no ultraje, só vai sobrar pedir socorro para as FA que em ultima instância será quem terá que guardar nossa carta magna.Acho que ninguém quer isso, então isso não propera não. É só um balão para mostrar ao STF o desgosto de uma turma que não tem apreço por liberdade, democracia,etica e honestidade.

  • dalmir zanetti de mendonca

    Nunca votei no psdb, não pretendo votar e não acredito em nada que venha do partido, mas não acredito que os integrantes do partido sejam coniventes com o deputado goiano. Está claro que o referido deputado, pertence à quadrilha que saqueou o estado, vem saqueando e serve de porto seguro para Cachoeira e outras aguas.

  • Dacem

    Óbvio. Ele parece um tucano, mas é a cara do PT.

  • geran

    Se a cúpula do PSDB tiver um mínimo, mas UM MÍNIMO de vergonha expulsará em meliante, esse petralha disfarçado de tucano. Quanto será que R$R$R$?

  • IZA

    Eu não votei em nenhum ministro do Supremo para me representar!

  • Jose Martins

    Vocês são muito otimista esperando alguma coisa dos tucanos. O PSDB, apesar de ter um quadro mais lúcido, em termos de escândalos, perde apenas para o PT.

  • Eduardo Bonani

    Expulsa do PSDB.

  • Jose Maria

    Que o PSDB não nos decepcione e ponha pra fora esse apátrida deputado, João Campos. Esse é ato criminoso, é golpe de Estado que deveria ser coibido pelas forças armada restabelecendo assim a ordem e o respeito à casa mais importante para o cidadão brasileiro. Isso é cretinice contra um país que ousa tentar progredir, crescer.

  • Alvaro

    O PSDB e o PT podem fazer um acordo que seria amplamente vantajoso para os tucanos: como um idiota do PT pediu a expulsão do Senador Jorge Viana (PT-AC) por ter se mostrado contrário ao Pacote de Abril da Dilma, e o internacionalmente desconhecido deputado João Campos participou de um golpe contra a democracia ao apoiar uma proposta criminosa idealizada por outro idiota do PT, deveria ser feito o o seguinte troca-troca (sem segundas intenções): João Campos seria expulso do PSDB e iria para o PT, que é o lugar ideal para idiotas. Jorge Viana seria expulso do PT, por ser contra o desejo da governanta do Lula e iria para o PSDB. Adivinhem qual sigla sairia ganhando.

  • jarvik

    Nestes momentos de incerteza,sem oposição ante a posição deste tucano, resta exclamar como Cesar dizer devido à traição:Até tu, Brutus?

  • Tcheves

    Setti, não creio que essa PEC seja a solução para a Supremocracia que a nossa democracia está vivendo. Nao gostei do teor dessa PEC.

    Mas algo tem sim que ser feito pra impedir o que o STF tem feito nos últimos anos. O STF tem decidido de forma mais constante o que vale e o que não vale no que é aprovado no Congresso.

    Isso, da forma como vem sendo feito, cria um desequilíbrio entre os 3 poderes da república.

    Ficar como está não é nada saudável pra nossa democracia.

    E parabéns por citar que o relator da PEC é um tucano.

    Agora só falta a imprensa parar de dizer que é uma retaliação à AP 470. Pois a PEC foi enviada em 2011. Isso ainda não foi explicitado pela mídia.

    Tcheves, meu caro, a retaliação ocorreu, sim. O deputado do PT que preside a Comissão de Constituição e Justiça é QUEM ELABORA A PAUTA DE VOTAÇÕES e escolhe os projetos que irão a discussão e votação. Foi ele quem elaborou a pauta do dia.
    Quanto a me parabenizar por mostrar o deputado tucano como relator, não é preciso. Fiz minha obrigação.
    Abraço

  • Charles A.

    Se os tucanos quiserem os votos dos eleitores de oposição devem expulsar esse fulano.Assim ele sai do armário e assume seu lado petista de vez.

  • Lucas A.

    A população ficaria estarrecida se soubesse quais são os critérios utilizados pelas Comissões de Constituição e Justiça dos Poderes Legislativos em geral. O fato deste deputado ser do PSDB não interfere em nada, qualquer outro que fosse o relator provavelmente teria esta postura. Preocupante mesmo é quem ELABOROU este projeto.

  • Reynaldo-BH

    O ilustre deputado de Goiás (PSDB, partido que precisa explicar a amizade fraterna de Perillo com Cachoeira) não é tão desconhecido assim.
    E pelos piores motivos.
    O que está na raiz do golpe contra o estado de Direito pretendido pelos inoculados pelo vírus do bolivarianismo (seja lá o que isso queira dizer!) é somente o “troco” pretendido pelos inconformados com a Justiça.
    São políticos menores que jamais teriam a chance de se destacar – pela ignorância, pequenez de caráter e servilismo abjeto! – buscando a notoriedade que até imbecilidades podem oferecer.
    Não aprendem. O deputado Odair Cunha (do PT de Minas Gerais) era desconhecido em Brasília, no Brasil e até em Minas Gerais. Pretendeu com a relatoria da CPI da Delta/Cachoeira se cacifar para ser um candidato ao Governo de MG.
    Hoje tem dificuldades até de se eleger vereador na cidade onde tem base eleitoral.
    É o caso do deputado do PT do Piauí (e profilaticamente sequer cito o nome, para não dar à anta o prazer de ser citado!). Usado como papel higiênico de João Paulo e de Genoíno, acredita-se papel de presente. A ignorância sempre coloca antolhos em mulas. Até as amestradas.
    Os dois bandidos prestes a cumprir penas legislam sobre leis! É uma afronta e um tema para reflexão.
    O tal deputado do PSDB agiu pelos mesmos sentimentos. De revanche.
    É líder de uma dita “bancada evangélica”. Que foi contrariada em diversas decisões do STF. O caso clássico de ladrões unidos a sectários. De usar a vendeta contra a JUSTIÇA em nome de interesses menores, mesmo que aliada a bandidos condenados.
    Acima de serem PSDB ou PT, alguns se acham eleitos por igrejas, sindicatos, movimentos ou grupos de pressão.
    Os votos (poucos, pouquíssimos) de Jean Willis se devem a uma pretensa opção sexual dos eleitores. De Bolsonaro, da extrema direita que se opõe a qualquer avanço social ou intelectual. Em que diferem? Em nada! São iguais no antagonismo. São faces da mesma moeda. São sectários e odeiam quem lhes sejam diversos.
    O deputado de Goiás quer somente colocar o STF de joelhos. Mostrar um poder que não tem. Defender o que acredita – nunca pelos argumentos – mas por uma mordaça posta em quem discorda.
    Pouco importa o chiqueiro que habita. Fede do mesmo jeito.
    Quem é contra a independência dos poderes republicanos é contra a democracia! Não importa a motivação. São somente protótipos de ditadores, por vezes movidos por poder, dinheiro e desejo ditatorial (como o PT) ou por vingança “santa” contra quem decidiu contrariamente ao que prega ou diz pregar (como este exemplar muar do PSDB).
    Resta a certeza que o Poder Legislativo, quando se trata de afundar no esgoto que aprecia como habitat natural, desconhece partidos ou ideologias.
    Afinal, caráter não tem ideologia.
    Ignorância, falta de ética e afronta à cidadania também não!

  • evandro passos

    este deputado deve ter o rabo preso.

  • luiz

    Caro Luiz, tenho pedido insistentemente aos amigos do blog: critiquem, o mais duramente que quiserem, mas sem xingar quem quer que seja.

    Xingando, eu não publico.

    Releia as regras para publicação de comentários no blog: http://goo.gl/u3JHm

  • julio

    Iza das 18:15- Você diz que não votou em nenhum Ministro do Supremo para lhe representar ? Com certeza você votou em algum deputado. Você se acha bem representada ? O seu voto está sendo respeitado ? Você se orgulha do seu representante? Se tudo aqui perguntado for sim, você deve ser a única BRASILEIRA FELIZ COM TUDO DE RUIM QUE ESSES DEMAGÔGOS TEM FEITO PAÍS.

  • IZA

    Tem gente “esquecendo” o que não quer ver!
    O obvio ululante!

    A prerrogativa de analisar o que a Comissão de Constituição e Justiça já decidiu, não é do presidente da Câmara, e muito menos do Supremo!
    Certo ou errado, o Legislativo (não vamos esquecer….. eleito pelo povo brasileiro) tem o poder de colocar em votação qualquer PEC, qualquer lei!
    Nenhum ministro do Supremo me representa e não representa um único eleitor no Brasil.
    Só falta agora, um Deus do Olimpo, dizer que meu deputado, não pode legislar!

    Você não entendeu nada — e precisa ler muito, começando pela Constituição, Iza.
    O que não se faz e se escreve por fanatismo ideológico…

  • Roberta

    Pior do que a PEC 33/2011, é a PEC 3/2011 da qual ninguém ainda se deu conta… aliás ambas parecem ter um caráter ocultista, tanto pela numeração que, curiosamente, receberam (3, 33, 333, 666, 999 são numeros tidos como representativos da imperfeição), como pelo “pensamento mágico” que parece emergir das flagrantes tentativas de se tratar temas tão sensíveis à democracia com tamanho descuido e desrespeito que chega a beirar o comportamento infantil…

    É isso mesmo, Roberta.
    Quem quiser consultar a PEC 3/2011, é só ir ao link
    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=491790

  • toninho malvadeza

    E eu achei que já tinha visto de tudo,mas essa do tucano votar à favor de uma aberração dessa foi a maior.

  • Tucson58SP

    PIOR TRAIDOR ! NÃO DO PSDB, MAS SIM DO BRASIL.
    Não é de se estranhar. Nada que esses fazem já causa algum tipo de surpresa, só indignação. Não há bandeiras nem símbolos para que decide fazer vida política aqui no Brasil, apenas gosto pela safadeza, pelo dinheiro fácil e pelo poder.
    Só nos resta a tentar manter o que sobra da imprensa quase livre, e do judiciário onde ainda se nota que há patriotas, inclusive de forma mais aparente no ministério público. As forças armadas não se sabe mais o que pensam e o que podem fazer para manter a paz por aqui. A igreja está em disputa econômica entre seitas ditas evangélicas e um catolicismo em processo de rampa abaixo. A sociedade está desprotegida e sendo estuprada diuturnamente. Enquanto a Receita Federal fica pegando contribuintes da classe média com valores de 1000, 2000 reais, colocando-os nas malhas finas,(eu mesmo estou lá devido pagto. de pensão alimentícia de 3000 reais no ano), o BNDES do B “dá” para amigos do rei bilhões de reais, inclusive para companheiros bolivarianos e tiranos de países pobres. Estou preocupado não com meu futuro, mas dos meus filhos e netos.

  • IZA

    Com todo respeito sr. Ricardo Setti.
    Não é “fanatismo ideológico”, nunca foi.
    É só uma constatação do caminho perigoso que estamos trilhado.
    O sr. não pode negar que o Supremo está ultrapassando uma linha tênue, e há tempos.
    Quando foi, que um ministro do Supremo, interferiu em uma lei, proposta, uma lei que ainda NEM FOI APROVADA na Câmara dos Deputados e pelo Senado?
    Como pode um ministro do Supremo, IMPEDIR (Vejam só?) IMPEDIR a discussão, o debate de uma matéria, certa ou errada, absurda ou não?
    Que o sr. Ministro Gilmar Mendes, esperasse a Câmara e o Senado aprovarem a lei, e depois na Casa que ELE representa, colocasse sua opinião e voto junto aos outros ministros.
    O que não dá pra engolir é uma pessoa, que não teve um único voto do povo, IMPEDIR a discussão, o debate de qualquer proposta, mesmo que seja a mais absurda.

  • João

    Isso tudo tem como liderança o PT; caso for aprovado tal “golpe de estado”, o PT vai continuar com a roubalheira eternamente…

  • Riva

    Profundamente desgostosa com tudo isso, com essas manobras espúrias, com essas duas PEC’s nojentas. Chegamos à beira da aberração. Falta chegar à beira do poço. Se a 37 for aprovada, será o reflexo perverso de uma sociedade civil fraca e inerte.

  • IZA

    Só mais um pergunta, que ninguém ainda conseguiu responder?
    Onde está escrito na Constituição Cidadã de Ulisses Guimarães, que o sr. Gilmar Mendes, ou qualquer Deus do Olimpo, SEM VOTO, têm poder, para fazer obstrução na tramitação de qualquer projeto de lei na Câmara e no Senado?

    Estou surpresa!
    E nunca soube que havia essa era prerrogativa no Supremo?

  • Jefferson

    Caro Jefferson, peço que comente aqui com suas próprias palavras, e não transcrevendo textos anteriormente publicados.

    Como já ressaltei incontávaeis vezes, as regras para publicação de comentários no blog, que tenho divulgado exaustivamente, com chamada permanente na home page, vedam a postagem, neste espaço exclusivo para comentários de leitores, de transcrições de textos publicados anteriormente em outros espaços.

    Uma vez mais, como fiz centenas ou milhares de vezes nos últimos dias, ofereço o link sobre as regras para a postagem de comentários: http://goo.gl/u3JHm

  • ze do matogrosso

    …este deputado de goiás, deve ser um bom comedor de pequi (tradicional por lá). Que se entale na primeira oportunidade. Na hora de expelir o caroço vai se lembrar do que a luzia levou atrás da horta. Além de inspressivo, medíocre e um “fac simile” de judas tupiniquim. Se o psdb tivesse moral…

  • ze do matogrosso

    ..Reynaldo BH esclareceu tudo no post logo abaixo. Muito bom. Este deputado meliante é dado a diatribes. Logo no psdb que tá precisando elevar a auto estima? Além de entalar com o caroço de pequi, desejo também um grande piriri (diarréia ou caganeira).

  • moacir

    Prezado setti,
    O que está se pretendendo aí é o fim do Estado de Direito.Os representantes do povo que já vivem de joelhos diante do Executivo,com essa Pec querem
    fazer seu refém um dos três poderes da República.O Gilmar Mendes afirmou que assim é melhor acabar com o STF de uma vez. E com a República.Viva a Revolução Bolivariana.
    Oposição covarde e bandita!
    Abraço

  • IZA

    Por favor!
    Respondam?
    Onde está escrito na Constituição Cidadã de Ulisses Guimarães, que o sr. Gilmar Mendes, ou qualquer Deus do Olimpo, SEM QUALQUER VOTO DO POVO, têm o poder, para fazer obstrução na tramitação, e impedir que qualquer projeto de lei na Câmara e no Senado, siga os caminhos que devem seguir legalmente?
    Que o sr. Gilmar, na competência que a Constituição lhe atribui, vote como achar melhor………… DEPOIS que os representantes legítimos, eleitos pela vontade do povo, decidirem, certos ou errados!
    NENHUM DEUS DO OLIMPO, ainda mais um deus que eu e nenhum cidadçai brasileiro votou, têm o direito de decidir o que MEU deputado e senador decidiu!

    Se o sr. Mendes que meter a legislador, deve se candidatar a um cargo no legislativo.

  • Tucson58SP

    Essa figura, que não sei é macho ou fêmea, que se apresenta como IZA, parece ter votado no Genoíno ou no João Paulo Cunha, tal a forma que se apresenta como votante no “MEU DEPUTADO”. É somente mais um ou uma “bate-pau” da seita lullopetista, ou lulloespertista tentando se passar como isenta. Tá certo, pois os da seita imaginam que os que não são, representam apenas um conjunto de imbecis. Eu não sou e a maioria que lê e comenta aqui neste blog também não é.

  • JORGE TEOBALDO ZUNIGA MUNOZ

    Não publico em hipótese alguma comentários que incentivem ou apoiem soluções que firam a legalidade constitucional.

  • JORGE TEOBALDO ZUNIGA MUNOZ

    Com essas inusitadas PEC, estamos convertindo o Brasil numa …. Venezuela segunda edição

  • Dilma: último mandato

    Parabéns Setti por administrar tão bravamente estes comentários, organizá-lo, demostrando esse amor verdadeiro ao Brasil. Ontem tínhamos o eleitor leigo e desinformado mas hoje temos o eleitor que pensa que sabe muito (através do marketing do João Santana) e pensa estar super-informado (através da parcialíssimo propaganda oficial). Vamos até o fim, este governo um dia acaba ok?

  • Olindo Augusto

    Chamar uma proposta descabida, como essa do deputado do PT do Piauí, de golpe de Estado é um exagero tipicamente lacerdista. Claro que sem a verve e o talento de Carlos Lacerda. A direita brasileira não perdeu só poder. Perdeu também brilho

  • Reynaldo-BH

    Iza, minha companheira de comentários assumidamente revoltada.
    G|ilmar Mendes não é deus de qualquer olimpo. É um magistrado que – republicanamente – tem por função guardar a Constituição.
    Desde Montesquieu, em “O Espírito das Leis”, se tem como conquista da humanidade a divisão tripartite das funções de estado.
    Não vejo qualquer ministro do STF opinando – pior, decidindo – sobre aplicações de recursos em PACS ou em fundos soberanos. Embora o Legislativo tenha competência (legal) para tanto, e nunca a use. Nem o Judiciário alterar uma lei votada pelo Legislativo. Ao contrário, dada a inoperância que se arrasta desde 1988, tem que assumir decisões (de interpretação legal) para garantir a proteção jurisdicional que os nobres deputados e senadores se recusam a tratar. São dezenas de artigos aguardando uma regulamentação. E milhares de cidadãos que batem à porta do Judiciário em busca de proteção, em artigos que o Legislativo não se pronuncia.
    O seu senador e deputado não é – do mesmo modo – um senhor de um castelo sem pontes. É um (ou deveria ser) obediente fiel ao arcabouço jurídico do país. Quando assumem, juram respeitar e fazer cumprir a Constituição. Que é guardada (e interpretada) pelo STF. Não basta? Ou o voto delega poder supremo e ilimitado ao eleito? Estará esta acima do Estado de Direito? Ou foi eleito POR ELE, com apoio da JUSTIÇA ELEITORAL, submetido ás LEIS DO BRASIL e que, na posse. JUROU respeitar?
    Até onde vai o pretenso “legalismo eleitoral” que faz com que deputados e senadores transformem em letra morta até cláusulas PÉTREAS (como a divisão de poderes) que nos garantem como cidadãos?
    Iza, deus não são votados! Votados são representantes. De quem vota.
    Ao representar a mim (ou a você) não se dá o direito (inexistente) de questionar oi próprio direito! Seria o absurdo do crente em Deus (ou do Universo!) questionar o mesmo pelo fato de existir!
    A República (que vem de res publica, ou coisa de todos)está apoiada no equilíbrio dos poderes. Um legsisla; outro administra os bens de todos. E o outro, é o fator de equilíbrio para que a Carta Magna (que nos obriga e PROTEGE) seja respeitada).
    Obrigar um juiz a ter a decisão revista por quem a proferiu, não é coisa de Olimpo. É coisa de pocilga!
    Obrigar que súmulas vinculantes sejam apreciadas por Genoínos e Tiricas é nivelar por baixo (ou pelo subterrâneo) o MEu e SEU direito de ter uma Justiça isenta!
    Não se trata de uma disputa partidária ou de “preferências” por eleitos ou escolhidos. Trata-se de preservar uma CONQUISTA da humanidade, que divide o poder em três partes iguais!
    Para o Legislativo (e me eximo de avaliar o grau de honestidade, ética e comprometimento com a cidadania que estes CRÁPULAS de hoje tem para conosco!)não se pode dar o poder absoluto de passar pelo que nos garante: a Constituição.
    Ao Judiciário – creia-me – nossa última porta a que recorrer, não cabe a exigência estrita aos ditames legais!
    Onde Gilmar Mendes (ou outro) avançou neste limite?
    E onde o Congresso avançou na tentativa de ter o controle absoluto de nossos destinos?
    Por fim, prezada IZA, não votei em um deputado ou senador para que estes fossem magistrados, ou decidissem a aplicabilidade da Constituição.
    Votei na certeza de que respeitariam o Estado de Direito.
    Se alguns deles (entre os mesmo, por desgraça, em quem votei) se julgam em um Olimpo e que podem como um Zeus alterar a normalidade democrática do país, me resta confessar: errei no meu voto!
    Seria o seu caso?
    Abraços.

  • moacir

    Setti,
    Bem,parece que o PSDB acordou.Li na FSP que o líder do PSDB na Câmara,Carlos Sampaio (SP), entrou
    com um pedido de liminar no STF para suspender a tramitação da Pec 33 fundamentado no argumento de
    que a proposta é natimorta vez que ofende a
    cláusula pétrea constitucional da TRIPARTIÇÃO dos poderes e bem assim,a autonomia dos três poderes da República.
    Abraço

  • Jefferson

    De volta ao Estado Novo ?
    Vejam a semelhança: “CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL (DE 10 DE NOVEMBRO DE 1937)
    Art. 96, parágrafo único – No caso de ser declarada a inconstitucionalidade de uma lei que, a juízo do Presidente da República, seja necessária ao bem-estar do povo, à promoção ou defesa de interesse nacional de alta monta, poderá o Presidente da República submetê-la novamente ao exame do Parlamento: se este a confirmar por dois terços de votos em cada uma das Câmaras, ficará sem efeito a decisão do Tribunal.”

  • Lewandowski Por Forowski

    Tem um PeTralhão aí abaixo, Olindo Augusto [25/04/2013 às 23:39]… te chamou de lacerdista e de direita! É um ****!

  • O ANTIPETRALHA

    Trata-se de um golpe nazista, como aponta o constitucionalista Alexandre de Moraes:

    “A controvérsia trazida pela PEC 33/2011 retoma a antiga e superada discussão entre Carl Scmitt e Hans Kelsen, exposta por esse em artigo publicado em 1930 (Quem deve ser o guardião da Constituição?), onde defendeu a existência de uma Justiça constitucional como meio adequado de garantia da essência da Democracia, efetivando a proteção de todos os grupos sociais — proteção contra majoritária — e contribuindo com a paz social, evitando assim a ideia de “maioria toda poderosa”, que surgiria se a ideia de Carl Scmitt prevalecesse com a atribuição exclusiva do Presidente do Reich, eleito por toda a nação, como intérprete final da Constituição.” (Alexandre de Moraes)

    Fonte:

    http://www.conjur.com.br/2013-abr-26/justica-comentada-pec-332011-cria-guerrilha-institucional-inutil

    O ANTIPETRALHA

  • Ismael Pescarini

    Curioso e de indignar é o silêncio cúmplice da presidente da república sobre esse imbróglio. Ela não jurou defender a constituição? por que não se pronuncia?

  • MOLTO FRANCO

    Que há de estranho num deputado do psdb votar em harmonia com a gentalha do PT?
    Nada. Todos eles têm o mesmo DNA a esquerda, o esquerdismo o comunismo disfarçado de socialismo.
    Veja o nome Partido da SOCIAL Democracia do Brasil.
    Pode ser diferente?
    É tudo a lesma lerda.
    Acho que andei tlocando umas letlinhas pelaí.

  • BASTA

    Todos que estão votando ou votarão a favor estão querendo se livrar da cadeia no futuro. É obvio que esses calhordas estão legislando em causa própria.
    O POVO TEM QUE IR PRA RUA!!!! CHEGA, VAMOS DAR UM BASTA!!!

  • wilson1

    Sem dúvida Setti, este paspalho deveria ser defenestrado do PSDB, se este partido quer continuar com um bom nome. Porém, se tal não ocorrer, as pessoas de Goiás que votaram nele, se de fato são peessedebistas, isto é, têm ojeriza ao PT, podem, na próxima eleição, eles mesmos o defenestrarem.

  • Reynaldo-BH

    Olindo Augusto,
    Que fixação em Lacerda eu vocês tem! Sem a verve, óbvio.
    Nem o conhecimento histórico.
    Resta uma dívida: se é assim tão descabida (no que concordo) porque o deputado de seu partido apresentou a mesma?
    Ataque e expressão usada. Você pode discordar dela, mas ciar na mesmice histérica de chamar a todos de adoradores do Corvo, é sim uma atitude menor. Pergunte ao Setti se ele foi, um dia, seguidor de Lacerda. Seria um bom caminho para que você mesmo enxergasse os absurdos que enchem a paciência! De corvos, como Lacerda ou urubus, com o falso Falcão do PT!

  • moacir

    Prezado Olindo Augusto,
    Boa Noite!
    Seguinte:
    Executivo + Legislativo + Judiciário = República
    Conforme a Constituição da Rebública Federativa do Brasil,aquela de 1988,numa de suas CLAÚSULAS PÉTREAS ( aquelas que não são passíveis de mudanças )os três poderes tem que ser INDEPENDENTES.É a tal da TRIPARTIÇÃO DOS PODERES.
    Um não pode se meter a fazer o papel do outro.
    Senão vira DITADURA.
    Se ainda não entendeu, continuo às ordens,mas talvez seja melhor você consultar um constitucionalista.Não sou um expert.
    Abraço

  • Luiz Pereira

    Setti,
    O fato de um tucano relatar esta excrescência apenas demonstra que, pelo fato de todos terem o rabo preso ou de um dia virem a ter, os iguala por baixo.
    abs

  • Eduardo L. da Silva

    Olá.
    É triste ver um deputado da nossa pequena oposição bandeando e votando com o PT, em algo terrível pra democracia.
    E que o líder do PSDB chame o cidadão e converse seriamente. A posição do PSDB tem qeu ser firme… senão desanda, ainda mais.

    Abs

  • Marcone Evaristo

    Meu Deus!

    E eu já cheguei a elogiar esse senhor!

    Esse cidadão é, desculpem-me o lugar-comum, “lobo em pele de cordeiro”.

    Só que agora a máscara caiu. O Congresso, com honrosas exceções, abdicou de suas prerrogativas constitucionais e está de joelhos diante das vontades do PT. A oposição finge ser oposição. Só falta agora, para os petistas se eternizarem no poder, subjugar o STF. Aí, amigos, a fatura estará liquidada. Eles venceram…Será um dia muito triste para mim como brasileiro que só vive com o suor do próprio rosto…

  • iZAIAS NETO LOPES

    Caro Izaias, compreendo sua indignação, mas as regras para publicação de comentários no blog, atualizadas recentemente, não permitem (como aliás já não permitiam) a publicação de xingamentos e ofensas a quem quer que seja.
    É possível criticar, e duramente, e asperamente, sem contudo xingar ou ofender.
    Eu, aliás, faço isso quase todo dia.
    Confira as regras do blog — apelo que fiz nesses dias mais de 200 vezes a leitores — no link http://goo.gl/u3JHm
    Grato

  • Nilton

    Setti, você realmente acredita que há alguma diferença entre petistas e tucanos? Deixa os tucanos voltarem ao governo que você vai ver o que eles são capazes de fazer – mais na moita do que os petistas, é claro. Eles tem mais de 500 anos de know-how de tramóias, enquanto os petistas tem 20! Esses caras só querem voltar a mamar na tetas do governo como sempre fizeram!

  • Isayas

    Ainda que não sejam todos, até parece que a Oposição está alinhada com o PT!
    Onde está a CNBB para denunciar a tentativa de golpe contra a democracia?
    Que falta nos faz o falecido D Luiz Bergonzini que enfrentava os comunistas de peito aberto e sem receio junto a alguns poucos!

  • daniel luz

    O seu comentário é ofensivo e não será publicado. Você diz que não leu isso e aquilo sobre o PSDB por uma razão muito simples: você não lê o blog e já me joga pedras.
    Tenho publicado vários e longos posts sobre o mensalão de Eduardo Azeredo e nenhum graúdo tucano, nenhum, escapou de críticas neste blog — FHC, José Serra, Geraldo Alckmin, Aécio Neves…
    É bastante ridículo, diante de outros leitores, que conhecem o blog, ler um comentário como o seu.
    Desta forma, além de eliminar ofensas a mim e à revista, ao deletar seu comentário estou prestando um serviço à sua própria imagem.

  • daniel luz

    Não abrigo críticas, sobretudo não verdadeiras, a VEJA neste episódio.
    E você não sabe NADA sobre a revista.
    Sabe a quem eu sou subordinado, unica e tão somente? A Eurípedes Alcântara, diretor de Redação de VEJA e vice-presidente da Editora Abril.
    E mesmo ele jamais leu uma única nota escrita por mim antes de ir para o ar.
    Isso se chama imprensa livre.

  • wilson1

    Setti, este sr. daniel luz, muito provavelmente, deve achar a revista Carta Capital e o seu dono o Sr. Carta o suprassumo do jornalismo, né? Além disso ele deve achar a revista Isto É como a mais imparcial e independente. E mais ele deve achar que está muito bem o governo encher o buxo de quase todas as empresas de comunicações com propagandas. Mais ainda, ele deve achar muito legal as estatais encher o .. dos cineastas, dos produtores de teatro, escritores, jornalistas ou pseudos jornalistas etc, etc, de recursos a fundo perdido. VIVA LA REPUBLICA, VIVA LA REVOLUCION.
    P. S. – Claro que é por estas e outras que ele não deve gostar de você nem da Veja, UMA DAS POUCAS PUBLICAÇÕES, ATUALMENTE NO PAÍS, CAPAZ DE CONFRONTAR ESTA GENTE MENTIROSA E ENGANADORA.

  • marcio grangeeiro de souza

    Prezado Marcio, sinto muito, mas as regras para publicação de comentários no blog vedam os textos escritos em maiúsculas. É uma convenção não escrita que, no entanto, vigora em toda a web.
    Veja as regras no link http://goo.gl/u3JHm

  • Paulo Terracota

    Pois é, o João Campos é formado em direito ? em qual faculdade? assistiu as aulas de direito Constitucional? ou não entendeu nada ou é um homem de má fé.

    Todos os cursos de aperfeiçoamento em Direito feitos pelo João Campos foram na Academia de Polícia de Goiás. Veja em seu currículo, que anexei ao post em que comento o fato de ele ter sido relator dessa barbaridade.

  • Roberto Pereira

    Caro Ricardo Satti, não seja ingenuo o PT não esta só nesta tentaviva de GOLPE, no PSDB tem gente que apoia assim como em outros partidos. Se for para plenário será uma votação com um resultado IMPREVISÍVEL.

  • Roberto França

    E vc ainda diz que essa figura abjeta é bastante operoso e trabalhador? Desde quando polícia merece algum respeito? Delegado de polícia no congresso, é o fim da picada.

    Os bons policiais, a maioria das corporações, merecem nosso total respeito. E o deputado goiano foi eleito democraticamente pelo povo.

  • Jorge Babadopulos

    E sonde estao os lideres do PSDB ?

  • ivani

    eu gostei da polemica quem aceitou 0s ficha suja , o problema vem la de traz se o stf aceitasse a lei da ficha limpa nada disso estaria acontecendo os sujos fazendo leis para eles agora houve liminar a favor de jader Paulo etc

  • Roberto França

    Agora estou sabendo que o João Campos foi “eleito democráticamente pelo povo” (como o Marco Feliciano também, né?). Porém com uma democracia assim até EU sou democrata.

  • Roberto França

    E aliás tem outra coisinha a mais: há muito tempo os colunistas de VEJA estão afirmando que os PETISTAS estão no poder, quando todos sabemos que é uma afirmação falsa. Todos sabemos que quem manda e desmanda no governo é o PMDB. È evidente. Só não vê quem não quer. Sem os apoios no congresso da base aliada principalmente do PMDB, nem a Dilma nem o Lula governaria, simples assim. Que poder é êsse que precisa ser dividido com a escória mais podre da politicagem brasileira? Na verdade o PT é refém do PMDB há muito tempo, para o Brasil continuar numa “nice”.

  • jefff

    A demonização do “adversário” é a unica arma dos medíocres!

  • Junior

    Caro Ricardo quando for publicar uma matéria, tenha a dignidade de verificar pelo menos a biografia da pessoa, o Dep. João Campos é um Parlamentar de 3º Mandato. Na minha opinião o STF já vem legislando a um bom tempo… Não critico o STF em julgar e condenar quem fez algo de errado, pois isso é o seu papel, mas em algumas vezes o STF invade o legislativo. por exemplo proibir a tramitação de um projeto que nem foi sancionado ou promulgado, isso é ridículo…

    Está registrada a sua opinião. Quanto ao deputado, tenho mais informação sobre ele do que você tem, e não preciso de lições de ninguém

  • alex

    CONTRA GENTE DESSE TIPO #PEC51

    já perceberam que é matemático : os mesmos golpistas da pec37 são OS ÚNICOS QUE TRAMAM CONTRA A PEC 51 ?