PSDB anuncia medidas na Justiça contra mentiras e calúnias que circulam sobre Aécio na Internet

Aécio Neves (Foto: George Gianni / PSDB)

Aécio Neves: acusação a “quadrilhas virtuais que criam e divulgam falsas denúncias e calúnias nas redes sociais” (Foto: George Gianni / PSDB)

O PSDB distribuiu hoje nota dando conta de que o presidenciável do partido, Aécio Neves, tem sido alvo de “quadrilhas virtuais” que inventam e divulgam falsas denúncias a seus respeito, lançando mão de robôs que alimentam buscas automáticas de forma a ranquear termos caluniosos e difamatórios associados a sua pessoa.

A nota informa que só pelo Google uma das falsas acusações aparece 20 mil vezes e que Aécio e o PSDB vão recorrer à lei e à Justiça para fazer frente a esses ataques. O documento também explica, entre outros pontos, o mecanismo pelo qual uma operação legal de investimentos em saneamento básico foi transformada, na web, em acusação de suposto “desvio de recursos” por parte do presidenciável.

Diz a nota:

“Integrantes do PSDB, em especial o presidente do partido, senador Aécio Neves, têm sido vítimas da ação de quadrilhas virtuais que criam e divulgam falsas denúncias e calúnias nas redes sociais com o objetivo de impedir o livre debate de ideias na internet.

Visando manipular o ambiente político, lesando o direito do cidadão de acesso a livre informação, a ação organizada desses grupos segue mecanismo idêntico: Primeiro, publicam falsas informações e ataques pessoais, e, em seguida, criam uma rede de compartilhamentos que finge ser espontânea e que, na verdade, é artificial e comandada de forma organizada.

As vítimas que recorrem à Justiça, instância de defesa dos cidadãos e da sociedade, sofrem novas calúnias e acusações de censura à internet.

O presidente do PSDB tem sido alvo deste tipo de ação que não deixa à vitima nenhuma condição de resposta.

Duas falsas acusações

Duas falsas acusações preponderam na internet, alimentadas por técnicas ilegais, tais como uso de robôs que alimentam buscas automáticas para ranquear termos caluniosos e difamatórios nas pesquisas relacionadas. Também são utilizadas outras técnicas ilegais que são repudiadas e condenadas pelas empresas de mecanismos de buscas e que ferem as Diretrizes para Webmaster.

A primeira, busca a vinculação com drogas forjando uma falsa acusação de enorme gravidade. Outra ação disseminada é uma falsa acusação de que teria havido desvio de recursos da área da saúde durante o seu governo em Minas. Tal acusação jamais existiu.

Na tentativa de dar credibilidade à calúnia, é informado o número de uma ação diversa proposta pelo Ministério Público de MG e que questiona apenas critérios contábeis adotados na prestação de contas do Estado.

(A exemplo de outros Estados brasileiros, antes da regulamentação da Emenda 29, parte dos investimentos em saneamento feito por empresas públicas foi computado como gasto em saúde). Nunca houve, no entanto, a acusação de desvio de recursos públicos, como atesta certidão anexa emitida pelo Tribunal de Justiça de MG.

 

Certidão emitida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais que afirma que as acusações não existem nos autos

Certidão emitida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais mostra que jamais existiu uma acusação de “desvio de recursos” da área de saúde por parte do governo Aécio

A divulgação da falsa acusação gerou mais de 20 mil resultados de buscas com o mesmo conteúdo apenas no Google, causando evidentemente imensos danos morais.

 

O caminho tradicional prevê que se entre com uma ação contra cada um dos milhares de sites ou blogs que publicaram as falsas e difamatórias afirmações. Como fazer isso? Como entrar com ações contra sites anônimos criados, muitos deles, deliberadamente fora do Brasil para fugir à legislação?

Na impossibilidade de entrar com ações em separado e acolhendo sugestão de advogados, foi proposta uma única ação em que foi solicitado aos provedores a retirada desse conteúdo falso e difamatório. Observe-se que a ação não solicita a retirada de noticias sobre a existência da ação verdadeira mas, apenas, do  falso conteúdo  forjado.

Não existe outro caminho para evitar que pessoas de boa fé entrem em contato com falsas acusações. As pessoas têm o direito de ter acesso à verdade.

Não se trata, portanto, de interferir no legítimo direito de opinião e crítica de cada cidadão. Opinião é direito sagrado. Difamação e calúnia são crimes. E por mais que a estratégia das quadrilhas virtuais seja a de confundir uma coisa com outra, na prática são questões diferentes. A livre opinião é instrumento de defesa das sociedades democráticas. O estímulo à calúnia e à difamação de adversários são armas dos regimes totalitários.

O PT montou uma máquina de espalhar mentiras e destruir reputações na internet e isso precisa ser denunciado.

Dessa forma, atendendo a ponderações do partido e adotando a mesma iniciativa tomada por outros agentes políticos, o senador Aécio Neves decidiu recorrer a medidas previstas na legislação brasileira e à Justiça para se defender de campanhas difamatórias. Pedidos semelhantes de retirada de conteúdo foram feitos, recentemente, por exemplo, por diversos políticos e ministros.”

(A RESPEITO DA QUESTÃO DOS RECURSOS INVESTIDOS EM SANEAMENTO, JÁ PUBLIQUEI NO BLOG POST EXPLICANDO DETALHADAMENTE O CASO. PARA LER, CLIQUEM AQUI.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 3 =

Nenhum comentário

  • marcio r. g. cortes

    Caro Ricardo,
    O mais asqueroso disso tudo são sites apócrifos ou não financidas por estatais que com dinheiro público direcionam ataques à qualquer um que esteja em seu caminho, desde que não alinhados à sua ideologia. Dilma disse em uma ocasião que ¨faria o diabo para reelerge-se¨. Estamos vivendo no Brasil ou no maluquidistão?

  • J.B.CRUZ

    CARO SETTI:
    Quer coisa mais inconseqüente e forçada que essa tal comissão da verdade??
    Por que verdade, e não dúvida??
    Assim, terminado o prazo desse recreio das esquerdas, seria recomendável a constituição da “comissão da mentira” para desfazer as verdades convenientes e prevalecer a verdade verdadeira..
    Parece um jogo de palavras, mas, não é..
    Tenho minha verdade sobre os fatos que essa comissão tem interesse em afirmar e,se não tenho dúvidas, é por que assisti á revolução que impediu que a sanha comunista tomasse o poder no BRASIL..
    Querem depois de 50 anos, que a HISTÓRIA seja escrita como se estivesse sendo vista por um binóculo virado ao contrário, como um fato menor..
    Muitos desses ativistas que aí estão querem entrar para a HISTÓRIA que eles ouviram contar, ou melhor,para a versão que afirma que tudo não passou de um golpe dos militares a fim de tomar o poder, para dele tirar proveito..
    Não sou cego e nem doido para mentir para mim mesmo e acreditar em minhas mentiras..
    O BRASIL daquela época não era muito diferente deste de agora,exceto pelo fato de que havia muito MENOS gente mamando nas tetas da NAÇÃO…
    Hoje somos “líderes” da VENEZUELA,País que importa, mas não paga, o papel higiênico que nos compra; da BOLÍVIA que leva vantagem conosco por falta de atitude de um certo ex-presidente,demagogo; de CUBA que nos vende GENTE, num comércio que contraria tudo que existe em termos de DIREITOS HUMANOS..Tudo acontecendo sob a consultoria de um ex-presidente analfabeto, que fala em MARX e LÊNIN como se fossem jogadores do CORINTHIANS…
    Querem porque querem mudar a HISTÓRIA da vida de J.K e de JANGO,como queriam que o ex-presidente ALLENDE, do CHILE,tivesse sido assassinado..
    Exumaram os cadáveres de JANGO E ALLENDE e procuram argumentos novos para modificar os atestados de óbito..Quanto a J.K. é diferente e igual ao mesmo tempo…
    Querem que o ex-presidente JANGO seja declarado vítima de assassinato por decreto de dona DILMA..
    Não duvido de mais nada..
    Tudo é possível, até que o ex-presidente lula, em sua última visita a CUBA,tenha viajado pagando passagem, será??

  • NERVAL DA COSTA

    14/03/2014
    às 16:13 Direto ao Ponto
    Celso de Mello fez o gol contra que deixou a vitória da Justiça com cara de empate

    2012100111446

    Imagine um zagueiro que, aos 45 minutos do segundo tempo, ignora as advertências dos companheiros e faz o gol contra que leva à prorrogação. No intervalo, o dono da bola aproveita a saída involuntária de um craque do time que dominava a partida para substituí-lo por um novato disposto a ajudar o adversário. O truque não impede a derrota da pior equipe, mas a vitória fica com cara de empate. Em vez de envergonhar-se da jogada irresponsável que mudara o rumo da partida, o zagueiro trapalhão usa os segundos finais para caprichar em embaixadas, passes de trivela e outras firulas inúteis.

    O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, primeiro condenou com singular veemência os quadrilheiros do mensalão. Em seguida, resolveu socorrê-los com a aceitação de embargos infringentes de aplicação tão duvidosa que foram rejeitados por cinco ministros. O voto de Celso de Mello forçou um segundo julgamento. Graças a mudanças espertas na composição do Supremo Tribunal Federal, os culpados já se haviam livrado da acusação por formação de quadrilha quando Celso de Mello começou a ler o seu palavrório. Sem aparentar remorso, voltou a afirmar que os corruptos juramentados são também quadrilheiros. Merecem, portanto, ficar um bom tempo na cadeia da qual logo sairão graças à vaidade e à teimosia do decano.

    Celso de Mello é o zagueiro de toga. Eu em toda minha vida já havia passado por grandes DESILUSÕES, mas nenhuma delas pode ser comparada como a que tive quando da decisão se os julgados e condenados na ação penal 470. Acompanhei praticamente todo o julgamento do mensalão, tinha convicção que JUIZES COMO GILMAR MENDES, JOAQUIM BARBOSA, LUIZ FUX, E CELSO DE MELLO, não se deixariam sentir pressionado por este DESGOVERNO DO PT, que está acabando com no nosso PAÍS, onde estamos vivendo verdadeiro caos, segurança, educação, transportes, SAÚDE, estamos vivendo um verdadeiro INFERNO Mas tinha esperança que poderiamos ter uma esperança, esperança esta que estava na posição do JUIZ CELSO DE MELLO, até então junto com o Ministro JOAQUIM BARBOSA, nosso defensores, acreditava que o que dizia o JUIZ CELSO DE MELLO, em 01.10.2012, ao falar sobre os criminosos considerando-os verdadeiros criminosos, VERDADEIROS ¨CRIMINOSOS DO PODER¨ Chegou finalmente o dia que todos os MILHÕES DE BRASILEIROS IRIAM COMEMORAR UMA DATA HISTÓRIA, ONDE FINALMENTE SE FARIA JUSTIÇA, POIS BASTAVA SOMENTE O juiz CELSO DE MELLO, dar o seu voto de MINERVA, desempatando um placar que estava em 5 a 5 nos votos dos JUIZES. MILHÕES DE BRASILEIROS, EU ACREDITO ESTAVAM COM OS OLHOS VIDRADOS NA TV, com a CERVEJA NO CONGELADOR, COM A FAMILIA UNIDA SÓ AGUARDANDO O VOTO DE MINERVA E FINALMENTE TERIAMOS A CONFIANÇA DE QUE NOVOS TEMPOS TERIAMOS NO BRASIL. Mas o improvável aconteceu, não sabemos o porque, mas o nosso GUARDIÃO, O MAIS ANTIGO JUIZ DO STF, frustou toda uma nação ao conceder os EMBARGOS INFRIGENTES AOS QUE ELE MESMO CHAMAVA DE ¨MARGINAS DO PODER ¨ Nem mesmo com a inclusão dos dois JUIZES lá colocadso por DILMA, poderia mudar o resultado, tudo dependia somente do JUIZ CELSSO DE MELLO, mas o povo brasileiro naquela tarde-noite não conseguiu dormir. Era a única e definitiva possiblidade de a gente ver a JUSTICA SER FEITA,dificilmente passarão SÉCULOS e nunca saberemos o que fez com que o grande JUIZ CELSO DE MELLO MUDASSE SEU VOTO, permitindo que os criminosos não fossem alí, naquele momento direto para a PRISÃO FECHADA, PROFUNDAMENTE TRISTE E LAMENÁVEL

  • Anonimo

    São nojentos, nefandos, ESSES PETRALHAS!
    .
    DITADORES!
    .
    PETISTAS!
    .
    CUBANOS!

  • SergioD

    Ricardo, também existem dezenas de páginas com ataques caluniosos a Lula, Dilma e o PT. O partido não teria recursos para bancar ações, tantas seriam necessárias.
    Abraços

  • Marco

    Don Setti, Gringo isso é uma piada mineira, q sempre tentou associar o Sen. ao narcotráfico. Quem sempre foi associado a narcotráfico, nunca foi o PSDB.O atual governador do RS, virou alíbi, como todo nós sabemos das tribos Bob Marley,Ongs nas periferias, Universidades e Institutos Federais e etc.. Junto com sua filha do Psol, o rapaz q adora dar beijos Gays na frente da prefeitura. Disse q não tem nada com o processo da polícia, por milícia privada, q desde 2012, Pode dar de 4 a 8 anos de prisão. Ele garante q estava em reunião com o governador nas horas dos ataques aos bancos e empresas privadas. Estou corrigindo se me permite tua Notícia. Aécio Neves não tem nada a ver com o narcotráfico, se tu me permitir. Essa turma do Psol, q sempre denuncio aqui, estão em cargos elevados em estatais, pelo menos aqui no RS. Ou o GOVERNADOR DO rs , é submisso ou é mestre dessa turma. Vou procurar no Google.
    Abs.

  • Nuno Alves

    O Livro de Romeu Tuma Jr explica direitinho a forma de ação destes “Assassinos de reputações”. Nesta eleição eles estão defendendo de forma desesperada a continuidade dos companheiros do Mensalão no poder e tudo farão, tudo mesmo, “farão o diabo” como diz a companheira presidenta para que isso aconteça.
    Aécio que se prepare…

  • luis

    setti, a internet é ótima, mas não é confiável, é só duvidar de tudo o que tem nela. eu, por exemplo, duvido até do meu nome se aparecer nela. é só não ser ingênuo.

  • Tereza Valcácer

    Tenho visto por aí essa boataria absurda sobre o senador Aécio Neves. Isso mostra o desespero do lulopetismo diante das chances do candidato do PSDB. Ele ainda é pouco conhecido da população em geral, o que significa que tem muito terreno para progredir. Dilma já bateu no teto, e, com o péssimo governo que vem fazendo, tende no máximo a estacionar — e, mais possivelmente, descer.
    Força, Aécio!

  • Gonçalo Osório

    Setti, interessante é o fato de que recente pesquisa encomendada pela própria Secom (de onde nascem muitas dessas iniciativas que você denuncia) ao Ibope sobre consumo de mídia no Brasil atribui escassa influência a blogues e redes sociais na formação de opiniões. Fora que estão em último lugar, segundo a pesquisa do Ibope, no quesito credibilidade. Ainda bem. Esse lixo que eles espalham tem pouca penetração.

  • Ricardo A

    Amigo R.Setti, a máquina de matar reputações, explicado por Tuma Jr, já está operando de forma diferente, agora funciona na web. Assim é mais difícil desliga-la. Os menos avisados, irão acreditar nas mentiras, assim como acreditam em tudo que está postado na internet. É preciso filtrar as informações, até mesmo receita de bolo pode ser mentira. O vale tudo pelo poder começou!! imagina perto das eleições o que vai acontecer. Abraços

    O vale-tudo, da parte dos lulopetistas, começou há muito tempo. Meu blog é metralhado por mentiras, calúnias e ofensas contra os candidatos Aécio Neves, Eduardo Campos e Marina Silva o tempo todo, com mais ênfase para Aécio. E as calúnias e ofensas em muitíssimos casos se estendem à minha própria pessoa.
    Tenho deletado centenas de comentários por semana absolutamente impublicáveis. Sempre de anônimos.

  • Malu

    Bem que eles disseram que iriam fazer o diabo esse ano!

  • Gil Santos

    Que os eleitores de outros façam a sua parte porque nós aqui das Minas Geras saberemos dar uma expressiva votação para Aécio Neves. Aqui no nosso Estado não teremos segundo turno para governador, assim como ocorreu com Aécio em 2002 e 2006, como também com Anastasia em 2010.

  • Ciro Lauschner

    É a famosa máquina de difamações do PT.Tem muito site desses que estão hospedados no exterior.Importante seria descobrir os titulares e fazê-los pagar por isso, mesmo que seja publicando os nomes deles na imprensa.

  • Renato

    E toda esta maquina de destruir reputacoes e financiada com dinheiro publico direto, via estatais (CEF, BB, PETROBRAS, CORREIOS) e ONGs que constituidas para receber dinheiro publico. Num pais de analfabetos isto prospera com facilidade. Instituir-se no pais o modelo sindical de fazer politica. Esta practica eh antiga no Meio

  • joaquim

    O pt já é conhecido como o partido da mentira, partido do dossiê falso, partido da desordem, partido dos black block, tudo que eles falarem de Aécio o povo já sabe é tudo mentira.

  • Carmen Anne

    Os ataques contra o senador Aécio, sempre covardes e anônimos, são sinal de que o PT e sua turma temem sua candidatura. Ele é mais jovem e mais carismático do que o Serra, e além do mais tem experiência comprovada num governo em que saiu com grande aprovação após dois mandatos e ainda elegeu seu sucessor, que começou a campanha eleitoral com apenas 5% das intenções de votos e acabou vencendo no primeiro turno.
    É isso.

  • Leonardo Saade

    Recentemente a imprensa mostrou um deputado de Minas Gerais, que sem saber que estava sendo gravado, dava dicas ao seu grupo político de como ganhar a eleição municipal. O deputado do PR Aelton Freitas do PR ensinava que eles deviam espalhar boatos falsos sobre os adversários pelos cantos da cidade. Assim, os candidatos do lado oposto iam “perder tempo” se defendendo, e ficava mais fácil ganhar a eleição. O pensamento do deputado trambiqueiro, mostra uma prática infelizmente comum nas eleições municipais em cidades do interior do Brasil. Nessas cidades, geralmente as campanhas são baseadas na troca de acusações entre os adversários, sem a apresentação de um projeto político para os municípios por parte dos candidatos. O assustador,é ver o PT levar essa tática mesquinha típica de grotoes, para disputas majoritárias, no plano federal e estadual.
    A maquina de difamações petistas já fez estragos no passado, e as vezes só não fez mais, pelas trapalhadas do próprio partido. Quem não se lembra do escândalo dos aloprados, que petistas pretendiam montar dossiês falsos contra o ex-governador de São Paulo José Serra, nas eleições de 2006? Serra concorria ao Governo do Estado contra o petista Mercadante. O PT queria implicar Serra, ex-ministro da Saúde no escândalo da Máfia das ambulâncias . O plano só não deu certo pela apreensão da montanha de dinheiro pela Polícia Federal, que ia ser usado na fabricação dos dossiês falsos. Até hoje não se descobriu a origem do dinheiro encontrado compôs petista. No mesmo ano, Geraldo Alckimin concorria a Presidência com Lula, e passou boa parte da campanha se defendendo de calúnias nas redes sociais, de que acabaria com o Bolsa-Família, e privatizada a Petrobras. Nas eleições de 2010, Serra, dessa vez concorrendo a Presidência, teve de ver o nome da filha envolvido em um novo esquema armado pelo PT, para atrapalhar sua campanha.
    Nãos será diferente nesta campanha de 2014. Eduardo Campos, até o ano passado, era aliado do Governo, e elogiado pela boa administração à frente do governo de Pernambuco. Ao anunciar a vontade de disputar a Presidência contra Dilma, virou inimigo do PT, e também passou a ser hostilizado pela horda petista, através da imprensa e por redes sociais. Foi chamado de moleque, “playboy”, e viu petistas graúdos descaracterizarem seu bom governo, alegando que o sucesso na administração do Estado, era obra de investimentos federais apenas. Campos reagiu, e respondeu que ” estavam jogando ele conta a cerca, mas que ele ia quebrar a cerca”.
    Aécio Neves sabia que era a bola da vez da tropa de choque petista, e chegou a dizer ano passado que estava “com o couro grosso” para encarar a eleição. O PR sabe que o Senador mineiro tem alta popularidade em Minas Gerais, fruto da sua excelente administração à frente de 8 anos no Estado. Minas, o segundo Estado mais populoso da Federação pode ser o fiel da balança nestas eleições e por isso, o PT tem dado prioridade a campanha em solo mineiro. Dilma já foi a Minas dezenas de vezes este anos, oficialmente como Presidenta, mas com objetivos claros de fazer campanha antecipada. Mas Aécio é herdeiro político de Tancredo Neves e sabe o que faz. Tancredo costumava dizer que ” não se vai ao Rubicão para pescar”. Aécio sabia no que estava se metendo quando decidiu ser candidato à Presidência contra o PT. Aécio sabe das baixarias que os petistas são capazes em eleições e começou a se preparar para os ataques. Seu projeto sobre o Bolsa-Família, vai vacinar sua campanha de futuros ataques petistas, como aconteceu com Alckmin e Serra no passado. Essas calúnias divulgadas pela internet contra o Senador, fazem parte do jogo sujo petista, e Aecio tem todo direito de ir à justiça para prevenir desgastes ao seu nome.
    O PT sabe que se a eleição fosse feito apenas no debate e na comparação de projetos para o Brasil, ficaria em desvantagem. Sabe que as milhares de promessas feitas por Dilma em 2010 , não saíram do papel. O rem-bala, a transposição do São Francisco, as 5000 UPAS , as 6000 creches, os 800 aeroportos regionais, o fracasso do PAC. Tudo isso em um debate, acabaria com o discurso petista. Então fica mais fácil fazer o jogo das eleições de cidades de interior. Apresentar calúnias contra os adversários, em vez de propostas.

  • Corinthians

    Fico a imaginar uma destas medidas no STF…
    Como será que votariam Lewandovski, Toffoli, Barroso, Weber e Zavascki ?
    Fico pensando em uma das próximas pérolas:
    “Os criminosos do PT, apesar de terem cometido crimes, não são criminosos, pois não sabemos exatamente se eles de fato pertenciam ao partido. Apesar de possuírem a carteirinha desde 2003, pagarem a mensalidade sem atrasos, irem às festas, não vemos relação duradoura nem explícita de que faziam parte do partido. Além disso, o crime não é comprovado pelo fato de que não houve quem comprovasse a mentira, de maneira a produzir uma contra-prova de que a mentira realmente é uma mentira assim que a mentira for comprovada.
    Ainda, ipsu literis, não podemos considerar o bando criminoso – que criminoso não é – como quadrilha. O fato de terem se conhecido, planejado e executado todas as tramóias juntas, enquanto pagavam a mensalidade do PT, comprovam que faziam parte do partido, e não de uma quadrilha. Sabemos que quadrilha só pode ser caracterizada quando não há pagamento de mensalão – ops, mensalidades.
    Portanto, apesar de tudo estar devidamente descrito no código penal, eu inocento os criminosos – que criminosos não são – de todas as acusações!”

  • Marcelo Travassos Filho

    O PSDB tem que bater mais duro porque este será o caminho da vitória do futuro presidente Aécio Neves.

  • Etevaldo H. Barreto

    O PSDB tem que bater forte nesses criminosos virtuais. Está certo o Aécio!
    E tem meu voto!

  • Meia Verdade

    Aonde esta a verdade?
    É sabido por todos, ou quase todos, que o lulopetismo ataca, de modo sujo, o PSDB, através das redes sociais.
    Porém. do nosso lado, não podemos esquecer os ataques, também sujos, feito em campanhas passadas ao PT,….o sequestro do Abilio Diniz, as vésperas das eleições……o caso Lurian, também as vésperas das eleições e vale ressaltar o filho de FHC, fora do casamento,foi guardado a sete chaves pela imprensa.
    Mais recentemente, tivemos diversos artistas, através da mídias sociais, dizendo que caso o Lula fosse presidente, ele estaria confiscando bens e imóveis da classe média. Temos ainda, recentemente, que o Lula esta bilionário é domo dono desta e daquela empresa.
    Como cito acima, temos que ter cuidado …..”ele me bateu mamãe”, talvez a “criança chorona” pode não ser somente vítima.

    Vou comentar um ponto só pra você, Meia Verdade: o filho de FHC fora do casamento, que na verdade se comprovou não ser filho, não foi “guardado a sete chaves” pela imprensa.
    De minha parte, quando dirigia uma Redação, separei o melhor repórter — que ainda hoje, a meu ver, é um dos melhores repórteres do país — e coloquei todos os meios à disposição dele para levantar a história, a começar pelo prazo, que era indeterminado.
    O que fosse necessário.
    Pois bem, ele voltou de mãos abanando, por mais que haja se esforçado.
    Por uma razão simples: não havia qualquer PROVA a respeito.
    Não havia nada que envolvesse FHC em cartório.
    A família da mãe negava.
    A mãe negava.
    Não havia uma única testemunha de nada.
    Publicar boatos, como fez um veículo irresponsável na ocasião, na base do “dizem” e do “consta que”, eu jamais poderia fazer.
    Mas cumpri ao pé da letra meu dever de jornalista, e toda a Redação que eu comandava na época foi testemunha do esforço feito para obter uma reportagem minimamente confiável e ética a respeito.
    Abraço

  • Meia Verdade

    Jamais duvidei de sua retidão Setti, você é um dos pouquíssimos Jornalistas, que acompanho diariamente.
    Abraços amigo.

    Muito obrigado, caro amigo.
    Abração

  • Márcio Domingos de Almeida

    A súcia petista ataca novamente…

  • Átila Schutz

    Aécio faz bem em denunciar esse crime que vem passando impune.
    Aécio para presidente!

  • Reidson

    Você mente e ofende no comentário que enviou e foi deletado.
    Você não sabe nada deste caso, e do papel decente que desempenhei.
    Você está me julgando a partir da sua imagem refletida no espelho.
    Você não é bem-vindo neste blog. Não publicarei nada vindo de sua sempre mal-intencionada parte, nem elogios a Jesus Cristo.

  • Reidson

    Seu comentário, uma vez mais, é MENTIROSO, além de ofensivo. Suma daqui.

  • Marcondes

    Com a tua permissão Ricardo….
    Bahhhhh Reidosn, eu pegava a viola e enfiava no saco! Nunca vi alguém ser enxotado de forma tão humilhante!!!Hahahahaha…É o que dá ser metido e achar que sabe tudo e tudo pode! Vai procurar tua turma! Já pensou? Ser chamado de MENTIROSO em nível nacional? Tu bateu todos os recordes. Pensa bem: ‘TU NÃO É BEM-VINDO NESSE BLOG! Essa doeu em ******! E para coroar a tua performence: SUMA DAQUI!KKKKkkkkkkkk!!!! O pior de tudo é que tu sabe que merece!!! VAI PELA SOMBRA!