Image
De toda parte, inclusive da Austrália, eles vieram — mas principalmente do Brasil, a 18 mil quilômetros de distância (Foto: marca.es)

O jogo foi ruim — não há outra palavra para defini-lo. E o Corinthians venceu, com justiça, mas não brilhou nada, nadinha.

A torcida do Corinthians, porém, promoveu hoje outro episódio épico, com a “invasão” do Estádio Toyota por uma massa calculada em 20 mil pessoas pelas emissoras estrangeiras que transmitiram a partida em que o campeão da Libertadores venceu o Al Ahly, do Egito, por 1 a 0, pelas semifinais do Mundial de Clubes.

Dentre o grande número de torcedores, havia vários que protagonizaram a famosa “invasão” de 70 mil ao Maracanã, em 1976.

Pergunto: uma vez que a esmagadora maioria partiu do Brasil, que outra torcida é capaz de viajar 18 mil quilômetros para apoiar o time, como fez a Fiel durante os 90 minutos, mais os 5 de acréscimos?

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − dezessete =

44 Comentários

mariana. em 01 de junho de 2014

Sou paranaense, e, assim, como todos os brasileiros, também torço pelo Corinthians, além de torcer pelo meu CAP do Paraná. Que coisa linda, estava em Tóquio no dia do jogo final. Foi simplesmente fantástico! A invasão corintiana no Japão, mostra que realmente, que a torcida corintiana, não é apenas a maior torcida do Brasil, e sim, do MUNDO!

Edelberto em 18 de dezembro de 2012

"...Dentre o grande número de torcedores, havia vários que protagonizaram a famosa “invasão” de 70 mil ao Maracanã, em 1976..." A cada dia aumenta a quantidade de "invasores". Agora já são 70.000. Contudo, os números não mentem. A Suderj colocou à venda 150 mil ingressos e foram vendidos mais de 146 mil. 52.000 foram enviados a São Paulo para a torcida do Corinthians. Consta que mais de 10.000 foram devolvidos (fonte: JB). Eu e meu pai estávamos no Maracanã naquela infausta tarde de domingo, 5 de dezembro de 1976. Em jogos menos badalados sempre ficávamos na área da torcida, à esquerda das cabines de rádios. Naquele, como nos jogos de decisão, ficamos na chamada torcida neutra, bem no meio do campo. Jamais nos sentimos na torcida corintiana. Não houve divisão de torcidas. Houve sim, digamos, divisão de bandeiras. A enorme quantidade chamou-nos a atenção logo na entrada. Desfraldadas, pareceram dominar o estádio. Aliás, a torcida corintiana deve eterno preito de gratidão à nação rubronegra pela insólita colaboração na criação do mito. Não fosse a cúmplice solidariedade das suas torcidas organizadas, que horas antes do jogo já estavam nas rampas e acessos internos do estádio a envarar centenas de bandeiras, o tal recreio dos bandeirantes seria apenas um passeio da paulicéia à beira-mar. Daí a eterna ilusão do viemos, vimos e vencemos. E venceram mesmo. Ganharam o jogo. Aos vencedores, portanto, as batatadas. Quando a jactância supera a lucidez, urde-se a lenda. Se Freud não explica, Goebbels sempre justifica.

wagner neves em 18 de dezembro de 2012

Olá, Prezado Ricardo, Com todo respeito à grande conquista do Corínthians, hoje em dia, com o preço das passagens e a facilidade de crédito, não seria de todo impossível alguns outros times fazerem o mesmo. Quando meu Vasco foi a Tóquio em 1999, eu não tinha a menor possibilidade de arcar com tal despesa. Se fosse hoje, ainda que não tão fácil, eu teria total possibilidade de ir. Então, sem querer comparar tamanhos de torcida, acho que sua afirmação não condiz com a realidade atual. Um abraço. Pode ser, Wagner, poder ser. Vamos ver nos próximos anos então, torcendo para que outros times brasileiros cheguem lá, e observando como se comportam suas torcidas. Abraço

Sabine em 17 de dezembro de 2012

Valeu Cassio! Sou de Minas, mas sou Curintias!

Fernando em 17 de dezembro de 2012

Só mesmo nesta Lululândia, onde o pior é venerado no lugar do melhor. O técnico da seleção é o que outrora ganhou a copa do mundo e foi caindo até levar o verdão à segundona. O outro, que está no caminho inverso, desde a segundona até campeão mundial, não serve. É bom demais. Adoradores de ídolos de pés de barro!

Corinthians em 16 de dezembro de 2012

TIMÃO EÔ! VAI CORINTHIANS! JOGAI POR NÓS! Parabéns à todos os Corinthianos. Jogo disputado, bonito, vitória incontestável. Aqui é Corinthians!

carlos nascimento em 16 de dezembro de 2012

Ricardo, Parabéns, o seu Corinthians é Campeão. Graças ao fantástico goleiro CÁSSIO, e também com a ajuda da incompetência de Fernando Torres, ô espanholzinho RUIM. Alias, falando em espanhóis, o Rafa Benitez é ultrapassado, deixar o Oscar no banco... é muita burrice, não deveria nem voltar para Londres, deveria ir para Madrid ou Barcelona, ele fazia lambanças no Liverpool, agora vai enterrar o Chelsea, o espanhol burro. Agora, justiça seja feita, o grande arquiteto dessa vitória chama-se TITE, sim, ele conseguiu montar essa estrutura,jogadores medianos em combativos guerreiros, com ajuda da torcida, foi feito o tempero certo para disputar essas batalhas. Penso que o melhor prêmio para o TITE seria a sua convocação para dirigir a Seleção brasileira, mas os políticos acharam de colocar novamente o Scolari. Repito, Ricardo Setti, PARABÉNS, o Corinthians é legítimo Campeão Mundial. abração Carlos Nascimento. Obrigado, Carlos! Foi mesmo merecidíssimo, incontestável. Abraço

carlos nascimento em 16 de dezembro de 2012

Ricardo, Parabéns, o seu Corinthians é Campeão. Graças ao fantástico goleiro CÁSSIO, e também com a ajuda da incompetência de fernando torres, oh espanholzinho RUIM. Alias, falando em espanhóis, O rafa benitez vRAEERbenitez E

moacir em 16 de dezembro de 2012

Setti, VIVA O CORINTHIANS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Parabéns e abração

HENRIQE em 15 de dezembro de 2012

Com toda certeza que aquele estadio tinha mais de 25.000 corinthianos, o público total foi de 31.400 pessoas so tinha corintiano no estadio alguns torcedores do al aly que os propios canais q transmitirão os jogos diziam q ñ passava de 500 pessoas a muito antis torcendo para dar errado para torcida quebra tudo la mais ñ a torcida corintiana esta dando um show de civilidade no japão agradeço a oportundade de expressar boa tarde e até mais um show de amanha

RONALDE em 14 de dezembro de 2012

Nenhuma torcida faz isso. Somente aquela indecentemente fanática, formada por um bando de desocupados ou irresponsáveis.

Edson Moraes em 13 de dezembro de 2012

OPS, errei o alvo, porque vim parar aqui através do blog do reinaldo ... mas, serve pra reinaldo, serve para setti ... Um forte abraço nos dois. Tirando as brincadeiras futebolísticas, os dois são guardiães de nossa democracia, da ética e do bom jornalismo. Obrigado pela parte que me toca, Edson. Abraço

Edson Moraes em 13 de dezembro de 2012

Um dos graves defeitos de nosso amigo Reinaldo é ser curíntia ... Assim como os urubus, são seres fáceis de serem iludidos ... torcidas de 40 milhões 30 milhões ... ai ai ... devem ser 4 bilhões, porque em Marte e Vênus e em outras galáxias eles têm muitos torcedores ... Acorda Reinaldo, o Curíntia foi campeão tipo PT, com corrupção. O título seria do meu VASCÃO, mas mano menezes e andre$ $anche$ deram um jeitinho de tirar nosso título ... se a crítica vale pra combater os corruptos petralhas, há também de valer para a corupção no futebol ... Ou a paixão é cega? Se você aceitar essa premissa, terá que perdoar os petralhas por sua igual paixão pelo PT.

Flavico em 13 de dezembro de 2012

Resposta: talvez as outras torcidas tenham mais o que fazer do que atravessar o planeta só pra ver um jogo de futebol. Será que é isso?

Fernando em 13 de dezembro de 2012

Ops! Errei o post ao comentar...

Fernando em 13 de dezembro de 2012

Caberia também a indagação de porque o governador não compareceu ao velório de centenas de inocentes mortos covardemente pela polícia mais violenta do Brasil.

Gilberto em 13 de dezembro de 2012

Setti, sou leitor assíduo deste blog, que considero excelente. Sei que você é corintiano, e respeito sua paixão. Mas permita-me responder: as torcidas do São Paulo, do Internacional e do Santos, também viajaram em grande número para apoiar o time no Japão, sem o sensacionalismo e a paparicação que se observa este ano. Aliás, o torneio promovido pela Fifa é fraquíssimo. As únicas equipes que prestam, são as que representam a Europa e a América do Sul. O resto, é resto. Pura politicagem da Fifa. Voltando ao tema, a mídia esportiva é de um EXAGERO que causa náuseas, com tudo o que envolve o Corinthians. Não é à toa que existe um sentimento fortíssimo de aversão ao time. Quanto ao fato de ser uma das maiores torcidas do Brasil, isso quer dizer o quê? Que é o melhor? Lula, o apedeuta, é idolatrado por milhões de brasileiros. Venceu Serra, venceu Alckimin (que são infinitamente melhores que ele), e elegeu uma "ilustre desconhecida" a primeira mulher presidente do Brasil (uma candidata que eu não votaria nem pra síndica do meu condomínio). Grande abraço. Concordo com os exageros ao redor do Corinthians, Gilberto. Mas é para o bem e para o mal, não? Também concordo que este torneio não é lá estas coisas. Abraço

Robson em 13 de dezembro de 2012

Caro Setti, realmente a sua paixão as vezes lhe deixa um pouco exarcebado, mas conforme noticiado pelo uol: Número de torcedores do Corinthians que viajaram do Brasil ao Japão não passa de 10 mil!! http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/mundial-de-clubes/ultimas-noticias/2012/12/11/menos-de-10-mil-torcedores-do-corinthians-viajaram-para-o-japao-para-ver-o-time-no-mundial-de-clubes.htm Será, caro Robson Não havia mais na semifinal, não? Abraço

zm em 13 de dezembro de 2012

Se fossemos tão fanáticos por política - no seu sentido mais amplo - como somos por futebol a coisa seria muito, mas muito diferente.

Piquá em 12 de dezembro de 2012

Flamenguistas morram de inveja!Quantos foram ao Japão na sua vez?Se tanto 5000.Corinthians a maior torcida do mundo e estamos conversado.

moacir em 12 de dezembro de 2012

Caro Setti, Só assisti o pimeiro tempo,e na cadeira da dentista.E que dentista... Não pude comemorar a cabeçada,estava anestesiado e boquiaberto,com a moça... MAS QUE TORCIDA!!!Eu sinceramente queria ser capaz de amar assim qualquer time,qualquer coisa ou causa As imagens da FIEL em preto e branco estão correndo o mundo.Os depoimentos dos torcedores do Corinthians são emocionados,divertidos,comoventes. Acho que no domingo um Brasil enorme vai acordar bem cedo , ligar a televisão e torcer! Mesmo os que hoje comentam mal humorados...

Corinthians em 12 de dezembro de 2012

Setti, Acho importante frisar alguns pontos aqui para os queridos antis. O estádio Toyota é novo, somente o Santos jogou lá, e com público menor. Também acho importante frisar que público não é torcida não. Se me permite colocar uma frase da tal matéria do UOL tão mencionada aqui pelos queridos antis: "A ressalva que se faz é que, nesta quarta-feira, os corintianos foram a esmagadora maioria do público total no Toyota Stadium." Aliás acho isso um bom divisor até - com um público maior, tanto o Inter quanto o São Paulo não empolgaram nada. Mal tiveram cobertura. Já o Timão foi outra história - deixou o estádio negro, e literalmente invadiu o Japão - notícia em todos os lugares. Realmente - torcedor do Corinthians é diferente. -- P.S. Para os antis eu gostaria de recomendar a visita à um clínico geral para verificar esta dor de cotovelo. Por que realmente achar que o São Paulo e o Inter lotam o estádio mais que o Corinthians é complicado - nem o Morumbi conseguem lotar direito...

Francisco Tavares Gama em 12 de dezembro de 2012

Viva o Coringão! A torcida mais fiel do mundo! Vamos pra final!!!

Tuco em 12 de dezembro de 2012

. Vai morrer na praia... Será que a torcida vai quebrar aeroportos? .

RONALDE em 12 de dezembro de 2012

Esse tipo de pessoas que assumem esse fanatismo têm a mesma irresponsabilidade que possuem os seguidores do islã. Vender bens, perder empregos, deixar esposas prestes a dar à luz para seguir do outro lado da Terra, demonstra quão longe estamos do primeiro mundo.

Christina Accioly em 12 de dezembro de 2012

É comovedor, mesmo, Ricardo, ver a paixão dos corintianos. Uma beleza! Não acompanho o futebol, mas o Corinthians é um fenômeno a que não se pode ficar alheio. Saudações

Telecoteco Coringão em 12 de dezembro de 2012

Corinthians grande / sempre altaneiro / és do Brasil / o clube mais brasileiro

Emerson em 12 de dezembro de 2012

Ricardo, vc é colunista de uma das maiores revistas do planeta, escreveu que o Portal UOL não tem credibilidade, então, cabe a vc provar o que diz. Prove a informação que vc postou, esse é o manual do bom e honesto jornalismo, que eu acho que vc pratica, se não achasse isso, jamais viria ler o que vc escreve. Não disse que o portal UOL não tem credibilidade. Disse que o UOL não é a palavra do Senhor. Preferi me basear em outras fontes. Simples assim, para quem não é mal-intencionado.

Leandro em 12 de dezembro de 2012

Corrigir no sentido de não se afirmar que os 20 mil corintianos presentes tenham se deslocado os 18 mil kms, tendo visto que as agências de viagens não contabilizaram sequer a metade deste número de passagens vendidas. Tá certo que o coração impõe um certo ufanismo, mas 10 mil torcedores deslocados do País já é um número bastante significativo, não sendo portanto necessário exagerar em função da paixão.

Emerson em 12 de dezembro de 2012

Vc poderia colocar por gentileza, colocar o nome das tvs e portais europeus que deram a informação que vc diz? Sabe como é né, pra saber se tem mesmo essa credibilidade toda que vc diz. Você está brincando comigo, se acha que preciso justificar e explicar o que publico.

Emerson em 12 de dezembro de 2012

Na boa, você veio aqui para ver posts, ou para me aporrinhar?

Emerson em 12 de dezembro de 2012

Prefiro acreditar no que diz os repórteres do meu país, se for assim deixarei de acreditar no que vc e a Veja diz,mas enfim, nem vc e nem os repórteres das tvs internacionais são donos da verdade absoluta, o seu depoimento ainda tem o agravante de ser feito com o coração e não com a razão. Abraço

carlos nascimento em 12 de dezembro de 2012

Ricardo, Sem sombra de qualquer dúvida, a torcida do Corinthians é imensa, brilhante, passional, tem variados seguidores das camadas de nossa sociedade, pessoas brilhantes, pessoas comuns, tem até um certo percentual de uma “turba”, que vez por outra baixa o nível, causando problemas de excessiva violência. A torcida hoje é imensamente superior em valores qualitativos ao conjunto do Time, perdoe-me os corintianos, mas quem viu jogar, o SANTOS de Pelé, o BOTAFOGO de Garrincha, o CRUZEIRO de Tostão, o PALMEIRAS de Ademir da Guia, o FLAMENGO de Zico, até mesmo o SÃO PAULO de Telê Santana, sabe ao que me refiro, o futebol apresentado hoje no Japão é pobre, chega a ser ridículo, dado à grandeza da torcida, espelha com toda a transparência o atual estágio do futebol brasileiro, em suas gestões, administrativas e conceituais, pois diante de um adversário sem qualquer tradição esportiva, limitou-se à defender, é pouco,muito pouco, para as nossas tradições esportivas. O Corinthians pode vir a ser, até mesmo Campeão do torneio, porém, o gosto é amargo, é igual aquela vitória da seleção de 1994, que envergonhadamente fazemos questão de esquecer. Eis a verdade, precisamos mudar os nossos conceitos, até mesmo em torcermos, a passionalidade não combina com as verdades da vida. abração Carlos Nascimento.

Torquato em 12 de dezembro de 2012

GRANDE CORINGÃO!!! Não jogou grande coisa, mas a torcida tava lá, em peso! Não tem igual não só no Brasil -- no MUNDO!!!

Leandro em 12 de dezembro de 2012

Ok, mas você poderia, a bem da verdade dos fatos, corrigir sua informação, ditada, ao que parece, pelo coração. Corrigir por quê? O UOL tem mais credibilidade do que TVs europeias?

Enio em 12 de dezembro de 2012

Ser corintiano é um estado de espírito, é muito mais do que torcer por um time, e impossível descrever, nascer corintiano é descobrir o amor logo cedo, muitos torcedores tentam mas bem poucos conseguem se igualar a sua grandiosidade. Ser Corinthians caro Setti é ter dois corações: um para amar, outro para sofrer.

Emerson em 12 de dezembro de 2012

Vc está enganado querio Ricardo, se vc tivesse se dado o trabalho de ler alguns outros portais da internt, saberia que pouco mais de 10 mil pessoas tiraram visto para o Japão para essa época, levemos em consideração que nem todos que foram para o Japão são corinthianos, mas enfim. Se tivesse tb dado uma pesquisada, e nem precisava ser tão detalhada, estava hoje na home do UOL, que o público no estádio foi menor que a estréia do Inter e a do São Paulo. Abraço. O que a home do UOL diz não é a palavra do Senhor nem a verdade absoluta. Repórteres de emissoras internacionais que transmitiram a partida e estavam lá, vendo corintianos espalhados pelo estádio inteiro -- que realmente não estava lotado -- calcularam esses 20 mil que mencionei. Um abração

Leandro em 12 de dezembro de 2012

Caro Leandro, temos por norma no blog não publicar, aqui, no espaço de comentários, íntegras de matérias veiculadas por outros órgãos de comunicação. Sorry.

Ixe em 12 de dezembro de 2012

Nenhuma. Mãos à palmatória. Não sou Corinthians, mas nenhuma outra torcida é mais fiel e apaixonada. E se tivesse um pouquinho mais folgado de tempo e grana iria participar da festa em Tókio, infiltrado, camuflado de contintiano. Deve estar uma beleza aquilo lá. Parabéns, Coringão.

Pedro Goulart em 12 de dezembro de 2012

Nenhuma... pessoas sérias tem mais o que fazer! Quer dizer que os 20 mil brasileiros que estavam hoje no estádio são, todos, pessoas não sérias?

Marco em 12 de dezembro de 2012

Don Setti; Parabéns, realmente uma multiplicidade, imagina se ganhar! Por aqui, Paulo Roberto Falcão, lançou seu livro sobre a Copa de 1982 e disse q recebeu convite do Palmeiras, para 2013. Mas acho q é plantação! Abs.

Allejo em 12 de dezembro de 2012

Publico São Paulo x Al Itihad em 2005 31510 pagantes Público Corinthians X Al Ahlli em 2012 31417 pagantes. Cadê a invasão?

ari alves em 12 de dezembro de 2012

Sou gay, mas a-do-ro futebol. Só que torço para o São Paulo. O Curintxa, Deus me livre, ai...

Roberto Paes em 12 de dezembro de 2012

O São Paulo e o Inter tiveram torcidas maiores em 2006 e 2005.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI