Que coisa esquisita, esta de Dilma pedir a Marta que renuncie em favor de Haddad…

Marta e Haddad: senadora ouviu de Dilma apelo para que fique no “cargo muito importante” de 1ª vice do Senado e desista da Prefeitura de SP, que o ministro ambiciona (Foto: Fernando Cavalcanti)

Que coisa esquisita… Ou, que coisas esquisitas…

A presidente Dilma Rousseff apelar para que a senadora Marta Suplicy (PT) desista de pleitear, como lhe é de pleno direito, sua candidatura em novembro de 2012 à Prefeitura de São Paulo, cargo que já exerceu entre 2001 e 2005, deixando, assim, o caminho aberto para o indicado pelo “dedaço” de Lula, o ministro da Educação, Fernando Haddad. (Leia no site de VEJA), jejuno em urnas.

Pode não ser estranho Dilma ceder a Lula — que novidade, não? Tampouco ceder a Lula num momento especial como o que vive o ex-presidente, em tratamento de um câncer.

Mas continua sendo estranho que Lula, pai da ideia da realização de prévias entre filiados para a escolha dos candidatos no partido que fundou, o PT, haja de tal forma batido pé contra as prévias — o que significa, contra Marta, que sempre o apoiou.

E ainda mais estranho, além de esdrúxulo, o argumento utilizado por Dilma na conversa mantida com Marta antes de seu embarque para a França rumo ao encontro de cúpula do G-20: a senadora é “muito importante” para o governo com o cargo que exerce, o de 1ª vice-presidente do Senado. Deve, portanto, ficar lá, em Brasília.

Argumento de Dilma não tem pé nem cabeça

Este argumento não tem pé nem cabeça.

Vejam bem: se eventualmente eleita prefeita de São Paulo, Marta tomaria posse apenas em janeiro de 2013.

E exercício do “cargo muito importante” de que a senadora é titular termina, exatamente, no começo de 2013: por acordo feito quando das eleições da Mesa Diretora do Senado no início do ano, a 1ª vice-presidência, ambicionada então por Marta e pelo senador José Pimentel (CE), a questão foi salomonicamente resolvida com o compromisso de que a senadora renunciaria depois de um ano de exercício para que o colega do Ceará fosse eleito para o posto.

Marta ficará no “cargo muito importante” mais um ano e pouco. Na Prefeitura da maior cidade da América do Sul, caso eleita, permaneceria quatro anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =

26 Comentários

  • Ana Quaiato

    esquisito porque? Dilma como todxs nós buscamos sempre o consenso!

  • Vera Scheidemann

    Esquisito é pouco. Todavia, devemos
    nos lembar que estamos no Brasil, do PT.
    Aí tudo é possível…
    Vera

  • Tuco

    .

    Há uma delineada hierarquia:
    manda quem pode, obedece quem
    tem juízo.
    Quem manda é o embusteiro-mor,
    os outros, se com juízo, dizem
    amém.
    Simples assim!


    .

  • ALCIONE

    Não vejo porque a surpresa. Em politica cada passo tem que ser cuidadosamente estudado. Se o Lula, com a experiência que têm, acha que quem deve concorrer é o Haddad… eu, se fosse a Marta, seguiria o seu palpite, afinal, o ex-presidente têm folga para errar, mas eu acho que ele deve ter razão. A Marta já concorreu, é verdade. Têm experiência, mas o Haddad faz uma boa gestão no ENEM, apesar de certos setores acharem que não, mas esses… nunca acharão nada bom! Então… o Haddad pode e vai crescer muito, porque o suceso do ENEM é evidente. Pense, o Sr. fazer apenas UM TESTE e poder concorrer na quase totalidade das Universidades brasileiras! Acho fantástico. E ENEM só está aí porque o Lula têm queixo duro, porque se fosse pela Velha “mídia”… Enfim… também acho que a vez agora é do Haddad, pois o Brasil precisa de governos afinados com a educação para melhorar o ensino. Abraço.

  • Paulo Toshiharu Watanabe

    Meu palpite é que ambos, Dilma e Lula, estão pensando em 2014! Se a Dilma começar a perder a popularidade e se a Marta for eleita prefeita da maior cidade do Brasil e fizer um bom governo, pode atrapalhar a volta do Lula em 2014, novamente como o salvador da pátria.

  • Natal

    Essa “explicação” é o típico caso de remendo pior que o soneto! Mesmo que Marta tivesse assumido o cargo hoje, ainda seria totalmente discutível visto a disparidade entre os dois cargos e o fato de Marta não ser lá essas coisas como senadora. Porém, até os azulejos do Congresso sabem o porquê desse “pedido”: na verdade, uma ordem vinda do Instituto Lula! Aliás, do próprio!

  • Natal

    PS.: essa ALCIONE está falando sério ou é piada?! Se não está brincando, já sabemos de onde vem… fala sério!!!

  • Think tank

    Em se tratando de coisas de uma gangue, não existe nada de esquisito e muito menos estranho, pois essa é a regra de toda gangue, os vassalos enfiam o rabo entre as pernas ou terá que confrontar o chefe do bando para ver quem mata quem.
    Viu como o Bigodinho Irrevogável Revogável abaixou a crista e saiu cacarejando?

  • Octávio

    Ricardo, boa tarde. Ainda que eu nunca tenha votado na Marta, devido ao seu perfil político, não se pode deixar de reconhecer que ela vinha crescendo muito dentro do partido. Com currículo de prefeita, líder em várias frentes, senadora, ministra, vice-presidente do senado, poderia, em tese, aventurar-se futuramente numa candidatura presidencial. E este “futuramente” poderia ser já na próxima rodada. Mais experiente que a Dilma, mais culta que o Lula, com muito eleitor cativo…. não sei não… O Lula resolveu podar logo as asas dela.

  • Silas S. Carvalho

    Tenho a impressão de que todo aquele que apóia Lula, o molusco pegajoso, cedo ou tarde leva um ‘pé-na-b…”. Assim foi com Ciro Gomes, e assim é agora com Marta.
    Os que o elegeram e os imbecis que aprovam os seus governos, certamente também viverão esse momento.

  • ALCIONE

    Hô Think, você me falar de democracia? no PSDB, no DEM? Fala sério! Lá, os Srs. (a raia miúda…) nem chegam perto de quem decide! Os Srs. são somente votos, nada mandam, nada opinam. Os Srs. nem da chegam até a soleira da porta, aguardam no portão. Aí, no seu time, quem decide mesmo, jamais se mostra, pelo menos não para os Srs. Não tinha percebido ainda? O Lula insiste em algumas coisas sim. Mas ele, até agora acertou. Ou não? Politica é decisão. E decisão certa. Bem que os Srs. gostariam de ter um conselheiro assim. Um vitorioso. Não? Abraço.

  • selminha

    Setti, este país é tão surrealista que já desisti de entender qualquer coisa. É demais para a minha pobre compreensão.

  • Francy Granjeiro

    Maior cantora do soul está com problemas na voz

  • Luís Roberto SBO

    a seita ou os quadrilheiros querem o cofre de São Paulo, bem feito ao kassab e ao alckmin, ficam fazendo média com a quadrilha e não marcam espaço.

  • Think tank

    Cara Alcione, pela convulsão mental evidenciada nos seus textos tudo indica que você é a enésima vassala na escala de vassalagem da turma do MENSALÃO-2005. Tudo indica que vassalagem não tem limites, e você nasceu para tal, continue repetindo as mazelas que lhe enfiaram goela abaixo, continue repetindo lorotas como os papagaios dos saqueadores da nação, pois vai ter que melhorar muito para chegar a boba da gangue, ser útil na gangue.
    Continue ovacionando o chefe molusco, pois a tarefa dos vassalos é isso, faça também como o seu chefe molusco faz lambendo o coturno do chefe mor, o ditador assassino caribenho, El dueño del Paredón, preste lhe reverencia também.
    Mas tome cuidado, pois a cartilha destes você desconhece, estes tem pavio curto e o poder sobre a vida dos vassalos. Viu o aconteceu com o Celso Daniel e Antônio da Costa Santos?

  • Pedro luiz Moreira Lima

    A Alcione foi bastante sensata Um partido deve ter uma estratégia para a chegada ao Poder e o PT esta construindo a sua para chegar a Prefeitura da cidade de Sampa – quem decidirá se foi acertada ou não é o Povo pelo voto.

  • Maria Sa

    O que achei esquisito foi esse “haja” no terceiro parágrafo. Não seria aja, do verbo agir?

    Não, prezada Maria. Usei o verbo haver para não repetir o verbo ter.
    No caso, se usasse o verbo ter, ficaria assim: “Lula (…) tenha batido o pé de tal forma contra as prévias (…) etc”.
    Mas valeu pela atenção com que você lê os posts.
    Abração

  • *Mari Labbate* EMAS44

    Nesse episódio de Marta Suplicy, na disputa pela Prefeitura de SÃO PAULO, comprova-se a ANTIDEMOCRACIA de Dona Dilulla! Que bom! TODOS estão tendo a excelente oportunidade de conhecê-la MELHOR! Será que o seu recente retorno à terra natal, a Bulgária, fez-lhe mal? A minha esperança repousa nos equilibrados 44 Milhões de Cidadãos Não-Eleitores dessa FALÁCIA! SETTI, maravilhosa seleção de temas! Com certeza, você está auxiliando no Processo Evolutivo da Humanidade! PARABÉNS!

  • ALCIONE

    Ei, Tink Tank, você não consegue escrever uma única linha sem ofender? Isso é tipico de perdedor, não acha? Em vez de tentar descrever, porque não responde se as afirmações que faço e defendo têm base ou lógica. Compreendeu? O que você escreve não têm relação com o que eu escrevo. Seja diferente. Pense, explique e escreva sem ofender. isso é fácil, é questão de vocabulário. Você pode usar de muitas palavras capazes de descrever alguém como um energúmeno sem usar um palavrão. Entendeu? Um abraço.

  • lavinia

    INFELIZMENTE, A DEMOCRACIA PETISTA É ESSA AÍ. A QUE SE CURVA À VONTADE DE UMA SÓ PESSOA. O PT MOSTRA MAIS UMA VEZ QUE É E SEMPRE SERÁ UMA DITADURA DISFARÇADA. BOM PARA MARTA APRENDER QUAL É O SEU LUGAR REAL DENTRO DO PT.

  • CARLOS MATTOS

    Setti, que bom que voce admite que tenhamos a opcao de ler coisas, que pessoas como a alcione escreve, ela e a piadista do blog, cada coisa, sera uma das centenas, que ganham dos petralhas mors, para defender a patuscada por aqui?

  • Hellyétt F.

    O reizinho mesmo debilitado continua governando com mãos de ferro…ai dos súditos se não obedecerem.É a tão propalada democracia petista.

  • Think tank

    Cara Alcione, admita que gostaria de ter escrito o que escrevi, mas com as posições trocadas. As mazelas do tipo; “típico ganhador ou típico perdedor, se mostrar ofendido e tentar fazer papel de vitima, e coisas do gênero” já é muito manjado truque da cartilha com a qual você se orienta, portanto se quiser melhorar tem que ir para a segunda fase do catecismo da gangue do MENSALÃO-2005, se bem que argumentos sustentados com farsa é temporário, não faltam exemplos na história da humanidade.
    Não sigo a cartilha do “típico vencedor, típico predador, nem típico matador”, mas sim me oriento por princípios éticos e fundamentos morais, longe das falácias farsescas das ideologias políticas.
    Antes de abraçar fabricantes de inverdades e atrocidades, pense na consciência ética e moral, por mais imoral e aético que seja, sempre chegará o dia de reflexão na vida.
    O Michael Corleone no final do filme Godfather representa bem o conflito e a luta com a própria consciência, por mais que tente redimir das atrocidades praticadas não há como desfazer o passado, os desafetos estão sempre a espreita.

  • J. Martins Branco

    Nada mais normal: em um partido stalinista, a voz do Grande Líder sempre deve prevalecer…o mais curioso é que todos aceitam…é a disciplina “revolucionária” sedimentada nos infindáveis debates que ocorriam nos “aparelhos”.

  • ALCIONE

    Caro Think, enumero abaixo as questões que julgo importantes na discussão que o Setti discutiu em seu post: Se O lula deve e têm o direito de influenciar na escolha do candidato em São Paulo. Por favor, se limite a responder com argumentos sobre estes pontos, porque a questão se somos ou não fanáticos torcedores ao invés de politizados eleitores do PT, não em questão aqui. Ok?
    1. Não vejo porque a surpresa. Think, por favor responda: h, Sendo o Lula o maior líder do PT, há ou não?

    2.Em politica cada passo tem que ser cuidadosamente estudado. Think responda: Isso é ou não uma verdade?

    3. Se o Lula, com a experiência que têm ( Tink, O Ula têm ou não experiência? acha que quem deve concorrer é o Haddad… (4. O Lula está certo ou não? Porque?) eu, se fosse a Marta o escutaria(5. O Lula entende que a Marta no Senado é mais útil e pode somar seus votos aos de Haddad se participar na sua campanha. Hoje a Marta agrega muitos votos, simpatizantes, mas há, também muitos que não a aceitam. Seu jeito liberal, suas posições politicas, etc., isso assusta e pode ficar num quase ganha… entendeu? Sim ou não?), afinal, o ex-presidente têm folga para errar (6. verdade ou mentira?), mas eu acho que ele deve ter razão (7. Idem acima). A Marta já concorreu, é verdade. Têm experiência (8. Idem acima), mas o Haddad faz uma boa gestão no ENEM, apesar de certos setores acharem que não(9. Sim, porque sim e não, porque não), mas esses… nunca acharão nada bom (10. Acharão? sim ou não? porque?)! Então… o Haddad pode e vai crescer muito, porque o suceso do ENEM é evidente (11. Sim ou não? Explique). Pense, o Sr. fazer apenas UM TESTE e poder concorrer na quase totalidade das Universidades brasileiras (12. É verdade, sim ou não?)! Acho fantástico. E ENEM só está aí porque o Lula têm queixo duro, porque se fosse pela Velha “mídia”…(13. É verdade, sim ou não?) Enfim… também acho que a vez agora é do Haddad, pois o Brasil precisa de governos afinados com a educação para melhorar o ensino (14. O SR. também não concorda? Se sim, porque e se Não porque?) Abraço.

  • Fernando

    Alcione, querida.
    A cidade de São Paulo já está farta do pt.