QUEM VENCEU O DEBATE DA BAND? Votem na nossa nova enquete

(Fotos: Ivan Pacheco/VEJA.com)

Dilma e Aécio no primeiro debate do 2º turno, nesta terça-feira, na Band: escolha um vencedor em nossa enquete (Fotos: Ivan Pacheco/VEJA.com)

Nossa nova enquete é sobre o primeiro debate entre os dois candidatos à Presidência que se enfrentarão no segundo turno, dia 26 de outubro.

Ainda haverá três debates em redes de TV durante a campanha, e faremos a mesma consulta nos demais.

Desta vez, então, perguntamos: quem venceu o debate da Band?

Dilma?

Aécio?

PARTICIPEM! O local de votação é o mesmo de sempre, à direita desta coluna.

Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =

50 Comentários

  • Roberto de Carrara

    Fiquei até com pena da Dilma. Confusa, sem conseguir pronunciar certas palavras, que repetia pateticamente, tentando acertar, esbarrando no microfone, com o rosto inexpressivo de um fantoche, errando grosseiramente nos plurais, repetindo como um boneco de ventríloquo a mesma pataquada que o PT trombeteia no horário eleitoral, inclusive as mentiras.
    Bem disse o Augusto Nunes: de um lado, vimos uma figura presidencial, Aécio. De outro, uma candidata derrotada, prestes a ir para a casa.

  • Mello

    Calma tucanada. Não cantem vitória antes do tempo. O bico é grande mas a eleição é curta…

  • Leandro

    Dilma muito melhor. Aécio ficou só sorrindo ironicamente.

  • Lidia Barros

    Eu achei que as respostas da Dilma foram mais precisas, com dados concretos, enquanto que o Aécio falava de modo genérico, sem dados consistentes. A Dilma sabia o que estava dizendo, enquanto que o Aécio só falava de eventuais princípios, sem comprovação com a realidade.

  • O que faltou

    O que faltou foi um pouco mais de firmeza contra as mentiras que estão sendo espalhadas contra o Aécio. Sem pudor e em escala nunca vista.

  • Luis A. Neto

    Ricardo,
    Dessa vez vou abster-me do voto na nossa enquete. Como estou com meu voto para presidente definido desde antes do início da campanha eleitoral, poupo meus ouvidos da “fala” da presidentA-candidata e a minha saúde dos enjoos e embrulhos gástricos causada pelos membros dos partidos no poder.
    Resguardo-me lendo no dia seguinte os comentários do amigo e dos outros grandes jornalistas que fazem parte – ou não – da infame “lista negra” divulgada pelo PT e que são portadores da mais alta credibilidade.
    Saúde!

  • mustanguinho

    Começou a circular na internet foto mostrando que Dilma, no debate de ontem na Band, usou ponto eletrônico, por onde um assessor passava as respostas mais complexas, como estatísticas e números de leis. Lembram que ela gaguejava do nada, de quando em vez? E às vezes ajeitava o cabelo? Era o ponto eletrônico. Mais um truque sujo nesta campanha de mentiras do PT.

    Isto não está comprovado.

  • Mello

    Já circulam boatos de que Dilma usou ponto eletrônico no debate, mas isso é impossível pois seria algo facilmente notado por todos. Por outro lado, involuntariamente, isso é mais uma confirmação da superioridade de Dilma no debate. É bem típico da tucanada de bico empinado não reconhecer a derrota.

  • Felipe Marcelino

    Não sou tucano. Mas para o Brasil melhorar precisa mudar e rápido!! Por isso vou de Aécio.

  • Dulce Regina

    Dilma, como sempre, enganadora, dissimulada, mentirosa, falou muita besteira. Reinaldo Azevedo, que o diga. Quem não teve oportunidade de ler, dá uma olhadinha lá no blog dele. É assustador !!! Hoje sai de carro, e entre 5 carros com adesivos, 4 Aécio X 1 Dilma.

  • Caio Frascino Cassaro

    Prezado Setti:
    Nos dois primeiros blocos do debate não houve vencedores. Porém, nos dois últimos blocos, com a candidata errando bastante, a vantagem de Aécio foi clara, porém não esmagadora. É como se o Barcelona fosse jogar com o Levante em casa e ganhasse só de dois a zero, com os gols saindo no segundo tempo. Ganhou, mas a torcida fica achando que tinha que ser de goleada. E, sendo honesto, não acho que tenha sido, repito, uma vitória esmagadora, como foi aquela do debate da Globo. Faltou um pouco mais de indignação e mesmo de paixão ao Aécio – pecado recorrente nos tucanos. Faltou perguntar, por exemplo, a respeito da política externa petista e os vexames sucessivos que temos passado em nível internacional. Faltou bater mais na tecla da corrupção. Faltaram Rose, Erenice, o ex-marido de Dilma. Faltou a ONG bahiana, faltaram os Correios em Minas. Faltou dizer que o Pronatec era uma idéia do Serra na campanha de 2010, e ainda dizer que o programa das Etecs e Fatecs de São Paulo não tem nada de experimental, com centenas de escolas aonde estudam centenas de milhares de estudantes. Finalmente, quando instado a responder sobre os escândalos que teriam ocorrido durante o tucanato, a resposta é sempre óbvia: o PT esteve 12 anos no poder e, das duas , uma: ou deu um atestado de idoneidade aos tucanos ou passou a si mesmo um atestado de incompetência, pois com todo o aparelho de estado nas mãos não conseguiram encontrar nada que confirmasse as denúncias.
    Ou seja, faltou contundência ao candidato. Tem que ser mais agressivo.
    Abs

  • CARLOS COSTA

    Atenção patrulheiros vermelhos “O pior cego é o que não quer enxergar”. Não sou Tucano, sou um brasileiro indignado com a roubalheira que os seus ídolos e comparsas estão praticando no meu, no seu, no nosso bolso. O dinheiro arrecadado com os impostos que saem do meu, do seu, do nosso bolso está indo diretamente para o bolso destes falsos pais da moralidade. Como sempre só resta vcs chamarem quem se opõe de tucanada, de burgueses e outras palavras mais. Voces infelizmente não tem raciocínio lógico para entender e avaliar um debate como este pois não enxergam 1 metro à frente da porta do PT. Ass. BRAASILEIRO INDIGNADO. PS: Se deem ao trabalho de entrar nos sites sérios que existem na internet e vejam o resultado das pesquisas sobre o debate de ontem, ai vcs vão abaixar o facho e ficarão mais humildes, assim como aqueles que vcs tanto defendem da boca para fora.

  • Lucia Sweet

    Aécio lavou a minha alma neste debate da Band. Não dá para acreditar em nenhum levantamento estatístico deste governo que infelicita o Brasil nem em números citados por quem mente a cada respiração. Ouvir a Dilma dizer que vai combater a corrupção é como se o aedes aegypt dissesse que vai combater a dengue. Fora que o português da presidente maltrata os meus ouvidos. E pensar que a maquilagem desse desastre visual que é a Dilma custa aos cofres públicos cerca de R$3 mil reais cada vez que ela aparece para nos assombrar…

  • Jeea Macedo

    Não dá para dourar a pílula a Dilma é o mesmo medicamento, precisamos mudar o princípio ativo para que o país possa superar este quadro crítico, para isso contamos com o Aécio, se ele não atingir os focos trocamos novamente. Porém, conservar o tratamento atual é matar o paciente (país e povo)

  • Reynaldo-BH

    “Chega de intermediários! Lincoln Gordon para presidente uma palavra de ordem em 1964, frente à interferência dos USA na política nacional.
    Lincoln Gordon era o embaixador dos USA no Brasil, que atuava em claro abuso do posto, defendendo os interesses americanos. Mesmo que estes fossem contrários ao Brasil.
    Hoje é hora de ter uma nova palavra de ordem: “CHEGA de intermediários! João Santana para presidente do Brasil!”
    A Dilma de ontem no debate foi uma figura amestrada para repetir o que o seu mestre mandou!
    Não fugiu uma linha do script! Pouco importa se Dilma concorda ou não com as mentiras ditas. O mais importante é que ele obedeceu ao marqueteiro que lhe prometeu o paraíso da reeleição e a fuga da cadeia – pela conivência ou incompetência – que já faz os camburões saírem da garagem em direção ao Planalto.
    “Nuncaantesnestepaíz” se viu um escárnio – e estelionato eleitoral – nesta intensidade. Dilma não tem propostas. Tem um roteiro preparado por João Santana. Na falta de Lula e de Duda Mendonça, este é o novo ideólogo do PT. Assim como vende margarina, vende o futuro do Brasil.
    A incapacidade de Dilma de pensar e propor algo além do mesmo (que já basta!) a leva a ser treinada (ou amestrada) como um cão que precisa de adestradores para não urinar fora do local determinado.
    Dilma foi assim.
    O cargo de governador de Minas Gerais está à disposição de Dilma nas próximas eleições. Após 30 anos sem pisar em Minas, quem sabe ela não se anime em tentar ser governadora? Saberemos de quem se trata.
    Mas, para a presidência, que o PT escolha o João Santana. Ele é, sem dúvida, o esteio do PT nestas eleições. E assim sendo, mais que merecedor de ser candidato.
    Mentir? Não, jamais! Apenas falsear dados e a história.
    Resta a dúvida se o João (conhecido na Bahia como Bafo de Onça!) aceitaria.

  • Sonia Regina

    É vergonhoso assistir o que esse partido vem tecendo de mentiras ao longo dessa campanha.
    Achava eu que era só ódio pelo PSDB, mas depois de tantos escândalos, concluo que é medo do povo ficar sabendo o que se passou nesses 12 anos que estiveram comandando o Brasil.
    A senhora, os partidos que lhe apoiam e o ídolo maior, não perdem por esperar.

  • marco

    Alguém precisa falar para o Aécio que nos debates ele precisa ser mais FIRME. Teve alguns momentos no debate que a Dilma foi superior ao Aécio.

  • Geodematos

    Prezado Setti
    É como comparar alhos com bugalhos! A Gerentona de Araque, como sempre, só falou besteiras (no que pudemos “traduzir” do Dilmês castiço)e despejou um monte de mentiras e dados arranjados sabe-se lá onde. O Aécio realmente bobeou, deveria ter sido mais incisivo, principalmente nos casos do porto de Cuba, na construção da refinaria Abreu e Lima e ter trazido à baila o caso Erenice, a amigona do peito da PresidentA.
    Ella falou o tempo todo que Aécio perdeu a eleição em Minas, mas ninguém lembrou a surra humilhante do PT em São Paulo.
    Vou mudar meu slogan de AÉCIO NELLES para TÁCA-LHE PAU,AÉCIO!!!!

  • Ronald

    Caro Setti:
    Gostaria de registrar algo que não vi comentado aqui é que ocorreu nos intervalos do debate: Todas as inserções publicitárias colocadas pela Band, foram pró Dilma. Isso não contrariaria a lei eleitoral?
    Obrigado,antecipadamente pelo esclarecimento.

    Na verdade, também houve inserções da propaganda de Aécio.

  • Berta Reel

    Aécio está correto, ele tem mais dois debates para jogar duro. Imaginem ter que decifrar tudo o que o que a mulher fala em uma jogada. Peguem as palavras dela, escrevam e vejam quantas coisas ele teve que rebater em dois minutos. Impossível.Aécio fala um só assunto para ela responder. Assim fica parecendo que ele estivesse misturando tudo, e não é verdade.Ela é que coloca muito assunto para ele responder e mais de uma pergunta.Por que ele não dá na mesma moeda. Fala vários assuntos com perguntas no mesmo assunto. Pelo menos ficará dúvida no ar como ela faz. O Lauro Jardim disse que o ponto forte dela é colocar dúvidas no ar. Façamos igual!

  • Fernando de Campos

    Aécio vai ter que mudar a forma de debater. Sem abandonar a educação, tem que ser mais insistente nos pontos fracos da Dilma. A pauta, sabemos: Petrobras, economia, Cuba, enfim, não pode deixar que ela proponha e ataque primeiro!
    Reconheça-se. É muito desgastante uma interlocução com oponente que praticamente ignora tudo que lhe é desfavorável. E que mente. Então me parece que subverter a temática proposta por ela quando pergunta, pode ser boa estratégia. Fazê-la perder o fio da meada não é difícil. Ficar na defensiva é a pior opção. Transgrida um pouco as regras destes debates. Sem mentir, com mais ironia.

  • Moacir 1

    Setti,
    Ele foi bem no debate .Até por que “É” muito melhor que a PostulantA amestradA.Porém …taí o Datafolha.Estamos no mesmo lugar.Traduzindo:
    Ou o nosso lord inglês bate de volta JÁ e coloca a DilmonA nas cordas ou vamos dançar dilmês por mais quatro anos.
    Abraço

  • Reynaldo-BH

    Mello, e é típico da petralhada (onde incluo você!) roubar, mentir, difamar, ameaçar e ser somente um amarra-cachorro de outros corruptos. Vão se criar! E no dia que reconhecer UM (Só UM!) erro do PT, retorne! Até lá você é um fundamentalista sectário que deve ter outros interesse! E para seu desespero, a derrota (mesmo com a baixaria e porradaria dos canalhas!) continua sendo de DILMA! AQUI você não se cria, militonto! Vá aos blogs pagos pela sua quadrilha. Aqui tem gente decente. Não é seu caso!

  • Fernando Pawwlow

    Caro Setti, qualquer analista amador de expressões faciais detectou insegurança na candidata à releição. A proverbial inarticulação verbal- já imortalizada por Celso Arnaldo em suas colaborações com Augusto Nunes-também disse “Presente!”.
    Sou um espectador que procura julgar sem paixão os debates ( um espectador que discordou de você sobre as chances eleitorais de Aécio-lembra?- e se vê desmentido pelos fatos)e noto que embora Aécio tenha se saído melhor,poderia ter nocauteado a Presidente.Penso que faltou maior energia quando a candidata do PT tirou do bolso do colete as cartas de sempre( “Mensalão mineiro”,”corrupção dos trens de SP”,”aeroporto do tio”)- -não se pode responder de forma exageradamente polida ( ironias que muitos não alcançam).Deve-se qualificar como cinismo qualquer tentativa de comparação entre “escândalos”por apurar e uma fratura exposta,como o episódio da Petrobrás.Menos que cinismo ,é aceitar a lógica que nivela coisa e outra.E não há,simplesmente não há,nada que permita comparação entre o desmonte da Petrobrás e o “aeroporto do tio”ou denúncias por apurar.
    Penso que passou da hora no debate,olhando nos olhos( como ontem)de lembrar que o Governo da oponente patrocina sites que abrigam comentários criminosos,que são convenções de militantes pagos para caluniar e lançar(de vez?) a discussão política no esgoto.De perguntar ,sem temor de recorrer à dramaticidade se a candidata da situação não sente o mínimo arrepio de vergonha de jogar brasileiros contra brasileiros.De cobrar de uma Chefe de Estado compostura mínima.
    Faltou sangue,enfim.E quando falta sangue em batalhas desta importancia,algo não vai bem.
    É muito o que está em jogo,caro Setti.
    Abraços do Pawwlow

  • Regina Isaura ramos gomes

    Dilma foi a melhor, explico porque.Ele foi apontado por ea por diversas falcatruas que todos nós conhecemos mto bem a veracidade dos fatos.Ele ironicamente desmentiu algumas , e outras nem respondeu…e quando rspondeu foi em forma de agressao a sua oponente.Esse homem é ardiloso, sem caráter.Nao confudam jogo duro com com manipulaçao psicológica….é assim que ele agiu a vida toda.Aécio é manipulador e mentiroso, teve a ousadia de desmentir Dilma que ganhou as eleiçoes no primeiro turno em seu estado natal MG.Porisso que ele nao merece jamais o meu voto, to fora de gente imoral e sem ética.

  • Sandy

    Aécio pode melhorar, ser mais incisivo…quem sabe…

  • Lenieverson

    Regina das 18:47 existem opiniões cheios de miopias como a sua, mas respeita-se.

  • André

    BASTA DE MOLEZA COM O PT. A campanha do futuro presidente precisa DEIXAR de ficar nessa lenga-lenga dos diabos e RESPONDER resumida e sumariamente a cada mentira da petralhada insana e falem dos FATOS a favor de Aécio – os apoios, os governos do PSDB (não apenas o dele, o de TODOS OS OPOSICIONISTAS), os números – e fazer com que o Neurônio Solitário da Presidanta da Figura Oculta FIQUE SEM RESPOSTA!

  • nilceia

    aecio foi o melhor

  • soninha

    Eu não sei porque o Aécio, não responde a Dilma, que eles tiveram 12 anos de governo e não investigarão e não processaram os maus feitos do PSDB, ou foram incompetentes ou não conseguiram, achar nada que condene os tucanos e se calaram, assim podem usar como arma política,nas campanhas.
    Outra coisa Minas é um estado do Brasil, todos já sabemos que Aécio Governou, foi tudo bem…,nos proximos debates discutir o BRASIL, por inteiro. O PT, vai governar Minas, tenho dó dos mineiros, sou de São Paulo, e fizeram o ciclomaniaco de Prefeito, aqui.Eu não votei nele. Se o Aécio for eleito e já vejo que os mineiros estão pensando melhor, ele tomará conta de voces se este Pimentel, sair da linha. Sr Setti, acompanho sua coluna, se puder dê um toque no Aécio.

  • amauri

    45 Aécio

  • Ana Paula

    Regina Isaura ramos gomes,eu acho que você é louca ou desenformada,quem nunca respondeu sobre o mensalão,Porto secreto em Cuba,corrupção na petrobras para financiar campanha,foi o PT da Dima,com certeza de onde veio tudo isso deve ter muito mais,e por fala em MG,a violência explodiu em todo pais,os ônibus são queimados todos os dias brasil a fora,não é um caso isolado de MG,o povo mineiro merece ser tratado com respeito,não com mentiras da Dilma que esta desesperada porque já sabe que vai perder a eleição,e quem vai votar em massa no Aécio é MG.

  • Olavo Abreu

    Para ir ao debate com a Dilmá,o cara não pode ter medo de cara feia,tapa os ouvidos porque a carranca atropela o bom português,não ter educação porque ela não tem nenhuma,e o pior de tudo ter nariz de pinoquio,a mocreia só fala mentiras,alias quem é reconhecidamente o maior mentiroso do brasil é o lula,e sua pupila mantem a tradição do PT.

  • soninha

    investigaram é o certo

  • salvador

    Não publico ofensas, insultos ou xingamentos contra quem quer que seja.

  • jose fonseca

    Aécio. É muito mais bem preparado.

  • Moacir 1

    Prezado Setti,
    Quando a PostulantA acusar, logo mais, o PSDB de fazer a maior seca deztepaiz nos debates da vida , este eleitor aqui gostaria que o Senador Aécio esclarecesse o Brasil,por exemplo,que crise no setor elétrico vai custar ao ELEITORADO BRASILEIR R$ 66,5 BILHÕES.
    COMO ?
    Ora bolas,é muito simples.Cada brasileiro precisa apertar o cinto e se preparar para pagar até 17 contas de luz extras entre 2015 a 2017. Isso porque, nesse período, os R$ 66,5 bilhões do atual ROMBO ElÉTRICO, serão generosamente divididos entre as 75 milhões de unidades consumidoras do país.
    Como o valor médio mensal do consumo é de R$ 50, cada cliente de distribuidora de eletricidade estaria já devendo R$ 880 REAIS.Cada residência de eleitores deztepaiz terá a parte que lhe cabe neste estelionato eleitoral.
    Eu gostaria muuuuuito que o Senador Aécio, além de deixar claro que a PostulantA chutou o pau da barraca elétrica através da medida provisória 579 ,soletrasse para a EspecialistA o que que são R$ 66 bilhões:
    * 16 duplicações “rodovia da morte”, a BR-381,uma das estradas onde morrem 50.000 mil brasileiros por ano.
    * 7 Transposições do Rio São Francisco, lá no Nordeste, onde os nordestinos esperam,esperam,esperam pela água que nunca chega se bem que inauguração eles já tiveram umas 3,onde o rebanho bovino foi quase todo dizimado de sede e continua morrendo de fome, sem o milho cujo frete o governo federal se recusa a pagar.
    * 3 anos de Bolsa Família
    * 2 Copas do Mundo.
    Mas afinal, o que são R$ 66,5 bilhões para o PT , se ele tem 3% dos negócios da Petrobrás? O que são R$ 880 reais para a PresidentA de um país pobre, que tem a cara de pau de perguntar numa entrevista da Falha de Sum Paulo:
    ” O QUE SÃO R$ 10 MIL REAIS ?”
    http://www.youtube.com/watch?v=C6a2hu-Dz3Q
    São 12 SALÁRIOS MÍNIMOS,Sra PresidentA.E, de quebra, mais 1 décimo terceiro, SrA PostulantA
    Abc

  • Orlando Catanduva

    Aécio!

  • Ronald

    Prezado Setti:
    Agradeço seu esclarecimento sobre as inserções de propaganda no intervalo do debate na band. Tal fato mostra a verdadeira imparcialidade de um jornalista. Me informei melhor e vi que eu estava enganado. Obrigado e continuo seu admirador e leitor de seu blog.

  • Anna clara silva araujo

    Claro sem ideia , na boa e concerteza Aecio !!!

  • luis

    Na entrevista final quando voltou a falar o Dilmês, ou caiu o ponto eletrônico ou distraíram o marqueteiro e ela precisava um tempo para voltar a papagaiar o que lhe ditavam.
    O desrespeito de Dilma e PT às instituições ficou flagrante quando a repórter disse que pela lei eleitoral ela não poderia falar mais. Ai o que Dilma responde com aquela risada forçada e furiosa? Se é assim que vc quer assim será.
    Uma estadista diria, então está bem, que se cumpra a legislação.
    Nem humildade, nem cumprimento à lei, nem reconhecimento dos erros e crimes dos tempos de “fugas” que tanto enaltece. Surpreende que brasileiros votam em pessoas que desprezam a sociedade brasileira.
    Aécio já foi o melhor no primeiro debate, hoje foi melhor ainda. Aécio 45!!!!!!!

  • Maria Luz

    Sem dúvida, Aécio tem o dom da palavra. Dilma sempre teve dificuldades de expressão.Acredito que tenha problemas de processamento auditivo.Ouve uma coisa e diz outra,errando até com o ponto.Uma pessoa assim não tem condições de assumir uma cargo de tanta responsabilidade,que é o da Presidência. Aécio tem agilidade mental, presença de espírito e, o mais importante, ideias próprias e organizadas. Que Deus o ajude a vencer esta, apesar do banho de calúnias que lhe estão dando.

  • soninha

    Sr, Setti, ontem as 22;05, escrevi nesta coluna na qual, sou sua leitora. Milagre aconteceu, o Aécio falou, exatamente, no debate do SBT, o que solicitei , não sou politica, sou professora aposentada,admiradora de seus comentários por isso tomei a liberdade de tal pedido, Obrigado

  • Verá Cardozo

    O problema não e a pessoa da Dilma o problema e os urubus do PT um bando de corruptos safados.
    A Dilma na sua campanha o marqueteiro por conta de tanta corrupção e sujeira que nem usa a palavra PT na sua campanha.

    Vamos votar no Aecio, vamos mudar

  • ALESSANDRO

    Maria da Penha no Aécio….nunca na história dessa país uma mulher apanhou tanto em um debate ao vivo…foi uma surra!!!!

  • ALESSANDRO

    Aécio O MELHOR!!

  • olavo

    Aécio, a violência so aumentou inclusive em MG, porque o drone da dilma sumiu….ela não ia monitorar as fronteiras do Brasil com um drone? culpa do PT a violência no pais, pelo uso indiscriminado das drogas que vem da bolivia, do Paraguai, da colombia…e nada do governo da dilma fiscalizar as fronteiras….cade o drone da dilma???????

  • Plínio Maranhão

    Nem petistas de carteirinha acredita nisso!!! Foi uma goleada 45 X 13. A Dilma veio com as mesmas acusações caluniosas não comprovadas. Essa mulher vive no Mundo da Lua, dizer que investiu em Saúde é brincadeira, no governo dela foram desativados 18 mil leitos do SUS. Ela investiu foi em Cuba, financiou um Porto moderno para exportar Charuto e Rum, o governo cubano não vai pagar nunca. Segurança Pública, ela só cita na Copa, mas não disse para quem e para quê!!! Devia ter explicado que a Segurança foi para conter as manifestações anti copa, e que a criminalidade deitou e rolou fora do trajeto do Evento

  • luiz carlos

    dilma so deixou as pessoas do ceara sem fazer nada tudo que prometeu nao terminou quem cala vence

  • luiz carlos

    meu voto e no aecio nunca foi temos que mudar se ele vai ser bom nao sei mais temos que mudar