Amigos do blog, vocês certamente estão acompanhando o noticiário sobre o que o presidente Lula pretende fazer quando deixar o Palácio do Planalto, no próximo dia 1º de janeiro: viajar muito, especialmente pela América Latina e África, articular junto aos partidos políticos que apóiam a presidente Dilma Rousseff a aprovação de uma reforma política, tocar para a frente o projeto de seu instituto, que grande empresas já se propuseram a financiar, e — tem apregoado ele a vários interlocutores — “desmontar a farsa do mensalão”.

Vai ser interessante ver como o presidente conseguirá realizar esse último propósito, diante da montanha de dinheiro sem explicação comprovadamente distribuído a figurões petistas, das operações bancárias espertíssimas, dos empréstimos fajutos, dos depoimentos prestados por mais de 600 testemunhas já ouvidas no processo iniciado pelo procurador-geral da República e cujo relator, no Supremo Tribunal Federal, é o ministro Joaquim Barbosa — e por aí vai.

Vai ser mais interessante ainda o presidente apagar da história recente, fazer sumir dela como sumiam das fotos os dirigentes soviéticos caídos em desgraça na falecida União Soviética, o famoso discurso de 2005, em que, constrangido, abatido, sem saber para onde dirigir o olhar, levemente trêmulo, ele declarou perante a nação — em pleno fragor do escândalo — que fora “traído”.

Lula jamais explicou quem o traiu, mas a alegação da traição ficou, insiste em ficar, e continua latejando.

Se o presidente proferiu o discurso da traição durante o escândalo, é claro que se destinava a, de alguma forma, apresentar uma explicação ao país sobre a espantosa sucessão de bandalheiras que a cada dia vinham à tona — uma explicação frouxa, gaguejante, canhestra, reticente e vazia, mas uma explicação.

Se Lula proferiu o discurso e denunciou a traição, ocorreu naquele momento um explícito reconhecimento de que o mensalão não apenas existiu, mas teria propiciado esse gravíssimo agravo ao presidente da República.

Como, agora, sem mais nem porquê, de repente não existiram a montanha de dinheiro, a CPI no Congresso, os depoimentos no Supremo e, sobretudo, o discurso?

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =

Nenhum comentário

JOSÉ DE CPS. em 26 de novembro de 2010

ESTE PRESIMENTE SÓ NÃO FOI DEFENESTRADO DO PALÁCIO IGUAL AO AMIGUINHO DE INFÂNCIA COLLOR, POR QUE O PSDB/FHC, FICARAM COM DÓ DO METALÚRGICO POBRE QUE HAVIA CHEGADO A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. PASSADO TODO ESTE TEMPO, AGORA VEM O ENERGÚMENO BRAVATEIRO DAR UMA DE GUARDIÃO DA VERDADE E DE CIMA DE SEU PALANCÃO ESBRAVEJAR SUA MENTIRAS DIZENDO QUE VAI PROVAR QUE NÃO HOUVE MENSALÃO!!!! VAI TE CATAR CARA PÁLIDA, DAQUI 37 DIAS TU SERÁS UM EX, E UM GRANDE MENTIROSO. BAY BAY MOLUSCÃO.

Eduardo Velasco em 26 de novembro de 2010

O ministro Joaquim Barbosa, indicado por Lula, é um homem temperamental. Vai que ele resolve dizer que o mensalão existiu? Eu acho que o Barbosa (pelo menos desejo intimamente) vai deixar o nome dele na história daquela instituição.

Eliana em 24 de novembro de 2010

Eles mentem tanto que as mentiras viram verdade. Ele sabia pode ter certeza que sabia e usufruía também. Ele vai viajar de Aerolula? Vai viver de Bolsa Família? Se seu reinado está acabando devem acabar também as mordomias.............

jose francisco santoro em 24 de novembro de 2010

Eu até acho que êle vai conseguir seu intento.A razão é muito simples.Vocês não sabem? Êle já contratou o Inspetor Clouseau para ajudá-lo.E agora,ainda duvidam??

Lourdes Maria em 24 de novembro de 2010

Eu acho que ele deveria se concentrar no PASSIVO MORAL que ele tem para com esta nação. E um recado: O senhor está em débito senhor (ex) presidente. Não pense que o tempo o fará maior. O senhor será lembrado como o presidente que encolheu a moral e a ética deste país. Teve a chance de promover mudanças que, de fato, pavimentassem um futuro melhor para nossa gente, mas não, contentou-se em dar continuidade a uma política econômica que não foi o seu governo que criou, e patrocinou políticas assistencialistas que em nada melhoraram a qualidade da assistência a saúde, educação e segurança. O senhor anda lendo as notícias do ENEM, das emergências atoladas de gente, dos arrastões e mortes pelo tráfico...? O tempo é senhor de tudo, principalmente quando começa a tirar os véus que encobrem a insensatatez. Cuidado com o tempo, muito cuidado...

Evandro em 24 de novembro de 2010

Seria interessante que voce consegisse postar o video deste pronunciamento do futuro proximo ex- presidente. Tem muita gente com memória curta...Eu so lembrava da entrevista de Paris. Aguardarei anciosamente. Localizamos facilmente o discurso, mas o vídeo está duro de encontrar, caro Evandro. Mistério. Uma amiga do blog, Lílian, fez a fineza de mandar dois links, um do discurso e outro de uma entrevista em que o presidente se disse traído mas não revelou quem é ou são o(s) traidor(es). O problema é que, por uma ou outra razão, não estamos conseguindo abrir os links. Abraços e obrigado por seu interesse.

Lilian em 24 de novembro de 2010

Obrigado pelo link que você forneceu, cara Lílian. Está difícil de abrir, mesmo eu sendo assinante do provedor que você mencionou. A Domitila Becker, que trabalha comigo, está procurando o vídeo no Youtube. Você foi extremamente gentil em me enviar e eu agradeço. Abraço

Lilian em 24 de novembro de 2010

Obrigado por excelente dica de vídeo e por sua atenção, cara Lílian. Infelizmente não conseguimos de jeito algum abrir o link. De todo modo, o vídeo com partes do famoso discurso do Lula já está no ar. Um abração do Ricardo Setti

Renato Meoli em 24 de novembro de 2010

Prezado Ricardo. Sinceramente não duvido de mais nada que venha dele. Depois de tamanho escândalo [do mensalão] ele ainda conseguiu se reeleger em 2006! Ele tem uma capacidade incrível de se eximir! Se a oposição se mantiver inerte, permitindo a "lavagem cerebral" das versões (ou delírios) oficiais, é bem capaz de ainda conseguir emplacar a tese de conspiração da oposição em conluio com a imprensa que não se vende (que seus seguidores rotulam de "golpista"), não obstante o vídeo do qual você dispõe, além dos incontáveis elementos que depõem contra ele e seu partido. Em tempo, tenho acompanhado a dura vida de colunistas como você, o Reinaldo Azevedo e o Augusto Nunes, que remam contra a insensatez e são, invariavelmente, "apedrejados" pelos que não aceitam a divergência. Seria muito mais cômodo receber o soldo do governo para somente falar bem dele e não ter de aguentar a truculência dos brutamontes virtuais. Órgãos de imprensa como a que vocês fazem parte - que não se vendem e não cedem no que se refere aos princípios do estado de direito - são vitais à democracia. Grande abraço e parabéns pelo excelente serviço prestado ao Brasil e à democracia. Muito obrigado, caro Renato, por seus parabéns e seu encorajamento. Felizmente nunca recebi 1 centavo dos cofres públicos -- só colaborei, como contribuinte, para colocar dinheiro lá --, nem para tarefas legítimas e decentes, quanto mais para essa que você menciona. Um abração

Zeli em 24 de novembro de 2010

As ovelhas orwellianas já começaram a balir dirceanamente "não há documento que prove!"? rsrsrs É só esperar Ali Babá começar... Quem dá documento para isso?!

Sergio Santos em 24 de novembro de 2010

Minta, minta, minta que alguma coisa fica. essa tática nazista sempre funciona com uma população ignorante. no Brasil tem tanto estúpido ignorante que alguns até falam o absurdo que o Serra era da Ditadura...um petista falou essa bobagem pra mim outro dia. eu disse, esse país não tem jeito, vai colher o castigo dos estúpidos. já está ocorrendo.

edvaldo em 24 de novembro de 2010

Lula foi eleito em 2002 graças a uma grande, e muito bem feita ação de marketing. O pior de tudo levando em conta que estamos no Brasil, é que ele pode conseguir desmontar isso que ele considera farsa do mensalão. Não acredito que alguém será condenado no Supremo, no julgamento vai ser mais um festival de desculpas esfarapadas. Não sei o que dá mais raiva dos petistas, os atos ilícitos ou as explicações. Setti, eu gostaria de uma matéria sobre a atuação do Lula como sindicalista, acho que podemos achar coisas muito interessates nessa época.

Leonor em 24 de novembro de 2010

a foto escolhida para ilustrar o post não podia ser melhor, Setti! quanto a mim, vou esperar sentada o grande mago Lula desvendar a todos o mistério do mensalão. como astutamente indagou-se o meu pai, será que esse interesse todo do Lula no mensalão é porque ele quer descobrir quem ficou com a fatia que lhe cabia deste "caixa dois"?

Marianinha em 24 de novembro de 2010

Eu quero ver desvendada essa trama vergonhosa desde antes da morte do Prefeito Celso Daniel. É daquele tempo que o PT iniciou sua "POUPANÇA" que está a lhe garantir o PODER por 50 anos. Interessante também a presença no Governo da ex-mulher de Celso Daniel, Miriam Belchior, e que agora é Ministra do Planejamento. TUDO EM FAMÍLIA. Tem muita coisa para explicar .....LUIZ INÁCIO.

Caio Frascino Cassaro em 23 de novembro de 2010

Prezado Ricardo: Ele vai fazer o que sempre fez ao longo de toda a sua vida política (a respeito da vida privada não posso opinar, pois não o conheço pessoalmente e muito menos convivo com ele): vai mentir. Como ótimo ator que é, ainda que movido a ****, bradará sua indignação pelos quatro cantos do país, martelando nosso cérebro com sua "vuvuzela oral", com apoio das redações dos jornais e TVs espalhados pelo país afora. Estas, por sua vez, repletas de petistas, farão eco à pregação do Forrest Gump de Garanhuns, enquanto nossa oposição, composta por um bando de emasculados, ouvirá tudo calada e não moverá uma palha para rebater o festival de grosserias, atentados à inteligência, mentiras e demonstrações constantes de dissonância cognitiva que seremos submetidos ao longo dos próximos anos.

Telma em 23 de novembro de 2010

Ora, ele vai fazer exatamente o que fez nos últimos 20 anos: arrotar obscenidades enquanto a platéia de cumpanheiros, vendidos, imprensa alugada e parte da população amestrada pelo PT aplaude. Se até agora deu certo, porque não daria desta vez? De que adianta a indignaçao de 44%? Só serve para desabafar nos poucos blogs isentos? Bom, depois de janeiro provavelmente não existiremos mais. Em 31 de outubro foi dado o aval para a continuação da implantação da "ilhadafantasia" tupiniquim.

Angela Maria P. Glavam em 23 de novembro de 2010

Caro Ricardo Vc sabe onde se pode encontrar o tal discurso de 2005? Seria interessante o povo relembrar! Sim, vou publicá-lo assim que encontrar o vídeo. Abraço

joselito em 23 de novembro de 2010

"....Tem uma coisa que acho engraçado : vi o Zé Dirceu no Roda Viva minimizar o escândalo de corrupção dizendo que não foi mensalão mas para fazer caixa dois. ..." Referência: http://www.youtube.com/watch?v=R9moJSkqq4Y&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=C77Y1qhDlcE&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=-OU7sACet8o&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=LAuHQZL00LI&feature=player_embedded Além de tudo, como se caixa 2 não fosse crime financeiro, não é mesmo, caro Joselito? Abração

alvaro em 22 de novembro de 2010

É mais uma afirmação para do Lula inglês ver. Ele cria frases e factóides em momentos favoráveis. Não vai desmontar nada. Mas eu me lembro muito bem da cara de paura dele naquela entrevista que deu em Paris no jardim do hotel no auge do escândalo.

Maria em 22 de novembro de 2010

O que ele vai tentar fazer é o que tem feito estes anos todos: atribuir ao PSDB a culpa e dizer que os petistas todos caíram no conto dos tucanos. Se durante o seu governo conseguiu convencera mais da metade da população de que foi o responsável pela estabilidade econômica do país, afirmando ter recebido uma "herança maldita" do PSDB. Garanto que consegue provar que o mensalão fazia parte do pacote da tal herança. Com as habilidades dos intelectuóides conseguirá provar que 2 e 2 são 5 e ficará "tudo certo".

Sebastião Marques Amorim em 22 de novembro de 2010

E mais: O sucesso de Lula custou muito caro, ele precisou empregar toda a PTzada e torrou uma grana como nunca nesse país. Veja o custo-Brasil.

Sebastião Marques Amorim em 22 de novembro de 2010

E mais: Lula não se elegeria em 2002 sem essa farta grana. Hoje a cultura política brasileira é assim, quem gasta o 'din-din' se elege facilmente.Quem não tem fica falando sozinho. Eh-eh! Podem pesquisar.

Sebastião Marques Amorim em 22 de novembro de 2010

Lula não vai perder tempo explicando o inexplicável. Ele nos fará esquecer o fato. COMO? Vai trazer ajuda sobrenatural. Para apagar de mim o que ví, ouvi e diariamente acompanhei, todas as caras e bocas. Comece aí explicando sua forte atração pelo lixo que saiu de Ribeirão Preto, Campinas, Santo André e se transformou em dinheiro para o partido PT. Depois o modelo 'Valerioduto'. Fora as captações internacionais: Cuba , Farc, Venezu...todas elas. Agora recente os contratos emPlACados e emPACados. Do sobrenatural tem que trazer alguém lá de baixo porque os lá de cima viram tudo.

alexandre fernandes em 22 de novembro de 2010

Tem uma coisa que acho engraçado : vi o Zé Dirceu no Roda Viva minimizar o escândalo de corrupção dizendo que não foi mensalão mas para fazer caixa dois. Mas o problema não é o destino do dinheiro mas a origem ! Saiu de negociações fictícias das empresas do Marcos Valério com empresas estatais ! Se foi para comprar deputado ou para caixa dois de partido é o que menos importa ! Foi dinheiro público desviado !!!! E como se caixa 2 não fosse crime contra o sistema financeiro!

El em 22 de novembro de 2010

Lula é adepto da teoria de Joseph Goebbels,de que uma mentira repetida mil vezes se torna verdade. Pode ser até inconsciente, mas parece, sim. Abração, caro El.

Rere em 22 de novembro de 2010

Pode ter certeza, Setti, que ele vai fazer uma limonada de cinco litros com apenas um limão. Já está conspirando nas escuridões dos porões para bolar planos mirabolantes a fim de "provar" que o mensalão foi uma maluquice total da mídia e dazelite para o destruirem. Suas mentiradas terão aval total e completo de seus adoradores petistas e lulistas. E como fica aquele discurso da traição, cara Regina? Abraços

Vera Natali em 22 de novembro de 2010

Devemos lembrar que toda mentira que o Lula fala vira verdade na cabeça dos petistas.

Corinthians em 22 de novembro de 2010

Tenho medo disso. Não acho que seja interessante, pois do jeito que as coisas andam, acho perfeitamente plausível a maioria (mesmo que mínima) da população acreditar nisso. Afinal, convenhamos, análise não faz parte da cultura brasileira, e se mentiras como "herança maldita" pegou, Dillma eleita pelo apelo popular de Lulla, por que estes mesmos não iriam acreditar ? O que os olhos não veem, o coração não sente... como o mensalão é notícia do passado e vai ficar cozinhando por muito tempo, não só acho que é possível ele dizer que o mensalão não existiu, como acho que é até relativamente fácil. Ainda tenho esperanças, caro Rodrigo, de que o Supremo Tribunal se comporte exemplarmente no caso, condenando os envolvidos com culpa comprovada. Abraços

Wilson Alves em 22 de novembro de 2010

Senhor Setti Não sei se nossa moral é a mesma, só sei que me causa espécie o fato do senhor reiteradas vezes trazer à baila MILHÕES não comprovados do caixa2 petista, mas fazer "ouvidos de mouco" e "boca de siri" aos MILHÕES do precursor do mensalão Eduardo Azeredo (PSDB-MG), MILHÕES do “panettonegate” de José Roberto Arruda (ex-PSDB, ex-DEM), MILHÕES superfaturados da AUSTON empresa fornecedora do metrô paulistano, outros tantos MILHÕES desviados do DETRAN de São Paulo e Rio Grande do Sul... Engraçado o senhor preocupar-se tanto com TRÊS milhões de EMPRÉSTIMOS petistas frente ao BMG e Banco Rural, mas estar com a mente tranquila e a pena descansada frente aos QUATRO milhões que Paulo “Preto” Vieira de Souza arrecadou e nem entregou ao caixa2 tucano, nem precisou, afinal, pro PSDB/DEM esta bagatela é dinheiro pra Índio dar de esmola.

Ana Wanda Lemos em 22 de novembro de 2010

o Lula zomba do povo que o elegeu e ainda chama de burro. espero q a midia e imprensa que nao se rendeu ao "charme" do operario, responda a altura.

Roberto Xavier em 22 de novembro de 2010

Pois é Setti, se o “Mensalão” teve um custo bastante elevado (em dibheiro) para o governo, para que Lula consiga agora apagar este episódio da História do Brasil e que foi a maior e mais importante realização de seu governo, este custo deverá ser dez vezes mais alto. Dispositivos e pessoal para isso o PT tem.

berlatto em 22 de novembro de 2010

Caro Setti, o Brasil que pensa sabe muito bem que não dá para acreditar em nada do que o hipócrita-mor da nação fala. É um tremendo de um vigarista. Só os áulicos e baba-ovos dão crédito ao apedeuta. Alguém aí, compraria um carro usado do Lula? Lula lembra aquele personagem do filme "Muito Além do Jardim", com Peter Selers. Pois é, Chance o "sabio" o "genio" daquele filme, é a síntese do nosso demiurgo Lula da Silva. Abs.

Wilson Alves em 22 de novembro de 2010

Senhor Ricardo Setti Os figurões a que o senhor se refere que receberam milhões no SUPOSTO mensalão seriam o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), o ex-deputado federal Professor Luizinho (PT-SP), o ex- deputado federal Paulo Rocha (PT-PA), o ex-secretário do PT Silvio Pereira e o ex- tesoureiro do PT Delúbio Soares? FIGURÕES?! Bem, senhor Setti, espero que o senhor detalhe melhor o quanto seriam estes milhões recebidos pela meia dúzia de FIGURÕES do Partido dos Trabalhadores. Quiçá o maior interessado em saber este valor, que o senhor já conhece, seria um dos envolvidos no SUPOSTO mensalão, professor Luisinho, com R$ 50.000,00; é que numa conta de milhões o professor parece teria ficado com verba de comprar coxinha em cantina de Índio. Caro Wilson, não vou detalhar nada porque não é necessário. Durante meses as informações foram publicadas pela imprensa e constam de processo público no Supremo Tribunal Federal. Foram dezenas os envolvidos, e dezenas os denunciados pelo procurador-geral da República. E se você acha, hipoteticamente, que o vulto da quantia roubada muda a natureza do ladrão, sua moral é diferente da minha.

Caio S em 22 de novembro de 2010

Perdão Setti, eu te corrigi mas saiu um "engulir" no meu comentário e não engolir!!! Sorry

Carolina Setti em 22 de novembro de 2010

Olha o Dirceu de novo aí genteeeeeeee!!! #LULAFAIL!!! Maior decepção política da minha vida!!

Fernando Stacchini em 22 de novembro de 2010

Como o Lula vai desmontar a "farsa do mensalão" eu não sei. Não sei nem se vai desmontar a tal "farsa". Mas depois que ele desmontou a autoria da estabilidade econômica e convenceu o povo de que o legado do PSDB foi uma herança maldita, aprendi a acreditar que quando ele fala, o povo acredita. Mesmo quando ele fala mentira! Portanto, cuidado...

Markito-Pi em 22 de novembro de 2010

Setti, my dear. Dá para arranjar um lugarzinho, mesmo que seja de penetra , neste camarote? Vai ser pândego. Melhor que todas as escolas de samba juntas. ( Aliás, com Lula coreografando , jamais se pronuncia a palavra escola.) Haverá efeitos especiais, pirotecnias "nunca dantes jamais" vistas neste país,crescimento do espetáculo, as cabrochas da casa de Ribeirão Preto, onde Pallocci relaxava, Zé Dirceu com turbantes, como destaque na ala Ali-Baba. Esplendoroso. Aí , a gente se lembra de Tom e Vinicius: " e tudo se acaba na quarta-feira" Todo mundo de volta para cadeia. Vamos todos estar de camarote, caro Markito. Aguardemos...

gaúcha indignada em 22 de novembro de 2010

Continuando, o Luis Inácio vive na "ilha da fantasia", em que a saúde é"quase perfeita(???), a educação - o ENEM foi um sucesso(????), e por aí vai. Seus aliados - TODOS - estão envolvidos até o último fio de cabelo em MARACUTÁIA, DINHEIRO NA CUECA, NAS MEIAS, NAS MALAS, e, realmente, fico abismada como eles são comPeTentes e conseguem ficar ricos do dia para a noite. PELOAMORDEDEUS - Ministério Público AÇÃO!!! OPOSIÇÃO REAÇÃO!!!

Za em 22 de novembro de 2010

É absurda a falta de noção de realidade que certos políticos insistem em exaltar. Espero que esse sr. fique bem longe, brincando de Bono Vox, e que o país possa se recuperar dos danos financeiros e "espirituais" causados pelo semideus que podia tudo.

gaúcha indignada em 22 de novembro de 2010

Em qualquer outro País sério, - todos já estariam condenados e presos - a prova, tanto a documental, quanto a testemunhal é IMENSA

Mirian em 22 de novembro de 2010

Setti, Bom Dia! Seria interessante você colocar no ar o discurso de 2005. Inesquecível discurso, com o Presidente revirando os olhos, em uma "explicação frouxa, gaguejante, canhestra, reticente e vazia", como você disse tão bem. Ótima ideia. Obrigado, Mírian.

carmen regina dias em 22 de novembro de 2010

Quantas vezes me coloquei no lugar do Presidente Lula, imaginando a extensão da rede corruptiva sobre a qual ele andaria, em cima da qual ele se fez artista, porque por muito menos, muita gente já partiu para o Éden...Basta ler a História da Humanidade para ver. Lula não chegou lá e encontrou uma bela casa,toda cheia de toalhinhas bordadas, não! ele pegou o bondão andando... há muito tempo na estrada, e não precisa ser sherlock para saber do que estou falando. Penso que o Presidente deve ter muitas coisas para contar mesmo. Particularmente tenho para mim que Lula é incorruptivel, tanto quanto Dilma Roussef.

Caio S em 22 de novembro de 2010

Prezado Ricardo, é "Joaquim Benedito Barbosa Gomes" e não Joaquim Cardoso o nome do ministro-licença do STF. Concordo, estou querendo ver... mas não Lulla desmontar a farsa e sim a oposição engulir a história. Ou será que vão fazer oposição ao senhor Silva quando ele deixar a presidência? Nada como ter leitores atentos como você. Já corrigi o nome do ministro. Obrigado e um abração, caro Caio.

Rakel Maia em 22 de novembro de 2010

E, segundo a Lucia Hippolito, hoje tem mais um escândalo envolvendo uma refinaria (ou ex) do RJ, envolvendo ministro, Zé Dirceu e cia. Será que vai entrar no rol da "desmontagem"do apedeuta? Rakel Maia

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI