Image
A reunião da Mesa Diretora da Câmara, com o presidente Henrique Alves à cabeceira: ficou claro que a grande maioria votaria pelo processo de cassação (Foto: Sergio Lima / Folhapress)

Critica-se muito — e quase sempre com razão — o Congresso, mas o episódio da decisão de renunciar do deputado José Genoino (PT-SP mostra que algo pode estar mudando no Legislativo.

Genoino, condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 6 anos e 11 meses de cadeia por corrupção ativa e formação de quadrilha no caso do mensalão, está provisoriamente em prisão domiciliar por razões de saúde, e, a despeito da decisão da Corte, continuava como deputado federal.

Decidiu hoje apresentar carta de renúncia quando ficou claro que perderia a votação sobre o início ou não do processo de cassação de seu mandato na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

É aí que vem o que considero a boa notícia: em uma Mesa dominada esmagadoramente por deputados integrantes da base de apoio do governo — dos sete integrantes efetivos, apenas um é da oposição, o deputado Márcio Bittar (PSDB-AC) –, ficou claro que o início do processo de cassação de Genoino teria o voto de 5 deputados, sendo apenas dois contra.

Também é muito positivo que o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), aliado do governo Dilma e do PT, haja, num gesto de altivez e de independência, proposto, ele mesmo, que a Câmara iniciasse o processo de cassação do deputado mensaleiro.

Em uma reunião tensa presidida por Alves, o vice-presidente da Casa, o petista André Vargas (PR), defendeu a tese — tirada sabe Deus de onde — segundo a qual um parlamentar licenciado não pode ser objeto de processo de cassação. Iniciou-se, então, a votação entre os integrantes da Mesa: foram favoráveis a iniciar o processo os deputados Márcio Bittar, 1º secretário, Fábio Faria (PSD-RN), 2º vice-presidente, e Simão Sessim (PP-RJ), 2º secretário. Votou contra outro petista, o 4º secretário, Antonio Carlos Biffi (PT-MS). Placar de 3 a 1 até então.

Antes que votasse o 3º secretário Maurício Lessa (PR-AL), o vice-presidente André Vargas perguntou a Henrique Alves como votaria. Diante do “sim” do presidente, Vargas entregou a Alves a carta de renúncia de Genoino.

Tudo indica que somente seriam contra o início do processo de cassação apenas os dois deputados petistas.

É uma vitória do bom senso e uma reafirmação do Legislativo que quatro deputados da base aliada tenham querido fazer andar o processo de expurgo de um deputado condenado pelo mais alto tribunal do país.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =

Nenhum comentário

Paulo em 05 de dezembro de 2013

Genuíno " boi de piranha"

Zamir Anjos em 05 de dezembro de 2013

Como o Brasil foi tomado por uma horda de demonios transvestidos de gente. È muita malignidade desta gente. Os caras pediram voto antecipado para malandramente darem uma rasteira na comissão. Deixasse fluir a votação ele iria enfrentar o plenário da camara. Percebendo que a lógica deles de livrar o mensaleiro, já estava tudo matematicamente combinado. Incrível em como a política brasileira, escancaradamente revela o seu grau de cinismo.

joanfuca em 04 de dezembro de 2013

Genoino estava como uma PULGA DE HOTEl, onde está ou onde se relaciona sempre estava incomodando.A câmera dos deputados, stf, papuda e próprio pt agora com certeza irá ter mais paz com genoino entrando no OSTRACISMO, no ANONIMATO e longe de todos e sempre perto do velho senador suplicy amigo de sempre.

pierre em 04 de dezembro de 2013

Hoje , o pêndulo que aponta para um Brasil Livre, Forte, Soberano,com Ordem, com Progresso, ou para um Brasil retrógrado,sem Saúde,sem Educação, corrupto, socialistóide,dividido,drogado,pobre,com políticos na cadeia e outras mazelas que estamos assistindo, passa ,indubitavelmente, pelo PMDB ! Infelizmente elle está pendendo para o atraso!

Luiz Pereira em 04 de dezembro de 2013

Setti, Genoíno terá, se quiser, um grande futuro como "consultor". abs

João Nogueira em 04 de dezembro de 2013

Caro João, não publico críticas a colegas blogueiros neste espaço. Se você quiser criticar a mim, em termos minimamente civilizados, publico sem hesitação.

José Eduardo Diniz em 04 de dezembro de 2013

É pela sobrevivência política . Ou alguém acha que esses personagens vão agora rezar na cartilha de Madre Tereza de Calcutá ?

joao em 04 de dezembro de 2013

A Câmara dos Deputados, pode enganar muitos; mas não a todos. Genoino só renunciou a pedido do ex presidente Lula e Dilma; isso aconteceu pq qualquer das decisões: cassação ou não, denegria a imagem do partido do PT. E como estão à vespera das campanhas demagogas e etc... Isso não pegaria bem para os falsários políticos...

José Tupinambá de Macedo em 04 de dezembro de 2013

O zé genoíno,desde que foi decretada a sua prisão, já estava cassado. Pergunta-se, renunciou ao que?

flavio em 04 de dezembro de 2013

Se fosse mais digno renunciaria também à aposentadoria polpuda. Gozado, trabalha há mais de 58 anos, quase sempre paguei pelo maximo o Inss e recebo menos de 2.000 por mês. Eu não sabia que quem trabalha menos ganha mais, ou quem não trabalha ganha mais ou ainda quem rouba ganha mais aqui no Brasil.

Observador100 em 04 de dezembro de 2013

Lamento discordar. É claro que tudo isto foi, e é, mais uma farsa montada pela quadrilha. O Genoíno já estava "queimado" como deputado, tanto que já havia pedido aposentadoria por invalidez. Agora com a renúncia ele "apenas" vai receber sua aposentadoria de 27 mil reais mais plano de saúde. E nós aqui pagando a conta. Simples assim

wellmilk em 04 de dezembro de 2013

Mas a carta já estava na MANGA. É mais uma covardia do genuíno capitão.

norton em 03 de dezembro de 2013

TROQUE UM SAFADÃO POR UM CIDADÃO os políticos atuais estão viciados na pior forma de fazer política o prato do dia é a pizza, o interesse é somente individual não vote em branco, não anule seu voto voto de protesto? e daí? aquele(a) que você votou decepcionou? troque, virão novos canditados você vai deixar os outros decidirem por você? você vai continuar somente reclamando? VAMOS FAZER UMA GRANDE LIMPEZA DEMOCRÁTICA, PELO VOTO o movimento nas ruas já fez a turma correr um pouco QUE TAL NÃO REELEJER OS PIZZAIOLOS? VAMOS COMEÇAR POR ELES? no ano que vem, na hora certa, sairá relação da turma que adora pizza VÃO SOBRAR POUCOS PARA ESCOLHER, NÃO ACHAM? VAMOS RENOVAR A MAIORIA DOS ATUAIS POLÍTICOS converse com vizinhos, no trabalho, na universidade, etc. vamos começar cedo a conscientização compartilhe no facebook, entre nesta corrente copie o texto e envie por e-mail aos seus amigos AJUDE A MUDAR O BRASIL

Lucia S. em 03 de dezembro de 2013

Independente disto, me parece que o "digno senhor" irá receber uma polpuda renda , para a alegria sua e da adorável família. Ou seja, saiu ganhando... E nós, como sempre, pagando.

Wagner em 03 de dezembro de 2013

Wagner, neste espaço não publicamos textos, artigos, reportagens, nada de outros veículos, apenas e tão somente comentários e opiniões dos leitores do blog. Contamos com sua compreensão.

Odivar Meneghetti em 03 de dezembro de 2013

Tudo bem, é um petista a menos, aliás precisamos acabar logo com essa praga antes que eles acabem com Brasil. Só ficou uma dúvida: Mesmo renunciando ele tem direito a aposentadoria por "invalidez"?

Bruno Sampaio em 03 de dezembro de 2013

Sigo aguardando...

Dulce Regina em 03 de dezembro de 2013

Elles fizeram uma " continha " , diminuíram, dividiram, prova dos 13, prova real e, chegaram ao resultado : RENUNCIE ! " Sua aposentadoria sairá com o salário integral !", e viverão " felizes " às nossas custas... Setti, penso como você, sei que é difícil e complicado, igual a " pegar agulha, no palheiro ", mas temos que execer nossa cidadania, votando. Só assim, conseguiremos mudar algo nesse País. Abraços, Dulce  

diogo em 03 de dezembro de 2013

Se tem muita gente boa na política porque os políticos em geral não cortam seus salários e outros benefícios e vão fazer política com salários simbólicos como voluntários,aí sim acreditaria que existe gente boa neste meio. Veja exemplo da Suécia.

erik em 03 de dezembro de 2013

QUERIDO RICARDO, . Sabe como podemos começar a limpar toda essa imundície política e nos livrarmos desses PARASITAS? Veja a entrevista a seguir: . http://revistaepoca.globo.com/Mundo/noticia/2013/01/beppe-grillo-quero-livrar-italia-dos-politicos.html . O Beppe Grillo também começou com um blog... . Vamos lançar o MOVIMENTO CINCO ESTRELAS no Brasil. O que acha? . Um grande abraço.

Moacir 1 em 03 de dezembro de 2013

Setti, Eu hoje fiquei surpreendido.O que é raro! Visitando a prezada Carta Capital,após ter lido um artigo intitulado "Barbosa O Viés Autoritário" de autoria do Marcos Coimbra,fui até a caixa de comentários. Eram 181.E pelo menos uns 2/3 eram de pessoas que indignadas defendiam JB e acusavam a Carta de - no mínimo! - praticar um jornalismo tendencioso. O resto dos comentários - uns 60! - eram de autoria de apenas 4 personagens ,que repetiam os velhos clichês petistas raivosos incansavelmente. Realmente as pessoas estão a favor do julgamento e convictos da culpa dos petistas. Não é pois, de estranhar, o fato de que se Genoíno não tivesse renunciado,seria cassado. Nossos prezados deputados podem ter perdido a vergonha na cara ,mas não perderão nunca seus agudos instintos de sobrevivência política. Em 2014 teremos eleições! Abraços

Vaginophagus em 03 de dezembro de 2013

Não sei de onde vc tirou tanta admiração assim. Os caras são aliados, mas não são burros para, nessa hora, ficarem contra a cassação do Genoino. Como diz o Smeagol, dos Senhor dos Aneis, eles "cuidaram do seu precioso".

carlos antonio accarino castelo branco em 03 de dezembro de 2013

É por essas e outras do mesmo quilate, que eu não voto em ninguém há mais de 10 anos. Só tem pilantra. Com 40 anos de experiência em jornalismo político, posso lhe assegurar que NÃO é verdade. Há muita gente boa na política.

Claudio em 03 de dezembro de 2013

A Pizza ja esta no fogo: Renuncie que te damos a aposentadoria integral!!!!!

Biagione Rangel de Araujo em 03 de dezembro de 2013

Cassado ele já estava pelo STF, pois o mesmo perdeu do direitos políticos, assim não podia continuar deputado, portanto, esse processo é mais uma aberração brasileira. No entanto, desconfio que há muito escuso nessa manobra ensaiada para o início do processo de cassação, pois essa encenação permitiu a existência da carta renúncia e aí abrir uma brecha jurídica para preservar os direitos políticos e novas demandas para emperrar, ainda mais, a nossa justiça e sua suprema corte. Pode ter certeza, aí tem coisa, nada é de graça na casa do espanto e ainda, envolvendo o partido das trapaças.

Roberto em 03 de dezembro de 2013

A casa do espanto devia ter cassado o mandato no exato momento em que o STF decidiu pela condenação do mensaleiro. Somente no país das bananias mesmo.

Jose Maria em 03 de dezembro de 2013

Até que emfim os Senhor Genoino entendeu que não tinha salvação e renunciou. Seria de lascar termos que aturar mais um prisioneiro com status de deputado federal.

Malu em 03 de dezembro de 2013

Apesar de ter certeza que esse desfecho foi por ser votação aberta e nao por honradez, mesmo assim parabenizo os deputados que disseram "sim" a abertura do processo de cassação.

toninho Malvadeza em 03 de dezembro de 2013

Só tenho a dizer o seguinte...o GENOÍNO,ARREGÔ ! PERDEU,PT !

Inald Brum em 03 de dezembro de 2013

Eu quero saber da aposentadoria dele. Vai ser cassada ou não? pois ele cometeu crime enquanto estava na função, se utilizou dela para fins ilícitos. No funcionalismo publico quando o servidor se aposenta e tem processos fraudulentos sobre ele no período da ativa, o mesmo tem sua aposentadoria cassada. O que Genuino deveria ter era aposentadoria de salario mínimo, por idoso, isso sim seria o correto. Não acredito que o mesmo não tenha nenhuma reserva, pois acho que os tempos de mensalão trouxe a ele bons rendimentos, em que conta está? sei lá?

Robert em 03 de dezembro de 2013

O mandato do ***** já tinha sido cassado pelo STF.

hebe em 03 de dezembro de 2013

Até que enfim!!!Será que agora os mensaleiros não serão mais tratados 'a pão de ló?Justiça já,continuem assim os membros do congresso

Luiz em 03 de dezembro de 2013

É lógico. Não tem mais espaço para black~blocs no Congresso. Todo mundo vai ter que tirar a máscara.

Luiz em 03 de dezembro de 2013

Como diria a cafetina,"marromenos". Estará assegurada a aposentaria,dizem!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI