RETRATO DE UM CARÁTER: Lula MENTIU ao dizer durante a campanha que “nunca” foi “desrespeitoso” com um candidato a presidente. Pior do que isso: ele foi desrespeitoso com um Presidente no poder, pois chamou o Presidente Itamar, homem digno e honrado, de “filho da puta”. Saiba de detalhes inéditos desta história

(Fotos: Waldemir Barreto :: Agência Brasil)

Itamar, já no fim da vida, quando senador (PPS-MG): Lula, já na condição de ex-candidato à Presidência, o ofendeu gravemente (Fotos: Waldemir Barreto/Agência Brasil)

Lula tem um descompromisso espantoso com a verdade — e com as próprias declarações que faz. Há poucos dias, ainda durante a campanha eleitoral, ao atacar o presidenciável tucano Aécio Neves por supostamente haver “agredido” a presidente Dilma durante o debate da TV Record, quando a classificou de “leviana” por lhe fazer acusações falsas, assegurou: “Jamais chamei um adversário de leviano”.

“Nunca fui desrespeitoso com um presidente da República”, havia recitado Lula, quando Dilma levou a célebre vaia na partida inicial da Copa do Mundo, na Arena Corinthians, em São Paulo.

Talvez a memória algo toldada de Lula o tenha feito esquecer que, no passado não tão longínquo, classificou José Sarney de “ladrão” e Fernando Collor de “assaltante” quando os dois inimigos que transformaria em amigos do peito e companheiros de jornada governavam o país.

Também insultou Itamar Franco, provam o recorte de jornal e o texto com o timbre da Presidência da República reproduzidos ao longo do texto que se segue.

Detalhe da reportagem da folha de 8 de maio de 1993

Detalhe da reportagem da folha de 8 de maio de 1993

Na edição de 8 de maio de 1993, a Folha de S. Paulo publicou o que Lula dissera ao grupo de jornalistas que o acompanhavam em mais uma excursão caça-votos.

“Todo mundo sabe que o ministro da Fazenda, Eliseu Rezende, é um canalha que tem compromissos com empreiteiras”, afirmou o futuro camelô da Odebrecht. Depois de acusar o presidente de omisso, explicitou seu julgamento: “O Itamar é um filho da puta”.

A réplica de Itamar foi a de um homem educado, muitos tons abaixo da grosseria lulista, e veio num bilhete divulgado dois dias depois pela Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto: “Gostaria de saber o que aconteceria (…) se este indivíduo arrogante e elitista fosse o Presidente da República e alguém o chamasse disso”.

O episódio seria apenas um prelúdio de tantas grosserias e palavrões que Lula cometeria na vida pública, inclusive como presidente da República.

Vou fazer alguns comentários para refrescar a memória do leitor.

Lula, desde que surgiu como dirigente sindical no final dos anos 70, gozou das preferências da enorme maioria dos jornalistas, sobretudo dos repórteres.

Isso continuou depois que Lula fundou o PT, em 1982. Eram raríssimas as reportagens que, eventualmente, não dissessem maravilhas sobre Lula, sobre o metalúrgico de origem humilde que se tornou um líder popular e criou um partido político que se fortalecia a cada eleição.

Após a histórica eleição presidencial de 1989, a primeira depois da ditadura e a primeira eleição direta desde 1960, quando uma disputa que tinha pelo menos seis candidatos fortes se afunilou para um segundo turno de Lula contra Collor, meu querido amigo Augusto Nunes, com a autoridade de quem era diretor de Redação de um grande jornal — o Estadão da época –, comentou várias vezes, com grande pertinência:

10430837_254886874712290_392517631217690528_n-460x394

O bilhete, curto e desproporcionalmente educado em relação à ofensa, que o presidente Itamar mandou divulgar pela Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto após ser xingado por Lula (CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTÁ-LA)

— Foi difícil a cobertura isenta das eleições de 1989: de um lado, os patrões queriam “collorir” [verbo criado na ocasião para designar os que aderiam a Collor]; de outro, o reportariado era simpático ao Lula.

De fato. Um episódio marcante a respeito da segunda parte da assertiva ocorreria após o comparecimento de Collor ao Programa Ferreira Netto, talk show que o jornalista, morto em 2002, apresentava na TV Record.

Ao deixar a sede da emissora e negar-se a falar com vários repórteres que o aguardavam, Collor entrou no carro ao som de Lula-lá, a canção-chave da campanha do candidato do PT — entoada pelos jornalistas que, assim, arremessavam no lixo a objetividade que se espera de quem faz reportagem e cometiam uma gravíssima infração à ética da profissão.

Essa simpatia por Lula fazia com que repórteres deixassem passar gafes, escorregões e aspectos menos luminosos da vida do líder sindical tornado político. Quem quebrou esse encanto e essa redoma foi, justamente, o jornalista Fernando Molica, então trabalhando na Folha de S. Paulo.

Procurei o jornalista para contar como se deu o episódio. Gentilmente, Fernando, que vive no Rio, onde edita uma coluna diária e publica um artigo semanal no jornal O Dia — paralelamente a uma bem sucedida carreira de escritor (visitem seu site aqui) –, enviou um relato circunstanciado do que aconteceu o qual, até onde sei, é inédito. Só pediu que o relato não fosse publicado antes das eleições.

O jornalista e escritor Fernando Molica (Foto: O Dia)

O jornalista e escritor Fernando Molica: “não daria para negar que Lula dissera o que dissera, não seria correto censurar o episódio” (Foto: O Dia)

Vamos a ele:

“Na época, eu era repórter especial da Folha, trabalhava na sucursal do Rio, e fui escalado para render o colega que estava cobrindo a Caravana da Cidadania [incursões de Lula pelo país para pregar suas ideias.] Quando cheguei, muitos petistas reclamavam do jornal que, dias antes, registrara que o Lula havia comparado o vermelho do PT ao sangue de Cristo.

“Bem, entrei  na cobertura. Como eu trabalhava no Rio, o Lula não me conhecia — já na Caravana, eu tive uma conversa com ele, uma entrevista, um contato profissional. Dois ou três dias depois, fomos todos cobrir uma visita a um bairro da periferia de Teófilo Otoni (MG). Na saída, eu e o Mário Rosa, então repórter da VEJA, nos aproximamos do Lula. Eu perguntei sobre um episódio envolvendo o então ministro Eliseu Resende, acusado de favorecer uma empreiteira.

“O Lula não sabia da história, eu fiz um pequeno resumo para ele. Foi quando ele disse que o Eliseu era um “canalha”. Depois, se referiu ao Itamar como um “filho da puta”, já que poderia fazer um governo melhor, não tinha compromissos com ninguém etc.

“No texto da reportagem eu cometi um erro: classifiquei o episódio de “conversa informal”.  Não era uma entrevista coletiva formal, mas não se tratava de uma conversa informal, de bar, um bate-papo à mesa do café da manhã. O Lula participava de uma atividade, foi abordado por repórteres de um jornal e de uma revista, ouviu uma pergunta e respondeu.

“Em nenhum momento ele ressalvou que falava em off [declarações que políticos ou outras fontes fazem com o compromisso de não serem publicadas, ou não serem atribuídas a quem as fez, dependendo do caso], que suas palavras não deveriam ser publicadas. De alguma forma, acho que o Lula também se contaminou com o clima de cordialidade que marcava sua relação com os jornalistas.

“Lembro que eu e o Rosa ficamos surpresos com a declaração. E aí, o que fazer? Não daria pra negar que o Lula dissera o que dissera, não seria correto censurar o episódio. A própria organização da Caravana traçara limites para o trabalho dos jornalistas – nós, por exemplo, não viajávamos no mesmo ônibus da comitiva petista. As nossas despesas de viagem e hospedagem eram bancadas pelos veículos, não estávamos lá bancados pelo PT.

“Na dúvida, tratei de espalhar a história para os demais colegas, inclusive para uma assessora de imprensa do PT. Decidi também enviar um relatório para o jornal, não achava justo omitir o episódio da Folha – estava lá para cobrir a Caravana, para relatar o que ocorria. E o fato ocorrera.

“Na parada seguinte, o Lula veio falar comigo. Em meio a assessores e jornalistas, ele disse que não quisera ofender o presidente e nem utilizaria a palavra “canalha” para se referir formalmente ao Eliseu. Essas declarações seriam registradas por mim na reportagem que o jornal decidira publicar. No texto,  sequer escrevi o verbo “xingar” – isto, não para proteger o Lula, mas para tentar transmitir a situação com o máximo de fidelidade.

“O resto é história. O Itamar adorava a mãe [dona Itália Cautiero Franco], que morrera, creio, no ano anterior [sim, ela faleceu em 1992]. Ele divulgou nota oficial, o assunto ganhou uma repercussão imensa.  Não apenas o Lula foi questionado. Muita gente  gente disse/escreveu que eu não deveria ter contado o episódio.

“Houve também uma polêmica em torno do verbo “xingar”, usado pela Folha na capa do jornal e no título da reportagem – esta utilização seria criticada, no domingo seguinte, pelo ombudsman do jornal (não gostei do “xingar”, mas admito que não seria fácil resumir o episódio em uma linha de texto).”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

67 Comentários

  • Delcídio Moura

    Você disse bem, Ricardo Setti, é o retrato de um caráter.

  • eusabia

    Seria preferível que o ebola tivesse tomado o Brasil do que o Lula. Este sim, uma peste avassaladora!

  • Virgínia

    Elle, o Mollusco, vulgo Barba, nunca chamou um candidato de leviano, com certeza! Lulla só veio conhecer essa palavra quando Aécio a utilizou para qualificar Dilma, há aproximadamente um mês, quando ela expelia mentiras/acusações a respeito dele por todos os poros. Afoito para trucidar o adversário, Lulla deve ter perguntado a algum assessor o significado da palavra. Esse igualmente o desconhecia, porque o que Lulla andou espalhando pelo nordeste do Brasil sobre o termo não tem nada a ver com leviandade. Não no sentido que lhe atribuiu Aécio.

  • Rodolfo

    E o PT ainda se faz de vítima da “campanha do ódio da elite paulista”! O pior é que praticamente toda imprensa abraçou essa idéia!
    A oposição precisa combater isso ou já começa perdendo a próxima eleição.

  • MARAT

    .
    Caráter!
    .
    O Lobo muda o pelo, mas não o caráter.

  • Mário Renato

    Só não entendo porque publicar a informação somente após as eleições. Se é verdade histórica… não se abafa, não se protela, não é mesmo? Será q ficou algum trauma daquela época?

    Não publiquei a pedido do jornalista Fernando Molica.

  • JoaoR

    Esse elemento, que infelizmente já foi presidente deste país, não inspira a menor confiança em qualquer pessoa que tenha um mínimo de inteligência. Não passa de um ser mal educado, grosseiro e extremamente mentiroso.

  • Moacir 1

    Setti,
    Este cafajeste é capaz de dizer qualquer coisa,
    mentir sobre qualquer assunto,omitir qualquer informação, jurar em falso pelos pai,mãe,mulher e filhos,trair o irmão e negar o melhor amigo,
    sacanear quer quer que seja, atropelar seja lá o que for para atingir os seus objetivos
    Luizinácio não tem caráter, não tem limites,não tem compostura , não tem vergonha…
    http://www.youtube.com/watch?v=yXPtcm1HZ04
    Abc

  • Renata

    Não foi esse mesmo jornalista que publicou um livro contando como eram as viagens acompanhando Lula, relatando inclusive os porres? Se não, quem foi?

    O livro, extraordinariamente revelador, vale muitíssimo a pena: “Viagens com o Presidente”, de Eduardo Scolese e Leonencio Nossa.

  • Frederico Araújo Mendes

    Meu caro Frederico, este espaço é destinado exclusivamente à opinião dos leitores. Não posto aqui textos já publicados em outros veículos.
    Quero saber a SUA opinião. O que outros escrevem já está sendo divulgado. A sua opinião, e a dos demais amigos do blog, é o propósito deste espaço.
    Abraço

  • Lúcia Helena Ricciardi

    Lula é baixaria pura. Ótima história para a história, Setti.

  • Luiz Ribeiro

    Como todo bêbado contumaz ele esquece o que falou,talvez quando ele faz estes xingamentos ele esteja vendo a si mesmo.
    Além disso ele nunca conseguiu explicar a acusação de ter *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** nem a acusação de ser dedo duro da ditadura pAra o Tuma

  • vamos

    Nem escrúpulo, nem caráter, nem palavra. A campanha sórdida do PT foi espelho da alma lamentável de seu líder. Que a oposição perca o medo do Lula. Somos 51.000.000 que não compraríamos um carro usado dele, somos 51.000.000 que não o suportamos, que isso fique claro. Somos 51.000.000 que não damos um tostão
    Furado pelo que ele diz,faz ou pensa. . Aposenta Lula, vai comer coelho.

  • vamos

    Lula se tornou um coroné dos grotões, um chefão da Arena. Um maluf mais histriônico.

  • nedio venson

    Quantas madalenas arrependidas procurando se justificzr!

  • Evandro


    AEEEE SETTI !!!

    sENta a púa!
    Esse fato tem que ser dito e repetido, até o povo
    brasileiro saber realmente a essência dessa
    figura !!!

  • Marcos

    Meu DEUS, que figura abominável, menor, rasteira, indigerível!

  • A.

    “Cría cuervos y te sacarán los ojos”
    É até chato repetir essa frase surrada mas nós, COMO SOCIEDADE, demoramos tanto para aprender coisas elementares… e vamos nos deixando ultrapassar por Chile, Peru, Colômbia…

  • Emanuel Messias

    100% oposição:

    De fato Lula é um **** **** *****

  • Quero meu voto impresso!

    Se Lula já é um cretino diante do microfone, imagine em OFF.
    Lembra do episódio em que ele chamou Pelotas de terra exportadora de veados?

  • Quero meu voto impresso!

    Tem um vídeo de uma entrevista do Lula para Augusto Nunes onde ele dá sua opinião sobre FHC, Collor, Jânio Quadros dentre outros assuntos.
    Vale a pena conferir as contradições.

    https://www.youtube.com/watch?v=M9UNDcD5H3c

  • Bob Esponja

    Dizia meu avô, quem não tem berço, nunca caga na cama, sempre faz na honra alheia, pode passar perfume, que estará sempre fedido, por que ele é a bosta.

  • Marco Aurélio Borges

    Este ser tao indigno em breve deixará este mundo e habitará os altares de hitler e cia. Deus nao deixará tal abominação depreciar ainda mais a honra deste país… vá com Deus Caríssimo Sr. (ou nao!) em breve soltarei meus rojões!!

  • José

    Como está a ação contra a Dilma na questão dos Correios, impetrada pelos advogados da campanha do Aécio? Parece que ela teria 30 dias a partir do dia 8 de outubro para dar explicações. Com a chuva de provas conseguida pelos tucanos a quantas anda o caso? Não seria uma pauta interessante a ser utilizada nas manifestações que acontecerão esse fim de semana em SP?

  • fanguer

    Nunca votei e nunca votarei nesse pilantra! Nunca fui com a cara desse sujeito!
    A primeira vez que o vi achei que não era boa bisca! Logo no início ,aquele cara
    fazendo o tipo operário padrão nunca me covenceu!
    Com o passar do tempo, comecei a perceber que minha intuição estava certa.
    É um cara arrogante, mentiroso,calhorda, mau caráter, asqueroso,mal educad
    *********,que nunca trabalhou pendurado em sindicatos, cachaceiro,imoral,
    sem o menor escrúpulo,que se orgulha de se analfabeto,um ******,que,a meu
    ver, é o INIMIGO PÚBLICO N* 1 !!!!O CHEFÃO DO SINDICATO DOS *******,que
    hoje é o PT.
    Um calhorda, ******* que se acha quase um DEUS !
    Acha que tem o direito de xingar, difamar, mentir, caluniar pessoas ,
    A meu ver, já deveria estar na CADEIA faz tempo! Desde que a primeira denúncia
    do MENSALÃO veio à tona!! OU SERÁ QUE ALGUÉM ACREDITA QUE ELE NÃO
    SABIA DE NADA??? SÓ SE FOR PIADA!!! A RAPOSA VELHA A VIGIAR O GALINHEIRO? ??
    Um crápula que diz que é preciso fazer o DIABO para vencer a eleição!!!
    Só que nesse caso o diabo é O PRÓPRIO!!!
    Esse sujeito vil não tem moral para falar de ninguém!
    Tem cara e atitudes de marginal da pior espécie!
    TEM CARA E PINTA DE MARGINAL,FAZ O TIPO POVÃO!
    ***** DESCARADAMENTE O DINHEIRO PÚBLICO E LEVA VIDÃO DE MARAJÁ !!!
    FEDENDO A CACHAÇA!
    E SE HOSPEDA NA SUÍTE MAIS CARA DO COPACABANA PALACE COM DIREITO
    A MORDOMO PARTICULAR!!! TUDO ISSO ÀS NOSSAS CUSTAS,POIS,PELO VISTO
    A ROUBALHEIRA CONTINUA COMENDO SOLTA!!!!!!
    Que Deus nos proteja ,e ao sr. Paulo Roberto Costa e o sr.Youssef !
    OLHA O PETROLÃO AÍ GENTEEE!!!!!!!

  • Fernando de Campos

    Que tal passarmos a ignorar este *******?

  • Pedrusko

    O título deve ser: RETRATO DE UM MAU CARÁTER:

  • Evandro

    Importante enquanto temos a liberdade de usar Internet, divulgar. Importante planejarmos a resistência pacífica a esta intervenção. Sugiro o boicote a imprensa que o PT administra tipo UOL, jornalistas afinados com a ideologia($$$$) esquerdista. A liberdade deve ser nossa conquista,

  • João Alves

    Não vai demorar muito essa coisa terminar por levar uma surra !

  • Moacir 1

    Setti,
    Boa a sua menção do livro Viagens com o Presidente,que é de autoria dos jornalistas Leonencio Nossa do Estado de São Paulo e Eduardo Scolese , da Folha de São Paulo. Ambos trabalharam no Comitê de Imprensa do Palácio do Planalto.Leia entre aspas os trechos abaixo postados.São relatos de situações protagonizadas por Luizinácio e testemunhadas pelos profissionais ,entre 2003 e 2006.Vale registrar aqui que só nos seus primeiros 36 meses de governo, pelo Filho do Brasil, foram feitas 423 viagens sendo que 91 delas para o exterior.Isso deveria ser record do Guiness!
    No seu livro,os jornalistas nos narram que quando das suas viagensinternacionais,no trajeto de retorno, Lula tinha por hábito conversar com o Ministro Celso Amorim e o Oficial da Aeronáutica de plantão,na luxuosa cabine do Aerolula 51,debruçado sobre um mapa-mundi e já sonhando com os países que visitaria em seguida.
    Segundo os autores, ele apontava as nações que tinha curiosidade de visitar , lá no mapinha, para os auxiliares.Amorim lhe recitava,então, as fichas- técnicas dos países-sonho-de-consumo ,enquanto o representante da Aeronáutica lhe fornecia as possíveis rotas e escalas para o seu destino da vez.Política externa? Uma ova.Turismo presidencial na veia.
    Se fizermos algumas continhas básicas perceberemos que Luizinácio terceirizou o governo enquanto viajava para “palanquear” no Brasil ou para conhecer o vasto mundo,bem ou mal acompanhado.
    Cadê a Rosemary in the sky ?
    Alguns trechos do livro deveriam ter sidos rodados no filme O Filho do Brasil.Como foram censurados e diante do tamanho do nosso “probrema”,proponho uma nova versão “O FDP do Brasil”.
    Cena 1.
    Numa cidadezinha da Bahia, sob um calor de 40 graus, o Luizinácio suava em bicas enquanto abraçava seus admiradores.Pediu uma toalha, com urgência.Um ajudante de ordens meio lento – devia ser um petralha! – demorou para cumprir a ordem. Lula, irritado, mandou ver:
    “Olha o bundão, lá vai o bundão pegar a minha toalha”.
    Ninguém estranhou,esvreveram os jornalistas. O governo mal começava, mas o descaso com as boas maneiras já era rotina no Planalto.
    Cena 2
    “Cadê as cartilhas, p@rr@?” berrava o Presidente da República. O pobre do ajudante de ordens tenta se desculpar,assustado.Mas nosso Presidente está uma fera, vermelho de raiva,cuspindo perdigotos.Elevando ainda mais o tom da voz na frente de todos, esculhamba o auxiliar:
    “Como é que não trouxe as cartilhas, seu incompetente!”
    Cena 3
    “Tá vendo? Eu não tenho mesmo curso superior, mas quem carrega papel para mim tem. . .Todos eles têm curso superior”, disse Lula a um ministro, depois de receber uma papelada das mãos de um assessor.
    Cena 4
    Numa audiência com a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em 2003,em cuja pauta estava a ainda hoje incompleta Transposição do Rio São Francisco – são já 11 anos! – o Presidente ouviu a opinião contrária da ambientalista e os argumentos favoráveis das empreiteiras. Terminada a reunião nosso lord ingréis se dirigiu à Ministra:
    “Marina, essa coisa de meio ambiente é igual a exame de próstata, não dá para ficar virgem a vida toda. Uma hora eles vão enfiar o dedo no cu da gente. Então, companheira, se é para enfiar, que enfiem logo”.
    Enfiaram foi no NOSSO!
    Cena 5
    Na Bolívia em janeiro de 2006, Lula ficou irritado lendo um artigo de jornal que apontava algumas falhas na política agrária do governo federal:
    “Tem que mandar esse cara aqui tomar no cu. A gente aumenta o número de contratos da agricultura familiar, faz uma reforma agrária de qualidade e investe no agronegócio e ainda tem que ler isso aqui?”
    Diante do silêncio constrangido dos assessores, Lula vai em frente democrata todo:
    “Num caso como esse não tem jeito, meus caros, não tem jeito. Tem que mandar tomar no cu mesmo, não tem outro jeito.”
    Cena 6
    No escurinho do cinema do Palácio da Alvorada,enquanto o Cara cuja educação é de “berço”,batua um raro papo com senadores e deputados, a então Senadora Ana Julia, do PT do Pará o questionou:
    “Presidente, diga para nós. O que existe de fato entre o senhor e o governador sergipano João Alves?
    Respondeu o Iluminado:
    “Eu sempre quis f@d@r o João Alves. Já fiz aliança com todo mundo lá,com o Albano Franco, com o Almeida Lima. Eu faço aliança com qualquer um para f@d@r o João Alves. Esse eu quero f@d@r de qualquer jeito.”
    Cena 7
    Num hotel de Georgetown – suíte presidencial,of course- ao receber de um assessor o texto do discurso que faria combatendo à fome diante do mundo no dia seguinte e na presença do Ministro Celso Amorim de funcionários do Palácio do Planalto e do Itamaraty,
    o Oráculo folheia rapidamente a papelada e a arremessa longe, aos berros:
    “Enfiem no cu esse discurso, c@r@lh@. Não é isso que eu quero, p@rr@. Eu não vou ler essa m@rd@. Vai todo mundo tomar no cu. Mudem isso, rápido.”
    //
    O final da película de horror? Uma baita Síndrome nacional lá em Estocolmo.
    Abc

  • hito

    Nunca votei neste ***** e em ninguém da facção ********* pt,logo não tenho nada a ver com a podridão em que se transformou o Brasil. Agora os que o criaram e o endeusaram, favor devolvê-lo junto com seus comparsas à cloaca de onde os tiraram.

  • "zelite"

    Caro Ricardo Setti, falar o que depois da história contada com detalhes. Parabéns!!!!

  • Mauro Moreira

    Um direito do jornalista pedir para não publicar, mas uma burrice da oposição, do Aécio, omitir esses fatos durante os debates, já que eram fatos publicados pela imprensa. Justo ele que foi exposto à execração pública pela campanha sórdida do PT. Qual seria a repercussão, como ficaria a cara da Dilma, se lhe tivesse sido apresentado uma carta como essa do íntegro presidente Itamar Franco, atestando a baixeza de caráter do Lula, no debate da Globo, assistido por milhões de brasileiros que desconheciam e ainda desconhecem esses fatos? Nossa oposição é muito fraquinha, convenhamos!

  • paulo

    Pois é. Naquele tempo a a mídia não era contra o PT e nem elitista. Depois que eles chegarm ao poder, divulgar a corrupção cometida por eles é golpe. O lugar da turma do PT é na cadeia.

  • Paulista

    Esse sujeito é um ********* social, que por mais poder e riqueza material que tenha jamais estará feliz, porque renega todas as suas origens.
    Ele queria ter nascido em SP, em um berço de ouro, e não se conforma em ser um capiau de Garanhuns.
    Com todo poder, prestígio e riqueza que amealhou (?)continua com a essência delituosa.

  • Moacir 1

    Prezado Setti,
    Os leitores que hoje passaram pelo blog vizinho, leram o Reinaldo informando o Brasil que Elías Jaua, o vice-presidente setorial do Desenvolvimento do Socialismo Territorial da Venezuela e titular de um tal de Ministério das Comunas , segundo um site oficial venezuelano,firmou uma série de acordos com o nossos cumpanhêros do MST nas áreas de treinamento e desenvolvimento da produtividade comunal, sob os aplausos do nosso recém re-eleito desgoverno.
    O prezado Jaua ,ao assinar os tais contratos , teria nos esclarecido:
    “ Os acordos têm o objetivo de incrementar a troca de experiências e formação para fortalecer o que é fundamental numa revolução socialista, que é a formação da consciência e a organização do povo para defender suas conquistas e seguir avançando na construção de uma sociedade socialista.”
    Comenta sobre o assunto o Reinaldo:
    “Ah, bom!!! Eu nem sabia que havia uma revolução socialista em curso no Brasil. Agora sei.”
    //
    Porém o que nos passou batido durante a campanha, foi que está rolando um grande escândalo, pelo menos nos blogs venezuelanos, envolvendo o Elías e …A BABÁ DE SEU FILHO!
    A moça foi flagrada pela Polícia Federal, ao entrar no Brasil, portando , entre outras coisitas, uma ARMA DE FOGO calibre 38.
    *

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/justica-decreta-prisao-preventiva-de-baba-de-ministro-chavista/
    *
    Los hermanos estão dizendo que a jovem Yaneth Anza
    desembarcou em São Paulo num avião da PDVSA acompanhando a sogra do Ministro chavista.A esposa de Jaua está internada no Hospital Sírio-Libanês, sendo tratada de uma doença desconhecida. Quando a sogrinha e a babá bolivarianas passaram pela PF, as autoridades ficaram chocadas ao verificar o conteúdo de uma das malas camaradas. Segundo o jornalista Nelson Bocaranda , A MALA ministerial continha também vários documentos estratégicos, entre eles um que fala sobre como o governo está pensando em usar as eleições legislativas de 2015 para “aniquilar a oposição.” Estranho o tão ensurdecedor silêncio nas nossas praias.
    Indignadas,as oposições venezuelas estão fazendo as seguintes questões:
    * Por que a babá e a vovozinha estavam viajando num avião do governo para o que é, obviamente, um assunto privado?
    * Como é que o porte de arma de Jaua foi emitido em 2012, depois que o governo anunciou a suspensão de todas as autorizações governamentais para eles?
    * Por que o ministro das Comunas é o responsável pela estratégia eleitoral do PSUV ?
    * Nas comunas estaria sendo feita uma operação MAIS VOTOS financiada com dinheiro público?
    * Por que a senhora Jaua está sendo tratada em um dos melhores hospitais da América Latina?
    * Tendo sido o prezado Jaua um funcionário público classe média nos últimos 15 anos , como é que ele pode bancar os custos do tratamento médico da esposa no mais caro hospital do Brasil?
    * As outras esposas de funcionários públicos venezuelanos terão direito ao mesmo tratamento?
    * Que tipo de pacote de regalias secretas Jaua e os demais boliburgueses teriam?
    Eu sei que é brega e politicamente incorreto a gente questionar assuntos de saúde de figurões públicos tãaaao amigos da Re-PresidentA. Mas esse caso cheira a corrupção.E o povo afirma; Dize-me com quem andas e re direi quem és”
    As pessoas que votaram de boa fé neste desgoverno petista, que apoia e apoiará sempre qualquer caudilho bolivariano – joguem no Google
    Lula pede votos para Maduro – têm que encarar de frente que a Re-PresidentaA,o Luizinácio, o Rui Falcão e o resto do comissariado,defendem uma Venezuela transformada pelos cumpanhêros chavistas numa narco-cleptocracia , e deveriam ter – ao menos – uma leve coceirinha ética.
    Ou será que o eleitorado petista , pensa
    como o comentarista que na página do Facebook da babazona Yaneth Anza e comentando a respeito das fotos dela ,nos mais famosos pontos turísticos do mundo teclou:
    “Desfrutar enquanto você pode.Para que é a vida?”
    Bem, a vida não é sobre levar vantagem .Não é só se divertir. Nela não dá para engolir qualquer sacanagem .Ainda há limites e princípios.Estão tão doentes quanto esta Venezuela em frangalhos que mata seu povo na rua , as cabeças brasileiras que não conseguem ver nada de errado nas travessuras de babá chavista nem nas propinas que a Rosemary cobrava usando o email presidencial de Dona DilmA.
    Quando em breve o Petrolão tomar conta das páginas policiais , escancarando um esquema de blow job estatal ,uma comilança de bola geral que vai muito além da Petrobrás,promovida pelo PT e seus aliados,precisaremos perguntar à torcida adversária se estão dormindo de touca,cegos,surdos e mudos.Como poderá o lulopetismo continuar a ser aceito como opção política legítima se renega
    valores básicos da civilização? Como poderão os do outro lado esquecer que suas mães os ensinaram a não mentir , a não roubar, a não trair? Como poderão negar que ao se apropriar de 3% do Estado breasuleiro para uso próprio, o PT usurpa do povo que o reelegeu hospitais,ambulâncias,
    medicamentos, exames,mais médicos,escolas,
    professores mais bem remunerados,creches,
    estradas,metrôs,mobilidade urbana,
    rodovias,ferrovias,portos,policiamento,combate ao tráfico e segurança pública?
    Como eles poderão olhar para o outro lado enquanto pelo ralo do esgoto da corrupção petista escorrem
    os seus próprios direitos? Como fazer vista grossa quando a economia do Brasil está derretendo? Quando o BC da DilmA – jamais independente! – aumenta os juros no terceiro dia após a eleição?
    Com o PT não há mais diálogo.Chega! Mas eu ainda acredito que os seus eleitores foram mais uma vez enganados.E torço, sinceramente, para que doravante, eles possam provar que são
    dignos de nosso respeito, mostrando que respeitam a si mesmos.
    Abraço

  • Henrique

    Caro amigo Ricardo Setti!

    Eu já escrevi para alguns deputados do PT e do PCdoB no Twitter sobre esse episódio. Disse a eles que Lula NÃO tinha autoridade moral alguma para criticar Aécio por ele ter corretamente chamado Dilma de “leviana”. E completei: Lula é tão “bem educado” que em maio de 1993, já chamou Itamar Franco de filho da p***. Pedi a alguns deles para comentar o assunto. Greenhalgh, Jandira Feghali, Paulo Teixeira, entre outros. Todos me responderam com um pusilânime silêncio. Além disso, eu já mostrei a Marcelo Freixo e Jandira Feghali (“defensores” dos direitos humanos) fotos de venezuelanos vítimas de tortura pela Guarda Nacional Bolivariana chavista. Pedi a eles que comentassem alguma coisa. NADA. Ou seja, para PT, PCdoB e PSOL, em nome do socialismo, pode tudo? Até espancar, torturar, estuprar, sequestrar e matar? Em resumo, direitos humanos, só para quem for de esquerda. Quem for da “elite”, que se f***. Perdão pela palavra. Mas essa esquerda brasileira me dá ojeriza.

  • santos

    grande Setti, me responda por favor, quando começar a faltar $ na conta dos (borsa-faminta)os vermelhinhos vão culpar quem….e todo mundo sabe que vai faltar, nenhum governo cria riqueza, mais ou menos distribui, eu disse mais ou menos—-no caso atual prá nós-não gosto de ladrão

  • domenico

    Esse “******* de Garanhuns”,inveja o trato nas aparências, a finesse, a educação e a cultura das pessoas. Nem um banho de loja, transforma-o num ser de boa aparência. Além disso, é ignorante, grosso,desbocado,mentiroso,falcatrueiro,etc… Caramba, só mesmo no Brasil esse cara foi Presidente !

  • Antonio Rubalcaba

    Como retratar algo que não existe? O caráter do Lula…

  • Impeachment Já

    Atenção, novo golpe da Presidenta!!
    **********************************************************
    A Dilma editou a MP 657/2014 para que o Diretor Geral da Polícia Federal seja indicado sempre pela Presidência da República.
    **********************************************************
    Isto dará à Dilma o poder absoluto sobre a Polícia Federal impedindo investigações sobre corrupção do PT. (Aparelhamento também da PF).
    **********************************************************
    Por favor, votem CONTRA!!
    **********************************************************
    Link do Senado:
    www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaotexto?id=155311
    **********************************************************
    Isto é o início de uma ditadura, ajudem a divulgar!

  • Alexandre Sampaio Cardozo de Almeida

    São Paulo, 30 de outubro de 2.014

    Prezado Setti,

    Dizer que o bebum de Rosemary menti é redundância! A questão não é o beócio mentir. Pois mentir para ele, é uma condição psicótica ou moral. O problema são os trouxas que acreditam nas sandices zurradas pelo sujeito! Pois ou é mau caratismo ou burrice de quem aceita os perdigotos do apedeuta!

  • Uber

    Na verdade, fez pior, pois indiretamente também insultou a mãe do presidente.

  • anonimo veneziando

    Não resta nenhuma dúvida que Lula da Çiuva ao xingar o presidente Itamar Franco daquela maneira específica estava sendo autorreferente.

  • Altamirando Martins Ferreira

    Olá, boa tarde HOJE é 30/10/2014. Quero dizer que estive em GARANHUNS – Pe, terra do LULLA, em 2010, já que meu pai era daquela região. Na ocasião, conversei com muitos moradores, que viviam irritados e decepcionados com nosso Presidente, que jamais havia posto os pés naquela terra ressequida e abandonada pelos políticos de todas as épocas. NEM aceitavam falar sobre elle. Portanto, fiquei muito espantado com o resultado das urnas no estado e naquela região, onde o TSE afirma e confirma a supremacia de Dilma Rousseff. Muito estranho mesmo, para mim.

  • sandovalsader

    Lula mente descaradamente. Desde muito tempo. Sempre mentiu. Ofende as pessoas e instituições entre um copo e outro. Vai ver os pobres da baixada e depois vai tomar um champanhota no Copa. Queria saber se ele conseguia mentir para o Tuma quando era seu informante….

  • Alcântara Marinho

    O que Lula diz não se escreve. Só os amantes da bolsa “famiglia” que se fazem de cegos, surdos e mudos a tudo que vejam, ouçam ou leiam contra elle. Aécio caiu pelos boatos e o PT ficou, mesmo com todas as certezas. Não dá para ser tão irresponsável com seu voto, com seu país.

  • João Alves

    Isso é um ********* sem beira e nem eira !

  • RAY DOS ANJOS

    Sempre questionei, que para ser um presidente da República, deveria ter requisitos de bons modos, de comportamento, e de linguagem. Como pode um homem, que além de alcóolatra é um pornográfico? Acredito que somente no Brasil.

  • Lidia Assi

    Esse homem pensa que é o que pra pedir respeito ao PT e a ele???Ele disse que não precisa gostar do PT, mas precisa respeitar essa sigla??Ele não respeita o Brasil como um todo.Vive separando os brasileiros com seu ódio e sua fome de poder e acha que quem não gosta dele tem que respeita-lo???Depois de vermos há 12 anos as campanhas difamatórias que fazem contra os adversários, as mentiras que contam para o povo ele quer respeito?De mim vai ter sempre desperezo!E rezo para que ele caia bem do alto e se esborrache no chão..

  • Aloizio Barros de Souza

    Gente, quem é esse Lula?

  • Leo

    Esse tipo de comportamento só encaixa em pessoas sem
    carater.

  • Maurício

    Comportamento de um senhor que não teve berço. Veja que não estou dizendo que foi pobre e consequentemente sem educação. Estou dizendo que não teve berço e, portanto, não educação, não tem caráter e abomina escola.
    Se tem alguma coisa que eu sinto vergonha do Brasil é desse senhor ter sido nosso presidente. O Brasil não merecia isso.

  • Armando

    Setti
    Gostaria de ter resposta para a seguinte indagação :
    Por que o pelego ,oportunista ,covarde ,X9 da Ditadura ,corrupto ,réu oculto do mensalão ,CEO do Pet rolão eh blindado ?
    Que fim levou o processo da Rosemary Noronha ?

  • Paulo José dos Santos

    Esse grupinho que detinha o poder antes da entrada do PT não consegue mesmo aceitar ficar longe do poder. Faz todo tipo de jogo sujo pra tentar enganar o cidadão. Promove o ódio, o preconceito, sem dizer que não é digno de credibilidade.

  • João Alves

    Lula pensa que todo mundo teve a origem dele !

  • Geisielli Marin

    A verdade é que com os doze anos de mandato o PT e seus candidatos se esqueceram de onde vieram e quem são. Um bando de arruaceiros sem nenhum escrúpulo e muito menos educação. Agora são vítimas e se fazem de injustiçados. Mas se os trabalhadores do Brasil não reagirem logo ao invés da história dos índios que foram dizimados, dos negros que foram escravizados, será contada a história dos trabalhadores do Brasil que foram extintos graças ao PT.

  • jefferson

    Esse molusco nefasto já deveria estar preso há muito tempo, além de vagal e pinguço é um ser nocivo para a política no Brasil, é um eterno candidato ……..disse a FHC que iria demostrar como deveria comportar um ex-presidente, estamos vendo o comportamento tosco desse cidadão ******,ah , quem gosta do Che( carniceiro ) é óbvio que iria cultuar esse corrupto que só administra a pobreza (financeira e mental ) ao invés de erradicá-la, eita ser desprezível esse analfabeta, a sorte do Brasil é que ele só tem nove dedos.

  • ROBESPIERRE

    representante da ignorancia

  • Dario

    Quem vive a declamar versos de louvores à biografia do ex presidente Lula, talvez não tenha a sua muito louvável. Esse senhor nunca foi exemplo de nada, ao contrário, por alguns detalhes bem visíveis a quem queira enxergá-los:Qual o seu nível de escolaridade? Será que ele teve mais dificuldades do que o ex ministro joaquim Barbosa, ou foi apenas desinteresse, portanto neste aspecto nenhuma criança pode tê-lo como exemplo; a sua história visível é cheia de incoerências, bravatas, auto elogios, gabolice mesmo, sempre desmerecendo seus opositores como se fosse dono da razão. Sua vida sindical, assim como a profissional, que foi efêmera, pode ser checada junto aos colegas e não foi lá muito honrosa; em sua militância, através de discursos inflamados e inconsequentes, houveram incitações que terminaram em situações trágicas e fatais, e por isso respondeu a inquéritos.Já no exercício do poder perseguiu jornalista estrangeiro, com ameaça de expulsão, por este ter se referido à sua relação com o álcool. Entre outros tantos motivos, que aqui não cabe citar, o colocam entre os simples mortais, com a diferença de sua relevância política, embora devamos lembrar que nulidades já chegaram à presidência. Tão arrogante que não reconhece mérito de pessoas e partidos que o antecederam e quer eternizar-se no poder como ditador e descumpridor de nossa constituição, vejam as matérias que seu partido sob sua orientação manda ao congresso. Graças à Deus parece que o congresso está acordando. Se houver justiça e coragem dos homens públicos deste País, esse falso e nocivo mito criado em torno do Lula será facilmente desconstruído, para o bem da nação. Aleluia.

  • Luiz Gonzaga Lira e silva

    Olha ai a raposa comendo os pintos

  • Marcos Porto

    Essa é a questão!
    Tem que responder à gentalha no seu nível!
    Eles não entendem a linguagem de um mundo civilizado!
    So entendem a linguagem de onde eles habitam: A SARGETA!
    É ONDE O PSDB ERRA, TEM QUE TRATÁ-LOS PELO QUE ELES SÃO!

  • Dimas

    esse lula só **** o Brasil

  • jose maria almeida

    Impressionante como o olhar do Lula lembra o de Adolf Hitler em seus discursos inflamados em Berlin, com multidões de necessitados ouvintes. Mas, até a Praça (Adolf-Hitler-Platz) já desapareceu dos mapas daquela cidade. Devemos cuidar das nossas!

  • Marinho

    Se existe um *** neste país,ele se chama:Luiz Inácio Lula da Silva.Quanto o olhar de Lula,ele não lembra Hitler:lembra um bebum em estágio final.

  • Edvaldo

    Essa postura do Lula em nada me surpreende. Como podemos acreditar em um sujeito que defende Fidel Castro, Hugo Chaves (falecido) e o lunático do Irã.

  • Augustinho Soares

    As vezes fico pensando que o próprio BRASIL INTEIRO tem mêdo do tal LULA, mas porque.? Este homem operário foi presidente de um país como o nosso Deitou e rolou, tapeou todo mundo, e ainda hoje, fala umas coisas dessas…. Será que a imprensa, a polícia militar, a polícia civil, a POLÍCIA FEDERAL, tem medo de um simples operário que governou o BRASIL.