Image
O presidente François Hollande apresenta a nova efígie de “Marianne” em selo (Foto: François Mori / AP)

O presidente francês François Hollande se meteu em nova encrenca com a oposição conservadora em matéria de costumes que se formou para combater a adoção do casamento gay na França: ele apresentou aos franceses a nova efígie de “Marianne”, a mulher-símbolo da República desde 1792 — e quem a inspirou não foi uma personagem idolatrada na França, como outrora a atriz Catherine Deneuve, mas a ucraniana asilada na França Inna Shevchenko, líder do grupo feminista radical Femen, aquele das mulheres que aparecem seminuas em protestos contra a homofobia e a opressão às mulheres.

O principal artista responsável pela nova Marianne, Olivier Ciappa, já estava na mira do pessoal anti-casamento gay porque no mês passado teve uma exposição de fotos de casais não convencionais devastada por militantes. Outros episódios semelhantes ocorreram recentemente.

Image
Inna Shevchenko, líder do grupo Femen: será que parece com a do selo? (Foto: femen.org)
Image
Inna (segunda da esquerda para a direita) e um grupo de ativistas do Femen na sede parisiense da organização (Foto: femen.org)

Houve, por exemplo, a gritaria contra o prefeito gay de Paris, Bertrand Delanoë, por ter permitido que a torre Eiffel fosse envolvida por uma bandeira multicolorida — símbolo internacional dos homossexuais que Delanoë jurou tratar-se de uma homenagem ao país multirracial que se tornou a África do Sul.

No mês passado, militantes contra o casamento gay aprovado pela Assembléia Nacional interromperam, em protesto, a final do torneio de tênis de Roland Garros em que o espanhol Rafael Nadal bateu seu compatriota David Ferrer. Nem o glorioso desfile militar de 14 de Julho, dia nacional da França, escapou: durante a cerimônia, vaiaram o presidente Hollande.

Hollande procurou fugir da controvérsia ao dizer, em discurso pela TV a propósito do dia da tomada da Bastilha, que o selo é “uma ilustração da juventude, prioridade do meu mandato”. O próprio artista, Ciappa, acabou se afastando das declarações iniciais e disse à agência France Presse que “Marianne não é um retrato de Inna, mas uma montagem de diversas inspirações”.

Já Inna, desbocada como sempre, provocou em seu Twitter dizendo: “Os homófobos terão que lamber @#@## quando quiserem enviar uma carta”.

Enganou-se: os novos selos — de valores equivalentes de 1 centavo de euro a 1 euro (2,95 reais), conforme a cor — são auto-adesivos.

LEIAM TAMBÉM:

Seios nus na Europa em protesto contra a “condenação à morte” da garota islâmica que postou fotos com os seios de fora

Seios nus na internet — e a jovem da Tunísia é condenada à morte por clérigo muçulmano. A família resolveu interná-la num hospício

Não é Carnaval, não: de seios nus, são as feministas do grupo Femen “comemorando” a renúncia do papa em plena catedral de Notre Dame, em Paris

Femen: pequena história das garotas da Ucrânia que protestam em topless

Mulheres iranianas no exílio ficam nuas em vídeo de protesto contra a discriminação e os maus tratos

Inna Shevchenko, a líder feminista da Ucrânia: “Protestar em topless é ainda melhor”

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 3 =

20 Comentários

nilton de souza moraes em 24 de agosto de 2013

lindas

LUIS em 05 de agosto de 2013

Uma vergonha, essas meninas não sabem o que estão fazendo, são prazeres instantâneos que não levam a nada. Não é isso que Jesus quer de nós, e nós somos Dele. Amém. Fiquem mansas, submissas ao nosso Deus, ainda dá tempo.

luiz torres breyner em 02 de agosto de 2013

Deixem as moças se manifestarem

Renan em 28 de julho de 2013

SÃO SATANISTAS, DE IGUAL FORMA OS QUE OS ELEGEM COMPARTILHAM DE SUAS INIQUIDADES! O (des)governo francês, pessimamente cotado entre a população, só poderia por ser marxista apoiar uma imundície dessas - é satanista de origens e ações - e como o PT aqui, portanto só favorece e intensifica aberrações; tudo ao contrario à ordem natural das coisas e das leis de Deus. Todos esses fatos e circunstancias são as caras dos eleitores dele, assim como aqui no Brasil do PT, duas mehdas exalando o mesmo fedor!

marcos rodrigues de souza em 28 de julho de 2013

o brasil poderia criar um cadastro oficial de pessoas desaparecidas atraves do titulo eleitor onde ousuario pudesse olhar via internet pelo nome e encontrar parentes desaparecidos

wesley em 27 de julho de 2013

existem funções para fazer a conversão de maiúsculas para minúsculas.Mas não se preocupe, mais ajuda quem não atrapalha.Eu, deixando de acessar seu blog, vou colaborar bastante com você.

Wesley em 26 de julho de 2013

Como venho lembrando incansavelmente para os amigos do blog, as regras para publicação de comentários — que têm chamada permanente na home page para que possam ser consultadas — vedam a publicação de textos escritos somente em maiúsculas. Conto com sua cooperação da próxima vez. Obrigado desde já

Wesley em 26 de julho de 2013

Relação com a efígie é total. O que o símbolo atual quer é o mesmo resultado do símbolo antigo, ou seja,piorar as coisas.Fico pensando...Esse pessoal não trabalha?não estuda?A obrigação da MÍDIA é procurar saber quais são os reais interesses desses grupos e quem os financia.Contra opressão é o "carvalho", é para oprimir.

Wesley em 26 de julho de 2013

Como venho lembrando incansavelmente para os amigos do blog, as regras para publicação de comentários — que têm chamada permanente na home page para que possam ser consultadas — vedam a publicação de textos escritos somente em maiúsculas. Conto com sua cooperação da próxima vez. Obrigado desde já

Wesley em 26 de julho de 2013

Brincadeira.

JEBANIEL WOLFF em 25 de julho de 2013

Só tem gostosas nesse grupo FEMEN. Para ser mais democrático, tinha que ter também uns peitos caídos, é ou não é?

Júlio - Curitiba em 24 de julho de 2013

Maravilhosas, venham protestar em Curitiba, serão muito bem vindas delícias.

umacvirg em 20 de julho de 2013

Realmente são lindas e gostosas, os corpos são as ferramentas usadas para despertarem nossa atenção - e como chamam -, protesto acontece todos os dias pelo mundo inteiro, são mais do mesmo.

Santana*100 em 19 de julho de 2013

Setti, ela é gotosíssima! Seria bem mais sem essa tatuagem de SERPENTE que ela traz na barriga. Acredito que seja uma SERPENTE! ou será um ramos de ROSAS? - Mulheres que costumam andar com SERPENTES ou trazem tatuada em qualquer parte do seu corpo SERPENTES, não me passa uma boa impressão.

Schumy em 18 de julho de 2013

Não precisa ser contra o casamento gay pra também ser contra o fato de um símbolo nacional ser usado para fazer política. E esta integrante não errou só quanto ao selo,não.Errou também em chamar quem é contra o casamento gay de "homofóbico".Intolerância e divergência são coisas diferentes.

bom gosto em 18 de julho de 2013

Por mim ela pode aparecer nua quando quiser.É linda...

AlexRio em 18 de julho de 2013

E qual seria o problema nisso? Agora implica até com o Femem? Sou criticado, volta e meia, justamente pelo oposto -- por publicar material (texto e fotos) supostamente demais sobre o Femen. É com "n" no final, OK? E, pelo jeito, uma vez mais você só leu o título do post.

Ismael Pescarini em 17 de julho de 2013

Elas são tão lindas, com flores e ramos de alecrim entre os cabelos ao vento. Com seios nus a nos acusar: veja, vocês mamaram neles e ainda os querem cobrir, com se vergonha fossem! Somos loucas! elas dizem. Eu acho que são mesmo, do alto de minha masculinidade e racionalidade. Não as compreendo. Quando foi que nos distanciamos? afinal, somos a mesma espécie, ou não? Elas já foram livres assim. Em tempos remotos, davam as ordens, mas já enchiam nosso saco! Não vim trazer resposta ou solução. Apenas modestamente opinar: nossa sociedade precisa se reinventar. Perdemos valores ao deixar nossas mães e filhas em segundo plano. Pobre da sociedade que não lhes der o devido valor.

moacir 1 em 17 de julho de 2013

Setti, Li,não sei onde, que os franceses estariam morrendo de inveja das nossas MANIFS.Há séculos que eles vem,com seus protestos, revolucionando a França.Não sobrou muito contra o que protestar por lá. Já por aqui nós estaríamos apenas começando... Pelo jeito,acabam de inventar mais um enredo para uma manifestação.Vive la France! E quanto a Inna tomara que não fique decepcionada com o fato da nova Marianne ser auto-adesiva... Abraço

Marco em 17 de julho de 2013

Don Setti, Tb não sei para q tanta particularidade com isso. Tem q se pensar diversificado em elaboração pública. Abs.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI