Com a vitória de Beto Richa (PSDB) no 1º turno, o Paraná terá a partir de hoje sua segunda vice-governadora. A informação de que seria a primeira estava equivocada

Ex-deputada estadual, ex-candidata a prefeita de Maringá, atual deputada federal, Cida Borghetti é a vice de Beto Richa (Foto: Portal Álvaro Dias)

Ex-deputada estadual, ex-candidata a prefeita de Maringá, atual deputada federal, Cida Borghetti é a vice de Beto Richa (Foto: Portal Álvaro Dias)

Desde a proclamação da República, há 125 anos, o Paraná teve 56 governadores, todos homens, e 48 vice-governadores, também todos homens. Hoje, com o governador Beto Richa (PSDB) praticamente reeleito no primeiro turno, a deputada federal Cida Borghetti (PROS), sua companheira de chapa, está se tornando a segunda mulher a chegar ao posto no sexto Estado mais populoso e no quinto mais rico do país.

Cida Borghetti, jornalista e formada em Administração Pública, 49 anos, é empresária da área de comunicação e mulher do deputado e ex-prefeito de Maringá Ricardo Barros (PP), ex-líder do governo FHC na Câmara dos Deputados.

Duas vezes deputada estadual antes de exercer o atual mandato, ela deixou o PP do marido para integrar-se ao PROS, pelo qual integra a chapa de Beto Richa, substituindo o atual vice, o ex-senador Flávio Arns (PSDB).

A única mulher que exerceu a função antes na história republicana do Paraná foi Emília Belinati, entre 1995 e 2002.

A informação inicial aqui publicada de que Cida Borghetti era pioneira estava equivocada.

Peço desculpas aos leitores pelo erro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

17 Comentários

  • sonia m. mesquita

    Espero que faca um limpo bom governo, pra eu Sonia 57 anos sentir prazer e n vergonha de ver uma representante do meu sexo envolvida em coisas feias, uffa as q estao na ativa sao poucas as excessoes, da uma Vergonha, Eu tenho.

  • John Doe

    Setti, desculpe a correção, mas recentemente aqui no Paraná, o Governador Jaime Lerner, teve como vice a Sra. Emilia Belinatti.

    Muito obrigado pela correção, caro John. Eu cometi um equívoco, já corrigi e pedi desculpas no próprio post aos leitores.
    Abraço

  • Philip

    Vamos todos para o Paraná!
    Obrigado, Setti, sua bela nota é um bálsamo nesse universo dissonante e horroroso da política brasileira.
    ——————————————–
    P.S. – Com o surpreendente e pífio desempenho de Marina Silva, o Brasil adia a eleição de uma mulher para a Presidência da República. Quem sabe, em 2018, Cida Borghetti não realiza o sonho de milhões de brasileiros?

  • Tuco

    .

    Isso!
    E o Brasil terá uma linda primeira-dama!

    .

  • Admirador

    Que beleza! Maravilhosa! Precisamos de mais vice governadoras assim!

  • maria isabel

    parabéns governador o povo provou que não se importa com os aumentos de agua luz etc agora de a resposta a todos que te reelegeram aumente o dobro as contas o povo quer isso faça a vontade deles um abraço

  • MILTON SIMON PIRES

    CARTA ABERTA A ALEXANDRE PADILHA.
    Ao Ex-Ministro, Ex-Candidato, Ex-médico Alexandre Padilha,
    Hoje o senhor e seu partido receberam das urnas uma lição que JAMAIS vão esquecer: aquela que diz que a mentira não prospera, que a pefídia não pode superar a honestidade e que a justiça mais cedo ou mais tarde chega mesmo àqueles que se esconderam atrás do crime organizado…mesmo àqueles que lucraram politicamente com a morte e com o caos na saúde pública, que traíram tudo que juraram e esqueceram tudo que sabiam. O senhor deve agora ir lamber suas feridas e formar fila com os pobres de espírito que vivem na penumbra das almas que não conhecem a luz da vitória nem aceitam a escuridão da derrota.
    Cordiais Saudações,
    Médicos Brasileiros.

  • John Doe

    Esta “maria isabel” é o Requião, conhecido aqui no Paraná como o Tiririquião. Este post se repete em vários sites com vários nomes, sempre com a estória de “luz e água” cara. Ele já começou a campanha futura. Nunca pensou em trabalhar, sé em fazer campanha e futrica.

  • Lupercio Pereira

    Prezado Setti.
    O Paraná já teve uma vice-governadora antes de Cida Borghetti. Trata-se de Emília Belinati, vice-governadora de Jaime Lerner. Outra correção. Ricardo Barros já foi deputado, mas estava sem mandato nesse quatriênio.

  • Petrus

    Boa noite Setti, gostaria de pedir para você publicar uma informação que já cansei de procurar e não achei em nenhum site de notícias, que é a divisão da Câmara dos Deputados Federais por bancada partidária.
    Att,

    Está tudo aqui:
    http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/a-nova-composicao-da-camara-dos-deputados/
    Abraços

  • mairalur

    Bela dupla de governantes, ela e Beto Richa. Jovens, bonitos, cheios de vida. Ótima escolha dos paranaenses, pelo menos no visual. O mais se verá adiante.

  • Despetraalhando

    Já no outro lado do balcão…

  • Edgar

    Em outras palavras, o governador reeleito Beto Richa acaba de dizer que sua vitória só estará completa com a eleição de Aécio Neves.
    E afirma que provavelmente se licenciará do cargo para entrar de cabeça na campanha no presidencial.

  • Levi

    Nossa linda vice-governadora.

  • Carlos Villela

    Ela é vice-governadora ou Miss Brasil?

  • Helio Buratto

    Nossa!! Uma estrela, com luz e brilho próprios. Perto da **** de Terninho então será uma Super Nova. E se colocarem a Ideli Salva-se quem puder, a Maria do Calvário e a Marta relax and cum perto o universo não haverá terá se expandido tanto para absorver tanta luz.

  • Marcelo Augusto Monteiro Ferraz

    Perguntar não ofende: Por quê diabos essa distinta senhora, Cida Borghetti, eleita em parceria com o PSDB de Beto Richa, pertence aos quadros do PROS, esse partido biônico criado pelos intragáveis irmãos Gomes?