Image
Ex-deputada estadual e ex-candidata a prefeita de Maringá, a deputada federal, Cida Borghetti é a vice de Beto Richa (Foto: Portal Álvaro Dias)

Desde a proclamação da República, há 125 anos, o Paraná teve 56 governadores, todos homens, e 48 vice-governadores, também todos homens. Hoje, com o governador Beto Richa (PSDB) praticamente reeleito no primeiro turno, a deputada federal Cida Borghetti (PROS), sua companheira de chapa, está se tornando a segunda mulher a chegar ao posto no sexto Estado mais populoso e no quinto mais rico do país.

Cida Borghetti, jornalista e formada em Administração Pública, 49 anos, é empresária da área de comunicação e mulher do deputado e ex-prefeito de Maringá Ricardo Barros (PP), ex-líder do governo FHC na Câmara dos Deputados.

Duas vezes deputada estadual antes de exercer o atual mandato, ela deixou o PP do marido para integrar-se ao PROS, pelo qual integra a chapa de Beto Richa, substituindo o atual vice, o ex-senador Flávio Arns (PSDB).

A única mulher que exerceu a função antes na história republicana do Paraná foi Emília Belinati, entre 1995 e 2002.

A informação inicial publicada neste espaço de que Cida Borghetti era pioneira estava equivocada.

Peço desculpas aos leitores pelo erro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =

17 Comentários

Marcelo Augusto Monteiro Ferraz em 13 de outubro de 2014

Perguntar não ofende: Por quê diabos essa distinta senhora, Cida Borghetti, eleita em parceria com o PSDB de Beto Richa, pertence aos quadros do PROS, esse partido biônico criado pelos intragáveis irmãos Gomes?

Helio Buratto em 08 de outubro de 2014

Nossa!! Uma estrela, com luz e brilho próprios. Perto da **** de Terninho então será uma Super Nova. E se colocarem a Ideli Salva-se quem puder, a Maria do Calvário e a Marta relax and cum perto o universo não haverá terá se expandido tanto para absorver tanta luz.

Carlos Villela em 07 de outubro de 2014

Ela é vice-governadora ou Miss Brasil?

Levi em 07 de outubro de 2014

Nossa linda vice-governadora.

Edgar em 06 de outubro de 2014

Em outras palavras, o governador reeleito Beto Richa acaba de dizer que sua vitória só estará completa com a eleição de Aécio Neves. E afirma que provavelmente se licenciará do cargo para entrar de cabeça na campanha no presidencial.

Despetraalhando em 06 de outubro de 2014

Já no outro lado do balcão...

mairalur em 06 de outubro de 2014

Bela dupla de governantes, ela e Beto Richa. Jovens, bonitos, cheios de vida. Ótima escolha dos paranaenses, pelo menos no visual. O mais se verá adiante.

Petrus em 05 de outubro de 2014

Boa noite Setti, gostaria de pedir para você publicar uma informação que já cansei de procurar e não achei em nenhum site de notícias, que é a divisão da Câmara dos Deputados Federais por bancada partidária. Att, Está tudo aqui: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/a-nova-composicao-da-camara-dos-deputados/ Abraços

Lupercio Pereira em 05 de outubro de 2014

Prezado Setti. O Paraná já teve uma vice-governadora antes de Cida Borghetti. Trata-se de Emília Belinati, vice-governadora de Jaime Lerner. Outra correção. Ricardo Barros já foi deputado, mas estava sem mandato nesse quatriênio.

John Doe em 05 de outubro de 2014

Esta "maria isabel" é o Requião, conhecido aqui no Paraná como o Tiririquião. Este post se repete em vários sites com vários nomes, sempre com a estória de "luz e água" cara. Ele já começou a campanha futura. Nunca pensou em trabalhar, sé em fazer campanha e futrica.

MILTON SIMON PIRES em 05 de outubro de 2014

CARTA ABERTA A ALEXANDRE PADILHA. Ao Ex-Ministro, Ex-Candidato, Ex-médico Alexandre Padilha, Hoje o senhor e seu partido receberam das urnas uma lição que JAMAIS vão esquecer: aquela que diz que a mentira não prospera, que a pefídia não pode superar a honestidade e que a justiça mais cedo ou mais tarde chega mesmo àqueles que se esconderam atrás do crime organizado…mesmo àqueles que lucraram politicamente com a morte e com o caos na saúde pública, que traíram tudo que juraram e esqueceram tudo que sabiam. O senhor deve agora ir lamber suas feridas e formar fila com os pobres de espírito que vivem na penumbra das almas que não conhecem a luz da vitória nem aceitam a escuridão da derrota. Cordiais Saudações, Médicos Brasileiros.

maria isabel em 05 de outubro de 2014

parabéns governador o povo provou que não se importa com os aumentos de agua luz etc agora de a resposta a todos que te reelegeram aumente o dobro as contas o povo quer isso faça a vontade deles um abraço

Admirador em 05 de outubro de 2014

Que beleza! Maravilhosa! Precisamos de mais vice governadoras assim!

Tuco em 05 de outubro de 2014

. Isso! E o Brasil terá uma linda primeira-dama! .

Philip em 05 de outubro de 2014

Vamos todos para o Paraná! Obrigado, Setti, sua bela nota é um bálsamo nesse universo dissonante e horroroso da política brasileira. -------------------------------------------- P.S. - Com o surpreendente e pífio desempenho de Marina Silva, o Brasil adia a eleição de uma mulher para a Presidência da República. Quem sabe, em 2018, Cida Borghetti não realiza o sonho de milhões de brasileiros?

John Doe em 05 de outubro de 2014

Setti, desculpe a correção, mas recentemente aqui no Paraná, o Governador Jaime Lerner, teve como vice a Sra. Emilia Belinatti. Muito obrigado pela correção, caro John. Eu cometi um equívoco, já corrigi e pedi desculpas no próprio post aos leitores. Abraço

sonia m. mesquita em 05 de outubro de 2014

Espero que faca um limpo bom governo, pra eu Sonia 57 anos sentir prazer e n vergonha de ver uma representante do meu sexo envolvida em coisas feias, uffa as q estao na ativa sao poucas as excessoes, da uma Vergonha, Eu tenho.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI