Se não por irregularidades, o puxa-saco Lupi deveria ser demitido por falta de compostura

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, beija a mão da presidente Dilma em solenidade no Planalto. Atrás, o presidente do Senado, José Sarney, e a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (Foto: André Dusek /Agência Estado)

Há gente que não tem classe, nem linha nem limite do ridículo até na hora de bajular seu chefe.

Nesse sentido, é de dar vergonha alheia a declaração do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, feita hoje publicamente, durante depoimento à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

Lupi, que se agarra desesperadamente ao cargo depois dos sérios indícios de ocorrência de roubalheira em seu Ministério apontados em reportagem de VEJA, primeiro, como se recorda, adotou a fanfarronice francamente cafajeste de dizer que só sairia do cargo “abatido a bala” – quando está cansado de saber que, ministro, com mero decreto presidencial é remetido de volta para casa.

“Presidente Dilma, eu te amo”

Pois foi justamente para pedir desculpas, a seu modo, à presidente Dilma pela declaração estapafúrdia foi que Lupi proferiu outra, a saber:

— Eu gosto de fazer o debate, às vezes exagero. Peço desculpas públicas. Presidente Dilma, me desculpe, eu te amo.

A presidente, diante dessa declaração, deve sentir-se tão à vontade como mostra sua contrariedade na foto acima, em que o ministro bajulador beija-lhe a mão durante a cerimônia, no Palácio do Planalto, em que sancionou a lei que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).

Reparem que Dilma, contrafeita, nem olha para o ministro que se curva para o beija-mão.

Lupi é uma catedral de mediocridade que se assenhorou aos poucos, até tornar-se virtual dono, do PDT do falecido ex-governador Leonel Brizola – que deve estar se mexendo no túmulo ao ver que sucessor lhe caberia ter.

Se não fosse pelas irregularidades, ainda a serem comprovadas, a presidente Dilma deveria demiti-lo por falta de compostura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =

35 Comentários

  • geran

    So o titulo acima vale, disopensando até a leitura do texto intyegral, aos mais apressados.
    Depois dessa, o ministro, ou quase ex.ministro, podera ser denominadado de carlos capacho lupino(esse ultimo em homenagem à máfia de dom corleone)

  • Dexter

    Haja estômago!
    Por mais essa é que ninguém me convence que a Dilma mereça mais que meu desprezo. Ela também.

  • artur

    Lupi diz que ama Dilma mas vai ser demitido assim mesmo. Amor de puxa saquismo não encobre roubalheira não viu seu corrupto de meia tijela? Casca fora do ministério pq vc não têm a mínima postura para ocupar tal cargo. Vai beijar a mão e declarar amor aos seus coleguinhas de presídio. E ainda vai tarde seu trouxa sem caráter.

  • Ismael

    Será que o PT confrontado com o possível envolvimento de “luminares” da sua atual base de apoio na política de repressão durante a ditadura irá tomar alguma atitude? Não tivemos o exemplo do filho do Romeu Tuma ministro durante tanto tempo? Sabemos que papai Tuma tomou conta direitinho de Lula, quanod este esteve detido durante 30 dias no DOPS. Sabemos, pelas declarações do próprio Lula, que até dentista foi chamado. Mas e de outros presos menos ilustres? será que Tuma não mandu descer porrada? E Sarney, como era o clima político no Maranhão na década de 80?
    Em todo lugar do mundo onde existe ditadura e repressão alguém, ou algum grupo, se beneficia. Nos países comunistas, é o povo o grnade benficiado como sabemos e nas ditaduras de direita á a elite ( acho que esse é o espírito da coisa, rs) e pelo que me consta gente como o velho Camargão (da Camargo Correa), entre outros, são supeitos de terem financiado a OBAN. Veremos se essa comissão da verdade irá colocar o dedo na ferida. Gostaria muito de ouvir da boca de gente envolvida na repressão os nomes dos financiadores da repressão. Será mais interessante ainda o silêncio calhorda que se seguirá.

  • LUIZ NOGUEIRA

    Esse ministro, assim como outros que já foram demitidos, não entende que é o responsável final por tudo o que acontece no seu ministério. Aprendi há muitos anos, na faculdade de Administração,que o chefe pode delegar tarefas, mas nunca pode delegar responsabilidades. É elementar… Pode ir saindo…

  • Ismael

    Desculpe, o comentário foi postado na sessão errada. Dá para mudar?

    Daqui eu não consigo fazer isso, caro Ismael. Peço que você faça a gentileza de copiar o comentário com seu computador e postá-lo no local correto.
    Desculpe-me. Se desse, eu o faria.
    Abraço

  • Octávio

    A bajulação em si, polida ou estapafúrdia, já é uma grande falta de respeito. Equivale a dizer: “veja como para mim, você vale tão pouco que eu te engano com agradinhos”. Algumas vezes estive em posição (na iniciativa privada) de ser abordado por alguns desses tipos. Era o bastante para eu descarta-lo imediatamente dos meus planos. É a raça mais perigosa que alguém pode enfrentar. Prefiro um grosseiro íntegro a um puxa-saco. Tem um velho ditado: “Que Deus me Proteja dos amigos pois dos inimigos eu sei me defender”.

  • Álvaro Torres

    Com os traços dos “Ts” e os pingos nos “Is”, a história fica diferente. Lupi é vítima de “linchamento midiático”, como definiu a Onbudsman da “Folha”, Suzana Singer, no recente caso do ex-ministro do Esporte, Orlando Silva.

    Naquele ocasião, “Veja” e seus pares se apoiaram na versão pré-fabricada, indigna, divulgada e inculcada, própria de uma pessoa moralmente desqualificada, com decisão e vocação comprovadas para o banditismo.

    Agora, a dimensão parece ser menor.

    Pode-se criticar Lupi — claro, claro! —, mas ele tem seus motivos. Apedrejado, reagiu lançando pedras e revidou as invectivas com acrimômia. Feridas abertas justificam movimentos de impaciência. Não se pode pedir a quem está sob efeito de intensas dores que aja de acordo com um manual de civilidade.

  • Antonio

    Bonachão!

  • catson aruak

    E pelo que informa o diário de Dilma, da revista Piauí, Lupi criou um sério atrito entre Dilma e Lobão.

  • Jose carlos

    **** ***** deveria agradecer à imprensa. Esta sendo alcunhada de faxineira graças às publicações na mídia. Nenhum ministro caiu por iniciativa do governo. Faxineira é a Imprensa livre…..Parabéns Revista Veja e semelhantes.

  • Vera Scheidemann

    De todos os defenestrados esse
    é o mais idiota…
    Vera

  • 100destino

    Vai que é tua Dilma e seja feliz , depois dessa dedeclaração publica pra 190 milhões vc jamas podera dize um não, pois a nação espera que o seu princie e sua princesa nos torne felis neste belo conto de fadas.

  • Alessandra Leitune

    Além de tudo que nós ,brasileiros que trabalham, pagam impostos e cumprem a lei, temos que aturar,
    agora mais essa…espetáculo constrangedor.

  • dutra

    Faltam palavras para falar sobre a postura do ministro Lupi; simplesmente ridículo, puxa-saco, absolutamente despreparado para ocupar o cargo de ministro de Estado. Ma como na corte existem também o lacaios, tudo vira piada. Onde já se viu um ministro afirmar que só sai do ministério “abatido à bala”. Acho que ele pensa que o cargo é de sua propriedade particular. O ministro “machão” quis dizer em outras palavras que não se intimida com as possíveis vassouradas “da Dilma”. Parece menino rebelde. Depois das peraltices, chora, pede perdão e diz que ama. Que lindo! Que ternura! Agora a presidente diz que não há crise no ministério do aloprado. Isto é que falta de vergonha na cara.

  • silvio

    Ele, o ministro Lupi, é tudo isso e mais algumas coisas. E a presidente é o que? A soberana até agora nenhuma atitude tomou mesmo tendo sido ameaçada pelo vigarista da pasta do trabalho. Foi chantageada literalmente e diz que a crise passou. Não reage por que? Porque Lupi sabe das mazelas do PT? Por que o PTB deixaria de fazer parte da base aliada,caso ele seja despejado do cargo? Quais as razões tem a rainha I para mantê-lo na função? Nenhuma delas devem ser republicanas.

  • *Mari Labbate* EMAS44

    SETTI, a indelicadeza ocorreu dos dois lados! Com certeza, esse não é o comportamento adequado para uma “dama”, que está recebendo um beijo, na mão! AS ENERGIAS DE DILULLA CONGELAM A ALMA! Anulam o positivo e potencializam o negativo! Pode crer: é a “Rainha dos Vampiros”! SUGA, mas detesta ser sugada. Observe que ela não participa do “Ato de Amor”. A Psicanálise explica! O Lupinho bem que tentou ser “Romeu”, porém não conseguiu. FORA, POLICHINELO!

  • Álvaro Torres

    É impressionante! Vire e mexe surgem os “pagadores de impostos”, que se acham os “doutores” da sociedade, querendo dar lição de moral.

    Quem paga imposto neste país são os trabalhadores, que sustentam uma casta de sonegadores que vive vituperando contra os impostos e que se farta na ciranda financeira sustentada pelos impostos que o povo paga.

    Essa gente quer mesmo é perpetuar o povo na ignorância e na miséria para pagar salários de fome em troca de trabalhos que não quer fazer (empregadas domésticas, guardas, lixeiros…). Não tem moral alguma para jogar pedras em Lupi ou em quem quer que seja.

  • Bruno

    Apenas uma palavra = patético.

  • José Figueredo

    Quem pariu Mateus que o embale.Só que o prejú vai estourar nas nossas costas.Sei que meu prato vai ficar mais vazio,o tanque do carro mais vazio,o bolso mais vazio,a minha casa mais abandonada,meus passatempos sem tempos.Meus amigos se sentirão abandonados e a deprê vai me visitar.Como a Regina eu sabia que ia passar por isso.O Ministro sabe que está nos prejudicando.

  • Hellyétt F.

    Será que este senhor conhece a palavra cretinice? Por seu patético e ridículo comportamento acho que não`.É de causar ânsia em uma pessoa minimamente decente.

  • Henrique

    Caro amigo Setti, na audiência pública realizada ontem na Câmara dos Deputados, esse cafajeste chamado Carlos Lupi veio com aquela velha demagogia rasteira e populista do lulo-petismo: Disse o puxa-saco Carlos Lupi: “Lula é um homem de bem, honrado, veio do nada e mostrou pra essa elite que tinha curso na Sorbonne mas não tinha coração e sensibilidade para governar o Brasil. O Lula transformou o Brasil, fez inclusão social, botou renda real pro trabalhador, aumentou o salário mínimo em 54% acima da inflação. Ninguém vai me punir por eu falar de quem eu adoro. E eu adoro o Lula. E o povo brasileiro também.” Tenho algumas palavras para descrever essa dissertação deprimente: ASCO, NOJO, OJERIZA, DEMAGOGIA, MENTIRA, MAU CARATISMO, SABUJICE, SEM VERGONHICE, ETC. Só uma coisa Setti, essa história de que entre entre 2003 e 2011, 28 milhões de pessoas saíram da miséria e 40 milhões de pessoas ingressaram na classe C formando a tão falada “nova classe média” é mais um grande embuste do lulo-petismo, certo? Claro que houve avanços sociais nos últimos anos, evidente, todos reconhecemos. Porém a propaganda lulista é desonesta e infla os números. E na minha visão, esses avanços sociais, não tem sustentabilidade a longo prazo. Veja só: os que eram miseráveis e hoje são pobres, só ascenderam socialmente graças ao Bolsa Família. E os que eram pobres e hoje pertencem a tal “nova classe média”, ascenderam socialmente, graças ao crédito fácil. A facilidade de tomar empréstimo durante o governo Lula ficou muito maior. Então, o que está acontecendo? Os “novos ricos” do Lula compram tudo com dinheiro emprestado, em intermináveis prestações e com juros altíssimos. Como eles não tem estudo nem cultura, compram carros em 72 prestações, geladeiras em 24 prestações, computadores em 12 prestações, passagens aéreas em 10 prestações, etc… Como esses “novos ricos”, até há poucos anos atrás, não tinha acesso a esses bens de consumo, eles querem ter tudo de uma só vez. E para ter tudo isso, dá-lhe tomar dinheiro emprestado. Basta ver que em outubro, 61,2% das famílias brasileiras estavam com dívidas. Aí eu pergunto: Setti, essa propaganda lulo-petista da “nova classe média” é ou não é uma grande mentira? O que adianta você ser da “nova classe média” e estar endividado até o pescoço? Essa é ou não é uma herança maldita do Lula? O Carlos Lupi e os outros cinco ministros que caíram também são uma outra herança maldita do Lula, certo? Mais uma vez, parabéns pelo blog! Está excelente! Desculpa ter me estendido demais. Um abraço, Henrique!

    Obrigado pelos parabéns e também pelo consistente comentário.
    Não tem nada que pedir desculpa por haver se estendido.
    O blog comporta opiniões de qualquer porte.
    Um abração pra você.

  • Lucia s

    O melhor da foto, é a cara de nojo da d. dilma, com a criatura lambendo sua mão.
    Me lembrou uma peça de Mollière.

  • Lucia s

    Gente, o álvaro torres é uma gracinha… Bem a cara do atual e brilhante povo brasileiro.
    Palmas para ele, deve ter um empreguinho bem acima de suas possibilidades, graças ao seu QI.
    KKKKKKKKKKK.

  • Luís Roberto SBO

    Estou vivendo a década da “era da medíocridade”, não dá prá acreditar, são minorias idiotas de baixo nível que mandam no Brasil.
    Quem votou nelles merecem.
    Elles “os idiotas” não me representam, mas sofro as consequências, me dá vergonha e me deixa irritado.

  • Malur

    Vamos ver se o “puxa-saco” (até tu, Ricardo Setti, sempre tão elegante?!) resiste à Veja deste fim de semana. Como pedem provas…

    Malur, diante das supremas deselegâncias a que temos assistido, como não ser um pouquinho só deselegante? Ademais, “puxa-saco” há muito deixou de ser algo próximo ao palavrão para integrar o falar do dia-a-dia, não é?
    Abração

  • Think tank

    É indecente, é ridícula, essa cena de vassalagem Lupi Lupi.
    Tudo indica que quanto mais imoral e aética é a pessoa, mais propenso está para pratica dessas descabidas vassalagens medievais.

  • fatima fonte

    Que briga feia! Quem é mais corrupto???
    Banco pagou fornecedores de campanha tucana para que Estado quitasse débito
    PanAmericano deu R$ 1 mi para receber dívida de AL
    Banco pagou fornecedores de campanha tucana para que Estado quitasse débito
    E-mails trocados em 2010 revelam que repasse foi feito ‘a título de doação para campanha do PSDB’
    TONI SCIARRETTA
    DE SÃO PAULO
    JULIO WIZIACK
    FLÁVIO FERREIRA
    O PanAmericano repassou R$ 954 mil a fornecedores da campanha da coligação que reelegeu o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), em troca do recebimento de uma dívida de R$ 3,3 milhões do Estado.
    A dívida era referente a créditos consignados que o governo descontou de seus servidores em 2006 e não transferiu ao banco.
    Em agosto de 2010, a cúpula do PanAmericano formalizou um contrato com o governo para receber o dinheiro.

    Porém, nos bastidores, ex-dirigentes do banco e integrantes do governo acertaram que haveria uma contrapartida para a quitação -o PanAmericano pagaria ao governo uma “taxa de retorno” de 25% do valor da dívida mais a correção monetária do período. Total: R$ 1,2 milhão.
    E-mails obtidos pela Polícia Federal mostraram que o acerto da “intermediação” foi feito com o então secretário de Desenvolvimento Luiz Otávio Gomes e a realização do pagamento seria a “única forma de liquidarem o débito”.

    As mensagens também revelaram que o repasse seria “a título de doação para campanha do PSDB mediante recibo ou emissão de nota fiscal por empresa indicada pelo secretário”.
    A auditoria interna do banco confirmou o pagamento a duas empresas que, segundo a Justiça Eleitoral, foram fornecedoras de campanhas.
    No relatório, a que a Folha teve acesso, os peritos identificaram que a produtora de vídeo VTK recebeu R$ 200 mil. A gráfica Soroimpress ficou com R$ 754 mil.
    A diferença (R$ 318,8mil) não foi localizada pelos auditores do PanAmericano.
    A VTK é uma empresa de Alagoas que atua há 15 anos na produção de vídeos para campanhas políticas.
    Um de seus sócios, Kleyner Gomes, disse que o pagamento do PanAmericano foi usado para quitar a produção de vídeos de deputados da coligação tucana em Alagoas.
    A Soroimpress já é alvo de outra investigação da PF por supostamente ser uma empresa de fachada envolvida em campanhas eleitorais.
    http://profdiafonso.blogspot.com/
    http://blogdosentapua.blogspot.com/2011/11/que-briga-feia-quem-e-mais-corrupto.html
    Postado por ITAARA’S BLOGS às 03:41

  • Gilberto Campos

    “Se não fosse pelas irregularidades, ainda a serem comprovadas, a presidente Dilma deveria demiti-lo por falta de compostura.”…
    Se as irregularidas ainda não foram comprovadas, como vc mesmo ressaltaou, porque a demissão?
    Dizer que se ama alguém (junto a um pedido público de desculpas)não é falta de compostura.
    Reagir a um ataque a sua honra e ao linchamento moral e midiático, dizendo que só sai a bala( uma evidente força de expressão) também não.

  • Felipe CAze

    Não publico seu comentário grosseiro e agressivo. Faça a gentileza de sumir daqui.

  • Mãe Diná

    Espero com ansiedade a notícia de que Lupi caiu até 4a feira da semana que vem, 23/11/11.

  • Carlos Martins

    Apenas um cafona à moda antiga;um baba-ovo e escroque.A herança maldita do Luiz Inácio exige a humilhação de todo povo brasileiro, pois é esse o preço do conchavo : um indivíduo de 5º categoria encastelado no poder.Presidente Dilma , a senhora está sendo muito mal amada. Troque de noivo presidente.

  • ernani.maverick

    concordo que ele deveruia ser demitido por falta de compostura. Mas se nao o for, fatalmente o sera por improbidade. E só desenrolar o fio da meada.Qto ao comentário do sr gilberto braga, aconselho – o a levar em conta que um ministro de estado nao pode se dar ao bel prazer chulo de bravatas e declaraçoes fora de proposito e de etica!!!

  • veiaco

    Depois dessa, fanfarrão como só ele, deve ter se orgulhado a la Berlusconi junto aos amigos, nunca pagou mulher nehuma, inclusive recebeu.

  • Grayce

    Acho uma falta de respeito a falta de compostura do ainda atual Ministro do Trabalho “Carlos Lupi”.
    Acho ainda inaceitável o fato como ele o Ministro,acata a não responsabilidade de fiscalizar o que acontece dentro de seu próprio Ministério,digo em relação aos terceirizados e os corruptos que ali estão. Eu como trabalhei justos 8 meses vivi e presenciei o que muitos acham ser um trabalho desempenhado do Ministro,vi ser algo sujo inadmissível. O que leva alguns assessores e até chefe de gabinete “SONEGAR” Vale Refeição? Como uma empresa terceirizada decreta falência e o próprio MINISTÉRIO não fiscaliza isso? Verdade é que já entrou outra empresa e vários foram “recontratados” e os que não foram? Como ficam? E os direitos e os 40% do FGTS… E competente gestora do contrato ainda diz: O MINISTÉRIO não se responsabiliza mais por isso,tem de recorrer a empresa. Claro que não! Como pode isso ali embaixo do nariz do CARLOS LUPI,e ele não se prontifica a fazer absolutamente nada?? Me diz que Ministro é este e que Ministério é esse?