Senador Ricardo Ferraço vai encontrar-se com senador da oposição na Bolívia retido há quase um ano na embaixada do Brasil

Senador Ricardo Ferraço: em resposta a pedido do dirigente boliviano refugiado a embaixada do Brasil, vai encontrar-se com ele (Foto: Pedro França / Agência Senado)

Publiquei hoje post em que reproduzo nota do blog do jornalista Zé Beto, de Curitiba, segundo a qual a delegação de senadores brasileiros que se dirigiria hoje à Bolívia para tentar resolver a situação dos corintianos presos em Oruro não tinha planos de avistar-se com Roger Pinto, senador de oposição ao governo de Evo Morales que, ameaçado, precisou pedir refúgio na embaixada do Brasil em La Paz, onde se encontra há quase um ano.

Preciso fazer justiça ao senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que, por diferentes razões, foi o único senador que efetivamente viajou para a Bolívia, partindo hoje às 6 horas da manhã da Base Aérea de Brasília num avião da FAB. Por razões não divulgadas, não seguiram com ele, como previsto, os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e José Agripino (DEM-RN).

Ferraço aterrissou em La Paz, na qualidade de presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, e, em seguida, dirigiu-se para Oruro, a cerca de 3 horas de distância em automóvel (230 quilômetros). Mas já combinou com a embaixada brasileira e com o próprio senador boliviano Roger Pinto um encontro, que poderá ocorrer esta noite ou, na pior das hipóteses, amanhã. O e-mail de Pinto solicitando o encontro (que reproduzi no post anterior) chegou ao gabinete do senador capixaba no começo da noite de ontem.

Roger Pinto fez graves denúncias contra o governo de Evo Morales, inclusive sobre a suposta participação de ministros bolivianos no tráfico de drogas e sua ligação com os bandidos da principal organização criminosa de São Paulo. Alega que Morales abusa da Justiça para persegui-lo — já são 20 os processos contra ele — e, quando passou a receber ameaças de morte, solicitou asilo, concedido pelo Itamaraty por determinação da presidente Dilma.

Morales, porém, recusa-se a dar salvo-conduto para que o líder oposicionista deixe a embaixada e embarque para o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + dezenove =

11 Comentários

  • ze do matogrosso

    … é uma bos….a bolivariana. Um motivo a mais para gastar dinheiroi do povo. Avião da FAB. Ferraço no dos outros é refresco. Nem a diretoria do curingão se interessou por estes babaCAS. Quando reoubaram uma refinaria da petrobrás, na mão grande, com invasão do exército boliviano, no desgoverno do molusco, nem um vereador, de fronteira foi lá. Ninguem, municipal,estadual ou federal mugiram. Na mão grande. Obra do PCC boliviano, dirigido pelo lhama de franja e tendo como sócio o molusco da rose.. Se fossem torcedore do Ibis do RN, o senador iria lá????É pura e simplesmente com nosso dinehiro. Avião da FAB, amanhã, vão servir para levar a Ivete, Leitinha, Olodum, escolas de samba, Brown(?), teló, lima, santana, ex bbbs, faustão e outros menos votados, para todos os rncões brasileiros. Cultura é isso ai. E vem a bolsa. PS. Não devemos nos esquecer de comprar uma galinha, fazer a farofa, por a ceva na porta malas, pegar a sogra, encher o gol financiado em 80 meses, abastecer (antes xingar a dilma), olhar oa documentos vencidos, rezar, orar e torcer e tentar chegar em algum lugar 0800. Se tiver pedágio, quando chegar lá, não esquecer de xingar o FHC. Dá um ar de entendido…. Bom descanso, se chegou lá no 0800. Cuidado com os ladrões não cadastrados e votados. Não queime a muquifa. Depois de dois dias vai ter que voltar. Tudo pior, pois existe trabalho e impostos a pagar. Relaxe, pensando na triste sorte do pedro caroço (dirceu),.do genuino, jaopaulo, qu ainda devem coisa mais grave. Relaxe, pense noa papa argentino, no eike, na budchen, no mengo, curingão, na copa, no maraca, no busão, e nas….Feliz páscoa, ramos, e etc….porque????? DIA PRINEIRO de ABRIL, não é piada não… é SEGUNDA FEIRA….

  • ze do matogrosso

    ..Hã, sim esqueci. Poderia ir de jegue, Não montado….

  • Leonardo Saade

    Caro Setti, moro no ES e não votei no Ricardo Ferraço em 2010 mas tenho de dizer que o senador eleito tem me surpreendido no bom sentido. O senador pelo PMDB foi vice-governador pelo ES na gestão Paulo Hartung de 2006 a 2010. Saiu do PSDB em 2009 e migrou para o PMDB para concorrer ao Senado. Não votei no Ricardo Ferraço pois sua chapa era composta pelo PT. Mas apesar de pertencer a base aliada, o Senador tem feito um bom trabalho a frente do cargo, principalmente na defesa do Espirito Santo que no governo Dilma já perdeu o FUNDEP, os royaties do petroleo e recentemente quase foi”roubado” por Eike Batista com a benção de Lula. Que bom que o Senador tem feito um mandato comprometido com os brasileiros!

  • A. Silva

    Extra-post – Não dá prá deixar passar em branco. A cretinice, em algumas pessoas, deixa de ser um traço negativo da personalidade e torna-se uma virtude. É o caso do garanhão de Caetés quando afirma que “…financiamento privado de campanha eleitoral deveria ser crime inafiançável”. E ainda dizem que um energúmeno destes projeta positivamente a imagem do Brasil no exterior…

  • Bruno Sampaio

    Alguém se lembra de uma pelada em que Morales deu uma joelhada nos testículos de um subalterno, irritado por ter tomado um drible? Foi sem bola, totalmente na trairagem, sem chance de defesa para a vítima que, com medo de perder o emprego ou coisa pior, caiu no chão e curtiu a intensa dor quietinho. Aliás, Setti, esse era um bom vídeo para ser resgatado pela Veja e posto no nlog. Fica aqui a sugestão. Só sei que isso mostra bem claramante o tipo de pessoa que é Evo Morales.

    Boa dica. Obrigado!
    Abração

  • moacir

    Setti,
    Quando Morales,aconselhado por Chávez, nacionalizou
    empresas brasileiras,eu não recordo de aviões da FAB,abarrotados de deputados,decolando rumo a
    La Paz.
    Mas espero que Ferraço possoa ajudar,de alguma forma,Roger Pinto a sair dessa situação vergonhosa.
    Abraço

  • Marcos F

    Se a Dilma e o Lula não mandam na Bolívia, que fazem eles na presidência?
    Aquele cocainero de araque manda em todos os bandidos … todos.

  • Paulo Silva Lopes

    Do senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES) sobre a visita que fez nesta semana ao senador Roger Pinto, que está asilado na embaixada do Brasil na Bolívia há 11 meses “devido a insistente negação do governo boliviano de conceder o salvo-conduto a esse político”:

    – Foi acertada e corajosa a decisão do governo brasileiro de conceder asilo político ao parlamentar, que corria real risco de morte. Pude constatar que todas as supostas acusações feitas contra esse senador são infundadas. O que motiva essa perseguição política é o simples fato de que ele faz oposição ao governo do senhor Evo Morales.

    – Chamou-me atenção, além disso, que, de duas semanas para cá, foi imposto isolamento maior ao senador Roger Pinto. Ele não pode mais receber visitas de amigos, está confinado em uma pequena sala do escritório da embaixada brasileira, sem direito a banho de sol e a assistência religiosa.

    – Não me surpreenderá se, em breve, ele for também impedido de ter acesso à internet, ao telefone, enfim, todas a todas as formas possíveis de contato.

    – É incompreensível a decisão do governo de Evo Morales de não respeitar o asilo concedido pelo Brasil a um perseguido político. Isso é um evidente desrespeito às normas de direito internacional costumeiro e de atos internacionais dos quais ratificados pela própria Bolívia, como a Convenção de Nassau.

    – Temos muito o que compartilhar e defendo que mantenhamos uma relação de generosidade e solidariedade com a Bolívia. Porém, devemos construir essa relação, que é sensível, em bases democráticas, transparentes e com segurança jurídica. Não podemos nos iludir e acreditar que nossa relação está imune a problemas.

    – Há princípios e valores que devem ser respeitados.

    http://jornale.com.br/zebeto/2013/03/28/enquanto-isso-na-embaixada-do-brasil-na-bolivia/

  • Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões

    Off Topic
    SERRA RECEBE INDENIZAÇÃO POR “OPORTUNISMO ELEITORAL” DO LIVRO “A PRIVATARIA TUCANA”
    http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/03/serra-recebe-indenizacao-por.html
    .
    Abraço a Todos
    Osvaldo Aires

  • joelcio ferreira

    esta na hora do brasil se mais duro com a bolívia
    o com este presidente Evo Morales

  • Rafael

    Seu comentário calhorda e mentiroso — além de covarde, por usar email falso — deixa de levar em conta que tive hombridade suficiente para corrigir a nota a tempo. Por isso, deleto sua explosão de agressividade e boçalidade feliz da vida. Pode sumir daqui, não preciso de leitores do seu quilate.